# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 07 (198) 96 23 Julho 96 ################################################################### ************************INDICE************************ LUIZ OTAVIO: BIBLIOGRAFIA DE PESQUISAS CIENTIFICAS DE FENOMENOS ESPIRITAS - I PARTE COMENTARIOS DO DR. EDWIN BRAVO: O ESPIRITISMO NA GUATEMALA DO DJALMA ARGOLLO: SOBRE EXPERIENCIAS COM COPOS E MESAS GIRANTES DO DJALMA ARGOLLO: SOBRE O USO DE COMPUTADORES EM SESSOES ESPIRITAS DO ALEXANDRE FONTES: PERGUNTA SOBRE PSICOGRAFIA DA JACIRA: SOBRE "TEMPO E ESPIRITO" E PERGUNTA SOBRE CURSO DE ESPERANTO ****************************************************** Bibliografia de Pesquisas Cientificas de Fenomenos Espiritas - I PARTE Luiz Otavio Saraiva Ferreira Resumo Uma bibliografia de quase 400 publicacoes que abrange os fenomenos espiritas, a historia de suas descobertas e as pesquisas cientificas realizadas com o fim de se entende-los e se criar uma teoria para explica-los. Esse catalogo de obras permite ao interessado na investigacao cientifica dos fenomenos espiritas ter contato com os principais trabalhos realizados na area, e visa atender especificamente aos pesquisadores interessados na hipotese do espirito. As informacoes foram classificadas conforme os seguintes t=EDtulos: * Introducao * O Que e' Ciencia * Revisao Historica * Do Magnetismo Animal ao Hipnotismo * Do Magnetismo Animal ao Espiritismo * O Periodo Espiritico * O Inicio do Periodo Cientifico * A "Psychical Research" * A Metapsiquica * A Metapsiquica e a Psicanalise * As Comissoes de Investigacao * A Parapsicologia * A Psicotronica * A Psicobio-fisica * Pesquisas de OOBE (Experiencia Fora-do-corpo) * Pesquisas de NDE (Experiencia de Quase-Morte) * Pesquisas de Reencarnacao * Pesquisas de EVP (Fenomeno das Vozes Eletronicas) * Pesquisas Espiritas da Atualidade * Conclusao * Referencias Bibliograficas * Bibliografia Agradecimentos Este trabalho foi possivel gracas `as preciosas fontes bibliograficas cedidas pelo Dr. Hernani Guimaraes Andrade e Prof.a. Suzuko Hashizume, do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobio-fisicas, e pelo Eng.o. Alcivan Wanderley de Miranda Fo., do Instituto Labor, e pelo Prof. Dr. Aecio Pereira Chagas. INTRODUCAO Nos topicos seguintes sao descritos o objetivo e o escopo, i. e., a abrangencia deste trabalho. Objetivo Desde o Episodio de Hydesville, em 1848, que a quase totalidade das pesquisas dos fenomenos espiritas gira em torno de um unico ponto: a comprovacao da existencia dos fenomenos. E cada nova geracao de pesquisadores insiste em renegar as conclusoes da geracao anterior para recomecar da estaca-zero, com as mesmas indagacoes, de vez que sempre se chega ao beco-sem-saida de ter-se que admitir a existencia do espirito. E como o dogma materialista nao pode ser contrariado, tem-se que renegar tudo para recomecar sempre. E' necessaria a ideia do espirito para se romper esse circulo vicioso, e o Brasil e' o unico pais do Ocidente em condicoes de, atualmente, rompe-lo, de vez que conta com milhoes de adeptos do Espiritismo, dentre os quais muitos pesquisadores profissionais, para os quais o espiritualismo e' o ponto de partida para suas interrogacoes `a natureza, e para os quais a teoria espirita elaborada por Kardec e a convivencia com os fenomenos espiritas ja' ensinaram muito do que e' necess=E1rio saber-se, na pratica, para a boa conducao desse tipo de pesquisa. Toda pesquisa cientifica tem que iniciar-se por uma pesquisa bibliografica, a fim de que se saiba o que ja' foi feito e, a partir da=ED, critique-se o estabelecido, proponham-se alternativas, e se crie algo de novo. Para facilitar esse primeiro passo das pesquisas e' que este trabalho apresenta ao leitor, inicialmente, as modernas conceituacoes de Ciencia, e em seguida uma ampla bibliografia. Escopo Inicialmente sao apresentadas as modernas conceituacoes de Ciencia, de vez que os conceitos de Ciencia mais difundidos e aceitos na sociedade em geral e mesmo na comunidade cientifica sao inteiramente ultrapassados. Em seguida vem uma resenha bibliografica das pesquisas de fenomenos espiritas que cobre o periodo que se inicia no ano 1779, com o trabalho de Mesmer, passa pelo surgimento do Espiritismo a partir das pesquisas de Kardec; pelo per=EDodo das pesquisas espiriticas iniciado por William Crookes em 1870;= pela Metapsiquica de Charles Richet no in=EDcio do s=E9culo XX; pela = Parapsicologia de Rhine, criada em 1934; pela Psicotronica, criada nos antigos pa=EDses comunistas depois de 1945; pela Psicobiofisica de Andrade, criada em 1958; pelas pesquisas sobre reencarnacao, vozes eletronicas, e viagems astrais; e termina com as recentes pesquisas espiritas de Tourinho e de Miranda. Sao citados os pesquisadores e instituicoes cujas producoes sao importantes para o conhecimento da fenomenologia espirita, bem como as teorias e hipoteses sobre os mecanismos naturais que os produzem. Breves resumos dos assuntos tratados nas refer=EAncias sao apresentados nos diversos topicos deste trabalho, para facilitar a busca da literatura citada, na qual podem ser achadas as informacoes detalhadas. O QUE E' CIENCIA Ha' um grande desconhecimento, mesmo no seio da comunidade cientifica, do que seja realmente Ciencia. O conceito de Ciencia foi sendo refinado ao longo do tempo a partir do s=E9culo XVII, quando comecou a surgir o que hoje se entende por Ciencia, e a grande maioria dos membros da comunidade cientifica ainda se encontra apegado a conceitos inteiramente ultrapassados pelas modernas pesquisas da Historia da Ciencia e da Filosofia da Ciencia. Esclarecedora literatura a esse respeito foi produzida pelo quimico brasileiro Aecio P. Chagas, destacando-se os seguintes artigos: 1) artigo[67] em que passa em revista a historia e a conceitua=E7=E3o de= Ciencia, esclarecendo seu carater de obra coletiva (Ciencia Comunidade), o conceito de Filosofia da Ciencia, os objetivos da Ciencia, os mitos sobre a Ciencia, a ideia de "Ci=EAncia Oficial", o carater cientifico da obra de Kardec, o lugar da Ciencia no conhecimento humano, e a relacao entre a Ciencia e o Espiritismo; 2) o artigo[68] intitulado "Espiritismo: Ciencia da Mediunidade", em que aborda o carater cientifico da obra de Kardec, o estudo das religioes sob o ponto de vista espiritista, a contribuicao da visao espirita da Natureza para as Cien-cias Humanas, e procura desmistificar a relacao entre o Espiritismo e as outras ciencias; 3) os artigos[70,78] em que aborda (e desmistifica) a questao das provas cientificas da sobrevivencia do espirito, as quais nao necessitam da chancela das outras ciencias assim como, por exemplo, a Quimica nao precisa da chancela da Fisica para suas teorias e vice-versa; e 4) o artigo[71] em que as relacoes entre o Espiritismo e a comunidade academica sao analisados sob os pontos de vista historico, social e filosofico, cogitando sobre a possibilidade de se fazerem pesquisas espiritas na Comunidade Academica ( Universidades e Institutos de Pesquisas). Igualmente esclarecedora literatura foi produzida pelo fisico e filosofo brasileiro Chibeni, destacando-se os seguintes artigos: 1) artigo[72] em que apresenta a visao classica da Ciencia, a vis=E3o moderna de Ciencia= sob os pontos-de-vista de Popper[256], Kuhn[257] e Laka-tos[258,259], a analise do carater cientifico do Espiritismo e a comparacao do Espiritismo com outras linhas de pesquisa que estudam os fenomenos espiritas, 2) artigos[73,74] em que apresenta a visao de Ciencia de Lakatos e analisa o Espiritismo, concluindo que este "possui todas as caracteristicas de um programa de pesquisa progressivo, sendo, portanto, genuinamente cientifico, segundo o crit=E9rio de" Lakatos, e nitidamente superior `as assim chamadas= " Ci=EAncias PSI", que sao baseadas no Positivismo, que e' uma visao superada de Ciencia, 3) artigo[75] em que apresenta a visao de Ciencia do filosofo Kuhn, a compara com as visoes anteriores e apresenta argumentos que mostram que a Doutrina Espirita e' genuinamente cientifica, constituindo um Paradigma Cientifico no sentido apontado por Kuhn. Nesse trabalho Chibeni afirma: "a obra de Kardec constitui um genuino paradigma cient=EDfico, e= esse paradigma representa, ate' hoje, a unica diretriz segura ao longo da qual se podem desenvolver pesquisas cientificas acerca dos fenomenos espiritas e do aspecto espiritual do ser humano em geral. REVISAO HISTORICA Boas referencias historicas sobre a fenomenologia espirita sao Conan Doyle[1], Richet[80], Rene' Sudre[3], Wantuil[4], a serie de 27 artigos de H. G. Andrade sob o pseudonimo de Goldstein[13,...,39], intitulados coletivamente de "Parapsicologia - Uma Visao Panoramica", e Miranda[5]. Continua no boletim 202 ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DR. EDWIN BRAVO: O Espiritismo na Guatemala En la Ciudad de Guatemala, existe la Escuela Heliosophica Luz y Caridad con 65 anos de practica doctrinaria de Espirtismo Kardeciano, cuenta con educacion a la ninez, ayuda a familias carentes, actividades de educacion mediumnica, pases, visita a hospitales y carceles. Asociados activos 500 personas. Conferencias publicas dos veces por semana. Recepcion de conferencistas internacionales (Divaldo Pereira Franco, Alipio Gonzales, Ney Prieto Peres, y proximamente Dra. Marlene Nobre Severino de la Asocicion Medico Espirita del Brasil. Asociada a Cadena Heliosophica Guatemalteca, donde pedire autorizacion para enviar la informacion correspondiente. La direccion postal es 14 Avenida 12-34, Zona 12 Guatemala, Guatemala. 01012 Centro America. Telefono 502- 440 1292, e-mail ebravo@infovia.com.gt. Nos gustaria aprovechar el intercambio de informacion que via internet apoya GEAE, congratulaciones. DJALMA ARGOLLO: Sobre experiencias com copos e mesas girantes (Comentando o boletim 194 - Pergunta sobre sessoes espiritas) Um grupo de Salvador, Bahia, o IDEBA - Instituto de Divulgacao Espirita da Bahia, vem realizando experiencias com o "copo", com fins de instrucao e pesquisa, obtendo excelentes resultados. Eles repetem as experiencias de Monteiro Lobato, conforme descrito no livro da Sette-Ribas. Entendo que sao validas, desde que feitas com o objetivo de estudo, dentro dos padroes estabelecidos por Kardec no Livro dos Mediuns. Outro companheiro, o Carlos Bernardo Loureiro, tambem de Salvador, Bahia, faz experiencias criteriosas de Efeitos Fisicos, e consegue excelentes resultados, inclusive com "mesas girantes" e sematologia de um modo geral. Volto a frisar, desde que realizadas com objetivo de aprendizado, acho validas, assim como a repeticao de pesquisas quimicas ou fisicas, primarias, servem para ilustracao e aprendizado. DJALMA ARGOLLO: Sobre o uso de computadores em sessoes espiritas (Comentando o boletim 194 - Pergunta sobre sessoes espiritas) O micro computador pode ser usado de como se fora uma maquina de escrever, e o espirito comunicante usara o medium para escrever. Sera uma psicografia comum, onde o lapis sera substituido pelo aparelho como a pracheta e a cesta de bico foram substituidas por ele. Outro uso que se esta fazendo e o das comunicacoes diretas dos espiritos no monitor ou atraves do scanner, ou ainda por acao direta em disquetes ou no disco rigido. Sao um sucedaneo da pneumatografia, portanto um fenomeno de efeitos fisicos. Quanto ao meu livro: "Espiritismo e Transcomunicacao", ja existe uma nova edicao ampliada, saida pela "Mnemio Tulio" de Sao Paulo, tel: 011 577-7638. Um grande abraco, e muita paz. DO ALEXANDRE FONTES: Pergunta sobre psicografia No Livro dos Mediuns, Capitulo 15, " Mediuns Escreventes ou Psicografos", Kardec diz, logo no primeiro paragrafo, que a psicografia e' a faculdade que mais facil se desenvolve pelo exercicio.=20 Minha duvida e : Que tipo de exercicio Kardec menciona ( Concentracao ?) e por que esta mediunidade e mais facil de se desenvolver do que as outras ? Desde ja' agradeco a atencao. Alexandre F. Fonseca DA JACIRA: Sobre "Tempo e Espirito" e pergunta sobre curso de Esperanto Prezados Amigos,=20 Gostaria de sugerir que voces abordassem o seguinte tema: Qual rela=E7ao entre o tempo e o espirito?=20 Particularmente, acredito que tempo nao exista da maneira como o computamos na atualidade. Acredito que o espirito se desligue do tempo. Por outro lado, quando encarnados, tudo seja programado, seria a rela=E7=E3o= tempo/espa=E7o/movimento. Existe curso de Esperanto em Portugues na Rede?=20 .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE