# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 04 (186) 96 30 Abril 96 ################################################################### ************************INDICE************************ HOMENS - APARENCIA COMENTARIOS AINDA SOBRE RAMATIS DO PAULO, SOBRE BATISMO DO EDISSON, SOBRE BATISMO DO ANTONIO CARLOS, SOBRE LEI DE CAUSA E EFEITO ****************************************************** HOMENS - APARENCIA A falta de uma consciencia idealista, na qual predomina o bem geral sem os impulsos egoistas que trabalham em favor do imediatismo, torna dificil a realizacao da liberdade. Para logra-la ate'`a plenitude, faz-se mister um seguro conhecimento interior do homem, das suas aspicoes e metas, bem como os instrumentos de trabalho com os quais pretende movimentar-se. Ignorando as reaccoes pessoais sempre imprevisiveis, facil- mente ele tomba nas ciladas da violencia ou entrega-se `a depressao, quando surgem dificuldades e as respostas ao seu esforco nao correspondem ao anelado. Incapaz de controlar-se, mantendo uma atitude criativa e optimista, mesmo em face dos dissabores, a liberdade se lhe transforma em uma conquista vazia, cuja finalidade e' permi- tir-lhe extravasar os impulsos primitivos e as paixoes agressivas, em atentado cruel contra aquilo que pretende: o anseio de ser livre. O homem livre, sonha e trabalha, confia e persevera, semeando, em tempo proprio, a feliz colheita por vindoura. Nao se pode conseguir de um para outro momento a liberdade, nem a herdar das geracoes passadas. Cada individuo a conquis- ta lentamente, acumulando experiencias que amadurecem o discernimento e a razao de que se utiliza no momento de vivencia-la. Ela comeca na escolha de si proprio, conforme o enunciado cristao do "amar ao proximo como a si mesmo" se ama, porquan- to, nao existindo este sentimento pessoal de respeito `a propria individualidade, que propoe os limites dos direitos na medida dos deveres executados, nao se pode esperar consi- deracao aos valores alheios, com a consequente liberdade dos outros individuos. Esse amor a si mesmo ergue o homem aos patamares superiores da vida que a sua consciencia idealista descortina e o seu esforco produz. Meta a meta, ele ascende, fazendo opcoes mais audaciosas no campo do belo, do util, do humano, deixando pegadas indicadoras para os indecisos da rectaguarda. Sua personalidade se ilumina de esperanca e a sua conduta se permeia de paz. Lentamente, sao retiradas as aparencias do conveniente social, do agradavel estatuido, do conforme desejado, para que a legitima identidade apareca e o homem se torne o que realmente e'. E' claro que nos referimos`as expressoes de engrandecimento, que, normalmente, permanecem enclausuradas no intimo sem oportunidade de exteriorizar-se, soterradas,`as vezes, sob sucessivas camadas de medo, de indiferenca, de acomodacao. Muitos homens temem ser conhecidos nos seus sentimentos eticos, nos seu esforcos de saudavel idealismo, tachados, esses valores, pelos pigmeus morais, encarcerados no exclusi- vismo das suas paixoes, como sentimentalismos, pieguices, fraquezas de caracter Confundem coragem com impulsividade e forca com expressoes do poder, da dominacao. Porque vivem sem liberdade, desdenham os homens livres. Na consciencia profunda esta'insita a verdadeira liberdade, que deve ser buscada mediante o mergulho no amago do ser e a reflexao demorada, propiciadora do auto conhecimento Em realidade o homem e'livre e nasceu para preservar este estado. Nao tem limites a conquista da liberdade, porquanto ele pode, embora nao deva, optar por preservar ou nao o corpo, atraves do suicidio espectacular ou escamoteado, na recusa consciente ou nao de continuar a viver. Nao se decidindo, porem, em preservar esse atributo, susten- tando ou melhorando as estruturas psicologicas, sofre os efeitos do relacionamento social pressionador, e tomba nos meandros da turbulencia dos dias que vive. Esvaziados de objectivos elevados, os movimentos dos grupos sociais como dos individuos proporcionam a anarquia, que se mascara de liberdade, destacando-se a violencia de um lado e o conformismo de outro, sem um relacionamento saudavel entre as criaturas. Dissimulam-se os sentimentos para se apresenta- rem bem, conforme o figurino vigente, detestando-se frater- nalmente e vivendo a competicao frenetica e desgastante para cada qual alcancar a supremacia no grupo, agradando o ego atormentado. Apesar de acumularem haveres pregando o existencialismo com- portamental, esses vitoriosos permanecem vazios, sem ideal, sem consciencia etica, mumificados nas ambicoes e presos aos desejos que nunca satisfazem. Desencadeia-se um disturbio no conjunto social, que afecta o homem, por sua vez perturbando mais o grupo, em circulo vicioso, no qual a causa, gerando efeitos, estes se tornam novas causas de tribulacao. Reverter o sistema injusto e desgastante, no qual se mede e valoriza o homem pelo que tem, e nao pelo que e', em razao do que pode, nao do que faz, e'o compromisso de todo aquele que e'livre. A desordenada preocupacao por adquirir a qualquer preco, equipamentos, veiculos, objectos da propaganda alucinada; a ansiedade para ser bem-visto e acatado no meio social; o tormento para vestir-se de acordo com a moda exigente; a inquietacao para estar bem informado sobre os temas sem profundidade de cada momento transformam o equilibrio emocional da criatura, arrojando-a aos abismos da perda de identidade,`a desestruturacao pessoal,`a confusao de valores. Homens aparencia, tornam-se quase todos. Calmos ou nao, fortes ou fracos, ricos ou pobres enxameiam num contexto confuso, sem liberdade, no entanto, em regime politico e social de liberdade, atulhados de ferramentas de trabalho como de lazer, desmotivados e automatistas, sem rumo. Prosse- guem, avancando - ou caminhando em circulo? desnorteados na grande horizontal das conquistas de fora, temendo a vertica- lidade da interiorizacao realmente libertadora. Texto enviado pelo Ogi Mini, Autora Joanna de Angelis, medium Divaldo P. Franco, Edicao de 1990, editado pelo Centro Espirita Caminho da Redencao, Brasil ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO PAULO, SOBRE RAMATIS Caro Jose Cid, um grande abraco. Quanto ao assunto Ramatis levantado no referido boletim, recomendaria a reproducao num proximo boletim do trecho do livro do Dr. Ary Lex, que trata do assunto com propriedade. Li ha muito tempo uma obra de Ramatis, sendo que na epoca iniciava-me no Espiritismo. Recentemente, por fazer parte do Departamento de Doutrina do centro no qual colaboramos, muitas vezes somos perguntados a respeito e nossa posicao coincide com a do Dr. Ary Lex. Os livros podem ate conter algo de bom e correto, mas contem muita coisa controvertida. No caso de classifica-lo em uma biblioteca constaria como espiritualista e nao espirita. Fraternalmente. Paulo DO PAULO, SOBRE BATISMO Caro Jose Cid, um grande abraco. Opiniao e comentarios sobre Batismo, dialogo entre Karla e Jose Cid: 1-Respeitosamente, em primeiro lugar nossa irma Karla afirma-se espirita desde o nascimento ( ? ), porem frequenta um templo Budista e tem duvidas sobre batizar o filho na Igreja Catolica. Alem disso, suas duvidas sao bem basicas, basta ler a Codificacao Espirita ( Allan Kardec ). 2-A colocacao do Jose Cid sobre nao ver problema algum em que uma crianca seja batizada na Igreja Catolica lembra-me a seguinte estoria ... "Em uma pequena cidade do interior existiam apenas duas farmacias, cujos farmaceuticos apregoavam que cada um tinha o melhor remedio de manipulacao, otimo para todos os males. E travavam uma pequena batalha de propaganda sobre os beneficios de seus remedios. Em um determinado dia, o filho de um dos farmaceuticos adoece e este se desespera, e a primeira coisa que faz e buscar o remedio do outro famaceutico". -------------------------------------------- Ora, se somos espiritas e estudamos as obras espiritas, se interpretamos os ensinamentos do Cristo a luz do Espiritismo, se frequentamos um centro espirita, se procuramos vivenciar o Evangelho de Jesus em espirito e verdade, nao e logico frequentarmos outras religioes nem procurar rituais que a Doutrina dos Espiritos nao adota por explicar claramente serem desnecessarios. -------------------------------------------- Nota : uma boa referencia para leitura e o opusculo O Batismo, de Cairbar Schutel. -------------------------------------------- O respeito e a convivencia fraterna com outras religioes nao podem ser confundidos com a adocao de filosofias, praticas e rituais dessas religioes. O Livro Conduta Espirita, do amigo espiritual Andre Luiz, psicogafria de Waldo Vieira tambem aborda bem sobre a conduta perante a doutrina, etc. Esperando ter humildemente contribuido para algo de bom, rogo a Jesus nos abencoe e nos ilumine. Fraternalmente. Paulo DO EDISSON, SOBRE BATISMO Complementando a resposta de Jose Cid a Karla (GEAE no.178), gostaria apenas de acrescentar pequeno comentario sobre o assunto. Acho que nao e' preciso encontrar uma fonte especifica da doutrina espirita sobre o batismo, ja que em sua essencia ela nos fornece a resposta. Tanto o casamento religioso quanto o batismo sao criacoes eclesiasticas para realizar um culto externo que nao tem relacao direta com a area emocional, e no Espiritismo o que se valoriza eh a eleicao dos sentimentos verdadeiros sem a necessidade de rituais. Isso vale para todos os campos afins. Pessoalmente, acho que a escolha de padrinhos e madrinhas ira'se dar de forma natural de acordo com a vivencia da crianca (espirito reencarnante) e ela por si mesma elegerah os padrinhos reais de sua predilecao pela lei universal de afinidade. Quantas vezes jah vimos padrinhos e madrinhas de batismo completamente "distantes" de seus afilhados ? Obviamente, nao ha problema algum em se batizar uma crianca na Igreja Catolica, mas so' vejo sentido nisso se pelo menos um dos pais abraca essa corrente religiosa. Francamente, nao eh compreensivel nem sensato batizar uma crianca na igreja catolica, se nenhum dos pais pertence ao Catolicismo. Por outro lado, acho que nao e'correto que ambos os pais sendo verdadeiramente espiritas batizem os filhos na Igreja Catolica alegando que o Catolicismo eh a religiao predominante do Brasil. De qualquer modo, o que manda e'a consciencia de cada um. O fato e' que batizar ou nao e' uma questao menor para a doutrina espirita, que prega que o essencial e'a transformacao moral da humanidade atraves da conscientizacao e reforma interior individual; e isso certamente nao exige que precisemos ser batizados. Saudacoes fraternas, Edisson DO ANTONIO CARLOS, SOBRE LEI DE CAUSA E EFEITO Caro Jose Cid Tenho observado nesses comentarios que tem circulado pela rede do GEAE, uma avalanche de questoes jogadas a esmo sobre varias estruturas basicas do Espiritismo, tais como lei do carma. Sobre este respeito gostaria de tentar um esclarecimento, transcrevendo um trecho do livro Espirito e Materia de Jose Lacerda de Azevedo - Ed. Palotti. RS "Karma e' a lei da Acao pela qual a obra criada por Deus emana de Sua natureza. No principio havia apenas o Absoluto, o Imanifestado em toda Sua plenitude potencial. Quando Ele comecou a criar, projetou de Sua propria natureza divina tudo quanto existe; por essa razao, somos filhos de Deus na mais pura acepcao do termo. Portanto, Deus esta presente em nos e isso se chama imanencia Pela Sua infinitude, porem, Deus transcende a obra criada. "Vo's sois deuses" - disse Jesus. O Karma e' a grande Lei que preside a Criacao. Ela rege a absoluta harmonia do Cosmos, nos seus mais infimos detalhes. Se houver desarmonia em qualquer recanto do Espaco, essa grande Lei sofre a interferencia de uma outra - secundaria, mas independente: a Lei da Reacao, que obriga tudo a voltar a seu lugar, em imenso processo de reajuste harmonico. Conjugadas, essas duas leis cosmicas constituem o "Principio da Evolucao", que pode ser comparado ao eterno "vir-a- ser", de Heraclito. Este Principio rege as manifestacoes do Imanifestado, sua permanencia no continuum Espaco - Tempo e seu glorioso retorno ao Criador. Essa a sintese de todos os fenomenos do Cosmos. Quando o Homem se desvia da lei da Harmonia Cosmica, torna-se satanico; por seu antagonismo a Lei da Harmonia, deflagra o caos em si proprio e ao seu redor. A Lei da Reacao obriga-o, entao, a restabelecer incondicionalmente a harmonia, na mesma ordem de grandeza da perturbacao. A reordenacao fatalmente se fara, nao so no interior do individuo como tambem na porcao de espaco que ele desorganizou, ai incluidos todos os seres que tenham sido arrastados pelo caos. Todos os seres estao sujeitos a esse grande processo de reajuste carmico. O somatorio dos reajustes, pequenos ou avultados, confere ao ser em evolucao a experiencia e os conhecimentos que o levarao da ignorancia a sabedoria, da treva a Luz. ..." O que o autor quer inferir e' que o ser humano, sendo criado para a harmonia do amor universal, para ela deve seguir, pois esta representa o verdadeiro sentido da Criacao. E' como crescer, como atingir uma profissao, verdadeiro sentido de se ter estudado, ou ainda a nossa chegada no destino, verdadeira razao de termos saido de onde estavamos. Se eu me desviar, serei 'punido', sofrendo a consequencia do atraso, de um modo puro e simples. A Lei Universal foi criada nao apenas para atender os habitantes da Terra (um grao de areia na imensa praia sideral), mas para beneficiar todos os seres da Criacao, i.e., aqui e acola'. A punicao 'imposta' por Deus, deve ser vista apenas como uma correcao de rota, o sofrimento que lamentamos, e' apenas uma quantificacao do nosso desvio, e tambem nao deve ser visto como pagamento de dividas carmicas. Temos que colocar em nossas mentes, que nao devemos influir para a desarmonia cosmica, um milimetro se quer que avancemos na direcao errada, deveremos voltar. A maxima ja' antiga, mas ainda va'lida e': A minha liberdade termina onde comeca a liberdade do outro. A harmonia nao se da apenas de ser para ser, mas tambem para com as coisas da Criacao. O Espiritismo ao inves de ser catalogado como a doutrina das relacoes do mundo fisico e o espiritual, deve ser entendido como o movimento espiritualista que abrange a eterna descoberta do ser humano imortal com as coisas da Criacao, e como consequencia, com o Criador. Inclusive, cada movimento dentro do Espiritismo global (desde o Espiritismo de Kardec ao candomble) serve na sua essencia mais pura ao adiantamento do ser humano, mantidas as devidas diferencas do grau de aculturamento das pessoas. Eu nao posso falar de calculo infinitesimal na escola primaria, eu nao posso falar de Direitos Internacionais para uma triba indigena selvagem, nao e' certo? Assim tambem eu nao posso afirmar que Ramatis e' apenas simpatico ao Espiritismo, mas na verdade apresenta caracteristicas Umbandista. Ramatis representa a porcao do conhecimento milenar oriental. Jesus como ocidental, nao poderia descrever uma verdade unica referenciada apenas `aquela do povo judeu. Aqueles, trouxe os ensinamentos de paz e amor, que suavizassem o coracao intempestuoso, o olhar ganancioso dos vendilhoes do templo, mas tambem deixou para os mais evoluidos, muito dos conhecimentos ja' adquiridos pelos orientais. Assim, o ecletismo dos espiritas deve ser entendido como uma evolucao dos seus espiritos. Como tenho debatido e dito para alguns colegas: muito mais importante do que a briga pela manutencao da Instituicao, e' a manutencao da ideia. Bem, o assunto nao tem fim. Saudacoes Alima -------------------- Oi Antonio. O autor do trecho que voce transcreveu professa, visivelmente, uma doutrina orientalista. Os termos usados nao sao os mesmos termos usados por Kardec. Por exemplo, o significado de karma para as doutrinas orientais e' ligeiramente diferente do significado que Kardec deu para a lei de causa e efeito. A "punicao", por exemplo, nao e' imposta por Deus, mas consequencia de um erro. Muitas vezes cabe ao proprio espirito escolher o caminho da recuperacao. Nao basta reconhecer o erro, e' necessario reparar as consequencias. O termo Espiritismo foi introduzido por Kardec para dar nome a Doutrina que tinha codificado. Candomble, Ubanda, etc sao Doutrinas Espiritualistas, mas nao sao faccoes do Espiritismo. Existem, porem, varios Centros chamados de transicao, onde a origem em uma das religioes afro-brasileiras e' visivel, apesar do estudo da Doutrina Espirita. A medida que as os frequentadores destas casas se aprofundam no conhecimento do Espiritismo os simbolos sao retirados, se acendem as luzes, a musica cessa, etc. Voce tem toda razao em diversos pontos: primeiro, Ramatis representa o conhecimento milenar oriental; segundo, e' fundamental manter-se a pureza da ideia; terceiro, o assunto nao tem fim... Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A E Responsavel pela WWW: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt E G Responsavel pela FAQ do GEAE: Carlos Iglesia Bernardo G E E-mail: caiglesia@ax.apc.org E AEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaEA