################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 06(89)/94 21/06/94 ################################################################# VOZES DO ALEM Transcrito da Isto E numero 1285 de 18 de maio de 1994 pelo Fernando Torres e Jose Cid. (eu vou colocar os meus comentarios entre parenteses - ( ) - Jose Cid.) Nascido na Franca, foi no Brasil que o espiritismo conquistou o maior numero de adeptos NUNZIO BRIGUGLIO Candomble, umbanda, quimbanda, espiritismo, mediunismo, mediunidade, esoterismos, pentecostalismos, catolicismo, orientalismos de uma maneira geral, nenhum povo, como o brasileiro, gosta tanto de lidar com o sobrenatural, ou com o desconhecido. Nao ha uma familia que nao conheca pelo menos uma benzedeira, um padre magico capaz, por exemplo, de desfazer um quebranto (aquela horrivel sensacao de sonolencia e torpor, invariavelmente relacionada a mau-olhado) ou um pai-de-santo. O brasileiro e sobretudo um crente. Dados da FEB - Federacao Espirita Brasileira - estimam que um quinto da populacao - cerca de 30 milhoes de brasileiros - acredita nos atributos da alma, na sobrevivencia do espirito e na comunicacao entre os vivos e os mortos. Deste total, entretanto, apenas sete miIhoes sao propriamente espiritas, ou seja seguidores de Allan Kardec, o codificador da doutrina Os numeros sao surpreendentes, ainda mais quando relacionados com cerca de 5,6 mil associacoes espiritas, em todo o Pais, apenas para citar as que sao Filiadas a FEB. Allan Kardec, na verdade Hippolyte Leon Denizard Rivail, um pedagogo nascido em Lyon em 1804, discipulo de Pestalozzi, jamais saiu da Europa. Mas e em solo brasileiro que a sua doutrina - substanciada em tres dos cinco livros que escreveu - e mais praticada e suas teorias tem o maior numero de seguidores do mundo. A primeira traducao de um livro de Kardec para o portugues foi feita em 1875 por Joaquim Carlos Travassos. A FEB recebeu os direitos de traducao e publicacao de toda a obra em 1897 e se transformou na maior editora espirita do mundo. Hoje sao mais de 400 titulos em edicao permanente. alguns em ingles, frances, espanhol e esperanto. Apenas o Evangelho segundo o espiritismo ja teve 109 edicoes, perfazendo um total de 2,65 milhoes de exemplares. O Livro dos espiritos ate 1992 teve mais de 72 edicoes, um total de 1,15 milhao de exemplares. Enquanto que o Livro dos mediuns teve 59 edicoes, somando 784 mil exemplares. (Eu nao diria que o Espirita e seguidor de Allan Kardec, mas sim da Doutrina codificada por ele. E segundo sua propria recomendacao, se a ciencia provar que ele estava errado, o Espirita deve ficar com a ciencia, e nao com o homem. O fato do livro ``O evangelho segundo o Espiritismo ser o mais vendido mostra como o brasileiro e mistico e como este livro encontrou interesse ate mesmo entre os nao- espiritas. Mas eu acho que a venda do livro dos Mediuns nao e proporcional a importancia que tem. Por isso se ve com muito mais facilidade mediunismo do que mediunidade bem aplicada. Uma outra observacao e que, apesar de vendidos nem sempre os livros sao lidos. Eu ja ouvi varios espiritas dizerem que os livros de Kardec sao chatos e cansativos.) Kardec nao e, entretanto, a unica estrela da FEB. Um humilde funcionario publico do Ministerio da Agricultura, hoje aposentado, com 84 anos, Francisco Candido Xavier tem mais de 80 titulos publicados, todos psicografados, quer dizer, ditados por espiritos desencarnados. Desde Parnaso alem tumulo, uma coletanea de poesias parnasianas publicada em 1931, Xavier nunca deixou de escrever. Ate 1992, ele havia psicografado 59.2% de toda a literatura espirita deste seculo, juntamente com Waldo Vieira, mais 11,2%. Apenas um de seus livros, Nosso lar, ditado pelo espirito desencarnado do medico Andre Luiz, e que relata a vida apos a morte, vendeu mais de 880 mil exemplares em 40 edicoes, a primeira em 1944. Ao todo ele supera os 12 milhoes de exemplares vendidos apenas nos titulos publicados pela FEB. (A presenca do Chico na literatura Espirita e importantissima e e o resultado da sua vitoria na dificilima missao de que esta imbuido - divulgar o Espiritismo e mostrar, mais uma vez, a sobrevivencia do ser apos a morte. Varias mensagens psicografadas por Chico foram investigadas e comprovadas como vindas do ``morto''.) Francisco Candido Xavier - "Apenas Chico" - e considerado o mais perfeito medium da doutrina do mundo. Apesar disso, ele vive em uma casa simples na periferia da cidade mineira de Uberaba Esta doente. Sofre de angina. Recentemente quebrou a pema e desde entao deixou de frequentar o Centro Espirita da Prece. La ele recebia centenas de pessoas, que vinham de todo o Pais, todos os sabados. Foi assim com Lisle Lucena, a ex-namorada do presidente Itamar Franco e primeira filha do presidente do Senado, Humberto Lucena Ela foi a Uberaba com a irma Irae em busca de consolo. O sobrinho de Lisle, Renato, de dois anos, morrera afogado na piscina da casa de seu avo, em agosto de 1987. (Chico discorda do ufanismo de ``mais perfeito medium do mundo''.) Chico Xavier recebeu tres mensagens que psicografou e cuja autoria se atribui a Renato. Numa delas, o menino conta que na vida espiritual esta sob os cuidados da tetravo Carolina. "Para nos foi uma surpresa essa informacao. Nem sequer lembravamos do verdadeiro nome dela, conhecida apenas como vovo Quiquita", relata Lisle. Na mesma mensagem, Renato revela aos familiares como aconteceu o acidente. Tranquiliza o pai, Laerte, e o avo Humberto, dizendo que o ocorrido nao havia sido provocado por ninguem. "Eu estava com muita sede e, vendo a piscina com tanta fartura de agua estirei-me na beira na esperanca de conseguir beber agua com a minha propria boca No esforco que fazia o corpo pesou muito e cai de ponta cabeca Queria gritar, mas nao consegui. Debati-me ate que me apanhassem." (Chico tem uma missao importantissima de trazer o dificil consolo para quem perdeu um ente querido. E, acredito que, apenas uma unica falha teria estragado todo esse trabalho.) Com uma experiencia tao pessoal com o espiritismo, Lisle aprofundou-se ainda mais nos ensinamentos de Allan Kardec. Passou a devorar todos os livros e depois presentea-los. Ao presidente Itamar Franco, quando namoravam, deu o classico ``Ha 2.000 anos'', cuja autoria se atribui ao espirito de Emmanuel. Trata-se de uma reflexao sobre o orgulho e a vaidade atraves da historia do senador romano Publio Lentulus, na verdade uma encarnacao passada do proprio autor. Em outra mensagem de Renato, ele se refere ao namoro dos dois: "Quero dizer que tambem gosto muito da tia Lisle, junto daquele que chamarei por tio Itamar, e que estarei feliz se Jesus permitir que eles dois se unam em casamento." Toda a familia Lucena acabou se convertendo ao espiritismo. Lisle, evidentemente, e a mais ativa E assidua frequentadora da Comunhao Espirita crista de Brasilia e integra um grupo de cura, onde descobriu sua mediunidade, assunto do qual prefere nao falar. (No Boletim GEAE numero 87, sob o titulo ``Retrato de Jesus'' tem uma referencia ao senador Publio Lentulus encontrada nos arquivos do Duque de Cesadini, em Roma.) Hoje Chico Xavier recebe apenas umas poucas pessoas em casa, depois de uma rigorosa triagem feita pelo seu filho adotivo, o dentista Euripedes Higino dos Reis. Foi assim que as irmas Juliana e Marta Plachi, ambas de Lajes, Santa Catarina. estiveram no inicio do mes com o medium, querendo informacoes sobre o paradeiro espiritual da outra irma Rita de Cassia falecida em um acidente de onibus na BR- 116, Regis Bittencourt (Sao Paulo-Curitiba), em junho de 1993. Uma entre tantas consultas em que Xavier responde sempre com palavras de alento e seguranca A uma delas, entretanto, ele revelou que se prepara para, em breve, deixar este mundo. Questionado sobre a sua sucessao, limitou-se a dizer que nao e tao importante que deva provocar este tipo de preocupacao. Quanto a hegemonia na mediunidade brasileira respondeu: "Isso e como capim em pasto. Seca um, nasce outro logo a frente." (Este paragrafo ilustra muito bem a dificuldade da missao de Chico. A dificuldade que encontra em poder trabalhar, fruto de uma saude debilitada e da grande afluencia de pessoas que o procuram. A sua ``morte'' certamente provocara muita discussao que deve ser, na minha opiniao, ser completamente dissociada da Doutrina Espirita.) A morte de Chico Xavier vai agucar um debate muito grande no seio da propria doutrina Afinal, raciocinam os espiritas, como a religiao sobrevivera sem seu profeta maior? O presidente da FEB, Juvanir de Souza, ensina: "Cada grande medium vem com uma tarefa especifica Nao ha que se falar em sucessao." (Eu discordo totalmente desse paragrafo. A Doutrina Espirita nao tem um ``profeta maior'', esse tipo de afimacao nao combina com o que a Doutrina tenta edificar. A declaracao de Juvanir foi adequada. Nao ha que se discutir sucessao ou substituicao.) Em Uberaba, entretanto, a ausencia de Xavier pode representar o fim da "capital brasileira do espiritismo", como dizem ufanicos os radialistas locais. E claro que para eles a sucessao passa por um dos mais de 70 centros espiritas que existem na cidade e que, semanalmente, recebem a visita de centenas de pessoas, ansiosas por uma comunicacao com o mundo do alem. Para o comerciante Manoel Ivlarhns Chaves, de 77 anos, presidente do Centro Espirita Uberabense, fundado em 1911, Chico Xavier nao tera sucessor. Ele atribui ao medium o que chama de impulso extraordinario no seio da doutrina, desde 1927, quando comecaram a circular as primeiras informacoes sobre a sua existencia. ``O espiritismo cresceu demais, por conta de sua influencia'', diz. (O Espiritismo ja mostrou antes que nao pode ser associado a um local ou pessoa, nasceu na Franca, tem no Brasil a maior concentracao de adeptos, foi codificado por Kardec, teve a colaboracao de milhares de outros pesquisadores mais ou menos famosos, mais ou menos dedicados. Ele nao pode ser identificado com um unico local ou uma unica pessoa.) Igual posicao tem a tambem comerciante Sonia Maria Barsanti Santos, de 49 anos, uma das mais requisitadas companhias de Xavier. ``Para nos espiritas ele e considerado o ponto maximo no espiritismo entre os encamados'', diz ela. A adoracao pelo medium transcende ate os limites da religiao. O arcebispo da cidade, dom Alexandre Goncalves do Amaral, um pastor bastante linha-dura, tem se mostrado preocupado com o estado de saude do medium. ``Os pontos que nos separam sao bem menores do que aqueles que nos unem'', costuma repetir. (Discordo da declaracao acima, eu acredito que nenhum de nos tem como apontar o "ponto maximo do Espiritismo entre os encarnados", pois muitos trabalhadores anonimos, que talvez nem se auto- denominem espiritas, podem estar fazendo um trabalho muito mais dificil.) O vereador e radialista Jesus Manzano, de 65 anos, ja eleito por cinco mandatos, acredita que um dos dois mais notaveis discipulos de Xavier, Celso Afonso de Almeida ou Carlos Barceli, assumira o lugar do velho medium. Com efeito, as dezenas de onibus que chegam a Uberaba, em busca do Centro Espirita da Prece, sao desviadas para os dois centros alternativos. Barceli se constitui num medium polemico. Cometeu o erro de se indispor com o filho adotivo de Xavier, Higino dos Reis. A cidade se dividiu. Almeida, ao contrario, parece ter herdado do professor tambem o dom da humildade. Natural de Araxa, ele descobriu a mediunidade aos 23 anos enquanto participava de um culto do Evangelho. ``Havia um caderno e um lapis. Puxei e comecei a escrever", lembra. Com 51 anos de idade, ourives de profissao, Almeida compara Xavier com o rio Amazonas. ``E nos somos seus afluentes", diz. Quanto a possibilidade de ser o herdeiro do mestre diz: ``Nao serei eu. Nesta encarnacao, tudo o que eu almejo e me comparar com a unha do seu pe.''Para inquietacao dos idolatras de Xavier, entretanto, a lideranca do movimento espirita no Brasil, pelo menos em termos mediunicos, passara ao largo de Uberaba Os espiritas mais convictos acreditam que esta responsabilidade caira sobre o medium Divaldo Pereira Franco. Aos 67 anos, este baiano de Feira de Santana tomou-se um dos maiores pregadores do espiritismo. Ja viajou fazendo palestras pelos cinco continentes, em 47 paises, e mais de 600 cidades. Condecorado em diversos paises, foi o unico a dissertar sobre a doutrina de Kardec da tribuna das Nacoes Unidas. (Aqui esta um pequeno exemplo da dificuldade da missao do Chico. Alem de citar outro que tem uma missao dificilima, do tipo que outros ja falharam antes - Divaldo.) Famoso tambem pela obra social que desenvolve, desde 1952, em Salvador, atraves de creches, escolas e centros medicos e odontologicos, Pereira Franco ja escreveu mais de 100 livros, a maioria psicografada, e ja vendeu mais de quatro milhoes de exemplares. Inquieto e intransigente na defesa da doutrina. ele nao aceita sequer discutir a sucessao de Xavier. ``Nao se fala em substituir um santo'', diz. Mas, se Xavier se prepara para desencarnar, seu mentor espiritual, Emmanuel, se prepara para voltar a Terra. "Admitimos que ele estara regressando ao nosso meio de espiritos encarnados, no fim do presente seculo, provavelmente, na ultima decada'', disse o medium em entrevista em julho de 1971. Emmanuel ja havia encamado como o senador romano Publio Lentulus e, mais tarde, ninguem menos que o padre jesuita Manuel da Nobrega. Xavier psicografou pelo menos dois de seus grandes best sellers: ``A caminho da luz'' e ``Ha 2.000 anos'', cada um com mais de 150 mil exemplares vendidos. Apesar da volumosa producao, Xavier doa todos os direitos autorais para entidades filantropicas. ``Nao me pertencem '' Apesar disso, em 1944, Catharina Vergolino de Campos, viuva do escritor cearense Humberto de Campos (1886-1934), impetrou uma acao declaratoria na 8. Vara Civel do Rio de Janeiro contra a Federacao Espirita Brasileira e o medium Francisco Candido Xavier. Amparada por seus filhos Lourdes, Henrique e Humberto, todos titulares dos direitos autorais da obra literaria do pai, sua viuva pedia que a Justica brasileira declarasse por sentenca se a obra literaria psicografada e atribuida a Humberto de Campos era ou nao dele mesmo. Alem disso, propunha uma solucao para os direitos autorais da referida obra. (Este caso ficou famoso e mostra, mais uma vez, o tipo de dificuldade que Chico encontra para cumprir sua missao.) A Justica e claro saiu pela tangente. Considerou a acao uma mera consulta e arquivou o processo. Por conta dessa pendencia judicial, o espirito de Humberto de Campos por varias vezes se comunicou por psicografia valendo-se do pseudonimo de Irmao X. Se a Justica preferiu a seguranca da distancia em uma acao declaratoria em 1944, 41 anos depois o tribunal popular do juri de Campo Grande, ao contrario, absolveu um reu acusado de homicidio qualificado, baseado em um testemunho da vitima, psicografado pelo mesmo Chico Xavier. Foi em 1985, durante julgamento de um rapaz de nome Joao de Deus, acusado de assassinar sua esposa, Gleides, ex-Miss Campo Grande, no dia 1. de marco de 1980. O reu, assustado, durante o processo procurou auxilio espiritual em Uberaba. "De la voltou com duas mensagens psicografadas pelo medium Chico Xavier, cuja autoria se atribui a propria Gleides'', conta o seu advogado, Nelson Trad, hoje deputado federal e lider do PTB. No mundo juridico tal documento nao tem nenhum valor. Joao de Deus foi pronunciado peio juiz do juri de Campo Grande por homicidio simples. Trad recorreu e o processo, por sorteio, caiu nas maos do desembargador Higa Nabukatsu para ser relatado ao Tnbunal de Justica. Nabukatsu e um kardecista convicto. Em seu despacho considerou que as mensagens demonstravam claramente que o reu havia dado uma versao bastante coerente com os fatos. No maximo ele poderia ser julgado por homicidio culposo. No julgamento, diante do juri, Trad reconheceu que seus membros teriam o direito de desprezar os documentos. Mas nao teriam como desconhecer a notoriedade dos poderes do medium. "Se fosse uma mistificacao, caberia ao Ministerio Publico prova-la", explica o deputado mato-grossense-do-sul. O juri absolveu Joao de Deus por sete votos a zero, reconhecendo que o fato foi atipico, juridico e sem autoria. O promotor Aldo Bastos, ele tambem espirita, apesar da sentenca, recorreu. Um novo juri acatou a tese da impericia e condenou Joao de Deus a um mes de prisao. Nelson Trad nao e espirita Diz professar a fe catolica apostolica romana Mas, ressalva: ``Eu me convenci mesmo da autoria das cartas. Passei a acreditar na reencamacao, na vida apos a morte e na comunicacao dos espiritos.''Joao de Deus desde entao dedica-se a caridade e trabalha em um hospital psiquiatrico espirita, onde ele se refugiou logo apos a morte de sua esposa Trad nao e o unico politico a acreditar na reencarnacao. O senador Mario Covas, do PSDB de Sao Paulo, se define como espiritualista cristao. E faz questao de manter esta distincao: "Nao sou kardecista". Covas sempre frequentou um centro de umbanda em Santos. Na passagem do ano de 1975 para 1976, sua filha Silvia, de 19 anos, foi vitima de um acidente e veio a falecer. Desconsolado, alem de tudo vivendo um momento dificil em que estava cassado pelo regime militar, Covas acabou procurando o medium Chico Xavier, que visitava a cidade de Santos, em 1976. O encontro no Ginasio de Esportes de Santos, juntamente com outras familias, e a comunicacao com a filha perdida confortaram a ele e a sua esposa, Lila. "Xavier e um apostolo, uma torrente de ternura'', diz ele. Ate hoje, entretanto, a familia Covas nao comemora a passagem de ano. E raro algum politico assumir publicamente que professa o espiritismo, apesar da inegavel forca eleitoral que os adeptos e simpatizantes da doutrina constituem. Na Camara dos Deputados ha apenas o registro de dois grandes parlamentares, ambos paulistas, o deputado Campos Vergal, ainda na decada de 50, e o deputado Freitas Nobre, desaparecido em 19 de novembro de 1990. Hoje, apenas o deputado Maurici Mariano (PMDB-SP) se diz seguidor da doutrina de Kardec. ``O espirita, ao contrario dos evangelicos, nao usa a religiao em funcao da politica", explica Mariano tem razao. O rigor critico dos espiritas nao permitiria que alguem se elegesse deputado apenas por professar aquela religiao. "Mas nao estou so ", diz o deputado paulista, ex-prefeito da cidade de Guaruja. "Varios parlamentares tem me inquirido sobre a doutrina e alguns deles, como o Mendes Ribeiro (PMDB-RS) e Carlos Luppi (PDT-RJ), com muita simpatia". Maurici Mariano diz ter ouvido de Chico Xavier um apelo aos confrades brasileiros. "Esta na hora de os espiritas brasileiros assumirem posturas doutrinarias no exercicio de suas responsabilidades", teria dito o medium. Isso, na pratica, pode significar uma mudanca de postura da doutrina de Kardec em relacao a realidade. Vale dizer que o Brasil pode no futuro se tomar a maior nacao espirita assumida do mundo. (Faltou citar um Espirita que tambem foi politico - Bezerra de Menezes. Na minha opiniao e importante que o Espiritismo seja completamente dissociado da politica, que um Espirita seja politico, nao tem importancia, mas que use o Espiritismo com fins poiticos, esta completamente errado. Nao se deve permitir propaganda politica dentro dos Centros, nem aceitar-se doacoes com fins politicos. Quanto a assumir uma postura Espirita em todos os momentos da vida, isso e fundamental, ja que ser Espirita nao e apenas frequentar um Centro ou ler um livro, mas entender e assumir a mudanca de comportamento que o conhecimento da Doutrina proporciona.) Colaborou Eliane Trindade, de Brasilia (Comentarios por Jose Cid.) ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### LINGUAGEM DOS ESPIRITOS Caro Jose Cid Oi Jose Cid, Tudo bom? Finalmente estou tendo um tempinho pra parar e ler as mensagens do GEAE. Gostaria de fazer um comentario em relacao ao que o Wilson falou sobre a linguagem rebuscada dos espiritos e da "facilidade" em se pintar quadras de certos pintores. Primeiro, em relacao a forma de expressao dos espiritos sempre, de uma maneira mais rebuscada a meu ver ocorre mais nas obras mais antigas psicografadas por mediuns como o Chico Xavier. Em primeiro lugar porque os espiritos que se comunicavam eram logicamente, espiritos cujas existencias na terra datavam do seculo passado e, em segundo lugar porque o proprio medium, o Chico, tambem a meu ver, estava mais acostumado a esse tipo de linguagem. Porem, em obras como a de Andre Luiz e mesmo Emanuel, nao considero a linguagem extremamente "rebuscada". E claro que existem realmente muitas palavras cujo uso atualmente e raro, mas que, pelo menos na decada de 40, 50 e 60, possivelmente eram mais utilizadas. Infelizmente, na literatura atual tanto na lingua portuguesa, como em outras linguas, os escritores, nao sei se por limitacao de conhecimentos ou por medo de nao serem entendidos pelos leitores, tendem a simplificar em demasia, usando uma linguagem mais popular, de mais facil "digestao" por quem le. Por outro lado, nos sabemos que, quando alguem desencarna, suas faculdades e capacidades de aprendizagem se ampliam bastante. Possivelmente, esses espiritos, mesmo modernos, quando chegam do "lado de la" e decidem retornar para contar suas estorias ou mesmo fazer poemas, versos, etc. seus conhecimentos ja estao um pouco mais adiantados, assim como seu vocabulario, estilo, etc. E possivel tambem, a meu ver, que, a convivencia com outros espiritos, que, por exemplo, estao vivendo do lado de la ha, por exemplo 100 anos, enquanto aguardam uma nova oportunidade de retorno, imprima uma certa influencia no modo de se expressar desses espiritos "modernos". E esse fato, nos que estamos no exterior realizando curso entendemos perfeitamente. Quantos de nos apos um certo periodo aqui nao ja adquirimos de certa forma, o estilo de falar e se expressar do local aonde estamos. Pois e, no mundo espiritual e a mesma coisa. Se voce convive com uma maioria de espiritos que se expressa de uma certa forma, sua tendencia e' de "copiar" um pouco daquela maneira de expressao. Aliado a isso esta tambem o fato de que, nos, espiritos milinares, nesse contato tambem recordamos, mesmo inconscientemente, nossas previas existencias, como agiamos e falavamos tambem. Voce perguntou tambem se existem livros onde os autores espirituais usam uma linguagem mais moderna. Nao sei se voce ouviu falar do Luis Sergio. Existem varios livros desse jovem autor espiritual. O mesmo, se nao me engano, desencarnou no inicio dos anos 70 perto de Brasilia. Desde entao, ele, juntamente com outros jovens, trabalham no plano espiritual no combate as drogas. Infelizmente, nao tenho nenhum livro dele aqui, mas, pelo que eu me recordo, a linguagem que ele utiliza e bem moderna, utilizando inclusive varias girias (mais relacionadas aos anos 70, tambem). Nao me recordo de mais nenhum livro no momento. Caso me lembre, depois alguma informacao adicional. Em relacao as pinturas espirituais, a unica coisa que posso dizer e que, pelo menos pra mim, por mais "facil" que seja o estilo de um autor espiritual eu nunca conseguiria pintar, nem mesmo com os olhos abertos!Tambem usar os pes pra pintar pra mim seria impossivel. Mas, eu nao sou entendido em arte para afirmar se o estilo de um pintor ou pintores e extremamente facil de ser imitado. O que eu sei e que, existem muitos outros pintores espirituais por ai espalhados que nao sao famosos como o colega afirmou e que estao por ai inspirando varios mediuns pelo mundo. Pra se ter uma ideia, tem um americano aqui, amigo meu que, geralmente so pinta sobre influencia espiritual. E o espirito nao e nenhum pintor famoso. Bem, Jose Cid, ai foi minha opiniao sobre o assunto. Um pouco longa, infelizmente. Um grande abraco, Chico. ------------------------------- On Wed, 1 Jun 1994, Jose A. Cid wrote: > Oi Chico. > > Eu gostei da sua mensagem, so tenho uma obs. O Chico, quando comecou > a psicografar era "analfabeto". E o primeiro livro que ele publicou > foi Parnasso de Alem Tumulo. > > Um grande abraco, > > Jose Cid. > > -- > Jose Cid | jac14@po.cwru.edu > Case Western Reserve University | > Cleveland, Ohio, USA | > >Just my 0.02 - mine, not my empoloyer's!< > OI Jose Cid, gostei de saber (ou de lembrar) desse detalhe do Chico. Talvez voce deva coloca-lo no proximo boletim. Nao e' que a gente queira obrigar ninguem a aceitar e acreditar naquilo que nos acreditamos, mas sim, pelo menos que as pessoas compreendam que nao existe um padrao em mensagens espirituais assim como em pinturas etc. Ja ouvi muita critica de gente dizendo que so espirito de gente conhecida mandava mensagens psicografadas, pinturas, etc. A realidade, nos sabemos e' que, centenas ou milhares de espiritos, desconhecidos pra nos mandam tambem mensagens, inspiram pinturas, etc. Um abracao, Chico. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################