################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 06(90)/94 28/06/94 ################################################################# REFLEXOES A meditacao nao e um estado da mente. E um estado do ser inteiro. As pessoas pensam que a meditacao esta relacionada so com a mente e nao ao corpo. Que esta relacionada ao cerebro e suas atividades. Acreditam que parando suas atividades cerebrais, podem forcar-se a um estado de meditacao. Essa e uma grande ilusao, que precisa ser desacreditada. Nao adianta concentrar a atencao nas atividades da mente, com a exclusao do resto do seu modo de viver. A meditacao e algo que diz respeito ao ser total, a vida total. Ou voce vive ela ou nao vive. Se ralaciona com tudo, com o fisico, com o psicologico. Portanto e preciso desipnotizar a mente. So entao e possivel que ocorra uma transformacao em voce. Voce pode imaginar qualquer especie de atividade mental, mas o estado de meditacao e diferente. Nao e contemplacao, reflexao, concentracao, experiencias ocultistas ou transcedentais. Nao e o resultado de qualquer atividade mental. Tal estado nao pode ser produzido por quaisquer ginasticas, truques quimicos, drogas, estimulos emocionais, nao se pode fazer a forca, porque nao e o resultado de qualquer atividade psicofisica no espaco e no tempo. Podemos refletir a respeito de certas coisas. Podemos obter informacoes, selecionar ou rejeitar algumas e chegar a certas conclusoes. Das conclusoes podemos deduzir certas teorias. Isso pode esclarecer muitos pontos e resultar na lucidez do pensamento e da expressao. A concentacao pode agucar o cerebro. Pode estimular os poderes ocultos da mente. Isso nao e o estado de meditacao. Quando entendemos esse ponto, a obsessao pela atividade mental se desvanece. Nao ha desejo de forcar a mente, de supri-la ou de reprimi-la ou de droga-la. Desse modo as toxinas psicologicas sao varridas. Da mesma maneira que voce tem de remover todas as toxinas de sua corrente sanguinea antes de poder se recuperar de uma doenca, voce tem de fazer o mesmo com as toxinas psicologicas devidas a fermentacao do pensamento e da emocao, antes de voce poder se recuperar das deformacoes nas suas percepcoes e respostas. Assim, da pequena area da atividade mental, trouxemos a meditacao para um vasto campo de consciencia, onde ela entra em relacao com cada movimento da vida pessoal e coletiva. Ela entra em relacao com o modo como voce usa as suas roupas, sapatos, o modo como gesticula ou articula as palavras durante o dia. Queira ou nao, o estado interior do seu ser e expresso em seu comportamento. Entao a meditacao esta em relacao com a vida total. Essa correlacao, com o viver total e o primeiro requisito no caminho da transformacao total. A clareza da percepcao e a base da espontaneidade na resposta. Uma vez que a pessoa tenha entendido esses pontos como fatos da vida, desperta no seu coracao a ordem nas prioridades da vida. A perspectiva de todos os objetos e individuos que nos cerca torna-se clara e vivida. Nao ha confusao nem desordem. A pessoa se torna muito esclarecida quanto as responsabilidades e obrigacoes que tem de levar a cabo. Enquanto nao ha ordem interior, os desejos, os anseios, ambicoes, puxao para uma direcao, hoje, para empurrar numa outra direcao, amanha. Geralmente estamos familiarizados com dois estados de ser que se manifestam em nossa atividade fisica ou mental. Sabemos como o corpo e movido por um impulso, e como a mente e movida por um motivo. O impulso, ou o motivo, pode ser consiente ou subconsciente, mas eles dirigem a nossa atividade. Esse e um estado de ser. O outro estado e a inatividade, a inercia, da letargia ou da preguica. A inatividade pode ser devida a fadiga fisica ou a depressao mental. Pode ser intencional ou nao, voluntaria ou nao. Nas horas de vigila, estamos ocupados com a atividade ou a inatividade da mente e nas horas de sono, estamos ainda ocupados com a mente. O sonho consciencia constitui o resultado do movimento mental. No sono profundo, contudo, a mente nao se move. Podemos ter esse sono profundo por uma ou duas horas durante a noite, mas esse sono profundo introduz uma nova dimensao de consciencia em nossa vida. Nessa dimensao, a mente nao esta nem ativa, nem inativa. O ego, o mim, nao funciona. E um estado de consciencia sem motivo, sem ego. Nos nao estamos habituados com esse estado sem ego e sem motivo nas horas de vigilia. O estado inocente de consciencia, apenas no sono profundo. Nao temos afinidade consciente com ele. Nao e feito por nos. Nao e intencional. Voce so pode ter afinidade com estado de consciencia quando aprende estar desperto, alerta e atento em sono profundo. Os efeitos bioquimicos e biofisicos da atividade e inatividade ja foram medidos. Tambem ja foram os efeitos do sono profundo. Mas os efeitos da percepcao, da atencao no sono profundo nao foram ainda. A meditacao consiste em estar conscio, sem ego, nem motivo, tanto nas horas de vigilia como nas horas de sono. Em outras palvras, NO ESTADO DE MEDITACAO, VOCE TEM O RELAXAMENTO DO SONO PROFUNDO E A PERCEPCAO DAS HORAS DE VIGILIA. A um homem que nunca houvesse experimentado um sono profundo, sem sonho, um sono inocente e criador, e de se perguntar se ele alguma vez teria pensado em meditacao. O manter o corpo por si. Nao ha consciencia masculina ou feminina. A relacao de espaco e tempo nas horas de vigilia, e qualitativamente diferente da relacao de tempo e espaco na consciencia do sono. Voce pode ter um sono que so dure cinco minutos, mas nesses cinco minu passar por lutas, guerras, renascimentos, viagens e tudo mais. Em outras palvras a consciencia temporal das horas de vigilia nao e relevante no mundo do sonho e na consciencia do sonho. Do mesmo modo, a estrutura do tempo e espaco, feita pelo homem, nao pode entrar no mundo do sono. A consciencia transcende tempo e espaco enquanto o corpo dorme. Se voce nao estivesse completamente livre da escravidao da consciencia do ego, no sono profundo, voce nao se sentiria rejuvenescido apos o sono. E a libertacao da consciencia, que regenera a energia. A nao ser que uma pessoa passe pela experiencia do sono profundo, sera muito dificil ela entender o que e a dimensao da meditacao. O relaxamento total do sono profundo e a percepcao dinamica da meditacao estao relacionados muito estritamente um com o outro. Uma energia e liberada, uma mudanca metabolica ocorre atraves dessa energia. Se voce nao consegue um sono profundo por uns poucos dias, nao pode digerir a comida, a circulacao do sangue e perturbada, nao pode pensar com clareza, enfim, o sono e um milagre na nossa vida diaria. Uma pessoa que vive em total relaxamento o tempo todo tem infinita energia criativa, que a mantem fresca e espontanea. O frescor e o conteudo da inocencia. O relaxamento total e a recriacao sempre. Um ser nesse estado irradia paz e alegria, ajudando a transformacao a sua volta. Precisamos compreender como o relaxamento e a criatividade andam juntos. No estado de meditacao, a inteligencia usa o corpo e a mente sem qalquer tensao, conflito, contradicao. Comumente, os pensamentos e emocoes nascem de algum motivo, resultam em alguma pressao neurologica ou quimica. O pensamento e apegado a consciencia do ego. Esta encadeado ao conhecimento do passado e a todos os condicionamentos que constituem a sua consciencia. Se voce tem um motivo, por voce ou por outros, se voce trabalha para sua familia, seu pais, o movimento cerebral nascido do ego resulta em tensoes nervosas. Enquanto o movimento cerebral nasce de motivos, intencoes, ambicoes ou de quaisquer sentimentos dessa natureza, nao pode haver relaxamento. Sem relaxamento nao ha espontaneidade. No estado de meditacao o orgao cerebral e extremamente sensivel, agucado e sempre atento. O alcance da atencao e muito amplo, a intensidade da atencao e muito profunda, porque nao ha centro a dirigir o movimento, nem circunferencia a limita-lo. O movimento sem tensao nao exaure voce, como fazem os movimentos mentais. Isso pode nos ajudar a entender a diferenca qualitativa da vida das pessoas que poem na acao esta qualidade de viver. Quando uma pessoa desabrocha nessa nova vida, torna-se possivel mover-se atraves de uma variedade de relacoes, sem deixar atras quaisquer cicatrizes na memoria. Desabrocha um novo modo de viver. Usa o corpo diferente, usa a palavra de maneira especial. Essas mudancas nao acontecem diante um esforco consiente. Acontecem de uma forma natural, facil, espontaneamente. Logo que voce decide a conseguir uma transformacao, vocese torna vitima de tensoes cerebrais. E dificil estar conscio das tensoes impostas a si mesmo e dos conflitos criados por si mesmo. A nao ser que a pessoa tenha a austeridade e a humildade, de um indagador, ela nao decobrira a violencia que comete contra si por impor-se disciplinas ou tensoes intelectuais. E absolutamente necessaria uma abordagem cientifica da vida como um todo. Um procedimento cientifico envolve ordem e pureza internos. Ela tem de crescer dentro de mim. Purificar o relacionamento da pessoa com o corpo, significa compreender as suas necessidades e prove-las de uma maneira sensata, saudavel. Significa prover a especie certa de dieta e de sono ao corpo. Significa usar os orgaos dos sentidos sem qualquer dogma, hipocresias ou complascencias. Os que nao querem aprender, crescer realmente, encontrarao muitas desculpas e justificativas para a sua pregica e passividade. So a "chama sem fumaca" na indagacao pode manter voce em estado de alerta e de frescor. Ela permite que voce resolva as questoes fisicas de uma vez por todas, com clareza, lucidez e humildade. Uma clareza basica para a vida fisica da uma nova perspectiva a todas as coisas que nos cercam. Entao nada na vida e trivial, insignificante, tudo e sagrado. A respeito da palavra, somos escravos da verbalizacao. Ha uma relacao direta entre libertar-se da fala e o estado de meditacao. Nao ha necessidade de conversarmos desnecessariamente, tanto fora (com os outros), como conosco mesmos. Voce fala de coisas que acontecem ou que poderao acontecer. Voce repetindo reforca os fatos. No momento em que uma palavra nasce ela estimula uma emocao ou uma associacao. Primeiro e um pensamento, depois palavra verbalizada ou nao. Estimula uma emocao, que sentida atravessa a pele e entra no eter. Ele traz a existencia ondas etericas que contaminam os arredores. Se a verbalizacao continua o dia todo e impossivel parar de subito o seu movimento apenas pelo ato de se sentar e fechar os olhos. A verbalizacao reforca o passado ou condiciona o futuro. Como posso educar a mente, a fim de que haja necessidade de forca- la a fazer ou nao fazer uma coisa? Como posso educa-la a se mover so quando o movimento e justificado e a se manter quieta? Esta e a parte mais dificil da auto-educacao. Parece necessario aprender como observar. Observar e vigiar uma coisa sem preconceito, vigia-la sem avaliacao e sem julgamento. Quando se olha para uma coisa, o cerebro registra, nomeia e identifica. Assim como nao se pode evitar que os olhos vejam uma arvore, nao se pode evitar que o cerebro nomeie. Ha entretanto uma atividade voluntaria de avaliacao alem da atividade cerebral voluntaria, construida na estrutura cerebral. O processo de gostar ou nao gostar, de comparar e o de julgar complicam a percepcao. Sera possivel educar a mente para olhar uma coisa com simplicidade e sem preconceito, a nao ser que seja inevitavel uma escolha. Como se educa a mesnte a observar? Uma maneira e olhar o movimento mental como observador. No comeco este estado de observador dura uns segundos e subitamente deslisa tornando-se agente. Se a pessoa e sensivel e atenta, esse intervalo pode ser pequeno. A incrustacao dos condicionamentos fisicos e pscicologicos pode ser tao espessa que o estado de observacao dificilmente se mantem. Ha necessidade do esforco, da perceveranca em continuar. Tera paciencia consigo mesmo, com seu limite. Ter a atencao voltada para perceber a desatencao, do sair e voltar do estado de observador. Outro meio de educar a mente e observar a respiracao. O estar inspirando e o estar expirando, quando os pensamenteos surgem, deixam passar e ficar no "estou inspirando e estou expirando". A mente vai aprendendo a ficar quieta dentro do novo movimento e ir entrando no silencio, no estar inteiro no presente. Meditacao e viver alem do tempo e do espaco, usa-los quando esse uso e indispensavel. E estar atento, com a mente aqui e agora, no cotidiano, para quando chegar aquela hora determinada por nos, para se aquietar, estar com a consciencia receptiva para o silencio. Meditacao e viver na dimensao da inteligencia, que nao tem centro, nem circunferencia. E viver na liberdade incondicional e no relaxamento da inocencia e relacionar-se com todas as coisas, situacoes, certos que e assim, e a hora, sem nenhum conceito. Simplesmente e. "Deus e um circulo, cujo centro esta em toda parte e cuja circunferencia nao esta em lugar nenhum." Estas reflexoes sao passadas por Vimala Takar, uma filosofa oriental, nascida na India. Texto enviado pela Rochelle. REFLEXOES SOBRE AS REFLEXOES O texto que a Rochelle enviou e interessantissimo, possui uma analise interessante sobre a uso da mente, mas esquece um boa parte do ser humano - o espirito. A filosofa considera o pensamento como originado por uma serie de reacoes bio-quimicas, isso quer dizer que sem o corpo para fazer estas reacoes o pensamento nao existe, esta morto! Um dos grandes beneficios trazidos pelas pesquisas espiritas foi mostrar a existencia do espirito e a sua sobrevivencia a morte do corpo. O espirito continua pensando e se comunicando, mesmo que nao tenha o corpo para materializar seus pensamentos e acoes. O relaxamento do corpo tambem depende do relaxamento do espirito. E possivel imobilizar o corpo com uma droga tranquilizante, mas o espirito continua ativo, (quase) inatingido pela droga. O estado de tranquilidade do espirito e muito mais dificil de ser alcancado, e depende de muito mais trabalho do que as tecnicas usuais de relaxamento conseguem dar. Uma coisa que, para mim, ficou patente e que as pessoas que tem a tranquilidade de espirito sao pessoas que muito trabalharam e encontraram no trabalho de auxilio a mao de Deus. Jose Cid. TRANQUILIDADE EXTERNA E TRANQUILIDADE INTERNA O ser humano passa a vida toda a procura da tranquilidade. Para isso procura lugares - um lugar tranquilo para morar, um lugar tranquilo para trabalhar, um lugar de meditacao, o silencio do templo religioso, o silencio da noite. Mas nessa busca incessante por lugares ele esquece de trazer a tranquilidade para o local onde, uma vez colocada, nunca mais se perdera - dentro de si mesmo. E muito comum sermos pertubados pelo barulho da civilizacao moderna - carros, maquinas, musica, etc. Tudo que temos a nossa volta parece que foi feito para chamar nossa atencao, e, assim, perturbar a nossa tranquilidade. Mas nos nos esquecemos que estamos nesse mundo para evoluir, e a evolucao se faz nele, trabalhando. E extremamente dificil conseguir realizar um trabalho tranquilo quando tudo parece que foi feito para tirar a tranquilidade e a quietude que proporciona a interiorizacao e a concentracao. O objetivo a ser atingido nao e apenas o relaxamento em um local tranquilo como um santuario, mas ser capaz de trazer o santuario conosco, de forma estarmos sempre tranquilos. Sem duvida o treinamento e fundamental, mas o treinamento so tera sido efetivo quando, ao meio do burburinho da civilizacao moderna conseguirmos dizer - estou tranquilo, relaxado e pronto a servir! Jose. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### TRABALHO E SOSSEGO Caro Jose Cid: Desculpe pela demora em mandar o texto (que e bastante longo), mas sabe como e a vida de estudante de doutorado!! Deixa eu tentar te explicar um pouco o tipo de trabalho que estavamos fazendo no nosso centro la em Porto Alegre. Nos nos reuniamos toda a semana, apos os estudos, para fazer este trabalho que a Cleo (coordenadora deste trabalho) chamava de "aquietar-se". O trabalho era muito simples: ela colocava uma musica suave, ou lia um texto. Nos, procuravamos uma posicao confortavel, e assim ficavamos pelo tempo do trabalho (de 20 min a 1/2 hora). O que a gente tinha de fazer era simplesmente nos concentrarmos no que estava sendo dito, ou na musica, e nas coisas que aconteciam ao redor. Este "simplesmente" nao e tao simples assim, pois a nossa "segunda mente" nao para nunca de funcionar, e e preciso muito treino para silencia-la. Infelizmente interrompi este trabalho pois vim para ca. Ela aconselhava a gente a fazer isto em casa, pelo menos uma vez por semana, e depois ir aumentando o numero de vezes, ate que tu consigas fazer deste estado um estado habitual. Este exercicio da respiracao e muito bom, e costumo fazer de vez em quando. Pretendo comecar seriamnete com estes exercicios de meditacao, que te disse anteriormente que tenho certa dificuldade. Sinceramente sei que o que esta faltando pra mim e disciplina, algo tao importante em nossas vidas. Bom, ja diagnostiquei "um dos" problemas, basta trabalha-lo, nao e mesmo? Espero que gostes do texto, estou esperando comentarios. Muita paz e luz Ate breve Rochele Oi Rochelle. Antes de vir para os EUA estudar eu costumava frequentar aulas de Ioga, e a professora fazia exatamente a mesma coisa, por um espaco de tempo menor (cerca de 5 minutos). Realmente, e muito importante relaxar o corpo e a mente. Mas no Centro que eu frequento (Centro Espirita Joao Batista, no Rio de Janeiro) nao havia este trabalho. E eu acho o motivo bastante simples - ele nao esta relacionado (diretamente) com a Doutrina Espirita. Eu acho muito interessante uma observacao que D. Zeli fazia (as palavras nao sao essas, mas o sentido esta ai) - digamos que voce esta na rua e, de repente, alguem precisa do auxilio de sua mediunidade. O que fazer se voce somente for capaz de se concentrar em um local tranquilo e com musica? Calar o burburinho do mundo? O espirita precisa aprender a dissociar mediunidade de tranquilidade exterior. A mediunidade esta presente o tempo todo, independente de quao tranquilo esta o mundo a sua volta, esperando a chance de ser util ao proximo. Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################