################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 04(78)/94 05/04/94 ################################################################# A UNICA DADIVA Conta-se que Simao Pedro estava cansado, depois de vinte dias junto do povo. Banhara feridentos, alimentara mulheres e criancas esqualidas, e, em vez de receber a aprovacao do povo, recolhia insultos velados, aqui e ali... Apos tres semanas consecutivas de luta, fatigara-se e prefirira isolar-se entre alcaparreiras amigas. Por isso mesmo, no crepusculo anilado, estava, ele so, diante das aguas, a refletir... Aproxima-se alguem, contudo... Por mais busque esconder-se, sente-se procurado. E' o proprio Cristo. - Que fazes, Pedro? - diz-lhe o Senhor. - Penso, Mestre. E o dialogo prolongou-se. - Estas triste? - Muito triste. - Porque? - Chamam-me ladrao. - Mas se a consciencia te nao acusa, que tem isso? - Sinto-me desditoso. Em nome do amor que me ensinas, alivio os enfermos e ajudo aos necessitados. Entretanto, injuriam-me. Dizem por ai que furto, que exploro a confianca do povo... Ainda ontem, distribuia os velhos mantos que nos foram cedidos pela casa de Carpo, entre os doentes chegados de Jope... Alegou alguem, inconsideradamente, que surrupiei a maior parte... Estou exausto, Mestre. Vinte dias de multidao pesam muito mais que vinte anos de servico na barca... - Pedro, que deste aos necessitados nestes ultimos vinte dias? - Moedas, tunicas, mantos, unguentos, trigo, peixe ... - De onde chegaram as moedas? - Das maos de Joana, a mulher de Cusa. - As tunicas? - Da casa de Zobalan, o curtidor. - Os mantos? - Da residencia de Carpo, o romano que decidiu amparar-nos. - Os unguentos? - Do lar de Zebedeu, que os fabrica. - O trigo? - Da seara de Zaqueu, que se lembra de nos... - E os peixes? - Da nossa pesca. - Entao, Pedro? - Que devo entender, Senhor? - Que apenas entregamos aquilo que nos foi ofertado para distribuirmos, em favor dos que necessitam. A Divina Bondade conjuga as circunstancias e confia-nos de um modo ou de outro os elementos que devamos movimentar nas obras do bem... Disseste servir em nome do amor... - Sim, Mestre... - Recorda, entao, que o amor nao relaciona calunias, nem conta sarcasmos. O discipulo, entremostrando subita renovacao mental, nao respondeu. Jesus abracou-o e disse apenas: - Pedro, todos os bens da vida podem ser transmitidos de sitio a sitio e de mao em mao... Ninguem pode dar, em essencia, esse ou aquele patrimonio do mundo, senao o proprio Criador, que nos empresta os recursos por Ele gerados na Criacao... E, se algo podemos dar de nos, o amor e a unica dadiva que podemos fazer, sofrendo e renunciando por amar... O apostolo compreendeu e beijou as maos que o tocavam de leve. Em seguida, puseram-se ambos a falar alegremente sobre as tarefas esperadas para o dia seguinte. Extraido de "Contos desta e doutra vida", Irmao X, pp. 63-65, FEB. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### CENTROS ESPIRITAS EM WASHINGTON D.C. Caro Jose Cid, Estou lhe enviando esta nota a pedido de um amigo que viu uma mensagem sua sobre o Boletin GEAE. Nessa mensagem, voce lista os centros espiritas aqui nos Estados Unidos. Nessa lista, esta incluido o nome de Antonio Bonfim, que era o representante do Banco do Brasil aqui em Washington, como pessoa de contato para Washington. Porem, Antonio Bonfin retornou ao Brasil a mais de um ano, e o numero de telefone que esta na lista era o de sua casa que agora esta desconectado. Se voces estiverem interessado em entrar em contacto com alguem do "Spiritist Study Group" aqui de Washington, procurem por Vanderlei Marques no telefone (301) 340- 9247. Abracos. - Gisele Almeida - PAPEL DOS MEDIUNS NAS COMUNICACOES Oi Jose', Como vai? Nao temos escrito em virtude da "correria" que tenho andado, impossibilitando-me de escrever, mas como o tempo quem faz e' a gente, aqui vamos nos novamente. Gostei muito da transcricao que voce fez da revista espirita a respeito do papel dos mediuns nas comunicacoes. Abaixo vou destacar alguns pontos que achei interessante, e tentarei comenta-los: "Com efeito, comunicamo-nos com os Espiritos encarnados, como com os Espiritos propriamente ditos, pela simples radiacao de nosso pensamento." Comentario: Este principio e' muito interessante, sendo que todas as pessoas involvidas diretamente com manifestacoes deveriam compreende-lo. E' aquilo que haviamos discutido anteriormente a respeito da "incorporacao" do espiritos, que nao existe no sentido vulgar, mas sim, como e' muito bem explicado acima, atraves da radiacao do pensamento do espirito comunicante (pensamento este que tem como meio de transmissao o fluido universal), atuado sobre o medium. Outro ponto que convem destacar e' que este mesmo processo e' usado entre espiritos para comunicacao entre eles. Isto seria de se esperar, pois nos (encarnados) nada mais somos que espiritos que temos um corpo. "Nossos pensamentos nao necessitam da vestimenta da palavra para serem compreendidos pelos Espiritos e todos eles percebem o pensamento que lhes desejamos comunicar, simplesmente por lhes dirigirmos esse pensamento e em razao de suas faculdades intelectuais" Com: Este trecho resume a minha crenca anterior sobre o principio da comunicacao universal, ou seja, a comunicacao "perfeita" (considerando como referencia o nosso nivel de evolucao) e' aquela em que o espirito "transmite" a sua ideia sem a necessidade de ferramentas auxiliares (linguagem). Sem tentar teorizar muito, diremos que a linguagem humana e' muito limitada, e tomando por base este paragrafo, seria necessario apenas uma ideia transmitida para que todas as pessoas que "a leiam" entendam o que eu queria dizer. Outro fator importante destacado acima e' a respeito das faculdades intelectuais, onde os espiritos utilizam as "ferramentas", latentes ou nao, que o medium possui. A explicacao para o como/porque desta utilizacao esta muito bem dada no texto original. "Neste caso, encontramos no cerebro do medium os elementos proprios para revestir nosso pensamento com a vestimenta da palavra que a ele corresponde,..." Com: neste trecho Erasto e Timoteo explicam como os mediuns interferem na comunicacao, deixando claro que esta interferencia sempre existe. O porque e' a parte mais interessante: o pensamento do espirito (que e' uma ideia pura), nao pode ser captado no nosso mundo de uma forma direta (salvo excessoes), assim ele tem ou que revesti-lo de palavras (ele mesmo), ou "passar a ideia" (talvez isto contradiza a frase anterior) ao medium para que ele de a forma, segundo as suas possibilidades. A escala de "abstracao" varia proporcionalmente com as ferramentas que o medium ja' possui (sua bagagem intelectual desta, e de outras vidas). Aqui entra um fator que devemos considerar importante, e' a aceitacao do medium e' de fator determinante na fidelidade da mensagem. Na minha opiniao, e' a aceitacao do medium que chamamos "animismo". Porque? Primeiro vamos definir o que e' aceitacao. Aceitacao e' o medium de conhecimento do teor da mensagem (mesmo esta sendo contruida com "suas ferramentas") nao tenta modificar o seu teor, mesmo que a mensagem em si va' de encontro a suas crencas pessoais. Isto e' muito dificil, pois normalmente o nosso egoismo, vaidade e orgulho falam mais alto. Creio que seja a razao (nas comunicacoes) que os espiritos preferem os desinteressados. Definido o que chamamos de aceitacao, podemos entao argumentar que animismo, ou seja, interferencia do medium na comunicacao, so' se faz notoria quando e' modificacado o teor da mensagem, ou a ideia propriamente dita. "Mas quando o proprio medium nos quer interrogar desta ou daquela maneira, bom que reflita seriamente, (...) Porque, como te disse Erasto em instrucao precedente, vosso cerebro muitas vezes esta numa desordem inextricavel ..." Com: Este trecho muito me chamou a atencao para um fato muitissimo comum, mas que nos normalmente nao notamos, a da confusao de ideias em nossa cabeca. Nos passamos grande parte do nosso tempo a pensar, entretanto de uma maneira desordenada, passando de pensamento em pensamento sem atender a disciplina nenhuma. Acho que o primeiro passo para a tao famosa "higiene mental" e' a "disciplina mental", ou seja, se agora estamos pensando sobre matematica, vamos pensar sobre matematica, ao encerrarmos passamos a pensar sobre outra coisa e assim por diante. Creio que as objecoes sobre este ponto e' dizer que se temos um problema nos normalmente damos prioridade natural a este problema. Aqui refiro-me a experiencias pessoais, contra argumentando que, nos problemas que ja' passei, normalmente a solucao se encontrava em algo que nao pensei, mas que sempre esteve ao meu alcance. Porque nao alcancei a solucao? porque deixei de pensar nas outras coisas, e eram estas que continham a solucao para o meu problema (especifico para o momento). Entretanto mais uma vez nao devemos pensar de uma forma desordenada, mas sim disciplinada. Esta disciplina mental, pelo que nos parece, ajuda os espiritos a entenderem o que e' que queremos, ou melhor, o que e' que realmente necessitamos. "A mediunidade, em si mesma, nao e boa nem e ma, antes, apresenta- se em carater de neutralidade, ensejando ao homem utiliza-la conforme lhe aprouver, desse uso derivando os resultados que acompanharao o medianeiro ate o momento final da sua etapa evolutiva no corpo." Com: Tal como a inteligencia, a fala, a habilidade esportiva etc, a mediunidade se apresenta de uma forma neutra na nossa vida. Nos podemos por exemplo ser um grande jogador de futebol (pela nossa habilidade) mas somente pensando no dinheiro que isto nos traria, e outros exemplos podem ser dados. Creio que a comparacao da mediunidade pode ir mais adiante, comparando-a com os sentidos, dizendo que como temos visao, olfato, tato etc, temos a mediunidade, um "sentido" que nos auxilia a ver, sentir etc, coisas que nao percebemos com os outros. Um olho nao pode "escutar" o som. Como um dedo nao pode sentir um cheiro. Entretanto o sentido mais profundo que nos falta no uso deste "sentido" novo, e a sua utilizacao, tal como ocorre com os nossos olhos, podemos utiliza-los somente para ver coisar "ruins". Nossa fala pode ser construtiva como a de Jesus ou devastadora. Tudo depende de nossa intencao e de como a aplicamos, colhendo no futuro o resultado dos nossos atos, tal como o uso de qualquer outra ferramenta. Penso que o nosso erro e' encarar a mediunidade como um "dom de previlegiados", sendo que no atual estado de evolucao da humanidade, poderiamos com certeza dizer que e' um dom dos "grandes devedores". Creio ter sidos estes os comentarios a respeito do referido boletim, entretanto gostaria de ir mais adiante, pondo na pauta de discucao, mais um assunto a respeito dos livros da codificacao. (continua a seguir - eu dividi para facilitar a leitura e compreensao dos comentarios do Sergio) Oi Sergio. Eu so' tenho um comentario: animismo, como eu entendo, e' a "comunicacao" do "medium" com seu proprio espirito. O Espirito do medium, que viveu outras vidas, como todos nos, "transmite" a si mesmo, ou melhor, "se lembra" de determinados fatos que aconteceram consigo mesmo e os transmite. Eu lembro de uma discussao que tivemos uma vez no C. E. Joao Batista (o Centro que frequento no Rio) a respeito disso. Algumas vezes e' possivel ter a clara sensasao de que se esta diante de um fenomeno animico. Isso desvaloriza o medium (valor em termos de confianca no que esta transmitindo)? Eu acho que nao, dependendo das circunstancias. Digamos que o fenomeno animico ocorra durante uma secao de desobssessao, ou de estudo mediunico. O medium e', como todos nos, alguem que necessita de socorro. Alguem que esta se esforcando por evoluir. Portanto, eu relevo o fenomeno animico, como parte da fenomenologia Espirita. Ao contrario, muitas pessoas condenam o fenomeno animico, so faltando "proibir" (como se fosse possivel) que ele aconteca ... Ou pior ainda, considera que tudo e' animismo ... E' necessario mais estudo das obras de Kardec, para que possamos perceber, ainda que palidamente, a profundidade que os ensinamentos alcancam. E Kardec fez um bom estudo sobre animismo no Livro dos Mediuns. Quanto ao "privilegio" de "ser" medium, voce colocou muito bem. Todos nos somos mediuns, e o servico mediunico ou mediunato esta mais relacionada com as dividas que temos de resgatar do que com supostos "premios" e "missoes". E' muito importante sempre lembrar que mediunismo e' diferente de Espiritismo. O Espiritismo valoriza a mediunidade desinteressada. O risco de "alimentar" a vaidade e' enorme. Eu diria para quem esta envolvido nesse compromisso - NUNCA aceite um elogio por uma comunicacao que tenha recebido - o medium e' apenas um instrumento e nao o autor. Eu costumo me colocar na posicao do lapis. Nao lembro de alguem ter elogiado o lapis que Monteiro Lobato usava, para citar um autor brasileiro famoso. Mas e' claro que o medium deve se alegrar pelo servico cumprido. Mas vejam bem que este servico e' independente da beleza da mensagem. E' muito comum as pessoas ficarem embevecidas com mensagens transmitidas pelos orientadores, mas e' muito raro alguem se lembrar do medium que serve aos aflitos. Porque, normalmente, estas mensagens transmitem a dor que eles sentem ... Um grande abraco, Jose. ATUALIDADE DOS LIVROS DE ALLAN KARDEC A questao e' a seguinte: as pessoas que ja' leram alguns livros da codificacao acham que existem ali texto que devam ser retirados ou que seja mudado a forma? Esta questao surgiu apartir da leitura de um livro de Herculano Pires criticando a (alteracao - nota do editor) feita ao Evangelho Segundo o Espiritismo, numa traducao de 1975 pela FEESP. Qual e' a vossa opiniao? A minha opiniao e' que sou contra a mudanca dos livros da codificacao, pois eles sao a base. Nao devemos nunca nos esquecer que foram espiritos de alto escalao que os ditaram/inspiraram Kardec. Para pensarmos em poder modifica-los devemos primeiro entender a fundo o que fez Kardec, e mais ainda o que esta' nos ensinamentos, para depois (na minha opiniao) chegarmos a conclusao que o livro e' otimo e nao merece modificacoes. Aos que julgam os livros da coficacao ultrapassados, uso a mesma frase dita por Herculano Pires: "Na evolucao devemos aprimorar e nao deformar". Encerro por aqui, perguntando a mim mesmo se estou tentando aprimorar o pouco que eu sei, ou se estou tentando impor a minhas vaidades deformando a doutrina. Um Abraco Fraternal, Sergio. Oi Sergio. Eu acho que nao preciso dizer que sou contra a alteracao das traducoes dos livros de Kardec, com o sentido de "mudernizar" a obra. O numero de vezes que eu divulgo a Revista Espirita e os livros da Codificacao servem de dica ... Eu vejo os livros de Kardec como fonte de estudo. E como tal devem ser lidos sabendo que se encontrara diferencas de palavriado, ja que foi escrito ha bastante tempo. Eu acho que alterar a traducao e' como alterar uma obra classica para torna-la mais "acessivel". E' como alterar "Os Lusiadas" porque foi escrito ha muitos anos. E' como alterar o ingles das obras de Sheakspeare porque e' arcaico. Existe a alegacao de que as obras de Kardec sao "pesadas". Mas eu nao creio que o sejam mais que nossas dividas ... Mas digamos que seja valido fazer, talvez, uma versao "leve" e "pop" dos livros da Codificacao. Quem estaria habilitado a fazer isso sem alterar o sentido? Eu nao conheco ninguem que conheca Kardec tao a fundo e que ache valida a "mudernizacao". E, o pior de tudo e' que, certamente, alqueles que dizem que Kardec contem erros nem ao menos conhecem o que esta escrito em seus livros... Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################