# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 01 (118)95 10 Jan 95 ################################################################### ************************INDICE************************ 1 - Introducao 2 - Deus e a Ciencia 3 - Da Origem e Natureza das Coisas 4 - Comentarios ****************************************************** INTRODUCAO Ha algum tempo atras a Celia enviou para a Bras-net dois textos transcritos por ela que eu gostei. Resolvi pedir permissao para colocar os textos no GEAE, de forma que todos possamos aproveitar. Ai esta a resposta que ela me mandou: ``Oi Jose Cid, Fico feliz se o texto que transcrevi puder de algum modo ser util... Eu o copiei diretamente da 'orelha' do livro. Portanto os creditos sao devidos apenas aos autores da obra... Cuja leitura, alias, me tocou muito. abracos, Celia Pouca ciencia afasta de Deus. Muita, a ele reconduz. Louis Pasteur'' Na secao de Comentarios eu faco pequenas observacoes. DEUS E A CIENCIA "Indagado por Napoleao sobre o papel reservado a Deus em seu modo de entender o Universo, o astronomo, fisico e matematico Pierre Simon Laplace teria respondido: 'Nao necessito dessa hipotese.' Naquele inicio do seculo XIX, a mecanica de Newton consolidava um novo modo de pensar, quase irresistivel com sua promessa de um mundo calculavel, determinista, submetido a leis matematicas e movido por engrenagens precisas como as de um relogio. Deus se tornava superfluo, e por muito tempo ninguem ousou tentar aproxima-lo da ciencia. Em 1970, Jacques Monod, premio Nobel de biologia, ainda reafirmava essa separacao radical: 'Finalmente, o homem sabe que esta sozinho na imensidao indiferente do Universo, no qual emergiu por acaso.' Os retumbantes exitos da ciencia produziam assim uma imagem tragica do proprio homem, fruto de um acidente e condenado a solidao num mundo desprovido de sentido. Hoje, contrariando Monod, estamos a caminho de compreender a natureza de uma forma nova que elimina o absurdo de nossa propria existencia. TALVEZ SEJA ESSE O FATO CULTURAL MAIS IMPORTANTE das ultimas decadas, tornado possivel pela convergencia de teorias fisicas e biologicas que estao provocando uma metamorfose profunda no pensamento cientifico. ... Os irmaos, Bogdanov, doutores em fisica teorica, encontram Jean Guitton, o maior filosofo cristao vivo na Franca, para conversar sobre as questoes essenciais de toda filosofia: o Universo tem um sentido? Qual a sua origem? Por que existe alguma coisa ao inves de nada? Ha uma ordem subjacente que governa o real? Precisamos da 'hipotese' de Deus? Alem de falar, os dois lados escutam o outro. O resultado emociona. Confrontado com os mais recentes avancos da cosmologia e da mecanica quantica, Guitton mostra-se humilde e reconhece a imensa mudanca imposta ao nosso pensamento pelo trabalho dos fisicos, os teoricos do mundo, aqueles que pensam o real'. Mas, no fim, nao hesita: 'Doravante existe, nao uma prova - Deus nao e da ordem da demonstracao - mas uma especie de ponto de apoio cientifico 'as concepcoes propostas pela religiao. (...) Neste fim de milenio, os progressos das ciencias nos permitem entrever uma alianca possivel, uma convergencia ainda obscura entre os saberes fisicos e o conhecimento teologico, entre a ciencia e o misterio supremo.' Deus e a Ciencia trata da construcao dessa alianca, que corresponde a um desejo profundo da humanidade. Em linguagem clara, mas sem fazer concessoes 'a vulgaridade, o livro atingiu em quatro meses a marca de 360 mil exemplares vendidos na Franca. Sinal de tempos em que, finalmente, podemos comecar a entrever uma sintese que realize a unidade essencial de todo pensamento humano." (Transcrito da orelha do livro Dieu et la science de Jean Guitton, Editions Grasset & Fasquelle, 1991 pela Celia e enviado a Bras- net.) DA ORIGEM E NATUREZA DAS COISAS A CELEBRE ORACAO do grande astronomo alemao, Keppler, tem sido uma bencao para muitos: "O' Deus, gracas de Te dou por me haveres permitido pensar os Teus pensamentos depois de Ti". Esta oracao e' teologicamente valida porque reconhece a prioridade de Deus no universo. "No principio... Deus" e', sem duvida, a sentenca mais importante na Biblia. E' em Deus que todas as coisas comecam e todos os pensamentos tambem. Nas palavras de Agostinho, "Mas Tu, o' Senhor, que sempre vives, e em quem nada morre, desde antes de existir o mundo, e, na verdade, antes de tudo quanto possa chamar-se 'antes', existes e es o Deus e Senhor de todas as criaturas; e contigo habitam fixas as causas de todas as coisas instaveis e as origens mutantes de todas as coisas mutaveis, e as razoes eternas de todas as coisas racionais e temporais". Qualquer coisa nova que alguem descobre ja e' velha, pois e' apenas a expressao atual de um previo pensamento de Deus. A ideia da coisa precede a coisa propriamente dita; e quando as coisas fazem surgir pensamentos na mente do pensador, estes sao antigos pensamentos de Deus, por mais imperfeitamente compreendidos que sejam eles. Quando um pensamento veraz penetra a mente de alguem, seja este santo ou pecador, necessariamente e' pensamento de Deus, pois Deus e' a origem de todos os pensamentos e coisas verdadeiros. Essa e' a razao pela qual muitas verdades reais sao proferidas e escritas por pessoas nao cristas. Se um ateu afirma, por exemplo, que duas vezes dois sao quatro, esta afirmando uma verdade e pensando um pensamento de Deus depois de Deus, mesmo negando que Ele exista. Em sua busca de fatos, os homens confundem verdades com verdade. As palavras de Cristo, "conhecereis a verdade e a verdade vos libertara", tem sido arrancadas do seu contexto e empregadas para concitar as pessoas a buscarem conhecimento de muitos tipos, na expectativa de serem libertadas pelo conhecimento. Certamente nao era isto que Cristo tinha em mente quando pronunciou essas palavras. As verdades do tipo que os homens descobrem debaixo e acima dos ceus astronomicos nao sao propriamente verdades, mas fatos. Chamamos-lhes verdades, como aqui faco, mas nao sao mais que partes do quebra-cabeca do universo e, mais importante, nao sao a 'verdade'. Se cada peca que falta fosse descoberta e posta no lugar, ainda assim nao teriamos a verdade, pois esta nao e' um composto de pensamentos e coisas. A verdade deve ser redigida com V maiusculo, pois nao e' nada menos que o Filho de Deus, a Segunda Pessoa da bendita Divindade. A mente humana exige resposta 'a questao concernente 'a origem das coisas. O mundo, como o vemos, precisa ser explicado de algum modo. Os filosofos e os cientistas tem procurado explica-lo, uns pela especulacao, os outros pela observacao, e em seus labores tem chegado a muitos fatos uteis e inspiradores. Mas nao encontraram a Verdade final. Esta vem por revelacao e iluminacao. Os que creem na revelacao crista sabem que o universo e' uma criacao. Nao e' eterno, visto que teve comeco, e nao e' resultado de uma sucessao de felizes coincidencias pelas quais uma quantidade, tudo menos infinita, de partes semelhantes encontraram- se acidentalmente, encaixaram-se em seus lugares e comecaram a funcionar. Crer nisso requer um grau de incredulidade que poucas pessoas tem. "Eu prefiriria crer em todas as fabulas dos Mitos e Lendas, no Talmude e no Alcorao", dizia Bacon, "a crer que esta estrutura universal existe sem uma mente. E, portanto, Deus nunca fez milagres para convencer o ateismo, porque as Suas obras comuns o convencem". Os que tem fe nao sao lancados de volta 'a especulacao pelo segredo do universo. A fe e' um orgao de conhecimento. "Pela fe' entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visivel veio a existir das coisas que nao aparecem". A voz da Sabedoria Eterna declara: "No principio criou Deus" e "No principio era o Verbo ... Todas as coisas foram feitas por intermedio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez". Todas as coisas provieram da Palavra que, no Novo Testamento, significa o pensamento e a vontade de Deus em expressao ativa e e' identificada com nosso Senhor Jesus Cristo. E' o Filho que e' a Verdade que liberta os homens. Nao fatos, nao conhecimento cientifico, mas a Verdade eterna liberta os homens e essa Verdade eterna fez-se carne para habitar entre nos. "E a vida eterna e' esta: que conhecam a ti, o unico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste". Nao somente a origem das coisas e' revelada, mas a natureza das coisas tambem. Uma vez que a origem das coias e' espirito, no fundo todas coisas tambem sao espirituais. Este universo e' moral; e' governado por leis morais e por fim sera julgado por leis morais. Acima de todas as criaturas, o homem possui percepcao moral e e' responsavel ante as leis espirituais que impregnam e sustentam o mundo. O materialismo puro - isto e', a doutrina de que a materia e' o contituinte primordial do universo - nao e' natural para a mente humana. Requer uma cronica violacao de nossos instintos basicos aceita-lo como explicacao da natureza das coisas. E Paulo nos diz, nos dois primeiros capitulos da sua Epistola as Romanos, como os homens ficam num estado mental propicio 'a aceitacao dessa falsidade. Eu creio! Com todo amor... Celia. (Transcrito pela Celia de "Homem: Habitacao de Deus" de A.W.Tozer e enviado a Bras-net) ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO JOSE CID SOBRE O TEXTO DEUS E A CIENCIA A Doutrina Espirita comecou na segunda metade do seculo XIX, exatamente na epoca que o texto fala. O ambiente filosofico era que Deus e uma hipotese desnecessaria, e o positivismo ateu era a filosofia aceita pela maioria dos cientistas e pensadores. O Livro dos Espiritos, que foi a primeira publicacao espirita de Allan Kardec, pseudonimo de Hippolyte Leon Denizard Rivail, discipulo de Pestalozzi, conhecido educador frances que revolucionou os metodos usados na epoca, sendo que alguns sao usados ainda hoje, comeca com a pergunta "O que e Deus?''... Um dos grandes sucessos do Espiritismo, na minha opiniao, e a uniao da fe com a ciencia. Deixamos de ter fe em meias verdades, para atraves da logica e da experimentacao provar a existencia da vida apos a morte, e trazer luz as obscuras comunicacoes entre estes dois planos da vida. Jose Cid. DO JOSE CID SOBRE O TEXTO DA ORIGEM E NATUREZA DAS COISAS Voltando ao Livro dos Espiritos, a resposta dada por eles a primeira pergunta foi: ``Deus e a inteligencia suprema, causa primaria de todas as coisas". Como o autor do texto transcrito pela Celia disse, isso esta Teologicamente correto... Em seguida vem uma frase que define bem o papel do cientista: descobrir o que ja existe! A ciencia nao descobre coisas novas, mas traz luz ao conhecimento das leis natureza. Discordo da parte que fala que o pensamento de todos nos e o pensamento de Deus. Isso seria o mesmo que dizer que nao somos individualidades. Isso, na minha opiniao, reduz Deus a um brincalhao caprichoso que faz um pensar assim e outro pensar assado, gerando discordias... Muito boa a discussao sobre fato e verdade, mas, novamente eu discordo da conclusao final. Na minha opiniao a verdade final nao vira nem por iluminacao nem por revelacao, mas sera o resultado do trabalho arduo em se aprimorar e conhecer a natureza e, portanto, a Criacao livre de preconceitos e rivalidades. Sobre o paragrafo que fala de Cristo, gostaria de lembrar que, como ele e filho de Deus, nos tambem somos, portanto somos irmaos e passiveis de alcancar o mesmo nivel de conhecimentos. Cristo deve ser um exemplo a ser seguido, como alguem que atingiu um patamar mais alto na vida e nos mostra o caminho a ser seguido. Jose DISCUSSAO COM O ALEX ZEPKA Ha algum tempo atras eu e o Alex Zepka (para quem nao o conhece, ele e o administrador da Bras-noticias) trocamos alguma correspondencia eletronica. Inicialmente ele enviou para a Bras-net um comentario, eu respondi e entao trocamos alguma correspondencia privada. Eu estou colocando aqui o que foi discutido, para que aqueles que nao fazem parte da Bras-net possam tomar conhecimento. A discussao nao prosseguiu porque o Alex esta concluindo a tese, e me disse que esta sem tempo. De qualquer forma o que foi dito pode ser util para todos nos... DO ALEX ZEPKA Nov 23 1994 Oi pessoal, eu nao tenho muito tempo pra' escrever, mas eu me acho na obrigacao de fazer um comentario sobre o boletim do GEAE. Em primeiro lugar quero dizer que, embora eu nao conheca o Jose Cid pessoalmente, eu tenho a conviccao de que ele so' tem boas intencoes ao enviar os seus boletins do GEAE. Ele, assim como muitas pessoas na rede e no Brasil em geral, acredita realmente nos ensinamentos do espiritismo'. POREM, quero colocar que discordo radicalmente do tom pseudo- cientifico dos boletins. Eu tenho lido esporadicamente os boletins desde a sua criacao e invariavelmente o numero de erros cientificos ou argumentos falsos e' grande. Eu sei que dizer isso sem colocar exemplos e' inapropriado e por isso peco desculpas, mas infelizmente eu tenho muito trabalho agora, e os boletins sao sempre *enormes*. Prometo que outra hora eu debaterei alguns dos argumentos erroneos que tenho encontrado. Por hora quero apenas, mais uma vez, expressar a minha opiniao que muitas pessoas procuram (as vezes inconscientemente) achar uma prova para suas conviccoes, e nesse processo, acabam as vezes cometendo erros. As afirmacoes contidas nos boletins do GEAE sao excepcionais e como tais necessitam de provas excepcionais para serem aceitas pela comunidade cientifica. Por isso, muito cuidado ao lerem tais periodicos que misturam especulacao e crenca com realidade. Finalmente, quero apenas indicar para os interessados que existem organizacoes (com devidas publicacoes) que procuram testar de maneira objetiva e cientifica os chamados 'fenomenos paranormais'. Em particular, cito o Skeptical Inquirer cujo Comite de Investigacao do Paranormal consiste de um grupo de cientistas e magicos que procuram verificar a veracidade de casos 'paranormais' que dizem provar a existencia de uma vida apos a morte, reincarnacao, poderes sobrenaturais do tipo Uri Geller, poderes psiquicos, astrologia, cristais, etc, etc. Que eu saiba, entre varios casos estudados (nao tenho o numero exato, mas e' da ordem de centenas) nao foi encontrada NENHUMA evidencia conclusiva de que tais fenomenos ocorram. Uma outra publicacao e' o Free Inquiry (Box 664, Buffalo, NY 14226-0664), que e' uma publicacao da 'Academy of Humanism' da qual fazem parte muita gente boa (entre os quais Mario Bunge, Francis Crick, Betty Friedan, Murray Gell-Mann, Stephen Jay Gould, Jose Leite Lopes, Sir Karl Popper, Carl Sagan, Wole Soyinka, Kurt Vonnegut Jr., Edward Wilson, e outros). O Free Inquiry reflete a visao humanista de objetividade, tolerancia e racionalismo. Outra hora que eu tenha mais tempo eu coloco mais. Jose Cid, por favor circule essa mensagem entre os assinantes do boletim do GEAE. Acho que voce^ concordara' que uma oposicao sadia que procura colocar um ponto de vista diferente deve ser ouvida pois so' pode ser beneficial. um quebra-costela, Zepka disclaimer: eu nao tenho nada a ver com o 'Skeptical Inquirer' ou 'Free Inquiry', sou apenas assinante. ------------------------------- DO JOSE CID Nov 24 1994 Oi Alex. O meu principal objetivo em enviar o GEAE para a Bras-net e' exatamente este, pessoas, que como voce, tem um conhecimento cientifico solido e NAO concordam com as ideias divulgadas se manifestem e tragam 'a tona sua opiniao. Eu acredito plenamente na discussao como a melhor forma de se entender. "Em primeiro lugar quero dizer que, embora eu nao conheca o Jose Cid pessoalmente, eu tenho a conviccao de que ele so' tem boas intencoes ao enviar os seus boletins do GEAE. Ele, assim como muitas pessoas na rede e no Brasil em geral, acredita realmente 'nos ensinamentos do espiritismo'.'' Da mesma forma, muitas pessoas acreditam sinceramente em conceitos totalmente opostos aos Espiritas. E isso nao tem nada excepcional. Outro dos meus objetivos e' atingir 'aqueles que nao tem crenca alguma, que estao insatisfeitos e nao sabem que rumo tomar. "POREM, quero colocar que discordo radicalmente do tom pseudo- cientifico dos boletins. Eu tenho lido esporadicamente os boletins desde a sua criacao e invariavelmente o numero de erros cientificos ou argumentos falsos e' grande. Eu sei que dizer isso sem colocar exemplos e' inapropriado e por isso peco desculpas, mas infelizmente eu tenho muito trabalho agora, e os boletins sao sempre *enormes*. Prometo que outra hora eu debaterei alguns dos argumentos erroneos que tenho encontrado.'' Eu gostaria muito de ouvir seus comentarios, mesmo que sejam breves. Discordo que o tom seja pseudo-cientifico, pode ser que voce discorde dos metodos usados, apesar de que os metodos sao totalmente logicos. "Por hora quero apenas, mais uma vez, expressar a minha opiniao que muitas pessoas procuram (as vezes inconscientemente) achar uma prova para suas conviccoes, e nesse processo, acabam as vezes cometendo erros. As afirmacoes contidas nos boletins do GEAE sao excepcionais e como tais necessitam de provas excepcionais para serem aceitas pela comunidade cientifica. Por isso, muito cuidado ao lerem tais periodicos que misturam especulacao e crenca com realidade.'' As afirmacoes contidas nos Boletins nao sao excepcionais. Ha que se distinguir um relato ou opiniao pessoal de um relato cientifico. Em uma opiniao, e eu sempre faco questao de destacar que se trata de uma opiniao, se pode dizer qualquer coisa, pois e' uma especulacao, que pode ou nao vir a ser realidade. Quando se trata de algo comprovado atraves de experimentos adequadamente planejados, pode se dizer que se tem um fato. "Finalmente, quero apenas indicar para os interessados que existem organizacoes (com devidas publicacoes) que procuram testar de maneira objetiva e cientifica os chamados 'fenomenos paranormais'. Em particular, cito o Skeptical Inquirer cujo Comite de Investigacao do Paranormal consiste de um grupo de cientistas e magicos que procuram verificar a veracidade de casos 'paranormais' que dizem provar a existencia de uma vida apos a morte, reincarnacao, poderes sobrenaturais do tipo Uri Geller, poders psiquicos, astrologia, cristais, etc, etc. Que eu saiba, entre varios casos estudados (nao tenho o numero exato, mas e' da ordem de centenas) nao foi encontrada NENHUMA evidencia conclusiva de que tais fenomenos ocorram.'' O Skeptical ja me foi recomendado antes. Eu li um numero, o que concordo nao ser uma amostragem cientifica, mas eu nao posso assinar mais uma revista, e eu achei os experimentos tendenciosos, com um esforco em provar que os fenomenos paranormais (ou mediunicos ou espirituais, escolha sua palavra predileta) nao existem, e nao o contrario. E' muito facil provar que algo nao existe, desde que se planeje de acordo... Estas publicacoes descartam qualquer outro resultado obtido anteriormente por quem quer que seja apenas porque nao foi um resultado obtido por eles. Nao importa quao famoso e abalisado tenha sido o pesquisador. O Free Inquiry eu nao consegui encontrar nos locais que procurei. Mas gostaria de ter a oportunidade de ler algo deles. Como e' o sistema de assinatura (free, como o nome sugere?). Eu estarei aguardando ansioso pelos seus comentarios (estou falando serio, nao e' ironia). "Jose Cid, por favor circule essa mensagem entre os assinantes do boletim do GEAE. Acho que voce^ concordara' que uma oposicao sadia que procura colocar um ponto de vista diferente deve ser ouvida pois so' pode ser beneficial.'' Obrigado, voce se adiantou e respondeu a primeira pergunta que eu ia te fazer. Tem muita gente que nao assina a Bras-net e que vai perder esta sua mensagem. Jose Cid. ------------------------------- DO ALEX ZEPKA Date: Thu Nov 24 1994 Oi Jose, valeu pelos comentarios. Eu tenho a impressao de tu es uma pessoa que tem a mente aberta e tenho certeza que a gente so' tem a ganhar em comparar opinioes. Infelizmente como disse antes, eu estou pra' terminar a minha tese nos proximos dias e a coisa ta' apertada. Ja' era pra' eu ter ido pra' Berkeley em setembro, mas tese e' assim mesmo: um parto. Mas assim que der um tempo eu dou a minha contribuicao. looking forward to a healthy debate! Alex ___________________________________________________________________ GEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEA E E A Grupo de Estudos Avancados Espiritas G E E G ADESOES: Envie seus dados, tais como: A E E A Nome: G E Endereco: Fone: E G E-mail: A E Profissao: E A G E Comentarios: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E ------------------------------------------------------------- G G E Lista de instituicoes em diversos paises pode ser obtida E A com o Sergio Freitas, e-mail saf@fct.unl.pt A E E G G E Edicoes Anteriores : Podem ser solicitadas ao Jose' Cid. E A E-mail: jac14@po.cwru.edu A E E GEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEA