# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 05 (189) 96 21 Maio 96 ################################################################### ************************INDICE************************ A ANSIEDADE COMENTARIOS DO ALBINO, SOBRE O CONCEITO DE CIENCIA (PARTE I) DA LETICIA, SOBRE A BIOGRAFIA DE BEZERRA DE MENEZES IV ENESAM - Encontro Nacional Espirita de Saude Mental ****************************************************** A ANSIEDADE Nao se deixando vitimar pela rotina, o homem tende,`as vezes, a assumir um comportamento ansioso que o desgasta, dando origem a processos enfermicos que o consomem. A ansiedade e' uma das caracteristicas mais habituais da conduta contemporanea. Impulsionado ao competitivismo da sobrevivencia e esmagado pelos factores constringentes de uma sociedade eticamente egoista, predomina a inseguranca no mundo emocional das criaturas.. As constantes alteracoes da Bolsa de Valores, a compressao dos gastos, a correria pela aquisicao de recursos e a disputa de cargos e funcoes bem remunerados, geram, de um lado, a inseguranca individual e colectiva Por outro, as ameacas de guerras constantes, a prepotencia de governos inescrupulosos e chefes de actividades arbitrarios quao ditadores; os anuncios e estardalhacos sobre enfermidades devastadoras; os comunicados sobre os danos perpetrados contra a ecologia, prenunciando tragedias iminentes; a catalogacao de crimes e violencias aterradoras respondem pela inquietacao e pelo medo que grassam em todos os meios sociais, como constante ameaca contra o ser e o seu grupo, levando-os a permanente ansiedade que deflui das incertezas da vida. Passando, de uma aparente seguranca, que era concedida pelos padroes individualistas do seculo XIX, no apogeu da industrializacao, para o periodo electronico, a robotizacao ameaca milhoes de empregados, que temem a perda de suas actividades remuneradas, ao tempo em que o colectivismo, igualando os homens nas aparencias sociais, nos costumes e nos habitos, alija os estimulos de luta, neles instalando a incerteza, a necessidade de encontrar-se sempre na expectativa de noticias funestas, desagradaveis, perturbadoras. Esvaziado de idealismo e comprimido no sistema em que todos fazem a mesma coisa, assumem iguais composturas, passando de uma para outra pauta de compromisso com ansiedade crescente. A preocupacao de parecer triunfador, de responder de forma semelhante aos demais, de ser bem recebido e considerado, e' responsavel pela desumanizacao do individuo, que se torna um elemento complementar no agrupamento social, sem identidade, nem individualidade. Tendo como modelo personalidades extravagantes, que ditam modas e comportamentos exoticos, ou liderado por idolos da violencia, como da astucia dourada, o descobrimento dos limites pessoais gera inquietacao e conflitos que mal disfarcam a continua ansiedade humana. A ansiedade tem manifestacoes e limites naturais, perfeitamente aceitaveis. Quando se aguarda uma noticia, uma presenca, uma resposta, uma conclusao, e' perfeitamente compreensivel uma atitude de equilibrada expectativa. Ao extrapolar para os disturbios respiratorios, o colapso periferico, a sudorese, a perturbacao gastrica, a insonia, o clima de ansiedade torna-se um estado patologico a caminho da somatizacao fisica em graves danos para a vida. O grande desafio contemporaneo para o homem e'o seu auto descobrimento Nao apenas identificacao das suas necessidades, mas, principalmente, da sua realidade emocional, das suas aspiracoes legitimas e reaccoes diante das ocorrencias do quotidiano. Mediante o aprofundamento das descobertas intimas, altera-se a escala de valores e surgem novos significados para a sua luta, que contribuem para a tranquilidade e a autoconfianca. Nao ha', em realidade, seguranca enquanto se transita no corpo fisico. A organizacao mais saudavel durante um periodo, debilita-se em outro, assim como os melhores equipamentos organicos e psiquicos sofrem natural desgaste e consumpcao, dando lugar`as enfermidades e`a morte, que tambem e'fenomeno da vida. A ansiedade trabalha contra a estabilidade do corpo e da emocao. A analise cuidadosa da existencia planetaria e das suas finalidades proporciona a vivencia salutar da oportunidade organica, sem o apego morbido ao corpo nem o medo de perde-lo. Os ideais espiritualistas, o conhecimento da sobrevivencia`a morte fisica, tranquilizam o homem, fazendo que considere a transitoriedade do corpo e a perenidade da vida, da qual ninguem se eximira'. Apegado aos conflitos da competicao humana ou deixando-se vencer pela acomodacao, o homem desvia-se da finalidade essencial da existencia terrena, que se resume na aplicacao do tempo para a aquisicao dos recursos eternos, propiciadores da beleza, da paz, da perfeicao. O pandemonio gerado pelo excesso de tecnologia e de conforto material nas chamadas classes superiores, com absoluta indiferenca pela humanidade dos guetos e favelas, em promiscuidade assustadora, revela a falencia da cultura e da etica estribadas no imediatismo materialista com o seu arrogante desprezo pelo espiritualismo. Certamente, ao fanatismo e proibicao espiritualista de caracter medieval, que ocultava as feridas morais dos homens, sob o disfarce da hipocrisia, o surgimento avassalador da onda de cinismo materialista seria inevitavel. No entanto, o abuso da falsa cultura desnaturada, que pretendeu solucionar os problemas humanos de profundidade como reparava os desajustes das engrenagens das maquinas que construiu, resultou na correria alucinada para lugar nenhum e pela conquista de coisas mortas, incapazes de minimizar a saudade, de preencher a solidao, de acalmar a ansiedade, de evitar a dor, a doenca e a morte... Magnatas, embora triunfantes, proibem que se pronuncie o nome da morte diante deles. Capitaes de monopolios recusam-se a sair`a rua, para evitarem contagio de enfermidades, e alguns impoem, para viver, ambientes assepsiados, tentando driblar ["fintar"] o processo de degeneracao celular. Ases da beleza cercam-se de jovens, receando a velhice, e utilizam- se de estimulantes para preservarem o corpo, aplicando-se massagens, exercicios, cirurgias plasticas, musculacao, e, nao obstante, acompanham a degeneracao fisica e mental, ansiosos, desventurados. Propalando-se que as conquistas morais fazem parte das instituicoes vencidas matrimonio, familia, lar - os apaniguados ["de pao e agua" seguidores de, sectarios] da loucura creem que aplicam, na velha doenca das proibicoes passadas, uma terapeutica ideal. E olvidam-se que o exagero de medicamento utilizado em uma doenca, gera danos maiores do que aqueles que eram sofridos. A sociedade actual sofre a terapia desordenada que usou na enfermidade antiga do homem, que ora se revela mais debilitado do que antes. Sao validas para este momento de ansiedade, de insatisfacao, de tormento, as licoes do Cristo sobre o amor ao proximo, a solidariedade fraternal, a compaixao, ao lado da oracao, geradora de energias optimistas e da fe', propiciadora de equilibrio e paz, para uma vida realmente feliz, que baste ao homem conforme se apresente, sem as disputas conflituantes do passado, nem a acomodacao colectivista do presente. Texto enviado pelo Ogi Mini, Autora Joanna de Angelis, medium Divaldo P. Franco, Edicao de 1990, editado pelo Centro Espirita Caminho da Redencao, Brasil ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO ALBINO, SOBRE O CONCEITO DE CIENCIA (PARTE I) OBS: Como este comentario esta longo, foi dividido em duas partes. Caro Jose Cid Ref. Boletim GEAE-175 Nao e' tao simples quanto se pensa conceituar Ciencia. Qualquer definicao esbarra nas limitacoes da linguagem humana ainda pobre e repleta de expressoes vulgares. Imprecisa, mesmo diante de observadores atentos, descreve palida e nebulosamente fatos historicos, fenomenos, experimentacoes,... Nossos referenciais construidos no conhecimento e nas tradicoes individual e coletiva, sao ainda manipulacoes de ideias quase sempre arquetipicas estratificadas no egoismo que ainda nos domina. Conceituar ... e' estabelecer um marco relativo e fragil, indeterminado quanto ao valor logico verdade, numa tentativa desesperada de expressar a realidade. E' importante recomendar aos mais afoitos: "ANTES DE SE TENTAR EXPLICAR O ESPIRITISMO PELA CIENCIA E' NECESSARIO EXPLICAR A CIENCIA PELO ESPIRITISMO". Erram todos que tentam encontrar na ciencia explicacoes para os fenomenos espiritas. A Ciencia dispoe de escassos meios de comprovacao quando se trata de fenomenos espiritas, que estao alem, muito alem da capacidade perceptiva da intrumentacao rudimentar, nao obstante esforcos do Plano Espiritual para tornar possivel a transcomunicacao, ainda em fase experimental. Por desconsiderar a advertencia acima, alguns se investem de pesquisadores de fenomenos Espiritas e orgulhosamente falando de Ciencia e infelizmente falando de Espiritismo, concluem precipitadamente estar Kardec ultrapassado, ensquecendo-se que isto e' o mesmo que admitir que os Espiritos superiores encontram-se tambem ultrapassados e, o que e' pior, que falharam na missao de despertar a humanidade para sua realidade espiritual. Na verdade, sao irmaos nossos movidos pelo orgulho e vaidade academica que nao encontram coragem para admitir que nao sabem o que e' Ciencia. Investidos de titulos academicos embaracam-se nas proprias teorias que concebem, ignorando o fato de ser a Filosofia do Espirito Cientifico uma filosofia marcada pela heterogeinidade, liberta de qualquer marco limitador. Afirma os ortodoxos da Ciencia, que o cientista e' realista e que e' positivista. Do matematico, que e' racionalista, logico, calculista e que retendo os pensamentos, torna-se Kanteano. Os epistemologos afirmam ser o Fisico racionalista, porque deduz certas experiencias de leis anteriores e abstendo-se dos valores para se limitar aos fatos, torna-se positivista. Mas, apesar da arrogancia cientifica, da ortodoxia que escraviza o raciocinio, a maior parte do pensamento cientifico permanece em estagios de evolucao filosoficamente primitivos. O que e' Ciencia? Nao podemos responder a tal pergunta se nao refletirmos sobre o Conhecimento. O que e' Conhecimento? (cuidado, conceituar e' sempre um risco). Hoje consideram-se quatro tipos de Conhecimento, cada um deles subordinado ao tipo de apropriacao que o homem faz da realidade... NOS NOS APROPRIAMOS DA REALIDADE ... (Pelo menos pensamos que seja assim). Vamos enumerar cada tipo. 1- CONHECIMENTO EMPIRICO: e' o conhecimento que todas as pessoas adquirem na vida contidiana, reunindo experiencias aparentemente casuais, vividas ou transmitidas por alguem e que constitui parte de sua tradicao ou de da tradicao de uma comunidade ou de uma civilizacao. E' obtido por processo de erros e acertos (tentativas), sem observacao metodica nem verificacao sistematica- nao tem carater cientifico segundo os criterios (a meu ver discutiveis) das academias. Felizmente, embora consideremos o empirismo, num nivel muito inferior ao cientifico, o conhecimento vulgar nao deve ser desprezado, pois constitui a base do saber e ja existia muito antes do homem imaginar qualquer sistematizacao para a Ciencia. 2- CONHECIMENTO CIENTIFICO: resulta da investigacao metodica, sistematica da realidade. Ele transcede os fatos e os fenomenos em si mesmos, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem. Constitui o universo material, fisico, naturalmente perceptivel pelos orgaos dos sentidos ou mediante a ajuda de instrumentos de investigacao... A metodologia empregada merece restricoes, a tecnologia, embora a consideremos avancada, e' ainda insuficiente quando se pretende estudar os fenomenos de uma realidade sutil como a espiritual. Precisamos de uma metodologia especifica e apropriada: o Espiritismo nao pode ser tratado por uma Ciencia que entende por materia somente energia condensada ou o que e' paupavel ou detectavel de alguma forma por qualquer sentido biologico. A parafernalia eletronica precisa ainda criar e aprimorar censores mais delicados para que possam traduzir as relacoes fenomenicas interdimensionais em realidade paupavel para os prisioneiros da carne e dos sentidos. 3- CONHECIMENTO FILOSOFICO: tem por origem a capacidade de reflexao do homem e por instrumento exclusivo o raciocinio. Temos aqui mais uma variavel de razoavel complexidade.O raciocinio humano e' ainda dependente de fatores psicologicos e sociais que determinam o comportamento humano. O que o homem nao encontra explicacao atraves do que chama Ciencia, tenta essa explicacao atraves da Filosofia. Filosofando, dizem, ele consegue ultrapassar os limite da Ciencia, delimitada pela necessidade de comprovacao concreta. Mediante a Filosofia se estabelece uma concepcao geral do mundo. Uma Filosofia tanto pode levar a uma falsa concepcao da realidade como a mais pura Ciencia. E' fato que, QUEM NAO FAZ FILOSOFIA JAMAIS FARA CIENCIA! Estou certo que voce ja percebeu onde quero chegar! 4- CONHECIMENTO TEOLOGICO (RELIGIOSO): os estudiosos consideram o conhecimento teologico como produto da fe humana na existencia de uma ou mais entidade divinas- um deus ou muitos deuses ou seres divinizados, mitificados. Geralmente atribuidos a revelacoes do misterio, do oculto, por algo que e' interpretado como mensagem ou manifestacao de alguma divindade. Criam-se tradicoes orais e/ou escritas que atribuem tais revelacoes a alguem que se considera sagrado. Apresenta respostas para questoes que os conhecimentos vulgar, filosofico e cientifico nao conseguem responder satisfatoriamente. A aceitacao, racional ou nao, de tais respostas resulta, necessariamente, da fe que se deposita na existencia de uma divindade. Os quatro niveis de conhecimento estao presentes no Espiritismo. Temos, assim, a base necessaria para uma Ciencia espirita a se destacar entre as Ciencias possiveis no Universo. Ha, sem duvida, profunda sabedoria nas Obras da Codificacao Espirita: os Espiritos Superiores, com seus postulados de luz e de Amor ja transformados em axiomas divinos, depositam na aridez do Espirito humano, a boa semente de uma Ciencia que ha de religar o homem as dimensoes infinitas da verdade. Continuarei oportunamente. Aguardarei, fraternalmente, contra-argumentos ou refutacoes, criticas ao que acabei de expor, solicitacoes, etc. Pretendo continuar, analisando numa proxima oportunidade, o confronto decisivo entre CONHECIMENTO E VERDADE. Um fraterno abraco a todos Albino A. C. de Novaes DA LETICIA, SOBRE A BIOGRAFIA DE BEZERRA DE MENEZES Amigos, Gostaria de saber quantos livros ja foram publicados sobre a vida de Bezerra de Menezes. Se for possivel, por favor me diga tambem os titulos dos livros e seus autores. Alem disso, existe um livro sobre o Dr. Bezerra a respeito dos seus artigos publicados na imprensa? Aguardo ansiosa. Obrigada, Leticia ------------------ Leticia, A biografia que eu considero mais fiel e' a de Francisco Acquarone, entitulado "Bezerra de Menezes - o medico dos pobres" e publicado pela Editora Alianca. Sei que exitem outros, mas este tem a caracteristica especial de ter sido escrito por uma pessoa que nao era ligada ao Movimento Espirita, mas que muito admirava Bezerra de Menezes. Bezerra escreveu durante cinco anos no jornal "O Pais" uma serie de artigos entitulada "Espiritismo - Estudos Filosoficos", que assinou com o pseudonimo de Max. Segundo a biografia de Acquarone estes artigos nao foram publicados em livro. Porem, nao sei dizer se, depois que esta biografia foi escrita estes artigos foram transformados em livro. Um grande abraco, Jose Cid. IV ENESAM - Encontro Nacional Espirita de Saude Mental Ola' companheiros, Meu nome e' Guilherme de Barros e estou fazendo parte de um grupo de trabalhadores que esta' organizando a IV ENESAM - Encontro Nacional Espirita de Saude Mental. Este encontro sera realizado nos dias 01, 02 e 03 de novembro em Belo Horizonte para mais de 500 confrades, na Associaao Medica de Minas Gerais. E esta sendo organizado pela AMEMG - Associacao Medico Espirita de Minas Gerais filiada a AME Brasil - Associacao Medico Espirita do Brasil. Gostaria, antes que voces publicassem neste excelente espaco de divulgacao, de saber algumas coisas: - E' possivel enviar tambem a logomarca do encontro. - Como podemos incrementar a divulgacao como a do Divaldo Pereira Franco em Portugal. - Gostariamos de saber se e' possivel divulgar tambem o programa do evento e outros. - E se voces podem nos ajudar com alguma sugestao. Aguardo ansiosamente sua resposta Sinceramente Guilherme Costa Reis de Barros ------------------ Guilherme, O Encontro ja esta sendo divulgado na Pagina do GEAE na WWW. Agora incluimos o chamado nesta edicao, que foi distribuida para os mais de 500 assinantes do Boletim e para a Bras-net, que reune brasileiros e amigos em todo o mundo. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. 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