# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 06 (191) 96 4 Junho 96 ################################################################### ************************INDICE************************ COMENTARIOS DO ADEMIR, NOVOS COMENTARIOS SOBRE A RELACAO ESPIRITISMO X CIENCIA DO SERGIO, SOBRE A ATUALIZACAO DE ALGUMAS ATIVIDADES DO GEAE ****************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO ADEMIR, NOVOS COMENTARIOS SOBRE A RELACAO ESPIRITISMO X CIENCIA No boletim 172 tive a oportunidade de expor algumas ideias sobre a questao "Qual o significado correto da relacao Espiritismo X Ciencia", que receberam comentarios por parte do Mario Fontes e do Mattos no boletim 187. Aqui tentarei comentar algumas das ideias colocadas nesse ultimo boletim que me pareceram resultar de uma compreensao parcial do que expus no n. 172 e dos trabalhos de S. Chibeni [``A Excelencia Metodologica do Espiritismo I e II'', publicado em Reformador 1988, p.328 e Dezembro 1988, p. 373], que tambem se encontram disponiveis via WWW em http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/articles/episana.html Apesar de o acesso a www.unicamp ser dificil, desminto quaisquer ideias de que o endereco e' inexistente. `As pessoas interessadas posso enviar via e-mail as versoes .txt dos aquivos que contem os principais trabalhos. O leitor tambem pode ler os ultimos boletins do GEAE, onde o Luis Otavio fez uma exposicao resumida mas excelente das aplicacoes recentes das novas ideias da Epistemologia da Ciencia aos postulados espiritas (boletins ns. 172, 173, 175, 179, 180, 181, 183 e 185). -- oOo -- A questao sobre o dogmatismo As mudancas ocorridas na sociedade ocidental com o Renascentismo no campo do pensamento fizeram que as palavras dogmatismo, dogma e dogmatico adquirissem um significado pejorativo, estando ligadas univocamente aos religiosos. Se admitirmos que um individuo, estando convencido por fatos, e por uma solida argumentacao baseada na logica e na razao que explica esses fatos, se recuse a abandonar os principios em que acredita pela simples exposicao mal feita de aparentes argumentos por aqueles que detem opiniao adversa, seja considerado dogmatico, entao todos os cientistas serios sao dogmaticos. Assim tambem Kardec. E' interessante lembrar que Conan Doyle em sua obra ``A Historia do Espiritismo'' assim trata Kardec quando toca na questao da Reencarnacao (que na epoca nao era aceita pelos espiritas britanicos). Kardec foi considerado dogmatico porque , obviamente um mal entendido quanto ao criterio Karquiano de nao se acreditar em tudo que os Espiritos dizem. Kardec foi considerado dogmatico por que tinha uma doutrina, uma exposicao sistematizada de principios concatenados de forma logica que explicavam fenomenos estranhos e davam razao `a vida, `as vicissitudes de nossa existencia e `a existencia do Ser. Os outros nada disso explicavam. E' importante, assim, dar o significado real `a palavra dogmatismo. Os principios espiritas e das ciencias bem fundamentadas como a Fisica, a Quimica a Biologia nao sao dogmaticos porque se assentam em fatos naturais, acessiveis a observacao de todos, e sujeitos ao julgamento livre. Por outro lado, uma crenca baseada na tradicao ou na autoridade de certos individuos pode ser considerada dogmatica. E' por isso que Kardec chama de doutrina dogmatica a que fixa um destino irrevogavel para a alma apos a morte (Ver Obras Postumas, primeira parte, ``As cinco alternativas da Humanidade''). Vejamos tambem a questao n. 171 em O Livro dos Espiritos: <>. Obviamente, a palavra dogma aqui e' usada no sentido de `principio' ou ideia base. Essa diferenca fundamental entre os dois sentidos da palavra dogma e' que gera a distincao entre "fe' cega" e "fe' raciocianada", esta ultima caracteristica do Espiritismo. -- oOo -- Epistemologia da Ciencia e Espiritismo Particularmente merecedor de algum comentario este trecho do boletim 187 do Mario Fontes: <> Esse trecho bem sintetiza a presente divergencia de opinioes. Em primeiro lugar, quanto `a referencia a Chibeni, nao foi bem o que esta' acima que se pode concluir dos trabalhos desse filosofo. De fato, a estrutura com que a Doutrina Espirita esta' organizada satisfaz `as modernas descobertas feitas por varios epistemologos no campo das teorias do conhecimento, e isso e' um ponto muitissimo a favor da doutrina, que os espiritas deveriam prestar melhor atencao. Dai a se dizer que o Espiritismo de Kardec e' uma doutrina perfeita ha' um severo exagero. Primeiro porque nao existem teorias perfeitas, nem mesmo dentro das ciencias mais bem conceituadas como a Fisica, por exemplo. Todo cientista serio sabe dos limites do seu conhecimento, dentro do campo de seu estudo. Como nossa linguagem e' imperfeita - e nos faltam sentidos especiais - as visoes do mundo que tendemos a construir sao inerentemente imperfeitas. Os Espiritos que auxiliaram a Kardec sempre se esforcaram para deixar isso bem claro. Da analise epistemologica do Espiritismo concluimos que o Espiritismo constitui, em termos de teoria genuinamente cientifica, o maximo que podemos conceber - leia-se tambem compreender - acerca do mundo espiritual, o que o coloca bem afrente de outras tentativas paralelas de se explicar os mesmos fenomenos que ele explica. O segundo ponto importante e' sobre a questao de se <>. O que critico e' a postura daqueles que acham que o Espiritismo _precisa_ dessa compatibilizacao para receber algum valor, e o Mario Fontes parece endossar essa opiniao. Repito novamente que ainda ha' muito a se aprender acerca do verdadeiro valor do pensamento de Kardec. E' bem comum a visao de espiritas (dos chamados "cientistas espiritas"), sintetizada neste trecho: <<(...) Enquanto nao desenvolvermos uma boa metodologia espirita de teste de hipotese, a sobrevivencia, comunicacao e reencarnacao serao apenas questoes de conviccao pessoal, como as crencas e as opinioes sobre politica e futebol, ou seja, nao se discute porque e' pura paixao e gosto pessoal ou fe' dogmatica. Nao ha' criterio como saber quem tem a melhor.>> Justamente por nao se entender o aspecto verdadeiramente cientifico do Espiritismo e' que opinioes como essa tem eco dentro do movimento. O que e' desejado na maioria das vezes nao e' a "compatibilizacao" da doutrina com outras areas do conhecimento, mas sim o aplauso e a aceitacao do Espiritismo pelas academias, o que ja' Kardec tinha analisado. Repito que se a crenca espirita e' uma simples questao de conviccao pessoal, entao muitas outras posicoes da ciencias, com relacao a questoes fundamentais tambem o sao. Tomando o caminho contrario, na verdade, as afirmacoes espiritas com relacao `a area para a qual foram articuladas tem tanto valor quanto as afirmacoes da Fisica, por exemplo, tambem quanto `as questoes que essa ciencia tenta responder. O Mario tambem fala de uma aplicacao do <>. Na verdade nao parece ter havido um "metodo teorico-experimental", ou "metodo de teste de hipoteses". O que houve foi o bom senso de Kardec. Se chegar as conclusoes que Kardec chegou dependesse de alguma "receita" entao outros tambem haveriam de ter chegado. Na epoca de Kardec haviam outros tantos homens de ciencia, perfeitamente gabaritados, que conheciam tal "metodo", mas que chegaram a conclusoes francamente adversas das que Kardec chegou. Vejam as tentativas frustradas com a Metapsiquica de Richet e, mais recentemente, com a Parapsicologia de Rhine. E' importante aqui nao confundir o proposto "metodo teorico-experimental" com o o "criterio da concordancia universal" que foi usado muito particularmente durante a codificacao. Por outro lado, analisando a Historia da Ciencia nos vemos que nao existe "receita" para se fazer Ciencia. Na verdade a chamada "metodologia cientifica", e' uma ficcao presente nas ideias mais classicas do conhecimento. O leitor e' mais uma vez convidado a dar uma olhada no livro de A. F. Chalmers [``What is this thing called Science ?'' St. Lucia, University of Queensland Press, 1978] para uma revisao das ideias recentes sobre a questao, e os artigos do Luis Otavio de boletins anteriores. O Mario Fontes tambem diz nos trechos: <> Deixando de lado o sentimentalismo evidente nessas palavras, nao e' licito achar que as citacoes de Lakatos, Popper, Kuhn e outros nos artigos de Chibeni estejam desvalorizando as obras mediunicas modernas ou mesmo antigas. Mesmo porque Andre Luiz, Emmanuel e outros tratam de assuntos de interesse doutrinario, questoes de Etica pelo Evangelho, da interacao dos Espiritos com os homens etc, e acho que a tarefa de analisar e estudar a Doutrina Espirita seja bem nossa e nao deles. Uma prova da coerencia dos ensinos de Kardec e' que os modernos autores espirituais nunca chegaram ao atrevimento de dizer que Kardec estivesse ultrapassado. Nao encontramos em nenhuma das obras de Chico Xavier, abalizadas e de grande autoridade, um frase que contrarie os principios fundamentais do Espiritismo, como estabelecidos por Kardec, nao porque tenha sido Kardec, mas porque sejam logicos, porque explicam coisas, porque representam um avanco real, porque, alem de explicarem, predizem outros fatos, em suam porque sao genuinamente cientificos. Kardec em uma dezena de anos fez o conhecimento humano evoluir mais do que seculos de pensamento filosofico e estudos psicologicos. Agora, se as academias nao querem aceitar os principios espiritas, se ainda a questao e' vista com desdem por parte dos sabios, isso e' problema dos sabios, e os que se esforcam para compreender o sentido da vida que o Espiritismo da' ao homem nao tem que se preocupar com a oposicao dos cientistas. Segundo Kardec a tao querida aceitacao vira' com o tempo, nao feita pelos "cientistas espiritas", mas pela propria forca das ideias: <> (``O Livro dos Espiritos'', introducao, 4 paragrafo, item VII) Talvez isso ja' esteja ocorrendo, mas, de qualquer forma vemos que o campo se abrira' na medida que _divulgarmos_ o Espiritismo. Mas, para tanto, e' preciso estuda'-lo com afinco e, acima de tudo, adquirir uma conviccao nele que esteja bem alem de uma mera conviccao pessoal, como em questoes de futebol, politica ou amor. Ha' sim um criterio para convalidar a fe' espirita: sao suas consequencias. E' pela capacidade que uma teoria tem de explicar o maior numero possivel de fenomenos (note bem, com o menor numero de principios), pelos novos fatos que ela e' capaz de predizer, e' que adquirimos essa conviccao maior de que falo acima. Como o Espiritismo tem um carater triplice, sua doutrina em muito excede os quisitos fundamentais desse criterio. Ele da' ao individuo a conviccao que e' eterno, que e' um Espirito, o que vem de uma analise isenta de preconceitos dos fenomenos espiritas - os fenomenos nao provam, mas evidenciam, como qualquer fenomeno natural nas ciencias ordinarias. Das consequencias filosoficas e morais do Espiritismo e' possivel extrair elevadas licoes no campo da Etica que possibilitam ao individuo ter uma vida pacifica, cumprindo seu papel na natureza e perante a sociedade em que vive. Uma verdadeira revolucao se opera na mente daquele que adquiriu a conviccao da sua verdadeira vida, de sua vida maior: ele ve o mundo como um estagio transitorio de aprendizado, faz com que aproveite ao maximo a sua verdadeira liberdade. Ser livre verdadeiramente e' o que se alcanca com a compreensao dos principios espiritas. E na hora da morte, um sentimento suave do dever cumprido vem ao apoio do espirita verdadeiro, se esse cumpriu as licoes da etica espirita, fundamentada na conviccao maior na Imortalidade. Tudo isso ja' nao e' suficiente para caracterizar o grau de sofisticacao que adquirimos com o Espiritismo? Que "compatibilizacao" e' essa, tao necessaria, que va' satisfazer a certas mentes de natureza rebelde `as ideias de Imortalidade, capaz de acrescentar um til na logica espirita e convalidar algo ja' inerentemente racional e de acordo aos fatos observados? -- oOo -- O que quis dizer no n. 172, sobre <<[a metodologia] criada por conveniencia para nao se estudar os fatos espiritas.>> O Mattos conseguiu, de fato, perceber um erro de expressao no meu artigo do n. 172, quando comenta no boletim n. 187: <> Houve claramente um erro de expressao por minha parte, e onde se le: criada, quis dizer, usada. Nao so' isso, afirmo que a tal "metodologia" e' constantemente jogada para descaracterizar os fenomenos espiritas como dignos de estudos e o leitor interessado pode ler no boletim 172 quais as consequencias negativas da aplicacao desse "criterio metodologico" (o da repetibilidade exaustiva do fenomeno) a outros fenomenos naturais, nao espiritas. O sentido que quis dar pode ser apreciado na sequencia da citacao do Mattos no boletim 172: <<(...) aqueles que nao estao dispostos a fazer tal revisao [a do sentido maior da Vida levados pela conviccao espirita] lancam e lancaram mao de diversos argumentos, desde a negacao pura dos fatos, os argumentos de charlatanismo e truque, ate' argumentos aparentemente mais sofisticados como esse.>> A "receita" de se fazer Ciencia nao surgiu desdo os gregos como o Mattos diz, mas foi elaborada apartir do sec. XVII e constitui a visao classica de Ciencia. Gostaria de deixar bem claro que nao estou dizendo aqui que o Espiri tismo nao deva ter nenhuma relacao com as ciencias ordinarias, mas sim que a tentativa de forcar essa relacao (quando as ciencias ordinarias e o Espiritismo tratam de questoes tao diversas) e', no minimo, precipitada e, na verdade, esconde a tentativa de valorizacao do Espiritismo (por parte daqueles que nao o aceitam com o valor de conhecimento que ele genuinamente tem) via o que chamaria `leitura pela Ciencia' (a proposta "compatibilizacao"). Em nome dessa tentativa uma quantidade de bobagens tem vindo a tona dentro do movimento espirita, na forma de afirmacoes quixotescas tipo: "a Ciencia esta' comprovando mesmo que o Espirito existe", "a Ciencia comprova o Livro dos Espiritos", "os cientistas chegam la'..., equipamentos sofisticados serao nossos mediuns", e por ai afora. A onda de modismos e' ainda bastante comum no meio espirita. A proposito, o leitor se lembra das fotos Kirlian ? - as "fotografias da alma", ou, desculpe, "do perispirito", que comprovavam, assim diziam os mais entusiastas, a existencia do perispirito... E' comum tambem as interpretacoes espiritas do hiperespaco de Eistein, a "teoria corpuscular do Espirito" e, agora, modernamente, a fusao espirito-quantica com um futuro promissor. Afirmo que tal comportamento, materializado na forma de frases como essa, textos etc, esconde, na verdade, uma deficiencia de aprendizado seria, que temos que nos esforcar para suprimir. Um abraco a todos, Ademir DO SERGIO, SOBRE A ATUALIZACAO DE ALGUMAS ATIVIDADES DO GEAE Caros amigos, O "projeto entrevista eletronica" continua. Atualmente estamos coletando perguntas (ate' dia 31 de Julho) dirigidas a DIVALDO PEREIRA FRANCO. Para enviar perguntas escreva um e-mail para: ent@kholosso.fct.unl.pt Coloque no subject: "Entrevista Eletronica: DIVALDO P. FRANCO" e no corpo da mensagem as perguntas. Tambem ja se encontra disponivel o resultado da ultima entrevista: RICHARD SIMONETTI e da anterior: HERMINIO C. MIRANDA. O nosso proximo entrevistado (de 1 de Agosto a 30 de Setembro) vai ser JACOB MELO, autor do livro "O PASSE". Para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o GEAE, aconselhamos a leitura do FAQ do GEAE, que foi atualizado, em sua ultima versao, pelo Carlos Iglesias. O Faq pode ser lido no seguinte endereco: http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae-www/portugues/faq Agradecemos a valiosa cooperacao do Eugenio Lysei que converteu o FAQ texto em WEB FAQ. Um abraco a todos, Sergio. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Envie seus dados para dgeae@kholosso.fct.unl.pt E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por: Sergio Freitas, Raul Franzolin, Jose Cid e A E Carlos Iglesia Bernardo - E-mail : dgeae@kholosso.fct.unl.pt E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A EgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegE