# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 05 (188) 96 14 Maio 96 ################################################################### ************************INDICE************************ QUEM FOI JOANNA DE ANGELIS? A ROTINA COMENTARIOS DO JOSE CID, SOBRE A BIOGRAFIA DE JOANNA DE ANGELIS SOBRE A BIOGRAFIA DE LEON DENIS ****************************************************** QUEM FOI JOANNA DE ANGELIS? Texto enviado pelo Ogi Mini, transcrito do Jornal Espirita de Viseu, de Janeiro de 1996, que por sua vez o transcreveu do Semeador. Joanna de Angelis O Espirito Joanna de Angelis, atraves da mediunidade de Divaldo Pereira Franco, tem escrito livros ricos de ensinamentos, verdadeiros tratados de saude mental, com uma terapia baseada no Evangelho de Jesus e na Codificacao Kardequiana. Vale a pena lembrar que as mensagens contidas em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Capitulo IX, item 7: "A Paciencia", Havre-1862 e Capitulo XVIII, itens 13 a 15: "Dar-se-a'`aquele que tem.", Bordeuax (bordeus)-1862, recebidas de Um Espirito Amigo, sao de sua autoria. Joanna de Angelis, em outras reencarnacoes, foi: Joana de Cuza, uma das piedosas mulheres do Evangelho. Era esposa de Cuza, procurador de Herodes, o Tetrarca, (governador de uma tetrarquia, cada uma das partes de um estado ou provincia dividida em quatro governos). Joana foi curada por Jesus (Lucas VIII; 2 e 3), com Maria Madalena, Suzana e muitas outras mulheres, as quais lhe prestava assistencia com os seus bens. Em Lucas 24: 10 e'mencionada entre as mulheres que, na manha de Pascoa, tendo ido ao sepulcro de Jesus, o encontraram vazio. Em Roma, no ano de 68, 27 de Agosto, por nao renunciar`a fe' em Jesus, e' sacrificada numa fogueira, no Coliseu. Desencarnou perdoando seus carrascos. Joanna, certamente, viver no tempo de Francisco de Assis (1182- 1226),talvez numa das ordens fundadas por Clara de Assis (1193- 1252), fundadora da Ordem das Clarissas. O Martirologico Romana comemora-a em 14 de Maio. No Mexico, foi Juana de Asbajey Ramires de Santillana. Nasceu em 1651 em San Miguel Neplanta, filha de D. Manuel Asbaje, espanhol, e de Isabel Ramirez de Santillana, indigena. Foi uma crianca precoce. Comecou a fazer versos aos cinco anos. Aos doze aprendeu latim em vinte aulas e portugues sozinha, falava a lingua indigena nauatle, dos nauas, geralmente chamados de astecas. Na Corte, o vice-rei de Espanha, o Marques de Mancera, querendo criar uma corte brilhante, na tradicao europeia, convidou a menina- -prodigio de treze anos para dama de companhia de sua mulher. Encantou a todos com sua beleza, inteligencia e graciosidades, seus poemas de amor sao citados ate'hoje e suas pecas representadas em programas de radio e televisao. Mas sua sede de saber era maior que a ilusao de prosseguir brilhando na Corte. Aos dezasseis anos ingressa no Convento das Carmelitas Descalcas e depois foi para a Ordem de Sao Geronimo da Conceicao, tomando o nome de Soror Juana Ines de la Cruz, ficando conhecida pelos seus habitos de estudo como Monja da Biblioteca. Em 1690 dizia da necessidade do conhecimento geral para melhor entender e servir a Deus, defendendo o direito da mulher de se dedicar`as actividades intelectuais. Tal documento e' considerado a "Carta Magna" da liberdade intelectual da mulher americana. Mulher de letras e de ciencias, ela foi a porta-voz das escravatizadas do seu tempo. E citada num artigo da Revista Seleccoes do Reader's Digest, de Julho de 1972. "Soror Juana Ines de la Cruz: A primeira feminista do Novo Mundo." Dizia que e'pela compreensao que o homem e'superior aos animais. Trabalhando na cozinha do Convento, descobre muitos segredos naturais, e conclui que "Se Aristoteles tivesse cozinhado, muito mais teria escrito". Como se ve, trata-se de um vulto muito importante para o Mexico e para a Humanidade, tanto assim que a cedula de 1000 pesos tem a sua efigie. Em 1695 houve uma epidemia de peste na regiao. Juana, socorrendo os doentes, desencarna de peste aos 44 anos. Na Bahia, foi Soror Joana Angelica, religiosa da Ordem das Refornadas de Nossa Senhora da Conceicao e Heroina da Independencia do Brasil. Joana Angelica de Jesus nasceu em Salvador, na Bahia, a 11 de Dezembro de 1761. Entrou para o noviciado no Convento de Nossa Senhora da Lapa em 1782, pronunciando os votos um ano depois. Entre 1798 e 1801 exerceu diversos cargos burocraticos na comunidade, assumindo as funcoes de vigaria. Conduzida ao posto de conselheira em 1809, retornou ao vicariato em 1811. Eleita abadessa, em 1814, esteve`a frente do convento ate'1817, sendo reeleita tres anos depois. Em 7 de Setembro de 1822, no Ipiranga, S. Paulo, D. Pedro I proclamou a independencia do Brasil, separando-o de Portugal. Porem, na Bahia, as tropas portuguesas comandadas pelo Brigadeiro Inacio Luis Madeira de Mala (1775-1833), resistiram tenazmente`as forcas mandadas por D. Pedro I. Somente em 2 de Julho de 1823 Madeira de Malo abandonou a Bahia, embarcando para Portugal com suas tropas. As tropas brasileiras eram comandadas pelo militar frances Pierre Labatut (1768-1849), e o tenente Luis Alves de Lima e Silva, futuro duque de Caxias. Vale lembrar que Maria Quiteria de Jesus Medeiros, a primeira mulher-soldado, sagra-se heroina, sendo condecorada por D. Pedro I. Durante as lutas pela independencia, em 19 de Fevereiro de 1823, os soldados portugueses invadiram o convento de Nossa Senhora da Lapa. Soror Joana Angelica sai `a porta do Convento, intimando-os com a cruz alcada, a nao profanarem o abrigo de suas protegidas. Resistiu valentemente, sendo atacada a golpes de baioneta. Com o seu martirio deu tempo`as internas de escaparem, refugiando- se no Convento da Soledade. Soror Joana Angelica recebeu socorros, vivendo, porem, poucas horas, desencarnando no dia seguinte, 20 de Fevereiro. Tombando numa luta pelos ideais de liberdade, Soror Joana Angelica tornou-se martir da Independencia do Brasil. Como Joanna de Angelis prossegue no mundo espiritual como verdadeira Amiga e Benfeitora, como um Espirito Amigo, das mensagens do "Evangelho Segundo o Espiritismo", orientando as criaturas atraves dos seculos, em diversas existencias para Jesus e para o Bem. --- Bibliografia: 1) A Veneranda Joanna de Angelis - Divaldo Pereira Franco (mediunico) 2) Seleccoes do Reader's Digest, Julho de 1972 3) Deustshland - Dezembro de 1993 n. 3 A ROTINA A natural transformacao social. decorrente dos efeitos da ciencia aliada`a tecnologia a partir do seculo XIX, impos que o individualismo competitivo pos renascentista, cedesse lugar ao colectivismo industrial e comunitario da actualidade A cisao decorrente do pensamento cartesiano, na dicotomia do corpo e da alma, ensejou uma radical mudanca nos habitos da sociedade, dando surgimento a uma serie de conflitos que irrompem na personalidade humana e conduzem a alienacoes perturbadoras. Antes, os tabus e as supersticoes geravam comportamentos extravagantes, e a falsa moral mascarava os erros que se tornavam factores de desagregacao da personalidade, a servico da hipocrisia refinada. A mudanca de habitos, no entanto, se liberou o homem de algumas fobias e mecanismos de evasao perniciosos, impos outros padroes comportamentais de massificacao, nos quais surgem novos idolos e mitos devoradores, que respondem por equivalentes fenomenos de desequilibrio. Houve troca de conduta, mas nao de renovacao saudavel na forma de encarar-se a vida e de vive-la. De um lado, a ciencia em constante progresso, nao se fazendo acompanhar por um correspondente desenvolvimento etico-espiritual, candidata-se a conduzir o homem ao niilismo, ao conceito de aniquilamento. Noutro sentido, o contubernio [coabitacao, convivio,..] subjacente, apresenta um elenco exasperador de areas conflituantes nas guerras e ameacas de guerras que se sucedem, nas variacoes da economia, nos volumosos bolsoes de miseria de varia ordem, empurrando o homem para a ansiedade, a inseguranca, a suspeicao contumaz [teimosa], a violencia. A fim de fugir`a luta desigual - o homem contra a maquina - os mecanismos responsaveis pela seguranca emocional levam o individuo que nao se encoraja ao competitivismo doentio, `a acomodacao, igualmente enferma, como forma de sobrevivencia no baratro [voragem, abismo] em que se encontra, receando ser vencido, esmagado ou consumido pela massa crescente ou pelo desespero avassalador. Estabelece algumas poucas metas, que conquista com relativa facilidade, passando a uma existencia rotineira e neurotizante, que culmina por matar-lhe o entusiasmo de viver, os estimulos para enfrentar desafios novos. Rotina e'como ferrugem na engrenagem de preciosa maquinaria, que a corroi e arrebenta. Disfarcada como seguranca, emperra o carro do progresso social e automatiza a mente, que cede o campo do raciocinio ao mesmismo cansador, deprimente. O homem repete a accao de ontem com igual intensidade hoje; trabalha no mesmo labor e recompoe identicos passos; mantem as mesmas desinteressantes conversacoes; retorna ao lar ou busca os repetidos espairecimentos: bar, clube, televisao, jornal, sexo, com frenetico receio da solidao, ate' alcancar a aposentadoria... Nesse interim, realiza ferias programadas, visita lugares que o desagradam, porem reune-se a outros grupos igualmente tediosos e, quando chega ao denominado periodo do gozo-repouso, deixa-se arrastar pela inutilidade agradavel, vitimado por problemas cardiacos, que resultam das pressoes largamente sustentadas ou por neuroses que a monotonia engendra. O homem e' um mamifero biossocial, construido para experiencias e iniciativas constantes, renovadoras. A sua vida e' resultado de bilhoes [mil milhoes] de anos de transformacoes celulares, sob o comando do Espirito, que elaborou equipamentos organicos e psiquicos para as respostas evolutivas que a futura perfeicao lhe exige. O trabalho constitui-lhe estimulo aos valores que lhe dormem latentes, aguardando despertamento, ampliacao, desdobramento. Deixando que esse potencial permaneca inactivo por indolencia ou rotina, a frustracao emocional entorpece os sentimentos do ser ou leva-o `a violencia, ao crime, como processo de libertacao da masmorra que ele mesmo construiu, nela encarcerando-se. Subitamente, qual correnteza contida que arrebenta a barragem, rompe os limites do habitual e da'vazao aos conflitos, aos instintos agressivos, tombando em processos alucinados de desequilibrios e choque. Nesse sentido, os suportes morais e espirituais contribuem para a mudanca da rotina, abrindo espacos mentais e emocionais para o idealismo do amor ao proximo, da solidariedade, dos servicos de enobrecimento humano. O homem se deve renovar incessantemente, alterando para melhor os habitos e actividades, motivando-se para o aprimoramento intimo, com consequente movimentacao das forcas que fomentam o progresso pessoal e comunitario, a beneficio da sociedade em geral. Face a esse esforco e empenho, o homem interior sobrepoe-se ao exterior, social, trabalhado pelos atavismos das repressoes e castracoes, propondo conceitos mais dignos de convivencia humana, em consonancia com as ambicoes espirituais que lhe passam a comandar as disposicoes intimas. O excesso de tecnologia que aparentemente resolveria os problemas humanos, engendrou novos dramas e conflitos comportamentais, na rotina degradante, que necessitam ser reexaminados para posterior correccao O individualismo, que deu enfase ao enganoso conceito do homem de ferro e da mulher boneca, objecto de luxo e de inutilidade, cedeu lugar ao colectivismo consumista, sem identidade, em que os valores obedecem a novos padroes de critica e de aceitacao para os triunfos imediatos sob os altos precos da destruicao do individuo como pessoa racional e livre. A liberdade custa um alto preco e deve ser conquistada na grande luta que se trava no quotidiano. Liberdade de ser e actuar, de ter respeitados os seus valores e opcoes de discernir e aplicar, considerando, naturalmente, os codigos eticos e sociais, sem a submissao acomodada e indiferente aos padroes de conveniencia dos grupos dominantes. A escala de interesses, apequenando o homem, brinda-o com premios que foram estabelecidos pelo sistema desumano, sem participacao do individuo como celula viva e pensante do conjunto geral. Como profilaxia e terapeutica eficaz, existem os desafios propostos por Jesus, que sao de grande utilidade, induzindo a criatura a dar passos mais largos e audaciosos do que aqueles que levam na direccao dos breves objectivos da existencia apenas material. A desenvoltura das propostas evangelicas facilita a ruptura da rotina, dando saudavel dinamica para uma vida integral em favor do homem-espirito eterno e nao apenas da maquina humana pensante a caminho do tumulo, da dissolucao, do esquecimento. Texto enviado pelo Ogi Mini, Autora Joanna de Angelis, medium Divaldo P. Franco, Edicao de 1990, editado pelo Centro Espirita Caminho da Redencao, Brasil ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO JOSE CID, SOBRE A BIOGRAFIA DE JOANNA DE ANGELIS Na minha opiniao nao importa se alguem que nos traz belos textos, como os de Joanna de Angelis, foi alguem de importancia historica. Como Jesus recomendava, reconhece-se uma arvore pelos frutos... Muitas vezes as pessoas se deixam seduzir por titulos de nobreza, e nao avaliam o conteudo da obra. Mas achei muito interessante ler sobre as diversas encarnacoes de nossa amiga, agora na espiritualidade. Um grande abraco, Jose Cid. SOBRE A BIOGRAFIA DE LEON DENIS Saudacoes Prezados amigos, estou precisando a biografia de Leon Denis. Caso voces tenham a disposicao, gentileza enviar-me via e-mail. Grato Muita Paz vlmathia@originet.com.br ---------------- OBS: Nosso amigo nao assinou a carta, portanto nao consegui saber seu nome... .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! 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