# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 09 (154) 95 19 Setembro 95 ################################################################### ************************INDICE************************ BIOGRAFIA DO Dr BEZERRA DE MENEZES BIOGRAFIA DE JOSE HERCULANO PIRES COMENTARIOS DO JORGE, SOBRE REGRESSAO DE MEMORIA DO LUIZ CARVALHO, SOBRE LIVRO DE MACONARIA DO MARCOS, SOBRE O LIVRO "A GENESE" E ASTRONOMIA DO OGI MINI, SOBRE CRIACAO DE GRUPO NA USENET (pt.vidas) ****************************************************** BIOGRAFIA DO Dr. BEZERRA DE MENEZES Adolfo Bezerra de Menezes nasceu na antiga Freguesia do Riacho do Sangue (hoje Solonopole), no Estado do Ceara, no dia 29 de agosto de 1831, desencarnando no Rio da Janeiro, no dia 11 de abril de 1900. No ano de 1838 entrou para a escola publica da Vila do Frade, onde, em dez meses apenas, preparou-se, suficientemente, ate onde dava os conhecimentos do professor que dirigia a primeira fase de sua educacao. Muito cedo revelou a sua fulgurante inteligencia, pois aos 11 anos de idade iniciava o curso de Humanidades e, aos 13 anos, conhecia tao bem o latim que ele proprio o ministrava aos seus companheiros, susbtituindo o professor da classe em seus impedimentos. Seu pai era um homem relativamente abastado, porem, por efeito de seu bom coracao, comprometeu sua fortuna, dando abonos em favor de parentes e amigos, que o procuravam, a fim de explorarem os seus sentimentos de caridade. Percebendo, entao, que seus debitos igualavam seus haveres procurou os credores e lhes propos entregar sua fazendas de criacao e tudo o mais que fosse suficiente para integralizar a divida. Os seus credores recusaram a proposta, dizendo-lhe que pagasse quando e como pudesse. O honrado cidadao insistiu, mas nao conseguindo demover seus credores decidiu-se a tornar mero administrador do que fora a sua fortuna, retirando apenas o que fosse necessario para a manutencao de sua familia, que passou da abundancia as privacoes. Foi nessa fase que Adolfo Bezerra de Menezes, formulando os mais veementes votos de orientar-se pelo carater integro de seu pai, e com minguada quantia que seus parentes lhe deram, partiu para o Rio de Janeiro, a fim de seguir a carreira que sua vocacao lhe inspirava - a Medicina. Ingressou em novembro de 1852 como praticante interno no Hospital da Santa Casa de Misericordia. Doutorou-se em 1856, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1858, concorreu a uma vaga de lente substituto da Secao de Cirurgia da Faculdade de Medicina. Nesse mesmo ano, o mestre Manuel Feliciano Pereira de Carvalho, entao Cirurgiao-Mor do Exercito, fe-lo nomear seu assistente, com o posto de Cirurgiao-Tenente. Eleito vereador municipal pelo Partido Liberal, em 1861, teve sua eleicao impugnada pelo chefe conservador Haddock Lobo, sob a alegacao de ser medico militar. Com o objetivo de servir o seu partido, que necessitava dele para ter maioria na Camara, resolveu afastar-se do Exercito. Em 1867, foi eleito Deputado Geral, tendo ainda figurado numa lista triplice para uma carreira no Senado. Quando politico, levantaram-se contra ele, a exemplo do que sucede com todos os politicos honestos, rudes campanhas de injuria, cobrindo seu nome de improperios; entretanto, a prova da pureza de sua alma, deu-a, quando deliberou abandonar a vida publica e dedicar-se aos pobres, repartindo com os necessitados o pouco que possuia. Corria sempre ao casebre do pobre onde houvesse um mal a combater, levando ao aflito o conforto de sua palavra de bondade, o recurso da sua profissao de medico e o auxilio da sua bolsa minguada e generosa. Afastado interinamente da atividade politica, dedicou-se a empreendimentos empresariais; criou a Companhia Estrada de Ferro Macae-Campos, na entao provincia do Rio de Janeiro. Posteriormente, empenhou-se na contrucao da via ferrea de Santo Antonio de Padua, pretendendo leva-la ate o Rio Doce, desejo que nao conseguiu realizar. Foi um dos diretores da Companhia Arquitetonica que, em 1872 abriu o "Boulevard 28 de Setembro", no entao bairro de Vila Isabel. Em 1875, foi presidente da Companhia Carril de Sao Cristovao. Voltando a politica, foi eleito vereador em 1876, exercendo o mandato ate 1880. Foi ainda presidente da Camara e Deputado Geral pela Provincia do Rio de Janeiro, no ano de 1880 Quando o Dr. Carlos Travassos empreendeu a traducao de "O Livro dos Espiritos", de Allan Kardec, ofereceu um exemplar, com dedicatoria, a Bezerra de Menezes. No dia 16 de agosto de 1886, um auditorio com cerca de duas mil pessoas da melhor sociedade, que enchia o salao de honra da Velha Guarda, ouviu, em silencio, emocionado, atonito, a palavra de ouro do eminente politico, do eminente medico, do eminente cidadao, do eminente catolico, Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, que proclamava aos quatro ventos a sua adesao ao Espiritismo. Ele era um autentico religioso, no mais alto sentido. Sua pena foi, por isso, desde o primeiro artigo assinado, em janeiro de 1887, posta ao servio do aspecto religioso do Espiritismo. Demonstrada a sua capacidade literaria no terreno filosofico, que pelas replicas, quer pelos estudos doutrinarios, a Comissao de Propaganda da Uniao Espirita do Brasil incumbiu Bezerra de Menezes de escrever, aos domingos, no "O Paiz", tradicional orgao da imprensa brasileira, dirigido por Quintino Bocaiuva, uma serie de artigos sob o titulo "O Espiritismo - Estudos Filosoficos". Os artigos de "Max", pseudonimo de Bezerra de Menezes, marcaram a epoca de ouro da propaganda espirita no Brasil. Esses artigos foram publicados, ininterruptamente, de 1886 a 1893. Bezerra de Menezes tinha o encargo de medico como verdadeiro sacerdocio; por isso, dizia: "Um medico nao tem o direito de terminar uma refeicao, nem de escolher hora, nem de perguntar se e' longe ou perto, quando um aflito qualquer lhe bate a porta. O que nao acode por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar- se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou o tempo, ficar longe ou no morro; o que, sobretudo, pede um carro a quem nao tem com que pagar a receita, ou diz a quem chora a porta que procure outro, esse nao e' medico, e' negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura. Esse e' um infeliz, que manda para outro o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a unica esportula que podia saciar a sede de riqueza do seu Espirito, a unica que jamais se perdera nos vais- e-vens da vida No ano de 1883, reinava um ambiente francamente dispersivo no seio do Espiritismo no Brasil, e os que dirigiam os nucleos espiritas do Rio de Janeiro sentiam a necessidade de uma uniao mais estreita e indestrutivel. Os Centros Espiritas, onde se ministrava a Doutrina, trabalhavam de forma autonoma. Cada um deles exercia sua atividade em um determinado setor, despreocupado em conhecer as atividades dos demais. Esse estado de coisas levou-os a fundacao da Federacao Espirita Brasileira (FEB). Nessa epoca, ja existiam muitas sociedades espiritas, porem as unicas que mantinham a hegemonia eram quatro: a Academica, a Fraternidade, a Uniao Espirita do Brasil e a Federacao Espirita Brasileira. Entretanto, logo surgiram entre elas rivalidades e discordias. Sob os auspicios de Bezerra de Menezes, e acatando importantes instrucoes, dadas por Allan Kardec, atraves do medium Frederico Junior, foi fundado o famoso "Centro Espirita"; porem nem por isso deixava Bezerra de dar a sua cooperacao a todas as outras instituicoes. O entusiasmo dos espiritas logo se arrefeceu, e Bezerra de Menezes se viu desamparado dos seus companheiros, chegando a ser o unico frequentador do Centro. A cisao era profunda entre os espiritas que se dividiam em "misticos" e "cientificos". Em 1893, a convulsao provocada no pais, pela revolta da armada, provocou o fechamento de todas as sociedades espiritas. No Natal do mesmo ano, Bezerra encerrava a serie de artigos que vinha publicando em "O Paiz". Em 1894, o ambiente demonstrou tendencias de melhora e o nome de Bezerra foi lembrado como o unico capaz de unificar a familia espirita. O infatigavel batalhador, com 63 anos de idade, assumiu a presidencia da FEB, cargo que ocupou ate 11 de abril de 1900, quando desencarnou, vitima de violento ataque de congestao cerebral. Devido ao seu Espirito caridoso e prestativo, Bezerra de Menezes mereceu o cognome de "O Medico dos Pobres". Fonte: FEESP - Federacao Espirita do Estado de S. Paulo. R. Santo Amaro 370 - S. Paulo - SP Jose Basilio BIOGRAFIA DE JOSE HERCULANO PIRES Nasceu em 25/09/1915, na antiga Provincia de Avare, Zona Sorocabana e desencarnou a 09/03/1979, em Sao Paulo. Filho do farmaceutico Jose Pires Correa e da pianista Bonina Amaral Simonetti Pires. Fez seus primeiros estudos em Avare, Itai e Cerqueira Cesar. Revelou sua vocacao literaria desde que comecou a escrever. Aos 9 anos fez o seu primeiro soneto, um decassilabo sobre o Largo Sao Joao, da cidade natal. Aos 16 anos publicou seu primeiro livro, "Sonhos Azuis" (contos) e aos 18 anos o segundo livro, "Coracao" (poemas livres e sonetos). Ja possuia seis cadernos de poemas na gaveta, colaborava com jornais e revistas da epoca, da Provincia de Sao Paulo e do Rio. Teve varios contos publicados com ilustracoes na Revista Artistica do Interior, que promoveu dois concursos literarios, um de poemas, pela sede da UAI em C. Cesar, e outro de contos, pela Secao de Sorocaba. Mario Graciotti o incluiu entre os colaboradores permanentes da secao literaria de "A Razao", em S. Paulo, que publicava um poema de sua autoria todos os domingos. Transformou (1928) o jornal politico de seu pai em semanario literario e orgao do UAI. Mudou-se para Marilia em 1940 (com 26 anos), onde adquiriu o jornal "Diario Paulista" e o dirigiu durante seis anos. Com Jose Geraldo Vieira, Zoroastro Gouveia, Osorio Alves de Castro, Nichemja Sigal, Anthol Rosenfeld e outros promoveu, atraves do jornal, um movimento literario na cidade e publicou "Estradas e Ruas" (poemas) que Erico Verissimo e Sergio Millet comentaram favoravelmente. Em 1946 mudou-se para Sao Paulo e lanou seu primeiro romance "O Caminho do Meio", que mereceu cr!ticas elogiosas de Afonso Schimidt, Geraldo Vieira e Wilson Martins. Reporter, redator, secretario, cronista parlamentar e critico literario dos "Diarios Associados". Exerceu essas funcoes na Rua 7 de Abril por cerca de trinta anos. Autor de oitenta livros de Filosofia, Ensaios, Historias, Psicologia, Parapsicologia e Espiritismo, varios de parceria com Chico Xavier. E' um dos autores mais criticos dentro da Doutrina Espirita. Sua linha de pensamento e' forte e altamente racional, combatendo os desvios e mistificacoes. Alegava sofrer de grafomania, escrevendo dia e noite. Nao tinha vocacao acadmica e nao seguia escolas literarias. Seu unico objetivo era comunicar o que achava necessario, da melhor maneira possivel. Graduado em Filosofia pela USP, publicou uma tese existencial: "O Ser e a Serenidade". Jose Basilio ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO JORGE, SOBRE REGRESSAO DE MEMORIA Caro amigo Jose Cid, No comentario da Rochele sobre o livro "Eu Sou Camille Desmoulins", ela se mostra innteressada em obter mais informacoes sobre regresao de memoria. Por isso, gostraira de sugeri-la um livro que acabei de ler: "A Memoria e o Tempo" de Herminio C. Miranda. Achei muito interessante e esclarecedor, como em geral sao os livros do Herminio. Interesso-me tambem pelo assunto e gostaria de saber se os amigo da rede tem outras fontes de leitura sobre regressao de memoria. Um grande abraco Jorge DO LUIS CARVALHO, SOBRE LIVRO DE MACONARIA Meu caro amigo Agradeco as suas habituais e bem detalhadas notas. Informo-o que publiquei recentemnete um livro sob o titulo Maconaria teoria e pratica, pela editoar portuguesa D. Quixote, que o lancou no Brasil em Agosto, em Rio de Janeiro na Feira do Livro portugues, e na latura foram vendidos 150 exemplares. Se tiver ecos ou comentarios da imprensa brasileira agradeco que me de noticia. Obrigado, Luis. --------------------------------- Oi Luis. Eu, pessoalmente, nao tenho uma ideia precisa do que seria Maconaria. Sera que voce poderia nos enviar uma nota a respeito? Um grande abraco, Jose Cid. DO MARCOS, SOBRE O LIVRO "A GENESE" E ASTRONOMIA Ja' o segundo assunto e' um pouco mais complicado. Tenho pensado bastante sobre isto nos ultimos dias e resolvi te escrever a respeito. Espero que nao me interpretes mal. Ja faz algum tempo, ao ler "A Genese" (a edicao que tenho e' a # 24 em portugues) no capitulo IX (Revolucoes Do Globo) vi que o autor da' uma descricao do movimento de precessao dos equinocios. Porem, algumas das descricoes dadas ali estao incorretas como por exemplo, fala-se que o equinocio de primavera que hoje ocorre em marco, em dado tempo passara' a ocorrer em fevereiro e assim por diante. Quanto a isto, o que posso te dizer com plena conviccao e' o seguinte: no ano de 1582, o papa Gregorio XIII tendo dado-se conta deste fenomeno, mandou que fossem suprimidos 10 dias naquele ano. Assim, ao dia 4 de outubro seguiu-se o dia 15 de outubro de 1582 (supressao de 10 dias). Tambem foram adotadas regras para evitar que ocorressem defasagens no futuro. Esta regra consistia na introducao dos chamados "anos bissextos" os quais sao inseridos se uma das seguintes condicoes for satisfeita: 1) Se o ano for divisivel por 4 e nao por 100, sera bissexto. 2) Se o ano for divisivel por 400, sera' bissexto. Dai' resulta que o ano 1900 por exemplo, nao foi bissexto pois e' divisivel por 4 e tambem o e' por 100. O ano 2000 sera' bissexto pois e' divisivel por 400. Estas regras, conhecidas no seu conjunto como reforma Gregoriana (o calendario que dai se originou chama-se "calendario gregoriano", em uso ate hoje) tem por objetivo exatamente impedir que os inicios das estacoes sofram defasagens. Este calendario esta' em vigor desde 1582, muito antes de "A Genese" ser escrito. A proposito, caso queiras confirmar o que estou dizendo, posso te dar algumas fontes de referencia ai' nos EUA e tambem na Franca. Sou astronomo amador e meu campo predileto dentro da astronomia e' exatamente a chamada "astronomia de posicao" a qual lida exatamente com o calculo das posicoes dos corpos celestes. Gostaria de ouvir a tua opiniao a respeito disso. Achas que devemos fazer alguma coisa a respeito ou nao? Abracos, Marcos Souza ----------------------------------- Oi Marcos. Otima observacao! Eu vou colocar no proximo Boletim e vamos ver o que se consegue discutir. Eu nao tenho certeza, mas eu acho que na epoca de Kardec a Franca adotava outro calendario. Um grande abraco, Jose Cid. DO OGI MINI, SOBRE CRIACAO DE GRUPO NA USENET (pt.vidas) PEDIDO DE DISCUSSAO (RFD) Newsgroup : pt.vidas Status : nao moderado Distribuicao : Mundial Sumario : Filosofia, esoterismo, vidas, lendas Proponentes : ogi.mini@imagine.pt Segue-se um pedido formal de discussao (RFD) para a cria,cao dum grupo nao moderado, pt.vidas Este RFD foi "posted" de acordo com os Requisitos para a Cria,cao de Grupos de News. Dado que se aplica a uma hierarquia onde a lingua oficial e' o portugues, este RFD encontra-se escrito em portugues, e sera' cross-posted para os seguintes grupos de news relevantes: pt.news pt.geral soc.culture.portuguese Linha para newsgroups: pt.vidas filosofia, esoterismo, vidas, lendas CHARTER OBJECTIVO Pretende-se criar um forum onde sejam bem acolhidos os posts sobre tabus actuais como vida alem da Terra; como vida alem da morte ou reencarnacao ou renascimento; como lendas, contos e factos extraordinarios; como Deus ou sua inexistencia. Um forum onde seja sempre previligiada a perspectiva cultural destes assuntos, onde acima de tudo haja delicadeza entre as pessoas com visoes opostas, no sentido que importara'expor as ideias sem procurar prevalecer ou convencer deixando o tempo seguir ai'o seu curso. Sendo a vertente cultural e de exposicao o objectivo, nao terao cabimento esgrimas religiosas sem fim, nem posicoes baseadas em escarnio e mal-dizer, com ou sem argumentacao. Nem dogmas religiosos ou "cientificos". Mais uma vez, nao se procura convencer, e sim conversar, tao- somente. Ideias de culturas paralelas do meio esoterista, maconico, espiritualista, serao neste grupo bem acolhidas, assim necessariamente como as que a elas se lhe opoem, baseadas nas opinioes de cada um. Teem cabimentos tambem historias de vidas de pessoas do tipo que carrega uma qualquer moral, licao, aprendizagem, aviso, exemplo. Assim como episodios da historia vistos de novas ou varias perspectivas. O objectivo e' simular uma cultura alternativa onde o considerado impossivel, os tabus do conhecimento, e bem assim a objectividade da razao, e bem assim a tolerancia, tenham um lugar no espaco virtual da pt. RAZAO Tem-se ao longo dos meses verificado haver empolgamento e muito interesse quando assuntos filosoficos do forum teologico sao abordados, seja na negativa de Deus, seja na sua afirmativa, por exemplo. Tambem consideracoes sobre a vida em si, baseadas em filosofias pessoais de cada um teem sido bem apreciadas. Surgiram pontualmente interesses sobre yoga e sobre coisas "da alma e do espirito" . O debate materialista versus espiritualista e'um bom exemplo do tipo de post indicado para este grupo. Existem assim exemplos e casos suficientes no passado da pt.geral para uma opcao de um grupo dedicado. Ha' cerca de quatro meses houve ate' votacao de um grupo pt.metafisica, que nao passou. Por outro lado ha'muito boa gente que prefere nao tomar posicao sobre os assuntos "da alma e do espirito" preferindo dedicar-se'as ciencias exactas,'a programacao,'a politica, a assuntos decididamente concretos, mais especificos. Causa-lhes certo aborrecimento verem num meio como este com atributos tecnologicos, ligado a computadores, protocolos, internet, etc supostamente bem assente na terra, o tipo de posts que este grupo propoe agregar, e acolher. Para essas pessoas, com essa opcao, a criacao deste grupo e'como uma ligacao' a terra levando para la'tais descargas, e acho deviam vota-lo favoravelmente, nesse sentido. MAILING LISTS Nao se conhecem nenhumas mailing lists sobre o assunto em Portugal. ANUNCIO DE VOTA,CAO FUTURA Apo's um periodo de discussao de 15-21 dias, se nao existirem objec,coes `a cria,cao do grupo proposto, sera' feito um Anuncio de Vota,cao (CFV) nos mesmos grupos em que foi feito este pedido. O periodo de vota,cao sera' de pelo menos 15 dias. Se a cria,cao do grupo for aprovada, sendo para isso necessarios 40 votos a favor e pelo menos o dobro de votos a favor do que contra, o grupo sera' entao criado. -------------------------------------- Oi Ogi. Como esta o processo de criacao do grupo Usenet que voce tinha me falado? Um grande abraco, Jose Cid. -------------------------------------- Esta'presentemente na fase de RFD, de discussao. A votacao devera'ser para o fim deste mes, em breve. Avisarei. Tenho aqui um problema etico, que e'o poderem votar leitores do boletim do GEAE que nao tenham acesso `a hierarquia pt.* nem o venham a pedir. Aqui pode haver dos gestores alguma critica de surgirem votos de enderecos onde a hierarquia pt nao chega, salvo se houver intencao de um dia isso ser possivel, ate'por causa do surgimento do dito grupo, sendo aprovado. Esta'a ver a justificacao ? tenho pensado nisso. Ogi Mini -------------------------------------- Meus caros amigos. Eu resolvi incluir o RFD (request for discussion) do Ogi no nosso Boletim porque eu acho que e' um grupo que pode, se criado, ser um local de discussao interessante. Claro que o objetivo nao e' a criacao de um grupo de discussao sobre Espiritismo, mas o que seriam de nossas ideias se nos escutassemos apenas as vozes que nos apoiam e pensam como nos? Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E Editado por Jose Cid - e mail : jac14@po.cwru.edu E G G E Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html E A Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em A E diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! E G Responsavel: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE