# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 11 (161) 95 07 Novembro 95 ################################################################### ************************INDICE************************ MEDIUNIDADE Faculdade Humana (Parte I) BANCO DE DADOS ESPIRITA COMENTARIOS DO JOSE CID, SOBRE O BANCO DE DADOS ESPIRITA ****************************************************** MEDIUNIDADE Faculdade Humana (Parte I) b. Fernando Pessoa (1888-1935) Fernando Antonio Nogueira Pessoa considerado, por alguns sectores da critica literaria, o mais controvertido dos poetas de lingua portuguesa, porque analisado nos limitados parametros materialistas, e' sem duvida um dos principais de toda a literatura mundial de todos os tempos, e em particular deste seculo. Como ninguem, foi considerado impar na introducao da representacao criadora na literatura. Os leigos consideram que ao criar as varias personagens literarias, e'unico no contexto. Porem seria importante que os bem intencionados se nao deixassem levar pelo ceptismo fanatico e procurassem estudar, encarando de frente a razao, essa faceta do grande poeta, assumida em termos espiritas na primeira fase da sua vida e repudiada depois, sabe-se la'porque. Desde os seis anos de idade que ele vinha sentindo necessidade de "inventar" personagens, quando escrevia cartas para si proprio, atraves do seu primeiro heteronimo (Chevalier de Pas) como ele proprio conta a Casais Monteiro. A vasta correspondencia trocada com Mario de Sa'Carneiro, onde abordavam os fenomenos ocultos de suas personalidades, poderiam abrir caminho,em nossa opiniao,`a definicao evidente de suas mediunidades. Porem, vale a pena determo-nos sobre duas cartas fundamentais para entendermos a verdadeira personalidade do poeta. Uma escrita a sua tia Anica a 24 de Julho de 1916, pouco depois da morte de seu amigo Sa' Carneiro, que provavelmente ate'o tera'influenciado, e uma outra a Adolfo Casais Monteiro, em 1931. Nesta ultima, para alem de definir a biografia e caracteristicas de seus "heteronimos", Fernando Pessoa conta como se sentiu tentado, em crianca, a inventar novas personagens, assim como em 1912 tentou escrever poesia paga (entao com 24 anos) apesar de ter desistido por nao ter gostado dos poemas. Como conta, com rara objectividade, o episodio da "surpresa" que tentou, inventando um "poeta bucolio", para pregar uma partida a Mario de Sa'Carneiro, o que nao conseguiu por varios dias. Atente-se na epoca, ja'que o poema "Dispersao", presumindo-se que Pessoa quissesse retribuir. Mas... transcrevamos parte dessa curiosa carta, no enxerto que se refere `a passagem referida e que data de 8 de Marco de 1914, dia a que ele chamaria "Dia Triunfal": "[...] Acerquei-me de uma comoda alta e, tomando um papel, comecei a escrever, de pe', como escrevo sempre que posso. E escrevi trinta e tantos poemas a fio, numa especie de extase cuja natureza nao conseguirei definir. Foi o dia triunfal de minha vida e nunca poderei ter outro assim. Abri com o titulo "O Guardador de Rebanhos". E o que se seguiu foi o aparecimento de alguem, em mim, a quem dei logo o nome de Alberto Caeiro." Significativa a transcricao. Nao sera'facil, depois desta forma de explicar o que consigo se tinha passado, dar o dito por nao dito e abjurar da mediunidade. Por isso e'dificil compreender como alguns anos mais tarde ele viria a negar tudo. Vale a pena reparar na aparente coincidencia com o caso que Sa' Carneiro narrou em relacao a si proprio. A rapidez da escrita e a personalidade distinta na execucao da poesia de elevado teor cultural. O que pretendia ser uma brincadeira, virou um caso bem complicado. Foi preciso desistir. Depois veio. E sem querer. A intuicao, ou inspiracao, de que Camoes ja'se dera conta, nas tagides do Tejo, presente com os dois poetas e de que forma. Em Pessoa mais ainda clara quando aparece nao so'o titulo do poema, como o seu autor, sem que ele tenha tido necessidade de imaginar ou pensar. Esta a primeira grande machadada na teoria das varias personalidades criadas teatralmente pelo grande poeta - os heteronimos. Da mesma epoca e'a carta, fundamental, que escreveu a sua tia Anica, entao emigrada na Suica, com quem havia participado, pelos anos 1912, em sessoes presumivelmente espiritas, na cidade de Lisboa. Atenhamo-nos na carta que vamos transcrever, parcialmente, datada de 24 de Julho de 1916: [...] "Vamos agora a um caso misterioso que a interessa, que a tia Anica diz nao poder calcular o que seja. Sim, nao calcula, decerto; eu proprio e'o que menos esperaria. "O facto e'o seguinte. Ai'por fins de Marco (se eu nao me engano) comecei a ser medium. Imagine! Eu, que, como deve recordar-se, era um elemento atrasador nas sessoes semi-espiritas que faziamos, comecei, de repente, com a escrita automatica, estava uma vez em casa, de noite, tendo vindo da Brasileira, quando senti uma vontade de, literalmente, pegar numa pena e po-la sobre o papel. E'claro que depois e'que dei pelo facto de que tinha tido esse impulso.No momento nao reparei no facto de que tinha tido esse impulso. No momento nao reparei no facto, tomei-o como facto natural em quem esta' distraido, de pegar numa pena para fazer rabiscos. Nessa primeira sessao comecei por assinatura (bem conhecida de mim) - "Manuel Gualdino Cunha". Eu nem de longe estava pensando no tio Cunha. Depois escrevi mais umas cousas, sem relevo, nem interesse, nem importancia. "De vez em quando, umas bezes voluntariamente, outras obrigado, escrevo. Mas raras vezes sao "comunicacoes" compreensiveis. Certas frases percebem-se. E ha'sobretudo uma cousa curiosissima - uma tendencia irritante para me responder a perguntas com numeros; assim como ha'tendencia para desenhar. Nao sao desenhos de cousas, mas de sinais cabalisticos e maconicos, simbolos de ocultismo e cousas assim que me perturbam um pouco. Nao e'nada que se pareca com a escrita automatica da Tia Anica ou da Maria - uma narrativa, uma serie de respostas em linguagem corrente. E'assim mais imperfeito, mas muito mais misterioso. "Devo dizer que o pretenso espirito do tio Cunha nunca mais se manifestou pela escrita (nem de outra). As comunicacoes actuais sao, por assim dizer, anonimas e sempre pergunto "quem e' que fala"? Faz desenhos ou escreve-me numeros. "Mando-lhe junto uma amostra simples, que nao e'preciso devolver- me. Nesta ha'numeros e rabiscos, mas quase que nao ha'desenhos. E'o que tenho aqui`a mao. E'para verem como e'o aspecto das minhas comunicacoes. "E' singular que, apesar de eu nao perceber nada de tais numeros, consultei um amigo meu, ocultista e magnetizador, uma criatura muito curiosa e interessante alem de ser um excelente amigo, e ele disse-me cousas singulares. Por exemplo eu disse-lhe uma vez que tinha escrito um numero qualquer (de quatro algarismos) de que me nao recordo agora. Ele respondeu-me que havia havia cinco pessoas na casa onde eu estava. E, com efeito, era assim. Mas ele nao me diz de onde concluiu isso. Explicou-me apenas que esse facto de eu escrever numeros era uma prova da autenticidade da minha escrita automatica, isto e', de que nao era auto-sugestao, mas mediunidade legitima. Os Espiritos - diz ele - fazem essas comunicacoes para dar essa garantia, e essas comunicacoes sao, por isso mesmo, incompreensiveis ao medium, e de ordem que mesmo o inconsciente dele era incapaz de imaginar. (?)" em nota o redactor escreve: (provavelmente Fernando de Lacerda - nota nossa) "Este meu amigo tem-me explicado outros numeros assim, com igual, e curiosa, seguranca. So'houve tres numeros que ele nao compreendeu. "Estou contando rapidamente, e claro, e necessariamente omito pormenores e detalhes interessantes. O que narro, porem, e'o essencial. "Nao para aqui a minha mediunidade. Descobri uma outra especie de qualidade mediunica, que ate'aqui eu nao so'nunca tinha sentira, mas, que por assim dizer, so'sentira negativamente. Quando o Sa' Carneiro atravessava em Paris a grande crise mental, o que o havia de levar ao suicidio, eu senti a crise aqui, caiu sobre mim uma subita depressao vinda do exterior, que eu, ao momento, nao consegui explicar-me. Esta forma de sensibilidade nao tem tido continuacao. "Guardo, porem, para o fim, o detalhe mais interessante. E'que estou desenvolvendo qualidades nao so'de medium escrevente mas tambem de medium vidente. Comeco a ter aquilo a que os ocultistas chamam a "visao astral", e tambem a chamada "visao eterica". Tudo isto esta' muito em principio, mas nao admite duvidas. E'tudo, por enquanto, imperfeito e em certos momentos so', mas nesses momentos existe. "Ha' momentos, por exemplo, em que tenho perfeitamente alvoradas (?) de visao eterica, em que vejo a "aura magnetica" de algumas pessoas e, sobretudo, a minha ao espelho e, no escuro, irradiando-me das maos. Nao e'alucinacao porque o que eu vejo outros veem-no, pelo menos, um outro, com qualidades destas mais desenvolvidas. Cheguei, num momento feliz de "visao eterica",a ver, na Brasileira do Rossio, de manha, costelas de um individuo atraves do fato e da pele.Isto e' que e'"visao eterica" no seu pleno grau. Chegarei eu a te-la realmente, isto e', mais nitida e sempre que quiser ? " A "visao astral" esta'muito imperfeita. Mas`as vezes, de noite, fecho os olhos e ha'uma sucessao de pequenos quadros, muito rapidos, muito nitidos (tao nitidos como qualquer cousa do mundo exterior). Ha' figuras estranhas, desenhos, sinais simbolicos, numeros tambem, (ja'tenho visto numeros), etc... " E ha'- o que e'uma sensacao muito curiosa - por vezes o sentir-me de repente pertenca de qualquer outra cousa. O meu braco direito, por exemplo, comeca a ser-me levantado no ar sem eu querer. (E' claro, que posso resistir, mas o facto e'que nao o quis levantar nessa ocasiao). Outras vezes sou feito cair para um lado, como se estivesse magnetizado, etc.. " Perguntara'a tia Anica em que e'que isto me perturba, e em que e'que estes fenomenos - alias ainda tao rudimentares - me incomodam. Nao e' o susto. Ha'mais curiosidade do que susto, ainda que haja`as vezes cousas que metem um certo respeito, como quando, varias vezes, olhando para o espelho, a minha cara desaparece e me surge um facies de homem de barbas, ou um outro qualquer (sao quatro, ao todo, os que assim me aparecem). " O que me incomoda um pouco e'que eu sei um pouco mais ou menos o que isto significa. Nao julgues que e'loucura. Nao e; da-se ate'o facto curioso de, em materia de equilibrio mental, eu estar bem como nunca estive. E'que tudo isto nao e'o vulgar desenvolvimento de qualidades de medium. Ja'sei o bastante das ciencias ocultas para reconhecer que estao sendo acordados em mim os sentidos chamados superiores para um fim qualquer que o mestre desconhecido, que assim me vai iniciando, ao impor-me essa existencia superior, me vai dar um sofrimento muito maior do que ate'aqui tenho tido, e aquele desgosto profundo de tudo o que vem com a aquisicao destas altas faculdades. Alem disso, ja'o proprio alvorecer dessas faculdades e' acompanhado duma misteriosa sensacao de isolamento e de abandono que enche de amargura ate'ao fundo da alma. " Enfim, sera'o que tiver de ser. " Eu nao digo tudo, porque nem tudo se pode dizer. Mas digo o bastante para que, vagamente, me compreenda. " Nao sei se realmente julgara'que estou doido. Creio que nao. Essas cousas sao anormais sim, mas nao anti-naturais. " Pedia-lhe o favor de nao falar nisto a ninguem. Nao ha' vantagem nenhuma, e ha'muitas desvantagens (algumas, talvez, de ordem desconhecida) em faze-lo. " Adeus, minha querida tia. Saudades`a Maria e ao Raul. Beijos ao Eduardinho. Para si muitos e muitos abracos do sobrinho muito amigo e grato. "Fernando" Fim da primeira parte. Texto enviado pelo Ogi Mini, publicado originalmente pelo Jornal Espirita de Viseu (Portugal). BANCO DE DADOS ESPIRITA -----------B D E-----------------------------2/11/95------- Caros irma(o)s, Apos oito meses de funcionamento e muita atividade na net, o BDE (banco de dados espirita), tem a satisfacao de comunicar que muitos foram os usuarios da net que tambem se tornaram usuarios dos textos espiritas do BDE. Esperamos que este numero possa crescer ainda mais nos proximos meses. Para isso precisamos da sua participacao, envie-nos textos, arte espirita e fotos nos formatos de computador (bmp, gif, jpg...) e e' claro faca pedidos de textos tambem. Voce vera que temos muitos textos interessantes e instrutivos alem de alguns bmps e jpgs . Depois de tantos meses, se tornou necessario fazer algumas modificacoes no modo como nos interagimos com os usuarios. Entao vamos as mudancas: 1- Novo endereco para email e envio de arquivos por attachement. Agora voce pode e deve preferencialmente contatar o BDE pelo endereco afernad@dglnet.com.br. Este endereco e' muito mais confiavel para mim, pois o provedor ao qual ele pertence e muito mais rapido e esta sempre disponivel para o acesso. 2- Favor sempre enviar um email de retorno para o BDE, confirmando a entrega do pedido de texto ou attachement se for o caso. Principalmente o attachement ja que nem todos podem recebe-lo e as vezes quando podem nao o recebem da mesma forma causando algumas tentativas frustradas. 3- Pode ate parecer que era uma coisa obvia, mas so agora eu me lembrei que poderia enviar os textos por email comum, bastando para isso que mandasse o editor trocar os caracteres fora de padrao pelos seus equivalentes. EX. e' por e. Logo aqueles que estavam impedidos de receber attachement e achavam o recebimento de textos acentuados por email comum um pouco confuso de mais, podem a partir de agora pedir os textos que eu os enviarei sem nenhum problema apenas no codigo ascii intenacional. Portanto e' indispensavel que o requerente expresse este desejo, pois caso contrario o defaut e' enviar os textos em formato doc por attachement. 4- Extitem alguns arquivos novos, os usuarios antigos poderam identifica-los facilmente na listagem que segue . Para os novatos aqui vai o texto introdutorio sobre o BDE: BDE (banco de dados espirita) Mas o que vem a ser um banco de dados espirita? O BDE nasceu da uniao da necessidade de textos espiritas aliada a velocidade de manipulacao e barateamento dos mesmos. Ja que grande parte da nossa amada doutrina se baseia no estudo dos seus variados temas, a necessidade de material escrito foi sentida desde os primordios da codificacao. Primeiro vieram os livros, depois as revistas, mais tarde os folhetos com mensagens, mais recentemente temos visto videos, novelas, pecas teatrais e "filmes". Agora chegou a vez da multimidia, infelizmente creio que vai demorar um pouco para que tenhamos o CD-ROM Espirita, mas nada impede que nos organizemos para formar um imenso banco de dados Espirita, contendo desde textos ate arte espirita feita em computador. O BDE nasce com o objetivo de ser um destes bancos de dados, que tera a funcao de garantir o acesso facil e economico a grandes quantidades de dados relacionados com a doutrina Espirita, sempre com a finalidade de esclarecer os interessados em espi-ritismo sobre todos os assuntos que possam ter a haver com a Doutrina. Como o BDE esta ainda comecado a arquivar dados, ainda nao estao disponiveis ao interessados uma quantidade muito grande de textos e arquivos graficos (arte espirita em multimidia). Por isso pedimos a todos aqueles que se interessarem pela ideia que mandem suas contribuicoes para nos. A regras para recebimento e envio de dados estao em folha anexa. * A COPIA E DISTRIBUICAO GRATUITA DE TEXTOS E PERFEITAMENTE LEGAL SEGUNDO A LEI BRASILEIRA 5988 DE 14-12-1973 ART 49, LEI ESTA QUE CONSAGRA OS DIREITOS AUTORAIS E EM SEU ART 49 ENUMERA TAXATIVAMENTE AS HIPOTESES DE USO LIVRE DE CONSULTA AO AUTOR, DECLARANDO NAO CONSTITUIR OFENSA AOS DIREITOS DO AUTOR TODOS OS INCISOS DO REFERIDO ARTIGO. BDE - REGRAS DE PARTICIPACAO Por uma limitacao de hardware so serao aceitos arquivos utilizaveis pela linha IBM PC e similares, nao sendo possivel no momento (talvez no futuro) o ingresso de arquivos feitos para outras linhas de computadores. Os textos serao catalogados de acordo com tamanho e sempre que possivel com relacao a alguma caracteristica tematica. Os textos serao armazenados em formato .DOC para o Word 6 da Microsoft, porem como esse editor possui diversos filtros para entrada e saida, poderemos receber e enviar textos nos mais diversos formatos, bastando para isso que o requerente expresse em seu pedido o formato em que deseja receber o arquivo, se nada for mencionado sera enviado em formato .DOC do Word 6. Os arquivos graficos tambem poderao ser enviados e pedidos em qualquer formatos de-sejados. Tambem serao aceitos arquivos musicais em todos os formatos. Os arqui-vos graficos/musicais (multimidia) serao aceitos desde que revelem se tratar de arte espirita ou ate mesmo imagens scaneadas sobre espiritismo. A forma de envio e recebimento podera ser feita de quatro maneiras: 1. Via modem: neste caso devera ser marcado um dia e uma hora por telefone no qual o requerente nos telefonara estabelecendo a coneccao via modem pegando quantos arquivos desejar ja que a ligacao ficara por sua conta. O nosso telefone para contato e (035) 631-2892, o melhor dia para esta operacao e domingo ja que as tarifas sofrem um abatimento de 75%. 2. Via Correio: Neste caso o requerente devera nos enviar o numero necessario de discos que sera ocupado segundo a memoria que cada arquivo ocupar. Se o requerente preferir poderemos compactar os arquivos para o envio, assim como nao ha problema para nos em receber arquivos compactados (.arj ou .zip). As despesas de correio se-rao feitas do seguinte modo: caso o requerente nos mande uma contribuicao em for-ma de algum arquivo quando mandar seus discos e pedido, o retorno (ja com o pedi-do gravado) sera pago por nos, caso nos mande os discos vazios apenas com pedi-dos eles serao retornados (ja com os pedidos gravados) a cobrar. Estas regras sao provisorias e visao evitar a todo custo o envolvimento de remessas de dinheiro que so causam dor de cabeca. 3. Obs.: Tambem aceitaremos o recebimento de arquivos via modem neste caso a ligacao correra por nossa conta, porem necessitaremos de uma descricao do conteudo a ser enviado para uma analise de sua viabilidade ou nao. 4. Via email da internet para os enderecos afernandes@ax.ibase.org.br ou afernand@dglnet.com.br. Para aqueles que podem receber attachement, favor especificar o protocolo MIME ou BINHEX, os demais receberao apenas os textos em formato ascii sem acentuacao ou outros sinais quaisquer. * Os arquivos textos estao em sua maioria revisados ou em processo de revisao (ortografica e sobre aspectos doutrinarios), sendo assim pedimos a gentileza de ja enviarem os textos revisados e se possivel nas duas modalidades ja citadas isto com certeza nos pouparia um tempo precioso. Banco de Dados Espirita Rua Brasiliano Salomon, no 93 F Santa Rita do Sapucai, MG CEP 37540-000 Listagem atualizada dos Arquivos Disponiveis Diretorio Estudos:Os arquivos contidos neste diretorio sao destinados a facilitar a realiza-cao de estudos em grupo, contento textos doutrinarios e afins. Dinamicg.doc 98816 bytes Tecnicas de dinamica em grupo Espirito.doc 3648 bytes Texto sobre natureza do espirito Espsoci.doc 14848 bytes Texto sobre o espirita na sociedade Estuds1.doc 78336 bytes Textos diversos para estudo em grupo Estuds2.doc 78336 bytes Textos diversos para estudo em grupo Estuds3.doc 38912 bytes Textos diversos para estudo em grupo Estuds4.doc 33792 bytes Textos diversos para estudo em grupo Estuds5.doc 30208 bytes Textos diversos para estudo em grupo irmafox.doc 4608 bytes Resumo sobre o episodio de hydesville Diretorio Graficos: Os arquivos contidos neste diretorio foram criados em programas graficos ou foram scaneados e representam uma amostra do que pode vir a ser a arte espirita em computador. Move0000.bmp 308278 bytes Cepa simbolo do espiritismo + inscricao"Movimento Espirita" tambem disponivel em JPG Uva0000.bmp 308278 bytes Cepa sozinha com fundo branco . tambem disponivel em JPG Mat1.jpg a Mat7.jpg de 40k bytes a 80k bytes no maximo cada uma das fotos - Fotos sobre a Materializacao de Umberaba. Programa shaware Lview.zip Este programa roda em ambiente windows e visa garantir que as jpgs da materializacao de Uberaba serao vistas. Diretorio Mediunidade: Os arquivos desse diretorio sao de teor exclusivamente relacionado com a mediunidade e sua pratica. Doutrina.doc 275968 bytes Excelente Apostila sobre doutrinacao e conduta em reunioes mediunicas sendo organizada em forma de perguntas e respostas, esta apostila e resultado de uma pesquisa bibliografica apurada chegando assim ao um nivel de confiabilidade e clareza poucas vezes visto em tentativas anteriores na criacao de apostilas semelhantes. Materia.doc 81920 bytes Textos sobre a materializacao de Uberaba Mat.doc 10752 bytes Resumo sobre cada uma das 7 fotos Diretorio Movimento: Este diretorio se destina a arquivos relacionados com a estrutura interna do centro espirita tal como sua organizacao, normas legais, estatutos etc. Departme.doc 11466 bytes Organizacao interna do Centro Espirita Diretorio Musicas: Este diretorio e destinado a todos os arquivos relacionados com musi-ca espirita, sejam eles textos(letras e partituras) ou musicas para computador. Musicas.doc 61440 bytes Letras cifradas de musicas para juventude e evangelizacao. Respirar.doc 3332 bytes Exercicios de respiracao para coral. Diretorio Naodoutrinario: Este diretorio e dedicado a textos nao espiritas que abordam assuntos que vez ou outra podem gerar duvidas nos estudantes de espiritismo. Um bom sinonimo para este diretorio seria "Cultura Geral". Religiao.doc 27778 bytes Resumo doutrinario das principais religioes do planeta Umbanda.doc 57344 bytes Apostila sobre Umbanda retirada de revista especializada. Obs.: Se os arquivos forem compactados pode-se dividir por 2 a quantidade de memoria dos arquivos texto. Bem acho que e' so', espero receber muitos pedidos de todos voces, Um grande abraco , Alex -BDE- ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO JOSE CID, SOBRE O BANCO DE DADOS ESPIRITA Oi Alex. Gostei bastante de ver o crescimento do BDE. Por sinal, eu sugiro que voce inclua entre os arquivos disponiveis um ``viewer'' para o Word 6. A Microsoft permite a livre distribuicao, de forma que pessoas que nao possuem o Word 6 possam ler os arquivos. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E Editado por Jose Cid - e mail : jac14@po.cwru.edu E G G E Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html E A Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em A E diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! E G Responsavel: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE