# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 12 (116)94 27 Dez 94 ################################################################### Amigos(as) do GEAE: A doutrina espirita com seu fundamento basico, consiste em dar ao Homem, os meios necessarios para a verdadeira compreensao da vida, fornecendo-lhe informacoes imprescindiveis `a sua evolucao espiritual em progresso rapido, radioso e constante. Os conhecimentos adquiridos, fixados por raizes solidas, inabalaveis e indestrutiveis, entram em estado de progressao geometrica, liberando a razao da latencia, proporcionada pela encarnacao do espirito e pela evolucao lenta e inconsistente. Por isso, o Espiritismo e'a doutrina do Consolador. Aquela que e' capaz de consolar o Homem que tem sede de evolucao espiritual, muitas vezes maior do qu o faminto pela comida. Aquela que permite que Homem atinja o seu limiar da compreensao; o rubicao de uma nova fase evolutiva. Fase esta mais acelerada, capaz de propulsiona-lo a novos mundos, mais felizes. Mas para isso e'preciso sentir a grandeza do universo, da humildade e do amor e nao simplesmente "ser espirita". O GEAE e'uma gota no oceano da evolucao espiritual infinita... BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO Raul Franzolin Neto CONVITE DE NATAL Enquanto a gloria do Natal se expande, Aqui, ali, alem... Toda a Terra se veste de esperanca Para a festa do bem ! Natal!... Refaz-se a vida, alguem ressurge, Nos claroes com que o ceu se te anuncia... E' Jesus a pedir-te que repartas Do teu pao de alegria. Para louvar-lhe os dons da presenca divina, Nao digas, alma irma, que nada tens; A riqueza do amor, no coracao fraterno, E' o maior de teus bens... Quando o dia se esvai e a noite desce, Ao comando da sombra que a domina, Para varrer a escuridao da estrada Basta a luz de uma vela pequenina. O deserto se esfalta em longa sede, Na solidao em que se configura... Se chega simples fonte, Ei-lo mudado em florida espessura !... Ninguem sabe tao bem, senao aquele Que a penuria desgasta ou desconforta, O valor de uma veste contra o frio, O tesouro de um prato dado `a porta. A migalha de forca e' a base do Universo Desde a furna terrestre `a estrela mais remota !... Todo o livro se escreve, letra a letra, Compoe-se a melodia, nota em nota ... Alma irma, no servico da bondade, Jamais te afirmes desfavorecida ... Pobres sementes formam ricas messes ! Assim tambe'm na vida ... O cobertor, o pao, a prece, o abraco, Uma frase de paz e compreensao Podem criar prodigios de trabalho, De reconforto e de ressureicao. Natal!... Da' de ti mesmo o quanto possas, No amparo `a retaguarda padecente; Toda be^ncao de auxilio e' socorro celeste, Que Deus amplia indefinidamente, Natal!... Recorda o Mestre da bondade !... Ele, o Cristo e Senhor, Acende sobre a Terra o Sol do novo reino Com migalhas de amor !... Maria Dolores (Pagina recebida pelo medium Francisco Candido Xavier, transcrito pelo Carlos de folheto impresso na Associacao Espirita Beneficente Dr. Bezerra de Menezes - Abrigo da Velhice Desamparada) A MESSAGE FOR CHRISTMAS When so long ago in a manger a child was born, the angels sang and the heavens rejoiced. Man, ignorant of his destiny did not notice much. When so long ago Christ came into the flesh to be our Shepherd, He guided us amongst the shadows, showing us the plentiful pastures of His word. When He was made man on Earth He marked out a secure route for souls of good will. A light came into the world. The shadows were dissipated, for once and all. The opening of light and peace He made, is now to be enlarged by these workers of the eleventh hour. Do not be deceived, we have all missed opportunities in the past to be His disciples. Take this Christmas to be reborn a true disciple of Christ and sow peace in the midst of your own. A Spirit Friend. (Messagem recebida no The Spiritist Family Group, no encontro mediunico de 19/12/94 e enviada pelo Laurindo Campos) LEI DE CAUSA E EFEITO SEGUNDO O ENSINO BUDISTA "Toda Acao ma' provoca um Efeito mau, Toda Acao boa provoca um Efeito bom, Toda Acao praticada por uma pessoa, so' ela sofre o efeito" (Sua da Lei de Causa e Efeito) Basicamente o que esta' escrito acima e' o ensinamento Budista sobre causa e efeito, algumas pessoas podem achar isto simples, mas se pensarmos detidamente isto e' como um tema para a vida toda. Buda Sakkyamuni (O Buda historico, nascido nesta terra. Segundo o Budismo existem um numero tao grande Budas quanto o numero de grao de areia no mar, tendo vivido ou vivendo em outros planetas), como dizia, o Buda Sakyamuni falou que o Budismo era basicamente "Deixar de fazer o mal e fazer o bem". Entao o que seria a lei de causa de efeito? Na verdade, o nome correto deveria ser lei de causa, conexao e efeito. No ensino Budista, existe um fator que chama-se conexao (EN em Japones, Yuan em Chines) que e' o que fornece condicoes para uma causa se tornar um efeito. Por exemplo, vamos analisar um acidente de onibus. Alguem poderia falar que uma pessoa no onibus sofreu por causa do motorista, mas o motorista foi a mera "Conexao" entre a causa inerente (Karma) e o efeito (Acidente). Entao seria o Karma algo deterministico como um tipo de destino? Nao. As pessoas continuam tendo livre opcoes, mas tem o fator deterministico de sofrer pelas opcoes que escolhem. Por exemplo, posso escolher nao estudar para um exame, e na hora do exame sofre o efeito de ter escolhido nao estudar. Este e' o ponto, pois algumas vezes este ciclo se torna como uma coisa que nao se pode sair, mas os seres sempre tem opcao de quebrar este ciclo. No caso do carbono, vejamos, a uma certa pressao e temperatura ele vira carvao e a uma outra certa pressao e temperatura virar um diamante. Este e' o ponto. Controlando as conexoes entre causa e efeito atraves de self-awareness podemos mudar o nosso proprio "destino". Entao, embora o Budismo possa ser visto como "conformista", e' na realidade uma atitude pragmatica em relacao a vida. Por exemplo, um adulto que foi abusado quando na infancia, pode tanto se afundar culpando os outros, mas quem sofre e' ele mesmo. O que quero dizer e' que algumas pessoas poderiam usar a mesma "causa" para impulsionar a sua vida e lutar pelos direitos de outras criancas abusadas ou se afundar em odio. Tudo isto vem de nos mesmos. Nao ha' como passarmos a vida sem os sofrimentos de Velhice, Doenca, Nascimento e Morte segundo o Budismo, entao e' fora de contexto culpar os outros, pois o sentimento de sofrimento e' algo brotado dentro de nos mesmos. Acredito que a principal diferenca entre o ensino Budista e o Espirita deve ser quando ao fato que enquanto o Budismo ve o processo de reencarnacoes com dois fatores: Um, evolutivo, em que os seres viventes estariam sempre cada vez mais proximo da Iluminacao e consequente libertacao do ciclo de renascimentos e um outro degenarativo em razao do Karma que possuimos desde o infinito passado-futuro, o que faz os seres viventes circularem por planos de existencias (Inferno, Demonios, Animais, Titans, Homens, Espirito Superiores ou Deuses), caindo e subindo. Creio que o Espiritismo ve este processo mais como algo evolutivo e nao sei realmente se existe algo como ser livre de renascimentos. Se alguem tiver alguma duvida, me mande um E-mail: claude@trc.mew.co.jp Claude Huss ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO CLAUDE HUSS E JOSE CID A RESPEITO DA LEI DE CAUSA E EFEITO SEGUNDO O BUDISMO ... Interessante. Como seria a lei de causa e efeito segundo o espiritismo. No budismo, e' uma lei fundamental, por isso pergunto. Claude Huss ------------------------------- ... Na minha opiniao, a Lei de Causa e Efeito e' fundamental, porque e' atraves dela que o caminho do espirito atraves dos tempos vai sendo tracado. Em outras palavras, desde que o espirito foi criado, existe uma causa, que provoca um efeito, que direciona a evolucao do espirito. Colocando as acoes de forma binaria - certo e errado - uma acao correta tem um efeito benefico, que impulsiona a evolucao espiritual; por outro lado, uma acao errada tem um efeito contrario 'a evolucao, que portanto deve ser corrigido para que o espirito continue evoluindo. Eu nao sei como o Budismo coloca a lei da Causa e Efeito. Como e'? Jose Cid. ----------------- A lei Budista de causa e efeito e' be simples: Uma causa boa gera um efeito bom Uma causa ma' gera um efeito mau A causa cometida por mim somente eu sofro o efeito (Me desculpe, mas tentei traduzir literalmente do Chines) Esta e' a razao pela qual no Budismo nao ha' conceito de "pecado" como no ocidente. Nao ha' perdao pelos pecados tambem, sendo que atos maus cometidos ou nao na ignorancia vao sofrer as consequencias disto mesmo pela propria pessoa. Entao alguem chega e fala, "Po eu fui atropelado por aquela pessoa", "Eu fui vitima da tal e tal guerra", etc.. Tudo isto segundo o budismo vem de causas praticadas em nossas vidas passadas, e deveriamos nao culpar outras pessoas por acoes que ocorrem na nossa propria vida. Isto pode ser ouvido como "conformismo", mas e' algo bem diferente que "sofra agora e depois va' para o ceu" do cristianismo. O enfoque e' psicologico, desde que aceitando a situacao o budista se torna pragmatico e tenta resolver as situacoes de acordo com suas capacidades. Por exemplo, o caso de um adulto que foi abusado quando crianca, ele pode ficar resmungando a vida inteira o quanto foi abusado e o quanto os pais deles foi ruim, mas segundo a optica budista esta pessoa deveria aceitar a situacao e ver que o sofrimento que ele sofre nao e' por causa de alguem ter abusado dele, mas o sofrimento vem dele proprio e so' ele pode corrigir isto. O budismo, segundo Buda Sakkyamuni (O Buda "historico" nascido em nosso planeta ha' 2600 anos atras. Segundo o budismo existem budas em diversos outros planetas, universos e planos de existencia tao numerosos quanto toda os graos de areia do mar) o budismo se resumiria em uma so frase: "Deixar de fazer o mal e fazer o bem". Entao o que seria "mal" e o que seria o "bem"? Esta busca em si, seria o Budismo, culminando com o estado psicologico chamado "Satori", "Iluminacao" em que a pessoa enxergaria o seu verdadeiro "ego" e conscientizar a si mesmo, porque desde o infinito passado esteve neste ciclo de nascimento, morte, reencarnacao. Atingindo este estado, a pessoa mesmo vivendo a vida nesta terra, o coracao dela tera' renascido fora dos seis planos de reencarnacao (Inferno, Demonios, Animais, Tita~s, Homens, Deuses e Espiritos) e portanto livre do sofrimento e da necessidade de reencarnar novamente. Acho que esta seria a principal diferenca entre o espiritismo e budismo. Enquanto o espiritismo ve^ a reencarnacao como um processo evolucionario, o budismo ve^ a reencarnacao como um processo ciclico, onde nossos atos bons nos fazem subir planos de existencia e atos maus nos fazem afundar ao mesmo tempo, sem nuncar sair deste ciclo. Mesmo espiritos superiores teriam uma vida muito muito grande de varios milhoes de anos, mas tambem nascem e morrem no plano deles e de acordo com seus atos e podem tanto renascer no Inferno, Demonio,etc... Buda, creio ter sido o primeiro grande professor de mediunidade. Em budismo chamamos isto de "SHINTZURIKI". Estas faculdades mentais eram tao grandes, segundo as sutras, que seres espirituais de todo o universo vinham ate' as palestras de Sakkyamuni Buda. Os discipulos tambem foram iniciados nesta atividade e muitos deles podiam enxergar outros planos de existencia com estas capacidades. Segundo as sutras, pelo menos 20,000 pesoas teriam sido mestras em SHINTZURIKI durante o tempo de Buda Sakkyamuni. Bem, dificil para resumir, mas se nao entender algo, me da' um toque. Estou sempre a disposicao. Claude Huss ------------------------------- "Uma causa boa gera um efeito bom Uma causa ma' gera um efeito mau A causa cometida por mim somente eu sofro o efeito" Acho que e' o mesmo que o Espiritismo diz. ... Tambem dizem que o Espirita e' conformista. Eu acho que e' pragmatico. ... o Espiritismo fala em evolucao (infinita) do espirito, sem um ciclo, onde os espiritos evoluidos teriam de reiniciar tudo (acho que nao e' isso que o Budismo diz, me corrija se estiver errado), ou que espiritos muito evoluidos poderiam cometer erros enormes que os trariam de volta a mundos pouco evoluidos. No Espiritismo nao existe uma separacao clara entre a evolucao dos mundos, Kardec elaborou uma classificacao dos mundos, mas ressaltou que a variacao e' infinita em cada uma das classes, podemos entao considerar um continuo. Nao existe inferno ou demonio, mas mundos pouco evoluidos e espiritos pouco evoluidos, mas que ambos chegarao a estagios superiores. Na minha opiniao esta classificacao combina mais com o dinamismo que vemos no Universo, sempre em movimento. Um grande abraco, Jose Cid. ------------------------------- "A causa cometida por mim somente eu sofro o efeito" Geralmente as religioes ocidentais nao gostam disto, porem, mas acho que este tipo de approach nao e' muito distante do espiritismo (ao menos o que eu conheco). "Tambem dizem que o Espirita e' conformista. Eu acho que e' pragmatico." Eu daria um exemplo, O Japao apo's a guerra poderia ter alimentado odio contra os USA e Europa, mas pelo contrario reconheceram a perda da guerra como seu proprio Karma e procuraram trabalhar em cima disto de um jeito pragmatico. Acho que conformismo seria falar, "po voce nos invadiu e agora estamos na miseria, tudo sua culpa." ... Budismo fala em processo de reencarnacao infinito e nao reconhece um "Deus". Nao existe "Deus". Buda nao 'e um "Deus", sao seres como no's mas que conseguiram sair do ciclo de reencarnacoes. A classificacao que eu dei e' bem simples. O budismo fala em mundos, mas isto e' so' para simplificar as coisas. Nao existe algum lugar em que voce poderia pisar e falar "Aqui e' Inferno". O Inferno existe dentro de nossos coracoes e pessoas com o mesmo tipo de coracoes tem tendencias de agruparem em comum, o que se torna o "inferno" fisico. seria como separar as 7 cores e falar que so' existem 7 cores, mas a combinacao de todas elas faz um arco iris... O budismo fala que o pior tipo de inferno fisico a vida media la' e' de cerca de 24 Kalpas (Kalpa e' ua medida de tempo do budismo equivante a cerca de 24 trilhoes de anos). O Budismo realca a importancia de se ter nascido humano, pois a vida humana e' de certa forma superior ao dos espiritos, pois neste mundo ha' mais possibilidade de alcancar a iluminacao que nos outros. A razao e' simples, nas esferas inferiores existem demasiado sofrimentos o que impossibilita a pratica para a iluminacao e no mundo dos espiritos superiores nao ha' sofrimento suficiente para fazer possibilitar a iluminacao. Somente na vida humana existe um equilibrio entree sofrimento e alegria que possibilita (ou da' mais chances) para a iluminacao. "...o Espiritismo fala em evolucao (infinita) do espirito, sem um ciclo, onde os espiritos evoluidos teriam de reiniciar tudo" So' ressaltando este ponto. Nao existe reiniciar. Tudo e' decidido por causa e efeito, e em todas nossas existencias desde o infinito passado cometemos infinitas falhas, seria necessario ao menos teroricamente o mesmo periodo de tempo com o efeito em contrario, sem NENHUMA ACAO MA' para que alguem estivesse livre da reencarnacao, o que seria quase impossivel de fazer execepto para excepcionais seres como Buda Amida (Nascido no planeta de Hozou). Buda Amida (Em sanscrito "Vida e Luz infinita") atua como um "proxy" e faz as pessoas que atingiram a iluminacao renascerem em no universo que ele proprio criou e esta seria a pnultima reencarnacao destes seres. Neste mundo, chamado de "Terra Pura", estes seriam treinados por milhares de Kalpas ate' atingirem o estado de Buda e como ultimo estado antes de sairem do mundo de reencarnacoes, renasceriam em uma esfera de existencia para tentar salvar outros seres. Esta approach e' chamada Terra Pura. No Zen, por exemplo, seria o caminho muito mais longo, que cobriria muitas e muitas existencias ate' a pessoa conseguir a iluminacao por si mesma com a orientacao (ou nao) de algum Buda historico nascido no mesmo lugar que ele. Como voce pode ver, existem um leque muito grande de escolas budistas, cerca de 64,000, mas todas elas levam para o mesmo caminho. O budismo tambem nos ensina que nossos mestres so' nos ensinam as vezes metade da verdade, coisas que fazem a gente entender de um modo mais simples. Como por exemplo falar que o "Atomo e' a parte indivisivel da materia", para uma pessoa na setima serie nao faria sentido explicar toda a fisica quantica. Entao no budismo e' muito importante encontrar um mestre "iluminado" (Guru) para que este possa criar um modelo proximo do que no's somos. Desta forma, Kardec seria segundo o budismo, um tipo de Guru, incluindo conceitos cristaos de forma que os ocidentais tambem pudessem alcancar iluminacao de alguma forma, nao sei, somente especulando. Como disse o meste (Guru) Boddhidharma (Primeiro patriarca Zen da China) : "O que esta' escrito (sutras, biblia, etc) nao e' a verdade. A verdade e' so' aquela que pode ser transmitida de coracao para coracao". Claude Huss ---------------------------- Oi Claude. Agora vao os meus comentarios, escritos hoje, enquanto edito o Boletim. Sobre o texto "Lei de Causa e Efeito segundo o ensino Budista", voce disse que os sofrimentos que passamos estao conecados com causas anteriores. Isso e' exatamente o que o Espiritismo diz. Voce nao fez nenhum comentario quanto ao agente (ou conexao) entre a causa e o efeito. O Espiritismo diz que este tambem devera sofrer as consequencias do ato que cometeu. Usando o seu exemplo do motorista de onibus que foi o agente de um acidente onde outro sofreria o efeito de um erro (causa) passada. Segundo a Doutrina Espirita o motorista nao seria um simples instrumento de um carma. Ele tambem sofreria as consequencias de seu erro (ter sido inconsequente ou descuidado enquanto transportava outras pessoas, sendo portanto responsavel pela seguranca destas) no futuro. A propria situacao poderia ser para o motorista uma prova. Ele poderia ter estado em uma situacao semelhante anteriormente, e agiu irresponsavelmente; depois de se arrepender foi colocado novamente em condicoes de provar sua responsabildade. Ele pode ter sucesso ou falhar na prova. De acordo com a Doutrina Espirita nao existem instrumentos passivos, participamos todos ativamente em nossa reforma (ou crescimento) interior, assim como daqueles que nos cercam, mesmo que nos sejam "totalmente desconhecidos". No Espiritismo existe a Lei de Causa e Efeito; Kardec nao usava a palavra Karma porque confundiria com o Hinduismo; e cabe a cada um de nos decidir o que devemos fazer para repaar nossos erros e nos reformar interiormente. O arrependimento, ou conhecimento do erro e' apenas o primeiro passo, existe a necessidade de reparar o erro cometido. Vamos agora usar o exemplo que o Claude usou em nossa correspondencia pessoal. Vejamos a crianca que foi abusada na infancia. Neste caso os pais podem ter sido um instrumento para aquele que, agora no papel de filho, reconheca um erro cometido no passado, onde ele, como pai abusou de seu filho, que pode hoje ser o pai que abusa... Suponhamos que hoje ele reconheca que abusar dos filhos seja um erro. Agora ele comeca a poder reparar o erro passado, recuperando aquela crianca que um dia, no passado ele abusou. Complicado? Nao, apenas uma causa gerando um efeito, que em consequencia serve de causa para outro efeito e assim por diante. Uma outra coisa que a Doutrina Espirita diz e' que nos nos agrupamos por afinidades e responsabilidades. Respondendo `a sua pergunta sobre o fim da encarnacao, sim, a Doutrina Espirita nos mostra que, atingindo um certo grau evolutivo o espirito deixa de precisar da encarnacao para continuar progredindo. Tambem diz que Espiritos muito evoluidos, que nao precisam mais encarnar para evoluir, podem encarnar como missionarios, para contribuir com o progresso moral em mundos menos evoluidos. No Espiristismo nao existe o conceito de pecado; existe o erro que devemos reparar. Cabe a cada um decidir a rota pela qual reparara o erro cometido. As possibilidades sao infinitas, nao se pode dizer que determinado erro teria determinada consequencia. Discordo que o cristianismo diga "sofra agora e depois va para o ceu". Algumas religioes cristas dizem isso, mas nao o Espiritismo. Primeiro, o Espiritismo nao usa a figura do ceu ou inferno, ao inves ele mostra a existencia de mundos mais ou menos evoluidos. Segundo, ele mostra que o sofrimento e' consequencia de um erro, que serve de estimulo para enxergarmos o erro, porque so e' possivel corrigir o que se sabe estar errado. Assim, o sofrimento e' apenas o primeiro estimulo que nos "empurra" para o progresso. Nao creio que Buda tenha sido o primeiro grande professor de mediunidade, poque mediunismo existe desde que o mundo e' mundo, pois para o intercambio mediunico so e' necessario um espirito encarnado e um espirito desencarnado, ou se voce quiser estender isso mais ainda, dois espiritos em planos existencias diferentes. No Livro dos Espiritos a primeira questao e' quem e' Deus. A respostadada foi que Deus e' a causa primaria de todas as coisas. Isto e' um conceito abstrato, que, pelo menos para mim, e' dificil de entender. Eu nao posso dizer que sei o que e' Deus, mas isso nao altera a minha crenca nele, porque sou testemunha ocular de sua obra. Costuma-se dizer, a cada nova descoberta cientifica, que Deus foi destruido, mas isso e' questao de interpretacao. Cada nova lei da natureza que se descobre, na minha opiniao, so engrandece o Criador, porque mostra quao complexa e completa e' a sua obra. Sera que um dia descobriremos como fomos criados? Nao sei, mas tenho certeza que este dia esta muito longe. O Espiritismo nao diz que a vida humana e' superior `a dos espiritos, mas diz que ela e' necessaria para a evolucao espiritual. Uma afirmacao importante, porem, e' que todos nos que estamos encarnados na Terra, por exemplo, estamos aproximandamente no mesmo estagio de evolucao espiritual... Voce coloca diversos numeros, como quantidade de estagios evolutivos, ou tempo de vida em determinado estagio. Eu nao costumo comentar numeros, porque acho que eles sao meros detalhes que so podem servir para controversias. Por exemplo, voce disse que existem diversas correntes budistas. Quantas sao as que divergem apenas por causa de numeros? Voce termina com um comentario muito importante: o que esta escrito nao e' a verdade, porque a verdade so pode ser transmitida com o coracao. Jesus colocou seu ensinamento em parabolas, ressaltando a importancia da interpretacao do texto (e para interpretar e' necessario usar-se o coracao), ao inves de se prender `as palavras conforme estao escritas... Um grande abraco, Jose Cid. DA SELMA, SOBRE O BOLETIM Ah, Jose, como e bom receber este boletim... Ele traz palavras tao confortadoras! E, andei meio aborrecida com uma porcao de perguntas sem respostas; estava ate meio macambuzia. Mas ai chega o boletim e tudo muda. E aquele prazer em ler as mensagens e saber das novidades. Acho a ideia da base de dados das associacoes espiritas excelente. tenho alguns enderecos e posso contribuir. Li recentemente na Brasnet a critica descabida que ... (foi feita) ao Boletim. A principio fiquei uma arara! Mas depois, refletindo melhor vi que: 1- quem tem IDEIAS sempre tem opositores. Isso ate serve para nos mexermos um pouco e fazer com que estudemos mais a doutrina. Pecisamos ter os argumentos preparados para comentarios como esse. 2- ELE LEU o boletim!!! Isso e bom sinal. Sabemos que Bezerra de Menezes tambem era um descrente e numa viagem de bonde tudo se transformou... E importante notar que ele nao apresentou argumentos que justificassem sua posicao. Isso deve servir de licao para todos: quando contra-argumentar apresentar argumentos estudados e analisados. No final da leitura da Brasnet, ate fiquei arrependida de ter te mandado minha "reclamacao" e duvidar da fe. Mas tudo ja passou gracas a Deus! Um grande abraco, Selma -------------------------- Oi Selma. Por isso que eu acho importante o Boletim que e' enviado para a Bras-net, onde um publico muito heterogeneo tem a oportunidade de ler e criticar. Isso serve de estimulo para pensarmos, estudarmos, e aprendermos. Na minha opiniao um grupo onde todos concordam com tudo demora a evoluir. Um grande abraco, Jose Cid. ___________________________________________________________________ GEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEA E E A Grupo de Estudos Avancados Espiritas G E E G ADESOES: Envie seus dados, tais como: A E E A Nome: G E Endereco: Fone: E G E-mail: A E Profissao: E A G E Comentarios: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E ------------------------------------------------------------- G G E Lista de instituicoes em diversos paises pode ser obtida E A com o Sergio Freitas, e-mail saf@fct.unl.pt A E E G G E Edicoes Anteriores : Podem ser solicitadas ao Jose' Cid. E A E-mail: jac14@po.cwru.edu A E E GEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEA