################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 09(107)/94 25/10/94 ################################################################# O PARTIDO ESPIRITA Os Espiritas se consideravam bem como uma escola fliosofica, mas nunca lhes tinha vindo a cabeca se julgar um partido. Ora, eis que um belo dia o Moniteur lhes da esta noticla, que os surpreendeu um pouco. E quem oi que lhes deu esta qualificacao? Foi um desses folicularios sem consequencia, que lancam epitetos ao acaso, sem lhes compreender o alcance? Nao; e um relatorio oficial, feito ao primeiro corpo do Estado, ao Senado. Assim, nao e provavel que, num documento dessa natureza, essa palavra tenha sido usada estouvadamente. Sem duvida nao foi a benevolencia que a ditou, mas foi dita e faz sucesso, porque os jornais nao a deixaram cair. Alguns, crendo ai encontrar um agravo a mais contra o Espiritismo, nada tiveram de mais urgente do que gravar nas suas colunas o titulo de: O Partido Espirita. Assim, essa pobre escolinha, tao ridicularizada, tao atacada, que caridosamente pretendiam mandar em massa ao hospicio; sobre a qual diziam que bastava soprar para que ela desaparecesse; que vinte vezes o declararam morta e para sempre sepultada; a qual nao ha mais fino escritor hostil que nao se tenha gabado de lhe haver dado o golpe de graca, mas concordando, com estupefacao, que ela invadia o mundo e todas as classes da sociedade; da qual quiseram, a todo custo, fazer uma religiao, gratificando-a com templos e sacerdotes, grandes e pequenos, que ela jamais viu, ei-la de repente transformada em partido. Por esta qualificacao, o sr. Genteur, relator do Senado, nao lhe deu o seu verdadeiro carater, mas a exalcou; deu-lhe uma classe, um lugar, pondo-a em relevo. Porque a ideia de partido implica a de uma certa forca, de uma opiniao bastante importante, bastante ativa e bastante espalhada para representar um papel, e com a qual e preciso contar. Por sua natureza e por seus principios, o Espiritismo e essencialmente pacifico; e uma ideia que se infiltra sem ruido, e se encontra numerosos aderentes, e que agrada; jamais fez reclames nem quaisquer exibicoes; forte pelas leis naturais, nas quais se apoia, vendo-se crescer sem esforcos nem abalos, nao vai enfrentar ninguem, nao violenta nenhuma consciencia; diz o que e e espera que a ele venham. Todo o ruido feito em seu redor e obra de seus adversarios; atacaram-no, ele teve que se defender, mas sempre o fez com calma, moderacao e so pelo raciocinio; jamais se afastou da dignidade que e propria de toda causa que tem consciencia de sua forca moral; jamais usou de represalias, pagando injuria por injuria, maus procedimentos por maus procedimentos. Hao de concordar que este nao e o carater ordinario dos partidos, agitados por natureza, fomentando a agitacao e a quem tudo e bom para chegar aos fins. Mas, desde que lhe dao este nome, ele o aceita, certo de que nao o desonrara por qualquer excesso; porque repudiaria quem quer que dele se prevalece para suscitar a menor perturbacao. O Espiritismo seguia a sua rota sem provocar qualquer manifestacao publica, mas aproveitando a publicidade que lhe faziam os seus adversarios; quanto mais a sua critica era escarnecedora, acerba e virulenta, mais excitava a curiosidade dos que nao o conheciam e que, para saber a que se ater quando a esta assim chamada nova excentricidade, iam simplesmente informar-se na fonte, isto e, nas obras especiais; estudavam-no e verificavam que era completamente diverso do que tinham ouvido dizer. E um fato notorio que as declamacoes furibundas. os anatemas e as perseguicoes ajudaram poderosamente a sua propagacao, porque, em vez de desviar, provocaram o seu exame, quando mais nao fosse pela atracao do fruto proibido. As massas tem a sua logica; elas se dizem que se uma coisa nada fosse, dela nao falariam, e medem a sua importancia precisamente pela violencia dos ataques de que e objeto e do pavor que causa aos seus antagonistas. Instruidos pe]a experiencia, certos orgaos de publicidade se obstinham de falar dele, bem ou mal, evitando mesmo pronunciar-lhe o nome, para nao lhe dar repercussao, limitando-se, de vez em quando, a alguns ditos ofensivos na ocasiao, e como a sorrelfa, quando uma ocasiao o punha forcosamente a evidencia. Alguns tambem guardaram silencio, porque a ideia tinha penetrado em suas fileiras e com ela; senao talvez a conviccao, ao menos a hesitacao. Entao, em geral a imprensa se calava sobre o Espiritismo, quando uma circunstancia, que nao podia ser efeito do acaso, a punha na necessidade de falar dele. E quem provocou o incidente? Sempre os adversarios da ideia que, ainda dessa vez, se equivocaram, produzindo um efeito totalmente contrario ao que esperavam. Para dar mais repercussao ao seu ataque, conduzem-no desajeitadamente, nao terreno de uma folha sem carater oficial e cujo numero de leitores e diminuto, mas por via de peticoes ate a tribuna do Senado, onde ela e objeto de uma discussao e de onde saiu a expressao partido espirita. Ora, gracas aos jornais de todas as cores, obrigados a noticiar o debate, a existencia desse partido foi revelada instantaneamente a toda a Europa e fora dela. E verdade que um membro da ilustre assembleia disse que nao havia senao bobos que fossem Espiritas; ao que o presidente respondeu que os bobos tambem podiam formar partido. Ninguem ignora que hoje os Espiritas se contam por milhoes e que altas notabilidades simpatizam com suas crencas; entao a gente pode admirar-se que um epiteto tao pouco cortez e tao generalizado tenha saido daquele ambiente, dirigido a uma parte da populacao, sem que o autor tenha refletido ate onde ele atingia. Alias, os proprios jornais se encarregaram de desmentir tal qualificacao, certamente nao por benevolencia, mas, que importa! O jornal La Liberte entre outros, que aparentemente nao quer que se seja livre de ser Espirita, como se o e de ser judeu, protestante, saint-simoniano ou livre-pensador, publicou, em seu numero de 13 de junho, um artigo sob a assinatura de Lievin, do qual eis um resumo: "O sr. Comissario do Governo, Genteur, revelou ao Senado a existencia de um partido que nao conheciamos, e que, parece contribui como os outros, no limite de suas forcas, para abalar as instituicoes do imperio. Ja a sua influencia se havia feito sentir o ano passado, e o partido espirita - foi o nome que lhe deu o sr. Genteur - tinha obtido do Senado, sem duvida gracas a sutileza dos meios de que dispoe, a remessa ao governo da famosa peticao de Saint-Etienne, na qual eram denunciadas, como se lembram, nao as tendencias materialistas da Escola de medicina, mas as tendencias filosoficas da biblioteca da comuna. Ate aqui nos tinhamos atribuido ao partido da intolerancia a honra desse sucesso, e o consideravamos por si como uma consolacao por seu ultimo revez; mas parece que nos tinhamos enganado e que a peticao de Saint-Etienne nao passava de uma manobra desse partido espirita, cujo poder oculto parece querer exercer-se mais particularmente em detrimento das bibliotecas. "Assim, segunda-feira o Senado recebia uma nova peticao, na qual o partido espirita, levantando ainda a cabeca, denunciava as tendencias da biblioteca de Oullis, Rodano. Mas desta vez a veneravel assembleia, posta em guarda pelas revelacoes do sr. Genteur, por uma ordem do dia unanime, frustou os calculos dos Espiritas. Apenas o sr. Nisard se deixou apanhar mais ou menos por esta astucia de guerra e de boa-fe estendeu a mao a esses perfidos inimigos. Deu-lhes o apoio de uma parecer em que, por sua vez, assinalava os perigos dos maus livros. Felizmente e equivoco do honrado scander nao foi partilhado e os Espiritas, reconhecidos e confusos, foram reconduzidos como mereciam." Um outro jornal, a Revue Politique Hebdomadaire, de 13 de junho, assim comeca um artigo sobre o mesmo assunto: "Ainda nao conheciamos todos os nossos perigos. Nao eram, pois, bastantes o partido legitimista, o orleanista, o republicano, o socialista, o comunista e o partido vermelho, sem contar o partido liberal, que os resume a todos, se se acredita no Constitucional? Era mesmo sob o segundo imperio, cuja pretensao e dissolver todos os partidos, que um novo partido devia nascer, crescer e ameacar a sociedade francesa, o partido espirita? Sim, o partido espirita! Foi o sr. Genteur conselheiro de estado, quem o descobriu e o denunciou em pleno Senado!" Dificilmente sera compreendido que um partido que so se componha de bobos possa fazer o Estado correr serios perigos. Teme-lo seria fazer crer que se tem medo dos bobos. Soltando um grito de alarme em face do mundo, prova-se que o partido espirita e alguma coisa. Nao tendo podido abafa-lo sob o ridiculo, tentam apresenta-lo como um perigo para a tranquilidade publica. Ora, qual sera o inevitavel resultado desta nova tatica? Um exame tanto mais serio e mais profundo mais tera exaltado o seu perigo; querendo conhecer as doutrinas deste partido, seus principios, sua palavra de ordem, suas filiacoes. Se o ridiculo lancado sobre o Espiritismo, como crenca, despertou a curiosidade, sera bem outra coisa do momento em que e apresentado como um partido temivel; cada um esta interessado em saber o que ele quer, para onde conduz: e tudo o que ele pede: agindo em plena luz, nao tendo qualquer instrucao secreta, fora do que e publicado para uso de todo o mundo, nao teme nenhuma investigacao, bem certo, ao contrario de ganhar por ser conhecido e que, quem quer que o perscrutar com imparcialidade, vera em seu codigo moral uma poderosa garantia de ordem e de seguranca. Um partido, desde que haja um partido que inscreve em sua bandeira: ``Fora da caridade nao ha salvacao'' indica bem claramente suas tendencias, para que ninguem tenha razao para o temer. Alias, a autoridade, cuja vigilancia e conhecida, nao pode ignorar os principios de uma doutrina que nao se esconde. Nao lhe falta gente para lhe dar conta do que se diz e do que se faz nas reunioes espiritas, e ela bem saberia chamar a ordem os que dela se afastassem. E de admirar que homens que fazem profissao de liberalismo, que reclamam em coro e aos gritos a liberdade, que a querem absoluta para as suas ideias, seus escritos, suas reunioes que estigmatizam todos os atos de intolerancia, entendam proscreve-la para o Espiritismo. Mas vede a que inconsequencias conduz a cegueira! O debate que ocorreu no Senado foi provocado por duas peticoes: uma, do ano passado, contra a biblioteca de Saint-Etienne; outra deste ano, contra a biblioteca de Oullins, assinadas por alguns habitantes daquelas cidades, e que reclamavam contra a introducao naquelas bibliotecas, de certas obras, em cujo numero figuravam as obras espiritas. Ora! o autor do artigo do jornal La Liberte, que sem duvida examinou a questao um tanto levianamente, imagina que a reclamacao emana do partido espirita e conclui que este sofreu uma desgraca terrivel pela ordem do dia pronunciada contra a peticao de Oullins. Eis, pois, esse partido tao perigoso facilmente derrubado, e que requer que suas proprias obras sejam excluidas! Entao seria verdadeiramente o partido dos bobos. Alias, esse estranho equivoco nada tem de surpreendente, desde que o autor declara, de inicio que nao conhecia esse partido, o que nao o impede de o declarar capaz de abalar as instituicoes do imperio. Longe de se inquietarem com esses incidentes, os Espiritas devem alegrar-se; esta manifestacao hostil nao podia produzir-se em circunstancias mais favoraveis e a doutrina assim recebera, ao certo, um novo e salutar impulso, como tem acontecido em todos os erguimentos de escudos, de que ela tem sido objeto. Quanto mais repercussao tem esses ataques, mais proveitosos. Dia vira em que se transformarao em aprovacoes abertas. O jornal Le Siecle, de 18 de junho, tambem publicou o seu artigo sobre o partido espirita. Todos ai notarao o espirito de moderacao, que contrasta com os dois acima mencionados. Reproduzimo-lo na integra "Quem disse que nao ha nada de novo debaixo do sol? O ceptico que assim falava nao suspeitava que um dia a imaginacao de um conselheiro de Estado faria, em pleno Senado, a descoberta do partido espirita. Nos ja contavamos alguns partidos em Franca e Deus sabe se os ministros oradores cometem erro de enumerar os perigos que podem causar essa divisao dos espiritos! Ha o partido legitimista, o partido orleanista, o partido republicano, o partido socialista, o partido comunista, o partido clerical, etc., etc. "Ao sr. Genteur a lista nao pareceu bastante comprida. Ele acaba de denunciar a vigilancia dos veneraveis pais da politica, sediados no palacio de Luxemburgo, a existencia do partido espirita A esta revelacao inesperada, um arrepio percorreu a assembleia. Os defensores das duas morais, com o sr. Nisard a frente, estremeceram. "A despeito do zelo desses inumeraveis funcionarios do imperio frances, que e o que esta ameacado por um novo partido? - Na verdade, e para desesperar a ordem publica. Como este inimigo, invisivel ate agora para o proprio sr. Genteur, pode subtrair-se a todas as vistas? Ha nisto um misterio, que o sr. conselheiro de Estado, se o penetrar, tera a bondade de nos ajudar a compreender. Pessoas oficialmente informadas afirmam que o partido espirita ocultava o exercito de seus representantes, os Espiritos batedores, detras dos livros das bibliotecas de Saint-Etienne e de Oullins. "Eis-nos, pois, de volta aos belos tempos das historias para adormecer de pe, das mesas girantes e dos tripes indiscretos! "Posto que o Espiritismo e seu primeiro apostolo, o sr. Delage, o mais suave dos pregadores, nao tenham ainda convencido muita gente. contudo chegaram a constituir um partido. Isto, pelo menos, se diz ne Senado, e nao seremos nos que jamais nos permitiremos suspeitar da exatidao do que se afirma num lugar tao elevado. "A influencia oculta do partido recentemente assinalado se fez sentir ate na ultima discussao do Senado, onde o sr. Desire Nisard, primeiro na qualificacao, mostrou-se forte contra os reacionarios. Um tal papel cabia de direito ao homem que foi, desde a sua saida da escola normal, um dos mais ativos agentes das ideias retrogradas. "Depois disto, e para admirar ouvir o honrado senador invocar o arbitrario para justificar medidas restritivas tomadas a proposito da escolha de livros da biblioteca de Oullins? "Esses estabelecimentos populares, disse o sr. Nisard, sao fundados por associacoes; encontram-se, pois, sob o disposto ne Art. 291 do Codigo Penal e, por consequencia a discricao do ministro do interior. Ele usou, usa e usara desta ditadura." "Deixamos ao partido espirita e ao seu Cristovao Colombo, o sr. Genteur, conselheiro de Estado, o trabalho de interrogar os Espiritos reveladores, a fim de que nos digam o que o Senado espera obter impedindo os cidadaos de organizar livremente as bibliotecas populares, como se pratica na Inglaterra?" ANATOLE DE LA FORGE Artigo publicado na Revista Espirita de 1868, traducao de Julio Abreu filho, publicado pela EDICEL e transcrito pelo Jose Cid. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### ESPIRITISMO NA ALEMANHA Caro Jose Cid: Demorei mas estou te enviando agora um pequeno resuminho do nosso grupo e de nossas atividade aqui na Alemanha. O nosso grupo foi iniciado em 10/6/93 por Divaldo Pereira Franco no lar de Edson e Regina Schuhmann e e denominado Culto no lar Joanna de Angelis. A nossa dirigente e Henie Seifert (0211 252526), e fazemos reunioes abertas a quem quizer participar aos domingos de 15 em 15 dias. Nestas reunioes fazemos um estudo do Evangelho ( que simultaneamente esta sendo traduzido para o alemao por nossa dirigente), comentamos trechos do livro dos espiritos e fazemos algumas mentalizacoes de ajuda para encarnados e desencarnados. As nossas reunioes sao feitas simultaneamente em portugues e alemao. A partir de julho de 94, com apoio Tambem de Divaldo Franco, passamos a realizar reunioes mediunicas para desenvolvimento dos mediums do grupo tambem de 15 em 15 dias as sextas feiras. A nossa reuniao acontece ate hoje no lar dos Schuhmmans que e em Sudstrasse 31 53757 Sankt Augustin Deutschland (02241 205718). Um abraco Sonia Correa LIVROS ESPIRITAS EM INGLES Do ultimo Boletim: "Estou precisando de alguns livros espiritas em Ingles. Pensei que talvez voce pudesse me dar uma dica. Estou interessado nas obras basica como por exemplo: - livro dos espiritos; - o evangelho segundo o espiritismo - o livro dos mediuns Tenho alguns amigos aqui que tem interesse em le-los." Caro Jose, Talvez atraves da associacao citada no anuncio abaixo, que foi publicado na edicao de agosto/91 da Revista Espirita Allan Kardec, o Helio e a Rejane possam conseguir livros espiritas em ingles. Atenciosamente Carlos "Livros Espiritas Para o Mundo" Foi criada, recentemente, em Brasilia, a Associacao Mundo Espirita, com a finalidade de incrementar a leitura de obras espiritas no exterior e trabalhar pelo ideal do Esperanto. Francisco Matos Oliveira, seu Vice-Presidente, informa que, desde a criacao da entidade e como resultado de suas atividades, ja foi providenciada a remessa de centenas de livros espiritas e outras publicacoes para o exterior, destinadas a Ucrania, Polonia, Tchecoslovaquia, Noruega, Estados Unidos, Portugal, etc ... Tanto quanto possivel, os livros sao enviados vertidos para outros idiomas e para a lingua neutra universal. Surge dai uma grande dificuldade, que e' o numero muito escasso de obras espiritas vertidas para outras linguas e, as poucas que existem, alem do Esperanto, sao quase que exclusivamente em ingles, espanhol, umas raras em frances... Os que se interesssarem em colaborar com esse nobre ideal podem dirigir-se a Caixa Postal n.o 3.507, CEP 70084 - Brasilia (DF) - Brasil. DJALMA ARJOLO - TCI Do ultimo Boletim: "Gostei muito! Sera que voce teria como me mandar o endereco do Djalma Arjolo? Eu gostaria de escrever para ele e convida-lo a enviar um artigo para o GEAE. Creio que seria bastante enriquecedor para todos nos.'' Caro Jose, Infelizmente nao foi possivel conseguir o endereco do Djalma, mas consegui o endereco do grupo espirita responsavel pela publicacao dos seus livros : Uniao Espirita de Vitoria da Conquista Vitoria da Conquista, Bahia - Brasil Rua Siqueira Campos, 299 - Centro Talvez enviando uma carta para esse grupo seja possivel entrar em contato. Bem que gostaria de ler um artigo dele a respeito da transcomunicacao, principalmente sobre pesquisas envolvendo o uso de computadores. Em um congresso que assisti no ano passado, promovido pela Associacao Medico Espirita de Sao Paulo, foram apresentadas tambem algumas conferencias sobre TCI. Destas a que achei mais interessante foi a apresentada pelo pesquisador Mario Amaral (se nao me engano ele e' professor ou na UFRJ ou no IME). Ele vem trabalhando no estudo dos mecanismos atraves dos quais ocorre a comunicacao e no desenvolvimento de equipamentos adequados. Como ele tem formacao de engenheiro eletronico, eu o procurei apos a palestra para conversar sobre suas pesquisas, principalmente em relacao a atuacao dos espiritos nos equipamentos. Pois bem, conversei um bom tempo com ele, e com outras pessoas que o acompanhavam, e a principal posicao que me passou e' de que ainda nao e' possivel dizer com certeza quais os mecanismos envolvidos no fenomeno. O que mais me impressionou foi sua personalidade, pessoa extremamente atenciosa e calma, com explicacoes muito claras e opinioes bem fundamentadas. Isso tudo sem falar que fez uma demonstracao pratica "na hora", utilizando-se do gravador (daqueles pequenos, para entrevistas) de uma senhora presente (que tambem procurava tirar algumas duvidas), ele conseguiu gravar algumas vozes. As vozes gravadas nao eram muito nitidas, exigindo um certo esforco para compreensao, mas eram perfeitamente distinguiveis do ruido de fundo da sala em que conversavamos. A caracteristica mais curiosa das vozes "do outro lado" e' sua "velocidade" em relacao a uma gravacao normal, tanto que para compreende-las melhor e' ideal o uso de um gravador que possa tocar a fita em velocidade menor que a de gravacao, o que nao era o caso do equipamento em questao. Fiquei de corresponder-me com o prof. Amaral, mas acabei nao retomando o contato. O principal motivo foi que nao obtive sucesso com as tentativas que fiz de transcomunicacao e nao quis importuna- lo. Posso lhe dizer que antes dessa conversa nao levava muito a serio o assunto de transcomunicacao, algumas noticias que tinha lido a respeito tinham-me feito ficar um tanto cetico. Acredito que valha a pena escrever-lhe. Algumas das pessoas que acompanhavam o Prof. Amaral faziam parte de um grupo de estudo da transcomunicacao no Rio de Janeiro. Esse grupo foi criado por engenheiros e professores de engenharia e por isso foi denominado ENGEA (Engenheiros Espititualistas Associados). O endereco para correspondencia do ENGEA e': ENGEA P.O.Box 11.522 - CEP 22.222 Rio de Janeiro - RJ Brasil Atenciosamente Carlos __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################