################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 07(93)/94 19/07/94 ################################################################# CARACTERES DA REVELACAO ESPIRITA (1) (Este texto foi publicado na revista Espirita de 1867 e sera transcrito em partes, ja que e bastante longo, e publicado nos boletins de numero impar.) 1 - Pode considerar-se o Espiritismo como uma revelacao? Neste caso, qual o seu carater? Sobre que se funda sua autenticidade? A quem e de que maneira foi ela feita? A doutrina espirita e uma revelacao, no sentido liturgico do vocabulo, isto e, e em todos os pontos produto de um ensino oculto, vindo do alto? E absoluta, ou susceptivel de modificacoes? Trazendo aos homens a verdade acabada, teria a revelacao o efeito de os impedir de fazer uso de suas faculdades, desde que lhes poupa o trabalho de pesquisa? Qual pode ser a autoridade do ensino dos Espiritos, se nao sao infaliveis e superiores a humanidade? Qual a utilidade da moral que pregam, se essa moral nao e senao a do Cristo, que e conhecida? Quais as verdades novas que eles nos trazem? Necessita o homem de uma revelacao e nao pode achar em si-mesmo e em sua consciencia tudo quanto lhe e necessario para se conduzir? Tais sao as perguntas sobre as quais importa fixar-se. 2. - Para comecar, definamos o sentido do vocabulo revelacao. Revelar, derivado de veu - do latim velum - significa literalmente tirar o veu e, no sentido figurado: descobrir, fazer conhecer uma coisa secreta ou desconhecida. Em sua acepcao vulgar mais geral, diz-se de toda coisa ignorada, que trazida a luz, de toda ideia nova posta na via do que se nao sabia. Deste ponto de vista, todas as ciencias que nos dao a conhecer os misterios da natureza sao revelacoes, e pode dizer-se que ha para nos uma revelacao incessante. A astronomia nos revelou o mundo astral. que nao conheciamos a geologia, a formacao da terra; a quimica, a lei das afinidades; a fisiologia, as funcoes do organismo, etc. Copernico, Galileu, Newton, Laplace, Lavoisier sao reveladores. 3. - O carater essencial de toda revelacao deve ser a verdade. Revelar um segredo e dar um fato a conhecer. Se a coisa for falsa, nao e um fato e, por consequencia, nao ha revelacao. Toda revelacao desmentida pelos fatos nao e revelacao; se for atribuida a Deus, e desde que Deus nem pode mentir nem enganar-se, nao pode emanar dele. Ha que a considerar como produto de uma opiniao pessoal. 4. - Qual o papel do professor perante os alunos, senao o de um revelador? Ele lhes ensina o que nao sabem, o que nem teriam tempo nem possibilidade de descobrir por si-mesmos, porque a ciencia e obra coletiva dos seculos e de uma multidao de homens, que trouxeram, cada um, seu contingente de observacoes, das quais se aproveitam os que vem depois. O e, pois, na realidade, a revelacao de certas verdades cientificas ou morais, fisicas ou metafisicas, feita por homens que as conhecem, a outros que as ignoram e que, sem isto, as ignorariam sempre. 5. - Mas o professor so ensina o que aprendeu. E um revelador de segunda ordem. O homem de genio ensina o que ele-proprio encontrou. E o revelador primitivo. Tras a luz que, pouco a pouco, se vulgariza. Onde estaria a humanidade sem a revelacao dos homens de genio, que aparecem de tempos em tempos? Mas, que sao os homens de genio? Porque sao homens de genio? De onde vem? Em que se tornam? Notemos que, em maioria, ao nascer trazem faculdades transcendentes e conhecimentos inatos, para cujo desenvolvimento basta um pouco de trabalho. Pertencem muito realmente a humanidade, desde que nascem, vivem e morrem, como nos. Onde, entao, beberam esses conhecimetos, que nao puderam adquirir em vida? Dir-se-a, como os materialistas, que o acaso lhes deu a materia cerebral em maior quantidade e de melhor qualidade? Neste caso, nao teriam mais merito do que legume maior e mais saboroso que outro. Dir-se-a, com certos espiritualistas, que Deus os dotou com uma alma mais favorecida que a do comum dos homens? Suposicao tambem ilogica, porque acusaria Deus de parcialidade. A unica solucao racional deste problema esta na preexistencia da alma e na pluralidade das existencias. O homem de genio e um Espirito que viveu mais tempo; consequentemente, que adquiriu mais progresso que os que sao menos adiantados. Incarnando-se tras o que sabe e como sabe muito mais que os outros, sem ter necessidade de aprender e o que se chama um homem de genio. Mas o que sabe nao deixa de ser fruto de um trabalho anterior; nao e resultado de um privilegio. Antes de renascer, era, pois, um Espirito adiantado; se se reincarna, sera para que os outros aproveitem o que sabe, ou para adquirir ainda mais. Incontestavelmente os homens progridem por si-mesmos, e pelos esforcos de sua inteligencia. Mas, entregues as suas proprias forcas, esse progresso e multo lento, se nao forem ajudados por homens mais avancados, como o estudante o e por seus professores. Todos os povos tem tido seus homens de genio, que vieram, em diversas epocas, dar um impulso e os tirar de sua inercia. 6. - Desde que se admita a solicitude de Deus por suas criaturas, porque nao admitir que Espiritos capazes, por sua energia e pela superioridade de seus conhecimentos, de fazer a humanidade avancar, nao se incarnam pela vontade de Deus, visando ajudar o progresso a um determinado sentido? que recebam uma missao, como um embaixador a recebe de seu soberano? Tal e o papel dos grandes genios. Que vem fazer, senao ensinar aos homens verdades que estes ignoram, e que teriam ainda ignorado por longos periodos, a fim de lhes dar um degrau, com cujo auxilio poderao elevar-se mais rapidamente? Esses genios, que surgem atraves dos seculos, como estrelas brilhantes, deixando apos si um longo rastro luminoso sobre a humanidade, sao missionarios ou, se se quiser, messias. Se nao ensinassem aos homens nada alem do que estes sabem, sua presenca seria completamente inutil, As coisas novas que eles lhes ensinam, quer da ordem fisica, quer da ordem filosofica, sao revelacoes. Se Deus suscita reveladores para as verdades cientificas, pode, com mais forte razao, suscita-los para as verdades morais, que sao elementos essenciais do progresso. Tais sao os filosofos, cujas ideias atravessaram os seculos. 7. - No sentido especial da fe religiosa, a revelacao se diz mais particularmente das coisas espirituais, que o homem nao pode saber por si-mesmo, que nao pode descobrir por meio dos sentidos, e cujo conhecimento lhe e dado por Deus e por meio da palavra direta, quer pela inspiracao. Neste caso, a revelacao e sempre feita a homens privilegiados, designados sob o nome de profetas ou messias, isto e, grandes, missionarios, tendo missao de a transmitir aos homens. Considerada sob esse ponto de vista, a revelacao implica a passividade absoluta: aceitar-se-a sem controle, sem exame, sem discussao. 8 - Todas as religioes tem tido seus reveladores; e, posto que todas estejam longe de haver conhecido toda a verdade, tinham sua razao de ser providencial, porque eram adequadas ao tempo e ao meio em que eles viviam, ao genio particular dos povos aos quais falavam, aos quais eram relativamente superiores. A despeito dos erros de suas doutrinas, nao deixaram de abalar os espiritos e, por isso mesmo, semearam germes de progresso que, mais tarde, deviam espalhar-se, ou se espalharao um dia, ao sol do Cristianismo. E, pois, sem razao que lhes jogam o anatema em nome da ortodoxia, porque dia vira em que todas essas crencas, tao diversas na forma, mas que, em realidade repousam sobre o mesmo principio fundamental - Deus e a imortalidade da alma - fundir-se-ao numa grande e vasta unidade, quando a razao houver triunfado dos preconceitos. Infelizmente, em todos os tempos, as religioes tem sido instrumentos de dominacao; o papel de profetas tentou ambicoes secundarias e viram-se surgir inumeros pretensos reveladores ou messias que, com o favor do prestigio desse nome, exploraram a credulidade em proveito de seu orgulho, de sua cupidez ou de sua preguica, achando mais comodo viver a custa de seus logrados. A religiao crista nao ficou ao abrigo desses parasitas. A esse respeito, chamamos uma atencao seria para o Cap. XXI de O Evangelho Segundo o Espiritismo: ``Havera falsos Cristos e falsos profetas.'' 9. - Ha revelacoes diretas de Deus aos homens? E uma questao que nao ousariamos resolvernem afirmativa, nem negativamente, de maneira absoluta. A coisa nao e radicalmente impossivel, mas nada lhe da uma prova certa. O que nao poderia ser duvidoso e que os Espiritos mais aproximados de Deus pela perfeicao se penetram de seu pensamento e o podem transmitir. Quanto aos reeladores incarnados, segundo a ordem hierarquica a que pertencem e o grau de seu saber pessoal, podem colher suas instrucoes em seus proprios conhecimentos, ou as receber de Espiritos mais elevados, quica dos mensageiros diretos de Deus. Estes, falando em nome de Deus, por vezes foram tomados como o proprio Deus. Essas especies de comunicacoes nada tem de estranho para quem quer que conheca os fenomenos espiritas e a maneira por que se estabelecem as relacoes entre incarnados e desencarnados. As instrucoes podem ser transmitidas por diversos meios: pela inspiracao pura e simples, - pela audicao da palavra, pela vista dos Espiritos instrutores nas visoes e aparicoes, quer em sonho, quer em vigilia, como se veem muitos exemplos na Biblia, no Evangelho e nos livros sagrados de todos os povos. E pois, rigorosamente exato dizer que a maioria dos reveladores sao mediuns inspirados, auditivos ou videntes; de onde nao se segue que todos os mediuns sejam reveladores e, ainda menos, intermediarios diretos da Divindade ou de seus mensageiros. 10 - So os puros Espiritos recebem a palavra de Deus com a missao de a transmitir. Mas sabe-se Agora que os Espiritos estao longe de ser todos perfeitos, e que os ha que tomam falsas aparencias. E o que faz Sao Joao dizer: "Nao creiais em todo Espirito, mas vede antes se os Espiritos sao de Deus." (1. Epist. Cap. IV. V. 4). Pode, pois, haver revelacoes serias e verdadeiras, como as ha apocrifas e mentirosas. O carater essencial da revelacao divina e o da eterna verdade. Toda revelacao manchada de erro ou sujeita a mudanca nao pode emanar de Deus. E assim que a lei do Decalogo tem todos os caracteres de sua origem, ao passo que as outras leis mosaicas, essencialmente transitorias, por vezes em contradicao com a lei do Sinai; sao obra pessoal e politica do legislador hebreu. Abrandando-se os costumes do povo, essas ideias por si-mesmas cairam em desuso, ao passo que o Decalogo permanecem de pe, como o farol da humanidade. O Cristo dele fez a base de seu edificio, no passo que aboliu outras leis. Se estas tivessem sido obra de Deus, ele teria evitado toca-las. O Cristo e Moises sao os dois grandes reveladores que mudaram a face do mundo. E ai esta a prova de sua missao divina. Uma obra puramente humana nao obteria tal poder. 11. - Uma importante revelacao se realiza na epoca atual. E a que nos mostra a possibilidade de nos comunicarmos com os seres do mundo espiritual. Este conhecimento nao e novo, sem duvida; mas, ate os nossos dias tinha ficado, de certo modo, no estado de letra morta, isto e, sem proveito para a humanidade. A ignorancia das leis que regem essas relacoes as havia salutar. Estava reservado a nossa epoca desembaraca-la de seus acessorios ridiculos, de lhe compreender o alcance e de fazer jorrar a luz que devia iluminar a estrada do futuro. (continua no Boletim 95) Texto transcrito por Jose Cid da Revista Espirita de 1867, editada pela EDICEL e traduzida por Julio Abreu Filho UM ESPIRITA NOS EUA Eu era espirita no Brasil. Vida regular e padrao de um discipulo espirita. Trabalhava num centro espirita, reuniao de desobssessao, mediunica, dava passe, palestras, sopa no Sabado. Evangelizava na FEB e trabalhava no jornal da USEERJ. Era um espirita perfeito; lia, relia, e falava de Kardec o tempo todo. Citava trechos de sua vida, perguntas e respostas do Livro dos Espiritos, complementava com Obras Postumas, adorava o Evangelho Segundo o Espiritismo. Chico, Divaldo, a colecao de livros mediunicos, considerava interessante e necessarios para o ser um "bom espirita". Participava de um grupo de materializacao e cura, onde Peixotinho e Ze Grosso eram eram participantes ativos. Considerava um presente da espiritualidade observar fenomenos deste tipo. Sempre fui sensivel a presenca espiritual; sentia espiritos perto de mim, podia identificar seus pensamentos, e suas emocoes. Desenvolvi a mediunidade e comecei a aprender a sair do corpo (Out of body experiences), o que considerava, apesar de momentaneas, as melhores ferias que um ser humano podia ter. Era como ir ate o paraiso de first class, ficar num hotel 5 estrelas, e de graca. Deus e bom. O rumo era seguro. Nao havia grandes questionamentos; Kardec havia-os feito e respondido para mim. Eu era 100% espirita. Discos voadores, exrtraterrestres, monges hindus, yoga, meditacao, healing, energias, apocalipse, Nostradamus, isto era simplesmente fenomenos esotericos. A vida praticamente recomecou de novo quando vim para ca. Novas e intensas atividades, trabalho, completa adaptacao a uma nova cultura. Mas com isso tambem uma nova oportunidade e acesso a livros, literatura, ideias que nao imaginei existirem. A secao de New Age em qualquer bookstore me fascionou. Li tudo que caia em minha mao. Expandi meu horizonte vertical, horizontal, para baixo e para cima. Aprendi de tudo, explorei e exploro toda uma realidade que nao sabia existir. Me fascionou a multitude de ideais e de realidades que se vive, e a imensidade de realidades que as pessoas tem de um plano espiritual e das ideias espiritualistas.Minha visao mudou, e aprendi a aceitar tantos e a tantas ideias novas. Eu cresci. Edgar Cayce e sua mediunidade, Comando Ashtar, Nostradamus e suas previsoes, Hands on Healing, Workshops sobre tudo que se pode imaginar, Monroe Institute para se estudar OBE, Ian Stevenson e seu estudo sobre reencarnacao feito em uma Universidade, Channels, Unsolved Mysteries, UFO e crop circles, Communion, Fire in the Sky, Chakras, Out on a Limb, as piramides to Egito, Fatima, predicoes, 11:11, asteroides em Jupiter, face on Mars, talk.religion. newage, a multitute de religioes no mundo, diferentes profetas em diferentes religioes, Jesus visto como um dos profetas, a realidade de culturas diferentes e sua religiosidade... E eu era ainda espirita? Sera que o conhecimento espirita era limitado? Abragente, restrito? Me senti confuso com estas ideais. Na ultima vez que estive em Paris, decidi ir a Pere-Lachaise, para visitar o tumulo de Kardec. Sei o que esta escrito na pedra do tumulo, em termos da nao glorificacao de Kardec como um santo, ou de transformar seu tumulo num lugar de peregrinacao. Mas na realidade me sentia afastado da ideia original do movimento, que um "pecado" a mais ou a menos nao ia fazer nenhuma diferenca. Por um momento, de alguma forma, era eu e Kardec. Parei para refletir o quanto cresci e aprendi nestes anos, a minha saudade da realidade maior do plano espiritual a que um dia voltarei, minhas frustacoes por nao poder ver e estar mais em contato com a vida verdadeira, por me sentir tao preso a esta ilusao a que chamamos de vida encarnada. Nesta hora, foi como eu senti uma integracao de todo o corpo de conhecimento que recebi, e de como a base espirita a que fui exposto me permitiu voar tao alto e ainda assim com o controle e com o discernimento do conhecimento e rumo certo. Vi em minha frente os livros de Chico, Emmanuel, Divaldo, Andre Luiz a emitirem luz , uma luz de conhecimento e direcao. Eles, a capacidade de ler em portugues, sao e serao sempre presentes para nos. Poucos livros apresentam a realidade espiritual de uma maneira tao clara e tao simples como estas obras. Vi tantos de meus amigos a nadar neste mar de conhecimento espiritualista mas sem um rumo, sem uma direcao firme. Sim , abertos a tudo, mas muitas vezes de uma abertura que os torna perdidos, confusos. Entendi a necessidade que Kardec teve de preservar e fazer o movimemto espirita organizado, com regras , direcoes. Nem todos estavam prontos para o voo livre, para navegar no mar do conhecimento, para guiar outros de acordo com suas propias diretrizes, para explorar. Mais uma vez Kardec me ensinava e me respodia, nao a uma pergunta do Livro dos Espiritos, mas a minha propia pergunta. Sim, mais do que nunca eu era um espirita. Fazendo uma analogia com futebol, uma vez espirita, sempre espirita. Entretanto o ser um espirita, significava para mim, ter recebido principalmente de Kardec a base que me permitiu entao voar. A busca do conhecimento, do Nirvana, e' e sera sempre sozinha, um processo particular, painful, seu. Mas se temos que ter um Guru para isso, Kardec foi, e' e sera o meu. Isto me faz um espirita. Texto enviado pelo Paulo Caldeira. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### BATEPAPO COM O PAULO Caro Jose Voce mencionou na sua ultima email que voce manda as mensagens dependendo das contribuicoes. Como te disse na minha mens. eu trabalhava em jornais espiritas no Brasil. Que tipo de contribuicao voce estaria interessado? Podia me dar algum exemplo, ou ate me mandar algumas mensagens anteriores? Grato Paulo ------------------------------------------------ Oi Paulo. Qualquer tipo de contribuiao e' valido. Eu costumo fazer transcricoes da Revista Espirita, ou de livros de Herculano Pires, que eu trouxe comigo. Vale tambem trabalhos originais, de pesquisa, mediunicos (ou nao). Por algum tempo eu coloquei mensagens de Oscar Ferreira Carneiro, mas agora ficou mais esparso. Duvidas, comentarios sobre qualquer motivo. Ja houveram comentarios sobre mediunidade e colaboracao com a policia, sobre homosexualismo, sobre psicologia, induismo. Na minha opiniao qualquer acontecimento do dia-a-dia pode ser discutido, pois, o Espirita deve ser um homem do mundo, interagindo com ele (o mundo). O texto que voce enviou sobre sua experiencia vai estar no proximo boletim, assim como estes comentarios. Espero que voce nao se importe. Um grande abraco, Jose Cid. ------------------------------------------------ OK, clear! Acho interessante a ideia de se ter um forum / grupo onde se possa se falar de espiritualismo. Eu lei talk.religion.newage, e outros grupos relationados com aliens,channeling, mas o nivel de menssagens algumas vezes sao meio off, ou a agressividade e muito forte. Como te disse antes , acredito que Kardec e a literatura espirita brasileira nos deu e nos da um rumo muito seguro e uma certa didatica no aprendizado e na transmissao/discussao de assuntos. Para mim sera muito interessante ter contatos com espiritas de novo, na terra do new age. Nao tenho problema sobre usar o que te enviei, mas por favor edite, pois a ideia era mandar apenas para voce. Depois de receber o boletim e ver o formato , te enviarei algumas contribuicoes no tocante a livros que li aqui, e sobre OBE/astral projection. Um abraco Paulo -------------------------------------------- Oi Paulo. Eu nao leio a USENET (talk.religion.newage) exatamente porque achei o nivel das mensagens ruim e agressivas. Nao existe muita discussao, troca de ideias. Normalmente eu nao altero as mensagens que recebo. A unica excessao e quando o autor me pede. Eu nao coloco no Boletim apenas o que concordo. Isso seria extremamente chato para mim e para todos nos, alem de nao nos trazer proveito algum. As vezes eu mesmo posso fazer alguns comentarios, mas normalmente deixo para discussao. Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################