# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 04 (184) 96 16 Abril 96 ################################################################### ************************INDICE************************ MEDO COMENTARIOS CONTINUACAO DA DISCUSSAO SOBRE RAMATIS SOBRE BATISMO CATOLICO BIBLIOGRAFIA DE MARIA DOLORES RESULTADO DA ENTREVISTA COM HERMINIO DE MIRANDA CENTROS NA ITALIA CRONOGRAMA DAS ENTREVISTAS ELETRONICAS ****************************************************** MEDO Decorrente dos referidos factores sociologicos, das pressoes psicologicas, dos impositivos economicos, o medo assalta o homem, empurrando-o para a violencia irracional ou amargu- rando-o em profundos abismos de depressao. Num contexto social injusto, a inseguranca engendra muitos mecanismos de evasao da realidade, que dilaceram o compor- tamento humano, anulando, por fim, as aspiracoes de beleza, de idealismo, de afectividade da criatura. Encarcerando-se, cada vez mais, nos /receios justificaveis/ do relacionamento instavel com as demais pessoas, surgem as /ilhas/ individuais e grupais para onde fogem os individuos, na expectativa de equilibrarem-se, sobrevivendo ao tumulto e `a agressividade, assumindo, sem darem-se conta, um comporta- mento alienado, que termina por apresentar-se igualmente patologico. As precaucoes para resguardar-se, poupar a familia aos aos dissabores dos delinquentes, mantendo os haveres em lugares quase inexpugnaveis, fazem o homem emparedar-se no lar ou aglomerar-se em clubes com pessoal seleccionado, perdendo a identidade em relacao a si mesmo, ao seu proximo e consumin- do-se em conflitos individualistas, a caminho dos desequili- brios de grave porte. Os valores da nossa sociedade encontram-se em xeque, porque sao transitorios. Ha' uma momentanea alteracao de conteudo, com a consequente perda de significado. A nova geracao perdeu a confianca nas afirmacoes do passado e deseja viver novas experiencias ao preco da alucinacao, como forma escapista de superar as pressoes que sofre, impondo diferentes experiencias. No amago das suas violacoes e protestos, do vilipendio aos conceitos anteriores vige o medo que atormenta e submete`as suas sombras espessas. A quantidade expressiva de atemorizados trabalha a qualidade do receio de cada um, que cresce assustadoramente, compri- mindo a personalidade, ate'que esta se libere em desregra- mento agressivo, como forma de escapar`a constricao. Quem, porem, nao consiga seguir a correnteza da nova ordem, fica afogado no rio volumoso, perde o respeito por si mesmo, aliena-se e sucumbe. Na luta furiosa, as festas ruidosas, as extravagancias de conduta, os desperdicios de moedas e o exibicionismo com que algumas pessoas pensam vencer os medos intimos, apenas se transformam em laminas bacas de vidro pelas quais observam a vida sempre distorcida, face`a optica incorrecta que se permitem. Sao atitudes patologicas decorrentes da fragilida- de emocional para enfrentar os desafios externos e internos. A consumpcao da sociedade moderna e'a historia da desidia [desleixo,inercia,] do homem em si mesmo, enlanguecido pelos excessos ou esfogueado pelos desejos absurdos. Adaptando-se`as sombras dominadoras da insensatez, negligen- cia o sentido etico gerador da paz. A anarquia entao impera, numa volupia destrutiva, tentando apagar as memorias do ontem, enquanto implanta a tirania do desconcerto. Os seu vultos expressivos sao imaturos e alucinados, em cuja rebeliao pairam o oportunismo e a avidez. Procedentes dos guetos morais, querem reverter a ordem que os apavora, revolucionando com atrevimento, face ao insolito, o comportamento vigente. Os antigos idolos que condenaram a decada de 20/30 como a da "geracao perdida", produziram a actual "era da inseguranca", na qual malograram as profecias exageradamente optimistas dos apaniguados do prazer em exaustao, fabricando os super- -homens dos media que, em analise ultima, sao mais frageis do que os seus adoradores, pois que nao passam de herois da frustracao. Guindados`as posicoes de lideranca, descambaram, esses novos condutores, em lamentaveis desditas, consumidos pelas drogas, vencidos pelas enfermidades ainda nao controladas, pelos suicidios discretos ou espectaculares A alucinacao generalizada certamente aumenta o medo nos temperamentos frageis, nas constituicoes emocionais de pouca resistencia, de comeco, no individuo, depois, na sociedade. Esta e'uma sociedade amedrontada. As geracoes anteriores tambem cultivaram os seus medos de origem atavica e de receios ocasionais. O excesso de tecnicismo com a correspondente ausencia de solidariedade humana produziram a avalanche dos receios. A superpopulacao tomando os espacos e a tecnologia reduzindo as distancias arrebataram a ficticia seguranca individual, que os grupos passaram a controlar, e as consequencias da insania que cresce sao imprevistas. Urge uma revisao de conceitos, uma mudanca de conduta, um reestudo da coragem para a imediata aplicacao no organismo social e individual necrosado [mortificado,decomposto,] Todavia, e'no cerne do ser - o Espirito - que se encontram as causas matrizes desse inimigo rude da vida, que e'o medo. Os fenomenos fobicos procedem das experiencias passadas - reencarnacoes fracassadas - nas quais, a culpa nao foi liberada, face ao crime haver permanecido oculto, ou dissi- mulado, ou nao justicado, transferindo-se a consciencia faltosa para posterior regularizacao. Ocorrencias de grande impacto negativo, pavores, urdiduras [esquemas,combinacoes,] perversas, homicidios programados com requintes de crueldade, traicoes infames sob disfarces de sorrisos, produziram a actual /consciencia de culpa/, de que padecem muitos atemorizados de hoje, no inter-relaciona- mento pessoal. Outrossim, catalepticos sepultados vivos, que despertaram na tumba e vieram a falecer depois, por falta de oxigenio, reencarnam-se vitimados pelas profundas claustrofobias, vivendo em precarias condicoes de sanidade mental. O medo e' factor dissolvente na organizacao psiquica do homem, predispondo-o, por somatizacao, a enfermidades diver- sas que aguardam correcta diagnose e especifica terapeutica. A medida que a consciencia se expande e o individuo se abriga na fe'religiosa racional, na certeza da sua imortali- dade, ele se liberta, se agiganta, recupera a identidade e humaniza-se definitivamente, vencendo o medo e os seu sequazes sejam de ontem ou de agora. Texto enviado pelo Ogi Mini, Autora Joanna de Angelis, medium Divaldo P. Franco, Edicao de 1990, editado pelo Centro Espirita Caminho da Redencao, Brasil ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### CONTINUACAO DA DISCUSSAO SOBRE RAMATIS Caro Manuel. Continuando a responder sua carta, vou passar a comentar alguns pontos, colocando minha opiniao. Voce interpretou os comentarios do Carlos como se ele estivesse tentando denegrir os ensinamentos de Ramatis, mas nao creio que tenha acontecido isso. A comparacao com a Ubanda, que, se por um lado e' diferente do Espiritismo, por outro tambem faz caridade, nao diminui em nada Ramatis. Dizer que Ramatis tem uma forte ligacao com doutrinas ocultistas tambem nao esta longe da verdade, porque ele mesmo diz isso em seus livros. Mas isso tambem nao significa que os ensinos de Ramatis estejam distantes da Doutrina Espirita, mas eles sao diferentes porque se vale de outros termos e explicacoes, se aproximando mais notadamente das doutrinas orientais como a Rosa-Cruz, a Teosofia, etc. Eu costumo dizer que ser Espirita nao e' passaporte para o bom comportamento ou para a ``salvacao'', portanto, nao creio que um Espirita possa se considerar mais digno que um Catolico ou Ubandista. Como Kardec colocou, a salvacao (ou progresso moral, como eu prefiro) esta na caridade, nao na Doutrina Espirita. Quanto ao fato de um determinado ensino ser mediunico, isso nao o torna automaticamente um ensino Espirita, ja que mediunidade sempre existiu e muitas obras completamente opostas `a Doutrina Espirita foram obtidas mediunicamente. Da mesma forma o fato de um determinado autor nao se identificar como Espirita nao torna suas obras improprias. Realmente, pelo que li de Ramatis ele nao diz textualmente que sua crenca e' superior, mas ele diz claramente que os ensinamentos que comentei em minha carta anterior (do livro Elucidacoes do Alem de Ramatis) sobre o perispirito eram uma evolucao sobre o que Kardec ensinou e que a falta de receptividade dos Espiritas, a quem ele chamou de ortodoxos e dogmaticos, poderiam tornar o Espiritismo uma peca de museu... Como voce citou, os ensinamentos dados por Ramatis tem sido importantissimos para muitas pessoas, assim como o trabalho assistencial dos seus Centros. Como disse Kardec, a caridade e' o mais importante para a salvacao, e ela nao e' exclusividade do Espiritismo. O que estou tentando ressaltar e' que os ensinamentos trazidos por Ramatis sao, em alguns pontos, diferentes do que Kardec e muitos outros pesquisadores Espiritas concluiram. Para ilustrar este ponto eu destaquei a questao do perispirito na minha carta anterior (Boletim 182). Sem duvida eu nao exigiria uma absoluta precisao astronomica nos ensinamentos de Ramatis, assim como eu considero que o problema da origem fisica das energias citadas por Ramatis (que destaquei em minha outra carta) uma questao menor, de pouco significado. Por outro lado, ninguem pode, oficialmente, dizer se uma casa ou doutrina e' ou nao Espirita. O que se pode e' externar opinioes, e, em minha opiniao, os ensinamentos de Ramatis, apesar de diversas citacoes de Kardec, traz tambem diversas citacoes e termos de doutrinas orientalistas que ja existiam na epoca que Kardec codificou o Espiritismo, tornando-o, desta forma, uma doutrina diferente. Se Kardec decidiu se valer de palavras diferentes foi porque precisou destacar a diferenca, caso contrario seria mais logico usar palavras ja conhecidas como "karma", "chacra", "duplo-eterico", etc. Da mesma forma ninguem me conferiu um titulo de "Espirita", nem eu tenho diploma de medium. Como voce destacou, eu nao tinha estudado um unico livro de Ramatis. Eu entendo que "estudar" nao se resume a "ler", mas exige que a pessoa reflita, verifique em outras fontes, compare suas conclusoes com a de outras pessoas e, se possivel, discuta sobre o assunto. Como primeiro resultado do meu estudo eu coloquei na minha outra carta uma comparacao da forma com que Ramatis e Kardec veem o perispirito, destacando que Ramatis esta muito mais proximo das doutrinas orientais do que da doutrina Espirita. Quando eu comparo uma doutrina com o Espiritismo eu nao tenho intencao de diminuir a importancia de nenhuma delas, apenas pretendo ressaltar as diferencas. Ate hoje eu ainda nao encontrei um sistema que me levasse a preterir a explicacao de Kardec. Naturalmente isso nao me torna mais Espirita que ninguem, nem significa que eu esteja certo. Se trata apenas de uma opiniao, a minha opiniao. Em sua mensagem o Sergio explicou que nao incluiu os livros de Ramatis na listagem da pagina do GEAE porque nao encontrou referencias sobre eles em Portugal. Nos nao colocamos la apenas os livros "aprovados pela FEB". Em minha opiniao a FEB tem um papel importante no movimento Espirita, mas nao pode ser considerada como um "Vaticano" nem seus integrantes como "Papas". Se voce quiser eu posso te citar alguns livros "aprovados" (e publicados) pela FEB que eu nao considero Espiritas. Eu (ou qualquer outro) achar que os ensinamentos trazidos por Ramatis sao diferentes do que Kardec ensinou nao diminui em nada seu valor, nem os classifica como nao-espiritas, ja que ninguem poderia lhes dar (ou tirar) um selo oficial de "espirita". Voce disse que todos os livros que voce conhece foram psicografados por Hercilio Maes, mas existem alguns livros que foram psicografados por America Paoliello Marques e Wanda Baptista P. Jimenez. Exite um Vade Mecum das obras de Ramatis organizado por Helio Uchoa. Nao sei se voce tem acesso a ele ou mesmo se existe uma traducao para o espanhol. Para concluir eu gostaria de repetir suas palavras, dizendo que, "sem preconceito nem opinioes preconcebidas se avalie as obras que, por permissao de Deus nos foram transmitidas do alto em beneficio de milhares de encarnados que com boa vontade e sem distincao de credo, religiao ou cor buscam ansiosos o caminho de sua libertacao eterna", relembrando tambem que, fora da caridade nao ha salvacao, conforme Kardec colocou. Um grande abraco, Jose Cid. --------------------------- Caro Jose, Li o e-mail do amigo Manuel Zertuche e considero sua posicao respeitavel, os comentarios que ele cita refletem uma opniao pessoal minha, motivada pelas leituras dos livros do Ramatis e por trocas de ideias com amigos a respeito. Eu realmente nao sei como definir esse autor espiritual, eu o respeito profundamente, mas sinto relutancia em aceitar por exemplo as teses expostas no livro "Magia de Redencao" e tenho grandes reservas quando as previsoes expostas em "Mensagens do Astral". Cumpre acrescentar que tenho consciencia que nenhuma doutrina atual pode ter a pretensao de ser dona da verdade absoluta (e que de modo algum tenho a capacidade ou o direito de definir categoricamente, como em um Index da inquisicao, o que pode ser aceito como Espirita e o que nao pode), e que o melhor caminho e' a cooperacao mutua e a constante troca de ideias, mas por outro lado tenho a conviccao de que temos uma responsabilidade muito grande, a de respeitarmos a doutrina espirita, mantendo a coerencia e a simplicidade com que Kardec a estruturou. Se as ideias expostas por Ramatis sao verdadeiras, o tempo se encarregara' de as tornar aceitas e compreendidas por todos os espiritas, caso contrario serao esquecidas e teremos evitado cometer uma imprudencia como tantas vezes ja ocorreu na historia das religioes. A Umbanda e o Camdonble sao movimentos religiosos importantes no Brasil, eu diria que de certo modo sao tao conhecidos quanto o Espiritismo. Eles tem muitos pontos em comum com o Espiritismo, mas por outro lado tem suas caracteristicas proprias que os diferenciam, principalmente quanto aos rituais e o modo de encarar o intercambio com o plano espiritual. Por exemplo, para um Espirita e' no minimo estranho fazer uma oferenda a um guia espiritual, durante uma sessao fumar um charuto, ou beber qualquer tipo de bebida alcoolica. Confundir o Espiritismo com a Umbanda ou o Camdonble nao e' ofensivo logicamente, mas e' parecido por exemplo ao nao saber distinguir entre o Catolicismo e o Islam (inclusive existe dentro do Islam um movimento mistico, o Sufismo que tem algumas posicoes bem proximas as doutrinas espiritualistas ocidentais) So' para completar, o fato de um Espirito estar desencarnado, por maior que seja o respeito que mereca, nao o torna automaticamente um Espirita, pela codificacao espirita e pelas obras mediunicas em geral pode-se constatar que no mundo Espiritual tambem existe uma diversidade grande de opinioes e posicoes, dai a necessidade da confirmacao do que e' dito pelo Espirito por muitas fontes diferentes, pelo crivo da razao e da comprovacao cientifica. Agradeco ao Manuel pelas observacoes feitas e pode ficar sossegado que refletirei bastante sobre elas, peco-lhe somente que considere os motivos que me levam a ter a opiniao que externei e pense com cuidado se tudo o que Ramatis diz se encaixa na linha tracada por Kardec, mas ainda, nao esqueca que estamos na epoca das grandes catastrofes preditas por ele e a vida segue adiante - imagine o que seria se os Espiritas saissem clamando na rua que o dia do juizo esta' proximo e ele passasse em brancas nuvens - O que Kardec diria de nos? Abracos, Carlos SOBRE BATISMO CATOLICO Prezado amigo Jose Cid Cordiais saudacoes Recentemente, uma moca, gravida, perguntou sobre o batismo e que pretendia batizar o seu filho que breve nasceria. Eu mandei um reply ao texto. Devo ter feito errado, por isto eu estou repetindo. O batismo catolico esta relacionado a perda do paraiso, ficando a humanidade culpada eternamente pelo pecado de Adao e Eva. Somente pelo batismo o individuo fica livre da culpa. Mas em nenhum momento a Espiritualidade que participou da Codificacao, o proprio Kardec e demais autores atuais (Chico, Divaldo, Dna. Ivone Pereira etc) recomenda que o Espirita deva ser batizado pela Igreja Catolica. Embora nao seja ainda casado e nao tenha filhos, sou evangelizador e sugiro a esta nossa irma que procure alguma Escolaa de Evangelizacao, de sua preferencia e confianca, e leve seu filho(a), procurando acompanhar seu progresso diario. Indico tambem que ela procure no Rio o SR. Luiz Antonio Millecco Filho, presidente da Sociedade Pro-livro Espirita em Braille, musicoterapeuta como profissao, que embora sendo cego, Enxerga muito. Telefone da SPLEB: (021) 288-9844. Abracos. Motta BIBLIOGRAFIA DE MARIA DOLORES Prezado Senhor: Faco parte do Corpo Mediunico do Educandario Social Lar de Frei Luiz(Estrada da Boiuna 1733,Taquara, Jacarepagua, Rio de Janeiro- RJ) e ja li alguns livros de Maria Dolores psicografados por Francisco Xavier, porem caso seja possivel gostaria de obter informacoes biograficas sobre Maria Dolores. O meu endereco e MATTA @IGEO.UFRJ.BR Desde ja agradeco. Atenciosamente Claudio de Souza Matta --------------------------- Caro Claudio. Desculpe a demora em responder, mas a vida atribulada nao tem me permitido manter a correspondencia em dia. Infelizmente eu nao tenho ideia onde encontrar uma bilbiografia dela, mas estou colocando sua duvida no Boletim do GEAE, se alguem souber onde encontrar, eu te transmitirei a responsta. Um grande abraco, Jose Cid. RESULTADO DA ENTREVISTA COM HERMINIO DE MIRANDA Caso deseje ver o resultado da entrevista com HERMINIO C. MIRANDA, ela pode ser recuperada no seguinte endereco WWW: http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae-www/portugues/entrevista.html Muita Paz e Luz, A comissao organizadora (Clarim, IDE, GEAE e Publicacoes Lachatre) CENTROS NA ITALIA Ola Marcos, "Foi com muita satisfacao que "achei" um modo de reestabelecer um contato com o Espiritismo, mesmo atravez da internet. Aqui no velho continente nao existem muitas alternativas...." Bom, acho que apesar de nao haver em quantidade como no Brasil, ainda a centros. Por exemplo na Franca temos catalogado uns 5, tambem ha' na Belgica, UK, Austria, Alemanha e temos tambem um na Italia. Olhe na pagina WWW do GEAE o item Espirismo no Mundo, la' voce encontrara' informacoes sobre o movimento (incluindo centros) ao redor do mundo. O endereco que temos da Italia e': Vita Nuova - Movimento Spiritico Via Venini, 67 20127 Milano - Italia Fone.: 289-3502 O melhor e' voce entrar em contato com eles e pedir maiores informacoes sobre outros centros, sem duvida eles devem conhecer outros centros na Italia. Aproveitando, caso voce consiga maiores informacoes, envie-nos, certo. "E' possivel saber se existem Grupos Espiritas na Italia ? Apesar de ser Kardec ser de origem Francesa (???) por aqui nao tem nada.... E livros ? E possivel receber pelo correio selecionando da biblioteca ?" Nao, a biblioteca do GEAE e' apenas para consulta. Nos nao comercializamos nada. O GEAE e' apenas um grupo de divulgacao sem nenhum fim "financeiro". Porem olhe no item "outros links" da pagina do GEAE e va' ate' a editora Lachatre (que fica no Brasil). Eles vendem livros (os que publicam) via internet. Voce tambem pode pesquisar nas livrarias da internet (bookstores - Yahoo). Normalmente voce consegue comprar alguns livros em ingles. Para os livros em portugues, o melhor e' escrever diretamente as editoras, faca o seguinte: 1 - pesquise dentro da biblioteca do GEAE, o livro que voce quer, 2 - Ao aparecer o resultado, "clique" sobre a editora que o publicou, vai aparecer o endereco. 3 - Escreva a eles uma carta pedindo o livro (por reembolso por exemplo). Bom, acho que e' tudo para o momento, Um abraco fraternal, GEAE CRONOGRAMA DAS ENTREVISTAS ELETRONICAS Ai estao as datas limites para envio de perguntas para as pessoas que estao sendo entrevistadas eletronicamente: ate' 31 de Julho - Divaldo (com resultado ate' dia 20 de Agosto) (entrar em contato com o Raul ou o Juvanir) ate' 30 de Setembro - Jacob Mello (com resultado ate' dia 20 Outubro) (entrar em contato com o Raul ou o Juvanir) ate' 30 de Novembro - ??? (com resultado ate' dia 20 de Dezembro) ate' 31 Janeiro - ??? (com resultado ate' dia 20 de Fevereiro). Usar o seguinte endereco eletronico para enviar suas perguntas ao grupo organizador: ent@kholosso.fct.unl.pt Um grande abraco a todos, A comissao organizadora (Clarim, IDE, GEAE e Publicacoes Lachatre) .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A E Responsavel pela WWW: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt E G Responsavel pela FAQ do GEAE: Carlos Iglesia Bernardo G E E-mail: caiglesia@ax.apc.org E AEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaEA