################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 09(101)/94 13/09/94 ################################################################# CARACTERES DA REVELACAO ESPIRITA (CONTINUACAO) (5) (Este texto foi publicado na revista Espirita de 1867 e sera transcrito em partes, ja que e bastante longo, e publicado nos boletins de numero impar. Esta e a quinta parte da serie.) 38. - Sem a preexistencia da alma, a doutrina do pecado original nao so e inconciliavel com a justica de Deus, que tornaria todos os homens responsaveis pela falta de um so, seria uma insensatez e tanto menos justificavel quanto a alma nao existia na epoca em que se pretende fazer remontar a sua responsabilidade. Com a preexistencia e a reincarnacao, ao nascer o homem traz o germe de suas passadas imperfeicoes, dos defeitos de que se nao corrigiu, e que se traduzem por seus instintos inatos, suas propensoes para tal ou qual vicio. Ai esta o seu verdadeiro pecado original, do qual naturalmente sofre todas as consequencias; mas com a diferenca capital que sofre a pena de suas proprias faltas e nao a da falta de outrem; e esta outra diferenca, ao mesmo tempo consoladora, encorajante e soberanamente equitavel, que cada existencia lhe oferece os meios de se resgatar peia reparacao e de progredir, quer se despojando de alguma imperfeicao, quer adquirindo novos conhecimentos e isto ate que, se tendo purificado suficientemente, nao mais necessite da vida corporal e possa viver exclusivamente a vida espiritual, eterna e bemaventurada. Pela mesma razao, aquele que progrediu moralmente, renascendo, traz qualidades inatas, como aquele que progrediu intelectualmente. Esta identificada com o bem; pratica-o sem esforco, sem calculo e, por assim dizer, sem nele pensar. O que e obrigado a combater as suas mas tendencias, ainda esta na luta; o primeiro ja venceu, o segundo a caminho de vencer. A mesma causa produz o pecado origina1 e a virtude original. 39. - O Espiritismo experimental estudou as propriedades dos fluidos espirituais e sua acao sobre a materia. Demonstrou a existencia do perispirito, suspeitado desde a antiguidade, e designado por Sao Paulo sob o nome de Corpo Espiritual, isto e, corpo fluidico da alma apos a destruicao do corpo tangivel. Sabe-se hoje que esse envoltorio e inseparavel da alma; que e um dos elementos constitutivos do ser humano; que e o veiculo de transmissao do pensamento e que, durante a vida do corpo, serve de ligacao entre o Espirito e a materia. O perispirito representa um papel importante no organismo e numa porcao de afeccoes, que se liga a fisiologia, tanto quanto a psicologia. 40. - O estudo das propriedades do perispirito, dos fluidos espirituais e dos atributos fisiologicos da alma abre novos horizontes a ciencia, e da a chave de uma porcao de fenomenos ate agora incompreendidos, por falta do conhecimento da lei que os rege; fenomenos negados pelo materialismo, porque se ligam a espiritualidade, qualificados por outros de milagres ou sortilegios, conforme as crencas. Tais sao, entre outros, os fenomenos da dupla vista, da visao a distancia, do sonambulismo natural e artificial, dos efeitos psiquicos de catalepsia e da letargia, da preciencia, dos pressentimentos, das aparicoes, das transfiguracoes, da transmissao do pensamento, da fascinacao, das curas instantaneas, das obsessoes e possessoes, etc. Demonstrando que esses fenomenos repousam em leis naturais quanto os fenomenos eletricos e as condicoes normais em que se podem reproduzir, o Espiritismo destroi o imperio do maravilhoso e do sobrenatural e, por conseguinte, a fonte da maioria das supersticoes. Se faz crer na possibilidade de certas coisas, olhadas por alguns como quimericas, impede crer em muitas outras, demonstrando a sua impossibilidade e a sua irracionalidade. 41. - Longe de negar ou destruir o Evangelho, ao contrario o Espiritismo vem confirma-lo, explicar e desenvolver, pelas novas leis da natureza que ele revela, tudo quanto o Cristo disse e fez; projeta a luz sobre pontos obscuros de seu ensino, de tal modo que aqueles para os quais certas partes do Evangelho eram ininteligiveis, ou pareciam inadmissiveis, as compreendem sem esforco com o auxilio do Espiritismo, e as admitem. Veem melhor o seu alcance e podem separar a realidade da alegoria. O Cristo lhes aparece maior: nao e mas um simples filosofo, e um Messias divino. 42. - Se se considerar, alem disso, o poder moralizador do Espiritismo, pelo fim que ele assina a todas as acoes da vida, pelas consequencias do bem e do mal, que faz tocar com o dedo; a forca moral, a coragem, as consolacoes que da nas aflicoes por uma inalteravel confianca no futuro, pelo pensamento de ter perto de si os seres que foram amados, a seguranca de os rever, a possibilidade de entreter-se com eles, enfim, pela certeza que de tudo quanto se faz, de tudo quanto se adquire em inteligencia, em ciencia, em moralidade, ate a ultima hora da vida, nada fica perdido, que tudo aproveita ao adiantamento, reconhecer-se-a que o Espiritismo realiza todas as promessas do Cristo a respeito do Consolador anunciado. Ora, como e o Espirito de Verdade que preside ao grande movimento da regeneracao, a promessa de seu advento se acha mesmo realizada, porque, de fato, ele e que e o verdadeiro Consolador. 43. - Se a esses resultados se juntar a incrivel rapidez da propagacao do Espiritismo, mau grado tudo quanto tem feito para o aniquilar, nao se pode discordar que sua vinda seja providencial, pois que ele triunfa de todas as forcas e de toda a ma vontade humana. A facilidade com a qual e aceito por tao grande numero e isto sem constrangimento e sem outros recursos alem do poder da ideia, prova que ele corresponde a uma necessidade: a de crer, depois do vazio cavado pela incredulidade e que, consequentemente, veio em seu tempo. 44. - Os aflitos sao em grande numero; assim nao e surpreendente que tanta gente acolha uma doutrina que consola, de preferencia, as que desesperam. Porque e aos deserdados, mais que aos felizes do mundo, que se dirige o Espiritismo. O doente ve chegar o medico com mais alegria que o que passa bem. Ora, os aflitos sao doentes e oConsolador e o medico. Vos que combateis o Espiritismo, se quiserdes que o deixem para vos seguir dai mais e meihor que ele; curai mais seguramente as feridas da alma; fazei como o negociante que, para lutar contra um concorrente, da mercadoria de melhor qualidade e a menor preco. Dai, pois, mais consolacoes, mais satisfacoes do coracao, esperancas mais legitimas, certezas maiores; fazei do futuro um quadro mais racional, mais sedutor; mas nao penseis em o vencer, vos, com o perspectiva do nada, vos, com a alternativa das chamas do inferno ou da beata e inutil contemplacao perpetua Que dirieis do negociante que chamasse de loucos todos os fregueses que nao querem sua mercadoria e vao ao vizinho? Fazeis o mesmo, taxando de loucura e inepcia todos os que nao querem vossas doutrinas, que tem a infelicidade de nao achar de seu gosto. 45. - A primeira revelacao era personificada em Moises, a segunda ao Cristo, a terceira nao e em nenhum individuo. As duas primeiras sao individuais, a terceira e coletiva; eis um carater essencial de grande importancia. E coletiva neste sentido que nao foi feita por privilegio a ninguem; consequentemente, ninguem pode dizer-se seu profeta exclusivo. Foi feita simultaneamente em toda a terra, a milhoes de pessoas de todas as idades, de todos os tempos e de todas as condicoes sociais, desde o mais baixo ate o topo da escada, segundo esta predicao referida pelo autor dos Atos dos Apostolos: "Nos ultimos tempos, diz o Senhor, eu espalharei o meu espirito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarao; os mocos terao visoes e vossos velhos sonhos." Ela nao saiu de nenhum culto especial, a fim de servir um dia a todos de ponto de ligacao. 46. - Sendo as duas primeiras revelacoes produto de um ensinamento pessoal, forcosamente foram localizadas, isto e, ocorreram num so ponto, em torno do qual a ideia se espalhou pouco a puco. Mas foram precisos muitos seculos para que atingissem as extremidades do mundo, sem o invadir inteiramente. A terceira tem isto de particular que, nao estando personificada num individuo, produziu- se simultaneamente em milhares de pontos diversos, os quais se tornaram centros ou focos de irradiacao. Multiplicando-se esses centros, seus ramos se encontram pouco a pouco, como os circulos formados por uma porcao de pedras atiradas a agua, de tal sorte que, num dado tempo, acabarao cobrindo toda a superficie do globo. Tal e uma das causas da rapida propagacao da doutrina. Se ela tivesse surgido num so ponto, se tivesse sido obra exclusiva de um homem, teria formado urna seita em seu redor. Talvez mais de eio seculo tivesse decorrido antes que ela tivesse atingido os limites do pais onde surgiu, ao passo que, em dez anos, tem balizas plantadas de um ao outro polo. 47. - Esta cicunstancia inaudita na historia das doutrinas, da a esta uma forca excepcional e um poder de acao irresistivel. Com efeito, se a comprimirem num ponto, num pais, e materialmente impossive comprimi-la em todos os pontos, em todos os paises. Para um lugar onde for entravada, havera mil ao lado, onde ela florescera. Ainda mais, se o atinge num individuo, nao e possivel atingi-lo nos Espiritos, que sao a sua fonte. Ora, como os Espiritos estao em toda a parte e os havera sempre, se, por impossivel, se chegasse a abafa-lo em todo o globo, ele reapareceria algum tempo depois, porque repousa sobre um fato e este fato esta na natureza; e nao se podem suprimir as leis da natureza. Eis de que se devem persuadir os que sonham com o aniquilamento do Espiritismo (Revista Espirita, fevereiro de 1865: Perpetuidade do Espiritismo) . 48. - Entretanto esses centros disseminados poderiam ter ficado ainda muito tempo isolados, ja que alguns sao confinados em paises distantes. Era preciso entre eles um traco de uniao, que os pusesse em comunhao de pensamentos com seus irmaos em crenca, ensinando-lhes o que se fazia alhures. Esse traco de uniao, que teria faltado ao Espiritismo na antiguidade, acha-se nas publicacoes que vao a toda a parte, que condensam, sob uma forma unica, concisa e metodica, o ensinamento dado em toda a parte sob formas multiplas e em linguas diversas. 49. - As duas primeiras revelacoes nao podiam ser senao o resultado de um ensino direto; deviam impor-se a fe pela autoridade da palavra do mestre, pois os homens nao eram bastante adiantados para concorrer para a sua elaboracao. Contudo, notemos entre elas uma nuanca muito sensivel, que diz do progresso dos costumes e das ideias, posto tenham sido feitas no mesmo povo e no mesmo meio, mas a cerca de dezoito seculos de intervalo. A doutrina de Moises e absoluta, despotica; nao admite discussao e se impoe a todo o povo pela forca. A de Jesus e essencialmente conselheira; e aceita livremente e nao se impoe senao pela persuasao; e controvertida ainda em vida de seu fundador, que nao desdenha discutir com os adversarios. 50. - A terceira revelacao veio numa epoca de emancipacao e de maturidade intelectual, em que a inteligencia desenvolvida nao se pode resolver a um papel passivo, em que o homem nada aceita cegamente, mas quer ver aonde o conduzem, saber o porque e o como de cada coisa; devia ser, ao mesmo tempo, o produto de um ensino e o fruto do trabalho, da pesquisa e do llvre exame. Os Espiritos so ensinam justo o que e preciso para por no caminho da verdade, mas se abstem de revelar o que o homem pode achar por si mesmo, deixando-lhe o cuidado de discutir, de controlar e de submeter tudo ao cadinho da razao, muitas vezes ate o deixando adquirir experiencia a propria custa. Dao-lhe o principio, os materiais, cabendo-lhe deles tirar proveito e os por a obra (n. 15). 51. - Tendo os elementos da revelacao espirita sido dados simultaneamente numa porcao de lugares, a homens de todas as condicoes sociais e de diversos graus de instrucao, e bem evidente que as observacoes nao podiam ser feitas em toda a parte com os mesmos frutos; que as consequencias a delas tirar, a deducao das leis que regem essa ordem de fenomenos, numa palavra, a conclusao que devia assentar as ideias, nao podiam sair senao do conjunto e da correlacao dos fatos. Ora, cada centro isolado, circunscrito num circulo restrito, o mais das vezes nao vendo senao uma ordem particular de fato, por vezes de aparencia contraditoria, geralmente nao tratando senao com uma mesma categoria de Espiritos e, mais, entravado por influencias locais e pelo espirito de partido, achava-se na impossibilidade material de abarcar o conjunto e, por isso mesmo, impotente para ligar as observacoes isoladas a um principio comum. Cada um apreciando os fatos do ponto de vista de seus conhecimentos e de suas crencas anteriores, ou da opiniao particular dos Espiritos que se manifestavam, em breve haveria tantas teorias e sistema quantos centros, e que nenhum poderia ter sido completo, por falta de elementos de comparacao e de controle. (continua no Boletim 103) Texto transcrito por Jose Cid da Revista Espirita de 1867, editada pela EDICEL e traduzida por Julio Abreu Filho CHANNELLING: A MEDIUNIDADE DO SECULO XXI Folheando alguns boletins "Unlimited Horizons", editados pela respeitavel Metascience Foundation Inc. (EUA), deparei com o quadro abaixo, que inclui em seu rodape a famosa frase de Jesus: "NA CASA DE MEU PAI EXISTEM MUITAS MORADAS". Por certo que tal ideia nao poderia encontrar outro forma de expressao considerando-se o estagio do Conhecimento de 2.000 anos atras. No entanto, hoje, apoiado pela Ciencia da atualidade, que atraves da moderna estabeleceu que o COSMOS (incluindo o Homem) CONSISTE DE ENERGIA EM DIFERENTES TAXAS DE VIBRACAO OU FREQUENCIA, poderiamos expressar a mesma ideia das "moradas", assim: "NO COSMOS EXISTEM INFINITOS NIVEIS INTER-PENETRANTES DE VIDA E CONSCIENCIA". Fixando entao o quadro, vemos na parte inferior junto da Crosta terrestre, a nos, os encarnados, e no primeiro nivel do espaco contiguo, os desencarnados de um modo geral - ou seja, espiritos que tiveram e ainda terao reencarne na Terra, para prosseguir em sua experiencia evolutiva individual. """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""" PLANO CELESTIAL E channelling ................................................................... PLANO MENTAL E CAUSAL ................................................................... PLANO ASTRAL SUPERIOR ................................................................... PLANO ASTRAL MEDIO ................................................................... PLANO ASTRAL INFERIOR C ................................................................... PLANO FISICO OU A D F F' G TERRENO B H J ==================================================== ======= ====== ====== P L A N E T A T E R R A ====== Legenda: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - A - Obsessao F F' - Fontes de intuicao e inspiracao para as B - Espiritos comuns atividades de artes,inventores,cientistas... C - Espiritos protetores G - Ligacao de e para Jesus, Buda, etc... D - Mentores, Guias H - Meditadores E - Seres angelicos I - Meditacao e oracao - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - Mas erguendo os olhos quadro acima vislumbramos que fora dessa faixa existe MUITA coisa ALEM. Possivelmente coisas que sequer somos capazes de cogitar. E entao recordamos Kardec (Livro dos Espiritos, Cap. I, 96 e 97) quando questionou: - "Os espiritos sao todos iguais ou existe alguma hierarquia?" Resposta: "Sao de diferentes ordens, segundo o grau de perfeicao a que tenham chegado". - "Ha' um numero determinado de graus de perfeicao?" Resposta: "E' ilimitado (...)" Entao concluimos que a evolucao e' ininterrupta e que os espiritos que evoluiram atraves da experiencia carnal, um dia se distanciarao dessa necessidade, e ascenderao para outros planos onde se afirmarao com entidades, que por outros meios, outras trajetorias,alcancaram aqueles estagios igualmente provindos de todas as regioes do Cosmos. Hoje, a magnificencia da TRANSCOMUNICACAO INSTRUMENTAL vem frequentemente revelando a aproximacao ou o envolvimento de entidades dos mais altos padroes. MUITO alem daquele nivel dos espiritos que co-habitam a Terra sob a nomenclatura de "desencarnados". Inclusive, como nos revelou Karl Goldstein em seu artigo "CHANNELLING" muitas das entidades que hoje atuam na TCI (transcomunicacao por aparelhos eletronicos) sequer tiveram evolucao terrena, ou, em outras palavras, sao "extra-terrestres" em comunicacao direta conosco. No mesmo artigo, o autor nos familiarizou com a palavra "Channelling" (do ingles: CANALIZACAO) e "Channeller" (CANALIZADOR, ou o medium propriamente), referindo-se aos termos hoje utilizados internacionalmente para definir a FORMA DE COMUNICACAO DESSAS ENTIDADES EXTREMAMENTE ELEVADAS, que em necessitando dar comunicacoes via humanos, tiveram que usar outros recursos que nao a "incorporacao" (psicofonia). Eles passaram entao a se valer do contato MENTE a MENTE, ou seja, CANALIZANDO a Consciencia deles, espiritos, com a mente do medium, algo semelhante a telepatia. Isto e' o CHANNELLING. E como e' descrito pela psicologa Kathryn Ridall, autora do livro "como entrar em contato com seus guias atraves da Canalizacao" Rio de Janeiro: Objetiva, 1990 - a manifestacao ocorre sem "convulsoes nem alteracoes na personalidade". Nossa experiencia pessoal informa tambem que o medium, durante a "canalizacao", deixa de sentir o corpo do pescoco para baixo, enquanto que so' a MENTE parece viver. Seria bom lembrar, o que foi exposto no artigo acima citado de Karl Goldstein, quanto ao episodio do medium psicocinetico japones Mazuaki Kyiota, que ouviu de seu mentor, a seguinte explicacao: - "Estou aqui por uma ordem superior. Nao sou humano (...) e minha presente forma nao e' real. E' apenas um modo para me aproximar de voce. Meu pais e' uma estrela visivel ao sul da Terra (...). Eu nao tenho corpo. E as criatura com corpo NAO sao suficientemente evoluidas. Sou uma vida sem corpo. Nao tenho nome. Assim, me apelidei de "Zenefu". O Eng. George Meek, fundador da Metascience Foundation Inc. e grande divulgador da TCI - Transcomunicacao Instrumental no mundo, valoriza muito os "Channeller", considerando ser o "Channelling" (as comunicacoes canalizadas) importante meio de contato com a Espiritualidade Superior. Atualmente, essa modalidade de mediunidade e' uma das mais difundidas nos EUA e Europa, talvez incentivada pelo crescente interesse pela TCI. Ja' no Brasil, tao prodigo em mediuns, nao tardara' a que esse tipo de contatos comecem a se expandir, pois ha' uma evidente intencao dos Altos Planos em auxiliar a Humanidade, e para isso, muitos medianeiros serao recrutados para o intercambio. Pela evolucao da Transcomunicacao (TCI), que ja' vem se disseminando por todo o mundo, preve-se que essa modalidade de intercambio mediunico igualmente se difundira' em paralelo, ja' que se constata claramente o interesse dos eminentes cientistas do espaco em implementar a comunicacao entre nosso plano fisico e o plano superior. A Transcomunicacao Instrumental seria por si so', capaz de colocar em contato os espiritos elevados se comunicando diretamente conosco atraves de radio, TV etc., porem, o contato via humano, tambem vem sendo requisitado tornando o "Channelling" mais uma via de acesso para os incansaveis amigos que tentam direcionar nossa cambaleante humanidade, para um rumo superior. Por ambas as vias teremos a chance de capta-los. Atraves da TCI e das canalizacoes (TCM-Transcomunicacao Mediunica) vamos dispor da chance de conhecer o impensavel. Atraves dessas comunicacoes, poderemos receber orietacoes cientificas que jamais cogitamos. Nossa Medicina podera' avancar a galopes. A Fisica podera' desvendar muitos misterios que ainda a cercam. E a TCI consistira' afinal na prova irrefutavel de que a morte nao e' o fim. E' um recomeco. Sempre. Sera' a "BATALHA FINAL"... vencida. (Enviado pelo Joao Batista, extraido da Folha Espirita, "Channelling: a Mediunidade do seculo XXI", de Sonia Rinaldi, pag. 9, Maio de 1992 - Sonia Rinaldi e' experimentadora de Transcomunicacao e tem publicado muitas materias sobre este assunto neste informativo espirita) NOS DOMINIOS DA MEDIUNIDADE Feespirita 94 Congresso de Espiritismo Federacao Espirita de Sao Paulo --------------------------------- Data: 14 a 16 de Outubro de 1994 Local: Federacao Espirita de Sao Paulo Rua Maria Paula 140, Bela Vista Sao Paulo, SP, Brasil Promocao e Organizacao: Federacao Espirita de Sao Paulo Participacao: FEB - Federacao Espirita Brasileira USE - Uniao das Sociedades Espiritas do Est. de Sao Paulo AME SP - Associacao Medico-Espirita de Sao Paulo Apoio Cultural: Jornal Espirita e O Semeador Informacoes: Por carta, dirigida a Secretaria da FEESP Rua Santo Amaro, 370 - CEP 01315-001 ou pelo telefone (011) 37-5544 ou FAX (011) 34-5245 Patrocinio: ENBALAPEL - Industria e Comercio de Papeis Ltda. PROGRAMACAO ----------- Dia 14/10/94 - Sexta-Feira - Auditorio Nobre * 17:00 - Recepcao (Saguao do Andar Terreo) * 19:30 - Composicao da Mesa - Prece Inicial * 19:45 - Apresentacao do Coral e Orquestra "Carlos Gomes" da FEESP * 20:15 - Abertura Oficial do Congresso * 20:30 - Conferencia de Abertura prof. Divaldo Pereira Franco "Historia do Espiritismo e Analise da Fenomenologia Espirita" * 21:50 - Encerramento Dia 15.10.94 - Sabado - Auditorio Nobre * 09:00 - Painel FEB . dr. Juvanir Borges de Souza . dr. Nestor Masotti . dr. Altivo Ferreira * 11:05 - Painel AME-SP - A Epifise e os Mecanismos da Mediunidade . Neurofisiologia do Diencefalo e as Funcoes Verticais do Cerebro - Dr. Sergio Felippe de Oliveira . A Glandula da Vida Mental dra. Marlene Rossi Severino Nobre * 12:00 - 14:00 - Intervalo para Almoco * 14:00 - Painel - Assistencia Espiritual (FEESP) - em slides . Estrutura e Trabalhos de Assistencia Espiritual dr. Wlademir Lisso . Desobsessao (PM3, P3E, P3AT, P4E) Teodoro Lausi Sacco . Curas (P3F, P4F) dr. Caio Atanacios Petro Salama * 16:05 - Painel - O Curso de Educacao Mediunica (FEESP) . Estrutura do Curso e Metodologia dra. Julia Nezu Oliveira . Desenvolvimento Pratico Mediunico profa. Nadyr E. Optiz * 17:30 - Resumo das Atividades do Dia * 18:30 - 19:00 - Intervalo * 19:00 - Filme sobre Operacoes Espirituais do Medium Arigo Jorge Rizzini * 20:00 - DAC SHOW da FEESP Patricia Marcelino Dia 16/10/94 - Domingo - Auditorio Nobre * 09:00 Painel - IJM-FEESP - Ocorrencias Mediunicas no Seio da Familia . A Mediunidade na Infancia Dalcler I. Matos . Mediunidade na Adolescencia Aglae Silveira . A mediunidade e o Dia a Dia Avildo Fioravante * 11:05 - Painel USE-SP - A Influencia das Obras de Chico Xavier nas Atividades Espiritas . Praticas Mediunicas dr. Antonio Cesar Perri de Carvalho . Acoes Sociais Elaine Curti Ramazzini * 12:30 - Intervalo para Almoco * 14:00 - Pintura Mediunica - Grupo da FEESP (FDJ) dr. Durval Ciamponi * 15:30 - Painel - Desenvolvimento Pratico Mediunico (demonstracao) . Como Trabalhar com o Programa do DPM As Cinco Fases Preparatorias . Treinamento de Psicografia, Psocofonia, Videncia, Audiencia, Desdobramento . Treinamento de Diagnostico, Doacao, Desobsessao, Doutrinacao * 17:35 - Intervalo * 18:00 - Composicao da Mesa para Solenidade de Encerramento * 18:15 - Conferencia de Encerramento "O Homem Integral" prof. Divaldo Pereira Franco Conferencias Simultaneas - Salas 1-1, 1-2, 1-3 e 2-1 Sabado - 9:00 as 18:55 - 40 Conferencias Domingo - 9:00 as 18:05 - 36 Conferencias ------------------------------------------------------------------ OBSERVACAO: As conferencias simultaneas abrangem uma vasta gama de assuntos relacionados a Mediunidade, desde os fenomenos em si ate os aspectos legais do seu exercicio. A relacao completa de todas elas seria muito extensa, de modo que nao foi incluida nesta mensagem. Os amigos que desejarem inscrever-se nesse evento deverao entrar em contato com a FEESP, no endereco e telefones indicados no inicio da programacao, para solicitar a ficha de inscricao ou informacoes de como proceder para o pagamento da taxa correspondente (R$ 24,00 - pode ser parcelada). A FEESP tambem podera fornecer-lhes informacoes sobre agencias de turismo que oferecem pacotes especiais para o congresso. ------------------------------------------------------------------ PALAVRAS DO JOSE LUIZ A RESPEITO DA CENTESIMA EDICAO Caros amigos, Uma das coisas que mais tem me preocupado ultimamente e' a crescente intolerancia inter-racial, muitas vezes apresentada na forma de fundamentalismo religioso. Creio que diferencas culturais devem, na medida do possivel, ser preservadas. Esta mesma diversidade e' que, num plano mais geral da vida, mantem o universo num constante estado de multiplicidade e aperfeicoamento. Contudo, me parece um grande equivoco pensar que podemos viver em grupos isolados, beligerantes, que pensam deter a ultima palavra e exercer a unica forma correta de vida. Refiro nao apenas as culturas consideradas pelo mundo ocidental como retrogradas, mas tambem aqueles economica e tecnologicamente desenvolvidos. Com relacao a este grupo de estudos (GEAE), penso que e' de suma importancia compreender que toda religiao, seita, filosofia - quer baseada em tradicoes milenares ou recentes, mitologias ou ciencia - e' um caminho de evolucao, ou um modo de vida, adequado a situacao espiritual, intelectual e moral de seus integrantes. Nao considero o Kardecismo superior a nenhum outro sistema, trata-se apenas de uma visao da realidade. Tampouco considero o monoteismo superior ao politeismo; mais uma vez, trata-se de diferentes pontos de vista a respeito do universo. E' claro que o Kardecismo contribui para o avanco de parte da humanidade de uma maneira particular, mas quem pode afirmar da superioridade espiritual de um page' na floresta amazonica, de um Lama no Tibet, ou de um shaman na Laponia? Nem e' esta a questao. Importa a humildade de reconhecer que o outro tem o direito de ser do jeito que e', e acreditar no que acha melhor para si. Ainda que, atualmente, dentro de muitos grupos, nao se possa exercer esta liberdade fundamental. Abraco a todos! Jose Luiz ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### DO JOSE CID SOBRE O TEXTO "CHANELLING ... " Acredito que a maioria lembra de minha opiniao sobre palavras novas... Eu nao vejo necessidade de se falar em "chanelling'', porque nos ja temos uma palavra em portugues: mediunidade. Para que dificultar, adotando uma palavra estrangeira? E claro que e' importante conhecermos o que se faz, o que se diz e como se diz pelo mundo afora. Nestes termos eu considero importante o trabalho de divulgacao que varios espiritas fazem. Mas nao vejo sentido em se comecar a falar em ``chanelling'' quando estamos a mais de cem anos usando a palavra "mediunidade''. Ou sera exatamente essa a razao? Eu, de forma geral, gostei do texto, mas acho que foi feita uma afirmacao perigosa, uma inverdade e um erro: dizer que entidades extremamente elevadas TIVERAM que usar a transcomunicacao instrumental ao inves da incorporacao (psicofonia). Eu nao tive muito contato com a TCI, mas ainda nao vi uma unica comunicacao elevada... Todas as comunicacoes que vi estao mais perto das que acontecem aos montes nas reunioes de desobsessao... A inverdade e' dizer que o espirito elevado precisaria incorporar (termo que discordo, conforme ja expliquei antes) para dar uma comunicacao, alem de errar ao dizer que incorporacao e psicofonia sao a mesma coisa. Em um dos livros de Andre Luis (infelizmente nao lembro qual e nao posso verificar, ja que meus livros ficaram em casa, no Brasil) existe uma explicacao de como um espirito extremamente elevado se comunica. Ele usa um intermediario! Isso deixa de ser surpreendente quando nos lembramos que o medium e' um intermediario, assim, nao existe nada demais quando o espirito que se comunica com o medium esta transmitindo algo que nao e' dele, mas de um espirito mais elevado, e assim por diante. Quanto a psicofonia, eu ja tive a oportunidade de presenciar comunicacoes psicofonicas onde quase ninguem percebe que se trata de um fenomeno mediunico. Alem de que, incorporacao nao existe, existe, sim, medium descontrolado. A experiencia pessoal da autora difere da minha e de varias pessoas que conheco. Eu, pessoalmente, "escuto'' a comunicacao. Nao sinto mudanca alguma de personalidade ou de sensacoes. Outras pessoas simplesmente escrevem (ou falam). Nao sabem explicar o porque, mas sentem uma vontade irrestivel... A forma que a mediunidade se apresenta varia ao infinito, assim como variam os mediuns. Jose. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################