# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 01 (174) 96 06 Fevereiro 96 ################################################################### ************************INDICE************************ A COMPREENSAO DA EXISTENCIA DO ESPIRITO COMENTARIOS DO ANTONIO, SOBRE A ESCOLHA DO SEXO DO REINALDO, SOBRE O BOLETIM DO GEAE 170 DO ANGELO, SOBRE DISCUSSOES CIENTIFICAS DO FRANCISCO BOSCO, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO ESPIRITISMO VIA SATELITE ****************************************************** A COMPREENSAO DA EXISTENCIA DO ESPIRITO Que tipo de influencia pode ter no nosso comportamento a compreensao da existencia do Espirito? Muito disso ja foi discutido em termos morais, como por exemplo, a conscientizacao da responsabilidade de nossos atos, que tudo que fazemos em nossas vidas tem consequencias em nosso futuro. Mas, e em termos de relacionamentos entre varias doutrinas, crencas, e filosofias? Qual a tendencia futura? O que deve acontecer, a medida que nos, espiritos ainda ignorantes, tonamos nossos conhecimentos mais abrangentes? Esta pergunta e' realmente muito dificil de responder, e eu, em uma atitude nada cientifica vou colocar alguns "achimos" na mesa. A medida que reencarnamos nos aumentamos nossa carga de conhecimentos. Com varias encarnacoes nos podemos uma hora estar nos aprimorando em nossas habilidades musicais e em outra estarmos participando de discussoes de fisica quantica. Em outro momento podemos estar praticando a politica, em outro podemos estar praticando a caridade desinteressada. E assim por diante. Portanto, a reencarnacao nos mostra que, quando o numero de incarnacoes que tivermos passado for muito grande, talvez infinito, nos teremos passado por diversas experiencias e tido a oportunidade de praticar diversas doutrinas do pensamento. Lindo! Mas o que de pratico isso nos traz? O ponto em que quero chegar e' que, dentro de nosso conhecimento limitado, nos precisamos complicar nossa vida, criando separacoes e disavencas que nao necessariamente sao reais. Mas isso deve mudar a medida que nosso conhecimento for se tornando mais abrangente. Sera que um musico, por exemplo, nao teria como usar os conhecimentos de matematica que obteve em outra encarnacao? E sera que um matematico nao se beneficiaria pelo conhecimento musical que obteve antes? Onde esta a fronteira entre a ciencia e a arte? E onde esta a fronteira entre ciencia e religiao? Eu ja ouvi diversas declaracoes do tipo "eu sou um cientista, portanto nao posso ser um religioso" ou "eu separo ciencia da religiao, que sao incompativeis". Sera mesmo? No meio cientifico fala-se a existencia de dois tipos de cientistas: um que tem um conhecimento profundo em uma area de excelencia, e, portanto e' considerado uma assumidade no assunto, que ninguem conhece melhor do que ele; outro e' aquele que tem um conhecimento geral, mas sem grande profundidade, de diversos assuntos. Estuda de tudo, mas nao se prende a nada especificamente. Ambos trazem contribuicoes importantissimas para a humanidade. Mas, vamos agora pensar em termos Espiritas. Nos entendemos que o espirito passa por diversas encarnacoes, em cada uma delas alcancando um objetivo especifico, que se junta a bagagem que o espirito carrega. O que sera que acontece com o espirito que em cada uma de suas encarnacoes alcanca um grande nivel de conhecimento em um assunto especifico? A cada encarnacao a bagagem que este espirito carrega vai sendo acrescida deste novo conhecimento. Quando o numero de encarnacoes deste espirito for bastante grande, ele tera atingindo um conhecimento cientifico profundo em diversas areas. Qual a utilidade disto? Bom, nenhuma, se este espirito nao tiver aprendido, como aquele cientista que tem um conhecimento superficial de muitas coisas, a juntar os pedacos e formar um grande quebra-cabecas. Neste ponto ele tera alcancado um nivel de conhecimento cientifico muito grande. Mas nossa encarnacao nao esta ai so para aprimorarmos nossos conhecimentos de ciencia, mas tambem para aprimorar nossos conhecimentos morais. Nos passamos por diversas atribulacoes durante nossa vida, que praticamente nos forcam a progredir moralmente. E o que acontece depois de sucessivas reencarnacoes? O conhecimento moral vai progredindo, e a nossa experiencia se tornando mais abrangente e nos conseguimos perceber cada vez melhor a importancia de uma atitude moralmente correta. E se agora nos juntarmos o que foi dito nos dois ultimos paragrafos? Para tornar mais cientifico, eu poderia falar em somar x + y=? Bom, nos teriamos um espirito com um conhecimento cientifico muito avancado, e com um conhecimento moral igualmente avancado. O que sera que este espirito, tao experiente e sabio, diria da relacao entre ciencia e religiao? Deixo a pergunta no ar! Jose. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO ANTONIO, SOBRE A ESCOLHA DO SEXO Em um dos boletins do GEAE encontrei um paragrafo que li mas fiquei cheio de duvidas, e gostaria de receber maiores esclarecimentos. Segue abaixo o texto: ''Da mesma forma que existem espiritos inconformados com a cor dos olhos que tem a seu servico em determinada encarnacao, existem aqueles que nao aceitam o sexo que receberam.'' Sou um cego na doutrina espirita, mas o pouco que li, aprendi que o espirito tem livre abitrio e que ele escolhe de acordo com o seu carma o corpo em que quer encarnar. Entao o sexo que receberam foi escolhido pelo proprio espirito, como tambem a cor dos olhos do corpo que ele usou como involucro. ... Abracos Antonio Alves de Oliveira ------------------------------------- Oi Antonio. O que voce diz seria o ideal, mas nao acontece bem assim. Na maioria dos casos o espirito que reencarna ainda nao tem compreensao suficiente para decidir o que e' melhor para ele, portanto certas situacoes sao "impostas". A ideia de carma nao faz parte da Doutrina Espirita. O que o carma diz e' que o futuro e' inevitavel, nao ha como escapar, no entanto, com a compreensao do livre arbitrio, fica claro que nos podemos decidir nosso futuro. Um grande abraco, Jose Cid. DO REINALDO, SOBRE O BOLETIM DO GEAE 170 Oi, Jose Cid: Li a discussao entre voce e uma outra pessoa (provavelmente protestante) a respeito do Espiritismo, exposta no Boletim do GEAE 170. Creio que a inconsistencia alegada pelo nosso irmao esteja em seguir ou nao seguir totalmente os ensinamentos de um determinado mestre ou profeta ou iluminado. Cre ele que o Cristianismo e o Espiritismo sao mutuamente excludentes, ja' que diverge das outras correntes cristas nas interpretacoes biblicas. Eu, particularmente, tenho imenso respeito pela Biblia, mas acho que devemos olha-la com mais cuidado. Pretendo apenas aqui expor a minha opiniao, sem nenhuma intencao desrespeitosa, apenas no intuito de mutuo esclarecimento. Nao e' minha intencao por mais lenha na fogueira da discussao religiosa pura e simples, mas nao podemos deixar de exercitar o livre pensamento, por ser este uma faculdade inerente a todos os espiritos. Comentarei aqui apenas as palavras do nosso irmao, citando as referencias biblicas que embasam o meu raciocinio. Vamos por partes: - "a "comunicacao com espiritos" e vedada ao verdadeiro Cristao" Ja' sao sobejamente conhecidos os casos de possessao narrados nos evangelhos, embora se tratem de espiritos inferiores. Mas nao podemos deixar de citar a maravilhosa confissao de Pedro (Mt 16,15- 17), provinda de uma inspiracao superior (embora possa dizer-se que veio diretamente de Deus). Na transfiguracao (Mt 17,1-8) aparecem Moises e Elias, espiritos notoriamente superiores. O dia de Pentecostes (At 2) foi prodigo em manifestacoes espirituais superiores, manifestacoes estas que mais tarde foram regulamentadas por Paulo de Tarso, conforme esta' em I Cor 12 e I Cor 14, com o que se harmonizam as recomendacoes de Kardec para as reunioes mediunicas. Nao vejo na grande maioria das igrejas cristas de hoje o cultivo dos dons espirituais como estipulado naquela epoca. So' as vejo afirmando de forma simplista que as manifestacoes mediunicas nos centros espiritas sao obra de Satanas, sem qualquer analise do conteudo ou finalidade dessas manifestacoes e da intencao das reunioes espiritas ao lidar com elas. Sinceramente, nao vejo consistencia nessa pratica (ou falta de pratica). Portanto o Espiritismo nao esta' infringindo nenhum principio basico do Cristianismo. Alias, porque sempre citam a proibicao da consulta aos mortos expressa em Dt 18,9-14 e nao citam a pena de morte e a vinganca regulamentadas em Dt 19,11-13? Ou o acoite recomendado em Dt 22,18? Ou o apredejamento dos filhos rebeldes, como expresso em Dt 21,18-21? Nao estaria a tal proibicao inserida num contexto historico da mesma forma que essas leis? Havia a pena de morte e havia o "nao mataras" ao mesmo tempo naquela epoca. Jesus veio trazer uma nova lei, um novo mandamento conforme esta' escrito em Jo 13,34-35 ("Novo mandamento vos dou") e em Lc 16,16 ("A lei e os profetas vigoraram ate' Joao"). Alias, numa reuniao verdadeiramente espirita notar-se-ia logo que o diabo estaria lutando contra si mesmo, como esta' em Mt 12,26 (" Se Satanas expele Satanas..."), ja' que Jesus e' o modelo de perfeicao tambem para os espiritas (O Livro dos Espiritos, questao 625); portanto valeria a citacao do proprio Jesus em Lc 9,49-50 ("Quem nao e' contra vos, e' por vos"). - "Os textos da Biblia nao devem ser lidos fora do contexto. A melhor forma de se estudar a Biblia e usar ela mesma para interpreta-la, para que nao caiamos no risco de interpretar os textos erroneamente. Ou seja, a Biblia "interpreta" a propria Biblia." - "A leitura de textos da Biblia fora de contexto leva a uma serie de distorcoes. Por exemplo, se o individuo le o Velho Testamento, e se furta de ler o Novo Testamento, acaba achando que continua a ser pecado comer carne de porco, quando Paulo diz categoricamente que nao e. Ou seja a interpretacao da Biblia com a propria Biblia, e nao com um trecho tirado fora de contexto, resulta na interpretacao correta.'' O grande numero de seitas evangelicas e' fruto dessa tentativa de interpretar a Biblia usando a propria Biblia. Se escolhemos uma determinada afirmativa contida num dado versiculo biblico, tenderemos a interpretar todos os demais de acordo com esse versiculo que foi o ponto de partida. A interpretacao pode ser totalmente diferente se partirmos de outro versiculo. Encontrei um exemplo tipico ao ler um livro das testemunhas de Jeova tomando um trecho do Eclesiastes (Ec 3, 16-22) e concluindo que o homem nao tem alma, e interpretando as demais passagens biblicas de acordo com essa ideia. Conclusao bem diversa surgiria se se partisse de Mt 10,28 ("Matam o corpo mas nao matam a alma"), Mt 22,23-32 ("Deus nao e' Deus de mortos, e, sim, de vivos"), Jo 6,63 ("O espirito e' que vivifica"), Lc 23,43 ("Hoje estaras comigo no paraiso"), Jo 14,2 ("Na casa de meu Pai ha' muitas moradas") ou Lc 16,19-31 (O rico e Lazaro). Veriamos que o autor do Eclesiastes raciocinava por reducao ao absurdo, e absurdo fora tomar parte da deducao como sendo a verdade definitiva e completa sobre a vida apos a morte. - "O fato de Jesus Cristo ter feito certas coisas narradas no Novo Testamento absolutamente nao significa que nos possamos faze- las." Esta afirmativa esta' em desacordo com Jo 14,12 ("Aquele que cre em mim fara' tambem as obras que eu faco") e Jo 10,34-35 ou Sl 82,6 ("Eu disse: Sois deuses."). - "Com sua morte na cruz e ressureicao, Jesus eliminou a necessidade dos homens de tentar buscar sua propria salvacao. - "Todo ser humano por conta propria eh, e sempre sera moralmente subdesenvolvido. Isto e o pecado. E o trabalho de Jesus Cristo na cruz, com sua ressureicao, e suficiente e exclusivo para salvar aqueles que vierem a Ele. Nao ha nada, absolutamente nada que possamos fazer, desde construir uma creche, ajudar todos os velhinhos do mundo, dar de comer para os homeless, visitar pacientes de AIDS - nada disso pode nos dar a salvacao. Aqueles que tem o Espirito Santo, em decorrencia da sua salvacao, acabam produzindo boas obras. Mas nao sao as boas obras que o salvam." - "Salvacao por obras nao existe, de acordo com o Novo Testamento. Nao sou eu que o digo - e sim a popria Biblia. Sinceramente, tambem nao posso concordar com estas afirmativas, e a propria Biblia me da' razoes de sobra para refuta'-las. Nossos irmaos protestantes alegam a fe' como unica forma de salvacao, sendo o resto apenas consequencia. Eu diria que a fe' nao e' a salvacao, mas o primeiro passo para ela. O passo seguinte seria a pratica de bons pensamentos e boas obras, e este passo e' *fundamental*. Sem ele de forma alguma o homem estara' salvo. Veja em Mt 25,31-46 (O grande julgamento) que Jesus perguntara' quem praticou a caridade de fato, e nao quem creu ou nao creu, e que os que nao a praticarem serao *condenados*. Logo somente a fe' nao basta. Veja tambem em Mt 7,21-23 ("Nem todo o que diz Senhor, Senhor...") e Tg 2,14-26 ("A fe' sem obras e' morta"). O texto mais belo sobre o assunto pode ser encontrado em I Cor 13, em que Paulo de Tarso faz a apologia do verdadeiro amor, pondo a fe' no seu devido lugar ("Ainda que eu tenha fe', se nao tiver amor, nada serei. (...) Agora, pois, permanecem a fe', a esperanca e o amor, estes tres: porem o maior destes e' o amor"). Como dizer entao que nao existe salvacao por obras? Se o homem fosse condenado a ser sempre moralmente subdesenvolvido, por que entao Jesus disse o que esta' em Mt 5,48 ("Sede perfeitos como perfeito e' o vosso Pai celeste"). Por que entao enumerou uma serie de regras a serem seguidas, conforme esta' em Mt 5-7 (O sermao da montanha), visando a nossa propria salvacao moral? Por acaso, apos sua morte e ressurreicao Jesus disse textualmente ter eliminado a necessidade de pratica-las? Nao consta isso nos Evangelhos. O fato e' que a Biblia exige uma leitura extremamente cuidadosa; sua interpretacao pura e simples pode conduzir a inumeraveis equivocos, contradicoes e pontos de vista parciais. Como entao interpreta-la corretamente? A propria Biblia pode nos dar uma resposta. A principal questao e': consiste a Biblia na totalidade da revelacao divina aos homens ou simplesmente numa parte dessa revelacao? Findou-se com o Apocalipse as verdades divinas trazidas `a Terra ou mais dessas verdades foram lancadas `a humanidade nos seculos subsequentes? Parece que a segunda hipotese e' mais plausivel. E a Biblia no-la confirma em Jo 3,12 ("Se tratando de coisas terrenas nao me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?") e Jo 16,12 ("Tenho ainda muito que vos dizer, mas vos nao o podeis suportar agora."). E em Jo 14,16-17.26, Jo 15,26 e Jo 16,7-15 Jesus ainda promete o Consolador, o Espirito de Verdade ("Esse vos ensinara' todas as coisas e vos fara' lembrar de tudo o que vos tenho dito"). Nao encontramos revelacoes similares `as de Jesus nos livros seguintes aos Evangelhos. O proprio Pentecostes de fato relembrou os ensinos de Cristo, mas nao revelou coisas novas, do contrario estariam presentes no livro dos Atos dos Apostolos e nas Epistolas. Nem o proprio Apocalipse as contem, por ser um livro profetico recheado de simbolos. Essa nova revelacao exigiu da humanidade uma certa maturidade moral e intelectual para sua perfeita compreensao, assim como os ensinos de Jesus exigiu um longo preparo do povo hebreu. E o Espiritismo enfeixa um grande conjunto de revelacoes, aliado a uma visao renovada dos preceitos e praticas evangelicas. Sem o seu auxilio, dificilmente eu teria uma interpretacao consistente da Biblia. E aqui encerro esta minha humilde opiniao. Nao a expressei com o intuito de converter ou convencer, pois isso implica em mudar de religiao, e mudar de religiao significa mudar de vida e de pensamento, o que geralmente se faz de forma drastica e sofrida. A profusao de citacoes biblicas foi necessaria, ja' que estamos tratando do conteudo desta obra incomparavel e incompreendida. A Biblia merece o nosso respeito e profundo reconhecimento, por conter toda a preparacao e a consumacao da obra de Jesus Cristo. E sobre a essencia dos ensinamentos do Mestre nao poderemos discordar. Que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou. Muita paz e luz. Reinaldo Pinto da Silva DO ANGELO, SOBRE DISCUSSOES CIENTIFICAS Oi Cid , como vai? Faz muito tempo que nao participo dos comentarios dos boletins, pois toda vez que levava determinado comentario ao grupo, sempre era em referncia a ciencia. Como cientista igual a todos que participam deste grupo, achava muitissimo interessante jogar a tona alguns conceitos cientificos que me eram pertinentes. Assim foi os comentarios a respeito da teoria ondulatoria do espirito, da onipresenca dos espiritos referente a esta mesma vibracao, sobre o que eh passado e futuro e algumas outras.... Sempre fui levado em aguas mornas, ou seja me parece que o staff nao gosta muito de discutir ciencia. Fiquei bastante feliz em ver que algumas pessoas gostam de fazer analogias e tentam tirar o proveito do que inferem. Gostaria de parabenizar o Mattos por seus comentarios a respeito de ciencia. As analogias existem e sao feitas para a pesquisa. Gostaria de citar alguns livros sobre ciencia e Espiritismo como por exemplo o do Peter Sargent. Achismos a parte, eu gostaria que ciencia e espiritismo, que andam lado a lado, fosse tratado com maior respeito pelo staff do boletim e que comentarios como o do Mattos e do Luis Otavio fossem tratado com maior respeito. Como disse fiquei muito tempo sem fazer nenhum tipo de comentario para justamente saber tracar um Perfil do grupo e verifiquei que algumas questoes sao retiradas do ar propositalmente. Muito obrigado pela atencao, Angelo Cister CARPE DIEM --------------------------------- Oi Angelo. E' uma pena que voce tenha decidido nao participar dos compentarios. Eu nao coloco restricao alguma a publicacao e tudo que me foi enviado ate hoje, com excessao de um unico comentario (do Francisco Bosco), que esta aguardando que eu tenha tempo para elaborar uma resposta, foi publicado. Todos muito bons, mas eu nao tenho conhecimento na area para dar palpite, portanto, eles foram publicados sem nenhum comentario substancial meu, deixando aos espaco leitores que participassem. Desculpe, mas isso nao e' verdade. Eu me interesso bastante por ciencia, mas eu nao tenho pretensao de conhecer tudo, e o que nao conheco, nao opino. Como eu nao distribuo os comentarios para que outros deem opiniao, eu coloco no Boletim e aguardo participacao. Assim que funciona o GEAE, nao existe um staff analisando os textos. Todos sao publicados, e, no que eu posso, eu faco um comentario para iniciar um possivel debate. Se houve alguma coisa que voce enviou, ou sabe que foi enviada, mas nao foi publicado, certamente eu nao recebi. Qual o titulo do livro de Peter Sargent? Eu estou fazendo uma coletanea de literatura para levar comigo quando voltar para o Brasil (mes que vem). Ja consegui alguns livros do Rhine, mas me parece que ja estao todos fora da listagem de livros em publicacao. Por sinal, se voce tiver alguma literatura para sugerir, eu agradeceria. "Achismos a parte, eu gostaria que ciencia e espiritismo, que andam lado a lado, fosse tratado com maior respeito pelo staff do boletim e que comentarios como o do Mattos e do Luis Otavio fossem tratado com maior respeito. Como disse fiquei muito tempo sem fazer nenhum tipo de comentario para justamente saber tracar um Perfil do grupo e verifiquei que algumas questoes sao retiradas do ar propositalmente." Eu nao entendi este paragrafo. Se alguma coisa foi colocada desrespeitosamente, eu, naturalemente devo me desculpar, mas gostaria de saber onde foi que eu errei, de forma que eu possa evitar o mesmo erro no futuro. O que voce quis dizer com questoes tiradas do ar? Um grande abraco, Jose Cid. DO FRANCISCO BOSCO, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO Meu caro Cid Paz e Alegria! Gostaria de fazer alguns comentarios sobre o otimo texto do Ademir onde ele fala sobre Mecanica Quantica (MQ) Psicologia e aspecto cientifico do Espiritismo. * Sobre a citacao de Kardec a respeito da autoridade da Ciencia no que diz respeito aa realidade do espirito e do fenomeno espirita acredito que ele se refere precisamente a esse lado da Ciencia enquanto "atividade social". O que quero dizer e' que claro esta' que seria pueril ficar-se sentado esperando que a comunidade de cientistas concedesse ao Homem o sinal verde para que comecasse a considerar a realidade levando-se em conta a imortalidade da alma.O processo de evolucao das nossas ideias e concepcoes e' muito mais complexo que isso , avancando nao so em funcao das nossas formulacoes cientificas mas tambem como resultado das multiplas expressoes que o espirito humano e' capaz de utilizar para expressar suas vivencias. E' noto'ria , na minha opiniao , a hipocrisia de muitos cientistas em criando obstaculos concretos para que novas areas do conhecimento se expendam ao mesmo tempo em que se dizem absolutamente isentos (no melhor espirito cientifico) no que diz respeito a tais julgamentos . Muitas e muitas vezes tive discussoes completamente esquisofrenicas com fisicos que afirmavam de pes juntos que a Ciencia que fazem e' completamente desprovida de pressupostos ou axiomas filosoficos ao mesmo tempo em que apresentam somente argumentos puramente filosoficos para afirmar se tal ou tal fenomeno deve ou nao deve merecer a atencao da Ciencia dita Oficial. E' exatemante devido a esse tipo de posicao obtusa que acho importante se deixar claro que a Ciencia e' por um lado um modo que a mente humana encontrou de expressar suas vivencias e observacoes e por outro e' uma atividade profundamente inserida no 'jogo social'. Feita essa distincao, acredito que nao ha duvidas de que o Espiritismo tambem e' uma Ciencia no sentido abstrato do termo. * Cid ,quero tambem fazer outros comentarios sobre a questao da Psicologia e a MQ e tudo o mais,mas devido a alguns imprevistos tenho que deixar o terminal agora e te mando esses comentarios numa outra mensagem. Abracos Francisco Bosco ------------------------ Oi Francisco. Seus comentarios a respeito dos "cientistas isentos" me lembraram de quando eu li (e comentei no GEAE) algumas edicoes do "Skeptical Enquirer", uma revista americana publicada por uma das sociedades de ceticos que existem nos EUA. Eu acho que, muitas vezes, os cientistas ainda nao estao preparados para olhar a natureza e tentar entender o que ela tem a dizer, tentando a todo custo fazer com que ela se comporte como sua inteligencia determina. Um grande abraco, Jose Cid. ESPIRITISMO VIA SATELITE Outra grande noticia para voces: No dia 16 de dezembro de 1990, eu lancei uma ideia para o movimento espirita brasileiro e da America Latina, colocando no ar o primeiro programa Espirita Via Satelite, atraves da TV Executiva da EMBRATEL. O programa, de duas horas de duracao, alcancou o Brasil inteiro e a America Latina, tendo sido recebido por muita gente. Pedi apoio ao movimento espirita brasileiro, mas nao tive muita resposta positiva, pois, conforme voces sabem, e muito dificil conseguir apoio do espirita para coisas grandes demais, uma vez que muitos acham ideia faraonica e ate analisam o idealizador como estando em estado de obssessao. Agora, com apoio ou sem apoio do movimento espirita brasileiro, estamos lancando definitivamente a ideia ESPIRITISMO VIA SATELITE no ar, com estreia marcada para o dia 3 de marco de 1996. Todos os primeiros domingos de mes, das 10:10 as 11:50 horas, estaremos no ar, transmitindo a nossa mensagem espirita para milhoes de pessoas. Sintonizem na Polarizacao Horizontal, frequencia 3930 (quem usa antena parabolica tem experiencia disto). Na estreia apresentaremos como convidado o medico homeopata Dr. Alberto Ribeiro de Almeida, daqui do Para, um dos conferencistas espiritas mais solicitados do brasil na atualidade. Quem nao conhece ainda, vai adora-lo. Falaremos sobre um determinado assunto, apresentaremos o Telejornal Espirita (mandem noticias para o nosso telejornal) e depois colocaremos o programa para responder perguntas das pessoas que farao, ao vivo, via FAX ou telefone. Divulgaremos depois os numeros desses faxes e telefones para todo mundo. Provavelmente retransmitiremos o programa, tambem via satelite, para todos os Estados Unidos, Canada e America Central. Estamos dependendo apenas do Ok de uma empresa de telecomunicacoes de la. Estamos tentando tambem, com amigos de Portugal, re-transmitir o programa por la. Se alguem de Portugal tiver acesso a esta mensagem, mantenha contato com uma das "EMBRATEIS" europeia, que existem muitas, que o custo de retransmissao e muito pequeno, nao apenas para Portugal, mas para toda a Europa. Que ninguem se preocupe com questoes de idioma, pois existem milhoes de pessoas que falam portugues no mundo inteiro. A importancia do espiritismo no satelite e muito grande, principalmente para atender aos milhoes e milhoes de pessoas que moram nos interiores longinquos deste pais, perseguidas por padres e pastores que ainda estao na obscuridade e nao tem oportunidade de ir ao centro espirita, unico, da sua cidade. Apelo a todos que divulguem esta ideia, o maximo que lhes for possivel, por fax, impressos, telefonemas, radio, jornais e tudo o que for possivel em todas as cidades, do Brasil e paises vizinhos, ao alcance de todos. Tudo isto e uma realizacao da SEDA, Sociedade Espirita de Divulgacao e Assistencia, fundada por mim, ha 12 anos, e que hoje sou Presidente, instituicao esta que alimenta e presta apoio espiritual a aproximadamente cem pessoas, diariamente, em Belem, entre mendigos, meninos abandonados pela rua, prostitutas, etc... Conto com apoio de todos. Maiores esclarecimentos e correspondencias para seda@cepd.com.br - Endereco da instituicao. ou alamar@cepd.com.br - Eu. ------------------------------- Oi Alamar. Desculpe eu nao ter te respondido antes, mas tenho estado bastante atarefado nesta epoca de mudancas. Mas vamos la! O que voce quis dizer com falta de apoio do movimento Espirita brasileiro? Falta de apoio de uma instituicao, ou falta de apoio dos Espiritas? Seria realmente interessante ter o apoio de Federacoes e Unioes estaduais, ja que, penso eu, o custo de producao e transmissao de um programa de televisao devam ser muito altos para uma instituicao apenas. Eu gostaria de saber mais detalhes da programacao, como por exemplo, estrutura do programa e se, por exemplo, voce estara recebendo palestrantes, ou divulgando noticias que interessem aos espiritas de qualquer parte do pais. A maior dificuldade que eu vejo em um empreendimento destes, fora o custo financeiro, e' fazer com que ele seja realmente util para as pessoas que assistem. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A E Responsavel pela WWW: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt E G Responsavel pela FAQ do GEAE: Carlos Iglesia Bernardo G E E-mail: caiglesia@ax.apc.org E AEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaEA