# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 02 (175) 96 13 Fevereiro 96 ################################################################### ************************INDICE************************ O CARATER CIENTIFICO DO ESPIRITISMO - II COMENTARIOS DO MATTOS, SOBRE METODOLOGIA CIENTIFICA DO RAFAEL, SOBRE A PERGUNTA DO BOLETIM 174 DO ALLAN, SOBRE DISCUSSOES CIENTIFICAS DO MOACYR, SOBRE OS INTEGRANTES DO GEAE DO WENDEL, SOBRE O ESPIRITISMO NOS EUA ****************************************************** O CARATER CIENTIFICO DO ESPIRITISMO - II Caros colegas do GEAE Conforme adiantei no artigo anterior, dado que o Espiritismo e' definido como uma Ciencia senti necessidade de saber o que e' Ciencia, pois senti-me explicando o desconhecido peloignorado, de vez que admiti nao saber responder `a simples pergunta: "O que e' Ciencia?" Comeco a desconfiar que me meti numa empreitada muito mais dificil do que a imaginava a principio. Sempre imagino que a minha ignorancia e' muito menor do que ela realmente e', e neste caso nao fugi `a regra. Mas ja' que assumi o compromisso publico de fazer este estudo e compartilha-lo... Antes de entrar propriamente no artigo "CIENCIA ESPIRITA", do Silvio Chibeni, publicado `a pagina 45 do numero de marco de 1991 da Revista Internacional de Espiritismo", que me serve de roteiro de estudos (e esta' disponivel em http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/articles/episana.html), busquei no dicionario uma definicao sucinta de Ciencia. Cito a definicao do dicionario Cambridge (traducao minha): "Ciencia: Estudo da estrutura e comportamento do mundo fisico, envolvendo experimentacao, medicao e o desenvolvimento de teorias que descrevem os resultados dessas atividades." Achei esta definicao satisfatoria como uma primeira abordagem, mas ao mesmo tempo muito vaga para com ela se distinguir uma ciencia de uma nao-ciencia (para responder `a pergunta: e' o Espiritismo uma ciencia?). Mas eis que me assaltou uma outra duvida: que e' exatamente "teoria"? Nova consulta ao dicionario Cambridge e uma nova definicao, que igualmente cito (traducao minha): "Teoria: Conjunto formal de regras sobre um objeto de estudo; ou ideias sugeridas para explicar um fato ou evento." Buscadas estas definicoes basicas preliminares, lancei-me `a leitura do item 1, intitulado "Introducao: Ciencia e Pseudo- Ciencia", do artigo que me serve de roteiro, opos o que fiz as seguintes anotacoes: Ha' um consenso generalizado de que a Fisica, a Quimica e a Biologia sao ciencias, mas nao ha' igual consenso sobre o que as faz ciencias. Dizem alguns que e' um particular modo de buscar compreender as leis naturais, modo esse denominado "metodo cientifico". Outros dizem que nao ha' metodo cientifico, e que a Ciencia seria um caos, anarquica, e que portanto nao haveria uma "receita" do que faz uma ciencia ser Ciencia. Segundo entendi, o Chibeni e' partidario da opiniao de que existem atributos que distinguem uma ciencia de uma nao-ciencia. As tentativas de se formalizar o que caracterizaria a cientificidade de uma disciplina se teriam iniciado com Francis Bacon, no seculo XVII, e suas ideias serviram de base para os conceitos que prevaleceram entre os filosofos ate metade do seculo XX e ainda prevaleceram no seio do povo e na esmagadora maioria da comunidade cientifica, embora a partir de 1950 esses conceitos antigos tenham sido arrasadoramente refutados com base na analise da historia da ciencia. Em resumo, esses conceitos antigos e ainda tao populares de cientificidade sao falhos. Sao uma idealizacao que nao corresponde `a realidade de como as ciencias maduras (Fisica, Quimica e Biologia) foram e sao feitas. A concepcao classica (e falha) de ciencia seria, citando Chibeni: "Grosso modo, a visao comum de ciencia envolve a assuncao de que a ciencia inicia seu desenvolvimento com um periodo longo de coleta de dados experimentais (dados empiricos, na linguagem filosofica); nessa etapa nao compareceriam hipoteses de nenhuma especie. Uma vez de posse de um conjunto suficientemente grande de dados, os cientistas aplicariam entao certos metodos seguros e neutros para obter as teorias cientificas, que seriam descricoes objetivas da realidade investigada." Segundo Chibeni, a versao mais articulada dessa concepcao de ciencia e' a doutrina filosofica conhecida como Positivismo Logico que, pelo que entendi consultando outras fontes, dentre as quais o texto Concepcoes de Ciencia, tambem do Chibeni, (disponivel em http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/articles/episana.html) (por favor corrijam-me se eu estiver errado), diz que "o que nao e' observavel ou nao e' redutivel ao que e' observavel e' desprovido de valor cientifico, e' metafisico". Essa concepcao de ciencia (o Positivismo) exerceu e ainda exerce enorme influencia nos meios academicos, entre aqueles que se ocupam da pratica da ciencia e que, geralmente, nao tiveram a oportunidade de estudar filosofia da ciencia, embora tenha sido demolida pelos filosofos da ciencia. E' a inercia natural da difusao do conhecimento se fazendo presente. Nova duvida: o que e' essa tal de Metafisica? Nova consulta a outras fontes (novamente o acima citado Concepcoes de Ciencia) e nova definicao: "Metafisica: Disciplina que trata da existencia e da natureza ultima do seres". Notadamente a partir dos anos 60 essa concepcao classica de ciencia tem sido contestada. Citando novamente o Chibeni: "O exame cuidadoso da historia da ciencia e os argumentos filosoficos desenvolvidos pelos filosofos da ciencia contemporaneos mostraram que essa caracterizacao da atividade cientifica nao somente nao corresponde ao que de fato ocorreu e continua ocorrendo com as ciencias bem estabelecidas, como tambem pressupoes procedimentos impossiveis. Observacao e teoria, experimento e hipotese nascem e se desenvolvem juntos, num complexo processo simbiotico de suporte reciproco. A acumulacao previa de dados neutros, ainda que fosse possivel, seria inutil. Nenhum conjunto de dados leva de modo logico a leis cientificas; a imaginacao criadora do homem desempenha um papel essencial na genese das teorias cientificas". Surgiram entao, recentemente, novas concepcoes de Ciencia, as quais nao padecem dos defeitos da concepcao classica. Novamente citando Chibeni: "A imagem de ciencia a que os filosofos da ciencia chegaram a partir das conquistas recentes indica que uma ciencia autentica consiste, simplificadamente, de um nucleo teorico principal, formado por hipoteses fundamentais. Esse nucleo e' circundado por hipoteses auxiliares, que o complementam e efetuam sua conexao com os dados empiricos. Essa estrutura mais ou menos hierarquizada faz- se acompanhar de determinadas regras, nem sempre explicitas, que norteiam seu desenvolvimento futuro. De um lado, ha' regras "negativas", que estipulam que nesse desenvolvimento os principios basicos do nucleo teorico devem, o quanto possivel, ser mantidos inalterados. Eventuais discrepancias entre as previsoes da teoria e as observacoes experimentais devem ser resolvidas por ajustes nas partes menos centrais da malha teorica, constituida pelas hipoteses auxiliares; regras "positivas" sugerem ao cientista como, quando e onde essas correcoes e complementacoes devem ser efetuadas. Ao contrario do que se supoes na visao comum de ciencia, nao ha' restricoes sobre a natureza das leis de uma teoria cientifica, que podem inclusive ser de carater metafisico. A restricao fundamental e' que a estrutura teorica como um todo forneca previsoes empiricas corretas, ou seja, de conta dos fatos." A proposito, o paragrafo acima descarta a restricao que os positivistas fazem a qualquer conceito metafisico nas ciencias como, por exemplo, a existencia de Deus. Kardec fez a definicao do Espiritismo como uma Ciencia somente apos alguns anos de intensas investigacoes teoricas e experimentais, com o que tinha seguranca para afirmar o carater cientifico da nova disciplina. Sob o ponto de vista positivista o Espiritismo e' inaceitavel como ciencia a comecar pela questao numero 1 de "O Livro dos Espiritos", que trata da natureza de Deus (P:"Que e' Deus?" R: "A Causa Primaria de todas as coisas."), que e' inegavelmente metafisica, pois trata da natureza de algo (Deus). Mas sob o ponto de vista atual da filosofia da ciencia nao ha' nada errado em se ter pressupostos metafisicos numa disciplina cientifica. Essa rejeicao do carater cientifico do Espiritismo, baseada na nocao comum de ciencia, levou a tentativas de se criarem outras disciplinas que estudassem os mesmos fatos e fenomenos e que atendessem ao conceito classico (e falho) de ciencia: Citando Chibeni: "Lamentavelmente, a adocao de uma concepcao falha de ciencia levou os pesquisadores da Parapsicologia e demais linhas de investigacao que surgiram apos ela a nao somente empenharem infrutiferamente os seus esforcos, como tambem a desprezarem, ou mesmo repelirem, as conquistas e metodos de uma legitima ciencia do espirito, surgida ainda no seculo XIX, a saber, o Espiritismo." Tanto a Parapsicologia quanto a Metapsiquica (sua predecessora), a Psicotronica e outras congeneres padecem do mal de quererem fazer Ciencia sem teoria, como se esse fosse o caminho que levou ao sucesso a Fisica, a Quimica e a Biologia, que sao as disciplinas cientificas maduras. A historia da ciencia mostra que nao foi esse o caminho. O Espiritismo atende perfeitamente `as concepcoes modernas de Ciencia, o que mostra que Kardec estava pelo menos um seculo `a frente de seus contemporaneos. Aos interessados em maiores detalhes nos argumentos filosoficos e nos exemplos retirados da historia da ciencia recomendo fazerem o "download" das referencias disponiveis no sitio WWW do Grupo Espirita da UNICAMP - GESU, no endereco: http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/articles/episana.html A Excelencia Metodologica do Espiritismo I (em portugues) A Excelencia Metodologica do Espiritismo II (em portugues) O Paradigma Espirita (em portugues) The Spiritist Paradigm (em ingles) Ciencia Espirita (em portugues) Por hora foi isto o que consegui reunir sobre o assunto. No proximo artigo apresentarei minhas notas sobre os argumentos filosoficos e os exemplos historicos que lastreiam o que foi apresentado acima. Fraternalmente Luiz Otavio ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO MATTOS, SOBRE METODOLOGIA CIENTIFICA Caro Cid: Dois assuntos chamaram minha atencao, neste Boletim: 1. O tema Espiritismo e Ciencia. Trata-se das fundacoes (no sentido da engenharia) do espiritismo. Notei as duvidas do Allan Kardec Barros (interessante nome, he?). Basicamente, dentro dos canones da Metodologia Cientifica atual, o Espiritismo NAO pode ser considerado Ciencia. MAS, eu NAO concordo com essa posicao atual da Metodologia Cientifica. Creio que deve ser revista. Eu considero o Espiritismo uma Ciencia, embora saiba nao poder defender essa posicao na Universidade em a qual trabalho. Este e' o ponto que merece discussao, donde a relevancia do temo Espiritismo x Ciencia. 2. A divulgacao do Espiritismo EM INGLES. Continuo perplexo com o desconhecimento do assunto nos paises de lingua inglesa, bem como a falta de sites em ingles sobre o assunto. Parece piada, mas aos amigos de lingua inglesa, estou tendo que convida-los a visistar os sites da Unicamp e da USP, NO BRASIL, onde existem sites EM INGLES sobre o espiritismo. A palavra inglesa para o espiritismo ("Spiritism") precisa ser divulgada (essa palavra existe no Webster Unabridged, ao contrario do que, por vezes, se costuma afirmar). Mattos DO RAFAEL, SOBRE A PERGUNTA DO BOLETIM 174 Oi Jose' Cid, Estou enviando uma possivel resposta 'a pergunta que foi deixada no ar, quando se falou sobre a compreensao da existencia do espirito (boletim 174), e que reproduzo abaixo: "... E se agora nos juntarmos o que foi dito nos dois ultimos paragrafos? Para tornar mais cientifico, eu poderia falar em somar x + y=? Bom, nos teriamos um espirito com um conhecimento cientifico muito avancado, e com um conhecimento moral igualmente avancado. O que sera que este espirito, tao experiente e sabio, diria da relacao entre ciencia e religiao? Deixo a pergunta no ar! Jose." A resposta e' de uma das unanimidades das ciencias exatas de nossa epoca: "A ciencia sem a religiao e' paralitica; a religiao sem a ciencia e' cega." Albert Einstein (1879-1955) Abracos, Rafael DO ALLAN, SOBRE DISCUSSOES CIENTIFICAS Oi Angelo, Infelizmente nao tive ainda oportunidade de te conhecer, mas tenho que discordar de tua opniao. Nao e' que o staff (entendo staff como os participantes, tou certo?) nao queira discutir ciencia. Mas creio que tu poderias levar em conta varias coisas: 1 - Muita gente nao tem o necessario tempo para responder, embora gostaria de faze-lo. Ou entao tem preguica, o que nao e' tao saudavel. Inclua tambem o fato de que a pessoa pode estar momentaneamente muito ocupada. 2 - Ignorancia. Me incluo aqui. Nao tenho cabedal de conhecimento o suficiente para dar uma opniao sem ter o perigo de cair em erros grosseiros. 3 - Gosto muito de esclarecimentos, principalmente por parte das pessoas especializadas. Como um fisico ou um psicologo tecendo esclarecimentos em sua area. Portanto, gostaria de te pedir que continuasses escrevendo. Talvez teus comentarios deem frutos, mas daqueles escondidinhos, que tu jamais vais encontrar: uma luz para completar um raciocinio, uma pessoa que foi consolada. Melhor seja assim, acho. 4 - Feedback. Quem nao gosta de receber um comentario de volta sobre uma opniao? O contra-argumento para este caso e' a variedade do leque que forma o GEAE, cada um com um back-ground diferente. E se me permito um "guessing", creio que a maioria de nos somos formados em eng/informatica, o que, por si so', nao da' o necessario embasamento para discussoes profundas, principalmente no campo de fisica ou psicologia, por exemplo. Allan Kardec Barros DO MOACYR, SOBRE OS INTEGRANTES DO GEAE Caro Jose Cid, Fiz a minha inscricao neste grupo a apenas algumas semanas e no ultimo boletim na contribuicao do nosso amigo Angelo li a seguinte frase : "Como cientista igual a todos que participam deste grupo ...." Antes de inscrever-me li a FAQ para certificar-me sobre a natureza do grupo, e nao encontrei algumas informacoes que acredito sao bastante interessantes para todos, como o numero atual de participantes, pais de origem, e talvez % de cientistas, filosofos, pessoas comuns, etc. Acredito que seja importante saber as caracteristicas gerais de todo o grupo. ------------------- Oi Moacyr. Eu nao tenho uma estatistica pronta relacionando a atividade dos integrantes do GEAE e o local onde moram, mas nao me lembro de alguem que tenha preenchido o item "atividade" com a palavra "cientista". Um grande numero trabalha em uma das profissoes ligadas `a Informatica e/ou esta ligado `a uma instituicao de ensino. Nao existe restricao para se tornar um integrante do GEAE, seja de profissao de fe ou de trabalho... Um grande abraco, Jose Cid. DO WENDEL, SOBRE O ESPIRITISMO NOS EUA Ola pessoal do GEAE Faz apenas um mes que estou conectado na INTERNET e fico muito feliz em poder trocar ideias com outros companheiros da seara. Gostaria muito de saber como anda o movimento espirita ai na terrinha de meus antepassados. Aqui em Cuiaba (coracao da america do sul) o movimento espirita esta firme e forte. O pessoal da federacao espirita daqui e' muito competente e, alem das atividades assistenciais, devenvolvem varios eventos com o objetivo de divulgar a doutrina. Na semana do carnaval vai haver um grande congresso que contara com a presensa de Divaldo P. Franco e varios outros palestrantes. Caravanas de varios estados ja confirmaram presenca e e' bem provavel que o numero de participantes chegue a 2000 pessoas. Gostei muito do boletim que recebi atraves da esquina-das-listas e no momento deixo apenas duas frases de um dos maiores cientitas deste seculo, nao so pelas suas descobertas no campo da fisica, mas tambem pela sua maneira de pensar: Albert Einstein - A ciencia sem a religiao e'paralitica - a religiao sem ciencia e' cega. - A religiao do futuro sera cosmica e trancendera um DEUS pessoal, evitando os dogmas e a Teologia. Abrangendo os terrenos material e espiritual, essa religiao sera baseada num certo sentido religioso procedente da experiencia de todas as coisas, naturais e espirituais, como uma unidade expressiva ou como a expressao da Unidade. Wendel Roberto Meireles --------------- Oi Wendel. Em breve vou escrever um texto descrevendo minha experiencia nos EUA, o que eu pensava antes de morar la e o que aconteceu durante minha estada. Aguarde! Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.fct.unl.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A E Responsavel pela WWW: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt E G Responsavel pela FAQ do GEAE: Carlos Iglesia Bernardo G E E-mail: caiglesia@ax.apc.org E AEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaEA