################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 05(85)/94 24/05/94 ################################################################# A VERDADE A verdade, meu amigo, e uma dessas abstracoes para as quais tende o espirito humano incessantemente, sem jamais poder atingi-la. E preciso que ele tenda para ela, e uma das condicoes do progresso, mas sua natureza imperfeita e so por isso que segue a verdade em sua marcha ascendente, o espirito humano esta na via providencial, mas nao lhe e dado ver o seu termo. Compreender-me-as melhor quando souberes que a verdade e, como o tempo, dividida em duas partes, pelo momento inapreciavel que se chama o presente, a saber: o passado e o futuro. Assim, tambem ha duas verdades: a verdade relativa e a verdade absoluta. A verdade relativa e o que e; a verdade absoluta e o que deveria ser. Ora, como o que deveria ser sobe por graus ate a perfeicao absoluta, que e Deus, segue-se que, para os seres criados e seguindo a rota ascencional do progresso, so ha verdades relativas. Mas porque uma verdade relativa nao e imutavel, nao e menos sagrada para o ser criado. Vossas leis, vossos custumes, vossas instituicoes sao essencialmente perfectiveis e, por isto mesmo, imperfeitas; mas suas imperfeicoes nao vos libertam do respeito que lhes deveis. Nao e permitido adiantar-se ao seu tempo e fazer leis fora das leis sociais. A humanidade e um ser coletivo, que deve marchar, senao em seu conjunto, ao menos por grupos, para o progresso do futuro. Aquele que se destaca da sociedade humana para avancar como crianca perdida, para verdades novas, sofre sempre em vossa terra a pena devida a sua impaciencia. Deixai aos iniciadores, inspirados pelo Espirito de Verdade, o cuidado de proclamar as leis do futuro, submetendo-se a do presente. Deixai a Deus, que mede vossos progressos pelos esforcos que houverdes feito para vos tornardes melhores, o cuidado de escolher o momento que julga util para uma nova transicao, mas nao vos subtrais nunca a uma lei senao quando ela for derrogada. Porque o Espiritismo foi revelado entre vos, nao creiais num cataclismo das instituicoes sociais; ate esse dia ele tera realizado uma obra subterranea e inconsciente para aqueles que eram seus intrumentos. Hoje que ele aflora ao solo e chega a luz, a marcha do progresso, nem por isso deve ser de uma lenta regularidade. Desconfiai dos espiritos impacientes, que vos impelem para as vias perigosas do desconhecido. A eternidade que vos e prometida deve levar-vos a ter piedade das ambicoes tao efemeras da vida. Sede reservados ate suspeitar, por vezes, da voz dos Espiritos que se manifestam. Lembrai-vos disto: O espirito humano se move e se agita sob influencia de tres causas, que sao: a reflexao, a inspiracao e a revelacao. A reflexao e a riqueza de vossas lembrancas, que agitais voluntariamente. Nela o homem encontra o que lhe e rigorosamente util para satisfazer as necessidades de uma posicao estacionaria. A inspiracao e a influencia dos Espiritos extra-terrenos, que se mistura mais ou menos as vossas proprias reflexoes, para vos impelir ao progresso, e a ingerecia do melhor na insuficiencia da passagem; e uma forca nova, que se junta a uma forca adquirida, para vos levar mais longe que o presente, e a prova irrecusavel de uma causa oculta que vos impele para a frente, e sem a qual ficarieis estacionarios; porque e regra fisica e moral que o efeito nao poderia ser maior que a sua causa, e quando isto acontece, como no progresso social, e que uma causa ignorada, inapercebida, juntou-se a causa primeira de vosso impulso. A revelacao e a mais elevada das forcas qua agitam o espirito humano, porque vem de Deus e so se manifesta por sua vontade expressa; ela e rara, por vezes mesmo inapreciavel, algumas vezes evidente para o que a experimenta a ponto de sentir-se involuntariamente tomado de santo respeito. Repito, ela e rara e ordinariamente dada como uma recompensa a fe sincera, ao coracao devotado. Mas nao vades tomar como revelacao tudo quanto vos pode ser dado como tal. O homem exibe a amizade dos grandes, os Espiritos exibem uma permissao especial de Deus, a qual muitas vezes lhe falta. Algumas vezes fazem promessas que Deus nao ratifica, porque so ele sabe o que e e o que nao e preciso. Eis, meu amigo, tudo quanto te posso dizer sobre a verdade. Humilha-ta ante o grande Ser, por quem tudo vive e se move na infinidade de mundos, que seu poder rege; pensa que se nele se acha toda a sabedoria, toda a justica e todo o poder, nele tambem se acha toda a verdade. Pascal. Mensagem psicografada pelo medim Sr. X.. em Lyon, novembro de 1863. Revista Espirita de 1865, taducao de Julio Abreu Filho, publicado pela EDICEL. EXIGE A MORAL ESPIRITA UMA CONDUTA ESPONTANEA Ha uma tendencia bastante forte, no meio Espirita, para um tipo de moral religiosa que se caracteriza pelo artificialismo. Compreende- se que grande numero de pessoas, em consequencia das herancas do passado e dos exemplos do presente, nao consigam adotar outra forma de conduta. Mas nao e justo que os espiritas mais esclarecidos, de mente suficientemente aberta para as novas perspectivas que a doutrina abre sobre o mundo, continuem a formalizar-se na vida social. O Espiritismo, ensina Kardec: "e uma questao de fundo e nao de forma". De nada vale o exagero nas boas maneiras, a voz macia e os extremos de pureza formal, - nao comer carna, nao fumar, nao tomar bebidas alcoolicas, nao frequentar festas mundanas, nao contar nem ouvir anedotas picantes, - se o coracao nao estiver limpo. A pureza que o Espiritismo nos ensina e interior. Deve, por isso mesmo, reger a nossa conduta, em vez de esperarmos que uma conduta artificial nos purifique. Quando o Espiritismo ensina que os formalismos do culto exterior sao inuteis, ensina tambem que toda exterioridade sem raizes no coracao e igualmente inutil. E e o mesmo que Jesus ensinava, ao repelir os formalismos da hipocrisia farisaica. Veja-se o caso do ascetismo, da fuga ao mundo, as responsabilidades pesadas da vida em sociedade, que o Espiritismo condena como produto do egoismo. Se a encarnacao e a nossa possibilidade de relacoes com pessoas e mais sociais, a que estamos ligados em virtude do passado, e claro que devemos aproveitar essa oportunidade e nao inutiliza-la. Estamos, agora, no lugar certo, como diz uma recente mensagem mediunica, e seria prejudicial fugirmos a ele. O espirita nao tem motivo algum para retornar as praticas da moral farisaica. a soutrina lhe ensina a espontaneidade, a naturalidade, e a correcao dos seus erros e dos seus defeitos na propria relacao com os semelhantes. E na vida de relacao que podemos evoluir. Querer forcar a evolucao com abstencoes e atitudes falsas, seria iludir-nos a nos mesmos e tambem aos outros, o que e ainda mais grave. Nenguem vira santo por meio de formulas. Nao e o que entra pela boca o que contamina o homem, como Jesus ensinou, mas o que sai da boca. Nossa conduta deve refletir oque somos, e por isso devemos cuidar muito mais do nosso coracao do que das nossas aparencias. Jose Herculano Pires, no livro O Homem Novo, Edicoes Correio Fraterno, transcrito pelo Jose Cid. RESIGNACAO ESPIRITA. Uma das acusacoes que se fazem ao Espiritismo e a de levar o homem ao conformismo. "Os espiritas se conformam com tudo, - escrevem-nos - e dessa maneira acabarao impedindo o progresso, criando entre nos um clima de marasmo, favoravel as tiranias politicas do Oriente. A ideia da reencarnacao e o caldo de cultura do despotismo, pois as massas crentes se entregam a qualquer jugo". Muitos confundem a resignacao espirita com o conformismo religioso. Mas, contraditoriamente, acusam o Espiritismo e nao acusam as religioes. Por outro lado, tiram conclusoes teoricas de fatos que podem ser observados na pratica. a ideia da reencarnacao nao e nova, nao nasceu com o Espiritismo, e nao precisamos teorizar a respeito, pois temos toda a historia da humanidade ante os olhos, para nos mostrar praticamente os seus efeitos. Vamos, entretanto, por ordem. E tratemos, primeiro, da resignacao e do conformismo. A resignacao espirita decorre, nao de uma sujeicao mistico-religiosa a forcas incontrolaveis, mas de uma compreensao do problema da vida. Quando o espirita se resigna, nao esta se submentendo pelo medo, mas apenas aceitando uma relaidade a qual tera de sujeitar, exatamente para supera-la, para vence-la. Nao e, pois, o conformismo que se manifesta nessa resignacao, mas a inteligente compreensao de que a vida e um processo de desenbolvimento, dentro do qual o homem tem de se equilibrar. Acaso nao e assim que fazemas todos, espiritas e nao-espiritas, em nossa vida diaria? O leitor inconformado nao e tambem obrigado, diariamente, a aceitar uma porcao de coisas a que gostaria de furtar-se? Mas a diferenca entre resignacao ou aceitacao, de um lado, e conformismo, de outro, e que a primeira atitude e ativa e consciente, enquanto a segunda e passiva e inconsciente. O Espiritismo nos ensina a aceitar a realidade para vence-la. "Se a doenca o acossa, - dizem - o espirita entende que esta sendo vitima do fatalismo carmico, do destino irrevogavel. Se a morte lhe rouba um ente querido, ele acha que nao deve chorar, mas agradecer a Deus. Se o patrao o pune, ele se submete; se o amigo o trai, ele perdoa; se o inimigo lhe bate na face esquerda, ele lhe oferece a direita. O Espiritismo e a doutrina da despersonalizacao humana". Mas acontece que essa despersonalizacao nao e ensinada pelo Espiritismo, e sim pelo Cristianismo. Quando o Espiritismo ensina a conformacao diante da doenca e da morte, o perdao das ofensas e das traicoes, nada mais esta fazendo do que repetir as licoes envangelicas. Ora, como o leitor acusa o Espiritismo em nome do Cristianismo, e evidente que esta em contradicao. Alem disso, convem esclarecer que nao se trata de despersonalizacao, mas de sublimacao da personalidade. O que o Cristianismo e o Espiritismo querem e que o homem egoista, brutal, carnal, agressivo, animalesco, seja substituido pelo homem espirital. A personalidade animal deve dar lugar a verdadeira personalidade humana. Quanto ao caso das doencas, seria oportuno lembrar ao leitor as curas espiritas. Nao chega isso para mostrar que nao ha fatalismo carmico? O que ha e a compreensao de que a doenca tem o seu papel na vida humana. Mas cabe ao homem, nesse terreno, como em todos os demais, lutar para vence-la. O espiritismo, longe de ser uma doutrina conformista, e uma doutrina de luta. O espirita luta incessantemente, dia e noite, para superar o mundo e superar-se a si mesmo. Conhecendo, porem, o processo da vida e as suas exigencias, nao se atira cegamente a luta, mas procurando realiza- la com inteligencia, num constante equilibrio entre as suas forcas e o poder dos obstaculos. Jose Herculano Pires, no livro O Homem Novo, Edicoes Correio Fraterno, transcrito pelo Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. 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