################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 04(83)/94 10/05/94 ################################################################# EFEITOS DA PRECE A prece e' uma aspiracao sublime, 'a qual Deus concedeu um poder tao magico que os Espiritos a reclamam constantemente. Orvalho suave, que e' como um refrigerio para o pobre exilado na Terra e uma ativacao frutifera para a alma em prova. A prece age diretamente sobre o Espirito a quem e' dirigida; ela nao transforma seus espinhos em rosas, mas modifica sua vida de sofrimentos (nada podendo sobre a vontade imutavel de Deus) imprimindo-lhe esse impuldo de vontade que levanta a sua coragem, ao dar-lhe forca para lutar contra as provas e as dominar. Por esse meio e' abreviado o caminho que conduz a Deus e, como efeito maravilhoso, nada pode ser comparado 'a prece. Aquele que blasfema contra a prece nao passa de Espirito inferior, de tal modo terreno e atrasado que nem mesmo compreende que deve apegar-se a essa tabua de salvacao para se salvar. Orar: e' uma palavra descida do ceu, e' a gota de orvalho no calice de uma flor, e' o sustentaculo do canico durante a tempestade, e' a tabua do pobre naufrago na tempestade, e' o abrigo do mendigo e do orfao, e' o berco para a crianca dormir. Emanacao divina, e' a prece que nos liga a Deus pela linguagem, que o volta para nos; orar-lhe e' ama-lo; suplicar-lhe por um irmao e' um ato de amor dos mais meritorios. A prece que vem do coracao e' a chave dos tesouros da graca; e' o economo que dispensa beneficios em nome da misericordia infinita. A alma, elevada para Deus por um desses impulsos sublimes da prece, desprendida de seu involucro grosseiro, parece apresentar-se cheia de confianca perante Ele, certa dobter o que pede com humildade. Orai! orai! fazei um reservatorio de vossas santas aspiracoes, que sera aberto no dia da justica. Preparai o celeiro da abundancia, tao precioso durante a carencia; escondei o tesouro de vossas preces ate o dia escolhido por Deus para distribuir o rico deposito. Acumulai para vos e para os vossos irmaos, o que diminuira as vossas angustias e vos fara transpor mais rapidamente o espaco que vos separa de Deus. Refleti em vossa miseravel natureza, contai vossas decepcoes, vossos perigos, sondai o abismo profundo aonde vos podem arrastar as paixoes, olhai em torno de vos os que caem, e sentireis a necessidade imperiosa de recorrer 'a prece: e' a ancora de salvacao que impedira o esfacelamento do vosso navio, tao sacudido pelas tormentas do mundo. Teu espirito familiar. Transcrito pelo Jose Cid da Revista Espirita de 1861, publicada pela Edicel, traduzida por Julio Abreu Filho. ARTIGO DA REVISTA INTERNACIONAL DO ESPIRITISMO "O Movimento Espirita precisa estar consciente da importancia de se organizar e estruturar mecanismos de incentivo AO ESTUDO,A PESQUISA, A INVESTIGACAO DOS FENOMENOS MEDIUNICOS POR PARTE DAS CASAS ESPIRITAS E INSTITUICOES HABILITADAS, oferecendo alternativas de viabilizacao. Queremos salientar que embora o Espiritismo esteja alicercado na RELIGIAO ( OU MORAL), FILOSOFIA e CIENCIA, esta U L T I M A eh a que menos atencao tem recebido e os espiritas continuam utilizando o mesmo referencial cientifico do seculo passado, quase nada contribuindo nos ultimos cinquenta anos.A situacao fica ainda pior, considerando o avanco cientifico que o homem estah vivendo Do ponto de vista da comunidade cientifica, o Espiritismo nao estah incluido no acervo do conhecimento humano como Ciencia. O que estah faltando para isso? A confirmacao dos fenomenos? Por que mehthodo de trabalho ? Por quais tecnicas? Talvez esteja faltando, antes de qualquer especificacao, que os espiritas possam efetivamente, ASSUMIR A CIENCIA ESPIRITA. A questao eh: o que realmente pode ser feito para gerar acoes concretas em favor da ciencia espirita? A codificacao menciona a necessidade da doutrina espirita assumir o seu p como CIENCIA que estuda as leis que regem o espirito, utilizando-se para isso, do mehthodo teorico- experimental. O Codificador tambem deixa claro que o Espiritismo deverah sempre acompanhar A EVOLUCAO DA CIENCIA, aperfeicoando e adequando seus conhecimentos. Entendemos como inadequada a atitude de deixar para a Parapscologia, a pesquisadores agnosticos, ou mesmo a individualidades isoladas do movimento espirita, a responsabilidade de desenvolver a CIENCIA ESPIRITA, empregando mehtodos cientificos na investigacao dos fenomenos paranormais. Eh este d e s l e i x o que vem permitindo a pressao de grupos que desejam a mudanca da Doutrina, incorporando conceitos prematuros como cromoterapia,etc Disse Kardec: A doutrina nao foi ditada completa, nem imposta `a crenca cega; porque eh deduzida pelo trabalho do homem, da observacao dos fatos que os espiritos lhe poem sob os olhos e das instrucoes que lhe dao, instrucoes que ele estuda, comenta, compara, a fim de tirar ele proprio as ilacoes e aplicacoes. A mediunidade de EFEITOS FISICOS eh um bom exemplo do DESCASO com a CIENCIA. Em pesquisa feita com as Instituicoes que congregam as Casas Espiritas em todo o pais recebemos como resposta: ESSA MEDIUNIDADE JAH TEVE SUA IMPORTANCIA; ESTAMOS PREOCUPADOS COM A EVANGELIZACAO: O ESPIRITISMO NAO PRECISA PROVAR NADA e outras frases que denotam preconceito, ignorancia ou confusao. Assim sendo, muitas casas espiritas nao sabem como proceder diante de colaboradores que manifestem esse tipo de mediunidade. Na falta de uma orientacao de como utilizar adequadamente esse recurso, acabam por DEIXAR ATROFIAR ESSA CAPACIDADE DE TRABALHO, como se a mediunidade fosse adquirida AO ACASO, sem a interferrencia de Espiritos Superiores, interessados no melhor aproveitamento das encarnacoes e na disseminacao do conhecimento. Resultados mais lastimaveis ainda podem advir da ausencia de esclarecimento, como a sua utilizacao destituida de preparo, de conhecimentos e ateh mesmo divorciada da causa do CRISTO. A mediunidade de efeitos fisicos eh tambem um exemplo da negligencia e dos preconceitos que parecem dominar o raciocinio de muitos espiritas, impedindo ou criando entraves para o melhor estudo da materia e consequente compreensao mais ampla de suas leis, abrangencia e beneficios. Usamos e abusamos do referencial sobre o assunto, oriundo da iniciativa de sahbios e cientistas do seculo passado, a maioria descompromissada com o Espiritismo. Por outro lado, o Brasil possui no historico desse seculo, experiencias boas e mahs que representam vasto material de estudo e de referencia. Haja vista as mediunidades marcantes de E. Barsanulfo, Ana Prado, C. Mirabeli, Francisco Peixoto Lins, Joao Rodrigues Cosme, Jose Pedro de Freitas, Jose Correa Neves, Otilia Diogo, e muitos outros ilustres desconhecidos que se dedicaram com amor, as vezes por decenios, sem que essa experiencia seja aproveitada para estudo ou ateh aroveitada pelos confrades. Podemos citar seis Centros que jah realizaram cerca de 4500 reunioes de materializacao, totalizando mais de sete mil horas de contato FISICO e DIRETO com os espiritos. QUEM ORIENTA ESSAS CASAS ? Quem estuda seus trabalhos? Que utilidade tem para doutrina? ANDRE LUIZ tem transmitido alguns conhecimentos, ainda parciais, que nos auxilia a melhor compreender os ensinamentos de KARDEC sobre o ECTOPLASMA. Parece tratar de substancia situada entre os limites da materia e do espirito, derivada do fluido vital que, por sua vez, deriva-se do fluido cosmico, absorvido no ato de pensar e transformado pelo teor de nossos pensamentos,passando a energizar e a enviar comandos para a manutencao de todas as unidades celulares do corpo. Os fluidos positivos que o ser humano pode doar como forma de caridade variam bastante em sua tipologia. Entretanto, tudo indica serem da mesma familia do ECTOPLASMA. Gracas a essa substancia, exalada dos nossos poros nos momentos de prece e concentracao em objetivos elevados, os espiritos especializados conseguem levar muitos beneficios aos necessitados: auxiliando os processos de videncia, criando quadros de orientacao de entidades inferiores, atuando no tratamento de saude do corpo humano, agindo diretamente no perispirito, materializando, transfigurando, levitando, transportando, tornando visivel objetos e aparelhos espirituais, alem de atuar na possivel TRANSMUTACAO DE ELEMENTOS FISICOS. Uma solucao poderia ser A CRIACAO DE DEPARTAMENTOS INSERIDOS NO CONTEXTO DAS ORGANIZACOES ESPIRITISTAS, voltados para o estudo mais profundo do espiritismo, para a pesquisa e a investigacao dos fatos espiritas.Seria um comeco. Esses departamentos poderiam ser intitulados DE CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPIRITAS. A sua constituicao estaria condicionada a algumas exigencias basicas: a- Adotar um modelo padrao de estrutura e organizacao administrativa. b- Acolher como integrantes os colaboradores que tenham realizado cursos de espiritismo, com pelo menos 200 horas, ou que possuam notorio conhecimento. c- Utilizar metodologia cientifica para desenvolvimento e registro dos estudos e pesquisas. d- Desenvolver os trabalhos, tomando por base as obras de Kardec. Poderia ser criado um orgao centralizador e orientador a nivel federal e/ou centros regionais. Suas atribuicoes basicas seriam: a- Instigar o gosto pelo estudo em base cientifica. b- Cadastrar e centralizar os grupos de estudo. c- Consolidar estudos e pesquisas semelhantes. d- Favorecer e coordenar o intercambio de informacoes. e- Divulgar os resultados obtidos. Obedecendo a uma metodologia padrao, as casas espiritas que tiverem interesse e possuirem requisitos minimos a serem estipulados, deverao integrar uma rede de comunicacao com CENTROS REGIONAIS, enviando e recebendo periodicamente informacoes. Com isso teremos constituido UM CICLO, onde a informacao e produto e materia-prima desse sistema, propiciando um constante desenvolvimento e colaborando NA HOMOGEINIZACAO DOS CONHECIMENTOS. Mas isso nao basta. Eh preciso finalmente, o empenho conjunto das Federacoes, Unioes, Institutos, Associacoes e da Imprensa Espirita na divulgacao e incentivo das atividades de estudo e pesquisa da doutrina espirita. A MEDIUNIDADE DE EFEITOS FISICOS EH UM BOM EXEMPLO DA GRANDE LACUNA ABERTA PELA QUASE ABSOLUTA AUSENCIA DE ESTUDOS SERIOS, PROFUNDOS E CIENTIFICOS. Vamos reviver a ciencia espirita e equilibrar o tripe em que ESPIRITISMO esta alicercado." IVAN RENE FRANZOLIM Artigo publicado na Revista Internacional de Espiritismo, outubro de 1993, transcrito pela Marlene Lasberg. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### ORGANIZACAO E ASSOCIACAO Muito interessante o artigo enviado pela Marlene. Realmente, na maioria dos Centros que visitei (nao muitos, apenas no Rio de Janeiro) eu nao presenciei um trabalho mediunico de efeitos fisicos ativo. Lembro agora apenas do Centro Andre Luiz, no Maracana (ou sera Tijuca? - bom, fica perto do estadio do Maracana), onde vi varias pecas de cera e fotos. Mas eu nao creio que seja necessaria a criacao de uma Associacao para estimular este tipo especifico de mediunidade. A forma que Kardec sugeriu para organizar um Centro Espirita e' suficiente. Claro que eu discordo da realizacao de secoes mediunicas de efeito fisico publicas, ou seja com a presenca de qualquer pessoa, muitas vezes sem uma preparacao previa. Alias, e' no que concerne 'a preparacao e' que as Associacoes que conheco incorrem no pior erro: criacao de cursos rigidos, com um numero de horas fixas, que tem a intencao (ou seria pretensao - talvez involuntariamente) de formar um leigo (ou seria transformar) em Espirita. Na minha opiniao nao sao 200 ou 500 ou 2 horas que criam um Espirita. Este numero e' completamente irrelevante. Eu acredito apenas na outra opcao dada: notorio conhecimento. Sobretudo porque e' notorio que muitos dos que propoem e ensinam nos cursos nao tem a segunda parte - conhecimento da Doutrina Espirita. Bom, isso e' apenas a minha opiniao, e ilustra como e' dificil associar organizadamente sem que a Associacao se torne apenas um lugar para alojar presidentes, diretores, outros cargos similares que nos ajudam a polir a vaidade. Participar e atuar em uma Associacao e' uma prova extremamente dificil e arriscada. Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################