# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 07 (145)95 18 Julho 95 ################################################################### ************************INDICE************************ O ESPIRITISMO NA ALEMANHA II - COMO PROCURAR GRUPOS ESPIRITAS COMENTARIOS DO CARLOS, SOBRE LIVROS EM ALEMAO DO FRANCISCO BOSCO, SOBRE ESPIRITISMO E CIENCIA DO JOAO MARCOS SOBRE A TEORIA E EPISTEMOLOGIA ESPIRITA ****************************************************** O ESPIRITISMO NA ALEMANHA II - COMO PROCURAR GRUPOS ESPIRITAS Nao tenho conhecimento e nunca tive contato ou frequentei um grupo como os que conheco do Brasil: leitura do Evangelho, aprofundamento dos conhecimentos espiritas, passes, desenvolvimentos mediunicos, etc. Isso nao significa, contudo, que nao existam grupos e pessoas "atuantes" e praticantes da Doutrina Espirita. Embora exista numa grande maioria o desconhecimento da Doutrina Espirita como conhecemos no Brasil e todos os preconceitos de que falei na mensagem passada, tenho me admirado cada vez mais como existe uma REDE enorme de pessoas e grupos espiritas!!! E' impressionante que quando nao se entra em contato com um grupo desses ou com pessoas interessadas no tema voce acha que nao existe nada disso na Alemanha. Contudo, uma vez em contato, descobre-se que existe uma infinidade de "linhas" e direcoes que diriamos espiritas mas que nao levam esse nome. Confesso que fico maravilhada cada vez que me aparece um novo livro psicografado em alemao ou leio e ouco falar de grupos "espiritas". Esses grupos com os quais nos, brasileiros, mais nos adaptariamos (ou pelo menos no que mais me adaptei) estao muito ligados a grupos de meditacao, de ioga, de relaxamento, etc. Este e' o que poderia se chamar de "o cenario exoterico". Sao grupos que fazem trabalho com luzes, dao palestras sobre Anjos, desenvolvem o lado espiritual do nosso ser e um milhao de outras coisas. A diversidade e' enorme! Meu conselho aos brasileiros e brasileiras que estao na Alemanha e que procuram um grupo espirita e' sondar esse chamado "cenario alternativo". Muitos de voces talvez nao se identifiquem de comeco com o que irao encontrar... mas nao desistam!! Procurem aqui e ali que voces encontraram o grupo no qual voces mais se adaptarao. E' importante, antes de sair 'a procura de um grupo espirita na Alemanha, deixar "em casa" todas as expectativas de encontrar um grupo como o que voces tinham contato no Brasil. Estejam abertos ! Voces encontrarao pessoas que acreditam em reencarnacao, que acreditam no plano espiritual mas, segundo a minha experiencia, tudo isso ainda e' muito novo para eles! Sao pessoas que se desiludiram com a Igreja catolica e protestante, de seus dogmas e hierarquias e procuraram desenvolver o seu Eu. Descobriram atraves da meditacao, por exemplo, que elas nao sao so' corpo e que no's todos temos uma missao a cumprir na Terra. Nao sera' muito dificil encontrar pessoas que lhe compreendam quando voce falar no Espiritismo que voce conhece mas... atencao! muitos desses alemaes que passaram para uma busca da compreensao da vida apos a morte, que buscam mais respostas sobre o mundo espiritual sao pessoas que tem uma certa AVERSAO 'a religiao. Falar em Espiritismo como religiao e', segundo minha experiencia, para esssas pessoas como que se colocar o Espiritismo na mesma panela das experiencias ruins que elas tiveram com as Igrejas catolica e protestante. Eles nao conhecem, como ja' disse antes, o Espiritismo como religiao e tem toda essa compreensao da Doutrina Espirita muito mais como uma filosofia de vida (nada de religiao!). Minha experiencia na procura de um grupo: Procurei pessoas e grupos "espiritas" logo que cheguei a Bielefeld mas, por minha experiencia anterior na Alemanha, sabia que nao seria nada facil. Os grupos chamados "alternativos" e "exotericos" nao correspondiam nada ao que eu tinha em mente pois eles nao aceitavam considerar a existencia de DEUS, de um Ser Superior. Deixei, entao, um pouco de lado essa procura e lia sozinha o meu Evangelho. Conheci um rapaz alemao que fazia ioga e que ja' havia morado no Brasil e conhecido um pouco do Espiritismo. Ele foi a primeira pessoas com quem pode conversar mais sobre o assunto. Nao tinhamos muito contato mas depois de um dos nossos reencontros ele me falou de um grupo de meditacao que ele frequentava e eu me mostrei interessada em conhecer o que eles faziam. Foi ai( que eu encontrei um grupo com o qual mais me identifiquei pois eles, ou melhor, elas (pois depois eramos so' mulheres) acreditavam e consideravam a existencia de Deus, de um Ser Superior. Nao era so' isso. Elas tinham a compreensao do plano espiritual e no's faziamos preces antes da reuniao convidando os Anjos e espiritos elevados para estar conosco naquela noite, faziamos meditacao, conversavamos e ao final faziamos outra prece agradecendo a presenca dos Anjos e amigos espirituais. O nome desse grupo e' "Humanidade XXI" (Menschheit XXI) pois ele se propoe a fazer meditacoes e oracoes e espalhar luz por toda a Terra e por todas as pessoas e povos, preparando o mundo o seculo XXI, depois das grandes transformacoes que irao ocorrer. Soube um pouco que me adaptaria a esse grupo melhor do que em outros quando soube que ele fazia esse trabalho de "LUZ" e por muitos dos seus integrantes ja' conhecerem Findhorn, na Escocia, conhecerem e tomarem os "Florais de Bach", e outras coisas que eu mesma ja' tinha algum conhecimento. Alem dessa reuniao que fazemos todas as quintas-feiras, existe o dia de meditacao e oracao nos dias de lua cheia ou reunioes especiais para orar por determinadas situacoes. Fora isso as integrantes desse grupo fazem tambem as chamadas "Viagens de Luz" (Lichtreisen). Sao viagens a pontos e lugares especiais de toda a Terra em que elas, guiadas e orientadas por uma pessoa que recebe mensagens e orientacoes do plano espiritual (Michael Koletsis), vao, digamos assim, reativar pontos de energia e orar para que o plano espiritual derrame luz sobre a regiao onde vao. E' muito mais alem disso mas nao da' para eu explicar aqui. Quem se interessar em receber maiores informacoes sobre essas "Viagens de Luz" pode escrever para o proprio Michael: Michael Koletsis Auf Loebern 13 78234 Engen/Welschingen Tel: 07733/1412 Fax: 07733/8594 Ele publica uma brochura chamada "Universelle Familie des Lichtes" sobre essas viagens e outras reunioes e encontros. O proprio Michael tambem da' cursos e palestras sobre Anjos e com informacoes sobre o plano espiritual. Infelizmente eu nunca participei de um desses cursos ou palestras (ainda mais porque na maioria das vezes eles sao muito caros para mim!) mas sempre ouvi falar super bem!! Para quem estiver em Berlim - como o Rafael - acho que vale a pena procurar o grupo "Die Bruecke zur Freiheit e.V.". Eles sao um grupo muito serio e tem reunioes e contatos com a "Grande Irmandade Branca" (se chama assim em portugues?? Meu pai ja' havia me falado sobre ela). Em alemao: "Grosse Weisse Bruderschaft". Esse grupo em Berlim publica todos os meses uma brochura com mensagens dos espiritos. Tudo muito lindo! Quem se interessar em receber um exemplar de amostra pode entrar em contato comigo pois tenho uma amiga que recebe essa brochura e falou que eu poderia distribuir os que ela ja' leu. Tenho aqui comigo quatro exemplares: de Janeiro a Abril 1995. Quem quiser e' so' escrever. E' de graca! Talvez o custo seja so' do correio. Ai vai o endereco para contatos com o grupo em Berlim: Die Bruecke zur Freiheit e.V. Ballenstedter Strasse 16B 10709 Berlin Tel: 030/8912062 Eles tambem dao informacoes sobre seminarios e encontros sobre o assunto. Existem ainda dois enderecos que eu gostaria de mencionar aqui e atraves dos quais as pessoas interessadas podem solicitar as publicacoes deles e as pequenas brochuras que eles publicam com mensagens psicografadas. A primeira referencia e': Dr. Dorit I. Becker Verlag Pegasos LIGHT Rottstr. 26, D - 4923 Extertal (infelizmente nao tenho o novo codigo postal - PLZ - aqui comigo) So' como exemplo, tenho aqui em minhas maos um livrinho entitulado "Licht e Punkt: Dimensionssprung - Die allernaechste Zukunft der Erde und wie wir uns darauf vorbereiten koennen", de Junho de 1992 (com mensagens psicografadas). A outra referencia e': Rudolf und Renate Lippert Obere Lochwaldstr. 6A D - 77886 LAUF im Schwarzwald Tel: 07841/22199 Eles publicam uma brochura entitulada "Die Botschaften" com diversas mensagens psicografadas. Ela e' bimensal. Nao tenho conhecimento muito profundo sobre essas pessoas e o que elas fazem mas como possiveis "buscas" do Espiritismo na Alemanha achei interessante cita-las. Sao fontes que podem ser investigadas e procuradas. E' interessante observar que os grupos "espiritas" na Alemanha fazem um trabalho muito intensivo de "limpeza" da Terra. Existe uma preocupacao muito grande com o equilibrio natural do nosso planeta. Uma preocupacao que e' "natural" da maioria dos alemaes "alternativos" com a Natureza. E' realmente impressionante como eles se empenham de uma maneira muito seria e elevada para atraves de preces, meditacoes e trabalhos de luz enviar muita luz curadora para todo o nosso sistema e nao so' para as pessoas. Da minha experiencia, no's no Brasil fazemos muito pouco nesse sentido. Bom, era isso para o capitulo II. No capitulo III eu falarei sobre a literatura espirita em lingua alema. Um grande abraco, com muita luz para todos, Andrea ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO CARLOS, SOBRE LIVROS EM ALEMAO Caro Jose, Ha' uma referencia interessante em um artigo do Boletim Medico- Espirita, da Associacao Medico-Espirita de Sao Paulo. O titulo do artigo e' "A Sobrevivencia do Espirito e as Pesquisas do Seculo XX", Dr. Antonio Ferreira Filho, Boletim de maio de 1993, n.o 8 : "O Dr. Ernest Haeckel, parapsicologo e ex-vice presidente da Sociedade de Parapsicologia Alema, publica em 1978 o livro "Wir werden leben auch wenn wir sterben" (Viveremos mesmo quando morremos), aceitando a existencia do Espirito, a sobrevivencia e a capacidade de comunicar-se com os encarnados, fazendo revisao e comentarios sobre extensa bibliografia a respeito do tema. Nesse livro, descreve o interessante caso do dr. Novotny, medico psiquiatra austriaco, que se manifesta desde 1965 atraves da medium psicografa Grete Schroeder. Publicados ja estao quatro volumes dessas mensagens (conferencias medicas) psquiatricas e com novos conceitos sobre a acao de entidades desencarnadas sobre os homens, ocasionando disturbios e doencas psiquicas." HACKEL, Ernst - Wir werden Leben auch wenn wir sterben Turm Verlag, 7120 Bietigheim, 1978 Carlos Alberto Iglesia Bernardo DO FRANCISCO BOSCO, SOBRE ESPIRITISMO E CIENCIA Caro Cid Que esta te encontre em Paz e Alegria! Gostaria de fazer alguns comentarios sobre o texto do Gerck sobre Espiritismo e Ciencia, uma vez que esse tema me parece de importancia capital devido ao fato de o Espiritismo propor a fe respaldada na razao, e ao fato de que o conceito de progresso que a humanidade tem adotado neste seculo XX e respaldado por sua vez no desenvolvimento cientifico-tecnologico, um triunfo dessa mesma razao. Acho que nao e muito dificil de se perceber que apesar de tanto desenvolvimento e conhecimento cientifico, os problemas sociais e morais permanecem como um grande desafio para todos nos. E por outro lado tambem e inegavel que em nenhuma outra epoca da historia se viu tantos e importantes avancos na area social e moral. A nossa compreeensao atual das leis morais da vida nao encontra paralelo na historia (demostracao contundente da existencia de uma lei de evolucao, para os mais incredulos). Me parece que um ponto chave para se mudar essa situacao e sem duvida dar um coracao a ciencia, que em termos praticos significa o cientista expandir sua consciencia a niveis mais elevados de espiritualidade, focalizando sua pesquisa cientifica no escopo que propoem Pietro Ubaldi: "Ou a Ciencia assume seu papel de transformacao moral do Homem, ou ela sera condenada a se perpetuar como mera reprodutora de confortos materiais inuteis". Mas e interessante se notar que essa transformacao na direcao de uma Ciencia mais etica e moral se impoem tambem a nivel do proprio desenvolvimento da Ciencia (e aqui acho que encontro o Gerck). O modelo de desenvolvimento baseado no progresso cientifico- tecnologico (de raizes essencialmente materialistas), trasformou a vida no planeta na direcao de uma inevitavel interdependencia entre os paises em varios niveis. Da necessidade de se aumentar a riqueza produzida se criou um mundo com uma nova estrutura organizacional emergente onde a palavra chave para compreende-la e CORRELACAO. Essa correlacao e simplesmente a demonstracao de que a realidade da vida planetaria se tornou complexa o suficiente para se compreender a necessidade de se direcionar a pesquisa cientifica mais e mais a interdisciplinariedade. Cada vez mais nascem grupos de pesquisa com um perfil interdisciplinar, notadamente no que se convencionou chamar "Ciencias Cognitivas", e aqui existe uma porta epistemologica importante no que diz respeito a "descoberta do espirito" por parte da Sociedade como um todo atraves da Ciencia que ela sustenta. Talvez aqui o grande incremento atual de atividades na chamada "Ciencia Espirita " tenha uma importante contribuicao a dar nesse sentido, uma vez que aqui o instrumental conceitual armazenado durante decadas de atividades mediunicas a luz do Kardecismo nos poupa de muitas armadilhas e dificuldades teoricas e metodologicas. A meu ver, devido as necessidades morais atuais da humanidade, e somente a isso, e importante nao se introduzir hoje a atividade de pesquisa cientifica no Centro Espirita, mas sim incorporar o conhecimento religioso do Espiritismo aas atividades de pesquisa no laboratorio. A atividade de pronto-socorro espiritual desempenhada hoje pelo Centro Espirita e inquestionavelmente indispensavel, e deve-se procurar amparar o sofrimento humano de maneira cada vez mais eficiente. Paralelamente a atividade de pesquisa cientifica em direcao ao espirito deve ser empreendida, porem nos centros de pesquisa e nas Escolas. Certamente dia vira em que o sofrimento na Terra diminuira consideravelmente em comparacao ao o que se ve hoje em dia, e entao Religiao e Ciencia estarao indisoluvelmente unidas. A Religiao amparada pela Ciencia se libertara do fanatismo desequilibrante, e a Ciencia se vera protegida pela Religiao da demencia provocada pela prepotencia e pelo orgulho. Nessa visao me parece claro que a partir de entao Ciencia e Religiao serao mais que visoes complementares, serao aspectos duais da realidade percebida pelo Homem, como as asas que farao o Homem alcancar uma condicional angelical no quadro da evolucao. Enquanto isso e necessario se trabalhar para que alcancemos essa condicao de sintese das descricoes religiosa e cientifica. A nivel individual cada um se esforcando para cuidar da sua conta particular, e a nivel coletivo contribuindo para fazer transcender a atual visao que temos da realidade. E evidente que as atividades a nivel individual e coletivo sao tambem duais uma da outra, mas e atraves da compreensao desse fato que se chega a uma real transformacao da realidade que nos cerca e mais alem. Abracos Francisco Bosco DO JOAO MARCOS SOBRE A TEORIA E EPISTEMOLOGIA ESPIRITA Prezado Ademir e Jose: Gostaria de fazer alguns comentarios sobre a teoria e espistemologia espirita. Como este assunto e muito vasto, vou tentar me prender aos fatos levantados pelo Ademir no ultimo boletim do GEAE. A Epistemologia Espirita, fundada por Allan Kardec, esta integrada na obra da codificacao e e um dos pontos fundamentais da doutrina, como afirma Herculano Pires. Em sua obra "Curso Dinamico de Espiritismo - O Grande Desconhecido" no capitulo X, intitulado Epistemologia Espirita, este filosofo espirita e o primeiro a aludir enfaticamente a necessidade do desenvolvimento de uma espistelomologia espirita. A elucidacao das proposicoes cientificas espiritas e suas condicoes de validade, a analise logica empregada na atividade espirita e a epistemologia historica espirita constitui o que podemos chamar de epistemologia espirita. O Ademir aludiu ao fato de a teoria indutiva, apesar de ser uma visao do senso comum, nao e a mais satisfatoria. Realmente, este e um problema que recorda ate o nosso processo de aprendizado, pois a visao indutiva sobre a construcao da ciencia continua dominante entre os professores e cientistas e ela pode ser encontrada facilmente em frases de livro texto. A teoria indutiva na logica do conhecimento remonta ao ensaista ingles Francis Bacon no sec. XVII e no seculo XVIII teve como ardente defensor o fisolofo e ensaista ingles John Stuart Mill. A teoria indutiva falha em tres pontos principais ao tentar explicar a origem de nosso conhecimento cientifico: 1 - Como um metodo logico para estabelecer verdade universais. O metodo indutivo acredita que a partir de uma inferencia de enunciados singulares ou particulares, tais como descricoes de resultados ou experimentos, e possivel chegar a enunciados universais, tais como hipoteses ou teorias. Um cientista ao observar uma arvore anota que tem folhas. Ao observar um segunda, um terceira e muitas outras, nota que todas tem folhas. E ao final, formula uma afirmacao universal, uma teoria: "Todas as arvores tem folhas". Ora, nao importa o numero de observacoes individuais que se acumulam, a partir de um acumulo de observacoes particulares, nao se pode nunca derivar logicamente nenhuma afirmacao universal. 2 - O metodo indutivo falha como descricao de um processo que os cientistas utilizam para a formulacao de suas teorias. 3 - Como um metodo que assegure a objetividade e evite ideias preconcebidas pelo metodo indutivo, um cientista deveria observar todos os fenomenos que se apresentam e anota-los sem nenhuma ideia preconcebida. Pois toda ideia preconcebida poderia ser nociva para a interpretacao real do fenomeno e para a geracao da teoria cientifica. Todavia, e muito facil perceber que todo cientista tem uma visao particular do mundo e possuira sempre suas ideias preconcebidas a cerca das coisas. De forma que nao se pode alardear que a ciencia e feita em bases isentas de ideias preconcebidas. Este e um fato interessante na teoria de conhecimento espirita, pois e provavel que a Doutrina Espirita seja uma das rarissimas teorias que foi concebida sem nenhuma ideia preconcebida. O titulo de seu primeiro livro e auto-explicativo: "Livro dos Espiritos". Nao foi Kardec, com suas ideias preconcebidas a cerca dos novos fenomenos de sua epoca que fundou toda doutrina, mas os proprios espiritos que a ditaram, propondo a explicacao de todos os fatos novos que estavam ocorrendo. Chegamos agora a um ponto critico em nossa analise: se nao podemos falar que um teoria cientifica e uma proposicao universal, e que nao e possivel excluir as ideias preconcebidas das teorias, o que e uma teoria cientifica? Como toda ciencia e baseada em teorias, como devem ser estas teorias para ser consideradas cientificas? Segundo Karl Popper, que repensou este problema e e considerado um dos principais filosofos deste ramo de conhecimento, uma teoria e dita cientifica quando e suscetivel de ser submetida a prova por dados experimentais. Assim, admitimos como verdadeira uma teoria enquanto nao for possivel refuta-la pela experiencia. A maioria das religioes, exceto a Espirita, nao sao consideradas ciencias por que possuem teorias que nao sao suscetiveis a provas experimentais, como todo o dogmatismo catolico, ou por possuirem teorias que sao refutadas por experiencias das mais variadas ciencias modernas. Kardec afirma que "o Espiritismo, caminhando com o progresso, jamais sera ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe mostrassem que esta errado em algum ponto, ele se modificaria nesse ponto. Se uma nova verdade for revelada, ele a aceitara". (A Genese, Edicel 1978 , Sao Paulo. Pag. 54). Desta forma, Kardec propoe um criterio de analise logica proprio das ciencias empiricas e ainda afirma uma relacao fundamental entre Espiritismo e Ciencia, ou seja, o Espiritismo admite uma verificacao conclusiva dos seus conceitos, modificando-os quando, atraves de uma analise logica, concluirmos pela falseabilidade de um ponto qualquer. Acho que um dos pontos essencias que reforca nossa credibilidade na Doutrina ou Teoria Espirita e o fato que apesar do avanco das ciencias modernas, nao ha em toda teoria espirita um ponto que foi refutado por experiencias cientificas. "O Livro dos Espiritos" continua tao atual como em 1857, ano de sua publicacao. Segundo minhas ideias, como a logica indutiva nao existe na teoria do conhecimento, afirmar que o Espiritismo tem "status de teoria" e o mesmo que afirmar que a Fisica, Quimica, Medicina e todas as ciencias modernas tem "status de teoria". Eu queria apenas fazer algumas observacoes sobre alguns comentarios do Ademir. O primeiro e quando ele diz que : "E bem conhecida a critica de muitos filosofos modernos a Psicologia e Sociologia: elas nao sao consideradas como doutrinas cientificas". Talvez toda essa criticas se originaram da classificacao que Karl Popper fez destas ciencias como pseudocientificas, partindo da psicanalise de Freud, a psicologia individual de Adler e o materialismo historico de Marx, o que acabou por atingir toda a Psicologia e Sociologia. Segundo K. Popper: "Um marxista nao era capaz de olhar para um jornal sem encontrar em todas as paginas, desde os artigos de fundo ate os anuncios, provas que constituiam verificacoes das lutas de classes; e encontra-las-ia sempre tambem (e em especial) naquilo que o jornal nao dizia. E um psicanalista, fosse ele freudiano ou adleriano, diria sem duvida que todos os dias, ou ate de hora a hora, esta a ver as suas teorias verificadas por observacoes". (Karl Popper, "O Realismo e o objectivo da Ciencia, Lisboa, Dom Quixote, 1987). Nao querendo ser um defensor parcial da Sociologia e Psicologia, pergunto: Por que nao sao ciencias? Por nao se enquadrarem no que K. Popper costumou chamar de "problema de demarcacao"? Acho isto um equivoco muito grande, como o que a Igreja Catolica se aproveitou para dizer, utilizando os pressuposto de K. Popper sobre a teoria do conhecimento, que a teoria da evolucao de Darwin nao e cientifica: -- Ela nao pode ser reproduzida no laboratorio. Todos os fatos experimentais da Teoria da Evolucao, como o surgimento da primeira forma de vida nao pode ser reproduzida no laboratorio, e estar suscetivel a comprovacao pela experiencia. E logico que K. Popper nao imaginou em nenhum instante que suas ideias teoricas serviriam para a concretizacao de tamanho absurdo!!! Portanto, creio que dizer que a Psicologia e a Sociologia nao sao ciencias e uma concepcao pouco coerente. Em outro ponto, o Ademir diz sobre o Espiritismo que "nao obstante ser uma doutrina cientifica, nao se justifica via academia. Ele nao deve ter, idealmente, o interesse de chamar a atencao da academia". Acho que a maioria das pessoas tem uma ideia que academias sao instituicoes conservadoras, materialistas, e muitas vezes, prepotentes. E o Espiritismo sempre recebeu fortes criticas destas instituicoes. Como disse Kardec, o espiritismo toca em todas as questoes relevantes a humanidade, de forma que a Doutrina Espirita sempre chamou a atencao das academias. Em 2 de julho de 1853, o periodico ingles "Athenaeum" estampava um trabalho escrito por Michael Faraday, possivelmente um dos maiores fisicos e quimicos do sec. XIX, membro da Sociedade Real de Londres, sobre sua opiniao em relacao aos fatos espiritas. As academias do tempo de Kardec iniciavam entao suas duras criticas a possibilidade da acao dos espiritos no fenomeno das mesas girantes. As criticas se estenderam no "Journal des Debats", com a participacao do mais aclamado fisico frances da epoca, Foucault. Esta efervecencia cientifica em torno das mesas girantes iria culminar com o artigo de Sir William Crokes no "Quartely Journal of Sciences", em janeiro de 1874. Willian Crokes ocupou diversas vezes a cadeira de Presidente da Royal Society de Londres e foi chamado a dar a sua opiniao sobre o fenomeno das mesas girantes em nome da academia. O depoimento de Crookes encontra-se no livro "Fatos espiritas", juntamente com a conclusao de inumeros cientistas de inumeras academias da epoca sobre a realidade dos fenomenos espiritas. E como William Crokes afirmou em 1974: "Nao digo que isto e possivel, digo: isto e real!". Deixo com voces meus melhores sentimentos. Joao Marcos .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E Editado por Jose Cid - e mail : jac14@po.cwru.edu E G G E Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html E A Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em A E diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! E G Responsavel: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE