# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 03 (179) 96 12 Marco 96 ################################################################### ************************INDICE************************ DESPERTAI! COMENTARIOS DO LUIZ OTAVIO, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO DO MOACYR, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO DO FRANCISCO BOSCO, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO DO DECIO, SOBRE ESPIRITISMO E CIENCIA DO FABIO NUNES, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO DO CLAUDE, SOBRE CARMA DO CLAUDIO GUIMARAES SOBRE LITERATURA ESPIRITA RECENTE ****************************************************** DESPERTAI! (Sociedade Espirita de Paris, medium: Sra. Costel) Falarei dos sintomas e predicoes que, por toda parte, anunciam a vinda de grandes acontecimentos que o nosso seculo encerra. Em sua tocante bondade, os Espiritos, mensageiros de Deus, advertem o espirito do homem, como as dores advertem a mae de seu proprio parto. Esses sinais, muitas vezes desprezados e contudo, sempre justificados, neste momento se multiplicam ao infinito. Porque todos sentis o Espirito profetico agitar-vos o coracao e abalar-vos a consciencia? Por que as incertezas? Porque os desfalecimentos que turvam os coracoes? Por que o despertar do espirito publico que, por toda parte, arvora sua altiva bandeira? Por que? E que tempos sao chegados; e que o reino do materialismo estala e vai desabar; e que os prazeres do corpo, em breve desprezados, vao dar lugar ao reino da ideia; e que o edificio social esta carcomido e vai dar lugar a jovem e triunfante legiao das ideias espiritas, que fecundarao as consciencias estereis e os coracoes mudos. Que estas palavras incessantemente repetidas nao vos encontrem distraidos e indiferentes. Depois que o lavrador houver semeado, recolhei as preciosas espigas que nascerem. Nao digais: a vida segue seu curso e sua marcha normal. Nossos pais nada viram do que hoje nos anunciam; nao veremos mais do que eles. Adoremos o que eles adoraram ou, melhor substituamos a adoracao por formulas vas, e tudo estara bem. Falando assim, dormis. Despertai, porque nao e a trombeta do juizo final que vibrara aos vossos ouvidos, mas a voz da verdade. Nao se trata da morte vencida e humilhada trata-se da vida presente,ou antes da vida eterna. Nao a esquecais e despertai. Helvetius Pagina extraida da Revista Espirita, Junho de 1861, no.6, ano IV. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO LUIZ OTAVIO, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO Caro Jose Cid Creio que houve algum mal entendido quanto `as mensagens em que eu e alguns colegas do GEAE temos debatido nossos pontos de vista sobre o carater cientifico do Espiritismo. Como em todo debate, ha' divergencias de opiniao, mas as manifestacoes de tais divergencias tem se mantido dentro dos mais respeitosos parametros de civilidade, no meu entender. Asseguro aos colegas que qualquer impressao em contrario nao deve passar de um mal entendido. Confesso que estou me sentindo muito gratificado com a repercursao do debate, pois apesar da minha ignorancia (e talvez gracas a ela) tanta gente ilustrada manifestou-se, compartilhando conosco as luzes dos seus conhecimentos. Que nossos ilustres colegas espalhem mais e mais as luzes do seu saber atraves deste precioso veiculo de ideias e ideais. Fraternalmente Luiz Otavio DO MOACYR, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO Caro Jose Cid, Gostaria de poder dar a minha humilde contribuicao para o assunto para parece ser de grande interesse para este grupo, a relacao entre ciencia, religiao e o espiritismo, levantado por voce em "A compreensao da existencia do espirito", no ultimo boletim. A religiao para a maioria das pessoas esta relacionada ao sobrenatural, ao magico, ao milagroso e ao irracional. Desde o inicio do tempos, esta sempre foi a forma como as religioes tradicionais trataram o assunto, como forma de manipular a ignorancia das massas, provocando o temor pelo desconhecido. Qualquer pessoa que tenha adquirido um certo de grau de desenvolvimento intelectual, percebendo o choque que existe entre as explicacoes cientificas e as religiosas,tende a ter desprezo pela segunda, em funcao da fragilidade das suas interpretacoes frente as provas demonstradas pelos metodos cientificos. Isto explica o materialismo existente na classe cientifica. A revelacao espirita nos mostrou a religiao de uma forma diferente. Mostrou que magicas e milagres nao existem, que "sobrenatural" e apenas aquilo que nao conhecemos ainda. Aprendemos a estudar religiao e ciencia de uma mesma forma, colocando a razao e a coerencia acima de tudo. Aprendemos que na realidade somos parte de um universo infinito, criado por uma inteligencia superior que ainda somos incapazes de dimensionar, e dirigidos e influenciados por leis que regem todos os corpos que neste universo existem, em diversos planos de desenvolvimento. Cabe portanto a ciencia terrestre descobrir, entender e explicar estas leis, contribuindo para o nosso desenvolvimento intelectual e a religiao nos explicar a natureza do pensamento divino, nos aproximando de Deus e contribuindo com o nosso desenvolvimento moral. Portanto, aquele que vive apenas sob a razao da ciencia e como se visse o mundo com apenas um dos olhos. Aquele que apos sucessivas experiencias nos planos fisicos inferiores, atinja um alto desenvolvimento moral, tornando o seu perispirito tao sutil, que consiga alcancar planos altamente superiores, e que, atinja um alto desenvolvimento intelectual e cientifico, que lhe permita entender o funcionamento das leis em todos os niveis, certamente, vera a ciencia e religiao como uma coisa so, como parte da grande ciencia universal, a ciencia de Deus. Moacyr Galo Junior DO FRANCISCO BOSCO, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO Prezado Cid Espero que esta te encontre em Paz e Alegria! Gostaria de incluir o que segue como contribuicao para discussao sobre espiritismo e ciencia: Existem, na minha opiniao, dois aspectos da Ciencia enquanto atividade humana que sao importantes de serem lembrados para se discutir sobre o carater cientifico nao so do espiritismo como de qualquer outra doutrina. O primeiro se deve ao fato de que hoje em dia, depois de muita evolucao e conhecimento acumulado o homem percebeu que existem varias maneiras de se relacionar com a realidade, atraves da experiencia e da observacao. Baseado nesse fato, tais modos de experienciar-se a realidade podem ser agrupados de maneira mais ou menos clara, pelo menos no que diz respeito aa expressao verbal ou escrita de tais experiencias. Um desses modos e' o que chamamos Ciencia, outro por exemplo e' a Arte, outro ainda e'a Religiao. Sao maneiras diversas de se expressar aquilo que foi experienciado. Alias assim deve ser uma vez que o espirito e' quem experiencia e por ser multi valente em sua vivencia, tambem deve se-lo em sua expressao. Afim de se diferenciar esses modos, naturalmente se buscam definicoes, que alias, por mais perfeitas que sejam nao conseguiriam jamais tornar esses modos independentes e isolados uns dos outros. Como tais definicoes sao muito precarias no que diz respeito ao processo de criacao uma vez que nesse nivel quaisquer fronteiras que se possam imaginar entre Ciencia, Arte, Religiao, Filosofia, etc.. desaparecem, entao devemos usa-las no sentido de se tentar compreender melhor como o espirito vivencia a realidade quando o mesmo expressa essas vivencias. Nesse sentido acho que uma boa definicao de Ciencia seria : Todo corpo de conhecimento que tem um objeto de estudo especifico, e uma metodologia propria que coincide com a festejada Metodologia Cientifica. E' nesse contexto que a atividade humana nesse corpo de conhecimento gera hipoteses, formula teses, aceita ou rejeita proposicoes, etc.. Me parece claro que o Espiritismo se encuadra tambem nesta definicao, se constituindo assim numa atividade cientifica. Aqui surge um ponto delicado: Quem decide que uma nova doutrina que surge sera considerada como Ciencia ou Religiao ou seja la o que for? Quando esta questao e' colocada naturalmente a Ciencia se trasforma numa simples "atividade social", atrelada inevitavelmente a todos os vinculos que essa atividade possa carregar consigo. E' nesse quadro, em minha opiniao, que se pode entender a razao pela qual o objeto de estudo do espiritismo, ou seja o espirito, jamais foi acolhido nos meios oficiais da Ciencia. Acho que devido ao seu carater unico, da maneira como Kardec e os espiritos que o orientaram a apresentaram, a doutrina espirita e' uma revolucao na historia do conhecimento por ser uma Religiao que apresenta a Ciencia como sua base de apoio, ou ainda na melhor das definicoes que ja vi, segundo Leon Denis, uma Filosofia com base cientifica e consequencias religiosas. Esse aspecto triplo do Espiritismo e' a manifestacao mais clara de que as fronteiras de separacao entre os tais modos de expressao da vivencia do espirito humano sao na verdade instrumentos didaticos para nos mesmos nos compreendermos, e me parece natural que em assim sendo aa medida em que formos nos conhecendo mais profundamente iremos abandonando tais divisoes por absoluta falta de utilidade. Abracos fraternos Francisco Bosco DO DECIO, SOBRE ESPIRITISMO E CIENCIA Caro Jose Cid. Tenho acompanhado atentamente todos os boletins do GEAE, e fico maravilhado como a doutrina Espirita nos oferece possibilidades inimaginaveis de pensar e meditar. No ultimo boletim (30/1/96) fiquei pensando sobre o artigo que tratou do carater cientifico do Espiritismo. Atualmente trabalho com ciencia e, na minha opiniao, a ciencia e' a tentativa de explicacao de fenomenos naturais, atraves de sua reproducao. Pois bem, tentar reproduzir uma religiao ou uma fe' e' uma tarefa bastante ardua. Concordo que o aprimoramento cultural, dentro de um determinado assunto, seja essencial para uma melhor compreensao e consequente interpretacao dos fatos envolvidos. Contudo, como espirita que sou, penso que a doutrina Espirita deva ser encarada como uma dadiva e que a fe' que depositamos nela esteja acima de qualquer experiencia cientifica. Todas as vezes que alguem pede provas cientificas do Espiritismo, e' porque nao esta' espiritualmente preparado para abracar-la com fe' e orgulho. Volto a repetir que o estudo e' fundamental para uma melhor compreensao dos fenomenos naturais, mas a fe' deve estar acima de tudo. Que Deus abencoe a todos, indistintamente. Um abraco Decio. DO FABIO NUNES, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO Oi Jose Cid! Sou um assinante do Boletim do GEAE e tenho acompanhado com interesse a discussao sobre Ciencia e Espiritismo. Alias, gostaria de humildemente parabeniza-los pelo esforco na divulgacao da nossa Doutrina Espirita. Mas escrevo para perguntar-lhe algo. Estou procurando na literatura cientifica artigos que sem envolvimente direto com o Espiritismo fornecam bases fisicas ou biologicas para os fenomenos Espiritas. Sei que o tema nao e' novo, e' muito vasto, mas nao sei se tem sido abordado no meio Espirita atualmente. Assim, sem querer abusar do seu tempo, seria possivel a voce me sugerir alguma publicacao ou alguem com quem eu pudesse entrar em contato, afim de dar continuidade a esse estudo? Agradeco anteriormente qualquer indicacao. Sinceramente, Fabio Nunes -------------- Eu deixo aqui o pedido do Fabio. Mas aproveito para recomendar que, em primeiro lugar, sejam estudados os livros basicos da Doutrina Espirita, ou seja, O Livro dos Espiritos, O Livro dos Mediuns, O Evangelho, A Genese, Ceu e Inferno e Obras Postumas. Desta forma sera possivel evitar-se muitos mal-entendidos e confusoes de raciocinio. Um grande abraco, Jose Cid. DO CLAUDE, SOBRE CARMA Karma em Sanscrito, ou Kamma em Pali significam "Acao". E' claro que o conceito popular de Karma envolve, algo negativo, mas e' uma distorcao do sentido original. O Buddha historico, Sakyamuni (Sidarta Gautama), na sutra de "Causa e efeito", exemplificou da seguinte maneira: 1) Uma acao negativa um efeito negativo. 2) Uma acao positivo um efeito positivo. 3) A Acao que eu fac,o somente eu sofro o efeito. O que na realidade simplificando e' "Eu Ajo, Eu recebo Efeitos". No Budismo (ou Hinduismo) nao ha' perdao de acoes (tanto positivas como negativas), porem o ato de estar consciente de acoes passadas ('arrependimento' em cristianismo?), leva a evitar as circumstancias que levariam geralmente a total realizacao destas acoes. Seria como uma pessoa que tem uma alergia e nao conseguia descobrir a razao, mas continuava a ingerir a substancia alergica. Ao momento que descobre a razao da Alergia, consegue melhorar a sua situacao e reverter (ou nao) o processo... A "punicao" (ou nao) dependeria de quando no's mesmos nos afundamos no processo alergico e quanto nos esforcamos no sentido contrario (exercicio, ar puro, etc..)... Assim como nao e' que nosso corpo queira nos "punir", mas sofremos quando vamos em contrario as leis universais (Em Budismo chamado de 'darmas'), independente de estarmos consciente do que fazemos ou nao... Abracos, Claude ------------- Oi Claude. .... Agora sobre karma. Na ultima vez que discutimos sobre isso eu nao tinha entendido tao bem como agora. Mas ainda tenho uma duvida. Segundo o Budismo, uma pessoa teria como alterar o seu karma? ..... Jose Cid. ----------- Karma em Budismo e' visto como uma energia como qualquer outra: Gravidade, etc... Como e' 'armazenada' ou tratada e' algo que somente se pode compreender, se compreendessemos as interligacoes entre darmas (leis) fisicas e morais, o que esta em geral aquem da mente humana. Como eu falei no mail anterior, o karma "potencial" esta' armazenado mas pode ser difuso se buscarmos viver uma vida melhor em sentido contrario ao nosso erros. Porque? Porque no Budismo, o que e' mais importante nao sao as "causas" em si, mas as "circumstancias" que fazem "causa" virarem efeito. Uma pessoa vivendo uma vida nao conforme leis morais vive em muito mais condicao 'circumstancial' de fazer que algo potencialmente ruim se expresse em efeito. Assim como no meu exemplo da alergia, a awareness das condicoes da doenca ("Circunstacias pela qual ocorre") faz que o efeito seja revertido. Claro, este e' um exemplo simplista, mas como qualquer vida inteligente deve ja' saber a basica lei moral do universal e' simples tambem: Se fizer o bem, recebera' o bem. Quanto ao processo, se sao anjos, espiritos, ou um deus, ou um Brahma ou "energia" como se fala no Budismo, e' uma mera questao de simbolos. Meu mestre budista me falou que existem o que ele chama "particulas de Karma" no Universo (In Japones GyoShi), estas particulas se acumulariam em um nivel de consciencia profundo que seria como verdadeiros "black holes" na nossa consciencia. Ja' ouvi outras religioes falarem em "vibracoes" para expressar como o Karma e' rippled pelo universo, talvez seja algo parecido. A propria essencia do Budismo seria a cura deste "black hole" no mais profundo nivel de nossas consciencias. Isto, falando de uma maneira simples, seria estarmos iluminados, o que significa destruir a nossa ignorancia original. E' mais ou menos o que Freud, falou que psicologia seria "fazer o inconsciente, virar consciente", eu falaria que o budismo seria "fazer a ignorancia original virar sabedoria original". Ao realizar a nossa verdadeira natureza, ficariamos livre de ciclos de vida e morte e eventualmente atingiriamos o estado de Buddha (=from boddhi, iluminado), onde estariamos em eterno "agora", em que seriamos Um com as proprias leis do universo e tudo nele (e nao existente nele). O interessante e' que apos realizarmos a nossa verdadeira natureza, a maioria nao deseja se tornar um Buddha, mas um Boddhisatva (Enviador de Luz, Sabedoria) e voltar ao mundo para resgastar os que ainda estao afundados na Ignorancia. No Japao, quando os cristaos chegaram, os Japoneses nao tiveram nenhum problema em aceitar Cristo imediatamente como um Boddhisatva, porem nunca entenderam porque os cristaos frizavam somente um "Boddhisatva". Fique livre para copiar qualquer parte do meu mail para a rapaziada. Espero que nao tenha complicado mais ainda. Se estiver interessado em fundamentos, um professor emerito da univ. de Hawaii preparou ums textos basicos sobre o assunto: http://www.aloha.net/~albloom/shinstudy/ ou na minha pagina: http://www.mew.com/shin/begin.html Namo Amida Buddha (Me refugio no Buddha de infinita sabedoria e vida ) Claude DO CLAUDIO GUIMARAES SOBRE LITERATURA ESPIRITA RECENTE Oi Karla. Li no boletim o seu pedido de literatura espirita mais atual. Nao sei se e bem isto que voce esta procurando, mas eu lhe recomendaria, por exemplo, os livros do Luis Sergio. Ele e um rapaz que desencarnou em Brasilia em 197? num acidente de automovel e mais tarde dedicou-se a literatura espirita. Ja existem varios livros publicados pela "Livraria e Ed. Recanto". Os dois primeiros foram psicografados por Alaide de Assuncao e Silva e os outros por Irene Pacheco Machado. Algumas pessoas criticam a sua linguagem facil, mas eu vejo isto como uma resposta do plano espiritual (ou do Luis Sergio) ao comentario de muitos, de que a literatura espirita seria demasiado erudita e de dificil acesso a pessoas com menor grau de instrucao. De qualquer maneira isto e apenas um detalhe formal. O conteudo dos livros, alem das bases morais e religiosas, vem a enriquecer e aprofundar os conhecimentos relativos ao plano espiritual. Os temas abordados sao bastante atuais, como por exemplo: drogas, aborto, desencarne e etc. Existem tambem os livros do Antonio Carlos, psicografados por Vera Lucia Marinzeck de Carvalho (Petit Ed. e Distribuidora). Dele li apenas um, cuja historia gira em torno da "brincadeira do copo" para invocar espiritos e suas consequencias. Espero ter te ajudado em alguma coisa. Muita Paz. Claudio Guimaraes --------------------- Oi Claudio. Cada vez que eu pego os livros de Kardec para estudar, no Centro que frequento, eu vejo como seus livros estao bastante atuais, apesar de terem mais de 100 anos. Eu, pessoalmente, recomendo que aqueles que quiserem conhecer o Espiritismo leiam e estudem em primeiro lugar os livros de Allan Kardec. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! 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