# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 07 (151) 95 29 Agosto 95 ################################################################### ************************INDICE************************ HISTORIA DO ESPIRITISMO - PARTE I COMENTARIOS DO CARLOS, SOBRE A CARTA DE PUBLIO LENTULUS DO LUIZ ANTONIO, SOBRE A CARTA DE PUBLIO LENTULUS E OUTROS MAIS DIFUSAO DA DOUTRINA ESPIRITA NA WWW ****************************************************** HISTORIA DO ESPIRITISMO - PARTE I Neste numero vamos comecar a publicar uma serie entitulada "Historia do Espiritismo", escrita pelo Joao Batista. I N T R O D U C A O Existe uma dificuldade para se determinar uma data para o aparecimento do Espiritismo. Sabemos que os fatos espiritas existiram desde todos os tempos, mas os espiritas ingleses e americanos costumam indicar como data inicial do movimento espirita moderno o dia 31/03/1848, que assinala o episodio mediunico de Hydesville (irmas Fox). Existe uma epoca que podemos chamar de pre-historia do Espiritismo, com os fatos da Antiguidade e da Idade Media, e uma epoca de preparacao do advento do Espiritismo, que foi a de Emanuel Swedenborg (1688-1772). A Igreja, cujos dirigentes ensinavam uma vida apos a morte (ressurreicao, etc), mas que nunca souberam, puderam ou quiseram provar, passou a atacar ferozmente os fatos e os unicos individuos atraves dos quais essa prova e cientificamente possivel, e que o faziam e o fazem sem qualquer intuito de combate ou de desdouro as organizacoes religiosas. Perdia a Igreja a grande oportunidade de demonstrar a existencia da alma e o seu cortejo de consequencias e, do mesmo passo, de levar os seus profitentes para uma nova etapa, alem de a eles anexar os que em nada acreditavam, passando-os da fe imposta, do desinteresse e da negacao, para uma fe sistematica, para uma fe raciocinada, na qual os proprios dogmas, e os ritos viriam a ser respeitados como valores historicos e como simbolos que tinham tido a sua funcao no espaco e no tempo e dos quais os Espiritos se iam emancipando, a medida de sua mesma evolucao. Do outro lado, atraidas pelos fatos, tomando contato com os seus mortos queridos, as massas menos cultas, ou mesmo incultas, foram, por um compreensivel sincretismo religioso, que a ortodoxia nao tolerava, mas que, a fina forca, aquelas queriam que subsistisse, transformando o Espiritismo numa religiao ritualistica. Se, de um lado, o despreparo geral as empurrava nessa direcao, foram desistimuladas pelas excomunhoes, pela pressao politica exercida pela Igreja contra as massas espiritas e principalmente contra os mediuns. E o Espiritismo, que de inicio atraira a atencao das camadas mais cultas, pouco a pouco foi sendo por estas abandonado, ou praticado as ocultas, para que se nao comprometessem interesses materiais - sobretudo os politicos - dado o prestigio que a Igreja desfrutava junto ao poder civil, nos paises em que havia separacao legal entre ela e o Estado. Entao a doutrina caiu nas maos do povo e a sua pratica se alterou. Mas houve uma diferenciacao entre neolatinos e anglo-saxoes. Nos paises de origem latina, onde predomina a igreja Catolica - de todas a mais intolerante - os espiritas foram excluidos de seu seio. E, teimosamente, ela apresentou aquele do qual poderia ter feito o seu melhor aliado como um adversario temivel, como uma nova religiao, embora lhe faltassem os requisitos essenciais de uma religiao, a saber: um conjunto de dogmas, um ritual e uma hierarquia sacerdotal. De maneira que, se luta existe entre ela e o Espiritismo, nao foi este quem a provocou. Mas nos paises saxonicos a coisa e diferente, os profitentes da religiao estao mais intima e solidamente ligados a sua igreja: sao eles e nao os pastores que a administram e desenvolvem as obras assistenciais; com um ritual mais pobre, enriquecem o Espirito pelo estudo. Assim, o surgimento dos fenomenos espiritas nao foi ignorado nem amaldicoado, mas recebido como uma prova da sobrevivencia da alma e uma confirmacao dos ensinos biblicos. Os anglo-saxoes, particularmente os ingleses e americanos, aceitaram a revelacao espirita com uma restricao, nao admitindo o principio reencarnacionista. Por muito tempo, esse fato serviu de motivo a ataques e criticas ao Espiritismo, o que nao impediu que o movimento seguisse naturalmente o seu curso. A codificacao Kardeciana, cujos principios giram praticamente em torno da lei da reencarnacao, foi repelida inicialmente pelos anti- reencarnacionistas. No movimento espirita, como em todos os movimentos, as coisas vao se definindo aos poucos, atraves do tempo, nao se mostrando logo com a precisao necessaria. Somente agora e que a figura de Kardec, reconhecida ha muito, nos paises latinos, como codificador do Espiritismo, vai se impondo tambem, nas suas verdadeiras dimensoes, ao mundo anglo-saxao. Todas as descobertas e todos os empreendimentos tem a sua razao de ser e so vao aparecendo, a proporcao que se possam adaptar ao meio. Os choques do passado foram muitos: Galileu, perseguido e martirizado, por ter-se lembrado de falar sobre o movimento da Terra, coisa impossivel, ideia louca; Genner com a sua vacina contra a variola, que afirmaram pretender ele inocular a bestialidade no homem; Horacio Weiss, descobridor da anestesia, sofreu tantas perseguicoes que acabou se matando; em 1470 o Parlamento frances confiscou os primeiros livros impressos introduzidos em Paris!. O povo considerava os tipografos e os impressores como bruxos, chegando a pedirem, em 1533, a supressao da imprensa; Dominico, foi morto na masmorra por ter demonstrado a significacao do arco-iris; e vai por ai a fora. Disse Kardec: "A Ciencia marchara com os homens, sem os homens e apesar dos homens". Os espiritos precisavam fazer saber aos encarnados de sua existencia, e assim comecaram a utilizar os mediuns de efeitos fisicos para produzir os mais diversos tipos de fenomenos, tais como: ruidos (conhecidos como "raps"), materializacoes e desmaterializacoes, fenomenos de transporte, voz direta, etc. Os termos Espirita, Espiritualista e Espiritista correm lado a lado ate que Allan Kardec definiu como sendo Espiritismo a doutrina dos espiritos codificada por ele (reencarnacionista), sendo entao Espirita quem e sectario desta doutrina. Os norte-americanos e ingleses (nao-reencarnacionistas) usam mais o termo Espiritualista ou Espiritista a as vezes Espirita. Na Europa e na America do Norte, Espiritismo significa principalmente intercambio com entidades desencarnadas; os principios doutrinarios nao sao objeto de interesse. As pessoas estao primariamente interessadas em obter consolacoes, alegrias, informacoes... e nao em se modificarem. =================================================================== C R O N O L O G I A Socrates (470 - 399 a.C.), afirmava que os homens que viveram na Terra encontram-se apos a morte e se reconhecem. Por pensar desta maneira, e difundir estas ideias, foi condenado a pena de beber cicuta (veneno); Platao (427 - 347 a.C), foi discipulo de Socrates e sua doutrina exerceu profunda influencia em toda a filosofia ocidental. Foi o fundador do espiritualismo; Pitagoras (570 - 496 a.C.) considerava que "a alma e a verdadeira substancia distinta do corpo, ao qual pre-existe"; Democrito (470 - 360? a.C.), um dos precursores da teoria atomica, estabelecia uma analogia entre a materia e o Espirito. Dizia que "A materia e o Espirito sao formados de atomos, no entanto, os atomos do espirito sao mais sutis que os materiais e sao chamados atomos de fogo"; Socrates afirmava que "a alma e a causa da vida do corpo; desde que esse principio animador o abandone, o corpo perece"; ???? ** Varias passagens biblicas assinalam fenomenos mediunicos (ver no final o item Aspecto Religioso do Espiritismo). 1520 ** Ruidos estranhos em Oppenheim, Alemanha, na casa de Melancthon. 1650 ** Havia pesquisas com ectoplasma (Vaugham - filosofo) que o denominou de mercurio, por obvios motivos de censura impostos pela Igreja. Outros nomes para o ectoplasma: plasma, teleplasma e ideoplasma (ver mais a frente o item correspondente a ectoplasma). 1661 ** Ruidos estranhos em Tedworth, Inglaterra, na casa de Mrs. Mompesson. 1716 ** Ruidos estranhos em Epworth Vicarage, e veja mais adiante o caso das irmas Fox. Isaac Newton (1642 - 1727) dizia que o Espirito nada mais e do que um corpo de luz nao material. =================================================================== 1744 ** EMANUEL SWEDENBORG (Um precursor doutrinario do Espiritismo) Swedenborg (1688-1772), cientista, engenheiro de minas, autoridade em fisica e astronomia, zoologista, anatomista, financista, politico, estudioso da Biblia, engenheiro militar e mistico sueco foi quem, em 1744 afirmou ter recebido um aviso divino para se tornar "tanto um vidente quanto um anunciador da verdade espiritual e da doutrina que esta por tras do sentido simbolico e literal das "Sagradas Escrituras". Com a idade de 54 anos era um dos homens mais cultos de sua epoca, pois o entao Presidente da Sociedade Real, sir Hans Sloan, convidou-o para membro honorario daquela sociedade. Em 1749 publicou em Londres sua obra "Arcana Coelistia", em 4 volumes, que expunham sua doutrina, as interpretacoes espirituais das Escrituras, especialmente do Genese e do Exodo. Ha muita fantasia em seus escritos (muita gente supunha-o esquizofrenico), mas seu pensamento e sempre sistematico. As experiencias citadas em seu diario, se ocorressem com um homem comum seriam suficientes para leva-lo ao hospicio. Swedenborg conversava, ou pensava conversar com Lutero, Calvino, Santo Agostinho, Sao Paulo, inclusive afirmando que o proprio Senhor o teria visitado com o intuito de escolhe-lo para explicar a Biblia ao mundo inteiro. Swedenborg nao suportava a religiao materialista. Acreditava que todas as religioes deviam estar relacionadas com a vida e pregar um amor ardente das pessoas. O inferno nao era o local onde os pecadores sofreriam penas eternas, mas antes um estado de espirito que o fiel podia adotar livremente. Depois da morte, o individuo permanece mais ou menos como era antes: a personalidade nao sofre uma mudanca radical, e o mundo do alem e uma replica do universo que vivemos. Dizia tambem que o mundo celeste corresponde em tudo ao humano, e ate mesmo o casamento encontra um paralelo no matrimonio celeste das almas irmas. Imanuel Kant, filosofo alemao (1724-1804), ocultou sua influencia sob a zombaria do opusculo "Sonhos do Vidente Espiritual". Goethe foi mais sincero em sua gratidao e seu "Fausto" esta repleto de alusoes ao universo de Swedenborg, cuja doutrina abrangia tres graus essenciais: Fim, Causa e Efeito. Afirmava ainda que a liberdade do homem permite que ele escolha e faca o bem. Ao morrer, o homem penetra no reino dos espiritos, de onde pode subir aos ceus, ou descer ao inferno, tornando-se um demonio. Faleceu de uma sincope em Londres no dia 29 de marco de 1772, com 84 anos de idade. No ano de 1788 foi fundada pelos seus adeptos, em Londres, a Igreja Nova Jerusalem, que hoje conta com cerca de 100 mil sectarios pelo mundo. =================================================================== 1830 ** EDWARD IRVING: os shakers Pertenceu a uma classe pobre de trabalhadores escoceses, nasceu em Annan, em 1792. Era cura de uma igreja e certos membros de sua congregacao tinham sido tomados de maneira estranha em suas proprias residencias e discretas manifestacoes ocorriam na sacristia e outros recintos, sendo o servico da igreja as vezes interrompido por gritos de possessos, muitas vezes considerados com obras do diabo. Os fenomenos fisicos comecaram a surgir e tinham como finalidade despertar a atencao dos cepticos. As comunidades dos shakers, nos E.U.A., ligados aos Quakers, comecaram a dar vazao as comunicacoes, principiados por obsessoes de vez em quando, de quase toda a comunidade. Varios espiritos de indios se comunicavam. Os shakers contavam com um homem de notavel inteligencia, chamado F.W. Evans, que relatou varios fatos ao jornal "New York Daily Graphic" em 1874 e depois da primeira perturbacao fisica e mental, causada pelo aparecimento daqueles espiritos (algumas obsessoes), pos-se a estudar o verdadeiro significado das ocorrencias. Chegou a conclusao de que o assunto poderia ser dividida em 3 fases. A 1a consistia em provar ao observador que a coisa era verdadeira. A 2a era a fase da instrucao, na qual mesmo o mais humilde espirito pode trazer informacoes de sua propria experiencia pos-mortem. A 3a fase, dita missionaria, era a sua aplicacao pratica. Os shakers chegaram a conclusao de que os indios nao tinham vindo ensinar, mas aprender. Assim catequizaram-nos como foi possivel, exatamente como o teriam feito em vida (doutrinacao). Por que espiritos mais elevados nao cuidavam desse ensino? A resposta dada a Conan Doyle foi: "Essa gente esta muito mais proxima de voces do que de nos. Voces podem alcanca-los onde nos nao podemos". ========== FIM DA PARTE I ============= ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO CARLOS, SOBRE A CARTA DE PUBLIO LENTULUS Caro Jose, A carta foi publicada na revista "Andre Luiz", N.o 9-10 de 1978. A revista "Andre Luiz" foi editada durante muitos anos pela Casa Andre Luiz, Guarulhos, SP (Essa instituicao e' famosa pelo tratamento de criancas excepcionais). Gostaria apenas de observar que nao consegui encontrar referencias a essa carta em livros e artigos sobre historia do cristianismo ou de Roma; e em trabalhos sobre evangelhos apocrifos so' se encontra mencao a uma carta atribuida a Pilatos e que traz todas as evidencias de ser uma criacao posterior aos tempos apostolicos. Do senador Publius Lentulus se sabe atraves de um trabalho mediunico: O livro "Ha' Dois Mil Anos", psicografado por Emmanuel atraves do medium Francisco Candido Xavier. Em resumo, como nao ha' maiores indicacoes no texto sobre a fonte da noticia e nem analises da veracidade da carta, e ate' que sejam conhecidos mais dados a respeito, e' melhor olhar a carta com reserva. Que e' um belo texto literario nao tenho duvidas, de resto nao sei ! Atenciosamente Carlos DO LUIZ ANTONIO, SOBRE A CARTA DE PUBLIO LENTULUS E OUTROS Amigo Jose Cid, 1. Possuo copia da carta do Publio Lentulus a Roma enfocando a personalidade de Jesus. Posso mandah-la ao Francisco Bosco (tenho mais de uma copia); apenas nao tenho o endereco dele. 2. Como havia lhe dito, no dia 12 de agosto tivemos a reuniao periodica do Conselho Regional Espirita da Zona Metalurgica (uma das cerca de 15 regioes do estado de MG). A noticia da utilizacao da internet para troca de informacoes acerca do Espiritismo foi muito bem recebida. Tambem tive uma surpresa: nosso amigo Gil Restani de Andrade, jornalista e escritor espirita de Belo Horizonte, jah tinha noticias suas atraves da Magda Abreu. Voce se lembra dela ? 3. Assim que voce puder, me mande a relacao de enderecos de instituicoes espiritas fora do Brasil. Um grande abraco e votos de muita paz. Luiz Antonio -------------------- Oi Luiz. A aceitacao do GEAE como orgao de Difusao Espirita tem me surpreendido bastante. Eu considero o computador e a Internet como um excelente meio de comunicacao, que, por enquanto, nao atinge a maior parte da populacao (como a televisao), mas tem uma penetracao e um carisma impares. Eu espero, sinceramente, que o uso desta ferramenta seja beneficial `a Doutrina Espirita, alem de trazer um pouco mais de conscientizacao aos usuarios da Internet. A distribuicao do Boletim do GEAE em listas abertas, como a Bras-net, tem permitido discussoes excelentes. Para voce obter uma lista de instituicoes, nao so no Brasil, como em varios outros paises, basta voce se conectar na Pagina Espirita na WWW (http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html) usando o seu "web browser" predileto. Por acaso voce tem noticias da Magda? Nos perdemos contato depois que ela voltou, e acho que nao tenho o endereco/telefone dela la. Um grande abraco, Jose Cid. MAIS DIFUSAO DA DOUTRINA ESPIRITA NA WWW Caros companheiros do GEAE Temos a satisfacao de anunciar que ja' esta' no ar a pagina WWW de espiritismo do grupo da UNICAMP. O endereco e': http://www.ifi.unicamp.br/~xavier/spirit.html Essa pagina ainda esta' em construcao, e portanto muitos dos seus recursos ainda nao estao disponiveis. Conforme as nossas possibilidades e a ajuda que recebermos dos companheiros as demais partes serao completadas. As principais atracoes da pagina SPIRITISM TO THE WORLD sao: - O espelho da pagina GEAE de Portugal (parcialmente em operacao). - Album fotografico de materializacoes de espiritos. - Uma breve introducao ao Espiritismo, em ingles (em implantacao). - Acervo de artigos sobre Ciencia e Espiritismo (em implantacao). As criticas e sugestoes devem ser enviadas para: xavier@ifi.unicamp.br Renovamos nosso pedido de colaboracao de todos os interessados para enriquecermos os nossos acervos de informacoes sobre Espiritismo disponiveis na INTERNET. Ass: Ademir Luiz Otavio .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E Editado por Jose Cid - e mail : jac14@po.cwru.edu E G G E Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html E A Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em A E diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! E G Responsavel: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE