################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 04(79)/94 12/04/94 ################################################################# AS FRAUDES E O ESPIRITISMO A respeitavel revista cientifica inglesa "Nature" em sua edicao de Novembro de 1993 tras uma critica assinada por Steve Blinkhorn sobre um livro escrito por John Beloff chamado "Parapsychology: A Concise History". Em oposicao ao estilo serio e grave da revista, o Sr. Blinkhorn manifesta seu desprezo pelas conclusoes das pesquisas psiquicas de forma sarcastica a comecar pelo titulo do artigo: "Decepcoes Extra-Sensoriais". Ha, entretanto, duas afirmativas ao longo do artigo que me chamaram a atencao por apresentarem desmembramentos em comum dentro do panorama do Espiritismo. A primeira e a de que "os fenomenos paranormais de todos os tipos tem declinado quase ao ponto de desaparecerem enquanto que os bons metodos cientificos para estuda- los atingiram a perfeicao". A segunda afirmativa se baseia na observacao de que "cedo ou tarde o medium e descoberto em fraude ou e demonstrado como e pobre o controle experimental". Todos sabemos que os fenomenos psiquicos sempre existiram e a Historia registra varios relatos de pessoas que estiveram em contato com o mundo espiritual seja pela via dos fenomenos fisicos ou dos intelectuais, segundo a terminologia kardequiana. Somente em 1848, com a divulgacao dos fenomenos ocorridos na casa da familia Fox, nos EUA e que os fenomenos psiquicos comecaram a ter projecao global gracas ao desenvolvimento dos meios de comunicacao e transporte. A segunda metade do seculo XIX foi inundada por uma "onda psiquica" que atingiu as grandes cidades da Europa e America e o modismo se espalhou entre as classes mais distintas que fizeram das "mesas girantes" a diversao ideal para entretenimento de convidados. Allan Kardec e outros sabios nao menos ilustres viram que por detras dos fenomenos que divertiam a aristocracia escondia- se uma das forcas desconhecidas da natureza que merecia ser estudada. Ao lado dos fenomenos fisicos autenticos haviam muitos outros que eram na verdade frutos de fraudes produzidas por habeis prestidigitadores que se divertiam em "maravilhar" as pessoas ao mesmo tempo em que obtinham algum dinheiro facil. As fraudes chegaram a tal ponto de sofisticacao que somente magicos profissionais conseguiam reproduzi-las mas mesmo assim haviam fenomenos que nao podiam ser explicados como sendo um mero truque. O rol de sistemas que foram criados para explicar os fenomenos era tao extenso quanto a propria variedade de fenomenos descritos pelos pesquisadores. O capitulo IV de "O Livro dos Mediuns" tras uma relacao dos principais sistemas elaborados na epoca para explicar os fenomenos espiritas assim como observacoes do proprio Kardec analisando e refutando cada um. Para Kardec uma boa teoria teria que ser abrangente o suficiente para explicar o maior numero possivel de casos mas o que estava ocorrendo era que os sistemas propostos apenas explicavam uma parte da fenomenologia. Para ilustrar esta constatacao Kardec cita a teoria elaborada pelos medicos para explicar os fenomenos de "raps" (batidas). Segundo os fisiologistas, as batidas podiam ser produzidas pelo estalar do musculo peroneo de uma das pessoas presentes na reuniao, mas esta hipotese nao explicava a origem dos sons produzido em outras partes do ambiente inclusive do proprio teto. O malabarismo intelectual produziu (e ainda produz) explicacoes tao extraordinarias quanto os proprios fenomenos. A teoria de "pamnesia" do padre jesuita Oscar Quevedo e um dos exemplos classicos. Os impostores sempre existiram mas sera que toda uma doutrina filosofica poderia estar comprometida por causa da acao de uma minoria de embusteiros que querem tirar proveito dela? Sera que a Medicina tambem merece ser condenada so porque ha quem faca uso inescrupuloso desta ciencia? Nem mesmo o prestigiado meio cientifico escapa dos escandalos de fraude mas nem por isto a opiniao publica de um modo geral despreza a classe cientifica. Alguns fenomenos fisicos, infelizmente, podem ser reproduzidos com muita maestria por alguns magicos e este foi um dos motivos que levaram o meio cientifico a se desinteressar por eles. Na tentativa de superar o problema da fraude, alguns pesquisadores metapsiquistas procuraram controles cada vez mais rigorosos para seus experimentos, mesmo que para isto os mediuns tivessem que ser colocados em situacoes humilhantes. Alguns mediuns chegaram ao ponto de serem submetidos a exames ginecologicos antes das reunioes de materializacao para se verificar se ocultavam lencois nos orgaos internos! E que dizer dos que eram acorrentados e enjaulados em gaiolas para que nao pudessem se locomover durante as sessoes?! Mesmo com estes controles extremos o fenomeno nao deixou de ocorrer. Magicos profissionais, como o famoso Houdini, reclamavam que podiam repetir todos os fenomenos espiritas mas eles voltaram atras quando os metapsiquistas franceses os desafiaram a se submeter aos mesmos controles a que eram submetidos os mediuns antes das reunioes. Carlos Imbassahy conta que ate um premio em dinheiro foi oferecido pelos metapsiquistas para quem pudesse reproduzir os fenomenos espiritas sob controle cientifico. Desnecessario dizer que nao houve um magico sequer que tivesse aceitado o desafio. Enquanto os magicos fugiam do desafio, pesquisadores ilustres como Willian Crookes eram atacados pela classe cientifica que os chamavam de "senis" e "ingenuos". Nem mesmo o proprio Charles Darwin que ja havia sido ridicularizado pela imprensa e pelos seus proprios companheiros de profissao poupou criticas ao Espiritualismo. Se os fenomenos espiritas pareciam ser tao abundantes na epoca por que subitamente desapareceram de cartaz? Varios fatores contribuiram para que isto ocoresse. Ja em 1861 Allan Kardec chamava a atencao que o modismo que tinha levado a ampla divulgacao dos fenomenos ja havia passado. A perseguicao por parte da Igreja e das autoridades juridicas muito contribuiu para a reprimir as reunioes espiritas mas sem duvida os escandalos de fraude tiveram o maior efeito. Apos a desencarnacao de Kardec os proprios espiritas estiveram envolvidos num infeliz incidente de fraude que motivou uma acao penal que ficou conhecida como " Processo dos Espiritas". O episodio e descrito e analisado em livro de mesmo nome escrito por J.-P.-L Crouzet e publicado pela FEB. Mas sera que os espetaculares fenomenos realmente desapareceram de vez? Para a producao de fenomenos fisicos sao requeridas condicoes ambientais, psicologicas e fisiologicas bem especificas alem de uma predisposicao mediunica singular que apenas certos mediuns possuem. Numa dada populacao, o numero de mediuns aptos para a producao de "raps", levitacoes, transportes ou materializacoes e reduzidissimo sendo muito raro encontrar-se num so mediun todos os elementos necessarios para a producao de fenomenos de qualidade. O numero de mediuns aptos para produzir fenomenos de materializacao talvez nunca tenha declinado e provavelmente o que se observava no seculo XIX era um numero excessivo de fraudes que praticamente ocultavam os verdadeiros fenomenos. A imprensa tambem nao os divulga tanto quanto antes. Alem do mais, qual o cientista hoje em dia que colocaria sua carreira em risco para estudar os fenomenos espiritas? A perseguicao que sofreram Crookes, Russel Wallace e outros certamente desencorajariam outros a passar pelo mesmo martirio. Os "bons metodos cientificos que atingiram a perfeicao", como diz o o Sr. Blinkhorn, estao a disposicao dos cientistas, basta que eles tenham coragem para usa-los neste mister. Se as fraudes sao uma ameaca constante as pesquisas, como combate-las entao? Uma leitura atenta da extraordinaria obra "O Livro dos Mediuns" de Allan Kardec e suficiente para preparar qualquer pessoa para encarar o problema da fraude. Kardec teve a oportunidade de conhecer varios tipos de fraudes e, sabendo do efeito negativo que elas provocavam, dedicou o capitulo XXVIII para a questao do charlatanismo e prestidigitacao. Qual a melhor garantia para nao sermos enganados pela fraude? Kardec nos aconselha o seguinte no capitulo V da referida obra: "A melhor de todas as garantias e o carater, a honestidade notoria, o desinteresse absoluto da pessoa que obtem estes fenomenos. Em segundo lugar, no exame atento de todas as circunstancia em que os fatos se produzem. Por fim, no conhecimento esclarecido do Espiritismo, unico meio de se descobrir o que houvesse de suspeito." Este criterio foi utilizado por Kardec na escolha dos mediuns com quem ele trabalhou e nos serve de inspiracao para executarmos qualquer tarefa no campo mediunico. Kardec era extremamente critico e ceptico e sempre buscava explicacoes naturais antes de conceder aos espiritos a autoria dos fenomenos fisicos. Sua prudencia o levou a evitar ate certo ponto os fenomenos fisicos o que fez com que muitos espiritualistas e mesmo espiritas lamentassem e criticassem tal opcao. Entretanto, no capitulo XXVII item 314, ele justifica a razao para tal: "De todos os fenomenos espiritas, os que mais se prestam a fraude sao os de efeitos fisicos, por motivos que devemos considerar. Primeiro, porque se dirigem mais aos olhos do que a inteligencia, sao os que a prestidigitacao mais facilmente pode imitar. Segundo, porque despertam curiosidade mais do que os outros e sao mais apropriados a atrair a multidao e consequentemente mais produtivos. Sob este duplo ponto de vista os charlataes tem todo o interesse em imitar essas manifestacoes." Kardec jamais desaprovou o estudo dos fenomenos fisicos mas ele julgava que eles nao eram apropriados para obter as respostas que ele desejava. Os fenomenos fisicos tiveram sua importancia no desenvolvimento das Ciencias Psiquicas porque despertaram a atencao das pessoas para uma outra realidade existencial. Todavia, foram os fenomenos inteligentes, sobretudo a psicografia, que proporcionaram as ferramentas para a obtencao de informacoes detalhadas que foram usadas na elaboracao do corpo doutrinario do Espiritismo. O problema da fraude e tao grave quanto o da mistificacao mas o Espiritismo nos da as armas para combate-los. O Espiritismo nao se presta a "atos circences" e repudiamos todas as manifestacoes de exibicionismo demonstradas por certos mediuns ainda mais quando envolvem transacoes financeiras para patrocinar seus "shows mediunicos". Estes espetaculos pouco acrescentam ao Espiritismo, muito pelo contrario, eles geralmente expoem a doutrina ao ridiculo e as vezes terminam em complicacoes com as autoridades juridicas. Somente o recolhimento, a prece, a vigilia crista dos nossos atos e o estudo serio e continuo das obras de Allan Kardec podem nos oferecer uma imunizacao eficaz contra as fraudes e mistificacoes. Diante destes problemas nunca e demais repetir a recomendacao espirita: "Orai e Vigiai". Fernando Torres, 1994 PSICOLOGIA DA LIDERANCA ESPIRITA A lideranca espirita e' ainda um campo de ensaio. A maioria dos chamados lideres espiritas nao tem conhecimento suficiente da Doutrina. Sao, em geral, mediuns que se impuseram por suas faculdades ao respeito e a admiracao de um grupo de adpetos. As condicoes necessarias a lideranca nas atividades comuns, acrescentam aos fatores mediunicos: videncia, intuicao, capacidade doutrinacao-espirita e abnegacao ao proximo, seguindo o lema doutrinario de "fora da caridade nao ha' salvacao". A esses acrescimos positivos juntam elementos negativos de suas condicoes individuais: auto-suficiencia, vaidade, autoritarismo, misticismo de tipo igrejeiro, pretensoes culturais sem conteudo, humildade aprente, hipocrisia farisaica que se excede em demonstracoes de pureza e amabilidade festiva. Contrabalancadas pelas qualidades positivas ja' referidas, essas antiqualidade puramente sociais completam o equipamento do paternalismo que comove os adeptos desprevenidos. A lideranca espirita e' um "papel" que o lider desempenha no meio doutrinario, apoiado no "status" social comum. Este problema do "status" e' curioso, mas compreensivel. Nao sendo o Espiritismo uma religiao organizada em forma igrejeira -- mas uma doutrina livre que abrange todos os ramos do Conhecimento e tem a sua parte religiosa como consequencia cientifica e da filosofica -- nao ha' no Espiritismo cargos nem funcoes que possam definir um "status" especifico, como o de sacerdote. O lider espirita e' lavrador, operario, banqueiro, medico, empresario e assim por diante. Ha' uma relacao natural entre o "status" social do lider e seu "papel" doutrinario, mesmo porque o movimento esprita e' difuso, nao forma uma ilha social, difunde-se por todo o organismo da sociedade. A importancia do "status" social influi naturalmente na importancia do "papel doutrinario". Esta breve caracterizacao da lideranca-espirita ja'nos fornece indicacoes suficientes para um esboco da Psicologia da Lideranca Espirita, que se mostra bastante complexa. Nao pretendemos aprofundar o problema, mas apenas coloca'-lo em funcao do assunto deste livro. O Espiritismo, como fato social e cultural, e' um fenomeno ainda recente no panorama sociologico e exige tempo afim de se definir em suas coordenadas evolutivas, em sua estatica e sua dinamica social e particularmente em seus vetores, ou seja, em seus elementos condutores de energia e determinadores de situacoes especificas. A propria especificidade das situacoes nao e' facil de se definir e caracterizar, pois a condicao de espirita nao implica distincoes raciais ou sociais e nem mesmo uma posicao sectaria explicita. A universalidade potencial do Cristianismo encontra-se em fase de atualizacao no Espiritismo, mas essa passagem da potencia a ato depende de um lento e profundo processo de aculturacao que, na verdade, consiste na elaboracao de uma nova cultura. Tudo parece feito, e, no entanto, tudo esta' por fazer. Um mundo novo nao surge do nada, como na alegoria do "fiat", mas das raizes e da seiva de um mundo que o antecedeu. O velho e o novo se misturam gerando uma situacao ambigua em que os individuos e os grupos espiritas mostram-se profundamente diferenciados entre si. Nao existe a homogeneidade necessaria `as classificacoes habituais. A massa espirita nao se destaca do quadro geral da populacao e esta a encara numa perspectiva plurivalente: os espiritas lhe parecem ao mesmo tempo beneficos e maleficos, ingenuos e espertos, cultos e ignorantes, bondosos e perigosos, a servico de Deus ou do Diabo, criaturas de fe' e de ma-fe', racionais e fanaticos, e assim por diante. E' a mesma situacao dos cristaos primitivos no mundo antigo, embora pareca, atualmente, uma situacao inteiramente nova. Nessa heterogeneidade socio-cultural a lideranca espirita exige extrema versatilidade, o que por sua vez, aumenta as suas dificuldades por gerar desconfiancas. Combatidos, caluniados, perseguidos e ridicularizados pelo clero das religioes tradicionais, pelas diversas ordens espiritualistas, pelas instituicoes cientificas (particularmente pelas instituicoes medicas) pela imprensa, o radio e a tv, explorados em sua generosidade por espertalhoes de todos os tipos, os espiritas desenvolveram naturalmente o seu instinto de defesa e preservam-se na desconfianca. Nao obstante, a sua obstinacao na boa-fe' -- decorrente dos principios doutrinarios da fraternidade, tolencia e amor ao proximo -- os tornam vitimas frequentes de engodos e mistificacoes. Essa "ingenuidade espirita" e' o que ameniza, nao raro demasiadamente, as dificuldades da lideranca espirita. O receio de fazer mau juizo do proximo, de critica'-lo injustamente, faltando com a toleranca e a caridade, leva individuos e instituicoes a situacoes dificeis e embaracosas. J. Herculano Pires Retirado do livro "Na Hora do Testemunho" de Francisco Candido Xavier e J. Herculano Pires e enviado pelo Sergio. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### INTERCAMBIO CIENTIFICO Joseh Cid, solicito enviar a todas as redes: FEPESCI INSCREVE NUCLEOS DE PESQUISAS A Fundacao Espirita de Pesquisa Cientifica (FEPESCI) estah registrando os grupos de estudos e pesquisas espiritas do Brasil e do Exterior, com a finalidade de realizar o intercambio de informacoes cientificas. Esses grupos podem se registrar como NEPs (Nucleos de Estudos e Pesquisas) da instituicao e para isso devem cumprir algumas exigencias minimas: 1. fidelidade a proposta cientifica espirita 2. escolha de um tema central de estudos e pesquisas 3. multidisciplinariedade, isto eh, o grupo nao pode ser apenas um tipo de especialidade. 4. aprovacao pela diretoria executiva da FEPESCI 5. pelo menos 2 pessoas do grupo (os coordenadores) devem se inscrever como socios da FEPESCI Os NEPs participam dos conselhos cientificos da FEPESCI e se relacionam intensamente com a fundacao, na permuta de informacao e ateh no financiamento de projetos de pesquisa. Maiores informacoes, inclusive sobre inscricoes, escreva para: FEPESCI Rua 278, no. 64, S Coimbra 74533-070 Goiania - GO Obrigado pela publicacao, Marlene Lasberg 02-abril-94 __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################