################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 08(96)/94 09/08/94 ################################################################# II CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO (EM PORTUGAL) Bom, como eu ja' havia lhe dito ha' algum tempo, em Dezembro vai realizar-se o II Congresso Portugues de Espiritismo, abaixo estou lhe enviando em anexo a chamada para o evento. Apenas uma observacao, as pessoas que se interessarem em vir ao congresso podem entrar em contato comigo, assim (caso voce nao se importe) divulge o meu e-mail: saf@fct.unl.pt (Sergio Freitas). -------------- II Congresso Portugues de Espiritismo ------------ (Circular - Periodicos Espiritas) Prezados amigos e confrades, O movimento espi'rita portugues, 70 anos apos o primeiro, realizado no ja' longinquo ano de 1925, vai realizar o II CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO nos proximos dias 8, 9 e 10 de Dezembro, em Lisboa, no Hotel Meridien. A Comissao Organizadora, liderada pela Federacao Espirita Portuguesa, escolheu para tema central do evento, "ESPIRITISMO, O GRANDE DESCONHECIDO", inspirado na obra do saudoso Prof. J. Herculano Pires; e, para seu patrono, o grande medium portugues do inicio do seculo, Fernando de Lacerda. Sao objectivos do Congresso: 1 - Combater o preconceito cultural contra o Espiritismo; 2 - Divulgar o Espiritismo de forma idonea junto do grande publico, mostrando o que ele e de facto; 3 - Confraternizacao entre todos os espritas portugueses, sem excepcao, e os do movimento espirita internacional, nomeadamente os queridos brasileiros, que estarao presentes. O tema central esta' dividido em dois paineis tematicos: Ciencia Espirita e Filosofia Espirita. No primeiro estao propostos os seguintes temas: 1. Perispirito: a sua imprtancia para as ciencias medicas e biologicas actuais; 2. Centros de Forca perispirituais: a sua importancia para o equilibrio psicofisiologico do ser; 3. Comportamento Perispiritual ante o nascimento e a morte; 4. Evolucao e corpo perispiritual; 5. Mediunidade e patologias da mente; 6. Mediunidade, faculdade humana: a sua importancia para o homem e sociedades do amanha `a luz da ciencia espirita; 7. Mediunidade na Historia. E, no segundo painel, os seguintes: 1. A importancia da concepcao espirita de Deus para a compreensao das leis que regem o Universo e os seres que nele habitam; 2. Filosofia Espirita: solidariedade e universalismo no centro das suas propostas; 3. As Leis Morais (cf. Livros dos Espiritos) e o seu significado teorico e pratico para uma ordem civilizacional e humana mais perfeita; 4. Filosofia Espirita: um projecto pedagogico para o homem; 5. Espiritismo: religiao futura ou futuro das religioes. Estao ja' asseguradas as presencas de Jose' Raul Teixeira, que fara' a conferencia de abertura sobre "Ciencia Espi'rita" e de Divaldo Pereira Franco, que fara' a conferencia de encerramento sobre "Filosofia Espirita". Durante aqueles dias havera' ainda: a) Exposicao de Cultura Espirita; b) Venda de livros espiritas seleccionados e sessao de autografos; c) Posto de Correios movel no dia de abertura e encerramento, onde serao lancados dois carimbos comemorativos do evento (abertura e encerramento) para os filatelistas e todos os que quizerem expedir correspondencia; d) Outras actividades surpresa. Informamos que as taxas de inscricao obedecem `a seguinte tabela: . Esc 8.500$00 ate' 31 de Agosto; . Esc 10.000$00 ate' 31 de Outubro; . Esc 12.500$00 ate' 8 de Dezembro (sem garantia de lugar). Por falta de experiencia na organizacao de eventos desta envergadura, atrasamo-nos um pouco na sua divulgacao, pelo que agradecemos que nos relevem o facto. No entanto, contamos com o vosso prestigiado periodico para a divulgacao do II CONGRESSO NACIONAL DE ESPIRITISMO. Entretanto, desde ja' agradecendo o vosso precioso apoio e rogando a Jesus nos abencoe os propositos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos, Fraternalmente, Pela Comissao Organizadora do II C.N.E. Carlos Alberto Ferreira (secretario) ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### ALQUIMIA Ola' Jose'! So' gostaria de esclarecer um ponto do artigo Caracteres da Revelacao Espirita #2. No citacao 19 e' dito: "...que a quimica e' filha da alquimia, da qual nenhum homem sensato hoje ousaria ocupar-se." E' fato que a alquimia deu origem `a quimica, mas enganam-se aqueles que pensam que alquimistas eram "malucos" que queriam transformar tudo em ouro ou viver eternamente presos `a materia. Na realidade a alquimia tambem e' um estudo espiritual do Homem, dai' a alquimia usar tantos simbolos para que o conhecimento seja velado ao individuo pouco evoluido. O que se prentendia com a alquimia era adquirir conhecimento (fogo) para que o espirito rude (metal comum) pudesse evoluir, transformando-se num espirito altamente evoluido (ouro), e dai partir para a vida eterna. E' inegavel a contribuicao da alquimia para a quimica, mas acho que muitos de nos nos dedicamos `a alquimia, ainda hoje, sem que percebamos (e sem deixarmos de ser sensatos). Tambem gostaria de parabeniza-lo, e aos demais participantes, pela qualidade da lista. Ela tem se tornado leitura semanal e obrigatoria para mim, que conheco pouco o espiritismo. Ate' breve. Jairo. ------------------------------- Oi Jairo. A Alquimia nao era, realmente, uma ``ciencia'' de malucos, mas a diferenca dela para as, digamos assim, ciencias ``normais'' ou "classicas'' e que os conhecimentos da Alquimia ficavam restritos a um grupo de ``iniciados". A quimica e outras ciencias tentam fazer com que os seus conhecimentos estejam disponiveis a qualquer um, alem de se valerem do misterioso e fantastico para dominar (as pessoas com menor conhecimento) pelo (medo do) desconhecido. Por isso, creio eu, que Kardec ligou sensatez com a passagem da Alquimia para o rol de supersticao e obscurantismo. Muito obrigado, e, eu aproveito para lembrar que o Boletim do GEAE e elaborado com muitas maos, e depende de todos nos para ser um sucesso! Um grande abraco, Jose Cid. O CONHECIMENTO DO ESPIRITISMO E OUTRAS FILOSOFIAS DESDOBRAMENTO (NOS EUA, ``OUT OF BODY EXPERIENCE'') Caros amigos leitores deste boletim Gostaria de comentar alguns pontos abordados em edicoes anteriores e tambem adicionar algo de "novo": 1. Confraternizo-me com o Paulo em sua experiencia por outras sendas do conhecimento e crenca humana. Embora, pelo que vejo, tenho menos experiencia que ele em "viajar" por outras areas, creio que sinto profundamente o que ele reportou. E' incrivel como o conhecimento espirita nos permite entender e aceitar tanta coisa que aparentemente seria ate' contraditoria aos principios da doutrina. Lindo saber que tudo, com maior ou menor peso, vem a somar ao nosso conhecimento, fazendo com que cada vez mais nos aproximemos do que poderiamos chamar de "conhecimento universal", "lei unificadora dos principios fisicos" (como buscam homens como Stephen W. Hawking), "a verdade" como apontam tantas religioes (embora muitas vezes precipitadamente), etc. As vezes sinto-me frustrado, principalmente agora com meu contato com o "metodo cientifico", em ver como tantos de nos, embora membros de celebres orgaos de "producao do conhecimento", limitamo-nos a exercicios de pura mecanica, tanto nas ciencias fisicas como biologicas. O medo de pisar onde outros nao desejam que pisemos, de planejar e analisar um experimento com olhos de ver, de ousar publicar o ridicularizavel, de extrapolar os limitados horizontes da estatistica e suas probabilidades, de deixarmos fluir algo mais de dentro de nos que nao somente uma respeitavel opiniao "tecnica". Embora por um "gut feeling" entenda o que o Kardec queria quando escreveu que se um dia a ciencia viesse a provar que a doutrina estava errada quanto a um determinado aspecto, essa deveria seguir aquela, me pergunto: qual a posicao da ciencia em relacao a existencia do espirito como nos o entendemos? Sabemos que embora Descartes siga sendo, dos filosofos (se e' que se pode reduzi-lo a um rotulo) modernos talvez o mais lido e debatido, a medicina "oficial" desconhece a natureza dessa "entidade" (no sentido de individualidade). Inclusive a versao mais aceita e' a materialista. Quem aceitou, por exemplo, os experimentos que iniciaram com plantas e acabaram envolvendo qualquer celula ou tecido vivo, mostrando que somos capazes de inteagirmos, inclusive causando neles reacoes de bem estar ou tensao? (Secret Life of Plants). Em quase todos os ramos do conhecimentos formam-se agrupmentos que compartilham ideias semelhantes os quais se isolam dos demais, cada um assentado sobre suas "verdades". O que diriamos se rigorosos experimentos cientificos viessem a "provar" que, por exemplo, somos individuos exclusivamente constituidos de tecidos organicos, que na ocasiao da anoxia cerebral tudo esta' terminado? Revogar nossa crenca na imortalidade da alma porque a ciencia "provou" o contrario? Neste mundo (Terra), em meu ver, JAMAIS, sob hipotese alguma, se prova nada. Seja a area que for. Vivemos na dependencia de sentidos extremamente limitados e toda nossas formas de experimentacao e demonstracao dependem desses sentidos. Uns ha' que, por maior adiantamento compreendem que "a felicidade ainda nao e' desse mundo", colhem o que podem, compartilham o que tem e partem. Outros, jamais colhem nada, nada tem para compartilhar e ainda, nao raro, sao parte dos que carregam "a verdade" estampada na fronte. 2. Desdobramento: a primeira vista, descordaria do Cid quanto a afirmacao de que tal experiencia se da' pela mediunidade. Creio sim que individuos com uma capacidade mediunica mais desenvolvida, ao que tudo indica (visto que via de regra sao espiritos menos apegados ao "corporeo"), teriam mais facilidade para experiencias como essa. Porem vejo a mediunidade tambem como um encargo, uma missao. Nao quer dizer que porque a fulano nao lhe foi atribuida nenhuma tarefa mediunica, que esse nao teria capacidade e ate' vontade de experimentar tal coisa. Porem, julgando que a mediunidade existe e se expressa de tantas formas e esta' sempre relacionada ao contato direto com o plano espiritual, pode ser que o Cid de uma certa forma esteja correto. Muito ouvi falar de tais experiencias fora do corpo, porem confesso que, embora ciente de nossa natureza espiritual e amante de tudo que creio existir alem desses horizontes, jamais senti grande atracao (consciente pelo menos) de dar uma fugidinha por ai'. Nao sei se por ainda muito amante de tudo isso aqui ou, quem sabe, por um sentimento de responsabilidade em relacao a este plano, ou o que... 3. Meus agradecimentos ao Cid pela oportunidade deste boletim. Faco votos que a coisa progrida muito. Estando longe do Brasil agora por um ano e meio (Nova Zelandia), vinha sentindo que faltava algo no meu dia-a-dia e o boletim tem me ajudado a manter- me sintonizado com os estudos da area. Sugeriria, Cid, (facil falar) que tu bolasses uma forma de deixar bem claro quem comenta o que de quem. No ultimo boletim me senti meio confuso na sucessao de alguns (poucos na verdade) comentarios. 4. Possuimos aqui, eu e minha esposa, o Evangelho, A Genese e Momentos de Saude (J. de Angelis). Sentimos uma falta grande de contato com mais obras. Espiritismo aqui ainda e' aquele da biblia, condenado desde entao. Ninguem sabe da versao Kardecista. Saberiam me recomendar alguma obra espirita publicada em ingles para que eu procurasse na biblioteca da universidade? 5. Achei o seguinte pensamento bastante profundo: "Every day in Africa a gazelle wakes up. It knows that it must run faster than the fastest lion or it will be killed. Every morning a lion wakes up. It knows that it must outrun the slowest gazelle or it will starve to death. It doesn't matter whether you are a lion or a gazelle. When the sun comes up, you'd better be running." Embora possa ser interpretado sob a visao mosaica (olho por olho, dente por dente), eu prefiro entende-lo como um sutil exemplo da complexidade das relacoes entre os seres, do papel que cada um tem a cumprir, da relatividade do mau e do bom, do certo e do errado. Mostra a importancia de estarmos cientes de nosso papel, de nossos riscos, e mesmo (porque nao?), da existencia de inimigos. O leao, o "malvado carnivoro", o "rei da selva" (ja' pararam pra pensar que leao nao vive em selva e sim em savana?) nada mais e' que um ser tao vulneravel como a gazela, embora nao ameacado pelo predatismo, preda para nao perecer, mata pra manter sua vida. Seu inimigo, na estoria acima, e' a fome, mas esta lhe faz vencer a apatia, o comodismo e lanca o ser em busca de suas necessidades. Busquemos nossas necessidades, corramos atras de nossas gazelas, fujamos desses leoes que insistem em nosso sangue, porem facamo-lo de forma difertente da besta que segue apenas a instintos. Assumamos nossas responsabilidades de seres racionais (?), vencamos nossos instintos individualistas, e sobretudo, aprendamos a identificar quando devemos correr para salvar-nos e quando devemos parar e enfrentar a fera; quando correr atras do sacear das necessidades fisicas e quando sacrifica-las em favor das necessidades da alma. Wagner Brod Beskow ------------------------------- Oi Wagner. Como voce disse, e eu corroboro, o conhecimento profundo da Doutrina Espirita nos permite viajar com seguranca por outras sendas. E muito bom poder discernir o que nao passa de um ``achismo'' de algo realmente substancial, logico. Voce tocou em um ponto muito importante e delicado. Eu tambem acho que a ciencia, hoje em dia, divulga e publica mais o que a maioria quer que seja publicado do que coisas realmente inovadoras. A repeticao de pesquisas em diversas areas, buscando a confirmacao de dados ja obtidos e impressionante. Eu nao consigo entender porque temos tanta dificuldade de continuar um desenvolvimento, a partir de resultados obtidos anteriormente por outros pesquisadores. Infelizmente a vontade de provar que outros erram e maior que a vontade de evoluir... Isso ficou muito claro na epoca em que Arthur Conan Doyle se dispos a estudar o Espiritismo. Disseram que a Doutrina dos Espiritos seria destruida, estracalhada pela logica e poder de deducao do celebre pesquisador. Quando ele concluiu que os fatos Espiritas eram reais, verdadeiros, os eminentes cientistas da epoca o declararam senil. Uma pena este sentimento de onipotencia ... O que Kardec quis dizer com aceitar, preferencialmente, uma prova cientifica, ele se referia a afirmacoes feitas por espiritos que ainda nao haviam sido confirmadas pela ciencia que cuida daqueles estudos. Ele nao se referia a aceitacao ou nao da existencia dos espiritos, fato esse que ele comprovou com seus estudos. Kardec mostrou que a ciencia nao possuia metodos adequados para lidar com espiritos, ja que estes possuiam vontade propria. Nao se pode comprovar que um espirito existe, se este nao estiver disposto a colaborar ... E e impossivel nao levar a vontade deles em consideracao ao elaborar os experimentos. O metodo experimental e importantissimo na obtencao de resultados confiaveis. Seria muito facil criar experimentos que provem que o espirito nao existe, o que nao revogaria sua existencia ... O trabalho do pesquisador e muito sutil, pois o menor discuido pode levar a uma conclusao errada. Quantas verdades intocaveis ja cairam por terra? Agora falando de desdobramento. Talvez eu nao tenha me explicado bem a respeito da palavra mediunidade. Vou tentar de novo, reclama se nao tiver ficado claro. Eu diferencio mediunidade e mediunato. Mediunato nao e um termo comum, poucas pessoas que conheco usa, mas eu acho que ajuda a comunicacao. Mediunato e a missao de trabalhar mediunicamente, de exercer a mediunidade que todos nos possuimos. Mediunidade e a capacidade de servir de intermediario entre o mundo dos desencarnados e o mundo dos encarnados. Todos nos a possuimos, em maior ou menor grau de desenvolvimento. Ter mediunidade (que afirmo novamente, todos nos temos) nao significa que tenhamos a responsabilidade de usa-la. Aqueles que tem esta responsabilidade receberam o que chamo de mediunato. Como mediunidade significa servir de intermediario, o desdobramento e um tipo de mediunidade, ja que alguem que esta encarnado esta visitando, interagindo com o mundo dos desencarnados. No Livro dos Mediuns, como um todo, se encontram varias observacoes a esse respeito, em especial no capitulo VII, que trata da bicorporeidade e bilocacao. Eu compartilho com o seu sentimento, de nunca ter buscado propositadamente uma experiencia fora do corpo. Talvez nao seja por ai que eu tenha de evoluir agora... Sobre a organizacao das respostas e comentarios. Eu tenho de vestir a carapuca ... Eu tambem achei que nao estava muito facil de seguir, sobretudo os meus comentarios. Vou tentar organizar melhor, e, estou aberto a sugestoes. Obras em ingles. Eu nunca achei muita coisa, mas usando as palavras "spirit'' e ``spiritualism'' consegui cavar alguns livros. Eu achei interessante o livro ``Spirits and Scientists'', de David Hess. Ele trata do Espiritismo no Brasil. Incrivel, nao? Se alguem se habilitasse, seria interessante ter um comentario sobre este livro no GEAE ...Voce pode terntar os livros do Arthur Conan Doyle, entre outros. Eu gostei do pensamento que voce mandou, e, sobretudo da interpretacao. Na sociedade moderna existe uma valorizacao tremenda da sensacao, e um esquecimento do racionalismo. Talvez por isso existam tantos espiritos perturbados, privados da possibilidade de conseguir facilmente as sensacoes que tanto valorizava enquanto encarnado ... Um grande abraco, Jose Cid. DESDOBRAMENTO (NOS EUA, ``OUT OF BODY EXPERIENCE'') Ola Jose Cid Acabei de ler os ultimos boletims e gostei bastante dos relatos de OBE, e as referencias que o Paulo mencionou. Eu tambem tenho lido bastante Lobsang Rampa, o que me c na mao do Andre Luis, e alguns outros livros sobre OBE que agora nao me vem a memoria, mas vou tentar trazer as referencias para a rede. Ja' li em algum livro, acho que do Andre Luis, descricoes de encarnados em visita ao plano espiritual e como eles parecem 'diferentes' dos desencarnados, com 'aquele cordao luminoso' - como o Lobsabg Rampa e Yogananda tambem mencionam - no mesmo livro, lembro que o espirito tomou um susto quando viu o espirito do encarnado, entao foi-lhe explicado o que era. Este livro, mencionava ainda que os espiritos encarnados estavam quase sempre acompanhados de desencarnados que os auxiliavam, mas que alguns, mais desenvolvidos, podiam circular mais ivremente no plano espiritual. Assim parece que as experiencias no plano espiritual, apesar de relatadas por diferentes pessoas, de diferentes culturas, sao todas muito semelhantes. Acho que o assunto e' super interessante e ja' esquentou e incentivou a troca de ideias no GEAE. Assim, cada um de nos aprende um pouquinho mais. Prometi que cpntinuaria mandando o livro do Divaldo Franco - O ser consciente, mas andei fora do ar por uns tempos, hoje mando um texto menor, mas uma mensagem muito bonita, da Joanna de Angelis, para que nao nos esquecamos que as experiencias no plano espiritual sao muito valiosas, mas e' aqui, no plano material que precisamos agora, desenvolver nossos potenciais e tentar escalar mais uns degraus no nosso proprio desenvolvimento. ....... Espero em breve, poder contribuir um pouco mais. Abracos, Rejane. DESDOBRAMENTO (NOS EUA, ``OUT OF BODY EXPERIENC'') Resposta do Paulo aos comentarios da Selma (P) O que o fez dizer que foi uma experiencia fora do corpo? -A saida consciente do corpo, cor, cheiro, percepcao, e mais tarde em outras obe's algum (pouco) controle mental. (P) As vezes tenho sonhos em que eu me vejo, sera que posso considerar isso uma experiencia fora do corpo? -A classificacao como um tipo de sonho, mediunidade, lucid dreams e super complicada pois nao tem fronteira clara. OK, a gente considera mediunidade, mas e dai, qual e o limite disto. A principal caracteristica do desdobramento e a saida consciente, mesmo que momentanea, a sincronicidade, ie, o tempo e o mesmo quando fora do corpo e no corpo (time coupling between the two planes), e a vivencia de situacoes que estao ocorrendo. (P) Apesar de dizerem que isso e otimo, morro de medo... - Eu tambem (P) No caso de experiencia fora do corpo, sera que nosso coracao para de bater? Sera que nosso pulmao para de respirar? - Nao, o corpo continua vivo. Porem e sabido que o nivel de funcoes vitais cai muito durante os diferentes periodos de sono (ram,alfa waves, deep sleep,..) O meu ponto seria mais ligado a catalepsia, onde as funcoes vitais seriam reduzidas a um nivel praticamente nao detetavel. Em livros sobre OBE, pacientes que depois "voltam" , gritam com os medicos quando estao sendo reavivados e o medico fala "we are going to loose him", or "he is dead" e eles contestam dizendo que estao vivos. Paulo. Eu gostaria de complementar com um trecho do livro dos Mediuns (cap. VII, item 118). 118. Antes de itmos adiante, devemos responder imediatamente a uma questao que nao deixara de ser formulada: como pode o corpo viver, enquanto esta ausente o Espirito? Poderiamos dizer que o corpo vive a vida organica, qua independe do Espirito, e a prova e que as plantas vivem e nao tem espirito. Mas, precisamos acrescentar que, durante a vida, nunca o Espirito se acha completamente separado do corpo. Do mesmo mode que alguns mediuns videntes, os Espiritos reconhecem o Espirito de uma pessoa viva, por um restro luninoso, que termina no corpo, fenomeno que absolutamente nao se da quando este esta morto, porque, entao, a separacao e completa. Por meio dessa comunicaaao, entre o Espirito e o corpo, e que aquele recebe aviso, qualquer que seja a distancia a que se ache do segundo, da necessidade de que este possa experimentar da sua presenca, caso em que volta ao seu involucro com a rapidez do relampago. Dai resulta que o corpo nao pode morrer durante a ausencia do Espirito e que nao pode acontecer que este, ao regressar, encontre fechada a porta, conforme hao dito alguns romancistas, em historias compostas para recrear. (veja tambem o Livro dos Espiritos n. 400 e seguintes). Jose Cid. DESDOBRAMENTO (NOS EUA, ``OUT OF BODY EXPERIENCE'') Caro Jose' Cid, Interessante todas discussoes sobre desdobramento. Este e' um assunto que sempre me fascinou, quer como espirita, como pesquisandor da cultura Hindu (o que me levou 'a pratica do hatha- yoga). No entanto, nunca cheguei la'... Apesar de ter ja' assistido a diversas secoes de materializacao, considero que o desdobramento seria minha "experiencia definitiva." Nao e' incomum que eu tenha sonhos em que estou volitando, coisa que so' podemos fazer fora do corpo. Entretanto, eu gostaria mesmo de e' de sair conscientemente. Nas minhas praticas de yoga, consegui estados de relaxamento muito profundos, mas nunca um desdobramento. Uma das asanas mais propicias e' as "shavasana", ou postura do cadaver! Parece que nao e' nada de especial, apenas deita-se em decubito dorsal, sobre um tapete. No entanto, e' uma das mais dificeis, pois envolve o controle consciente de todo o corpo e espirito. Algumas vezes, tive a impressao que minhas pernas e tronco estavam ja' fora, mas algo na altura da garganta (possivelmente o chakra daquela regiao) impediam o desdobramento. E olha que foram anos e anos de pratica de yoga. Agora tambem me lembro que na escola de mediuns que fiz na Federacao Espirita de Sao Paulo nunca "acontecia" nada comigo, eu apena atingia um estado de concentracao profunda, plenamente consciente. As vezes eu penso que nao me permitem essas experiencias mais diretas com o plano espiritual. Talvez eu nao quisesse voltar mais... Abracos, Jose' Luiz Martinez Oi Jose Luiz. E possivel conseguir um desdobramento durante uma sessao de Ioga. Talvez voce nao esteja usando a tecnica eficientemente ... Mas isso e outra estoria ... Eu nao recomendo a ninguem uma pratica mediunica forcada. Talvez por isso eu seja tao refratario as "Escolas de Mediuns''. Eu diria que nao aconteceu nada contigo porque voce ainda nao tinha se preparado suficientemente, ou porque nao seja a hora de sua mediunidade vir a tona. Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################