# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 02 (176) 96 20 Fevereiro 96 ################################################################### ************************INDICE************************ INTRODUCAO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPIRITA COMENTARIOS DO EDJAIR E RAFAEL SOBRE ESTUDOS ESPIRITAS NA BELGICA DO CARLOS, SOBRE A INFLUENCIA ESPIRITA NA POESIA ARGENTINA ****************************************************** INTRODUCAO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPIRITA O objetivo deste estudo foi delinear os aspectos gerais da Doutrina Espirita, procurando ressaltar os fatos que antecederam a sua codificacao, o seu triplice aspecto e os principios em que ela se baseia. 1. ANTECEDENTES 1.1. Os Fenomenos de Hydesville A 11 de dezembro de 1847 uma familia de religiao metodista, formada por John Fox, sua esposa Margareth e suas filhas Margareth (14 anos) e Catherine (Kate, 11 anos) mudaram-se para uma antiga casa no vilarejo de Hydesville, no estado de Nova York, USA (DELLANE, 1937; DOYLE). No ano seguinte, ruidos de origem desconhecida ("raps"1) comecaram a ser ouvidos. Ate meados de marco de 1848 (DOYLE), esses ruidos nao incomodaram a familia Fox, mas cresceram continuamente em intensidade, ate que em uma noite de ventos fortes, John Fox, desejando assegurar-se de que tais ruidos nao provinham dos movimentos das persianas devido ao vento, movimentou-as deliberadamente um determinado numero de vezes. Sua filha Kate percebeu entao que os "raps" reproduziram o numero de ruidos que seu pai produzira ao movimentar as persianas. Kate, entao, estalou os dedos um numero de vezes e pediu aos "raps" que os repetissem, no que foi prontamente atendida. Estava iniciada uma forma de contato com tais ruidos, que evoluiu rapidamente para uma forma mais eficiente de comunicacao. O autor desses ruidos se identificou como o espirito de um mascate que havia sido assassinado pelos antigos moradores daquela casa, fato confirmado posteriormente (essa constatacao apareceu no Boston Journal de 23 de novembro de 1904). 1.2. " As Mesas Girantes" Na mesma epoca (1853-1855), fenomenos semelhantes ocorreram mais intensamente na Europa (Alemanha, Franca, Inglaterra, Italia) e em outras partes do mundo (Brasil, Canada, Estados Unidos). Mesas levantavam, dancavam, pairavam no ar e rodopiavam aleatoriamente, sem que pudessem ser identificadas as causas. Isso passou a constituir um passatempo para animar os saloes e a curiosidade das massas. 1.3. A Codificacao Um professor liones, de nome Hippolyte Leon Denizard Rivail (*03.10.1804), educado na escola do celebre pedagogo Pestalozzi, tomou conhecimento do fato ao ser convidado por um amigo entusiasmado (Sr. Fortier) a participar de uma dessas reunioes, declarou: "- So acreditarei se vir ou me provarem que a mesa tem cerebro para pensar, nervos para sentir..." (BARBOSA) Assumindo uma posicao de neutralidade diante dos fatos que se verificavam, o professor Rivail deduziu que por tras daqueles fenomenos de natureza inteligente, deveria existir uma causa tambem inteligente. Assim ele iniciou um dialogo com as "mesas", passando a interroga-las de uma forma mais sistematica. Alem disso, Rivail passou a coletar as comunicacoes recebidas por outros grupos de varios lugares do mundo,que muitas vezes eram desconhecidos entre si. Por meio de um minucioso trabalho de coleta, analise, comparacao e compilacao dessas comunicacoes, Rivail elaborou, sob orientacao do plano espiritual superior, os cinco livros da codificacao da Doutrina Espirita, a saber: O Livro dos Espiritos - 18.04.1857: "Principios da doutrina espirita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espiritos e suas relacoes com os homens, as leis morais, a vida futura e o porvir da humanidade." O Livro dos Mediuns - 1861: "Ensino especial dos Espiritos sobre a Teoria de todos os generos de manifestacoes, os meios de comunicacao com o mundo invisivel, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropecos que se podem encontrar na pratica do Espiritismo." O Evangelho Segundo o Espiritismo - 1864: "A explicacao das maximas morais do Cristo, em concordancia com o espiritismo e suas aplicacoes as diversas circunstancias da vida." O Ceu e o Inferno - 1865: "Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal a vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demonios, sobre as penas, etc., segundo numerosos exemplos acerca da situacao real da alma durante e depois da morte." A Genese - 1868: "Os milagres e as predicoes segundo o espiritismo." Rivail assinou essas obras sob o pseudonimo de Allan Kardec para que elas nao fossem confundidas com as obras que ele publicou como catedratico, de modo que elas despertassem o interesse pelo seu conteudo e nao pelo nome do autor. 2. ASPECTOS DA DOUTRINA ESPIRITA 1. Filosofico: o estudo dos problemas do homem, sua origem e sua destinacao. A analise da relacao entre os homens encarnados e aqueles que partiram atraves da morte fisica. 2. Cientifico: a comprovacao das questoes filosoficas atraves da experimentacao. 3. Religioso : as consequencias morais que advem dos dois aspectos anteriores. "A Religiao edifica e ilumina os sentimentos." (EMMANUEL). 3. PRINCIPIOS BASICOS DA DOUTRINA ESPIRITA 3.1. Existencia de Deus. Partindo do axioma "Nao ha efeito sem causa" e que um efeito inteligente tem que estar necessariamente associado a uma causa inteligente, denominamos Deus a forca inteligente universal e invisivel, que constroi sem cessar a obra da Natureza (FLAMMARION, 1937) e que tem como atributos ser unico, eterno, imutavel, onipotente, soberanamente justo e bom. 3.2. Existencia e sobrevivencia do espirito a morte fisica Os Espiritos sao os seres inteligentes da criacao. O corpo nao passa de um involucro que o espirito abandona no instante da morte fisica mantendo, entretanto, a sua individualidade. 3.3 Comunicabilidade dos espiritos. Sobrevivendo a morte fisica, os Espiritos nao estao impedidos de se comunicar com aqueles que ficaram na Terra. 3.4. Pluralidade das existencias (reencarnacao). O objetivo da encarnacao dos Espiritos e chegar a perfeicao. Nao podendo alcanca-la em uma unica existencia fisica, Deus proporciona ao Homem a oportunidade de multiplas encarnacoes (reencarnacoes). 3.5. Pluralidade dos mundos habitados. A Terra nao e o unico planeta habitado. O fundamento para essa crenca baseia-se no fato de que estando o Espirito em constante evolucao e tomando por observacao as evidentes desigualdades morais e intelectuais, deve o Espirito avancar para mundos mais ad equados ao seu nivel evolutivo. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BARBOSA, P. F., "O Espiritismo Basico", FEB. DELLANE, G. "O Fenomeno Espirita", FEB, traduzido da 5a. edicao francesa, 1937. DOYLE, A. C., "Historia do Espiritismo", Editora Pensamento. EMMANUEL, "O Consolador", Psicografado por Francisco Candido Xavier, FEB. FLAMMARION, C., "Deus na Natureza", FEB, 1937. 1 "raps" - assim ficaram conhecidos originariamente os ruidos produzidos pelos espiritos, que se caracterizavam por batidas e/ou arranhoes. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO EDJAIR E RAFAEL SOBRE ESTUDOS ESPIRITAS NA BELGICA Ola' Cid, Como combinado anteriormente, estamos enviando pra voce o texto resultado do primeiro estudo do BSOS, o nosso grupo de estudos e divulgacao da doutrina espirita aqui de Berlin. E' apenas um estudo introdutorio, que pode servir como um prefacio do universo de estudos que pretendemos desenvolver. Se Deus permitir, esperamos concluir os proximos estudos mais rapidamente, de maneira a lhe enviarmos os relatorios/textos com regularidade. O segundo estudo ja' esta' quase pronto e deve ser enviado ao GEAE dentro das proximas semanas. Como ja' dissemos anteriormente, os textos estao abertos para discussoes, correcoes, criticas, comentarios, enfim, qualquer contribuicao e/ou sugestao sera' muito bem aceita. Abracos e muita paz, Edjair e Rafael ------------------------- Oi Edjair e Rafael. Valioso o texto que voces enviaram. Contamos em continuar recebendo textos com a continuacao dos seus estudos. Um grande abraco, Jose Cid. DO CARLOS, SOBRE A INFLUENCIA ESPIRITA NA POESIA ARGENTINA Poesia argentina com influencia Espirita ? Me chegou as maos um livrinho publicado em 1958 com uma selecao de textos retirados das obras de um escritor argentino, Arturo Capdevila. Segundo os poucos dados apresentados na introducao, este autor nasceu em Cordoba (Argentina) em 1899, ganhou varios premios literarios e chegou a ser membro das Academias Argentinas de Historia e Letras. Entre os textos apresentados se encontram alguns bastante interessantes, como o que transcrevo abaixo. Fiquei bastante curioso a respeito, porem nao encontrei nenhuma informacao adicional, nem mesmo sobre o Espiritismo na Argentina. Eis um dos textos que me chamou a atencao no livro: SI LA VIDA ES UN MAL ... (Arturo Capdevila - Obras Escogidas - Ed. Aguilar - Madri, 1958) Si la vida es un mal, ? quie'n nos lo manda ? Y el reiterado mal, ? por que' sufrimos ? ? Por que' en agraz los vientos de la tierra nos cortan los racimos ? Si Dios es todo el Bien, ? Por que cruzamos la noche de su ausencia, y ha de an~adirse mal, como esta' escrito en la Escritura, si se an~ade ciencia ? Si Dios es bien por bien, si El es el campo de siembra e de cosecha. Si El es el cien por uno, el mil por uno, y la justicia y la razo'n derecha ... ? Que' sembramos que cardos recogemos ? ? Que' vientos, que tormentas nos van dando ? ... ? Que' camino hice yo de espinas bravas que por espinas ando ? ... Sepa el hermano que conforme siembre recogera', sin duda. Porque tu' desnudaste espalda ajena, tu espalda esta' desnuda. El que ayer desgarraste y sofocaste ahora te desgarra y te sofoca: Palabras que te dicen, repetidas palabras son que profirio' tu boca. Flecha que de tu cuerda, silbadora partio', no se clavo', que asi' no acaba. En el aire no ma's quedo' temblando, y ahora se te vuelve y se te clava. Hambre que diste, en tu cansancio es hambre. ? Quie'n te mostro' superfluos episodios ? ? Quie'n te ensen~a: Germinan las semillas ? ? Y quie'n te engan~a: Pero no los odios ? Oye palavra sabia, hermano mi'o, compan~ero de ca'rcel y de cieno; nunca te enorgullezcas de la vida, que no estamos aqui' por nada bueno. Si abrir pudieras el vedado libro que escribiste, viviente, en otros di'as, ! con que' i'ntimo espanto, con que' negra vergu"enza temblari'as ! Si pudieras, multa'nime, de pronto mirar todas sus a'nimas sombrias, ! con que' helado estupor, hasta la muerte, con que' helado estupor, reculari'as ! Si buscando la justa herencia tuya te mostraran despojos y despojos, ! ah mi'sero !, los dedos te clavaras ... ! ah mi'sero !, tus dedos en tus ojos. Mira la noche, ocu'ltate en la noche ... Porque ha aqui' palavra del arcano que esta' por preguntarte en las tinieblas: Cai'n, Cai'n, ? Que hiciste de tu hermano ? Como un mar en la noche, asi' es el alma. Por tu pesca vendra'n. Mentir no puedes. Desde las mismas afiladas rocas hay pescador que te echara' las redes. Pagar, pagar, pagar. Tal el destino. Cuando pasa el dolor - deuda que pagas - una estrella en el cielo se te enciende por cada llama lu'gubre que apagas. ------------------------------------------ Como os colegas podem notar, o texto claramente apresenta os sofrimentos atuais como resultado do mal feito em vidas anteriores (perdoem-me a traducao livre): Se a vida e' um mal, quem nos manda ? E o mal repetido. Por que sofremos ? (1.a Estrofe) Saiba o irmao que conforme plante, colhera' sem duvida. Porque desnudastes ombro alheio, teu ombro esta' desnudo. (5.a Estrofe) Se pudesse abrir o livro secreto que escreveu, vivendo, em outros dias, com que intimo espanto, com que vergonha tremeria ! (11.a Estrofe) Se pudesse de pronto contemplar todas as tuas almas sombrias, com que estupor, ate' a morte, com que estupor recuarias ! (12.a) E' evidente tambem que o autor tem uma visao pessimista do processo de causa e efeito, como um "karma" (o conceito de karma e' mais negativo que o conceito similar de "causa e efeito" da doutrina Espirita. No Espiritismo, e diga-se de passagem no Cristianismo, o mal nao precisa ser necessariamente ressarcido com o sofrimento, "o amor cobre a multidao dos pecados", pois a finalidade do processo nao e' _punir_ o culpado, mas sim faze-lo progredir espiritualmente): Pagar, pagar, pagar. Tal e' o destino. Quando passa a dor - divida que pagas (inicio da ultima estrofe) Fica portanto a curiosidade sobre o que influenciou a criacao desse texto, uma conviccao pessoal do autor, contato com o Espiritismo ou com outras doutrinas reencarnacionistas, como a Teosofia e a ordem Rosa-Cruz ? Atenciosamente, Carlos .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! 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