# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 05 (137)95 22 Maio 95 ################################################################### ************************INDICE************************ AINDA HOJE COMENTARIOS: DO GILBERTO, SOBRE OS EVANGELHOS AGNOSTICOS DO ANGELO, SOBRE OS TEXTOS DO ODAIR ARAUJO (BOLETIM 136) DO ADEMIR SOBRE OS TEXTOS DO ODAIR ARAUJO (BOLETIM 136) SOBRE CRIACAO DE UM CENTRO ESPIRITA ****************************************************** AINDA HOJE 919. Qual o meio pratico mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir 'a atracao do mal? "Um sabio da antiguidade vo-lo disse: - Conhece-te a ti mesmo." (Livro dos Espiritos) Aplique-se 'a campanha do otimismo, no pais convulsionado da sua alma. Esqueca o pesadelo da noite anterior e alegre-se com o dia que surge. Conserve nos labios o sorriso que traduz confianca e estabilidade interior. Desfaca as algemas fortes do desencanto que o limitam na movimentacao. Modifique a rotina dos seus dias com a introducao de trabalhos renovadores. Acaricie a esperanca todas as horas. Faca exercicios mentais de saude, repetindo: - Jesus e' vida abundante! Afaste do caminho os fantasmas do receio com as armas da resolucao confiante. Liberte-se das recordacoes deprimentes, passando adiante os objetos que as evocam. Aproveite este dia para reconciliar-se com alguem que nao tem coragem de aconchegar-se a voce. Escute com bondade um pedinte das ruas e de-lhe um "toque" de fraternal amizade. Programe para o seu dia pequenos trabalhos que o melhorem intimamente. A luz que brilha em tudo fala da vitoria do dia otimista sobre a noite escura. "Brilhe a sua luz" - disse o Senhor. Acenda a luz da sua alegria e avance. A mais eficiente maneira de conhecer-se a si mesmo e' voce exercitar o espirito e o corpo com a virtude, a nobre ginastica da vida sadia. Transcrito pelo Allan do Livro "Legado Kardequiano", Divaldo Pereira Franco, pelo espirito Marco Prisco. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO GILBERTO, SOBRE OS EVANGELHOS AGNOSTICOS Jose Cid, ... Minha intervencao tem por objetivo de fornecer alguns elementos de resposta para Manuella, cuja preocupacao, manifestada no boletim GEAE 136, se refere aos evangelhos biblicos, especialmente aos evangelhos agnosticos. Com efeito, existem diversos textos que poderiam fazer parte do novo testamento e que, no entanto nao foram < selecionados > pela igreja catolica para comporem a Biblia. E' necessario levar-se em consideracao que a Biblia, tal que nos a conhecemos hoje, foi organizada ao seculo IV por Sao Jeronimo. O antigo testamento, que e' uma especie de codigo religioso, moral, politico e legal dos judeus, chegou ate nos de maneira mais ou menos correta, sem grandes alteracoes (pelo menos para o grande publico). Ele foi escrito originalmente em hebreu. Ja o Novo Testamento, que reconhece Jesus cristo como o messias esperado pelo antigo testamento, foi originalmente escrito em grego, provavelmente porque a cultura grega era extremamente importante no tempo e no espaco em que os livros que o compoe (os quatro evangelhos, os atos dos apostolos, as epistolas e o apocalipse) foram produzidos. Quando a Igreja catolica se formou como instituicao, os textos que falavam da vida, da historia e da missao de Jesus foram pouco a pouco reunidos. Em um certo momento da historia, no seculo IV, Sao Jeronimo resolveu passar a limpo tais textos. A traducao latina de Sao Jeronimo eh entao a unica a ser oficialmente reconhecida pela igreja e e' chamada de < vulgata > . Acontece que muitos textos que antigamente eram considerados validos, foram excluidos da vulgata, alguns porque davam origem a confusoes, outros porque eram muito incompletos, outros por outras razoes ainda misteriosas. Existem entao, diversos textos, excluidos por Sao Jeronimico, que sao considerados validos pelas Igrejas catolicas Ortodoxa, Grega e Russa, mas nao pela Igreja Catolica Romana. Existem tambem textos que nao sao considerados validos por nenhuma igreja, embora constituam fontes interessantes sobre a vida e os habitos das primeiras comunidades cristas. Outros textos ainda, sao considerados validos pela Igreja Catolica mas invalidos pelos judeus e protestantes, como os livros do Deuteronomio. Porque a Igreja Catolica romana nao considera como autenticos alguns escritos, ou seja, os chamados testamentos apocrifos e agnosticos? Porque muitos deles, especialmente o evangelho de sao Felipe, nao mencionam aspectos encontrados nos outros testamentos ou porque eles nao foram escritos originalmente em grego como os testamentos oficiais, ou simplementente porque eles nao foram encontrados na mesma regiao geografica e na mesma epoca. Os criterios sao bastante arbitrarios, mas tem uma certa logica. Eles selecionaram os textos que nao se contradiziam e que foram oriundos de discipulos diretos do Cristo ou de Sao Pedro. Mas, mesmo entre os evangelhos oficiais, existem disparates que ainda nao foram elucidados. Por exemplo, sabe-se que Joao tinha uma grande preocupacao em legimizar a figura de Jesus. Entao, muita coisa que ele escreveu foi fruto de muita fantasia, no sentido positivo do termo. Muitas palavras que ele colocou na boca de Jesus eram diretamente oriundas do antigo testamento, isto para provar aos judeus que Cristo conhecia a lei, a Tora, e que ele era o Messias tao esperado. Outra coisa. O texto mais antigo do novo testamento eh a carta de sao Paulo aos Corintos. E nesta tal carta, nao ha nenhuma mencao sobre coisas importantes que hoje sao consideradas fundamentais por todos os cristaos, como o fato de que o corpo de cristo foi transferido para uma sepultura, de onde houve a ressurreicao. Outros textos historicos da epoca tambem nao falam nada sobre isto. O primeiro texto que menciona o sepultamento e a ressurreicao eh o evangelho de sao Marcos, escrito certa de 70 anos apos a morte de Cristo, isto eh, 70 anos de bla-bla-bla, de mistificacao da figura de Jesus, de endeusamento de sua pessoa junto aos judeus e aos incredulos, 70 anos de historia oral. E como os especialistas supoem que os demais evangelhos sejam reproducoes do evangelho de sao Marcos, ai voce ve a confusao que existe... Por exemplo, uns evangelistas disem que Jesus foi uma so vez a Jerusalem, outros, doze; alguns milagres mencionados por uns sao absolutamente ignorados por outros, etc. A proposito, mesmo o numero dos apostolos, doze, parece, segundo alguns especialistas, ser uma metafora para convencer os judeus da divinidade de Jesus. Isto porque o numero doze e sagrado para o judaismo: as tribos de Israel eram doze. Tambem sao simbolos de messianismo para os judeus as palmas e o jumento e tais elementos sao associados a Jesus em uma certa entrada em Jerusalem, cidade onde, por sinal, nao existiam palmas na epoca, e creio que ainda hoje. Outro aspecto que e' mencionado em alguns evangelhos ou textos nao oficiais: que o papel politico de Jesus foi negligenciado nos evangelhos biblicos para realcar mais seu papel espiritual. Que ele era filho de uma mulher normal e nao de uma semi-deusa. Alias, como eu mencionei mais acima, a civilizacao grega era extremamente presente na regiao onde Jesus nasceu e viveu, e certamente influenciou a mistificacao do nascimento de jesus: filho de um deus e de uma mortal, como Hercules, como Pericles, como Teseu, como Alexandre o Grande, como Romulus, etc. etc. etc. Mas, como eu nao quero ser mais longo que que ja fui, deixo este papo por aqui, embora existam mil detalhes interessantes a serem explorados. Onde encontrar os evangelhos nao oficiais? Eu nao sei. O que conheco deles e o que li em diversas obras sobre Jesus, especialmente de um livro chamado Jesus, escrito por um historiador frances chamado Jacques Duquesne. Mas eu tenho um amigo, especialista em historia das religoes, que esta fazendo uma traducao francesa, diretamento da lingua copta, do evangelho de Felipe. Vou tentar conseguir referencias mais concretas com ele. Um abraco, Gilberto Lacerda ------------------------------ Oi Gilberto. Uma pequena pergunta: Eu acho que o primeiro evangelho nao foi escrito em grego, mas em outra(s) lingua(s) que eu nao sei qual(is). O evangelho em grego teria sido a primeira traducao, e, portanto, aquela com mais chance de ter se mantido fiel ao original. O Evangelho teria sido um apanhado dos textos escritos por diversos cristaos, para as reunioes nas catacumbas. Voce (ou alguem mais) teria algum comentario ou informacao mais precisa sobre isso? Um grande abraco, Jose Cid. DO ANGELO, SOBRE OS TEXTOS DO ODAIR ARAUJO (BOLETIM 136) Jose Cid, Lendo o boletim 136 do GEAE, senti necessidade de tecer alguns comentarios sobre o texto do Odair. "Elias foi levado aos ceus com o seu corpo, ou seja, ele nao morreu." Esta e' mais uma questao de interpretacao, pois entendo que neste trecho foi utilizada uma linguagem figurada para representar a subida ao ceu do espirito de Elias." Vamos ver como se vestia o profeta Elias : "E lhes disseram: Era um homem vestido de pelos, e com os lombos cingidos dum cinto de couro. Entao disse ele: E' Elias , o tesbita." II Reis 1:8" "Apos centenas de anos (se nao me engano, uns 400 anos) aparece Joao Batista : "E este Joao tinha o seu vestido de pelos de camelo e um cinto de couro em torno dos seus lombos; e alimentava- se de gafanhotos e mel silvestre." Mateus 3: 4" ... "Em Mateus 11:3 Joao Batista manda perguntar a Jesus : "Es tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro ?"" "E Jesus respondeu em Mateus 11:4 com uma passagem de Isaias 29: 18 e 19, onde ele se identifica como o Santo de Israel tao esperado pelo povo judeu." "E entao Jesus identifica Joao Batista com o anjo (ou mensageiro) esperado em Malaquias 3:1, que prepararia o caminho do Senhor." "E finalmente em Mateus 3:14 Jesus identifica Joao Batista como o Elias que haveria de vir: "E se quereis dar credito, este e' o Elias que haveria de vir."" "Voce pode notar que ele disse que ele era o Elias e nao que ele era Elias. A palavra Elias esta aqui ligada `a funcao e `a missao e nao propriamente ao profeta que foi arrebatado." Aqui mais uma prova que Elias nao foi arrebatado ao ceu com seu corpo. Joao Batista era a encarnacao do espirito de Elias com a funcao e com a missao destinada ao espirito Elias e nao ao corpo do profeta Elias. Desta forma, pode-se afirmar que Joao Batista nao era o Elias no sentido fisico (ou seja o corpo do profeta Elias), mas a encarnacao do espirito Elias. "O profeta Elias esta vivo e esta no ceu . Joao Batista esta morto e a sua missao de preparar o caminho de Jesus , foi o cumprimento da profecia de que Elias viria antes do Messias." Aqui mais um argumento a favor da reencarnacao. Elias esta vivo, pois o espirito e' eterno (tem nascimento, mas nao tem fim). O corpo de Joao Batista esta' morto. "Antes de Joao Batista nascer, o anjo Gabriel disse o seguinte: "E ira adiante dele no espirito e virtude de Elias para converter o coracao dos pais aos filhos, e os rebeldes `a prudencia dos justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto". Lucas 1:17" "Aqui voce ve mais uma vez se falando em espirito e virtude de Elias no sentido de poder e missao." Este ultimo trecho e' o trecho mais explicito de que Joao Batista era realmente a reencarnacao de Elias. Abracos. Angelo. ----------------------------- Oi Angelo. Vou aproveitar os seus comentarios para acrecentar mais alguns. O Odair colocou muito bem a visao Catolica e Protestante sobre a reencarnacao, dando os argumentos (e interpretacoes) que justificam a forma que eles aceitam. Por exemplo, para justificar a santidade de Elias e a impossibilidade (ou falta de necessidade) de reencarnar, disse que ele subiu ao ceus com seu corpo. Talvez isso sirva tambem para justificar outra passagem do Evangelho, em que Jesus e' visto conversando com Elias e Moises. A crenca de que a reencarnacao nao existe tambem esta ligada `a crenca no Juizo Final, quando, segundo eles, todos irao reassumir os corpos. Um grande abraco, Jose Cid. DO ADEMIR SOBRE OS TEXTOS DO ODAIR ARAUJO (BOLETIM 136) Prezado Jose': Aqui vai algumas consideracoes que fiz ao recente debate no GEAE sobre a biblia e sua relacao com o Espiritismo. Muitissimo interessante a apreciacao das passsagens do velho testamento e dos evangelhos sobre a importante questao da reencarnacao. Concordo com o Odair que sera' muito dificil a catolicos e protestantes tao so' por uma leitura da biblia (e nao importa quantas vezes isso for feito) retirar uma so' evidencia que seja a favor da reencarnacao. Ela nao esta' la', ao contrario, pelo menos nao por essa ordem das coisas. A questao e', ao contrario, muito mais complicada do que parece. Antes de mais nada, convem lembrar a importancia que a "Weltbild", a ideia que cada um faz do mundo, tem na apreciacao dessas questoes. Sera' que a biblia pode ser vista como "o livro da verdade sobre as coisas de fe' e de alem da morte" ? Sera' mesmo que ela pode ser considerada uma base onde um edificio de crenca, que seja coerente e autoconsistente, pode ser construido ? A proliferacao de tantas religioes no seio do Cristianismo parece desmentir uma resposta positivas `a tais questoes. Vamos primeiramente dizer no que acreditamos por principio: acreditamos firmemente que ha' uma realidade externa independente de nos e unica e que todos os seres inteligentes no mundo estao sujeitos `as mesmas leis naturais. Tais leis regem nao so' os fenomenos biologicos mas o futuro e a propria consciencia desses seres. Sera' que a biblia reflete essas leis ? Em primeiro lugar, e' preciso considerar as centenas de versoes e interpretacoes diferentes que temos da biblia. Muitos crentes acreditam piamente que a verdade esta' escrita la' e literalmente a biblia deve ser interpretada. Se ja' passamos desse ponto, pode-se buscar por uma "versao original" onde uma analise mais coerente pudesse ser feita. Acredito que, ainda que tal fosse o caso, descobririamos que muitos dos pais do Cristianismo e ainda mais os que escreveram o velho testamento nao possuiam ainda uma visao apropriada da realidade da vida alem da morte. Essa pode ser uma visao forte, mas qual era a visao cosmogonica dos antigos ? Acreditava-se claramente em um ceu "acima" e a Terra era uma imensa plataforma cercada de agua por todos os lados. Essas ideias estao claramente contidas nos textos do velho testamento e nas cartas de Paulo, e influiram consideravelmente nos sistemas teogonicos que tais textos parecem sustentar. Ha' tambem os que propoem ler a biblia segundo o "contexto da epoca", mas qual era exatamente esse contexto ? Sabemos apenas alguns poucos fragmentos do passado, o suficiente para considerarmos esse passado muito diverso de hoje, o que complica ainda a ideia da biblia como o "livro da verdade". Querer sustentar a reencarnacao tao so' pela leitura de trechos da biblia parace ser inverter a ordem com que a lei de Evolucao que ela expressa deve ser compreendida. Pode-se encontrar evidencias a favor da evolucao das especies e selecao natural na biblia ? Muito ao contrario, e todos sabem a celeuma que existiu entre criacionistas e evolucionistas. De posse do conhecimento que temos da evolucao das especies, podemos, agora sim, nos voltarmos para os trechos da Genesis do velho testamento, onde as plantas apareceram antes dos animais e estes antes do homem e nos perguntarmos se Moises conhecia o evolucionismo para ter colocado as coisas nessa ordem e nao outra, uma consideracao logicamente absurda. O mesmo e' valido para a reencarnacao. Devemos aprender com o passado. A Historia das Ciencias nos ensina muitas coisas. A reencarnacao deve ser compreendida apartir da coerencia e sustentacao que ela da' `a ideia de justica divina, e deve ser experimentalmente comprovada pelos fatos. Sao inumeros os exemplos de fatos que desmoronaram sistemas de crenca e pensamento que pareciam tao solidamente estabelecidos. Tendo assim feito e' entao possivel consultar os textos antigos, nao so' da biblia, e verificar que tracos dessa verdade foram mais ou menos apreendidos no passado, mas esperavam ainda o desabrochar da razao e da Ciencia para serem efetivamente comprovados. Ademir L. Xavier Jr. SOBRE CRIACAO DE UM CENTRO ESPIRITA ... Estamos trabalhando na criacao de um Instituto de Difusao Espirita aqui em Juiz de Fora, com atividades voltadas basicamente para cursos: . Estudo Sistematizado da D.E. . Curso de Orientacao e Educacao Mediunicas . Aprendizes do Evangelho Gostaria de trocar ideias, sugestoes e comentarios. Um abraco, Ely Matos -------------------------------- Oi Ely. Voce pode colaborar com o GEAE de varias formas, desde com o envio de textos originais, como contando para a gente sua opiniao ou fazendo perguntas, como as que voce mandou hoje. Eu acho o trabalho de Institudos de Difusao muito importante, e aqueles que sao bem conduzidos realmente conseguem atingir o objetivo de divulgar a Doutrina Espirita em seus diversos aspectos. O Estudo Sistematizado e' o melhor comeco. Eu nao recomendo um metodo especifico, mas o que eu segui, e, ate hoje considero o mais eficaz e' o estudo dos livros codificados por Kardec. Um a um, comecando pelo Livro dos Espiritos, Evangelho, nao esquecendo Ceu e Inferno (que muita gente prefere ignorar, por causa do conteudo...) e terminando com Obras Postumas, que fica bem mais facil de ser entendida depois que se le os outros livros. O melhor curso de medium que conheco, e' a pratica, com o suporte de um livro texto - o Livro dos Mediuns, de Allan Kardec. Somente depois que se conhece o que Kardec disse e' que eu recomendo a leitura das chamadas obras complementares, que sao os livros de Chico Xavier, Divaldo e muitos outros. A colecao de Andre Luis e' muito boa, mas sem a compreensao do que e' Espiritismo mais parece fantasia. Para o aprendizado do Evangelho, ou da Biblia, como um todo, nada melhor do que estudar Historia, porque somente assim se consegue compreender o que esta escrito. A leitura, simplesmente, como se fosse um livro comum, nao nos leva 'a compreensao. Por fim, a melhor forma de todas de divulgar a Doutrina Espirita - o trabalho pratico e o exemplo! E' assim, usando poucas palavras, sobretudo mostrando o que e' a Doutrina Espirita pelas proprias atitudes, que se consegue realmente fazer com que o Espiritismo se difunda. Um grande abraco, Jose .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E Editado por Jose Cid - e mail : jac14@po.cwru.edu E G G E Pagina Espirita na WWW - http://zen.uninova.pt/~saf/geae.html E A Edicoes anteriores do Boletim, Instituicoes Espiritas em A E diversos paises, Livros e Revistas Espiritas e muito mais! E G Responsavel: Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE