# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 06 (142)95 27 Junho 95 ################################################################### ************************INDICE************************ COMENTARIOS DO ADEMIR, SOBRE TEORIA ESPIRITA DO RAFAEL, SOBRE LIVROS ESPIRITAS EM ALEMAO ****************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO ADEMIR, SOBRE TEORIA ESPIRITA Prezado Jose': Gostaria de fazer algumas observacoes com respeito a sua resposta a minha afirmacao de que o Espiritismo tem "status de teoria". Voce, em contraposicao, considera que tal afimativa possa diminuir o valor da Doutrina Espirita, introduzindo elementos de duvida, uma vez que, segundo o que a maioria das pessoas pensa, a palavra "teoria" da' ideia de algo vago, permeado de suposicoes e hipoteses. Ha' aqui, entretanto, um certo desconhecimento com relacao ao que se entende por Ciencia e de como ela, de fato, opera e se estabelece. Esta discussao poderia se alongar muito. E' necessario, entretanto, saber que existe um ramo da Filosofia que e' responsavel pelo estudo da Teoria do Conhecimento, ou, melhor dizendo, a teoria das teorias, a Epistemologia. Houve a um certo tempo atras na lista de discussoes sobre Espiritismo, uma discussao que tentei iniciar sobre estas questoes, que pretendia justamente esclarecer que ha', pela maioria das pessoas, uma ideia incorreta do que venha a constituir Ciencia; a maioria delas, quando perguntada sobre tal questao, acredita que toda boa Ciencia deve, necessariamente, comecar pela observacao pura e simples dos fenomenos onde nenhuma pressuposicao ou proposicao inicial deva entrar. Entretanto, tal nao e' o caso e, como consequencia, toda boa Ciencia, tendo atingido sua maturidade deve, _necessariamente_, ser expressa em algum tipo de linguagem de teoria. Muito pelo contrario, o Espiritismo estando estruturado a comecar de principios e' cientifico justamente por isso, possui todos as requisitos para uma certa disciplina poder ser considerada uma Ciencia. Ele, de fato, e' uma teoria, a teoria espirita, que esta' especialmente estruturada para explicar certas regularidades e fenomenos que escapam ao objetivo de estudos das ciencias materiais. Acredito que a maioria dos espiritas nao se deram conta desse fato e ficam buscando apoio em outras disciplinas tais como a Fisica ou mesmo algumas das chamadas ciencias psi para nossa ja' bem estabelecida ciencia espirita. Ao contrario do que se pensa, o Espiritismo nao precisa disso, e, precisamente por isso, ele continuara' estavel como ele sempre foi, nao obstante os clamores de muitos que insistem em dizer que Kardec esta' ultrapassado. Para maior compreensao do meu ponto de vista, transcrevo abaixo parte daquela discussao que, se voce achar interessante, podera' ser lvada ate' o GEAE para maior apreciacao dos assinantes. [`` Inicialmente, lembramos as perguntas motivadoras : # O que se pode entender realmete por "aspectos cientificos do Espiritismo", e qual a relacao que este tem com as outras ciencias ordinarias ? # Em que sentido se deve entender a relacao Espiritismo-Ciencia ? Para uma abordagem mais ampla destas questoes, recomendo fortemente a leitura das referencias : 1 - A.F. Chalmers, "What is this thing called science ?" St. Lucia, Univ. of Queensland Press, 1976 2 - S.S. Chibeni, "A Excelencia Metodologica do Espiritismo I", REFORMADOR, novembro de 1988 3 - S.S. Chibeni, "A Excelencia Metodologica do Espiritismo II",REFORMADOR, dezembro 1988 4 - S.S. Chibeni, "O Paradigma Espirita", REFORMADOR, junho de 1994 Nelas me basearei na tentativa de exposicao de algumas ideias. Primeiramente, a,fim de podermos avaliar plenamente todo o potencial cientifico da Doutrina Espirita, e' necessario abandonarmos uma visao muito comum de Ciencia:(1) "Conhecimento cientifico e' conhecimento provado. As teorias cientificas sao derivadas de maneira rigorosa da obtencao dos dados da experiencia adquiridos por observacao e experimento. A Ciencia e' baseada no que podemos ver, ouvir, tocar, etc. Opinioes ou preferencias pessoais e suposicoes especulativas nao tem lugar na Ciencia. A Ciencia e' objetiva. O conhecimento cientifico e' confiavel porque e' conhecimento provado objetivamente." As razoes porque tal visao nao e' satisfatoria podem ser encontrados detalhadamente em (1). Essencialmente, tal e' a visao do senso-comum, e pode ser denominada basicamente de indutivismo ingenuo. Indutivismo porque acredita que as teorias cientificas sao construidas _a posterioi_ das observacoes da Natureza, como um castelo de areia que fosse sendo erguido paulatinamente. E' ingenua porque nao leva em conta o contexto (e isso e' de fato essencial) em que as teorias cientificas aparecem, nao leva em conta as condicoes altamente subjetivas em que as teorias sao concebidas e, finalmente, nao leva em conta a forte dependencia que as proposicoes de observacoes da Natureza tem com a teoria. Essa 'e, em resumo, a visao comum de Ciencia sendo tambem a visao de Ciencia de muitos filosofos antigos. Por outro lado, o que as modernas pesquisas epistemologicas sugerem, pesquisas feitas com o auxilio da Historia da Ciencia, e' que a Ciencia comeca pela teoria e nao por meras observacoes dos fatos. Segundo (2): "Imre Lakatos sistematizou as novas ideias surgidas na Filosofia da Ciencia, propondo que a atividade cientifica desenvolve-se em torno do que denominou 'programa cientificos de pesquisa'. Um tal programa de pesquisa consiste, em termos simplificados, de um 'nucleo rigido' de hipoteses teoricas basicas, suplementado por um 'cinturao protetor' de hipoteses auxiliares, que servem para ligar e ajustar o nucleo aos fenomenos de que a ciencia trata." Mais adiante: "...Um programa de pesquisa e' dito 'progressivo' caso leve sistematicamente `a descoberta de novos fatos, que sejam por ele explicados; caso contrario, sera' dito 'degenerante'. "E' bastante claro que o Espiritismo tal como foi codificado por Kardec cumpre plenamente todos os pre-requisitos de uma doutrina verdadeiramente cientifica e nesse sentido, foi compreendido por Kardec. E' muito facil identificar o 'nucleo rigido', no dizer de Lakatos, da Doutrina. Pode ser resumidamente afirmado por: - A existencia de Deus com todos seus atributos: suprema justica e bondade etc; - A existencia do espirito como um dos elementos essenciais do Universo; - Lei de causa e feito, que tem um grande desdobramento etico nas nossas acoes; - Imortalidade dos seres vivos; - Lei de Evolucao; - Existencia do livre-arbitrio, apartir de certo momento da evolucao. As deducoes e previsoes do Espiritismo sao feitas pelo uso da logica e de assuncoes auxiliares que conectam o corpo dos principios acimas expostos com a realidade empirica (fenomenos mediunicos, estados psicologicos dos seres etc). Tambem e' facil ver-se que a imensa literatura mediunica moderna, escrita por autores abalizados e de peso, em nenhum momento entra em contra dicao com tais principios. E' uma prova da concisao interna da Doutrina Espirita, outra caracteristica de uma doutrina legitimamente cientifica. E' necessario, portanto, imenso cuidado para se "traduzir" os conceitos fundamentais do Espiritismo em termos de modernas descobertas da Ciencia. Acredito fortemente que, quando Kardec enfatizou o aspecto cientifico do Espiritismo e' no entender acima que ele se referia. Parece que Kardec, em nenhum momento usou de ideias cientificas correntes na sua epoca para afirmar determinados aspectos do Espiritismo, o que seria algo extremamente prejudicial `a Doutrina, uma vez que, muitos dos conceitos da Fisica do seculo passado sofreram revisoes radicais. Este fato e' confirmado pela leitura de seguinte passagem extraida de "O Livro dos Espiritos" de Kardec: " As ciencias ordinarias assentam nas propriedades da materia, que se pode experimentar e manipular livremente; os fenomenos espiritas repousam na acao de inteligencias dotadas de vontade propria e que nos provam a cada instante nao se acharem subordinadas aos nossos caprichos. As observacoes nao podem, portanto, ser feitas da mesma forma; requerem condicoes especiais e outro ponto de partida. Querer submete-las aos processos comuns de observacao e' estabelecer analogias que nao existem. A Ciencia, propriamente dita, e', pois, como ciencia, incompetente para se pronunciar na questao do Espiritismo: nao tem que se ocupar com isso e qualquer que seja o seu julgamento, favoravel ou nao, nenhum peso podera' ter" Nao so' isso, como o Espiritismo trata de uma ordem de fenomenos diferentes dos das ciencias ordinarias, nao cabe um julgamento da Ciencia com relacao ao Espiritismo. Em outras palavras, as ideias dos cientistas, conquanto cientistas, com relacao ao Espiritismo nao valem nada! E' por isso que, em mensagem anterior, quis chamar a atencao para a "tentativa algo desesperada que visa 'atualizar a Doutrina Espirita' frente a recentes e modernas descobertas da Ciencia". DE FATO, tal tentativa e' inocua e desnecessaria. Nao apenas isso, e' perigosa ao movimento porque pode introduzir serios erros e mal entendidos que, nao obstante resolvidos por um "expert" na Doutrina, causam grande confusao na cabeca dos iniciantes. Essa tentativa e' feita por nao se ter uma ideia clara do significado real de Ciencia e do aspecto cientifico do Espiritismo. E' notorio observar que a precipitada justificativa cientifica do Espiritismo via ciencia tambem ocorre dentro de outras doutrinas que tem algo em comum com o Espiritismo. A Teosofia e outras doutrinas orientalistas tem frequentemente buscado o apoio das "ciencias estabelecidas" para divulgar seus principios. Ha aqui uma diferenca fundamental com respeito ao Espiritismo: este tem um corpo de doutrina suficientemente consistente para se auto impor como doutrina cientifica legitimamente apoiada em fatos cientificos que sao os diversos fenomenos espiritas, as lembrancas de vidas passadas etc. Aqui cabe tambe uma ligeira critica a Parapsicologia. Em primeiro lugar, cabe dizer que o desenvolvimento da Parapsicologia se deu no auge do chamado Positivismo Logico. Segundo (2) essa doutrina filosofia foi a "tentativa suprema de articulacao da visao classica de ciencia, que mencionamos anteriormente. Em que peso o empenho dos maiores filosofos da epoca, porem, tal programa malogrou de forma espetacular e definitiva, diante dos argumentos contra ele levantados, (...)". Ora tendo a Parapsicologia nascido do seio da Psicologia (os primeiros parapsicologos eram, de fato, psicologos), que foi estruturada dentro desse positivismo, e' natural que ela (a parapsicologia) trouxesse em si todas as deficiencias da visao positivista da Ciencia. E' bem conhecida a critica de muitos filosofos modernos `a Psicologia e `a Sociologia: elas nao sao consideradas como doutrinas cientificas. O mesmo se da' com a Parapsicologia. Analisando-se o trabalho que ela vem fazendo nos ultimos anos vemos que este nao passa de um grande amontoado de observacoes mais ou menos coesas, onde cada pesquisador "psi" nao valoriza os trabalhos dos precedentes. Como a Parapsicologia nao e' cientifica, ela nao apresenta cultura cientifica, seu conhecimento nao e' passado adiante. Nao existe uma teoria que concatene os fatos de uma maneira logica e precisa, sao apenas apresentadas "explicacoes" verbais tao numerosas e diversificadas quanto a variedade dos fenomenos; cada fenomeno tem sua propria "teoria", e nao ha relacao entre os diversos fenomenos. Todas essas observacoes sao justificadas pela tentativa de resposta `as questoes : *Sendo a Parapsicologia uma disciplica que se considera cientifica e de carater academico, conseguiu ela atrair suficientemente a atencao da Academia para as questoes que ela se propoe a resolver? * O que, de fato, conseguiu a Parapsicologia, apos anos e anos de acumulo de observacoes e fatos ? Observe que o Espiritismo esta' imune a tais questoes; ele, nao obstante ser uma doutrina cientifica, nao se justifica via academica. Ele nao deve ter, idealmente, o interesse de chamar a atencao da academia. Observe tambem que o fato de uma disciplina ser academica nao significa que ela seja mais cientifica que outra (veja o caso da Psicologia e da Sociologia). Ha' ainda muitos pontos a serem debatidos. Um deles vem do fato de a Ciencia sofrer, todos os dias revisoes em suas teorias, seja porque nao se adequem a realidade empirica ja' existente ou a descobertas de novos fenomenos. Sendo assim, como e em que modelos das ciencias ordinarias passiveis de revisao pela pela pesquisa corrente (um exemplo classico e' o da Fisica; imaginem se tentassemos dar uma interpretacao espirita aos neutrinos que sao particulas altamente singulares no Universo, nao tem massa (de acordo com o chamado modelo padrao), sofrem interacao quase nula com a materia, sao verdadeiramente falando, "particulas etereas". Agora, veja-se, por exemplo, novas pesquisas que tem apontado a existencia de massa para o neutrino. Toda nossa tentativa de "traducao espirita" do problema dos neutrinos iria "por agua abaixo"!) vai a Doutrina Espirita se basear para justificar suas conclusoes ? ''] Resumidamente, todo estudo da Natureza que pretenda ser chamado cientifico, nao porque alguem decidiu batiza'-lo assim, mas porque de fato ele o e', deve iniciar com a proposicao de experimentos `a luz de alguma linguagem teorica previamente estabelecida. Quando, no comeco, os fenomenos espiritas comecaram a ser estudados por Kardec, ele os interpretou de acordo com certos principios que ele ja' tinha, seu tao citado bom senso, que, por exemplo, levou-o a conferir uma causa inteligente as manifestacoes inteligentes das mesas. Como, tambem, tais manifestacoes tinham pouco em comum com o desejo dos mediuns, ele chegou a conclusao que tal causa inteligente nao estava nos mediuns, mas fora deles. Dai para um dos principios fundamentais do Espiritismo, a imortalidade dos seres, foi um passo. Ele na "deduziu" isso dos fenomenos, ele seguiu uma certa cadeia de raciocinios que, justamente por outros pesquisadores nao a possuirem (como Charles Richet, por exemplo), tornava dificil as mesmas conclusoes por tais outros pesquisadores. (Observe que se voce possivel "deduzir" conhecimento cientifico certo da mera execucao de experimentos, qualquer pessoa, razoavelmente inteligente poderia faze-lo). O que faz o Espiritismo ser uma doutrina tal especial assim ? E' precisamente o fato de, admitindo ele tais principios, explicar uma ampla variedade de fenomenos que, sem ele, nao sao sequer interrelacionados e, tambem, prever outros. O Espiriismo e' assim muito mais que uma teoria, ele e' um paradigma que nos permite completar nossos conhecimentos a cerca do Universo em que vivemos. Muita paz, Ademir ------------------------- Oi Ademir. Realmente, para quem nao estuda ou se interessa por Epistemologia, teoria tem o sentido de algo que ainda esta no campo das suposicoes. Um grande filosofo espirita, o Jose Herculano Pires, quase sempre se referia ao Espiritismo como Teoria Espirita. Existem duas opcoes, a meu ver: ou se explica o que se entende por teoria, ou se adota o caminho mais facil (o que eu prefiro) e se refere ao conjunto de conhecimentos espiritas como Doutrina Espirita. O problema em se chamar o Espiritismo de Doutrina e que tira a aparencia de ciencia. Como o Espiritismo tem uma grande parte cientifica, ao contrario das religioes tradicionais, fica um dilema - Teoria ou Doutrina? Eu nao tenho a pretensao de esgotar todas as possibilidades, ou justificar porque uma denominacao e melhor do que a outra. Como diziam os Espiritos que orientaram Kardec, isso e um problema de) linguagem, e nos devemos procurar nos entender. As suas explicacoes sobre o que e a Ciencia, e como o Espiritismo se enquadra em uma ciencia, com corpo teorico e experimental (estao bastante claras. Realmente, tem havido uma tendencia ) a se tentar justificar o Espiritismo com postulados fisicos, quimicos, etc. Acho que estas nao sao as melhores provas cientificas para o Espiritismo, elas apenas complementam as teorias que o Espiritismo trouxe. Por exemplo, o fato de que a materia pode se transformar em energia pode significar que, em essencia, ela e energia. Mas isso nao prova que a Doutrina Espirita esta certa ou errada, ja que esta tem um corpo proprio. Em termos de conhecimento eu creio que a tendencia e que, a medida que as ciencias forem evoluindo mais e mais a grande subdivisao atual nao seja necessaria, ja que as diferentes areas do conhecimento se interpenetrarao e formarao um unico corpo. Eu acho muito perigoso e improprio se confundir o Espiritismo com a Parapsicologia, como se ve tao frequentemente. Os objetivos da ultima sao completamente diferentes dos nossos. Os metodos usados muitas vezes nao se aplicam e, realmente, cada novo parapsicologo despreza o que foi feito anteriormente. Como voce mesmo disse, o Espiritismo esta alem de uma teoria, porque mostra tambem as consequencias morais e, porque nao, religiosas de tudo o que Kardec e outros pesquisadoreservaram. Um grande abraco, Jose Cid. DO RAFAEL, SOBRE LIVROS ESPIRITAS EM ALEMAO Desde 1989 frequento os centros espiritas ligados `a USE (Uniao das Sociedades Espiritas), primeiro em Lins-SP, onde me graduei e, posteriormente em Campinas, no Centro Espirita Allan Kardec (onde fiz meu desenvolvimento mediunico), trabalhei na casa espirita em diversas atividades, ate' inicio de 1995, quando me mudei para Berlin. Estando na Alemanha, procurei literatura espirita em Alemao (especificamente "O Evangelho Segundo o Espiritismo") e grupos espiritas onde pudesse continuar trabalhando. Nao encontrei nem uma coisa nem outra. Gostaria de obter informacoes a respeito de literatura e de possiveis grupos espiritas em Berlin ou na Alemanha (em ultima hipotese, ate' em paises vizinhos...), onde pudesse continuar minhas atividades. Trabalhei um pouco com Transcomunicacao, ainda em 1989, cessando temporariamente minhas atividades na area em favor do meu desenvolvimento mediunico. Esperando sua resposta, despeco-me agradecido, Rafael/ TU-Berlin ------------------- Oi Rafael. Voce ja deve ter visto a lista de livros em alemao que o Carlos mandou e foi publicada no Boletim anterior. Se voce tiver acesso a um "web browser" voce pode visitar a Pagina WWW Espirita. La tem a lista com varios Centros e Grupos espiritas em diversos paises. Nos nao temos como verificar pessoalmente cada grupo, mas, conforme Kardec nos recomendou, para que a Doutrina Espirita pudesse ser divulgada da mesma forma em todo lugar nos deveriamos nos visitar e discutir as orientacoes dadas, de forma a esclarecer as diferentes interpretacoes. Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E Editado por Jose Cid - e mail : jac14@po.cwru.edu E G G E Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html E A Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em A E diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! E G Responsavel: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE