# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 05 (190) 96 28 Maio 96 ################################################################### ************************INDICE************************ SOLIDAO LIBERDADE COMENTARIOS SOBRE OS ARTIGOS DO SILVIO CHIBENI DA LISTA DE ESPIRITISMO DA UNICAMP DO MARIO FONTES, SOBRE LIVROS ESPIRITAS EM INGLES ****************************************************** SOLIDAO Espectro cruel que se origina nas paisagens do medo, a solidao e', na actualidade, um dos mais graves problemas que desafiam a cultura e o homem. A necessidade de relacionamento humano, como mecanismo de afirmacao pessoal, tem gerado varios disturbios de comportamento, nas pessoas timidas, nos individuos sensiveis e em todos quantos enfrentam problemas para um intercambio de ideias, uma abertura emocional, uma convivencia saudavel. Enxameiam, por isso mesmo, na sociedade, os solitarios por livre opcao e aqueloutros que se consideram marginalizados ou sao deixados`a distancia pelas conveniencias dos grupos. A sociedade competitiva dispoe de pouco tempo para a cordialidade desinteressada, para deter-se em labores a beneficio de outrem. O atropelamento pela oportunidade do triunfo impede que o individuo, como unidade essencial do grupo, receba consideracao e respeito ou conceda ao proximo este apoio, que gostaria de fruir. Os media exaltam os triunfadores de agora, fazendo o panegirico [elogio,louvor,] dos grupos vitoriosos e esquecendo com facilidade os herois de ontem, ao mesmo tempo que sepultam os valores do idealismo, sob a retumbante cobertura da insensatez e do oportunismo. O homem, no entanto, sem ideal, mumifica-se. O ideal e-lhe de vital importancia, como o ar que respira. O sucesso social nao exige, necessariamente, os valores intelecto-morais, nem o vitalismo das ideias superiores, antes cobra os louros das circunstancias favoraveis e se apoia na bem urdida promocao de mercado, para vender imagens e ilusoes breves, continuamente substituidas, gracas `a rapidez com que devora as suas estrelas. Quem, portanto, nao se ve projectado no caleidoscopio magico do mundo fantastico, considera-se fracassado e recua para a solidao, em atitude de fuga de uma realidade mentirosa, trabalhada em estudios artificiais. Parece muito importante, no comportamento social, receber e ser recebido, como forma de triunfo, e o medo de nao ser lembrado nas rodas bem sucedidas, leva o homem a estados de amarga solidao, de desprezo por si mesmo. O homem faz questao de ser visto, de estar cercado de bulha, de sorrisos embora sem profundidade afectiva, sem o calor sincero das amizades, nessas areas, sempre superficiais e interesseiras. O medo de ser deixado em plano secundario, de nao ter para onde ir, com quem conversar, significaria ser desconsiderado. atirado`a solidao. Ha' uma terrivel preocupacao para ser visto, fotografado, comentado, vendendo saude, felicidade, mesmo que ficticia. A conquista desse triunfo e a falta dele produzem solidao. O irreal, que esconde o caracter legitimo e as lidimas [genuinas,licitas,] aspiracoes do ser, conduz`a psiconeurose de auto-destruicao. A ausencia do aplauso amargura, face ao conceito falso em torno do que se considera, habitualmente como triunfo. Ha' terrivel ansia para ser-se amado, nao para conquistar o amor e amar, porem para ser objecto de prazer, mascarado de afectividade. Dessa forma, no entanto, a pessoa se desama, nao se torna amavel nem amada realmente. Campeia, assim, o "medo da solidao", numa demonstracao caotica de instabilidade emocional do homem, que parece haver perdido o rumo, o equilibrio. O silencio, o isolamento espontaneo, sao muito saudaveis para o individuo, podendo permitir-lhe reflexao, estudo, auto- aprimoramento, revisao de conceitos perante a vida e a paz interior. O sucesso, decantado como forma de felicidade, e', talvez, um dos maiores responsaveis pela solidao profunda. Os campeoes de bilheteira, nos shows, nas radios, televisoes e cinemas, os astros invejados, os reis dos esportes, dos negocios, cercam-se de fanaticos e apaixonados, sem que se vejam livres da solidao. Suicidios espectaculares, quedas escabrosas nos poroes dos vicios e dos toxicos comprovam quanto eles sao tristes e solitarios. Eles sabem que o amor, com que os cercam, traz, apenas, apelos de promocao pessoal dos mesmos que os envolvem, e receiam os novos competidores que lhes ameacam os tronos, impondo-lhes terriveis ansiedades e insegurancas, que procuram esconder no alcool, nos estimulantes e nos derivativos que os mantem sorridentes, quando gostariam de chorar, quao inatingidos, quanto se sentem fracos e humanos. A neurose da solidao e'doenca contemporanea, que ameaca o homem distraido pela conquista dos valores de pequena monta, porque transitorios. Resolvendo-se por afeicoar-se aos ideais de engrandecimento humano, por contribuir com a hora vazia em favor dos enfermos e idosos, das criancas em abandono e dos animais, sua vida adquiriria cor e utilidade, enriquecendo-se de um companheirismo digno, em cujo interesse alargar-se-ia a esfera dos objectivos que motivam as experiencias vivenciais e inoculam coragem para enfrentar-se, aceitando os desafios naturais. O homem solitario, todo aquele que se diz em solidao, excepto nos casos patologicos, e'alguem que se receia encontrar, que evita descobrir-se, conhecer-se, assim ocultando a sua identidade na aparencia de infeliz, de incompreendido e abandonado. A velha conceituacao de que todo aquele que tem amigos nao passa necessidades, constitui uma forma desonesta de estimar, ocultando o utilitarismo sub-repticio, quando o prazer da afeicao em si mesma deve ser a meta a alcancar-se no inter-relacionamento humano, com vista`a satisfacao de amar. O medo da solidao, portanto, deve ceder lugar,`a confianca nos proprios valores, mesmo que de pequenos conteudos, porem significativos para quem os possui. Jesus, o Psicoterapeuta Excelente, ao sugerir o "amor ao proximo como a si mesmo" apos o "amor a Deus" como a mais importante conquista do homem, conclama-o a amar-se, a valorizar-se, a conhecer-se, de modo a plenificar-se com o que e'e tem, multiplicando esses recursos em implementos de vida eterna, em saudavel companheirismo, sem a preocupacao de receber resposta equivalente. O homem solidario, jamais se encontra solitario. O egoista, em contrapartida, nunca esta' solicito, por isto, sempre atormentado. Possivelmente, o homem que caminha a sos se encontre mais sem solidao, do que outros que, no tumulto, inseguros, estao cercados, mimados, padecendo disputas, todavia sem paz nem fe' interior. A fe' no futuro, a luta por conseguir a paz intima - eis os recursos mais valiosos para vencer-se a solidao, saindo do arcabouco egoista e ambicioso para a realizacao edificante onde quer que se esteja. Texto enviado pelo Ogi Mini, Autora Joanna de Angelis, medium Divaldo P. Franco, Edicao de 1990, editado pelo Centro Espirita Caminho da Redencao, Brasil LIBERDADE As pressoes constantes geradoras do medo, nao raro extrapolam em forma de violencia propondo a liberdade. Sentindo-se coarctado nos movimentos, o animal reage`a prisao e debate-se ate' a exaustao, na tentativa de libertar-se. Da mesma forma, o homem, sofrendo limites, aspira pela amplidao de horizontes e luta pela sua independencia. E' perfeitamente normal o empenho do cidadao em favor da sua libertacao total, passo esse valioso na conquista de si mesmo. Todavia, pouco esclarecido e vitimado pelas compressoes que o alucinam, utiliza-se dos instrumentos da rebeldia, desencadeando lutas e violencia para lograr o que aspira como condicao fundamental de felicidade. A violencia, porem, jamais oferece a liberdade real. Arranca o individuo da opressao politica, arrebenta-lhe as injuncoes caoticas impostas pela sociedade injusta, favorece-o com terras e objectos, salarios e haveres. Isto, porem, nao e'a liberdade, no seu sentido profundo. Sao conquistas de natureza diferente, nas areas das necessidades dos grupos e aglomerados humanos, longe de ser a meta de plenitude, talvez constituindo um meio que faculte a realizacao do proximo passo, que e'o do auto descobrimento A violencia retem, porem nao doa, ja'que sempre abre perspectivas para futuros embates sob a accao de maiores crueldades. As guerras, que se sucedem, apoiam-se nos tratados de paz mal formulados, quando a violencia selou, com sujeicao, o destino da nacao ou do povo submetido... O instinto de rebeldia faz parte da psique humana. A crianca que se obstina usando a negativa, afirma a sua identidade, exteriorizando o anseio inconsciente de ser livre. Porque carece de responsabilidade, nao pode entender o que tal significa. Somente mediante a responsabilidade, o homem se liberta, sem tornar-se libertino ou insensato. A sociedade, que fala em nome das pessoas de sucesso, estabelece que a liberdade e'o direito de fazer o que cada qualapraz, sem dar-se conta de que essa liberacao da vontade, termina por interditar o direito dos outros, fomentando as lutas individuais, dos que se sentem impedidos, espocando [rebentando] nas violencias de grupos e classes, cujos direitos se encontram dilapidados. Se cada individuo agir conforme achar melhor, considerando-se liberado, essa atitude trabalha em favor da anarquia, responsavel por desmandos sem limites. Em nome da liberdade, actuam desonestamente os vendedores das paixoes ignobeis, que espalham o bafio criminoso das mercadorias do prazer e da loucura. A denominada liberacao sexual, sem a correspondente maturidade mocional e dignidade espiritual, rebaixou as fontes genesicas a paul venenoso, no qual, as expressoes aberrantes assumem cidadania, inspirando os comportamentos alienados e favorecendo a contaminacao das enfermidades degenerativas e destruidoras da existencia corporal. Ao mesmo tempo, faculta o aborto delituoso, a promiscuidade moral, reconduzindo o homem a um estagio de primarismo dantes nao vivenciado. A liberdade de expressao, aos emocionalmente desajustados, tem permitido que a morbidez e o choque se revelem com mais naturalidade do que a cultura e a educacao, por enxamearem mais os aventureiros, com as excepcoes compreensiveis, do que os individuos conscientes e responsaveis. A liberdade e'um direito que consolida, na razao directa em que o homem se auto descobre e se conscientiza, podendo identificar os proprios valores, que deve aplicar de forma edificante, respeitando a natureza e tudo quanto nela existe. A agressao ecologica, em forma de violencia cruel contra as forcas mantenedoras da vida, demonstra que o homem, em nome da liberdade, destroi, mutila, mata e mata-se, por fim, por nao saber usa-la conforme seria de desejar. A liberdade comeca no pensamento, como forma de aspiracao do bom, do belo, do ideal que sao tudo quanto fomenta a vida e a sustenta, da vida e a mantem Qualquer comportamento que coage, reprime, viola e'adversario da liberdade. Examinando o magno problema da liberdade, Jesus sintetizou os meios de consegui-la, na busca da verdade, unica opcao para tornar o homem livre. A verdade, em sintese, e' Deus - e nao a verdade conveniente de cada um, que e' a forma doentia de projectar a propria sombra, de impor a sua imagem, de submeter`a sua, a vontade alheia - constitui meta prioritaria. Deus, porem, esta' dentro de todos nos, e e' necessario imergir na Sua busca, de modo que O exteriorizemos sobranceiro e tranquilizador. As conquistas externas atulham as casas e os cofres de coisas, sem torna-las lares nem recipientes de luz, destituidos de significado, quando nos momentos magnos das grandes dores, dos fortes dissabores, da morte, que chegam a todos... A liberdade, que se encerra no tumulo, e' utopica, mentirosa. Livre, e' o Espirito que se domina e se conquista, movimentando-se com sabedoria por toda parte, idealista e amoroso, superando as injuncoes pressionadoras e amesquinhantes. Ghandi fez-se o prototipo da liberdade, mesmo quando nas varias vezes em que esteve encarcerado, informando que "nao tinha mensagem a dar. A minha mensagem e' a minha vida." Antes dele, Socrates permaneceu em liberdade, embora na prisao e na morte que lhe adveio depois. ..E Cristo, cuja mensagem e' o amor que liberta, prossegue ensinando a eficiente maneira de conquistar a liberdade. Nenhuma pressao de fora pode levar a falta de liberdade, quando se conseguir ser lucido e responsavel interiormente, portanto, livre. Nao se justifica, deste modo, o medo da liberdade, como efeito dos factores extrinsecos, que as situacoes politicas, sociais e economicas estabelecem como forma espuria de fazer que sobrevivam as suas instituicoes, subjugando aqueles que vencem. O homem que as edifica, da-se conta, um dia, que dominando povos, grupos, classes ou pessoas tambem nao e' livre, escravo, ele proprio, daqueles que submete aos seus caprichos, mas lhe roubam a opcao de viver em liberdade. Nao ha' liberdade quando se mente, engana, impoe e atraicoa. A liberdade e' uma atitude perante a vida. Assim, portanto, so' ha' liberdade quando se ama conscientemente. Texto enviado pelo Ogi Mini, Autora Joanna de Angelis, medium Divaldo P. Franco, Edicao de 1990, editado pelo Centro Espirita Caminho da Redencao, Brasil ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### SOBRE OS ARTIGOS DO SILVIO CHIBENI Caro Luiz Otavio, A respeito dos artigos do Silvio Chibeni, citados por voce, eu nao consegui acessar o endereco indicado (~xavier/articles/episana.html). O acesso `a Unicamp daqui do Rio e' ruim, mas parece que o endereco nao existe mais. Como esses artigos (e quaisquer outros relacionando ciencia e religiao) me interessam muito, sera' que dava pra mandar pra mim via mail (passini@cos.ufrj.br)? Agradeco a gentileza, desde ja'. Um grande abraco, -------------- OBS.: Infelizmente nosso amigo nao assinou a carta. DA LISTA DE ESPIRITISMO DA UNICAMP Ola amigos espiritas Como deve transcorrer uma reuniao mediunica na casa espirita? Qual a melhor metodologia? Nao precisam sair pesquisando nos livros espiritas as respostas as perguntas acima. A intencao nao e saber-se o que e literalmente correto, mas sim o que se esta fazendo pelo Brasil e Mundo (se possivel) nas reunioes mediunicas realizadas nas casas espiritas. Como estou fazendo este trabalho para a casa que frequento em relacao as reunioes dos diversos dias e horarios que se fazem no Centro Espirita Divino Mestre, achei que seria muito interessante estender esta tabulacao a informacoes dos colegas da lista. A tabulacao, portanto se refere aos topicos da metodologia da reuniao mediunica: - Numero de participantes, - Qualificacao dos mesmos, (mediuns psicofonicos, psicografos, esclarecedores, passistas, ...) - Tempo da Reuniao, ( 1 hora, 2 horas, ...) - Frequencia do mesmo grupo, (1 semana, diario, ...) - Pauta da reuniao, (prece, estudo ou leitura, manifestacoes, comentarios, ...) - Numero de dirigentes, - Manifestacoes, (manifestacoes simultaneas, uma de cada vez, ...) - Qualificacao das manifestacoes, (doentes, recem-desencarnados, desobsessao, mensagens superiores, ...) - Novos trabalhadores, (provenientes de curso, necessitados, observadores,...) - Acesso a reuniao, (aberta ao publico, fechada aos trabalhadores, ..) - Outras observacoes pertinentes. Enviem os resultados para ou lista espiritismo, e apos isso irei compilar os resultados e divulga-los. Se nao souberem nada a respeito podem colaborar solicitando aos dirigentes da casa que frequentam e igualmente retornar os resultados aos mesmos. Antecipadamente agradeco a atencao de todos. Luiz Eduardo leribe@iconet.com.br DO MARIO FONTES, SOBRE LIVROS ESPIRITAS EM INGLES Caro Cid Se puder publicar rapidamente agradeco. SOLICITACAO DE LIVROS ESPIRITAS Faco um trabalho para Biblioteca aqui de Sydney, State Library, e fiz uma pesquisa envolvendo 6 milhoes de itens, 1 milhao catalogados em database, nao achei uma obra Espirita se quer, entao doei o unico livro Espirita em Ingles que encontrei o Livro dos Espiritos. Gostaria de doar mais livros para isso solicito: -Que me enviassem mais livros em Ingles -Endereco onde posso comprar mais livros Espiritas em Ingles. Obs Livros de Kardec e Chico Xavier sao muito bem vindos. Por favor mande rapidamente. Informo que estou preparado para algum reembolso postal e' so' informar quanto. Saudacoes e Obrigado Mario Fontes POBOX K213 HAYMARKET SYDNEY 2000 AUSTRALIA ----------------- Quem souber informar ao Mario onde adquirir livros em ingles, pode responder por carta ou me envie um e-mail que eu redireciono para ele. Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! 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