# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 06 (139)95 06 Junho 95 ################################################################### ************************INDICE************************ NOVAS CONSIDERACOES SOBRE A QUESTAO ELIAS/J. BATISTA COMENTARIOS: DO JOSE CID, SOBRE O TEXTO `"NOVAS CONSIDERACOES SOBRE A QUESTAO ELIAS/J. BATISTA" DO ODAIR, RESPONDENDO A PERGUNTA DO REINALDO (BOLETIM 138) DO ADOLFO, SOBRE PRETO VELHO E INDIO DO ALEXSANDRO, SOBRE A CRIACAO DO BANCO DE DADOS ESPIRITA DO SERGIO FREITAS, SOBRE COMO RECUPERAR OS BOLETINS DO GEAE VIA FTP ****************************************************** NOVAS CONSIDERACOES SOBRE A QUESTAO ELIAS/J. BATISTA Prezados amigos: Tive recentemente a oportunidade de expressar algumas consideracoes sobre a questao da Reencarnacao na Biblia, particularmente trantando o debate sobre Elias-Joao Batista. Conforme expus, importa consideravelmente a ordem em que as coisas sao tratadas, por uma lado buscar nos textos da Biblia "provas" da Reencarnacao, partindo- se tao so' de afirmacoes tais como "Joao Batista era Elias reencarnado". Por outro lado, pelo estudo da Doutrina Espirita, que tem status de teoria, buscar no passado (nao so' na Biblia, diga-se bem) evidencias que sancionem - mas que estao longe de provar, alias, com excessao de teoremas matematicos, nada se prova em Ciencia, conforme diz a Epistemologia, nunca ninguem provou que a Terra era redonda, pela simples razao de que as experiencias que verificaram este fato foram propostas por teorias que ja' admitiam ser a Terra redonda - o principio evolutivo dos seres, a saber a volta do ser espiritual ao contato da materia para seu devido progresso. O debate tratado caracteriza-se por um dualismo: catolicos e protestantes admitem que Joao Batista era, de fato, Elias, mas nao aquele Elias legendario do velho testamento; ele estava "no papel de Elias", anunciou o advento do Messias. Nos, espiritas, pensamos um pouco diferente: Joao Batista era, de fato, o anunciador do Redentor, mas tambem era o velho Elias reencarnado. Ora, ha' um ponto no debate que nao pode ser desprezado, o de que, de acordo aos principios basicos da Doutrina Espirita, os seres espirituais estao submetidos `a lei de causa e efeito. Se Joao Batista era Elias reencarnado, entao pode-se encontrar tambem alguma evidencia do passado de Elias na vida de Joao Batista. Esta proposta serviria tambem para evidenciar a lei de causa e efeito, o famoso "Karma" dos hindus. Nao preciso dizer muito para que todos se lembrem do fato de Elias ao tempo em que era profeta de Jeova' ter passado "a fio de espada" centenas de sacerdotes de Baal, seus adversarios. E todos tambem vao se lembrar da morte de Joao Batista. Assim sendo, a Doutrina Espirita nao so' vai deixar claro a razao porque Jesus se referiu a Joao Batista como "o Elias que ha' de vir", como tambem apresenta um exemplo historico da acao da lei de causa e efeito! Naturalmente esta ligacao, entre o profeta Elias e Joao Batista, passaria e passa despercebida aos que nao conhecem a teoria espirita, assim como passava despercebido as semelhancas anatomicas entre os mamiferos superiores para alguem que desconhece a Evolucao das Especies (so' para citar um exemplo da Biologia, ha' muitos na Historia das Ciencias). O fato de, durante a transfiguracao no Tabor, ter aparecido Elias e nao Joao Batista e' mero detalhe e nao parece constituir nenhuma evidencia a mais do contrario, ou seja, de que Elias e Joao eram seres diferentes. E se tivesse aparecido Joao Batista, o que diriam? O que estou querendo dizer e' que, a ligacao entre Elias e Joao so' pode ser plenamente apreciada dentro do contexto em que, nao so' se admita a Reencarnacao, mas tambem a existencia das provas e expiacoes como decorrentes dos nossos atos de vidas anteriores. O passado de Elias e a morte de Joao sao dados mais relevantes na apreciacao da questao. Finalmente, o debate desta questao serve para exemplificar um outro ponto. O de que nao se pode chegar a conclusao nenhuma sobre uma determinada questao quando se parte de principios diferentes. Os protestates e catolicos nao admitem a ideia de progresso espiritual, por isso lhes escapam certos detalhes, nao so' na Biblia como em outros livros sagrados, que poderiam servir de evidencia sustentadora dessa importante lei universal. Concordo com o Jose' Cid quando disse que Dom Estevao Bittencourt nao e' um profundo conhecedor da Doutrina Espirita, isto e', prefiro pensar assim a pensar que ele de fato a conhece mas esta agindo de ma' fe'. Muita paz a todos, Ademir ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO JOSE CID SOBRE O TEXTO "NOVAS CONSIDERACOES SOBRE A QUESTAO ELIAS/J. BATISTA" Oi Ademir. Voce tem toda razao quando diz que nao se pode chegar a um acordo quando se parte de principios diferentes, mas a intencao aqui nao e' convencer ou ser convencido, mas de alargar os horizontes e conhecer melhor como nossos amigos que abracaram outras religioes interpretam certos trechos da Biblia. Dessa forma todos nos, sejamos Espiritas, Catolicos ou Protestantes poderemos dizer: eu acredito porque eu pensei sobre isso e conclui que essa e' a explicacao mais plausivel - qualquer que seja a explicacao. Eu so discordo com voce no primeiro paragrafo, quando voce diz que a Doutrina Espirita tem status de teoria. Dessa forma da a impressao que a Doutrina Espirita foi elaboarada em cima de proposicoes, quando o que aconteceu foi totalmente oposto. O Espiritismo foi construido com base em experimentos, milhares deles, cujos resultados muitas vezes contrariavam o que Kardec tinha teorizado. O que Kardec escreveu nos livros da Codificacao tem o valor de universalidade, pois sao fatos ocorridos em diversos lugares do mundo, em tempos diferentes. Quando se fala em teoria, e elas sao validas, se fala em algo que pode ou nao ser confirmado no futuro pelas evidencias praticas. A natureza nao obedece teorias, mas as teorias (deveriam) tentar explicar seus movimentos. Um grande abraco, Jose Cid. DO ODAIR, RESPONDENDO A PERGUNTA DO REINALDO (BOLETIM 138) Oi Reinaldo, Vou tentar responder a sua pergunta sob o ponto de vista dos protestantes. Eu creio que a parte a qual voce se refere sobre a reencarnacao seria a seguinte: "Jesus respondeu : Na verdade, na verdade, te digo que aquele que nao nascer da agua e do Espirito, nao pode entrar no reino de Deus." Joao 3:5 Jesus disse que a pessoa tem que nascer "do Espirito" e nao "no espirito". Ou seja: do = significa que a pessoa deve ser transformada pelo Espirito e nao num espirito. Espirito = e' o Espirito Santo e nao o espirito (folego). "Ora o Senhor e' Espirito; e onde esta o Espirito do Senhor ai' ha' liberdade" II Cor. 3:17 Espero ter lhe respondido. Abracos, Odair -------------------------------- Oi Odair. Acabei ficando com mais uma duvida. Pelo que entendi, para os Protestantes (de forma geral) o unico espirito seria o Espirito Santo. Nos depois de morrermos seriamos "alma" ou "espirito"? Sobre seu comentario, eu ainda acho que voce esta se apegando muito as palavras, que podem ter sido mudadas com o passar do tempo. Mas nascer do espirito pode significar "nascer do espirito que ja existe ha muito e viveu antes muitas vezes, e vira animar este novo corpo" Um grande abraco, Jose Cid. DO ADOLFO, SOBRE PRETO VELHO E INDIO Caro amigo Jose Cid, ... Gostaria tambem de fazer-lhe um questionamento que me anda intrigando: O que seriam as entidades que se intitulam de *Preto-Velho* ou *Indio*, existe alguma relacao entre elas e o Kardecismo ? Voce conhece algum Centro Kardecista aonde o mentor e' um indio ou um Preto-Velho ? Eu sempre ouvi que estas entidades pertenciam a Umbanda, mas recetemente minha mae frequentou um Centro onde um de seus mentores e' um indio. Nao quero de forma alguma que pense que minha pergunta tem uma conotacao racista, simplesmente gostaria de conhecer melhor as diferencas entre a o Espiritismo Kardecista e os outros existentes. Um grande abraco, Adolfo Manzutti ------------------------------- Oi Adolfo. ... As entidades que se indentificam como Preto velho ou Indio sao espiritos, como todos nos. Podem ter varios graus de adiantamento moral, se identificar como Indio ou Preto velho nao quer dizer que eles tenham realmente sido um deles, mas quer dizer que dessa forma eles conseguem transmitir a mensagem que desejam para aquele grupo. Um bom exemplo do adiantamento que um espirito que se identificou como Preto velho pode ter, a melhor definicao de Deus, na minha opiniao, ouvi (por terceiros) de um Preto Velho (eu nao estava presene, me foi contado): Perguntado por uma das pessoas da assistencia, que, claramente, tinha a intencao de o deixar embaracado, ele respondeu: Deus e' a compreensao infinita para a razao limitada. Nao conheco um Centro Espirita que tenha um preto-velho ou um indio como mentor. Mas sei que Centros chamados "de transicao" tem Indios ou Pretos velho como mentores, alem de exibir imagens. Estes Centros um dia foram de Umbanda, mas comecaram a estudar Kardec e se identificam, parcialmente, com os principios Espiritas. Existe tambem uma confunsao muito grande, onde centros que nao seguem a Doutrina Espirita se dizem Espiritas porque e' mais "chique" ou mais aceito. Outra confusao muito comum e' a necessidade de se usar roupas brancas ou de diminuir a luz para que possa haver manifestacao de algum espirito. A Doutrina Espirita e' muito simples, despida de qualquer ritual, mas somente com seu estudo e' possivel entender os porques! Um grande abraco, Jose Cid. DO ALEXSANDRO, SOBRE A CRIACAO DO BANCO DE DADOS ESPIRITA Prezados Amigos do GEAE, .... E com imenso prazer que comunicamos a criacao de um dos primeiros senao o primeiro banco de dados espirita do Brasil. Mas o que vem a ser um banco de dados espirita? O BDE nasceu da uniao da necessidade de textos espiritas aliada a velocidade de manipulacao e barateamento dos mesmos. Ja que grande parte da nossa amada doutrina se baseia no estudo dos seus variados temas, a necessidade de material escrito foi sentida desde os primordios da codificacao. Primeiro vieram os livros, depois as revistas, mais tarde os folhetos com mensagens, mais recentemente temos visto videos, novelas, pecas teatrais e filmes. Agora chegou a vez da multimidia, infelizmente creio que vai demorar um pouco para que tenhamos o CD-ROM Espirita, mas nada impede que nos organizemos para formar um imenso banco de dados Espirita, contendo desde textos ate arte espirita feita em computador. O BDE nasce com o objetivo de ser um destes bancos de dados, que tera a funcao de garantir o acesso facil e economico a grandes quantidades de dados relacionados com a doutrina Espirita, sempre com a finalidade de esclarecer os interessados em espi-ritismo sobre todos os assuntos que possam ter a haver com a Doutrina. Como o BDE esta ainda comecnado a arquivar dados, ainda nao estao disponiveis ao interessados uma quantidade muito grande de textos e arquivos graficos (arte espirita em multimidia). Por isso pedimos a todos aqueles que se interessarem pela ideia que mandem suas contribuicoes para nos. A regras para recebimento e envio de dados estao a seguir. BDE - REGRAS DE PARTICIPACAO Por uma limitacao de hardware so serao aceitos arquivos utilizaveis pela linha IBM PC e similares, nao sendo possivel no momento (talvez no futuro) o ingresso de arquivos feitos para outras linhas de computadores. Os textos serao catalogados de acordo com tamanho e sempre que possivel com relacao a alguma caracteristica tematica. Os textos serao armazenados em formato .DOC para o Word 6 da Microsoft, porem como esse editor possui diversos filtros para entrada e saida, poderemos receber e enviar textos nos mais diversos formatos, inclusive e-mail (porem nao e muito reconmendado por causa da perda de paginacao), bastando para isso que o requerente expresse em seu pedido o formato em que deseja receber o arquivo, se nada for mencionado sera enviado em formato .DOC do Word 6. Os arquivos graficos tambem poderao ser enviados e pedidos em qualquer formatos desejados. Tambem serao aceitos arquivos musicais em todos os formatos. Os arquivos graficos/musicais (multimidia) serao aceitos desde que revelem se tratar de arte espirita ou ate mesmo imagens scaneadas sobre espiritismo. A forma de envio e recebimento podera ser feita de tres maneiras: 1. Via modem: neste caso devera ser marcado um dia e uma hora por telefone no qual o requerente nos telefonara estabelecendo a coneccao via modem pegando quantos arquivos desejar ja que a ligacao ficara por sua conta. O nosso telefone para contato e (035) 631-2892, o melhor dia para esta operacao e domingo ja que as tarifas sofrem um abatimento de 75%. 2. Via Correio: Neste caso o requerente devera nos enviar o numero necessario de discos que sera ocupado segundo a memoria que cada arquivo ocupar. Se o requerente preferir poderemos compactar os arquivos para o envio, assim como nao ha problema para nos em receber arquivos compactados (.arj ou .zip). As despesas de correio serao feitas do seguinte modo: caso o requerente nos mande uma contribuicao em forma de algum arquivo quando mandar seus discos e pedido, o retorno (ja com o pedi-do gravado) sera pago por nos, caso nos mande os discos vazios apenas com pedidos eles serao retornados (ja com os pedidos gravados) a cobrar. Estas regras sao provisorias e visam evitar a todo custo o envolvimento de remessas de dinheiro que so causam dor de cabeca. 3. Obs.: Tambem aceitaremos o recebimento de arquivos via modem neste caso a ligacao correra por nossa conta, porem necessitaremos de uma descricao do conteudo a ser enviado para uma analise de sua viabilidade ou nao. 4. Via e-mail: para tal entrar em contato nos mandando um e-mail. Endereco: afernandes@ax.ibase.org.br. Os arquivos textos estao em sua maioria revisados ou em processo de revisao (ortografica e sobre aspectos doutrinarios), sendo assim pedimos a gentileza de ja enviarem os textos revisados e se possivel nas duas modalidades ja citadas ,isto com certeza nos pouparia um tempo precioso. BDE - Banco de Dados Espirita Rua Brasiliano Salomon, no 93 F Santa Rita do Sapucai, MG CEP 37540-000 Listagem dos Arquivos Disponiveis Diretorio Estudos:Os arquivos contidos neste diretorio sao destinados a facilitar a realizacao de estudos em grupo, contento textos doutrinarios e afins. Dinamicg.doc 98816 bytes - Tecnicas de dinamica em grupo Espirito.doc 3648 bytes - Texto sobre natureza do espirito Espsoci.doc 14848 bytes - Texto sobre o espirita na sociedade Estuds1.doc 78336 bytes - Textos diversos para estudo em grupo Estuds2.doc 78336 bytes - Textos diversos para estudo em grupo Estuds3.doc 38912 bytes - Textos diversos para estudo em grupo Estuds4.doc 33792 bytes - Textos diversos para estudo em grupo Estuds5.doc 30208 bytes - Textos diversos para estudo em grupo irmafox.doc 4608 bytes - Resumo sobre o episodio de hydesville Diretorio Graficos: Os arquivos contidos neste diretorio foram criados em programas graficos ou foram scaneados e representam uma amostra do que pode vir a ser a arte espirita em computador. Move0000.bmp 308278 bytes Cepa simbolo do espiritismo + inscricao "Movimento Espirita" Uva0000.bmp 308278 bytes Cepa sozinha com fundo branco Diretorio Mediunidade: Os arquivos desse diretorio sao de teor exclusivamente relacionado com a mediunidade e sua pratica. Doutrina.doc 275968 bytes Excelente Apostila sobre doutrinacao e conduta em reunioes mediunicas sendo organizada em forma de perguntas e respostas, esta apostila e resultado de uma pesquisa bibliografica apurada chegando assim ao um nivel de confiabilidade e clareza poucas vezes visto em tentativas anteriores na criacao de apostilas semelhantes. Diretorio Movimento: Este diretorio se destina a arquivos relacionados com a estrutura interna do centro espirita tal como sua organizacao, normas legais, estatutos etc. Departme.doc 11466 bytes Organizacao interna do Centro Espirita Diretorio Musicas: Este diretorio e destinado a todos os arquivos relacionados com musica espirita, sejam eles textos (letras e partituras) ou musicas para computador. Musicas.doc 61440 bytes Letras cifradas de musicas para juventude e evangelizacao. Respirar.doc 3332 bytes Exercicios de respiracao para coral. Diretorio Naodoutrinario: Este diretorio e dedicado a textos nao espiritas que abordam assuntos que vez ou outra podem gerar duvidas nos estudantes de espiritismo. Um bom sinonimo para este diretorio seria "Cultura Geral". Religiao.doc 27778 bytes Resumo doutrinario das principais religioes do planeta. Umbanda.doc 57344 bytes Apostila sobre Umbanda retirada de revista especializada. Obs.: Se os arquivos forem compactados pode-se dividir por 2 a quantidade de memoria dos arquivos texto. Atenciosamente, Alexsanro F. D. da Silva DO SERGIO FREITAS, SOBRE COMO RECUPERAR OS BOLETINS DO GEAE VIA FTP Meus amigos. Para recuperar os Boletins do GEAE via FTP, do primeiro numero ate a ultima edicao, basta usar os seguintes comandos: ftp kholosso.fct.unl.pt login: anonymous password: binary get boletins.zip Porem isto ainda nao resolve o problema de quem usa a bitnet. O arquivo foi compactado com o pkzip, e deve ser descompactado usando: pkunzip boletins Bom, acho que e' tudo por agora, Um forte abraco, Sergio. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E Editado por Jose Cid - e mail : jac14@po.cwru.edu E G G E Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html E A Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em A E diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! E G Responsavel: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE