# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 04 (185) 96 23 Abril 96 ################################################################### ************************INDICE************************ O CARATER CIENTIFICO DO ESPIRITISMO - VI (FIM) ****************************************************** O CARATER CIENTIFICO DO ESPIRITISMO - VI (FIM) Caros colegas do GEAE Em continuacao ao prometido estudo sobre o carater cientifico do Espiritismo, do qual ja' apresentei uma introducao geral e uma visao geral das concepcoes classica (e falha) de ciencia, das concepcoes modernas de ciencia e do carater cientifico do Espiritismo, baseando-me nos trabalhos do filosofo Silvio Chibeni, do Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, trabalhos esses disponiveis no sitio WWW do Grupo Espirita da UNICAMP - GESU no sitio WWW http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/articles/episana.html apresento a seguir os argumentos do filosofo Silvio Chibeni, extraidos do trabalho "Ciencia Espirita", acerca do carater anti- cientifico das linhas de pesquisa alternativas do espirito, argumentos esses que me convenceram em definitivo de que a Teoria Espirita e' o melhor caminho para a pesquisa cientifica do espirito e de seus fenomenos associados, e em seguida apresento o texto Perspectivas da Ciencia Espirita, em que Chibeni condensa o programa de pesquisa cientifica do Espiritismo, conforme as obras de Kardec. Diz-nos Chibeni: ========== "Na Secao precedente iniciamos a enumeracao dos metodos e procedimentos anti-cientificos que caracterizam as linhas de pesquisa alternativas do espirito, indicando que a natureza de seu objeto de estudo e tal que o recurso a aparelhos e a metodos quantitativos em geral e dispensavel e mesmo arrriscado, pelos enganos a que pode levar. Isto vale pelo menos quanto ao estabelecimento dos principios fundamentais da ciencia do espirito, concebendo-se que em um futuro distante o detalhamento de alguns pontos mais tecnicos, como por exemplo os relativos as leis dos fluidos, possa requerer uma integracao mais estreita com a fisica e a quimica mais refinadas de entao." ========== Conforme minhas conversas com alguns fisicos e quimicos daqui da UNICAMP, ainda estao por surgir teorias das suas respectivas areas que possam explicar os fenomenos espiritas sob os pontos de vista da Fisica e da Quimica. Isto nao impede que se facam hipoteses e se realizem observacoes sobre essas hipoteses, reconhecidas as especificidades da natureza espirita dos fenomenos sob estudo. Esclarecendo: a Fisica e a Quimica nao sabem nada sobre os fenomenos espiritas pelo simples fato de que nao os estudam. A ciencia que os estuda e' o Espiritismo. Assim sendo, e' necessario que os fisicos e quimicos estudem primeiro a Teoria Espirita para comecarem a especular sobre os aspectos fisicos e quimicos dos fenomenos espiritas, tal como se faz em qualquer estudo multidisciplinar como por exemplo em fisico-quimica e em bio- fisica. Continuando com a citacao de Chibeni: ========== "Prosseguiremos agora nossa enumeracao, comecando por um topico ligado ao que expusemos no final da Secao precedente. Referimo-nos `a abrangencia do Espiritismo. O escopo dessa ciencia e' incomparavelmente mais amplo do que o de todas as teorias alternativas. Uma inspecao destas ultimas mostra que consideram apenas uns poucos fenomenos isolados, sem levar em consideracao uma multidao de outros, igualmente relevantes. Esse desprezo de fatos importantes resulta essencialmente de duas fontes: 1) preconceitos e interesses diversos; e 2) falta de um corpo teorico que norteie a pesquisa experimental. Quanto ao primeiro fator, nao ha' o que comentar. Quanto ao segundo, notemos que esta intimamente ligado `a falsa concepcao de ciencia adotada, "que imagina ser possivel se fazer ciencia sem teoria"." ========= Por causa da falsa concepcao de ciencia do positivismo, que leva a falsos caminhos, foi que essas pseudo-ciencias nao chagaram a lugar nenhum. Voltando `a citacao de Chibeni: ========== "Outra deficiencia seria que apresentam esses sistemas nao- espiritas e' que mesmo para os grupos reduzidos de fenomenos que levam em conta, as explicacoes oferecidas pecam pela falta de unidade e organicidade, recorrendo a leis e principios desconectados. Alem disso, tais explicacoes em geral falham em satisfazer um outro requisito fundamental de uma genuina explicacao cientifica: a simplicidade. As explicacoes sao em geral ainda mais inexplicaveis que os fatos que se propoem a explicar. Encontramos ainda explicacoes puramente verbais, ou seja, que nao apresentam qualquer conteudo, limitando-se ao uso de termos tecnicos, buscados nas diversas ciencias ou criados a esmo, procurando-se com isso conferir ares cientificos `a suposta explicacao. Muitas pessoas nao familarizadas com a ciencia deixam- se fascinar por tais artificios, nao percebendo que qualquer explicacao satisfatoria deve caracterizar-se pela clareza e inteligibilidade (como nos da' magnifico exemplo o Espiritismo) e que o recurso `a linguagem tecnica so' e' legitimo dentro do contexto teorico que lhe e' proprio. Outro tipo frequente de deficiencia que notamos nos sistemas que pretendem competir com o Espiritismo refere-se ao recurso a conceitos e teorias cientificas obsoletos, ou o uso nao- profissional das teorias contemporaneas. As ciencias, principalmente a Fisica e a Quimica, passaram por transformacoes radicais em nosso seculo; as teorias atuais envolvem conceitos extremamente abstratos, distantes da intuicao do senso comum, alem de tecnicas matematicas de grande complexidade. Em seus aspectos essenciais, essas teorias nao sao acessiveis ao leigo, que, quando instruido, em geral ainda tem para si a imagem do mundo fornecida pelas teorias do seculo passado. Os muitos livros de popularizacao da ciencia via de regra nao resolvem esse problema; mesmo quando sao escritos por profissinais (o que e' raro), inevitavelmente tem de recorrer a simplificacoes drasticas, que resultam em distorcoes serias na imagem que oferecem das teorias expostas. Como resultado, a virtual totalidade das pessoas que tem se aventurado a estabelecer vinculos diretos entre os fenomenos espiritas e as teorias da Fisica cai, ou no recurso a teorias superadas, ou em confusoes que mostram-se ridiculas aos olhos dos cientistas com formacao profissional. Essas pessoas acabam pois involuntariamente prestando um desservico a causa da investigacao cientifica do espirito." ========== Infelizmente muitas pessoas incorrem, embora cheias de boas- intencoes, nesse desservico `a causa da investigacao cientifica do espirito. Acham-se autorizadas a falar sobre Fisica, especialmente, sem serem legitimos representantes dessa respeitavel ciencia, incorrendo entao em graves erros que so' atraem o descredito para o Espiritismo por parte dos reais entendidos em Fisica. Voltando `a citacao de Chibeni: ========== Mais um fator importante que entrava as linhas de pesquisa nao- espiritas e' o sistematico desprezo pelas contribuicoes anteriormente efetuadas por outros pesquisadores. Cada um quer comecar tudo de novo, e criar seu proprio sistema. Se a duvida equilibrada representa prudencia, quando se torna irrestrita e irrefletida, aliando-se `a presuncao e ao orgulho, inviabiliza o avanco do conhecimento. Se nas ciencias academicas se tivesse adotado semelhante atitude, elas estariam ainda em seus primordios. Por fim, lembramos ainda que muitas das tentativas nao-espiritas de estudo dos fenomenos espiritas fracassam por nao reconhecer a influencia de fatores morais em sua producao, influencia essa que em em certos casos e determinante." ========== A literatura das pesquisas metapsiquicas esta' repleta de casos em que a presenca de observadores ceticos se nao impedia de todo a producao de fenomenos os dificultava enormemente, alem de causar grandes sofrimentos aos mediuns, essas sensiveis antenas psiquicas. A seguir e' feita a citacao da parte final do referido trabalho do filosofo Silvio Chibeni em que sao apresentadas algumas diretrizes para pesquisas cientificas espiritas, as quais podem ser de grande proveito para aqueles que, como eu, gostariam de dedicar seus esforcos e seu tempo ao estudo da origem e da natureza do espiritos e dos fenomenos a eles associados: ========== "PERSPECTIVAS DA CIENCIA ESPIRITA ... Com a lucidez cientifica que lhe era peculiar, Allan Kardec apontou diretrizes seguras para o desenvolvimento do Espiritismo. De um lado, temos suas analises que advertem contra os metodos e procedimentos anti-cientificos que poderiam embaracar a marcha do Espiritismo. Nas duas secoes precedentes enumeramos alguns dos mais importantes deles; Kardec percorreu-os todos, e ainda outros, oferecendo solida fundamentacao `as suas criticas. De outro lado, Kardec legou-nos investigacoes paradigmaticas sobre os topicos mais fundamentais da ciencia espirita, que serviram de modelo pra os pesquisadores que vieram apos ele, e que devem continuar desempenhando essa tarefa nas pesquisas futuras. Simplificadamente, poderiamos classificar assim as areas principais de investigacao espirita: 1) Evolucao do espirito: o elemento espiritual dos seres dos reinos inferiores; origem dos espiritos humanos; encarnacao e reencarnacao; pluralidade dos mundos habitados. 2) O mundo espiritual. 3) Interacao espirito-corpo: perispirito, efeitos psicossomaticos, mediunidade. 4) Implicacoes morais (uma area cientifica e filosofica): livre- arbitrio, lei de causa e efeito. Note-se que nao icluimos o topico "comprovacao da existencia do espirito". A razao e' evidente: trata-se de uma questao ja' resolvida, na qual nao devem as investigacoes estacionar. Foi uma etapa preliminar, e quem nao a percorreu nao pode, em boa logica, pretender-se "espirita", ou estar realizando pesquisas "espiritas". E' de lamentar que tal fato nem sempre seja percebido ou compreendido por pessoas que militam dentro das proprias fileiras espiritas. Os espiritas, para quem a existencia do espirito e' uma realidade insofismavel, por a havermos constatado atraves de observacoes e argumentos racionais, devemos deixar aqueles que ainda nao a reconheceram a tarefa de prova-la uma vez mais, pela maneira que bem entendam. Mas nao devemos empenhar nossos esforcos em uma investigacao redundante, e que deporia contra as nossas proprias conviccoes." ========== ATENCAO: O paragrafo anterior e' de fundamental importancia. Voltando a citar o Chibeni: ========== "Tres outros aspectos importantes no desenvolvimento do Espiritismo foram enfatizados por Kardec. No item VII da Introducao de O Livro dos Espiritos, Kardec afirma que "o Espiritismo nao e' da alcada da ciencia". Evidentemente, trata-se aqui das ciencias academicas, ou seja, da Fisica, da Quimica e da Biologia. O argumento para tal assertiva baseia-se nas peculiaridades do objeto de estudo e metodos do Espiritismo e das referidas ciencias, assunto este tratado na Secao 2, acima. Vale a pena reproduzir aqui, por sua propriedade, o arrazoado que, no texto, antecede a assertiva em questao: "As ciencias ordinarias assentam nas propriedades da materia, que se pode experimentar e manipular livremente. Os fenomenos espiritas repousam na acao de inteligencias dotadas de vontade propria e que nos provam a cada instante nao se acharem subordinadas aos nossos caprichos. As observacoes nao podem, portanto, ser feitas da mesma forma; requerem condicoes especiais e outro ponto de partida. Querer submete-las aos processos comuns de investigacao e' estabelecer analogias que nao existem. A ciencia propriamente dita, e', pois, como ciencia, incompetente para se pronunciar na questao do Espiritismo: nao tem que se ocupar com isso, e qualquer que seja o seu julgamento, favoravel ou nao, nenhum peso podera' ter." As relacoes entre o Espiritismo e as ciencias ordinarias sao, antes, de complementaridade, como tambem notou Kardec. No paragrafo 16 do Capitulo I de A Genese, lemos a seguinte frase, ao final de uma extensa argumentacao: "O Espiritismo e a ciencia completam-se reciprocamente". O segundo aspecto importante a ser notado liga-se parcialmente ao precedente: Kardec observa que nao apenas existe uma relativa autonomia entre o Espiritismo e as ciencias ordinarias como tambem os cientistas das academias nao estao, pelo simples fato de serem cientistas, mais capacitados do que as demais pessoas para se pronunciar nas questoes relativas ao Espiritismo. O assunto e' abordado, entre outros lugares, em uma das respostas ao Ceptico de O que e' o Espiritismo (Cap. I, Segundo dialogo, secao "Oposicao da ciencia"). Vejamos estes trechos significativos: "Concordai, tambem, que ninguem pode ser bom juiz naquilo que esta fora de sua competencia. Se quiserdes edificar uma casa, confiareis esse trabalho a um musico? Se estiverdes enfermo, far-vos-eis tratar por um arquiteto? Se estais a bracos com um processo, ides consultar um dancarino? Finalmente, quando se trata de uma questao de teologia, alguem ira pedir a solucao a um quimico ou a um astronomo? Nao; cada um em sua especialidade. (...)" "A ciencia enganou-se quando quis experimentar os Espiritos como o faz com uma pilha voltaica; foi mal sucedida, como devia ser, porque agiu pressupondo uma analogia que nao existe; e depois, sem ir mais longe, concluiu pela negacao, juizo temerario que o tempo se encarrega de ir emendando diariamente, como ja o fez com tantos outros. (...)" "As corporacoes cientificas nao devem, nem jamais deverao pronunciar-se nesta questao; ela esta tao fora dos limites do seu dominio como a de decretar se Deus existe ou nao; e', pois, um erro toma-las aqui por juiz." Kardec lembra aqui que cada um e' competente em sua especialidade, que alguem que haja se especializado no estudo de determinada ordem de fenomenos materiais (um fisico ou um biologo, por exemplo), nao adquire, "por esse simples fato", competencia para se pronunciar sobre uma ordem de fenomenos completamente diferentes, "a menos", obviamente, que essa pessoa tenha se dedicado seria e longamente ao seu estudo. Nao devemos, pois, cair no erro frequente hoje em dia de atribuir aos cientistas das academias uma superioridade que eles de fato nao possuem na avaliacao das pesquisas espiritas. ========== Em resumo: acautelemo-nos com os "sabe-tudo". Voltando `a citacao de Chibeni: ========== "Por fim, Kardec tomou um extremo cuidado em preservar, e recomendar a preservacao, da coerencia e integridade da ciencia espirita, pela nao-intromissao em sua estrutura teorico-conceitual de elementos heterogeneos, oriundos de outros programas de pesquisa. Kardec dotou o Espiritismo de um arsenal conceitual- nomologico proprio, e qualquer desenvolvimento da teoria espirita deve fazer-se recorrendo-se aos seus elementos, ou, se algum acrescimo se fizer necessario, o elemento adicionado nao pode conflitar com as leis basicas bem estabelecidas do Espiritismo. Notemos que precaucoes semelhantes sao tomadas na evolucao das cienciasordinarias. No caso do Espiritismo, e' admiravel que ao propor o referido corpo de conceitos e leis, Kardec teve a lucidez de nao admitir elementos demasiadamente vulneraveis `as transformacoes futuras das ciencias. E' assim que o Espiritismo e' uma teoria fenomenologica, pelo menos em seus fundamentos. Kardec nao se aventurou, por exemplo, a formular modelos para o perispirito, ou explicacoes tecnicas para os fenomenos mediunicos em termos de conceitos e principios vulneraveis das ciencias de seu tempo. Retrospectivamente, vemos agora que isso providencialmente preservou o Espiritismo das reviravoltas profundas ocorridas nas ciencias, durante as primeiras decadas de nosso seculo. Espelhando- nos na atitude prudente de Kardec, nao devemos, por nossa vez, procurar fazer o que ele nao fez, e prematuramente associar o Espiritismo `as teorias cientificas contemporaneas. A progressividade do Espiritismo, uma de suas caracteristicas essenciais, dado que e' uma ciencia que se apoia em fatos, nao significa a absorcao irrestrita de qualquer teoria que apareca. Essa advertencia foi claramente exposta no paragrafo 55 do Capitulo I de A Genese (grifamos): "Entendendo com todos os ramos da economia social, aos quais da' o apoio das suas proprias descobertas, [o Espiritismo] assimilara' sempre todas as doutrinas progressivas, de qualquer ordem que seja, "desde que hajam atingido o estado de verdades praticas e abandonado o dominio da utopia", sem o que se suicidaria." Nao poderiamos encerrar estes apontamentos sem mencionar um ponto de crucial importancia, sobre o qual Kardec nao se cansava de insistir: O objetivo essencial do Espiritismo e' tornar melhor o homem, convencendo-o, atraves dos fatos e da razao, de que somente o comportamento evangelico lhe assegurara' um porvir feliz. E e' nessa tarefa de esclarecimento que a ciencia espirita e' chamada a desempenhar a sua mais importante tarefa, conforme lemos nos comentarios que o Codificador tece as Questoes 147 e 148 de "O Livro dos Espiritos": "A missao do Espiritismo consiste precisamente em nos esclarecer acerca desse futuro, em fazer com que, ate' certo ponto, o toquemos com o dedo e o penetremos com o olhar, nao mais pelo raciocinio somente, porem pelos fatos. Gracas `as comunicacoes espiritas, nao se trata mais de uma simples suposicao, de uma probabilidade sobre a qual cada um conjeture `a vontade, que os poetas embelezem com suas ficcoes, ou cumulem de enganadoras imagens alegoricas. E' a realidade que nos aparece, pois que sao os proprios seres de alem- tumulo que nos vem descrever a situacao em que se acham, relatar o que fazem, facultando-nos assistir, por assim dizer, a todas as peripecias da nova vida que la' vivem e mostrando-nos, por esse meio a sorte inevitavel que nos esta reservada, de acordo como os nossos meritos e demeritos. Havera nisso alguma coisa de anti- religioso? Muito ao contrario, porquanto os incredulos encontram ai a fe' e os tibios a renovacao do fervor e da confianca. O Espiritismo e', pois, o mais potente auxiliar da religiao. Se ele ai' esta', e' porque Deus o permite, e o permite para que as nossas vacilantes esperancas se revigorem e para que sejamos reconduzidos `a senda do bem pela perspectiva do futuro." ========== E assim, caros colegas do GEAE, encerro estes estudos sobre o carater cientifico do Espiritismo. Quero enfatizar a grande importancia dos trabalhos teoricos do nosso confrade Silvio Chibeni, pois gracas a seus diligentes esforcos temos pela primeira vez um conjunto aprofundado, solido e didatico de argumentos sobre a cientificidade do Espiritismo `a luz da moderna filosofia da ciencia. Esses interessantes estudos me convenceram (e nisso devo agradecer ao Silvio Chibeni pelos seus preciosos artigos), e espero que tambem convencam a outros confrades interessados na questao da cientificidade do Espiritismo, de que a unica ciencia do espirito existente ate' os dias de hoje e' aquela elaborada por Kardec, a comecar pelo simples fato de que suas concorrentes diretas, quais sejam a Parapsicologia, Metapsiquica, Psicotronica, etc., nao se enquadram no que se pode modernamente chamar de Ciencia, ao passo que a teoria espirita se enquadra perfeitamente nos mais modernos e rigorosos conceitos de cientificidade. Portanto podemos adotar a teoria espirita como guia para qualquer programa de pesquisa sobre mediunidade, fenomenos mediunicos subjetivos ou objetivos, reencarnacao, etc., sem qualquer duvida de que estamos fazendo o que de melhor poderiamos fazer em materia de ciencia do espirito. Chamo a mim todas as imperfeicoes deste trabalho, de vez que as minhas opinioes pessoais que entremeiam o texto refletem o meu desconhecimento do assunto, e que por isso mesmo devo ter incorrido na compreensao incorreta ou imperfeita de alguns dos conceitos tao brilhantemente explanados pelo nosso companheiro Silvio Chibeni. Fraternalmente Luiz Otavio .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A E Responsavel pela WWW: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt E G Responsavel pela FAQ do GEAE: Carlos Iglesia Bernardo G E E-mail: caiglesia@ax.apc.org E AEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaEA