# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 07 (196) 96 09 Julho 96 ################################################################### ************************INDICE************************ COMENTARIOS: PERGUNTAS DE PAULO E MONTEIRO, SOBRE FATALISMO DO RAUL, SOBRE O FATALISMO DO REINALDO, SOBRE ESPIRITISMO E CIENCIA DO ALEXANDRE, SOBRE A EVOLUCAO NOS DIAS DE HOJE DO RAUL, SOBRE A EVOLUCAO NOS DIAS DE HOJE DO PAULO ROBERTO, SOBRE SESSOES PRATICAS ****************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### PERGUNTAS DE PAULO E MONTEIRO, SOBRE FATALISMO Inicialmente gostariamos de vos felicitar pelo conteudo do ultimo boletim. Entretanto, necessitavamos de uns esclarecimentos: 1) Do acidente com o aviao da TWA desencarnaram 229 pessoas. Todas estas pessoas teriam que desencarnar naquele momento? 2) Quanto ao livre-arbitrio e fatalismo, poder-se-a quantificar percentualmente, por exemplo 90% de livre-arbitrio e 10% de fatalismo? Estando nestes 10% as situacoes fundamentais da nossa vida? Saudacoes dos "pseudo-espiritas", Paulo Branco e Jose Monteiro. -------------------------------------------------------------------------- DO RAUL, SOBRE O FATALISMO Caros amigos Paulo e Monteiro, Com essas complicadas questoes creio que nao possam ser considerados "pseudo-espiritas". A avaliacao de todas as formas de desencarnacao nao e'uma tarefa de facil analise, dada a complexidade da nossa evolucao individual. Os mais diversos tipos de desencarne que ja assistimos, estao certamente associados aos diferentes graus de evolucao dos Espiritos e suas necessidades, pois sendo a reencarnacao uma necessidade para a evolucao espiritual, a desencarnacao sera sempre um efeito desse processo. Os acidentes, os desencarnes em massa e o fatalismo em geral, estao tambem sob acao harmonica da Lei Divina. Lembremos entretanto, que o livre arbitro deve ser sempre a linha mestra da evolucao de cada individuo. Creio que o ponto fundamental para o esclarecimento das diferentes formas de desencarne e', entao, o LIVRE-ARBITRIO. Devemos ressaltar que o nosso verdadeiro livre-arbitrio pode nao ser o que sentimos agora e sim aquele quando nos encontramos na nossa verdadeira forma de vida, ou seja, desencarnado. Assim, sera que quando falamos "eu nao quero morrer agora" e'realmente o nosso verdadeiro livre-arbitrio que sendo acionado? Qual seria o nosso pensamento de outro ponto de vista? Parece assim, que nao ha linha de separacao entre o livre-arbitrio e o fatalismo. Estao sujeitos a lei de causa e efeito. O fatalismo seria um efeito do livre- abitrio(causa). Qual seria a diferenca de um desencarne natural e outro por fatalismo? Praticamente nehuma do ponto de vista de volta do Espirito ao plano espiritual. Um desencarne subito pode significar menos sofrimento do que um natural. Dai', aonde esta' o fatalismo? Fatalismo e' fruto do ponto de vista daqueles que consideram a morte como um fim de tudo, algo tragico. O fatalismo, trata-se no fundo de uma questao de escolha pessoal, ou seja, do livre-arbitrio. Um fatalismo, como por exemplo, ser atingido por um raio num determinado local cuja possibilidade seria 1:1.000.000, pode ter sido uma decisao propria do Espirito definido antes da reencarnacao. Como? Bem, a influencia dos Espiritos no nosso meio tem sido bastante esclarecida na Codificacao Espirita. Os Espiritos agem mais diretamente sobre nos atraves da intuicao. Provavelmente o raio nao mudara sua trajetoria pela influencia dos Espiritos, mas eles podem perfeitamente influir para que nos estejamos no ponto e no momento exatos da queda do raio.. O grau de concientizacao do livre-arbitrio e' proporcional a evolucao do Espirito. Jesus Cristo conhecia com detalhes todo o processo de seu desencarne feito atraves da crucificacao. Ele nao alterou em nada o andamento natural das coisas e foi o livre- arbitrio de cada Espirito da epoca que o crucificou. Dada a evolucao elevadissima de Cristo o seu livre-arbitrio estava consciente o tempo todo. Por outro lado, se uma pessoa decide dar um tiro em sua cabeca, muitos dirao: "coitado, esse era o mesmo o seu destino". Certamente foi a sua propria vontade que prevaleceu ao puxar o gatilho, mas sera que esse era o seu verdadeiro livre-arbitrio definido antes da reencarnacao? Esse e' o grande e grave problema do suicida. Nao tanto a forma do desencarne, mas a decepcao no plano espiritual, pelo tempo perdido no aproveitamento da reencarnacao para a sua evolucao, atraves da concientizacao do seu livre-arbitrio. Os desencarnes em massa sempre ocorreram em cataclismos, guerras, etc. Todas as pessoas que desencarnaram na queda do TWA seguiram o processo natural da desencarnacao no nosso planeta a que todos estamos sujetos. O que deveremos fazer e' seguir esse processo natural com a maior responsabilidade possivel. Se uma pessoa dirige um carro a 180 Km/h sem cinto de seguranca e embriagado, tera' enorme chance de desencarnar precocemente sem que isso tenha sido sua vontade antes da reencarnacao. Porem, se nessas condicoes ele ainda provocar um acidente em outro carro em que se encontrava uma pessoa dirigindo com todas as normas de seguranca e com grande responsabilidade, essa ultima pessoa podera' ter escolhido esse tipo de desencarne como natural que aproveitara' dessa situacao, mas a responsabilidade daquele que provocou o acidente nao exime com as duas "mortes". Um abraco, Raul Franzolin Neto --------------------------------------------------------------------- DO REINALDO, SOBRE ESPIRITISMO E CIENCIA Toda a argumentacao apresentada ate' agora so' levou-nos `a simples conclusao: a confirmacao do aspecto cientifico da Doutrina Espirita. Nada foi falado a respeito dos objetivos cientificos do Espiritismo. Faco as seguintes perguntas: e' objetivo da ciencia espirita provar a existencia do espirito? A reencarnacao? A lei de causa e efeito? A pluralidade dos mundos habitados? Decerto que nao, pois tais coisas ja' foram provadas e estabelecidas por Kardec e sao consideradas como postulados basicos, sem mais necessidade de provas. O Espiritismo tambem nao pretende descobrir a natureza intima do espirito, visto que nao dispoe de instrumentos adequados para tal mister. Aonde entao, no meio das ciencias, se enquadraria? Na minha opiniao, a ciencia espirita estaria melhor situada no ramo das ciencias medicas e/ou psicologicas. Sua pratica e' basicamente terapeutica, ou melhor, e' uma especie de psicoterapia. Essa e' a finalidade da desobsessao, do passe, da caridade, da doutrinacao e do esclarecimento evangelico. E e' para esses campos que, acho eu, as pesquisas espiritas deveriam estar dirigidas. Exemplo: e' o perispirito um corpo so' ou e' estruturado em varios corpos? Existe o corpo eterico e os chacras? Quais as melhores tecnicas de dialogo e oracao necessarias para uma desobsessao eficaz? Como aperfeicoar o passe? Como desenvolver a mediunidade? Existem tipos novos de mediunidade? E' possivel aperfeicoar a manipulacao do fluido vital? Essas perguntas sao apenas uma amostra imperfeita do que poderiam ser os ramos de pesquisa, e o objetivo das respostas e' a melhoria dos recursos disponiveis para aliviar o sofrimento humano e iluminar o homem. No meu entender, isto tambem e' ciencia, mas e' ciencia do espirito. O Espiritismo e' uma Doutrina tambem em evolucao, evolucao esta conduzida pelos homens e pelos Espiritos. O ponto chave e' que, sem a base fornecida por Kardec, nao poderiamos ter hoje as informacoes fornecidas de forma coerente pelos espiritos atraves de Chico Xavier, Divaldo Franco, Ivone Pereira e outros mediuns, e nem seriam possiveis os livros de Ramatis. Muita paz a todos. Reinaldo Pinto da Silva ------------------------------------------------------------------ DO ALEXANDRE, SOBRE EVOLUCAO NOS DIAS DE HOJE Caros colegas, =09Primeiramente quero agradecer pelo trabalho deste grupo que permite a discussao e aprimoramento, via internet, do conhecimento da Doutrina Espi- rita. Com este sentimento e que eu gostaria de formular uma duvida que tive ao ler o Boletim no. 192, mais especificamente sobre o sexto paragrafo do texto entitulado "Evolucao nos dias de hoje", de Raul F. Neto: =09Neste paragrafo do texto, Raul escreve que "se um local e' habitado por (...) pessoas com baixo nivel evolutivo, nele existe (...) o materialis- mo e, a natureza, (...), e' desconsiderada pelos seus habitantes, acarretan- do forte aniquilamento das caracteristicas fisicas do local, em funcao ...". Minha duvida e o seguinte: Existem no nosso mundo, ainda, varias tribos com criaturas ainda selvagens, no sentido de que nao possuem condicoes suficien- tes de viverem no que chamamos " civilizacao ". Inclusive a existencia des- tas tribos, com seus costumes e modos de vida, nos dao a ideia de como e a vida do espirito quando na sua fase inicial de evolucao. Ou seja, em outras palavras, podemos considerar pelo menos algumas destas tribos como formadas por criaturas, irmaos nossos, com baixo nivel evolutivo. Porem sabe-se que os indios sempre viveram em grande harmonia com a natureza, mau grado sua e- volucao ser menor que a dos homens ditos civilizados, e esta ideia entra em contradicao com o exposto no texto. =09Gostaria de saber aonde o meu argumento, ou o do texto, falha ? =09=09Grato pela atencao ! Alexandre Fontes da Fonseca ----------------------------------------------------------------------- DO RAUL, SOBRE EVOLUCAO NOS DIAS DE HOJE Caro Alexandre, Fico contente pelo seu comentario sobre o texto do Boletim 192. Por isso mesmo e' que o GEAE foi criado como um Grupo de Estudos Avancados Espiritas. O nosso objetivo e' realmente procurar o conhecimento da vida como todo e aprendermos um pouco mais juntos. O Espirito desde a sua criacao esta envolvido em sua constante evolucao. A materia e' um meio necessario `a evolucao do Espirito. Nos primordios ele e' ignorante e, portanto , pouco conhecimento tem sobre a vida. Ele tem pouco interesse e consciencia da impotancia da materia para a evolucao espiritual. Com o avanco evolutivo, tudo passa ser importante para o Espirito. O amor a natureza, como obra do Criador `a servi=87o da evolucao, so' pode ser sentida em etapas mais elevadas de evolucao. De fato, o proprio termo "selvagem" significa no nosso dicionario, da selva, sem civilizacao, primitivo, barbaro. Como a evolucao de uma comunidade depende do nivel evolutivo da maioria de seus integrantes, certamente havera diferentes graus evolutivos tambem entre os povos que habitam as selvas. Grau de civilizacao para nos pode significar melhores condicoes de vida adventos do desenvolvimento tecnologico, tais como saneamento, eletricidade, agua encanada, meios de comunicacao, etc. A evolucao total do Espirito se faz com a moral e a intelectual e nao podemos acreditar que nao haja possibilidade de um ser evoluido moralmente optar em viver uma ou mais reencarnacao na selva, longe de nossa civilizacao. Evidentemente nao se tratando de retrocesso evolutivo, pois isso e' impossivel. Seria uma questao de opcao pessoal de local de reencarnacao. Alias opcoes de vida acontecem constantemente em nosso meio. O nosso irmao espirita Chico Xavier optou pela vida simples e humilde ao inves da riqueza e o luxo que teria direito com o grande montante de recursos da venda de seus livros. Os estudos gerados pelo acesso aos livros sao praticas constantes para a evolucao intelectual, mas o acesso a grande dificuldade para se viver numa selva, tambem nao seria uma grande pratica para o desenvolvimento do raciocinio? Assim, nao nos parece dificil aceitar que possa existir uma comunidade evoluida de pessoas que desejem fazer tal opcao, tendo em vista tratarem-se de comunidades pequenas em relacao a enorme quantidade de Espiritos que necessitam da reencarnacao. Outro aspecto relevante a ser levantado; sera' que todas as tribos selvagens preservam a natureza como um ato de amor, fruto da verdadeira evolucao espiritual? Sabemos que nesse ambiente ha' muito envolvimento espiritual. A crenca nos Espiritos guardioes das florestas, dos rios, das montanhas, etc. faz com que haja um instinto de preservacao natural, atraves do medo da morte, das doencas, da fome e de todos os males, e isso tambem e' providencial. Sabemos que nao existe efeito sem causa, e quanto mais extraordinario for o efeito maior e' a causa inteligente. Assim, como voce diz, "podemos considerar pelo menos ALGUMAS destas tribos como formadas por criaturas, irmaos nossos, com baixo nivel evolutivo. Porem sabe- se que os indios sempre viveram em grande harmonia com a natureza, mau grado sua evolucao ser menor que a dos homens ditos civilizados", nao poderemos nunca generalizar todos os dados de civilizacao e vida na selva (selvagem) que temos hoje dia em relacao a um nivel maior ou menor de EVOLUCAO REAL. Com a nova ordem evolutiva no nosso planeta, certamente havera extincao daquelas comunidades inferiores. Entretanto, o respeito, o amor e a preservacao da natureza sao realmente sinais de evolucao espiritual, cujo caminho devemos tambem trilhar. Finalmente, gostaria de recomendar para os interessados nesse assunto, a leitura do ultimo capitulo do livro A GENESE de Allan Kardec, "Sao chegados os tempos" e ressaltar o seguinte trecho: "2- Tudo na criacao e'harmonia; tudo revela uma previdencia que nao se desmente, nem nas menores, nem nas maiores coisas. Temos, pois, que afastar, desde logo, toda a ideia de capricho, por inconciliavel com a sabedoria divina. Em segundo lugar, se a nossa epoca esta' designada para a realizacao de certas coisas, e' que estas tem uma razao de ser na marcha do conjunto. Isto posto, diremos que o nosso globo, como tudo que existe, esta' submetido `a lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformacao dos elementos que o compoem e, moralmente, pela depuracao do Espiritos encarnados e desencarnados que o povoam. Ambos esses progressos se realizam paralelamente, porquanto o melhoramento da habitacao guarda relacao com o do habitante...". Um abraco, Raul Franzolin Neto ------------------------------------------------------------------ DO PAULO ROBERTO, SOBRE SESSOES PRATICAS Caro Samuel, que Jesus abencoes nossos propositos de bem servir. Embora ja tenha sido comentado por outros confrades ( Raul e Carlos ) sobre sessoes praticas, as chamadas reunioes mediunicas, sinto-me na obrigacao de acrescentar os seguintes comentarios : 1 - Nao podemos confundir mediunismo com mediunidade a luz dos conceitos do Espiritismo, codifidado por Allan Kardec. Ressalte-se que a parte pratica nao e' a mais importante do Espiritismo, mas sim uma delas. O conteudo da chamada Codificacao Kardequiana a luz do Evangelho de Jesus e' a parte mais sublime e de importancia fundamental para proporcionar pelo seu estudo e posterior vivencia a reforma intima. 2 - Acho muito valido comentar experiencias que tiveram sucesso, como o C.O.E.M. Centro de Orientacao e Educacao Mediunica, metodo desenvolvido por um grupo de pessoas de Curitiba, PR. aqui no Brasil na decada de 70. Este metodo, apostilado e com manual de aplicacao, baseado em extensa bibliografia espirita, alem obviamente das obras de Allan Kardec, vem sendo aplicado por um numero muito grande de centros espiritas pelo Brasil e tambem no exterior como pudemos constatar em visista ao Centro Espirita Luz Eterna em Curitiba. Quando, no centro espirita onde colaboramos decidimos pelo C.O.E.M., mantivemos contato com outros centros que ja aplicavam este metodo, aprendemos com a previa experiencia dessas pessoas e apos algumas adaptacoes, implementamos. Hoje, passados mais de cinco anos temos sempre novos grupos de estudo sendo formados, ressaltando-se que desses grupos sairam mediuns com mediunidade educada, colaboradores para os diversos setores do centro espirita, alem de monitores para os cursos, novos oradores, etc. Caso voce tenha interesse, escreva para o GEAE e eles com certeza vao passar para mim sua intencao e caso seja positiva posso informar o contato no Centro Espirita Luz Eterna. 3 - Aproveitaria para lembrar dois capitulos do Livro Estudando a Mediunidade, de Martins Peralva, intitulados "Mediunidade com Jesus" e "Meduinidade sem Jesus". Por favor, reflita sobre o que foi colocado uma vez que a mediunidade tem objetivos serios e propositos elevados a servico dos dois planos da vida, o material e o espiritual. Um abraco fraternal. Paulo Roberto Wollmer .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editores: Sergio Freitas, Raul Franzolin Neto, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE