# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 01 (120)95 24 Jan 95 ################################################################### ************************INDICE************************ COMENTARIOS: DO FRANCISCO BOSCO, SOBRE METODOLOGIA PEDIDO DO WALTER MORALES DA SELMA, SOBRE PROBLEMAS MENTAIS DO CLAUDE, SOBRE BUDISMO ****************************************************** ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO FRANCISCO BOSCO, SOBRE METODOLOGIA Caro Cid, Espero que esteja tudo em Paz!! Gostaria de enviar uma contribuicao para o boletim sobre a questao das comprovacoes cientificas do fenomeno mediunico ou paranormal em geral,mais especificamente sobre o que seria uma metodologia,ou o que ela deveria conter, de trabalho de investigacao cientifica nessa area de pesquisa. Eh evidente que essa discussao eh extremamente importante,devido aas implicacoes praticas de tais comprovacoes,como por exemplo a continuidade da vida apos a morte e a reencarnacao. Antes de mais nada eh importante lembrar que nao se trata aqui de buscar comprovacao experimental para teorias.Isso seria equivalente a um projeto de pesquisa que buscasse uma realizacao pratica para uma ideia matematica.Esse me parece ser o caminho mais longo e perigoso para se fazer fisica. Ao contrario se trata aqui de se buscar modelos teoricos que tragam luz a uma serie quase interminavel de fenomenos observados experimentalmente. Quando as teorias disponiveis nao dao conta de explicar e/ou prever certos eventos,isso significa que ou a teoria esta incompleta ou baseada em falsas hipoteses,e nesse caso eh imprescindivel se voltar ao trabalho experimental ampliando e testando novas hipoteses,e criar novas metodologias adaptadas aas caracteristicas das novas hipoteses consideradas. Sobre novas hipoteses a serem formuladas,existe no caso da pesquisa do 'paranormal',uma longa historia de hipoteses 'cientificas' aprioristicamente assumidas como irredutivelmente plausiveis que conduziram a um lamentavel atraso na compreencao profunda desses fenomenos.Alias nao eh so na pesquisa do 'paranormal' que se encontra desse tipo de desastre.Eh ja razoavelmente conhecido o enorme prejuizo que trouxe aa Ciencia o preconceito assim chamado 'deterministico' que impediu o Homem de estudar as Leis coletivas de auto-organizacao durante decadas depois do trabalho de H.Poincare. Aos interessados eu recomendo o exelente artigo de J.Lighthill (Proc.of Royal Soceity of London,A407,35-50(1986)). Em resumo a Historia nos tem mostrado que eh muito perigoso nao aceitar novas hipoteses simplesmente por que elas nos parecam 'absurdas',com o risco de 'demostrar-se'que a realidade esta equivocada e que portanto ela deve se adaptar aas hipoteses que formulamos. Assim tem se passado com os fenomenos ditos 'paranormais'.Em nao se considerando a hipotese de que esses fenomenos tem uma causa inteligente,muitos pesquisadores teem simplesmente relegado os fenomenos aa categoria de infantilidade bizarra. Um grande numero de estudos do paranormal tem sido efetuados nao considerando a hipotese da causa inteligente,e acabam por concluir que "nada de novo foi observado".Mas apesar dessas pesquisas o "nada de novo" continua acontecendo sem nenhuma explicacao plausivel.O unico argumento que se tem obtido desses pesquisadores eh que "certamente se trata de efeitos de correlacao genetica de longo alcance,estados vibracionais coletivos dos impulsos neuronais,...." que de fato nao constituem explicacoes mas antes modelos sem nenhuma base experimental,e de comprovacao extremamente laboriosa e duvidosa. Em se estando de acordo que a hipotese da causa inteligente deve ser considerada,uma metodologia de trabalho adequada deve ser construida. Sobre tal metodologia de pesquisa muito ja se conhece sobretudo em Psicologia,e muito ainda se esta por fazer. Mas me parece indiscutivel que os instrumentos metodologicos estao disponiveis,pelo menos para se comecar,o que nos falta de fato para comprrender o 'paranormal' eh nao cometer erros metodologicos primarios e ousar outras hipoteses testando na pratica os verdadeiros limites do fenomeno,e ao mesmo tempo rompendo com posturas pouco cientificas baseadas em preconceitos filosoficos. Um dos melhores exemplos que eu conheco dessa postura altamente cientifica na pesquisa do paranormal eh o trabalho de I.Stevenson cujo livro mais conhecido (20 casos sugestivos de reencarnacao,em Portugues)fornece uma boa ideia do resultado de boa pesquisa feita nesse assunto durante longos anos. Eh verdade que felizmente o exemplo do Prof. Stevenson vem sendo seguido mais e mais e isso nos da uma esperanca de que de uma vez por todas o Homem vai poder compreender o paranormal em bases solidas, e isso sera com certeza uma grande revolucao em todos os ramos da atividade humana. Francisco Bosco. ----------------------------------- Oi Francisco. Muito bem colocado. Eu tambem acho que a principal falha em todas as criticas aos fenomenos ``paranormais'' (que de paranormais nao tem nada, senao nao aconteciam...) e' desconsiderar a possibilidade da causa inteligente. Outra falha e' querer provar experimentalmente uma teoria. Isso e' o caminho oposto ao que Kardec seguiu, ele nao elaborou uma teoria, muito pelo contrario, observou fatos experimentais e, a pertir de sua analise, tirou conclusoes. Seria o mesmo que Newton, ao inves de observar a maca caindo para concluir o que seria a lei da gravidade (ou entender a mensagem da natureza), tentasse elaborar uma teoria de porque os corpos pesados nao saiam voando por ai. Um grande abraco, Jose Cid. PEDIDO DO WALTER MORALES Caros Colegas, Tenho alguns amigos no Brasil e outro aqui que gostariam de saber como eles poderiam receber folhetos como estes que o Cid manda. Seria possivel que eles recebessem pelo correio? Infelizmente eles nao tem acesso a email. Um deles seria Gerson R. Rodolfo Gomes, 504/102 Porto Alegre, RS 90060 Brazil o outro ainda tenho que confirmar. Obrigado e abracos Walter ------------------------------------- Fica ai o pedido do Walter. Eu lembro que varias pessoas comentaram que teem impresso o Boletim e levado para seus respectivos Centros para estudo. Porque nao convidar os amigos do Walter a participar? Fica a sugestao e o pedido. Um grande abraco, Jose Cid. DA SELMA, SOBRE PROBLEMAS MENTAIS Ola Jose, Tudo bem? Espero que o ano novo seja muito bom para voce... Otimo o 'debate' do ultimo boletim. Ja estou ate torcendo para o Alex terminar logo a tese dele! Tenho uma pergunta que gostaria de saber se voce ou alguem da rede pode me esclarecer: Uma pessoa e obsidiada por varios e varios anos tendo ate problemas mentais decorrentes dessa obsessao. E verdade que a cura se torna impossivel a partir de um ponto porque o "fluido vital" da pessoa esta muito reduzido? Se isso realmente verdade, ha alguma explicacao cientifica para isso? Um grande abraco, Selma --------------------------------------- Oi Selma. Eu nao conheco estudo algum que sirva de base para afirmar que uma longa e penosa relacao obsessiva (chamo a atencao para a palavra relacao) afete os fluidos vitais e impeca uma cura. A cura ficaria improvavel quando o corpo material fosse afetado, por exemplo, causando um dano cerebral ou no sistema nervoso central. Mas eu creio que o fluido vital sempre pode ser recuperado. Eu enfatizei a palavra relacao porque isso e' o que realmente acontece em uma obsessao. Ficou bastante gravado em minha mente um comentario de um psiquiatra amigo nosso, espirita, que disse que qundo ele comecou a estudar o Espiritismo veio uma duvida na mente dele: quando ele dopa um paciente, que entao se acalma, ele nao esta tratando do problema obsessivo, mas apenas impedindo a sua manifestacao. A obsessao continua, independente dos remedios que o corpo tome. Estes remedios podem vir a causar danos na materia, que seriam muito dificeis de reparar. No tratamento do doente com problemas obsessivos, tanto o paciente encarnado como o desencarndado devem receber atencao. Ai as chances de uma cura total sao muito boas... Um grande abraco, Jose Cid. DO CLAUDE, SOBRE BUDISMO Talvez eu nao fui claro em explicar, mas estava focando o processo de causa-efeito em uma pessoa, entao para aquela pessoa o motorista de onibus seria a conexao, mas o motorista de onibus sofreu o acidente por suas proprias causas e a conexao foi outra. Entao o mundo dos fenomenos (que vivemos) e' como uma malha infinita de conexao de causas, conexoes e efeitos sem nunca cessar (Infinito ciclos de morte e renascimentos). Outra coisa e' que me enganei ao falar "Reencarnacao", nunca pensei direito no caso (em Portugues), mas reencarnacao exige como fundamento basico "algo individual", espirito, alma para "encarnar". Porem segundo o Budismo, nao ha' uma existencia de um Ego, algo individual como espirito, alma. Bem, eles "existem", mas o conceito budista de existir e' algo que nao "depende de condicoes", e segundo o conceito Budista, a alma e o espirito sao apenas um reflexo distorcido do nosso verdadeiro EU. Explico melhor abaixo: Primeiro, deixe me explicar o conceito de nao existencia do Ego. Algumas pessoas entendem isto como "Eu nao existo", mas nao e' este o caso. Vamos fazer a seguinte experiencia: Primeiro, pegue o que voce considera sendo seu "Eu, Ego". Segundo, Tire o conceito de fluxo de tempo de seu "Eu". Terceiro, Tire o conceito de tempo de seu "Eu". Quarto, Tire o conceito de movimento de espaco de seu "Eu". Quinto, Tire o conceito de espaco de seu "Eu". O que sobraria? Segundo o budismo, sobraria a "Essencia do EU", o seu "Verdadeiro EU", que nao depende de espaco-tempo para existir. Este "EU" na realidade estaria ligado com todos os "EU" de todas a dimensoes de espaco-tempo, como um no' de uma rede. Entao, segundo o Budismo, nao existiria "Alma" ou "Espirito" ou mesmo o que pensamos ser nosso "EU", como algo pessoal, que pode existir por "SI" mesmo. O que entendemos por ser nosso "EU" de agora seria nada mais que o simples reflexo distorcido pela ignorancia de nao sabermos que nossos verdadeiro "EU" nao depende de espaco-tempo e nao necessita de condicao para existir, criando- se o conceito de que o nosso presente EGO e' na realidade nao- existente, no sentido que e' impermanente (Volatil). Embora pessoas possam confundir, nao existe reencarnacao no Budismo. Existe "Renascimento". O nosso verdadeiro EU e' sempre presente, nao dependente de circunstancias, portanto o que acontece e' a projecao erronea de nosso EU em outro tipo de vida, nao a reencarnacao de um espirito ou alma. Segundo, o conceito de NADA. Segunda as sutras, fala-se que "Forma vem do Nada, e Nada vem da Forma". Forma e' mundo dos fenomenos fisicos e o Nada no caso do Budismo seria a dimensao em que "nada" necessaria de condicoes para existir. Segundo o budismo, tudo no "universo que vivemos agora" seria nada mais que uma projecao deste universo do nada que em uma interacao permanente cria a vida, o tempo, o espaco e a materia. Este universo em si seria uma "Ilusao" nao no sentido que pode desaparecer a qualquer momento, mas no sentido que e' um universo de fenomenos, de condicoes, e por ser dependente de condicoes pode ser mudado a qualquer momento. A iluminacao seria justamente o experiencia psicologica de entrar na dimensao do "Nada" e compreender o que o nosso verdadeiro "EGO". Bem, isto tudo e' um pouco complicado.. Se alguem quiser adicionar ou perguntar algo, fique livre para isto. ..... Upa.. Tinha mais... Deixa eu comentar antes de comecar minhas ferias.. :-) "Uma outra coisa que a Doutrina Espirita diz e' que nos nos agrupamos por afinidades e responsabilidades." O termo que usamos em Budismo e diferente, porem dizemos que seres com o mesmo nivel de mindfulness se associam, por exemplo e' mais provavel que voce renasca nesta terra que em outro planeta, mas tudo vai depender de um monte de condicoes e cada caso e' um caso. O que quero dizer e' que nao ha' escolha, a escolha foi feita, mas pelo modo que uma pessoa viveu ate' o fim da vida. "No Espiristismo nao existe o conceito de pecado; existe o erro que devemos reparar. Cabe a cada um decidir a rota pela qual reparara o erro cometido. As possibilidades sao infinitas, nao se pode dizer que determinado erro teria determinada consequencia." Sim, pecado e' algo inexistente, mas o erro nao se repara no Budismo, no sentido que nao ha' jeito de repara-lo para nao sofrer as consequencias. O que digo e' que o importante e' quebrar o ciclo de erros deixando de fazer o mal e fazendo o bem. O que voce fala como possibilidades sao justamente o que no Budismo chamamos de Conexao, ou seja tambem nao ha' uma determinada consequencia segundo o Budismo. "No Livro dos Espiritos a primeira questao e' quem e' Deus." Este e' um ponto delicado. No Budismo se considera nao necessaria a hipotese de Deus. Ainda mais, nao existiria lugar para um Deus na filosofia Budista. Nao existe criacao, destruicao, etc... De certa forma, no Budismo, o conjunto de todos os nossos "EUs" que seria "Deus", pois da interacao de nossos EUs tudo e' "criado". O que quero dizer e' que nao existe algo "Individual" no Budismo, algo que voce possa separar e falar: isto e' "Deus". Por ser a palavra Deus com mil e uma interpretacoes em varias religioes, no's Budistas preferimos nao usar a palavra Deus, pois daria margem a misinterpretacao. Resumindo e' que nao seria possivel algo ser omnipresente e omnisciente e ao mesmo tempo existir individualmente como um "ser individual". Mas, meio forcado, porem poderiamos falar que todos nossos "Eu" (Buddha-nature) connectados em uma grande rede e cada eu como sendo um no'. Esta rede infinita, poderia ser considerada Deus... Mas nao teria existencia individual... Meio complicado.. Existe uma sutra que fala: "Mesmo Arvores, Montanhas e Agua possuem Buddha-Nature" O que quer dizer e' que todos no's estamos imersos dentro da dimensao de espaco-tempo e que e' uma das dimensoes de quem nao depende de espaco-tempo... "Voce coloca diversos numeros, como quantidade de estagios evolutivos, ou tempo de vida em determinado estagio. Eu nao costumo comentar numeros, porque acho que eles sao meros detalhes que so podem servir para controversias. Por exemplo, voce disse que existem diversas correntes budistas. Quantas sao as que divergem apenas por causa de numeros?" O Budismo e' extrememamente liberal nesta parte. Mesmo dentro de uma mesma escola existe interpretacoes diferentes, mas continua sendo apenas diferenca de 3,4 casas decimais (considerando que sao trilhoes...) As unidades foram fornecidas por Buda Sakyamuni, Kalpa, mas ele tambem preferiu nao especificar quanto seria uma Kalpa por exato, apenas dar ideia de quanto isto seria, um ciclo de criacao- destruicao do universo. O que quero dizer e' que nao existem "dogmas", so' suposicoes dentro do Budismo. Nao existe o "Eu creio que... " de um modo de fe' cega, o budismo nos oferece diversos tipos de modelo, entao varios tipos de pessoas podem escolher o tipo de modelo mais apropriado para a busca. Numeros, etc. sao apenas aproximacoes de modelo, usados para simplificar o entendimento. Voce poderia reclassificar a tabela periodica de muitas outras formas tambem, certo? Tudo depende do modelo que voce quer seguir. Ufa.. Espero nao ter escrito so' coisas chatas nesta explanacao. O que eu acho e' que a verdade um dia ou mais tarde todos no's vamos saber, e talvez tenhamos a surpresa de ver que existem talvez varias verdades ou talvez nenhuma como fala o Budismo.. :-) Claude Huss ------------------------------------------------ Oi Claude. Eu acho que existir exige uma condicao, a individualidade. Se nao houver a individualidade, nao ha existencia. Respondendo a sua pergunta sobre o que sobraria no Ego, segundo o Espiritismo sobraria o principio inteligente, o que nos caracteriza como indiviualidade. Muito parecido com o que o Budismo considera o verdadeiro eu. Mas o Espiritismo explica que a alma ou espirito e' necessaria para a manifestacao do pricipio inteligente. Com a evolucao o espirito se torna cada vez mais etereo, cada vez mais ilimitado. Realmente e' dificil se imaginar apenas como um principio inteligente, palavras que nao definem muita coisa, mas nao possuimos nada melhor, ja que estamos descrevendo o que desconhecemos. Me parece que a explicacao Budista enfrenta o mesmo problema, pois tenta traduzir em palavras o que nao conhecemos. Me lembro agora uma das coisas que os espiritos disseram a Kardec: a dificuldade de descrever ou explicar extamente o que eles queriam, por falta de palavras, ja que nosso vocabulario esta diretamente relacionado com o que vemos ou sentimos. Eu, sinceramente, ainda nao entendi a diferenca entre reencarnacao e a visao Budista. Em certos aspectos me parece que a visao Budista e' muito parecida com a metempsicose, onde o espirito pode reencarnar em qualquer ser vivo, mas de novo, acho que ainda nao entendi... Sobre a forma e o nada, um deve ser consequencia do outro, filosoficamente nao se pode falar em causa sendo consequencia de sua causa. Ou entao eu nao entendi tambem... Mas a explicacao sobre o mundo material esta,trocando um pouco as palavras, onde voce fala em ilusao, podemos ler mundo material. Segundo o Espiritismo, o mundo material nao e' uma ilusao, mas uma realidade material; a ressalva e' que a nossa verdadeira vida e' a vida espiritual, nao a material. No caso do Espiritismo a iluminacao seria nao necessitar mais da encarnacao ou do mundo material, e, poder continuar evoluindo. No que diz respeito aos erros, eu nao quiz dizer que se pode reparar um erro e nao sofrer as consequencias dele. Mas sim que reparar o erro e' uma das consequencias em ter errado. Mas, como voce disse, cada caso e' um caso, e erros parecidos podem ter consequencias totalmente diferentes... A discussao sobre Deus e' bastante dificil, porque estamos discutindo baseados em relatos alheios. Eu nunca vi Deus (pelo menos nao me lembro disso...), mas eu considero, dentro de minha logica pessoal, a existencia de Deus necessaria. O Espiritismo se baseia na informacao dada por espiritos muito mais evoluidos do que nos, e que, consequentemente, estao mais perto de saber o que/quem e' Deus. Eu acredito que esta seja uma fonte bastante confiavel. Mas todas estas colocacoes sao bastante abertas. No Espiritismo nao existem dogmas, ninguem e' obrigado a aceitar uma afirmetiva cega- mente. Todos somos aconselhados a pensar, criticar, analisar todas as informacoes disponiveis nas obras de Kardec e de outros autores. A discussao e' estimulada, como melhor forma de se evoluir e encon- trar as respostas 'as nossas perguntas! O Sutra que voce colocou, a respeito do Budha-Nature pode ter ainda duas outras interpretacoes. Primeiro, pode se dizer que o Budismo e' politeista, que, como os antigos, deifica a natureza. Outra e' relaciona-lo com o Espiritismo, onde se encontram relatos de que existem espiritos encarregados em proteger a natureza, como uma forma de trabalhar por sua evolucao pessoal. Acho que voce tem toda razao quando fala que tudo sao modelos. Eu estendo isso mais alem, e costumo dizer que nao importa qual a religiao do sujeito, mas sim o seu comportamento. Nao adianta alguem que se considera Espirita mas nao age de uma forma crista, mas e' relevante alguem que se considere ateu, mas com uma vida muito mais crista que muitos de nos... Um grande abraco, Jose Cid. .--- .-- .--. .-- / -, /- /__/ /- `--' `--/ / `-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS G-------------------'''''--''--'''''''--'''''''''--'''''''''------G E Para participar do GEAE envie seus dados para jac14@po.cwru.edu E A A E Nome: Endereco: Fone: E G E-mail: Profissao: G E --------------------------------------------------------------- E A Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. A E E G Lista de instituicoes em diversos paises pode ser obtida com o G E Sergio Freitas - E-mail: saf@fct.unl.pt E A A E Edicoes Anteriores podem ser solicitadas ao Jose' Cid E G E-mail : jac14@po.cwru.edu G EAEgeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaegeaeGEAE