################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 07(91)/94 05/07/94 ################################################################# DA PERFEICAO DOS SERES CRIADOS (Transcrito por Jose Cid da Revista Espirita de 1864, traducao de Julio Abreu Filho, editada pela EDICEL.) Por vezes pergunta-se se Deus nao teria podido criar os Espiritos perfeitos, para lhes poupar o mal e todas as suas consequencias. Sem duvida Deus o teria podido, pois e todo-poderoso; e se nao o fez, e que, em sua soberana sabedoria, julgou mais util que fosse de outro modo. Nao pertence aos homens perscrutar seus designios e, ainda menos, julgar e condenar as suas obras. Desde que nao pode admitir Deus sem o infinito das perfeicoes, sem a soberana bondade e a soberana justica; desde que tem sob os olhos, incessantemente, provas de sua solicitude pelas suas criaturas, deve pensar que essa solicitude nao podia ter falhado na criacao dos espiritos. Na terra o homem e como a crianca, cuja visao limitada nao vai alem do estreito circulo do presente, e nao pode julgar da utilidade de certas coisas. Deve, pois, inclinar-se ante o que ainda esta alem do seu alcance. Contudo, tendo-lhe Deus dado a inteligencia para se guiar, nao lhe e defeso procurar compreender, parando humildemente no limite que nao pode transpor. Sobre todas as coisas mantidas no segredo de Deus, nao pode estabelecer senao sistemas mais ou menos provaveis. Para julgar qual desses sistemas mais se aproxima da verdade, ha um criterio seguro, que sao os atributos essenciais da Divindade. Toda teoria, toda doutrina filosofica ou religiosa que tendesse a destruir a minima parte de um so desses atributos pecaria peia base e seria, por isto mesmo, manchada de erro. De onde se segue que o sistema mais verdadeiro sera aquele que melhor se acomodar com esses atributos. Sendo Deus todo sabedoria e todo bondade, nao poderia ter criado o mal como contra-peso do bem; Se tivesse feito do mal uma lei necessaria, teria voluntariamente enfraquecido o poder do bem, porque aquilo que e mal nao pode senao alterar e nao fortificar o que e bem. Ele estabeleceu leis que sao inteiramente justas e boas; o homem seria perfeitamente feliz se as observasse escrupulosamente; mas a menor infracao a essas leis causa uma perturbacao cujo contra-golpe experimenta; dai todas as suas vicissitudes; e, pois, ele proprio a causa do mal por sua desobediencia as leis de Deus. Deus o criou livre de escolher seu caminho. O que tomou o mau caminho o fez por sua vontade e nao pode acusar senao a si-proprio pelas consequencias para si decorrentes. Pelo destino da terra, so vemos os Espiritos desta categoria, e e o que fez crer na necessidade do mal. Se pudessemos abracar o conjunto dos mundos, veriamos que os Espiritos que ficaram no bom caminho percorrem as diversas fases de sua existencia em condicoes completamente diversas e que, desde que o mal nao e geral, nao poderia ser indispensavel. Mas resta sempre a questao de saber porque Deus nao criou os Espiritos perfeitos. Esa questao e analoga a esta outra : Porque a crianca nao nasce completamente desenvolvida, com todas as aptidoes, toda a experiencia e todos os conhecimentos da idade viril? Ha uma lei geral que rege os seres da criacao, animados e inanimados. E a lei do progresso. Os Espiritos a ela submetidos pela forca das coisas, sem o que a excecao teria perturbado a harmonia geral e Deus quis dar-nos um exemplo abreviado na progressao da infancia. Mas como o mal nao existe como necessidade na ordem das coisas, pois nao e devido senao a Espiritos prevaricadores, a lei do progresso absolutamente nao os obriga a passar por esta fieira para chegar ao bem; ela nao os forca senao a passar pelo estado de inferioridade intelectual ou, por outras palavras, pela infancia espiritual. Criados simples e ignorantes, por isso imperfeitos, ou melhor, incompletos, devem adquirir por si-mesmos e por sua propria atividade, a ciencia e a experiencia que de inicio nao podem ter. Se Deus os tivesse criado perfeitos, deveria te-los dotado, desde o instante de sua criacao, com a universalidade dos conhecimentos; te-los-ia isentado de todo trabalho intelectual; mas, ao mesmo tempo, lhes teria tirado toda a atividade que devem desenvolver para adquirir, e pela qual concorrem, como incarnados e desencarnados, ao aperfeicoamento material dos mundos, trabalho que nao incumbe mais aos Espiritos superiores encarregados somen-te de dirigir o aperfeicoamento moral. Por sua mesma inferioridade torna-se uma engrenagem essencial da obra geral da criacao. Por outro lado, se os tivesse criado infaliveis, isto e, isentos da possibilidade de fazer mal, eles fatalmente teriam sido impelidos ao bem como mecanismos bem montados, que fazem automaticamente obras de precisao. Mas, entao, nao mais livre arbitrio e, por consequencia, nao mais independencia; ter-se-iam assemelhado a esses homens que nascem com a fortuna feita e se julgam dispensados de fazer alguma coisa. Submetendo-os a lei do progresso facultativo, quis Deus que tivessem o merito de suas obras, para ter direito a recompensa e a desfrutar a satisfacao de haverem conquistado sus proprias posicoes. Sem a lei universal do progresso, aplicada a todos os seres, teria tido que estabelecer uma ordem de coisas completamente outra. Sem duvida, Deus tinha a possibilidade. Por que nao o fez? Teria sido melhor de outro modo? Assim, ter-se-ia enganado! Ora, se Deus pode enganar-se, e que nao e perfeito; se nao e perfeito, nao e Deus. Desde que nao se pode concebe-lo sem a perfeicao infinita, ha que conduzir-se que o que fez e o melhor; se ainda nao estamos aptos a compreender os seus motivos, certamente pode-lo-emos mais tarde, num estado mais adiantado. Enquanto esperarmos, se nao pudermos sondar as causas, poderemos observar os efeitos e reconhecer que tudo no universo e regido por leis harmonicas, cuja sabedoria e admiravel previdencia confundem o nosso entendimento. Muito presuncoso, pois, seria aquele que pretendesse que Deus deveria ter regulado o mundo de outra maneira, pois isto significaria que, em seu lugar, teria feito melhor. Tais sao os Espiritos, cujo orgulho e ingratidao Deus castiga, relegando-os a mundos inferiores, de onde so sairao quando curvando a cabeca sob a mao que os fere, reconhecerem o seu poder. Deus nao lhes impoem esse reconhecimento; quer que seja voluntario e fruto de suas observacoes, razao por que os deixa livres e espera que, vencido pelo mal mesmo, que a si atraem, se voltem para ele. A isto respondem: "Compreende-se que Deus nao tenha criado os Espiritos perfeitos; mas se julgou a proposito submete-los todos a lei do progresso, nao teria podido, pelo menos, cria-los felizes, sem os submeter a todas as miserias da vida?'' A rigor, compreende- se o sofrimento para o homem, pois pode ter desmerecido; mas os animais tambem sofrem; entredevoram-se; os grandes comem os pequenos. Ha alguns cuja vida nao passa de longo martirio; como nos tem o livre arbitrio ou desmereceram? Tal e, ainda, a objecao por vezes feita e a qual os argumentos acima podem servir de resposta. Nao obstante, juntaremos algumas consideracoes. Sobre o primeiro ponto diremos que a felicidade completa e resultado da perfeicao, pois as vicissitudes o sao da imperfeicao. Criar os Espiritos perfeitamente felizes fora cria-los perfeitos. A questao dos animais exige alguns desenvolvimentos. Eles tem um principio inteligente - isto e incontestavel. De que natureza e este principio? Que relacoes tem com o homem? E estacionario em cada especie, ou progressivo ao passar de uma a outra especie? Qual o seu limite de progresso? Marcha paralelamente com o homem, ou e o mesmo principio que se elabora e ensaia a vida nas especies inferiores, para receber, mais tarde, novas faculdades e sofrer a transformacao humana? Sao outras tantas questoes ate hoje insoluveis; e se o veu que cobre esse misterio ainda nao foi levantado pelos Espiritos, e que ainda e prematuro; o homem ainda nao esta maduro para receber toda a luz. E verdade que varios Espiritos deram teorias a respeito, mas nenhuma tem um carater bastante autentico para ser aceita como verdade definitiva. Assim, ate nova ordem, nao podem ser consideradas senao como sistemas individuais. So a concordancia lhes pode dar a consagracao, pois nisto esta o unico e verdadeiro controle do ensino dos Espiritos. Eis porque estamos longe de aceitar como verdades irrecusaveis tudo quanto ensinam individualmente; um principio, seja qual for, para nos so adquire autenticidade pela universalidade do ensinamento, isto e, por instrucoes identicas, dadas em todos os lugares, por mediuns estranhos uns nos outros, sem sofrer as mesmas influencias, notoriamente isentos de obsessoes e assistidos por Espiritos esclarecidos. Por Espiritos esclarecidos deve entender-se os que provam sua superioridade pela sua elevacao de pensamento, o alto alcance de seus ensinos, jamais se contradizendo e jamais dizendo nada que a logica mais rigorosa nao possa admitir. Assim e que foram controladas as diversas partes da doutrina, formulada no Livro dos Espiritos e no Livro dos Mediuns Tal nao e ainda o caso da questao dos animais Eis por que ainda nao o decidimos. Ate a constatacao mais seria, nao se devem aceitar teorias que possam ser dadas a respeito, senao como inventario, e esperar sua confirmacao ou sua negacao. Em geral nunca seria demasiada a prudencia em face a teorias novas, sobre as quais poderiamos ter ilusoes. Assim quantas vimos, desde a origem do Espiritismo que, publicadas prematuramente, apenas tiveram vida efemera! Assim sera com todas as que apenas tiverem carater individual e nao tiverem passado pelo controle da concordancia. Em nossa posicao, recebendo as comunicacoes de cerca de mil centros espiritas serios, disseminados em diversos pontos do globo, estamos em condicoes de ver os principios, sobre os quais houve concordancia. Foi esta observacao que nos guiou ate hoje e nos guiara igualmente nos novos campos que o Espiritismo e chamado a explorar. E assim que, desde algum tempo, observamos nas comunicacoes, vindas de varios lados, quer da Franca, quer do estrangeiro, uma tendencia para entrar numa via nova, atraves de revelacoes de uma natureza toda especial. Essas revelacoes, muitas vezes em palavras veladas, passaram inapercebidas a muitos dos que as receberam; muitos outros se supuseram os unicos a recebe-las; consideradas isoladamente, para nos nao teriam valor; mas a sua coincidencia lhes da alta importancia, que tera de ser julgada mais tarde quando vier o momento de as levar a luz da publicidade. Sem essa concordancia, quem poderia estar seguro de ter a verdade? A razao, a logica, o raciocinio, sem duvida sao os primeiros meios de controle a serem usados. Em muitos casos isto basta. Mas quando se trata de um principiimportante, da emissao de uma ideia nova, seria presuncao crer-se infalivel na apreciacao das coisas. E, alias, um dos caracteres distintivos da revelacao nova o de ser feita em toda parte no mesmo tempo. Assim como as diversas partes da doutrina. Ai esta a experiencia a provar que todas as teorias aventurosas por Espiritos sistematicos e pseudo-sabios sempre foram isoladas e localizadas; nenhuma tornou-se geral e nao suportou o controle da concordancia; varias, mesmo, cairam no ridiculo, prova evidente que nao estavam certas. O controle universal e uma garantia para a futura unidade da doutrina. Esta digressao afastou-nos um pouco do assunto, mas era util, para dar a conhecer a maneira por que procedemos, no caso de teorias novas concernentes o Espiritismo, que esta longe de haver dado a ultima palavra sobre todas as coisas. Jamais as emitimos antes que tenham recebido a sancao de que acabamos de falar, razao por que algumas pessoas, um tanto impacientes, se admiram de nosso silencio em certos casos. Como sabemos que cada coisa vira a seu tempo, nao cedemos a nenhuma pressao, venha de onde vier, pois sabemos a sorte dos que querem ir muito depressa e tem em si mesmo e em suas proprias luzes uma confianca multo grande. Nao queremos colher fruto antes de maduro; mas e preciso ter certeza de que, quando estiver maduro, nao o deixaremos cair. Estabelecido este ponto, pouco nos resta a dizer sobre a questao proposta, embora o ponto capital ainda nao possa ser resolvido. O sofrimento dos animais e constante. Mas e racional imputar esses sofrimentos a imprevidencia de Deus ou a uma falta de bondade de sua parte pelo fato de a causa escapar A nossa inteligencia, como a utilidade dos deveres e da disciplina escapa ao escolar? Ao lado desse mal aparente nao se ve brilhar a sua solicitude pelas mais infimas criaturas? Nao sao os animais providos de meios de conservacao adequados ao meio onde devem viver? Nao se ve que a sua pelagem desenvolve-se mais ou menos, conforme o clima? Seu aparelho de nutricao, suas armas ofensivas e defensivas proporcionadas aos obstaculos a vencer e aos inimigos a combater? Em presenca destes fatos, tao multiplicados, e cujas consequencias so escapam ao olho do materialista, e-se levado a dizer que nao ha Providencia para eles? Nao, por certo, posto nossa visao seja muito limitada para julgar a lei do conjunto. Nosso ponto de vista, restrito ao pequeno circulo que nos envolve, so nos deixa ver irregularidades aparentes; mas quando nos elevaremos pelo pensamento acima do horizonte terreno, apagar-se-ao essas irregularidades ante a harmonia geral. O que mais choca nesta observacao localizada, e a destruicao de uns seres pelos outros. Desde que Deus prova a sua sabedoria e a sua bondade em tudo o que podemos compreender, e forcoso admitir que a mesma sabedoria presida ao que nao compreendemos. Alias, nao se exagera a importancia dessa destruicao senao porque se a liga a materia, sempre por forca do estreito ponto de vista em que se coloca o homem. Em definitivo, so se destroi o involucro; o principio inteligente nao e aniquilado; tambem o Espirito e tao indiferente a perda de seu corpo, quanto o homem a de sua roupa. Essa destruicao dos envoltorios temporarios e necessaria a formacao e manutencao de novos envoltorios, que se constituem com os mesmos elementos; mas o principio inteligente nao e atingido, quer nos animais, quer no homem. Resta o sofrimento, que por vezes leva a destruicao desse involucro. Ensina-nos o Espiritismo, e nos prova que o sofrimento no homem e util ao seu avanco moral. Quem nos diz que o dos animais nao tem utilidades? que na sua esfera e conforme certa ordem de coisas, nao seja causa de progresso? E certo que nao passa de hipotese, mas ao menos se apoia nos atributos de Deus: a justica e a bondade, enquanto as outras sao a sua negacao. A questao da criacao dos seres perfeitos, tendo sido debatida em sessao da Sociedade Espirita de Paris, o Espirito de Erasto ditou, a respeito, a seguinte comunicacao. SOBRE A NAO-PERFEICAO DOS SERES CRIADOS (Sociedade Espirita De Paris, 5 de fevereiro de 1864 - Medium: Sr. D'Ambel) Porque nao criou Deus todos os seres perfeitos? Em virtude mesmo da lei do progresso. E facil compreender a economia d'esta lei. Aquele que marcha esta no movimento, isto e, na lei da atividade humana; aquele que nao progride, que por essencia se acha estacionario, incontestavelmente nao pertence a gradacao ou a hierarquia humanitaria. Explico-me. Quem nasce numa posicao mais ou menos elevada, acha em sua situacao nativa um dado estado de ser. Ora! esta certo de que se sua vida inteira decorresse nessa situacao de ser, sem que lhe tivesse trazido modificacoes por sua acao ou pela de outrem; declararia que a sua existencia e monotona, aborrecida, fatigante, numa palavra, insuportavel. Acrescento que teria perfeita razao, visto como o bem so e bem relativamente ao que lhe e inferior. Isto e tao certo que se puserdes o homem num paraiso terrestre, num paraiso onde nao se progride mais, em dado tempo ele achara a existencia insustentavel e aquele repouso um impiedoso inferno. Dai resulta, de maneira absoluta, que a lei imutavel dos mundos e o progresso ou o movimento para a frente; isto e, que todo Espirito que e criado esta inevitavelmente submetido a essa grande e sublime lei da vida; consequentemente, tal e a mesma lei humana. So existe um ser perfeito e nao pode existir senao um: Deus! Ora, pedir ao Ser Supremo a criacao de Espiritos perfeitos, seria pedir- lhe que criasse algo de semelhante e igual a si. Emitir semelhante proposicao, nao e a condenar previamente? O homens! porque perguntar sempre qual a razao de ser de certas questoes insoluveis ou acima do entendimento humano? Lembrai-vos sempre que so Deus pode ficar e viver na sua imobilidade gigantesca. E o summum e o maximum de todas as coisas, o alpha e o omega de toda a vida. A! crede-me, filhos, jamais busqueis levantar o veu que cobre esse grandioso misterio, que os maiores Espiritos da criacao nao abordam sem tremor. Quanto a mim, humilde pioneiro da iniciacao tudo o que vos posso afirmar e que a imobilidade e um dos atributos de Deus, ou do Criador e que o homem e tudo o que e criado tem como atributo a mobilidade. Compreendei, se o puderdes, ou esperai a hora de uma explicacao mais inteligivel, isto e, mais ao alcance do vosso entendimento. Nao trato senao desta parte da questao, pois vos quis provar apenas que nao tinha ficado estranho a vossa discussao. Sobre todo o resto, reporto-me ao que foi dito, pois todos me pareceram da mesma opiniao. Em breve falarei de outros casos que foram assinalados (os casos de Poitiers). Erasto. Transcrito por Jose Cid da Revista Espirita de 1864, traducao de Julio Abreu Filho, editada pela EDICEL. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### CENTROS ESPIRITAS (E/OU ESPIRITUALISTAS) NOS EUA Como eu recebi alguns pedidos para mandar os enderecos novamente (foram publicados no Boletim 77), aqui vai, sendo que eu ja corrigi o endereco do "Spiritist Study Group", de Washington. Phoenix, AZ Allan Kardec Fellowship of Arizona - contact John Zerio (602) 978 7158. Los Angeles, CA Spiritist Study Center Goup - contact Mrs Benjamin (909) 594 6131. San Francisco, CA Spiritual Development Group - Contact Mr Peter Constancio (415) 695 9414. Study Group - contact Rev Iclea Halton (510) 944 0483. Washington, DC Spiritist Study Group - Mr. Vanderlei Marques (301) 340-9247 Miami, FL Kardecian Spirit Center - 1144 SW 8th St, Miami. CE Bezerra de Menezes - contact Mr. Rodriguez (305) 891 6348. Centro de Estudios "Fuerzas Amigas" - 15463 SW 71 St. Centro Espirita "Amor a la Moral" - 1144 8th St, Local E, Miami. Kardecist Work and Spirit Center - 2742 SW 8th St, Local 205 - contact Mrs Rodriguez (305) 654 0258. Sister Scheilla Study Group - contact (305) 654 0258. Centro Espirita Sembrando Amor - contact (305) 223 7470. Centro de Estudios Espiritas Cristianos - contact (305) 382 0386. Grupo de Estudios y Trabajos Espiritas Amalia Domingo Soler - contact (305) 266 4001. St Petesburg, FL Spiritist Society of Florida - contact Ed Crespo (813) 343 2014. Boston, MA Grupo Espirita Caminho, Verdade e Vida - contact Mrs Dirce Piensacola (617) 536 7747. Elizabeth, NJ Grupo Espirita Leon Denis - contact Mr or Mrs Argemi (201) 527 0231. 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Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################