# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 01 (172) 96 23 Janeiro 96 ################################################################### ************************INDICE************************ COMENTARIOS DO LUIZ OTAVIO, SOBRE CIENCIA E PSICOLOGIA DO ADEMIR, SOBRE CIENCIA E ESPIRITISMO DO JOSE CID, SOBRE A FALTA DE TEMPO... ****************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO LUIZ OTAVIO, SOBRE CIENCIA E PSICOLOGIA Caros colegas do GEAE Nao e' `a toa que um antigo ditado diz que "o caminho do Inferno esta' atapetado de boas intencoes". Como todo novato em um determinado assunto, estou ansioso para compartilhar os meus novos estudos sobre Filosofia da Ciencia. Mas, como tambem acontece muito frequentemente com os novatos, incorri no erro das afirmacoes faceis e precipitadas, no caso, sobre as relacoes entre a Fisica e a Psicologia. Sou gratissimo ao Mattos e ao Mario Fontes por me apontarem os erros. O que me consola e' que em expondo minha ignorancia pude receber os esclarecimentos que se faziam necessarios. De tudo isso resta-me a patente conclusao de que devo, antes de mais nada, decuplicar meus estudos do Evangelho, pois quem sabe assim consiga ser humilde e comedido nas minhas palavras e atos. Minhas escusas a todos os leitores do boletin do GEAE e em especial aos meus amigos psicologos. Humildemente Luiz Otavio ------------------------- Oi Luiz. Eu nao vejo necessidade de tantas desculpas. Afinal, somos todos nos alunos repetentes na Escola da Vida... Tambem, este e' o objetivo do nosso Boletim; trazer nossas duvidas e crencas ao crivo da discussao - discussao que so' traz beneficios a todos nos! Um grande abraco, Jose Cid. DO ADEMIR, SOBRE ESPIRITISMO E CIENCIA Ola' Jose': Aqui vai uma contribuicao minha ao um debate recentemente ocorrido no Geae, que constaria de ouvir algumas consideracoes dos assinantes. Obrigado pela atencao e muita paz, Ademir ALGUMAS CONSIDERACOES SOBRE UM DEBATE INTERESSANTE "As ciencias ordinarias assentam nas propriedades da materia , que se pode manipular livremente; os fenomenos espiritas repousam na acao de inteligencias dotadas de vontade propria e que nos provam a cada instante nao se acharem subordinadas aos nossos caprichos. As observacoes nao podem, portanto, ser feitas da mesma forma; requerem condicoes especiais e outro ponto de partida. Querer submete-las aos processos comuns de investigacao e' estabelecer analogias que nao existem. A Ciencia, propriamente dita, e', pois, como ciencia, incompetente para se pronunciar na questao do Espiritismo: nao tem que se ocupar com isso e qualquer que seja seu julgamento, favoravel ou nao, nenhum peso podera' ter. O Espiritismo e' o resultado de uma conviccao pessoal, que os sabios, como individuos, podem adquirir, abstracao feita da qualidade de sabios. Pretender deferir a questao `a Ciencia equivaleria a querer que a existencia ou nao da alma fosse decidida por uma assembleia de fisicos ou astronomos.(...)" Allan Kardec (O Livro dos Espiritos, introducao ao estudo da Doutrina Espirita, parte VII, paragrafo 4, FEB, 71 edicao) Prezados colegas: Nao e' nosso objetivo, mais uma vez, a disseminacao de polemicas sobre assuntos que sao de facil resolucao bastando para isso que se verifique cuidadosamente os argumentos, invocando sempre o espirito da logica infalivel, e tendo-se a humildade suficiente para se reconhecer que uma analise pessoal se faz necessaria do estagio particular de cada um quanto ao nivel de conhecimento que se tem sobre o assunto que se pretenda discutir, antes de tudo. Essa e', entretanto, uma tarefa particular e intransferivel. Ja' encontrei gente que me considerasse pessoa dogmatica, embora poucos tenha visto que nao tivessem declinado de meu convite `a analise dos agumentos que coloco em minhas opinoes sobre as coisas relacionadas ao debate Espiritismo - Ciencia. O fato e' que, em boletim anterior (166), o Luiz Otavio levantou uma interessante opiniao quanto `a elaboracao de uma tentativa (bastante ambiciosa e entusiasta de fato) de aplicacao da moderna Mecanica Quantica (MQ) aos estudos das disciplinas psicologicas. Seu ponto de vista e' contrario a tal tentativa e os leitores estao convidados a uma leitura de seus argumentos naquele boletim. Recomendo aos leitores interessados na questao Espiritismo-Ciencia os artigos abaixo, amplamente recomendados por tratarem do assundo do ponto de vista de um especialista na area, o que e' sempre recomendavel por nos trazer uma analise isenta de nocoes trazidas do senso comum, e por nos poupar tempo nosso a tao profundas analises. O trabalhos sao acessiveis via Netscape e estao nos enderecos: 1- http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/articles/exmet1.html 2- http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/articles/exmet2.html 3- http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/articles/sppara.html _____________//_____________ I Como todo debate, houveram duas respostas (boletim 169), do Mattos e do Mario Fontes, que gostaria de comentar, ja' me colocando como um critico desse programa do uso da MQ na Psicologia. A critica nao se dirige a uma possivel aplicacao dos conceitos da Fisica na Psicologia (que para mim esta' muito longe ainda de acontecer se isso, de fato, se revelar como algo fertil), mas `a tentativa desesperada (e consequentemente forcada) de que isso aconteca. Posteriormente sera' interessante estudar as razoes de tal postura. Primeiramente e' necessario saber de onde vem a ideia. Para isso seria tambem necessario conhecer a MQ, o que significa estar acostumado a sua linguagem, e ter conhecimento do que ela diz sobre o mundo. Nao ha' espaco para isso entretanto. Brevemente, descrevemos a MQ como uma teoria fisica excepcional por suas descobertas e previsoes na microfisica, mas surpreendentemente descobrimos que a maioria dos fisicos ve a MQ como um algoritmo capaz de nos dar informacoes muito precisas de como se dao os microfenomenos, mas que nao nos oferece diretamente uma imagem de como e' o mundo. Isso e', na verdade, tarefa para aqueles que interpretam a MQ e, com surpresa, descobrimos que existe uma multiplicidade de interpretacoes diferentes, muitas ate' conflitantes... A postura que descrevi acima (a do algoritmo) pode ser chamada de pragmatica, e e', logicamente, a mais aceita como disse. Assim, se quisermos debater as possiveis implicacoes da MQ nos fenomenos psicologicos, necessario e' estar consciente de que isso e' possivel dentro de algumas interpretacoes apenas. Em um artigo bastante interessante ("Remarks on the mind-body question", in The Scientist Speculates, I.J. Good, pp 284-302, Heinemann, London (1961); Basic Books, NY) Eugene Wigner discute uma possivel via por onde a consciencia (e consequentemente o espirito) teria relevancia nos fenomenos da Fisica. Trata-se da famosa questao da medida em MQ, um assunto bastante polemico, ja' que na MQ nao e' possivel ignorar a influencia do observador no processo de medida como ocorre com a Mecanica Classica, onde o as regras de aplicacao da teoria classica aos objetos comuns permitem ignorar a relacao fenomeno-observador, que e' por si so' um fenomeno, e chegar a previsoes suficientemente precisas, dentro do que a propria teoria exige, quanto ao mecanismos desses mesmos fenomenos. Por outro lado, a MQ parece prever (sempre segundo uma certa interpretacao) que os objetos existentes no mundo nao podem ter existencia independente da consciencia (e assim do espirito). O assunto e' por si bastante complexo, e e' aqui que grande parte do problema surge. Como vao os psicologos elaborar semelhante tentativa de uso da MQ em seus estudos, sem conhecer MQ profundamente, passando o ponto dos proprios fisicos que nao se atrevem a fazer semelhantes deducoes ? O problema e' que falta ainda muito na propria Fisica, nao obstante um caminho ja' ser entrevisto. Nao se pode fazer um curso rapido de MQ (como se faz por ai um curso de parapsicologia, onde muitos acreditam resolver seus problemas com certas questoes). Em geral os estudos em MQ so' sao viaveis apos profundos outros estudos em varias areas da Fisica, enfim, um completo curso de Fisica seria necessario. Isso para, no final, se perceber que as duvidas sobre a natureza das coisas, mesmo materiais, sao ainda maiores do que no comeco... De qualquer forma, e' importante que o leitor tenha ciencia de que nao ha' um consenso claro na comunidade dos fisicos quanto `a visao do mundo trazida pela MQ, embora nao haja duvidas na sua excelencia como `algoritmo' de calculo dos fenomenos quanticos. Tudo isso poe a MQ numa situacao impar em Historia das Ciencias e no proprio quadro das ciencias, como uma teoria impecavel quanto a sua previsao de quantidades mas insuficiente para nos trazer uma visao clara da realidade (que pode inclusive ser contestada segundo algumas interpretacoes da MQ como ja' disse). II Por outro lado ha' razoes claras para que se acredite que eventual `leitura quantica da Psicologia' e' precipitada, e esconde de fato muitas deficiencias teoricas da propria Psicologia. Tais falhas inerentes da propria Psicologia (sejam os preconceitos da ortodoxia) fazem com que muitos possam procurar respaldo em teorias da Fisica, sempre bastante conceituadas, que aparentemente dariam um visual moderno e, por isso, "cientifico" as novas ideias da Psicologia. Na verdade, enquanto essa nao se curvar `as ideias espiritas (que como veremos sao, ao contrario do que se disse, muito cientificas), nao havera' progressos. As vezes me pergunto o que de tao repugnante e execravel haveria na ideia da imortalidade do ser e da existencia do espirito para que tal ideia seja tao evitada, mesmo por aqueles que sendo espiritas, insistem em acreditar que o Espiritismo nao deve ser usado em seus estudos e, ao contrario, uma nova roupa, a MQ ja' convenientemente aceita deva, por sua vez, ser a todo custo procurada. Como disse, tal comportamento nao esconderia uma falha na propria Psicologia ? Aqui a questao se apresenta com a seguinte imagem: ou o espirito existe ou nao. Se nao exite, necessario e' que se apresente uma teoria que de conta de todos os fatos, e nao simples explicacoes verbais, uma para cada fenomeno. Se existe, por outro lado, entao se deve promover a ideia espirita. Tambem o uso indiscriminado de comparacoes e metaforas quanticas corre o risco de se tornar a ultima trincheira onde se refugiaria o materialismo, que veria a consciencia como nada mais que um condensado de Bose, sujeito a um certo numero de estados discretos, quanticos (os diversos estados mentais, de vigilia, sonambulico, mediunico, cataleptico, onirico, extatico etc), e mais uma vez o espirito seria mera consequencia disso tudo. III Como dissemos os fatos espiritas sao perfeitamente estudados via teoria cientifica (a propria Doutrina Espirita), e sao genuinamente cientificos. O contrario e' SIM falso. Foi dito que a `metodologia cientifica' exige que um fato, para ser cientifico (isto e', analizavel via ciencia), necessita ser universal, quer dizer, seja reprodutivel ate' a exaustao por qualquer cientista, a qualquer momento e em qualquer parte do mundo (implicitamente tambem acrescente, reprodutivel em laboratorio...). Essa ideia foi, na verdade, criada por conveniencia para nao se estudar os fatos espiritas. Esses fatos, por si so', sao suficientes para provocar uma revisao profunda na ideia que se tem em geral do mundo, e aqueles que nao estao dispostos a fazer tal revisao lancam e lancaram mao de diversos argumentos, desde a negacao pura dos fatos, os argumentos de charlatanismo e truque, ate' argumentos aparentemente mais sofisticados como esse. Uma simples analise, porem, mostra sua fraqueza: - Por acaso a Meteorologia e' feita de fenomenos repetitiveis por qualquer um, sob as condicoes exigidas pelo `metodo cientifico' proposto por tal argumento? Alquem ja' pode reproduzir em laboratorio uma tempestade ou um furacao? Sera' que a Meteorologia nao e' feita de fatos cientificos e, consequentemente, nao e' uma ciencia? - Alquem ja' viu em laboratorio experimentos em colisao de galaxias? Sera' que ja' se consequiu reproduzir, a vontade, a explosao do Big Bang ? Sera' que a Cosmologia nao e' ciencia? Percebam que a simulacao por computadores e' possivel, mas isso e' pura teoria! - Em 1987 houve a explosao de uma estrela proxima, dentro da galaxia. Os astronomos e astrofisicos montaram diversos experimentos para a medicao da variacao do fluxo de neutrinos pela explosao. Muitas conclusoes perfeitamente cientificas e aceitaveis foram tiradas, sobre um fenomeno absolutamente incontrolavel e que ocorreu uma so vez!! So' Deus sabe quando ocorrera' novamente. - Alguem ja' presenciou inumeras vezes o aparecimento de novas especies de animais e plantas (grandes taxa)? Entretanto a teoria da evolucao das especies e tomada em alto conceito, e repousa em grande parte sobre observacao e analise de eventos passados (incontrolaveis...), vindas da Paleontologia. Se fossemos usar tal metodologia cientifica de limitacao dos estudos a apenas os fenomenos reprodutiveis facilmente por qualquer um, muito diversa seriam as ciencias, e muita gente estaria desempregada. Os meteorologistas, astrofisicos, cosmologistas, evolucionistas e paleontologos aplaudiriam com prazer os dizeres de Kardec quanto aos fenomenos espiritas que se aplicam tambem a muitos fenomenos materiais: "... nao se produzem `a vontade; e' necessario que os colhamos de passagem, e' observando muito e por muito tempo que se descobre uma porcao de provas que escapam a primeira vista, sobretudo, quando nao se esta' familiarizado com as condicoes em que se pode encontra-los, e ainda mais quando se vem com o espirito prevenido" ( O que e' Espiritismo, 15a resposta ao critico, Cap I, 1o dialogo). De acordo com (1) vemos que essa pretensa metodologia faz parte de uma doutrina epistemologica bastante antiga, o Indutivismo, que, por diversos argumentos pode ser mostrada como sendo insatisfatoria e como fazendo parte de uma nocao idealizada de ciencia, contraria ao que se constata na Historia da Ciencia, e ao proprio `motus operandi' das ciencias em si. Vejamos agora os fatos espiritas. Tomemos o exemplo da psicografia. E' certo que o fenomeno completo nao pode ser reproduzido `a vontade como se faz evaporar a agua por aquecimento. Mas, convenhamos, e' um fenomeno relativamente controlavel. Por exemplo, tendo-se bem claro em mente os mecanismos e forcas envolvidas nesse fenomeno, e' possivel enfraquece-lo ou faze-lo inatuavel. Kardec enfatizou muito bem a relevancia de certos fatores morais, tais como o tipo de concentracao dos presentes na sala onde se realiza a sessao, o tipo de vibracao presente e a intencao com que se pretende observa-lo, que podem ter papel fundamental no desenvolvimento dos fatos psicograficos. Esta' claro que o controle e' muito maior do que no caso da explosao de uma estrela distante, os os mecanismos de especiacao na teoria de Darwin. Alem disso e' um fenomeno que sensibiliza diretamente os nossos sentidos ordinarios, quer dizer, nos nao precisamos de aparelhos para observa-lo (embora alguns pretendem usar aparelhos...). Em suma e' um fenomeno de impossivel contestacao racional. Houveram no passado muitos mediuns que produziram fenomenos extraordinarios. Maior foi o numero dos sabios que nao quiseram ver. Tudo isso por que o estudo da teoria e' de fato fundamental para que haja boa ciencia. E' necessario estudarmos MQ para avaliarmos todas as suas consequencias, e possiveis aplicacoes futuras. E' necessario estudarmos a Doutrina Espirita com zelo e profundidade para talvez descobrirmos que ela ja' nos responde a muitas coisas, nao e' necessario buscar em complicacoes adicionais e argumentos rebuscados, que passam por toda uma trama de argumentos e fenomenos para nos certificarmos das realidades do espirito. A simplicidade deve sempre ser buscada. Essa e', na verdade, a assinatura de toda grande teoria cientifica. As teorias da Fisica demonstram esse fato; elas sao impressionantementes simples em suas estruturas, belas em sua descricao do mundo de fenomenos proprios. Assim tambem e' o Espiritismo. O Espiritismo tem um carater progressivo, isto e', ele aceita os canones das ciencias ordinarias quanto aos fenomenos materias. Eu acredito que ele e' a expressao maxima que podemos vislumbrar de uma teoria que nos explique o mecanismo das forcas espirituais. Ha' certamente muitas coisas que nao sabemos sobre essas forcas, mas nosso nivel evolutivo nao permite que uma revolucao cientifica se instale nele aponto de modificar a maneira atual de entendermos e aceitarmos seus principios. Nisso nao ha' dogmatismo, se assim fosse todos os cientistas seriam dogmaticos, porque eles nao abandonam seus principios por qualquer fenomeno anomalo que se apresente; ha' inumeraveis exemplos dentro da Historia das Ciencias. Uma revolucao cientifica dentro do Espiritismo ainda esta' para acontecer, depois que tivermos progredido muito moralmente, e tivermos estudado com imparcialidade seus ensinos com respeito ao mundo e meditarmos com profundidade nas consequencias desses mesmos ensinos. Um grande abraco para todos, Ademir DO JOSE CID, SOBRE A FALTA DE TEMPO... Eu gostaria de me desculpar com todos aqueles que teem me escrito e nao tem recebido respostas. Eu estou terminando de escrever a minha Tese, e isso tem me tomado mais tempo do que imaginei. Em fevereiro estarei voltando para o Brasil e tambem tenho de cuidar da nossa mudanca. Sem duvida, eu tenho recebido muita ajuda, senao nao teria tempo nem de editar o nosso Boletim semanal, que nao anda tao regular assim ultimamente... Mas eu espero que em uns poucos meses, depois que eu tiver voltado e me instalado novamente, isso possa melhorar. O meu endereco eletronico continuara valido, mesmo depois de meu retorno. Eu continuarei acessando o computador da Case Western University para ler a minha correspondencia, portanto voces nao precisam se preocupar com mudancas no meu endereco eletronico. Muito obrigado, e um grande abraco. Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A Nome: Endereco: Fone: A E E-mail: Profissao: E G --------------------------------------------------------------- G E Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E A Editado por Jose Cid - E-mail : jac14@po.cwru.edu A E * E G Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html G E Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em E A diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! A E Responsavel pela WWW: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt E G Responsavel pela FAQ do GEAE: Carlos Iglesia Bernardo G E E-mail: caiglesia@ax.apc.org E AEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaEA