################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 09(102)/94 20/09/94 ################################################################# 16.a SEMANA DO LIVRO ESPIRITA - PENHA ===================================== Patrocinada pela Associacao Espirita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes ------------------------------------------------------------- 09 a 15 de Outubro de 1994 PROGRAMA: Dia 9 (Domingo) - 16:00h Demonstracao de Pintura Mediunica Medium: Marilusa Moreira Vasconcelos Dia 10 (Segunda) - 20:15h Os Caminhos da Sabedoria Conferencista: Ubiratam Rosa Dia 11 (Terca) - 20:15h O Terceiro Milenio Conferencista: Ariston Santana Teles Dia 12 (Quarta) - 20:15h O Evangelho no Lar Conferencista: Maria Tonetti Compri Dia 13 (Quinta) - 20:15h A Familia como meio de Evolucao Conferencista: Adao Novato de Oliveira O Espiritismo no Futuro Conferencista: Heloisa Pires Dia 15 (Sabado) - 20:15h Bezerra de Menezes e a Mediunidade Conferencista: Therezinha de Oliveira As conferencias serao realizadas no Auditorio Bezerra de Menezes, Rua Omacha, 182 - Penha - Sao Paulo, SP - Brasil.Posto central para venda de livros: Saguao do Auditorio. IRMAO DE JESUS Ele se fez o irmao da pobreza, a fim de que ela ficasse digna e enriquecedora. Ele se tornou o irmao da Natureza, de forma que todos vissem o Pai Criador nela refletido. Ele se transformou no irmao das aves, elevando-as a condicoes superiores. Ele se condicionou como irmao dos animais, descendo 'a mais bela comunhao de solidariedade que se conhece. Ele se consagrou como irmao dos astros, revelando sua realidade estelar. Ele dialogou com todos: os ricos e os pobres, as aguas e os servos da vida, saudaveis e enfemos, abencoando-os e atraindo-os a si com a forca irresistivel do amor. Rico, tornou-se tao pobre que a sua fortuna era nada possuir. Cantor, dirigiu a musica da sua voz para falar em nome de todas as vozes principalmente daqueles que, miseraveis no mundo, haviam perdido o direito de ter voz. Numa epoca, na qual os homens se isolavam nos castelos e palacios ou se escondiam em choc,as miserrimas, ele se ergueu como ponte, unindo as criaturas. Todos levantavam paredes e Francisco derrubava-as. Enquanto se apresentavam e se mantinham distancias, ele surgia como aproximacao. Niguem que amasse tanto quanto ele amava. Depois do Amigo, jamais alguem que houvesse sido tao fiel, tao irmao de todos. ************************* Hoje, a sua voz ainda prossegue chamando as almas para Deus. A forca do seu verbo continua arrebatando, porque penetra o mais profundo do ser humano, e quem a ouve nunca mais deixa de escutar-lhe o cantico. Os silencios de suas meditacoes falam alto. A sua ternura comove e convence. Ele e' indimensional na sua pequenez, na sua singeleza. A morte nao o calou, a fragilidade organica nao lhe impediu o dever de atender o chamado do seu Senhor. Ele continua incorruptivel no ministerio que mudou, em plena Idade Media, os rumos da fe' e do amor. Quando a decadencia politica e religiosa se anunciavam, como decorrencia do abuso do poder e das arbitrariedades, Francisco dignificou a criatura humana colocando-a em patamares elevados e propos-lhe a felicidade com Jesus. O mundo, depois dele, ficou diferente, qual sucedera antes com o do seu Amado. A simplicidade enfretou a afronta; a pureza nao temeu a perversao. Ele nao e' somente um simbolo, mas a realidade do proprio amor. O seu psiquismo prossegue envolvendo a Terra e todos aqueles que sintonizam com a sua vibracao experimentam paz e se enriquecem de esperanca. ************************* Quando a irma morte se acercou, ele recebeu-a sorrindo, saudou-a com uma cancao: Louvado seja meu Senhor, pela nossa morte corporal da qual nenhum home vivente pode escapar, e penetrou de retorno, na Esfera dos Justos so o carinho do seu Pleno Amor. Francisco, por fim e' o irmao de Jesus, como nenhum outro se identificou com tao grando afinidade. Irmao Francisco: nestes dias tulmutuosos, ergue a tua doce voz e canta outra vez aos ouvidos surdos da Humanidade o teu hino de bencaos e de luvor, intercedendo junto ao teu hino hino de bencaos e de louvor, intercedendo junto ao teu Irmao por todos nos os pobres filhos do Calvario! Joanna de Angelis. (Mensagem psicografada pelo medium Divaldo P. Franco, em 25-6-1994, em Assis, Italia, diante do tumulo de Francisco de Assis. Transcrita e enviada pelo Joao) DIFERENTES FORMAS DE MANIFESTACOES Os espiritos atestam sua presenca de varias maneiras, conforme sua aptidao, vontade e maior ou menor elevacao. Todos os fenomenos de que teremos ocasiao de tratar ligam-se, naturalmente, a um ou outro desses modos de comunicacao. Para facilitar a compreensao dos fatos julgamos, pois, um dever, abrir a serie de nossos artigos com um quadro das diversas formas de manifestacoes. Podem ser assim resumidas: 1 - Acao oculta, quando nada tem de ostensivo. Tais sao, por exemplo, as inspiracoes ou sugestoes de pensamentos, os avisos intimos, a influencia sobre os acontecimentos, etc. 2 - Acao patente ou manifestacao, quando e de qualquer maneira provavel. 3 - Manifestacoes fisicas ou materiais, sao as que se traduzem por fenomenos sensiveis, tais como ruidos, movimentos e deslocamentos de objetos. Essas menifestacoes nao trazem frequentemente nenhuma mensagem; so tem por fim chamar atencao para qualquer coisa e convencer-nos da presenca de um poder sobre-humano. 4 - manifestacoes visuais ou aparicoes, quando o Espirito se mostra sob uma forma qualquer, sem ter nenhuma das propriedades conhecidas da materia. 5 - Manifestacoes inteligentes, quando revelam um pensamento. Toda manifestacao que tem sentido, mesmo quando nao passa de simples movimento ou ruido, que acusa certa liverdade de acao, corresponde a um pensamento ou obedece a uma vontade, e uma manifestacao inteligente. E as ha em todos os graus. 6 - As comunicacoes: sao manifestacoes inteligentes, que tem como objetivo uma troca de ideias entre o homem e os Espiritos. A natureza dessas comunicacoes varia segundo a elevacao ou inferioridade, o saber ou a ignorancia do Espiritos que se manifesta e conforme a natureza do assunto de que se trata. Podem ser frivolas, grosseiras, serias ou instrutivas. As comunicacoes frivolas procedem de Espiritos levianos, zombeteiros e travessos, mais malandros que maus, e que nenhuma importancia ligam ao que dizem. As comunicacoes grosseiras traduzem-se por expressoes que chocam o decoro. Procedem de Espiritos inferiores ou que ainda nao se despojaram de todas as impurezas da materia. As comunicacoes serias sao graves quanto ao assunto e a maneira por que sao feitas. A linguagem dos Espiritos superiores e' sempre digna e isenta de trivialidade. Toda comunicacao que exclui a frivolidade e a grosseria e que tem um fim util, mesmo de interesse particular, e por isso mesmo seria. As comunicacoes instrutivas sao as comunicacoes serias, cujo principal objetivo e um ensinamento qualquer, dado pelo Espirito sobre as Ciencias, a Moral, a Filosofia, etc. Sao mais ou menos profundas e mais ou menos verdadeiras, conforme o grau de elevacao e de desmaterializacao do Espirito. Para tirar proveito real destas comunicacoes, devem elas ser regulares e seguidas com perseveranca. Os Espiritos serios ligam-se aqueles que querem instruir-se e os ajudam, ao passo que deixam aos Espiritos levianos a tarefa de divertir com suas faceias aqueles que nao veem nessas manifestacoes senao um passatempo. So pela regualridade e pela frequencia das comunicacoes e que se pode apreciar o valor moral e intelectual dos Espiritos com os quais nos entretemos, bem como o grau de confianca que merecem. Se e necessario ter experiencia para julgar os homens, mais ainda o e para julgar os Espiritos. Transcrito pelo Jose Cid da Revista Espirita de 1858, publicada pela EDICEL e traduzida por Julio Abreu Filho. TCI - CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS Assim como ha' grupos que querem ajudar a humanidade evoluir, ha' tambem aqueles que querem impedi-la de fazer sua ascensao evolutiva. Os bons espiritos nos alertam para termos cuidados com esses ultimos. Sao esses menos bons, para nao dizer maus, brincalhoes, zombeteiros, pseudo-sabios, frivolos, enfim, espiritos inferiores. A TCI tambem alcanca esses grupos. Dai o cuidado quando tentarmos fazer contatos com os planos espirituais. Pode ser que entremos em comunicacao com os espiritos dessa qualidade e entao iremos ter serios problemas de toda a ordem. A necessidade do estudo e analise das comunicacoes foi recomendado por Allan Kardec, para os grupos que quiserem se comunicar com o Alem e saber identificar os varios tipos de espiritos, evitando assim aborrecimentos futuros. Essa regra aurea e' tambem aplicada a TCI. O grupo que quiser comecar com a TCI devera seguir os conselhos dos espiritos para evitar contato com os planos inferiores: 1 - objetivos superiores no plano moral; 2 - compromisso de promover em si a transformacao dos sentimentos em direcao do amor em sua dimensao sublimada; 3 - nao ter finalidade lucrativa material de especie alguma; 4 - disposicao para estudo e analise critica construtiva; 5 - isencao de mera curiosidade ou de reforco dos vicios morais; 6 - conservar ou aprender a cultivar pensamentos superiores, pois o pensamento e' enorme forca criativa e reformadora. Se voce quer comecar: Se voce esta interessado em TCI e quer iniciar os estudos nesse sentido, procure ler e estudar bons livros que tratam do assunto para evitar serios problemas. As experiencias nao sao complicadas, nem os aparelhos sofisticados e especiais. E' necessario ter muita paciencia, persistencia e finalidades superiores. E' necessario usarmos a TCI como instrumento de estudo, desta e da outra vida, para a conquista de valores positivos necessarios a evolucao humana. Nunca, em hipotese alguma, como mera curiosidade. Trecho do Artigo (paragrafos 18 a 22): "Os "Mortos" se Comunicam atraves de aparelhos eletronicos'', publicado na Revista Espirita Allan Kardec (Grafica e Editora Espirita Paulo de Tarso - Goiania - Goias), edicao de Maio/92 (o nome do autor nao consta do artigo), transcrito pelo Carlos. "MILHARES DE VOZES SE FAZEM OUVIR SIMULTANEAMENTE EM TODOS OS RECANTOS DO PLANETA" Os espiritos revelaram que um dia o espiritismo espalhar-se-ia entre os homens. "... Quis Deus que a nova revelacao chegasse aos homens por mais rapido caminho e mais autentico. Incumbiu, pois, os Espiritos de leva-la de um polo a outro, manifestando-se por toda a parte, sem conferir a ninguem o privilegio de lhes ouvir a palavra..." (O Ev. Seg. o Esp., pg. 29). As vezes parece que nos esquecemos que "... o Espiritismo nao tem nacionalidade e nao faz parte de nenhum culto existente..." (Ibid, pg. 29). Por me incluir no grupo de pessoas que por vezes ignoram tais importantes "detalhes", me surpreendi ao encontrar um livro (Afterlife, por Colin Wilson, London, Harrap Ltd., 1985, 269 pg.), diga-se de passagem "nao-espirita", que traz em um capitulo uma detalhada revisao dos acontecimentos referentes a revelacoes por espiritos, com enfase ao final do seculo passado e inicio deste (e' bom lembrar que manifestacoes/revelacoes de espiritos existem desde o inicio dos tempos). A surpresa deve-se ao seguinte fato: quem de nos considera a possibilidade da existencia de uma outra doutrina espirita talvez tal qual como concebemos a "nossa", apenas originada de outro ponto terreno que nao Franca? Pois foi exatamente o que me veio a mente quando me deparei com esse livro. Estou fazendo uma auto-avaliacao "em voz alta" e considerando (com ajuda inclusive do que se comenta no GEAE) que muitos pensam como eu pensava. A impressao que tenho e' que, com o passar do tempo, ficamos isolados e nos tornamos um tanto donos do que defendemos e acreditamos, sem considerar que a prevista disseminacao do espiritsmo por todo o planeta poderia dar-se a partir de varios focos do mesmo espiritismo terrenamente independentes. O que para mim e' muito mais bonito do ponto de vista da sabedoria divina, tira dos homens qualquer possibilidade de orgulho e "dominio" via "sua" doutrina (tendencia inegavel de alguns "maus espiritas"), prova a quem queira que a origem do processo e' mesmo atribuida ao plano espiritual e, em ultima analise, da-se mais rapida e eficientemente se comparado a difusao a partir de um polo unico. Se voltarem a citacao no inicio desta discusao, verao que nada de novo ou surpreendente ha' nisso. A titulo de informacao, organizei de forma cronologica os fatos que colhi da obra citada acima. Lembrem-se que nao e' uma obra espirita, e sim uma analise critica de fatos correlacionados. 1847 - O jovem sapateiro norte-americano, Andrew Jackson Davis, escreve sob hipnose um livro que venderia muitas copias entitulado The Principles of Nature, onde declara "the truth about spirits will 'ere (?) long present itself in the form of a living demonstration, and the world will hail with delight the ushering in of that era when the interior of men will be opened". 1848 - 31 de marco. Hydesville, uma pequena vila em New York. Estranhos ruidos, dos mais diversos tipos, surgem na casa da familia Fox. Surpresa ao verem que ruidoss feito pela familia eram imitados por essa natureza desconhecida. Somente se observava tais fenomenos quando uma das filhas (Kate ou Margaret) estava em casa. No inicio medo. Kate parecia estar mais intimamente relacionada com tudo aquilo. Criado um codigo, passaram a obter respostas via batidas (knocks). O ser aceitou a presenca de vizinhos durante as manifestacoes, somado a muitos outros que vieram testemunhar o fato. Declarou-se ser o espirito de um mascate que havia sido assassinado naquela casa cinco anos antes por um antigo inquilino, que o atacou por US$500 que ele possuia. A empregada da epoca confirmou ter um mascate passado a noite na casa e que na manha seguinte quando voltou ja teria ele ido embora. O espirito informou onde havia o assassino enterrado seu corpo. Muitos reuniram-se para a averiguacao. Cavado o chao do porao, nada mais que agua se encontrou. Passado meses, a agua baixou e resquicios de cabelo humano e alguns poucos ossos foram encontrados. O suposto assassino negou tudo. O espirito havia predito que ele nunca seria levado a justica. Forma-se um comite de septicos para analisar os estranhos fenomenos. As meninas sao levadas para casas separadas, "os fenomenos" as seguem. Descobre-se que nao mais se tratava do mascate. Varias coisas acontecem, inclusive viloencia por parte dos espiritos. Um familiar ja falecido se manifesta para Kate. A familia muda-se para outra cidade, os fenomenos continuam (atente- se para o seguinte): "Dear friends, you must proclaim this truth to the world. This is the dawing of a new era; you must not try to conceal it any longer. God will protect you and good spirits will watch over you." 1849 - 14 de novembro. Primeira reuniao spiritualista e' realizada no Corinthian hall em Rochester (sem mais detalhes no livro). 1850 - na regiao de Rochester, mais de uma centena de mediuns aparece. As pessoas descobrem que podiam utilizar-se de uma caneta e que os espiritos escreveriam. Em seguida passam os espiritos a utilizarem-se dos aparelhos foneticos dos mediuns. Um fazendeiro de Ohio recebe uma mensagem (apos tentar comunicacao) que seus oito filhos eram mediuns (lembremos o que o Cid destacou ha poucos dias que todos o somos, eram as criancas talvez mais agucadas neste sentido), que ele deveria construir uma casinha de 16 por 12 pes a ser utilizada exclusivamente para atividades espiritualistas. Reuniu o fazendeiro varios instrumentos musicais que eram alguns tocados pela familia ao passo que outros diretamente pelos espiritos (sic), o que muitos deram testemunhos, inclusive de ouvirem "um coro celestial" nestas ocasioes. Pessoas de varias partes do pais foram a esse lugar tomar contato com o que se noticiava e muitos se disseram impressionados com informacoes dadas por espiritos a respeitos de coisas intimas das vidas de tais pessoas que ninguem teria como saber. Em Bostom, a esposa de um editor de jornal, Sra. W.R. Hayden, impressionou a esposa de um matematico ingles, Augustus de Morgan, ao dar detalhes de familiares "mortos". Convidada a ir a Inglaterrra por Sra. de Morgan, Sra. Hayden aceitou dar demonstracoes de suas comunicacoes com espiritos perante condicoes de investigacao (atentar para o fato que aqui cruzamos o Atlantico). Intensamente ridicularizada por jornais ingleses, que acusavam estar os americanos loucos com tudo isso e ainda de tentarem convencer os ingleses de tais "fraudes", acabam em grande numero convencidos apos presenciarem as "sessoes". Tornou-se tao popular na Inglaterra, que ate mesmo a rainha Victoria e o principe Albert tentaram em Osborne. Movendo-se a mesa tao convincentemente "a rainha nao teve duvida de, o que quer que fosse, nao se tratava de truque" (nunca aceitou a versao de que eram espiritos). Prova da popularidade que atingiu tal fenomeno que um jornalista ingles escreveu: "In those days you were invited to `tea and table moving' as a new excitment..." 1851 - por essa epoca, "table moving" tinha espalhado-se ate' a Franca, onde era "a ultima sensacao" (latest craze). "Os franceses estavam mais do que preparados apos meio seculo da controversia sobre Mesmer, quem ensinava que cura (healing), clarividencia e outras coisas do genero deviam-se a uma forca misteriosa chamada `magnetismo animal'". 1855 - Na franca, pessoas de influencia na sociedade tambem interessaram-se pelo fato, incluindo-se ai' Denizard Hyppolyte Leon Rivail quem tinha sido aluno do celebre educador Pestalozzi e havia aberto sua propria escola com apenas 24 anos de idade. Havia escrito livros populares em aritimetica, gramatica, escrita, sobre como fazer contas de cabeca e sobre reforma educacional. Havia dado cursos de grande sucesso em astronomia, quimica, fisica e anatomia. Tambem era um estudante entusiasta de frenologia (crenca de que as formas dos ossos do cranio refletem habilidades mentais e personalidade - creio que hoje ja' abandonada) e "magnetismo animal" (de Mesmer, creio ser o que se passou a chamar mesmerismo e depois hipnotismo). Maio. Denizard participa de uma sessao hipnotica com uma certa Madame Roger, cuja qual foi posta em transe por seu "magnetizador", M. Fortier, tornando-se capaz de ler mentes e outras demonstracoes intrigantes. Nessa ocasiao Denizard encontra uma certa Madame Plainemaison, quem lhe diz que fenomenos ainda mais estranhos estavam acontecendo na casa dela. Denizard concorda em ir ate' la' e se admira com o que la' presencia. Mesas faziam mais do que meramente moverem-se. Elas "pulavam" e "corriam" por toda a sala. Denizard sentiu que esse fenomeno desafiava as forcas da razao as quais tinha devotado sua vida. Decidiu ele chegar a raiz dos fatos. Na casa de Plainemaison ele encontra um homem chamado Baudin, cujo qual lhe diz que suas duas filhas praticavam "escrita automatica" (psicografia). As jovens pareciam ter descoberto seus poderes "acidentalmente" (nao creio no acidental, veja Beyond Supernature: a New Natural History of the Supernatural, por Lyall Watson - estou lendo e aconselho a todos, principalmente os mais envolvidos com a ciencia e sua "neutralidade", digo, seu metodo), ao entretener alguns amigos com "table turning". Encontrando as jovens, Denizard passa a fazer "`as mesas" perguntas de cunho filosofico. Perguntando se a humanidade iria algum dia entender os principios do universo, obteve: "nao, existem coisas que nao podem ser compreendidas pelo homem nesse mundo" (segue relato de perguntas e respostas ja' conhecidas por todos nos). Denizard se da' conta de que o material era de uma consistencia impressionante e que tudo se delineava num "esquema" filosofico que envolvia todo o universo. Amigos que ha tempo vinham coletando "escritas automaticas", incluindo o escritor Sardou, passaram a ele todo esse material, mais de cinquenta cadernos. Os espiritos disseram a Denizard que ele deveria reunir tudo em um livro o qual se chamaria O Livro dos Espiritos e que ele adotaria o pseudonimo de Allan Kardec, um nome que ja' teria possuido em outra encarnacao, segundo os espiritos. 1856 - Publicado O Livro dos Espiritos, alcanca popularidade e aceitacao imediata (sic) e logo se torna um classico do "Espiritualismo (ou Espiritismo, como Kardec preferiu chama-lo)". Considerando o exposto, creio ser justo perguntarmo-nos: se esse e' o quadro que precedeu a missao de Kardec, nao terao outros individuos, quem sabe ate' melhor preparados (porque nao?), recebido a mesma tarefa, seja nos EUA, Inglaterra ou qualquer outro lugar? Se assim o foi, o que aconteceu? O que se produziu? O que sustenta? Onde se deu e para onde teria se difundido? Em que se diferenciaria dos postulados recebidos por Kardec? Tenho grande inclinacao a crer que tal coisa existe e que por ter origem no plano espiritual e ainda, acima de tudo, por ser inspirada pelo Criador, trata-se dos mesmos principios. E' uma hipotese que tenho considerado. Por ser uma hipotese, admito a POSSIBILIDADE de que nada disso ocorreu e que Kardec foi mesmo O codificador DO Espiritismo. Apenas acho muito pouco provavel. Wagner ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### ASPECTO RELIGIOSO DO ESPIRITISMO NO GEAE Ha' algum tempo atras eu recebi o pedido de inscricao de um amigo, que afirmou seu interesse no aspecto cientifico do Espiritismo. Eu respondi dizendo que procurava balancear os diversos aspectos do Espiritismo (cientifico, filosofico e religioso), porque nao via como separa-los. Eu recomendei que ele lesse os boletins e analizasse o conteudo, e, que participasse das discussoes, trazendo `a tona os aspectos e observacoes que considerasse mais importantes, o que seria enriquecedor para todos nos. Infelizmente ele resolveu se desligar algum tempo depois, porque considerou o aspecto religioso muito forte. Eu fiquei preocupado, pois uma das coisas a que me propuz foi trazer trechos da Revista Espirita `as nossas telinhas, e, tendo sido a Revista Espirita o principal meio de comunicacao de Kardec, onde ele publicava os resultados de suas pesquisas, assim como opinioes de outros pesquisadores dessa nova (na epoca) ciencia. Ali se encontram os primeiros estudos e resultados, que mais tarde originariam livros como A Genese, Ceu e Inferno, etc. Por isso eu resulvi escrever ao Fernando, pedindo sua opiniao. Como achei a resposta dele confortante (para mim) e bastante ilustrativa (para todos nos), resolvi trazer ao Grupo, na esperanca de servir de semente para discutir-se esse tema! Um grande abraco, Jose Cid. ------------------ Oi Jose' Cid, Na minha opiniao, o companheiro que voce disse ter-se desligado do GEAE por acha-lo muito "religioso" talvez tenha tomado esta atitude por nao conhecer verdadeiramente a natureza do Espiritismo. Esta questao do aspecto triplice do Espiritismo (Ciencia, Filosofia, Religiao) gera controversias ate' hoje. Os chamados "cientificos" desprezam o "aspecto religioso" da Doutrina de maneira preconceituosa pois desconhecem a posicao no Espiritismo diante do que se chama comumente de "Religiao". Creio que voce mesmo, Jose', escreveu no GEAE algo muito lucido a este respeito ha' algumas edicoes atras. A confusao que se faz entre Espiritismo e outras religioes torna inevitavel certas comparacoes injustas e e' por isto que muitos "espiritas cientificos" nao querem nem ver a palavra "Religiao" ser pronunciada no meio espirita. Ha' correntes de pensamento no movimento espirita latino-americano que querem ate' substituir a palavra "Religiao" por "Moral" esquecendo-se que o estudo da "Moral" ja' faz parte da "Filosofia". Para serem mais coerentes eles deveriam dizer que o Espiritismo e' "Ciencia e Filosofia" e nao "Ciencia, Filosofia e Moral". Lembro-me que no Primeiro Congresso Internacional de Espiritismo realizado em Brasilia em 1989, Divaldo Franco fez uma das palestras mais longas de todo o congresso defendendo o aspecto triplice da Doutrina com enfase ao aspecto religioso. Na verdade, a mensagem era dirigida aa delegacao venezuelana que tem se notorizado por repudiar o "aspecto religioso". Na Europa o mesmo fenomeno se repete. O Sr. Andre Dumas detem os direitos autorais para publicacao da "Revista Espirita" originalmente editada por Kardec. O no entender do Sr. Dumas o "Kardec" que escreveu o "Livro dos Espiritos" nao era o mesmo "Kardec" de o "Evangelho Segundo o Espiritismo", livro considerado por Dumas como muito "religioso" para os padroes espiritas. O Sr. Dumas desfigurou a "Revista Espirita" mudando-lhe nao so' o nome para "Renaitre 2000" (Renascer 2000) como tambem dando-lhe um carater editorial mais "new-age", talvez para estar mais em sintonia com este modismo atual. O ex-presidente da FEB, Franscisco Thiesen, me disse certa vez que a FEB fez de tudo para comprar o nome "Revue Spirite" para continuar o ideal desta revista no Brasil mas o Sr. Dumas teimosamente nao quis ceder os direitos autorais. Um grupo de espiritas sediados na Franca e na Suica decidiu entao lancar a "La Nouvelle Revue Spirite" mas nao sei se o projeto deu certo. Uma coisa temos que reconhecer: o aspecto cientifico do Espiritismo tem sido colocado em segundo plano por varios motivos. Entre eles: - falta de preparo adequado dos "pesquisadores", - desinteresse daqueles que poderiam ser candidatos a pesquisadores, - falta de apoio dos centros espiritas, - ausencia de acervo literario especifico ao alcance dos pesquisadores, - desinteresse das editores em relancar obras das ciencias psiquicas (que falta faz a editora "EDICEL"!). Voltando aa carta do nosso companheiro vejo que ele confessa o seguinte: "Nao conheco a Revista Espirita, assim nada posso comentar sobre ela." Lamento que ele nao conheca a "Revista Espirita" (RE) pois ele esta' perdendo uma grande oportunidade de conhecer a primeira tribuna onde o Espiritismo pode ser debatido em seu triplice aspecto. Infelizmente, a maioria dos espiritas desconhece totalmente o conteudo da RE que contem mensagens e instrucoes preciosissimas. E na edicao de 1864 que se encontra o artigo historico em que Kardec poe em duvida a teoria do "corpo fluidico de Jesus" elaborada por J. B. Roustaing e que mais tarde seria rejeitada de vez em "A Genese". Voce, Jose Cid, tem feito um trabalho formidavel para colocar no GEAE trechos da RE e e' uma pena que algumas pessoas que querem debater Ciencia Espirita nao se aventuram a discutir estes assuntos na rede. Oportunidade e' que nao tem faltado. Mas vamos falar um pouco sobre a RE e sobre a Ciencia Espirita em geral. Herculano Pires chama a atencao que a RE tem como sub-titulo "Jornal de Estudos Psicologicos", fato pouco conecido ate' dos proprios espiritas. Antes mesmo que a Psicologia moderna se impusesse no campo das "ciencias oficiais", Kardec ja' fazia seus estudos de natureza psicologica pois o estudo do Espiritismo e', em ultima analise, o proprio estudo da "alma". Apenas o Espiritismo expande as fronteiras da Psicologia tradicional mostrando que o Ser existe antes do nascimento e sobrevive ao fenomeno da morte. A Psicologia tradicional tambem enfrentou preconceitos no inicio pois os seus metodos de investigacao sao um pouco diferentes dos metodos de exploracao dos fenomenos biologicos, quimicos ou fisicos. No entanto, a Psicologia hoje e' bem aceita e ate' a "hipnose", tida como heresia cientifica ate' algumas decadas atras, ja' faz parte de certas terapias. A leitura da "Introducao" de "O Livro dos Espiritos" e' fundamental para se entender a natureza da investigacao cientifica no campo dos fenomenos psiquicos. O fenomeno espirita depende tanto de uma certa "predisposicao" organica como tambem de um peculiar "estado psicologico" do "suject". O excelente livro de Herminio Miranda, "A Diversidade dos Carismas (vols. 1 e 2)", deve ser lido com muita atencao por todos que quiserem entender melhor as relacoes do binomio corpo-alma na producao dos fenomenos espiritas. O que quero dizer em ultima analise e' que nao adianta se acorrentar um medium a uma cadeira em sessoes interminaveis, como se fosse um "rato de laboratorio", e esperar que um fenomeno psiquico se repita com a mesma qualidade e intensidade ao bel prazer do cientista. Na pratica, nao e' exatamente isto o que ocorre. Devido a esta limitacao experimental e' que os cientistas de outras areas desprezam o trabalho da "Ciencia Espirita" (ha' tambem outras razoes pelo desprezo). Eles nao admitiriam jamais ter como objeto de estudo algo que eles nao pudessem controlar sob condicoes experimentais rigorosas, e, portanto, os fenomenos espiritas nao sao da alcada da Ciencia. Ora, fora o proprio Kardec quem ja' admitia isto ha' quase 140 anos atras e acrescentando que os fenomenos espiritas necesitavam de tratamento especial. A Psicologia tradicional enfrentou o mesmo problema experimental mas teve mais sorte que o Espiritismo no que tange aa aceitacao pela comunidade cientifica. O preconceito contra o Espiritismo e' algo secular. De nada adiantou que Crookes TOCASSE, TIRASSE PULSACOES e CONVERSASSE com um ESPIRITO materializado durante semanas pois os cientistas da epoca ironizaram o grande cientista ingles como ja' haviam feito com Darwin. E que dizer dos experimentos memoraveis de Richet, Bozzano, Aksakoff, Schrenck-Nochtzing e Zollner? Por acaso a classe cientifica como um todo se deu ao trabalho de verificar se o que estes respeitaveis cientistas estavam observando era algo verdadeiro? Nao, eles preferiram acreditar no relato dos magicos ou mesmo ignorar totalmente a possibilidade da existencia de fenomenos desta natureza. Nosso companheiro de jornada define o que ele entende por artigo cientifico como "algo girando em torno de testes cuidadosamente realizados para investigar a veracidade ou nao de certas afirmativas factuais". No entanto, ele nao se conforma como as coisas tem andado no movimento espirita. "... no que se refere a *fatos*, fica tudo muito dando a desejar, so' existem relatos pessoais". Ora, foram exatamente os "relatos pessoais" que formaram as bases da experimentacao espirita. Gracas aos "relatos pessoais" que Kardec escreveu a RE e Flammarion fez um estudo sobre o fenomeno da morte. Que seria dos estudos da reencarnacao se nao fossem "relatos pessoais". Seria possivel "repetir" um experimento de reencarnacao num tubo de ensaio? A Ciencia Espirita precisa de pessoas capacitadas para coletar estes relatos pessoais e elaborar uma HIPOTESE DE TRABALHO. Quem no Brasil teve a coragem de fazer isto ate' hoje? Hernani Guimaraes Andradre, Carlos Imbassahy, Henrique Rodrigues e Herminio Miranda sao os poucos exemplos honraveis que me vem aa mente. Existem algumas outras pessoas que querem fazer alguma pesquisa hoje em dia mas eu as considero bem despreparadas (ja' escrevi algo a este respeito no GEAE ano passado). Eu pessoalmente estou bem satisfeito com as discussoes que o GEAE tem proporcionado e as mensagens psicografadas que as vezes aparecem na rede sao sempre bem vindas. Concordo quando Emmanuel compara o Espiritismo a um triangulo equilateros de forcas. Os vertices da base sao formadas pela Ciencia e pela Filosofia, ligando o Homem aa Terra, e a Religiao e' o vertice divino que ligam as duas a Deus. Um abraco,Fernando Torres __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. 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