# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 12 (194) 96 25 Junho 96 ################################################################### ************************INDICE************************ VARIOS MODOS DE COMUNICACAO COMENTARIOS DO SAMUEL, PERGUNTA SOBRE SESSOES ESPIRITAS DO RAUL, COMENTANDO O TEXTO: PERGUNTA SOBRE SESSOES ESPIRITAS DO CARLOS, COMENTANDO O TEXTO: PERGUNTA SOBRE SESSOES ESPIRITAS ****************************************************** VARIOS MODOS DE COMUNICACAO Allan Kardec As comunicacoes inteligentes entre os Espiritos e os homens podem dar-se por sinais, pela escrita e pela palavra. Os sinais consistem no movimento significativo de certos objetos e, mais frequentemente, nos ruidos ou golpes vibrados. Quando esses fenomenos tem sentido, nao permitem duvidas quanto a intervencao de uma inteligencia oculta, por isso que _se todo efeito tem uma causa, todo efeito inteligente tem uma causa inteligente_. Sob a influencia de certas pessoas, designadas pelo nome de _mediuns_ e, algumas vezes espontaneamente, um objeto qualquer pode executar movimentos convencionados, vibrar um determinado numero de pancadas e assim dar respostas pelo _sim_ e pelo _nao_ ou pela designacao das letras do alfabeto. As pancadas podem ser ouvidas sem nenhum movimento aparente e sem causa ostensiva, quer na superficie, quer nos proprios _tecidos_ dos corpos inertes, numa parede, numa pedra, num movel ou em qualquer outro objeto. De todos esses objetos, por serem os mais comodos, dada a sua mobilidade e pela facilidade com que nos colocamos em sua volta, sao as mesas os mais frequentemente utilizados: dai a designacao geral do fenomeno pelas expressoes triviais de _mesas falantes_ e de _danca das mesas_, expressoes que convem banir, primeiro pelo que tem de ridiculo, depois porque podem induzir em erro, levando a crer que, nesse particular, as mesas tenham qualquer influencia especial. Daremos a este modo de comunicacao o nome de _sematologia espirita_, expressao que da uma perfeita ideia e compreende todas variedades de comunicacoes por sinais, movimento de corpos ou pancadas. Um de nossos correspondentes propunha-nos se designasse especialmente este ultimo meio, o das pancadas, pelo vocabulo _tiptologia_. O segundo modo de comunicacao e' a escrita. Designa-lo-emos pelo nome de _psicografia_, igualmente empregado por um correspondente. Para se comunicarem pela escrita, os Espiritos empregam como intermediarios certas pessoas dotadas da faculdade de escrever sob a influencia da forca oculta que as dirige e que obedecem a um poder evidentemente estranho ao seu controle, pois nao podem parar nem prosseguir `a vontade e, na maioria dos casos nao tem consciencia do que escrevem. A mao e' agitada por um movimento involuntario, quase febril; tomam o lapis malgrado seu e assim o largam: nem a vontade, nem o desejo podem fazer prosseguir, caso nao o devam fazer. Eis a _psicografia direta_ Tambem a escrita=82 e' obtida pela so' imposicao das maos sobre um objeto colocado de modo conveniente e munido de um lapis ou qualquer outro instrumento para escrever. Os objetos mais geralmente empregados sao as pranchetas ou as cestas convenientemente preparadas. A forca oculta que age sobre a pessoa transmite-se ao objeto, o qual se torna, destarte, uma especie de apendice da mao e lhe imprime um movimento necessario para tracar os caracteres. Eis a _psicografia indireta_. As comunicacoes transmitidas pela psicografia sao mais ou menos extensas, conforme o grau da faculdade mediadora. Uns apenas obtem palavras; noutros a faculdade se desenvolve pelo exercicio e escrevem frases completas e, por vezes, dissertacoes desenvolvidas sobre assuntos propostos ou abordadas espontaneamente pelos Espiritos, sem que se lhes tenha feito qualquer pergunta. As vezes a escrita e' clara e legivel; outras, so' e' decifravel por quem a escreveu; este entao a le por uma especie de intuicao ou dupla vista. Pela mao da mesma pessoa a escrita =E0s vezes muda, em geral de maneira completa, com a inteligencia oculta que se manifesta; e o mesmo tipo de letra se reproduz sempre que se manifesta a mesma entidade. Isto, entretanto, nada tem de absoluto. Os Espiritos transmitem por vezes certas comunicacoes escritas sem intervencao direta. Neste caso os caraeteres sao tracados espontaneamente por um poder extra-humano, visivel ou nao. Como e' util que cada coisa tenha o seu nome, a fim de nos podermos entender, chamaremos a tal modo de comunicacao escrita, _espiritografia_, para a distinguir da psicografia, ou escrita obtida por um medium. A diferenca desses dois vocabulos e' facil de apreender. Na psicografia a alma do medium representa, necessariamente, um certo papel, pelo menos como intermediario, ao passo que na _espiritografia _=82 e' o Espirito que por si age diretamente. O terceiro modo de comunicacao e' a palavra. Certas pessoas sofrem nos orgaos vocais a influencia de um poder oculto, semelhante ao que se faz sentir na mao dos que escrevem. Transmitem pela palavra tudo aquilo que os outros fazem pela escrita. Como as escritas, as comunicacoes verbais se dao por vezes sem a mediacao corporea. Palavras e frases podem soar aos nossos ouvidos e em nosso cerebro sem causa fisica aparente. Os Espiritos tambem nos podem aparecer em sonho ou no estado de vigilia e dirigir-nos a palavra, para nos darem avisos e instrucoes. Para seguir o mesmo sistema de nomenclatura adotado paras as comunicacoes escritas, deveriamos chamar a palavra transmitida pelo medium, de _psicologia_ e a que provem diretamente do Espirito, _espiritologia_. Mas o vocabulo _psicologia_ ja' tem uma acepcao conhecida e nao a podemos transformar. Chamaremos pois, todas as comunicacoes verbais de _espiritologia_: as primeiras serao a _espiritologia mediata_ e as ultimas a _espiritologia direta_. Dos varios meios de comunicacao=82 e' a _sematologia_ o mais incompleto. E' muito lento e so' dificilmente se presta a desenvolvimentos de certa extensao. Os Espiritos superiores nao o empregam de boa vontade, ja' pela lentidao, ja' porque as respostas _sim_ ou _nao_ sao incompletas e sujeitas a erros. Para o ensino preferem as mais rapidas: a escrita e a palavra. A escrita e a palavra sao, com efeito, meios mais completos para a transmissao do pensamento dos Espiritos, seja pela precisao das respostas, seja pela extensao do desenvolvimento que comportam. Tem a escrita a vantagem de deixar tracos materiais e de ser um dos meios mais adequados de combate `a duvida. Alias, nao temos a liberdade de escolha: os Espiritos comunicam-se pelos meios que julgam adequado: e este depende das aptidoes. (Texto extraido da Revista Espirita, n.o 1 ano 1, janeiro de 1858. Colecao completa da Revista Espirita publicada pela editora EDICEL, com traducao de Julio Abreu Filho) ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO SAMUEL, PERGUNTA SOBRE SESSOES ESPIRITAS Caros amigos, H=E1 alguns anos a esta parte que eu e alguns amigos nutrimos um carinho e respeito pela doutrina do Espiritismo. Fazemos regularmente sess=F5es de espiritismo com excelentes resultados. No entanto, os anos foram passando e o cansa=E7o sentido vai sendo cada vez maior de sess=E3o para sess=E3o.=20 Normalmente utilizamos o copo sobre um tabuleiro de letras, outras vezes utilizamos o nosso medium falante, embora esta ultima seja bastante cansativa para ele. N=E3o pertencemos a qualquer institui=E7=E3o desta doutrina e a troca de experi=EAncias =E9 nula. Gostariamos de saber que outras formas poderiamos usar para efectuar as nossas sess=F5es. Alguem do nosso grupo ouviu falar em sess=F5es executadas com o auxilio de um computador. Ser=E1 que nos podem ajudar neste particular? Antecipadamente agradecemos a vossa aten=E7=E3o. Bem hajam. Samuel Janes. DO RAUL, COMENTANDO O TEXTO: PERGUNTA SOBRE SESSOES ESPIRITAS =20 Caro amigo Samuel, A parte pratica do Espiritismo deve sempre ser seguida da parte=20 teorica. E' preciso estudar as obras basicas da Codificacao Espirita=20 desenvolvida por Allan Kardec. Creio que voce podera ter acesso a esses=20 livros em Portugal ou facilmente no Brasil. Consulte tambem nossa=20 homepage. Segue o endereco abaixo. Um Quimico estudioso das substancias quimicas, certamente e' capaz de=20 misturar reagentes adequados e obter resultados definidos, mas um leigo e=20 ignorante em reacoes quimicas podera' provocar um desastre total num=20 laboratorio ao misturar reagentes aleatoriamente. As sessoes Espiritas com o uso do copo sao rudimentares e devem ser=20 desaconselhadas, bem como reunioes praticas sem a presenca um coordenador=20 que apresente os conhecimentos basicos necessarios as praticas.=20 Bem, sessoes espiritas por computador? desconheco... Um abraco, Raul Franzolin Neto DO CARLOS, COMENTANDO O TEXTO: PERGUNTA SOBRE SESSOES ESPIRITAS Caro Amigo Manuel, Como o Raul ja' comentou, e' importante acompanhar a parte pratica do Espiritismo com o estudo da parte teorica, principalmente das obras basicas, nao so' para uma compreensao melhor da doutrina como para um aperfeicoamento cada vez maior da propria metodologia utilizada nas sessoes praticas. De importancia fundamental para o tipo de sessoes que voces realizam e' o Livro dos Mediuns, onde Allan Kardec aprofunda o estudo sobre a parte pratica do Espiritismo e apresenta de modo claro as dificuldades que podem aparecer e as precaucoes que devem ser seguidas. Quanto a sua pergunta sobre outras formas de comunicacao, acredito que seja respondida pelo artigo no inicio do Boletim, "Varios Modos de Comunicacao" (retirado da Revista Espirita). Realmente, as sessoes com o uso de copos sao bem rudimentares e sua fase de popularidade pertence aos primordios do movimento Espirita - A evolucao dos conhecimentos sobre a mediunidade, ja' na epoca de Allan Kardec, permitiu o desenvolvimento de mecanismos mais eficazes de comunicacao e bem mais confiaveis. O maior problema em realizar-se sessoes desse tipo, sem a participacao de pessoas mais experientes na doutrina, e' o risco de deixar-se enganar por Espiritos mal-intencionados e acabar expondo-se a situacoes ridiculas. Como o mecanismo de comunicacao e' ineficiente torna-se facil aos Espiritos disfarcarem suas eventuais limitacoes, o que e' mais dificil de ocorrer com a psicografia por exemplo.=20 Quanto a sessoes com auxilio de computador posso imaginar tres possibilidades: 1.a) O Computador como ferramenta de trabalho do medium Nesse caso o computador serviria como uma ferramenta para que o medium registrasse as informacoes transmitidas pelo Espirito que se comunica, ou seja, substituiria a maquina de escrever ou lapis e o papel. Desconheco se algum medium tenha feito essa substituicao, mas em principio nao parece existir nenhuma dificuldade ou mesmo nada extraordinario nisso. 2.a) O Computador como meio de comunicacao entre os participantes da sessao Acredito que isso ainda nao tenha sido tentado, pelo menos nao ouvi nada a respeito. Na minha opiniao, considerando apenas os aspectos tecnicos de comunicacao de dados, seria perfeitamente viavel realizar-se uma sessao espirita remotamente, em que tanto os mediuns como os participantes estariam em locais fisicos diferentes, mas interconectados por uma rede de comunicacao de dados tipo Internet. O principal beneficio desse tipo de sessao seria permitir que Espiritas isolados em pontos remotos tivessem acesso a reunioes mediunicas. Deixando de lado as dificuldades praticas da organizacao de um evento desse tipo, poderiamos imaginar um grupo que combinasse um determinado horario em que todos estariam conectados a Internet em um canal de CHAT e organizados de modo que a sessao tivesse um dirigente e um tema de estudo. A sessao poderia seguir o procedimento: - No dia e horario previamente combinado todos se conectariam ao CHAT; - Os mediuns tambem se conectariam, talvez com o apoio de digitadores; - O dirigente, apos a verificacao dos participantes, abriria a sessao; - O dirigente solicitaria a cada um dos mediuns uma mensagem de abertura; - Os Espiritos, atraves dos mediuns, responderiam questoes sobre o tema; - O dirigente solicitaria aos mediuns as mensagens de encerramento; - A sessao seria encerrada; 3.o) Computador como meio de comunicacao dos Espiritos Tem sido realizadas experiencias de transcomunicacao em que as mensagens dos Espiritos sao recebidas atraves de computadores. Os computadores seriam nesse caso sucessores do "copo" e da "mesa girante" nos fenomenos de efeitos fisicos. Um otimo livro a respeito e': "Espiritismo e Transcomunicacao" Djalma Motta Arjolo Uniao Espirita de Vitoria da Conquista Rua Siqueira Campos, 299 - Centro Vitoria da conquista - Bahia - Brasil Atenciosamente, Carlos .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editores: Sergio Freitas, Raul Franzolin Neto, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE