# B o l e t i m ############################################# .--- .-- .--. .-- GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS / __ /_ /__/ /_ _____________________________________________ / / / / / / `---' `--/ / `-- 12 (114)/94 13 Dez 94 ################################################################### ESTA E' UMA EDICAO DEDICADA AO II CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO EM PORTUGUAL. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO SERGIO, SOBRE O CONGRESSO (PORTUGUES) DE ESPIRITISMO Oi Jose, Estou de volta, agora com mais calma para escrever algumas linhas sobre o II Congresso Nacional de Espiritismo. BREVE RELATORIO DO II CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO (LISBOA) Caros irmaos de ideial, gracas a Deus, o Congresso foi um sucesso. Houve a participacao de aproximadamente 540 pessoas (infelizmente nao foi possivel aceitar mais inscricoes devido a limitacao fisica do local do congresso), entre convidados, palestrantes, organizacao e congressistas. Na quinta feira as atividades da manha foram: - inicio de atividades culturais, com lancamento de carimbo comemorativo (dos correios) para a inauguracao do congresso. - palavras de Antonio Lobo Vilela, filho do ilustre espirita portugues, Antonio Lobo Vilela, Palestra de Manuela Vasconcelos sobre a biografia de Fernando de Lacerda (o maior medium portugues, viveu no comeco do seculo), que e o patrono do congresso. - Palestra de Ney Prieto Peres sobre bases cientificas da reencarnacao. A tarde: - Abertura oficial do II C.N.E. com a mesa formada por: . Presidente da FEP - Joao Xavier . Vice-presidente da FEP e coor. geral do II C.N.E. - Francisco Marques . Presidente do Conselho Internacional de Espiritismo - Rafael Molina . Representante da Fed. Esp. Inglesa - Janet Duncan . Palestrantes convidados - Divaldo Franco e Raul Teixeira . Espiritas Emeritos do Mov. em Portugal . Antonio Saraiva (socio numero 1) . Isabel Saraiva (presidente do Conselho de Inst. Esp. Portuguesas) - Houve um relatorio de 10 minutos, onde Francisco Marques salientou as dificuldades enfrentadas na realizacao deste acontecimento, principalmente dentro do proprio movimento espirita. - Foi dada a palavra a cada elemento da mesa, que contou um pouco da sua historia e ligacao ao Movimento Espirita em Portugal. - O presidente abriu oficialmente o II C.N.E. - Logo a seguir veio um momento lindo, que e impossivel descrever em palavras, mas tentarei: era o momento da retropectiva do movimento espirita em portugal, foi feito um filme de 20 minutos. Nos 10 minutos iniciais, ao som de Vangelis (principalmente), fez uma explicacao visual sobre o espiritismo, com imagens feitas por Computador, numa simbologia perfeita do Espiritismo, foi lindo, lindo lindo, arrancou lagrimas de todos (inclusive a mim). Logo a seguir veio a historia do movimento, que foi sempre marcada por duras provas, devido ao periodo de ditadura, inclusive ideologica, enfrentado pelo movimento. - Passou-se entao a um recital de flautas com jovens que foi tambem magestral, e logo em seguida recital de poesias mediunicas por Esteves Teiga. - Apos um breve intervalo, iniciou-se o circulo de palestras do painel ciencia espirita. - Apos o intervalo do jantar, Raul Teixeira fez uma palestra sobre a ciencia espirita (20:30), que eu nao tive a oportunidade de assistir, mas que segundo me narraram foi muito bem colocada. Sexta: O dia inteiro foi de palestras, destacando uma mesa redonda que houve apos a ultima palestra do painel ciencia espirita. Tal mesa- redonda contou com a participacao de todos os palestrantes do referido painel, do convidado Raul Teixeira e teve como coordenador Francisco Marques. Logo apos esta mesa redonda deu-se inicio ao painel filosofia espirita. Houve duas palestra ainda na sexta sobre filosofia espirita. Sabado: Houveram mais tres palestras sobre filosofia espirita e tambem a seguir uma mesa redonda sobre o referido painel. Os componentes da mesa foram os palestrantes da referidas mesas, o convidado Divaldo Franco e coordenacao de Francisco Marques. A tarde (15:00), iniciou-se com algumas palavras do Presidente da FEP, seguido de um concerto em cordas (violinos) com musica de Bach e outros. Logo a seguir veio a Palestra de encerramento de Divaldo Pereira Franco, que falou magnificamente sobre a filosofia espirita. Logo apos, de improviso, cantou-se seguido de um violao, duas cancoes, e as pessoas todas se irmanaram cantando-a, foi lindo. A seguir o presidente declarou oficialmente encerrado o II C.N.E. Caros amigos, creio que este e resumidamente o congresso, entretanto tudo o que eu poderia dizer/escrever seria pouco sobre o Congresso, pois as emocoes sentidas durante o mesmo, somente poderiam ser entendidas vivendo o mesmo. Porem, espero ter tido oportunidade de descrever um pouco do que ocorreu. --------------------- Um rapido comentario - Me chamou a atencao o trecho em que o Sergio descreve as dificuldades encontradas na epoca da ditadura em Portugual. Quantos de voces sabem que no Brasil os Espiritas tinham de ser "fichados na Policia"? Jose Cid. DO SERGIO, SOBRE O BANCO DE DADOS DE INSTITUICOES ESPIRITAS Jose, tive oportunidade de conversar com muita gente neste congresso, expor ideias, etc. Entreguei o seu endereco ao Divaldo e disponibilizei o GEAE a ele, ele agradeceu. Tambem conversei com ele sobre o projeto de catalogacao dos centros pelo mundo, ele se mostrou muito receptivo, e agora vamos trocar correspondencias (ele me disse que mandaria uma lista dos contatos etc). Sobre este mesmo projeto, conversei com Rafael Molina (presidente da CEI) que tambem se mostrou favoravel, o mesmo aconteceu com a representante inglesa e a sueca. Tambem consegui outras informacoes sobre centro nos EUA, nomeadamente no Emmanuel Spirit Center, pois uma das pessoas que ca compareceram, conhecia de perto o trabalho deste grupo. Agora, estou animado para montar realmente a base de dados a respeito dos centros, nao so mais com endereco, mas procurando saber informacoes a respeito dos trabalhos desenvolvidos, etc. Desculpe-me se o relatorio parece um pouco seco, mas como eu estava na organizacao, nao tive tempo para assistir a todas as palestras, na realidade somente assisti 3 palestras (entre 13). Tambem uma palestra na sexta, sobre filosofia espirita (sobre Deus), assim nao deu tempo mesmo para aproveitar o maximo "la dentro". Os convidados que vieram fora: Rafael Molina, presidente da CEI e FEE (espanha) Divaldo, Raul Teixeira, Carlos Campeti, Sara Melo (ela que e o contato no EUA) Janet Duncan (representante inglesa) Soberg (representante sueca) Ney Prieto Peres, Julia Peres Os convidados gostaram muito do congresso, nomeadamente Divaldo e Rafael Molina. Bom, agora eu estou organizando informacoes, e idealizando projetos para o presente e o futuro. Em breve estarei escrevendo a voce com as coisas mais acertadas, mas creio que existem muitas coisas que podemos fazer pela rede, e que seram de estrema importancia para a divulgacao do Espiritismo pelo mundo afora, e que contariam com o apoio das instituicoes acima citadas. Caro irmao, fico por aqui, cheio de jubilo e alegrias, agora e trabalhar para o futuro, as diretrizes estao lancadas, agora e arregacar as mangas e trabalhar. Um forte abraco, Sergio. ------------------------- Oi Sergio. Eu tinha certeza que o seu trabalho seria mais do que uma "lista" de instituicoes... Fico muito feliz com a sua decisao. Acho que isso vai ser muito importante no futuro. Eu acho bom que as Instituicoes que voce citou apoiam a criacao de um banco de dados, mas nao se preocupe com apoio formal. O apoio mais importante vem dos nossos amigos desencarnados, verdadeiros dirigentes das obras que lutam pelo progresso humano. Quanto mais nos colocarmos no nivel de importancia que um lapis tem para um escritor (ou seja, estragou, tem outro disponivel), mais chance da obra ser bem sucedida! Por sinal, o Sergio Freitas que consta da lista de palestrantes no Congresso e' voce? Um grande abraco, Jose Cid. RESUMO DOS TRABALHOS DO II CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO PAINEL CIENCIA ESPIRITA Mediunidade, faculdade humana: a sua importancia para o homem e sociedades do amanha a luz da ciencia espirita. por Arnaldo Costeira A mediunidade e uma faculdade cujo potencial assume uma importancia vital no homem. Uma faculdade naturalmente humana, embora exista embrionariamente nos animais. So se pode, com efeito, falar em mediunidade, no pleno sentido da palavra, no genero humano. Ela corresponde a um principio de solidariedade universal que aproxima homens e espiritos, permitindo-lhes uma existencia permutavel nos dois planos da vida (interexistencia) e, por isso, uma relacao permutavel (inter-relacao) entre os seres desses dois planos da existencia. Por este facto, a mediunidade e um principio de socializacao integral, integrando a sociedade dos homens na sociedade dos espiritos. Homens e espiritos influenciam-se mutuamente. Neste sentido, Arnaldo Costeira, demonstra que a mediunidade e a faculdade que melhor da conta dessa influencia e caracteriza-a a partir de registos historicos, cientificos, filosoficos e religiosos quanto a sua multiplicidade de formas, culminando nas descobertas cientificas recentes, nomeadamente, da parapsicologia cientifica e da psiquiatria norte-americana. O campo predilecto da sua analise orienta-se para o dominio da literatura portuguesa onde sao exemplos a mediunidade (sobretudo psicografica) na obra e nas pessoas dos escritores e poetas Mario de Sa Carneiro e Fernando Pessoa. A mediunidade, algo atormentada, destes dois escritores, que conduziu ao suicidio do primeiro, e o ponto de partida da tese que o autor, na linha das investigacoes e consideracoes de Kardec a esse respeito, defendera para sustentar a necessidade de a mediunidade, bem compreendida e dirigida, ser um forte meio de espiritualizacao da humanidade. Atraves dela vertem as nobres e consoladoras mensagens que animam o homem a prosseguir confiante no seu destino imortal. O homem de amanha (cf. "Livro dos Espiritos"), mais preparado para lidar com todo o potencial das suas faculdades, sera um homem cujas percepcoes mediunicas serao naturalmente desenvolvidas, em resultado da sua espiritualizacao. O homem do amanha sera um medium natural e consciente no pleno sentido da palavra. A generalizacao da mediunidade e desta forma inevitavel e, sempre de acordo com a espiritualizacao do ser, naturalmente desejavel. Mediunidade e patologias da mente por Geraldo Oliveira Um dos campos da intervencao do Espiritismo no dominio dos problemas humanos que mais tem impressionado pela positiva e o conhecimento espirita da origem e natureza das patologias da mente. Ele tem dado um impulso significativo a medicina e a psicoterapia na resolucao dos problemas das patologias da mente adquiridas, quer de origem mediunica (obsessao, subjugacao e fascinacao) quer de natureza comportamental. Ele explica igualmente as causas das patologias da mente congenitas, a luz das condicionantes da reencarnacao e da lei de causa e efeito. Psicoterapeutas e medicos em todo o mundo (Dra. Edith Fiore, Dr. Carl Wiekland, Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, entre muitos outros) experimentaram e experimentam, com sucesso nos seus pacientes, terapias baseadas nos principios e metodos espiritas. Os hospitais psiquiatricos do Brasil sao o exemplo acabado de que e desejavel e vantajosa a associacao entre Medicina e Espiritismo, especialmente no campo da resolucao dos problemas levantados pelas patologias da mente. Histerias, loucura, entre outras patologias diversas, encontram solucao na terapia espirita, a qual nao e alheia uma profilaxia educativa e moralizante dos comportamentos humanos. O psiquiatra Geraldo Oliveira poe toda a sua experiencia medica na analise deste campo de investigacao: faz uma descricao pormenorizada das diversas patologias da mente segundo a etiologia medica -- neuroses, psicoses, disturbios afectivos, estados demenciais, alcoolismo e toxico-dependencia --, distinguindo as que pertencem ao dominio puramente fisiologico (psicossomatico) daquelas cuja origem e extra-fisica e pertencem as injuncoes decorrentes da lei de causa e efeito e pluralidade das existencias da teoria espirita. Freud, Jung, Kurt Schneider, Jorge Andrea e Kardec sao as grandes referencias que sustentam a tese aqui presente da origem extra-fisica das patologias da mente. Das terapeuticas comuns a pratica medica as propostas actuais da Terapia de Regressao a Vidas Passadas, o autor conduz-nos a esse dominio fascinante da mente humana e as raizes profundas das suas disfuncoes presentes. Mediunidade na Historia por Ferdinando Marques O estudo da mediunidade nos factos historicos permite chegar a conclusao de que a influencia dos espiritos nos grandes acontecimentos sociais, culturais e morais da humanidade e decisiva. O fenomeno da inspiracao, superior e/ou inferior, conduziu a humanidade a transformacoes decisivas para o bem ou para o mal. A influencia da mediunidade na historia aparece como um factor determinante para a explicacao das tramas imprevistas que a direccao da historia tomou em todas as epocas da Humanidade. Os fenomenos dos oraculos no mundo antigo, os cultos pneumaticos no Cristianismo primitivo, as mediunidades diversas de Joana d'Arc a Edgar Cayce, passando por muitas outras, como as irmas Fox por exemplo, tiveram influencias decisivas nos acontecimentos historicos. A visao espirita da mediunidade oferece a Historia, enquanto disciplina, subsidios imprescindiveis para a compreender onde ela se torna mais obscura e incompreensivel. Ferdinando Pestana Marques explora o tema numa perspectiva global, fazendo recurso de abordagens antropologicas, sociologicas, etnologicas, tendo sempre como fio condutor a emancipacao espiritual do homem, enquanto sujeito individual da historia e da humanidade, rumo a sua destinacao superior. A historia das mentalidades aparece como elemento determinante da genese historica, social e cultural das humanidades, defendendo o autor que e ai que residem as manifestacoes mais evidentes do progresso humano; em todo o caso, a teoria espirita da influencia dos espiritos no mundo corporeo torna-se evidente nos factos historicos e determina-os decisivamente. Evolucao e corpo perispiritual por Palma Claudio A teoria espirita da evolucao e a unica que oferece uma explicacao integral e coerente aos fenomenos da evolucao em todos os seus aspectos. Por isso, um auxiliar precioso da ciencia, no sentido de que vai mais longe do que esta, ao integrar todas as coisas e seres da natureza numa ordem global de progresso constante. O problema dos "elos perdidos", isto e, de que modo e que se dao certos saltos qualitativos, como do animal para o homem, por exemplo, e explicado pela intervencao dos espiritos superiores no mundo fisico; sao os "engenheiros geneticos" do espaco que orientam os fenomenos da evolucao a partir das directrizes superiores da Vontade Divina. As teses evolucionistas de Lamark e Darwin sao os complementados pelo conhecimento espirita das transformacoes biologicas, e Alfred Russel-Wallace e confirmado nas suas ideias espiritas a cerca da evolucao das especies. Palma Claudio analisa o desenvolvimento do principio inteligente (estado embrionario ou original do espirito) pelos diversos reinos da natureza, mineral, vegetal, animal, hominal e espiritual, numa perspectiva ontogenetica da evolucao (evolucao intelectual e moral do ser). Na perspectiva filogenetica (evolucao das formas fisicas), o autor analisa o modo como os orgaos, sentidos e funcoes dos seres da natureza progridem pelos quatro estados da natureza, impulsionados, originalmente, pelas as monadas celestes, das celulas embrionarias ate as complexas formas pluricelulares. A partir desses aspectos, analisa ainda a evolucao do corpo perispiritual e o modo como ele vai moldando as formas fisicas, recebendo, por sua vez, destas, influencias que serao tanto mais determinantes quanto maior ou menor for a evolucao moral do ser. Centros de Forca perispirituais: a sua importancia para o equilibrio psicofisiologico do ser por Isabel Saraiva Os centros de Forca, localizados no perispirito, vitais para o equilibrio psicofisiologico do ser, sao centros receptores e geradores de energia vital que podem e devem ser usados para fins terapeuticos. O conhecimento da sua natureza e funcao no complexo organico e perispiritual do ser, a luz da Doutrina Espirita, permite tecnicas terapeuticas importantes -- como por exemplo o passe --, que sao vitais para complementar as accoes de terapeutica comum, com um sucesso assinalavel. Isabel Saraiva salienta a especificidade do passe espirita como um gesto de amor e compaixao pelo semelhante em sofrimento e cujas raizes se encontram legitimadas nos exemplos praticos do proprio Cristo, distinguindo-o do passe feito por magnetizadores dentro e fora das escolas espiritualistas. Caracterizando a importancia dos diversos centros de forca perispirituais para o equilibrio psicofisiologico do ser, sustentando a tese espirita da importancia da moralizacao do homem como medida profilactica para o seu equilibrio, culmina a sua tese com uma relacao de medidas praticas, uteis para que essa moralizacao e equilibrio desejados sejam realmente eficazes. Nesse sentido, a analise da importancia e funcao da prece, da vida regrada e crista para o equilibrio psicofisiologico do ser, sao alguns desenvolvimentos complementares desta tese. Comportamento Perispiritual ante o nascimento e a morte por Rui Marta Os fenomenos do nascimento e da morte estao directamente implicados na problematica decorrente dos impositivos da reencarnacao, lei de causa e efeito e progresso moral do ser, criado simples e ignorante, para atingir, pelo seu proprio esforco, a perfeicao. Rui Marta apresenta, no tratamento do tema, exemplos concretos do modo como esses impositivos condicionam o tipo de nascimento e de morte a que o espirito esta sujeito. As descricoes dos fenomenos do nascimento e da morte, para alem das obras fundamentais da codificacao kardecista, encontram-se bem expressas nas obras de Andre Luis, como os casos do reencarne de Segismundo e os fenomenos de desprendimento definitivo do corpo fisico tambem tratados nas suas obras, a que o autor recorreu para ilustrar a tese que defende. As modificacoes do perispirito em ambos os casos, as dificuldades de adequacao do espirito ao estado humano e do homem ao estado de espirito, sao igualmente abordagens do autor. Os fenomenos do nascimento e da morte, o alfa e o omega da vida humana, nao significam, numa perspectiva integral, o principio e o fim da sua existencia como ser espiritual. Necessitado de acumular experiencia, somar conhecimentos e desenvolver potencialidades, o espirito "nasce" e "morre" as vezes necessarias ate realizar o imperativo da perfeicao. Reencarnacao e desencarnacao representam choques biologicos de suma importancia na economia da evolucao humana; seja no investimento do corpo seja na devolucao do mesmo a natureza donde proveio, cada um atendera a respectiva transaccao face aos debitos e aos creditos apresentados a sabedoria divina. Perispirito: a sua importancia para as ciencias medicas e biologicas actuais por Lutenio Faria O perispirito e o elemento plastico e modelador de todas as formas fisicas, sede de todas as transformacoes biologicas vitais, organicas e inorganicas. A sua importancia para a Medicina e para as ciencias biologicas, quimicas e fisicas em geral resulta do facto de ser a matriz onde estao impressos todos os caracteres geneticos e psicologicos dos seres em evolucao constante. Os fenomenos da hereditariedade, causas presentes e preteritas das enfermidades, sao subsidios importantes que Lutenio Soares explorou para mostrar que o perispirito regista, enquanto organizador biologico do corpo fisico, todas as agressoes que o homem faz a si mesmo, a saber, o suicidio, toxico-dependencia, os desequilibrios que resultam dos desregramentos com a alimentacao, alcool, sexo, falta de repouso, vida ociosa, ambicao desmedida, etc. A importancia do conhecimento do perispirito para as ciencias medicas e biologicas actuais impoe-se por si mesma, uma vez que, sem se levar em conta a sua existencia, a Biologia jamais conhecera a biologia integral do homem, e a Medicina jamais alcancara as verdadeiras causas das enfermidades. Ora, e justamente sobre esta perspectiva que o autor explorara a estreita relacao que existe entre a visao espirita das enfermidades e a concepcao homeopatica das mesmas. Samuel Hahnemann (1755-1843), pai da homeopatia, que em ciencias medicas se distingue nos seus metodos da alopatia (medicina geral), e Allan Kardec (1804-1869), codificador do Espiritismo, apresentam conceitos que, em muito, se assemelham, semelhanca que sera assumida na codificacao espirita onde Hahnemann, segundo defende o autor em tese, da uma comunicacao no "Evangelho Segundo o Espiritismo" intitulada "A Colera" e na "Revista Espirita" (1867), onde Kardec refere, num seu artigo, a importancia da homeopatia nas enfermidades morais. Alem disso, sera ainda relacionada a importancia da medicacao homeopatica para o complexo: corpo fisico-corpo perispiritual, demonstrando como a medicacao homeopatica tem em conta nos processos de cura a existencia do corpo energetico ou perispirito. Trabalho elaborado pelo nucleo de Jovens da FEP, em representacao da Juventude Espirita Portuguesa. "A natureza da mediunidade como faculdade humana" Cristina Silva apresenta a mediunidade como uma faculdade humana, buscando as raizes do seu desenvolvimento na evolucao filogenetica e ontogenetica do ser ao longo de multiplas existencias na Terra. Caracterizando ao pormenor a tipologia e funcao diversa da mediunidade nos planos da existencia humana, segundo a classificacao criteriosa que Kardec e Herculano Pires apresentam nos seus estudos, este tema e uma sintese fundamental de todo o percurso que os temas anteriores preparam. Ficam assim destacados, para alem dos elementos ja indicados, a importancia da conduta moral para o exercicio da mediunidade, a importancia da colaboracao interexistencial (entre os planos do espirito e o plano humano) alicercados numa perspectiva renovadora das sociedades e culturas humanas e na consolidacao de uma nova visao sobre o homem com base no estudo integral das suas faculdades. Nota: responsaveis pelo trabalho: -> Cristina Saraiva (A. E. Leiria); -> Joaquim Barbosa (A. E. Paiao); -> Sandra Arques (Nucleo Espirita Cristao - Porto); -> Sofia Silva (ABF - Lisboa); -> Luis Leitao (A. E. Setubal); -> Cristina Silva (DIJ - FEP). PAINEL FILOSOFIA ESPIRITA A concepcao de Deus por Sergio Freitas A concepcao espirita de Deus, logica e racional, nem sempre foi bem compreendida pela teologia religiosa que viu nela, indevidamente, uma explicacao perniciosa e indesejavel para os valores religiosos tradicionais. Porem, foi essa mesma concepcao que permitiu a recuperacao e revalorizacao da atitude religiosa face aos avancos do materialismo positivista e historico no seculo XIX. A recusa do Espiritismo em aceitar a ideia de um Deus "pessoa" prende-se com as excessivas conotacoes antropomorficas que a referencia contem. Com efeito, ao admiti-la, estariamos a reduzir Deus, o Ser por excelencia, a versao melhorada de um homem, nao poucas vezes caprichoso e incompreensivel. Foi justamente essa, entre muitas outras, a razao pela qual a ideia de Deus foi perdendo o seu valor e dando lugar aos profetas da morte de Deus que assim consolidavam o movimento ateu. Sergio Freitas defendera neste sentido que o movimento ateu, nomeadamente pela voz do profeta da "morte de Deus", Nietzsche, declarara morto nao o Deus real mas antes o "conceito" tradicional de Deus. A oportunidade da concepcao espirita de Deus ganha deste modo consistencia ao apresentar um Deus como a "causa primaria" de todas as coisas, inteligencia suprema do Universo, soberanamente justo e sabio, um Deus que rege o Universo atraves do amor que as suas leis manifestam e que a ordem geral do universo apresenta. Neste aspecto, o espirito e a materia ganham um novo significado e uma nova finalidade; o primeiro e o principio imortal em evolucao constante ate realizar-se na perfeicao; a segunda esta destinada a ser o palco transitorio do progresso do espirito. A referencia do autor a grandes pioneiros da filosofia e da ciencia, como sao Descartes e Albert Einstein, na sustentacao da sua tese, tem como principal objectivo demonstrar a oportunidade da concepcao espirita de Deus, atraves de uma visao desapaixonada, clara e racional, tal como Kardec a apresentou ao mundo e com ela revolucionou o conceito que o Ocidente tinha de Deus. Se a ciencia nos mostra hoje que Deus e uma realidade, o Espiritismo nos mostra como e essa realidade. Filosofia espirita: solidariedade e universalismo no centro das suas propostas por Francisco Marques Allan Kardec foi sempre um homem preocupado com as questoes do universal. Assistiu, na sua epoca, ao conflito doloroso entre ideologias e credos de toda a especie, politicos e religiosos, sociais e culturais de consequencias danosas para a vida do homem em comunidade. A sua grande paixao pela revelacao espirita, pela filosofia que lhe estava subjacente deveu-se ao facto de ela assumir contornos universais, capaz de, so por si, dar respostas seguras aos grandes problemas e inquietacoes da Humanidade. O sonho de Kardec cumpria-se, e ele proprio ajudava a materializa-lo. Mas, quais sao de facto as grandes diferencas que distinguem as propostas espiritas das demais propostas (religiosas, politicas, culturais, sociais)?: Uma nova visao da moral e da etica, uma nova abordagem aos problemas da natureza, condicao e finalidade humanas, a superacao do Estado Humano pelo Estado Espirita (revalorizacao do Humanismo por um estado mais perfeito: o Espiritismo), sao apenas alguns dos topicos que ilustram a grandeza do Espiritismo e o elevam acima das condicoes transitorias de uma ou mais uma... doutrina e o projectam para alem dela. Partindo dos paradigmas que orientam a filosofia, enquanto ciencia do pensamento humano, a saber: a verdade (teoria do conhecimento), o bem (etica) e o belo (estetica), paradigmas bem presentes no corpus doutrinario do Espiritismo, Francisco Marques defende o estatuto da Doutrina Espirita, tantas vezes questionado pelos seus adversarios, como uma legitima filosofia que, pelas respostas concretas que da a esses tres dominios da investigacao universal a cerca dos primeiros principios do conhecimento de tudo que existe, e digna de figurar no quadro de honra das grandes filosofias que fizeram escola no mundo pela influencia que tiveram na transformacao e desenvolvimento das ideias humanas. A reter, porem, e o principio espirita da "solidariedade universal" que confere uma ordem segundo leis imutaveis a tudo o que existe, do macro ao microcosmo, segundo um principio de harmonia que demonstra um Pensamento Superior por detras do Universo e aponta como meta do progresso do espirito a uniao com o seu criador, uma vez findo o caminho da realizacao transcendente da sua maxima perfectibilidade possivel. As Leis Morais e o seu significado teorico e pratico para uma ordem civilizacional e humana mais perfeita por Alexandre Ramalho e Maria do Carmo As Leis Morais (cf. "Livro dos Espiritos") sao o alicerce da filosofia espirita. Constituem um documento importante e antecipador das grandes preocupacoes deste seculo, de que os direitos humanos sao um bom exemplo. Sao, por isso, a evidencia de que o Espiritismo defende inequivocamente os direitos fundamentais e a dignidade da pessoa humana, constituindo igualmente um dos grandes manifestos sobre direitos humanos no seculo XIX quando estes ja nao estavam ainda na "ordem do dia". Maria do Carmo e Alexandre Ramalho defendem na sua tese que a ordem que subjaz as leis morais se revela implicita na economia do universo juridico humano; corrigindo os excessos que as reivindicacoes humanas, ainda imperfeitas, reclamam, eles demonstram porque os problemas humanos, antropologicos, sociologicos, juridicos, culturais e politicos devem ser orientados para o espirito imortal e nao so para o ser "humano" ou para as condicoes transitorias da sua existencia -- e que estas leis fazem parte da economia juridica universal e ja nao apenas das preocupacoes humanas com uma justica mais "justa". As Leis Morais geram direitos mas tambem obrigam a deveres. Sendo justas e equitativas (promovem o principio da reciprocidade "faz aos outros o que gostarias que te fosse feito" sobre o principio tradicional da justica retributiva: "olho por olho, dente por dente"), visam tornar suportavel e educativa a vida do homem na Terra, promovendo a felicidade e o respeito pelo outro. A Terra, na concepcao espirita, e uma "escola de almas", e nao pode nunca ser dissociada desse objectivo sob pena de se privar o homem de uma destinacao superior. Filosofia espirita: um projecto pedagogico para o homem por Benvinda Serrano A filosofia espirita, como uma filosofia de consequencias morais, e essencialmente um projecto pedagogico para o homem. Kardec, ele mesmo como pedagogo, procurou imprimir uma orientacao pedagogica a codificacao no que foi inteiramente apoiado pelos espiritos superiores que o assistiram. Por varias vezes, os problemas humanos sao identificados, principalmente no "Livro dos Espiritos", como decorrentes da ausencia de uma educacao generalizada do genero humano. Benvinda Serrano defende, numa linha de rigor e coerencia com os pressupostos da Doutrina Espirita, que o Espiritismo preconiza a educacao moral do ser como forma de combater as injusticas e os sofrimentos humanos que se devem a dominacao excessiva dos sentimentos de egoismo e do orgulho. Atraves da figura do "Homem de Bem", cujo modelo pedagogico e Jesus, a autora procura salientar quais as caracteristicas do homem verdadeiramente educado. So quando todos os homens que constituem a grande familia humana estiverem educados nos principios da solidariedade, tolerancia, respeito pela diferenca, fraternidade poderemos falar de civilizacao, ate la toda a civilizacao e incompleta. Civilizar espiritualizando, educar preparando o homem para o seu destino imortal e, por conseguinte, o objectivo da filosofia espirita da educacao. Espiritismo: religiao futura ou futuro das religioes por Carlos Alberto Ferreira As relacoes institucionais entre o Espiritismo e as religioes oficiais sempre foram problematicas e, nao raras vezes, conflituosas. Nao por culpa do Espiritismo, que ate lhes prestou um grande servico, sendo agente indirecto de algumas das suas novas orientacoes, mas por culpa delas proprias que suportam mal mundividencias religiosas diferentes das suas. Carlos Alberto Ferreira apresenta-nos o Espiritismo como um movimento de recuperacao dos valores originais do Cristianismo, preconizados por Jesus de Nazare. Defendendo a vivencia incondicional desses valores e demonstrando que sao intemporais, o Espiritismo integra-os no mundo contemporaneo, tornando-se assim naturalmente um seu legitimo representante, nao podendo ja ser dissociado dos valores essenciais do cristianismo e do humanismo cristao; despido de dogmas, cultos, paramentos, iniciacoes, rituais, hierarquias, o Espiritismo oferece todas as condicoes para uma pratica crista saudavel, voltada para as necessidades do homem contemporaneo. Apologista da religiao privada, isto e, a religiao do coracao e da razao, o lugar privilegiado para "adorar" a Inteligencia Suprema do Universo, conforme tinha defendido Jesus ao seu tempo, o Espiritismo faz-se agente da nova atitude religiosa, atitude para a qual, cada vez mais, vao caminhando algumas franjas das grandes religioes, avidas da verdadeira religiao. O autor demonstra ainda que o Espiritismo sempre esteve presente, directa e indirectamente, no seio das concepcoes religiosas e das suas manifestacoes; fazendo uma analise detalhada dos mitos e mitologias, das tres grandes religioes monoteistas (Judaismo, Cristianismo e Islamismo), comprovando a cada passo que os fenomenos espiritas sao de todos os tempos. Poder-se-a adiantar que sao eles mesmos a raiz da fenomenologia religiosa e o seu corolario. A intervencao dos espiritos no mundo corporeo e uma realidade iniludivel que o Espiritismo defende estar na raiz das origens da religiao. Espiritismo nao e, no seu sentido original, uma religiao e, defende o autor, nunca o vira a ser, mas sera certamente o futuro das religioes no sentido em que estas nao podem escapar a verdade dos seus principios. O Espiritismo e eminentemente uma Filosofia etico- moral e a moral e, no dizer de Kant e de Pestallozzi, a verdadeira religiao. ------------------ Eu vou tomar a liberdade de tecer alguns comentarios, baseado nos resumos que o Sergio enviou. Sobre o texto: Mediunidade, faculdade humana: a sua importancia para o homem e sociedades do amanha a luz da ciencia espirita, de Arnaldo Costeira, eu tenho uma ressalva. Ele da a entender que a mediunidade levou ao suicidio de Mario de Sa Carneiro. Eu discordo dessa afirmacao. A mediunidade nao leva ninguem ao suicidio, a "fraqueza" ou "ignorancia" - no sentido de desconhecimento - do espirito sim. Logo em seguida o autor se corrige, quando fala da importancia da mediunidade bem orientada e educada. Colocar a mediunidade como causa e' um engano que existe desde os tempos de Kardec, e ele constantemente tinha de lembrar de que se estava tomando a causa por efeito. O palestrante Geraldo Oliveira (Mediunidade e patologias da mente) tambem cita a mediunidade como causa de disfuncoes da mente, o que e' o mesmo que dizer que a visao causa miopia. Isabel Saraiva falou sobre os Centros de Forca perispirituais e a sua importancia para o equilibrio psicofisiologico do ser. No resumo ela cita os centros de forca e o passe. Eu nao assisti a palestra, portanto nao posso dizer como ela relacionou os dois. Mas um mal-entendido comum e' que o medium que esta dando um passe deve impor as maos, sendo que alguns chegam a tocar a pessoa que recebe o passe, nos centros de forca. Isso nao tem uma base Espirita, pois o passe Espirita tem no medium um intermediario, que nao precisa nem se mexer para que o passe seja efetivo... Uma grande amiga minha me colocou uma situacao hipotetica. Suponhamos que voce nota que um amigo seu precisa de um passe, e, voce, medium, pode socorre-lo. Mas voces estao em um local publico. Como e' que voce vai levantar e comecar a se sacudir na frente dele? Isso nao e' preciso, basta uma oracao e uma mentalizacao sincera! Jose. ___________________________________________________________________ GEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEA E E A Grupo de Estudos Avancados Espiritas G E E G ADESOES: Envie seus dados, tais como: A E E A Nome: G E Endereco: Fone: E G E-mail: A E Profissao: E A G E Comentarios: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. E ------------------------------------------------------------- G G E Lista de instituicoes em diversos paises pode ser obtida E A com o Sergio Freitas, e-mail saf@fct.unl.pt A E E G G E Edicoes Anteriores : Podem ser solicitadas ao Jose' Cid. E A E-mail: jac14@po.cwru.edu A E E GEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEAEGEA