################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 02(70) de 08/02/94 ################################################################# REVISTA ESPIRITA ANUNCIA O LANCAMENTO DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Com esta epigrafe: "Nao ha' fe' inabalavel senao a que pode encarar a razao face a face, em todas as idades da humanidade." Abstendo-nos de qualquer reflexao sobre esta obra, limitamo-nos a extrair da introducao a parte que indica o seu objetivo. "Podem dividir-se as materias contidas nos Evangelhos em quatro partes: Os atos comuns da vida do Cristo, os milagres, as predicoes, o ensino moral (1). Se as primeiras foram objeto de controversias, a ultima ficou inatacavel. Ante esse codigo divino, a propria incredulidade se inclina; e' o terreno onde todos os cultos podem encontrar-se, a bandeira sob a qual todos podem abrigar-se, sejam quais forem suas crencas, pois jamais foi assunto de disputas religiosas, sempre e em toda parte levantadas por questoes de dogmas; alias, discutindo-os, as seitas ai teriam encontrado sua propria condenacao, porque em sua maioria se apegaram mais 'a parte mistica do que a parte moral, que exige a reforma de si-mesmo. Para os homens, em particular, e' uma regra de conduta, que abraca todas as circunstancias da vida, particular ou publica, o principio de todas as relacoes sociais, baseadas na mais rigorosa justica; e', enfim e acima de tudo, a rota infalivel da felicidade futura, uma ponta do veu levantada sobre a vida futura. E' essa parte que constitui o objeto exclusivo desta obra. Todos admiram a moral evangelica; cada um proclama a sua sublimidade e a sua necessidade; mas muitos o fazem confiados no que ouviram, ou na Fe' em algumas maximas tornadas proverbiais; mas poucos a conhecem a fundo, menos ainda a compreendem e lhe sabem deduzir as conseguencias. A razao disto esta em grande parte na dificuldade apresentada pela leitura do Evangelho, ininteligivel para o maior numero. A forma alegorica, o intencional misticismo da linguagem fazem em maioria o leiam por desencaro de consciencia e por dever, como leem as preces sem as compreender, isto e', sem fruto. Os preceitos de moral, disseminados aqui e ali, confundidos na massa de outros relatos, passam inapercebidos. Entao e' impossivel apreende-los com conjunto e deles fazer objeto de uma leitura e de uma meditacao separadas. E' verdade que fizeram tratados de moral evangelica; mas o arranjo em estilo literario moderno lhes tira a singeleza primitiva que, ao mesmo tempo, constitui o seu encanto e a sua autenticidade. Ha', ate', maximas destacadas, reduzidas 'a sua expressao mais simples de proverbio; assim, nao passam de aforismos que perdem uma parte de seu valor e de seu interesse, pela ausencia de acessorios e cercunstancias em que foram dados. Para obviar esse inconveniente, reunimos nesta obra os versiculos que podem constituir, a bem dizer, um codigo de moral universal, sem distincao de culto; nas citacoes conservamos tudo o que era util ao desenvolvimento do pensamento, nao eliminando senao o que era estranho ao assunto. Alem disso, respeitamos escrupulosamente a traducao original de Sacy (2), bem como a divisao dos versiculos. Mas, em vez de nos atermos a uma ordem cronologica impossivel e sem vantagem real em tal assunto, as maximas foram grupadas e classificadas metodicamente, segundo a sua natureza, de modo que, tanto quanto possivel, umas se deduzam das outras. A referencia dos numeros de ordem dos capitulos e dos versiculos permite recorrer 'a classificacao vulgar, se se quiser. Isto nao passava de um trabalho material que, so', teria tido uma utilidade secundaria; o essencial era o por ao alcance de todos, pela explicacao das passagens obscuras e o desenvolvimento de todas as consequencias visando a aplicacao 'as diversas posicoes da vida. Foi o que tentamos fazer com o auxilio dos bons Espiritos que nos assistem. Muitos pontos da Biblia, do Evangelho e de autores sacros em geral sao inteligiveis e, mesmo, parecem irracionais senao por falta da chave para compreender o seu verdadeito sentido; essa chave esta inteiramente no Espiritismo, assim como ja se puderam convencer os que o estudaram seriamente, e como, mais tarde, melhor sera reconhecido. O Espiritismo se encontra por toda a parte na antifuidade e em todos os periodos da humanidade; por toda a parte se acham os seus tracos escritos nas crencas e nos monumentos; e' por isso que ele abre horizontes novos para o futuro e lanca uma luz nao menos viva sobre os misterios do passado. Como complemento de cada preceito, adicionamos algumas instrucoes escolhidas entre as que foram ditadas pelos Espiritos em diversos paises e atraves de diversos mediuns. Se essas instrucoes tivessem saido de uma fonte unica, poderia ter sofrido uma influencia pessoal ou do meio, ao passo que a diversidade de origens prova que os Espiritos dao o seu ensino em toda a parte e que, a proposito, nao privilegiados. Esta obra e' para uso de todos. Cada um pode ai colher os meios de conformar sua conduta 'a moral do Cristo. Alem disso es Espiritas ai encontram as plicacoes que mais especialmente lhes concernem. Gracas 'as comunicacoes de ora em diante estabelecidas de maneira permanente entre os homens e o mundo invisivel, a lei evangelica ensinada em todas as nacoes pelos proprios espiritos, nao mais sera letra morta, porque cada um a compreendera e necessariamente sera solicitado a po-la em pratica, a conselho de seus guias espirituais. As instrucoes dos Espiritos, sao verdadeitamente as vozes do ceu, que vem esclarecer os homens, e os convidar 'a imitacao do Evangelho." (1) Posteriormente o Sr. Allan Kardec modificou a divisao em cinco partes, incluindo um quarto lugar os trechos que serviram 'a Igreja para o estabelecimento de seus dogmas. Vide a nossa traducao, edicao d' "O Pensamento". Nota do Tradutor. (2) A traducao de Sacy e' catolica e corresponde, quanto a aceitacao, a versao brasileira de Figueiredo; mas ha entre estas ligeiras diferencas, que nao alteram o sentido. Em nossa traducao da obra acima para "O Pensamento", nao havia razoes para que traduzissemos a traducao de Sacy. Entao transpusemos a de Figueiredo. Nota do Tradutor. TEXTOS DO LIVRO DIALOGO DOS VIVOS DE CHICO XAVIER E HERCULANO PIRES AMIGOS DA GALHOFA A pagina de Albino Teixeira tera nascido de um assunto que muitas vezes nos preocupa no campo das tarefas espirituais. Num grupo de amigos intimos, antes da nossa reuniao costumeira, falavamos a respeito das pessoas menos responsaveis que procuram os mediuns dedicados a causa espirita, mais no intuito de prejudicar as boas obras ou desmoraliza-las do que no sadio proposito de colaborar na difusao das realidades e bencaos da vida espiritual. O medium esta em servico ouvindo, por vezes, dezenas e ate mesmo centenas de pessoas. Esta imbuido da maior boa vontade para servir, sem qulquer ideia de remuneracao ou destaque pessoal. Em meio as criaturas sinceras que o procuram, buscando instrucao e reconforto, surgem os companheiros interessados em perturbacao e ironia. 0 medium esta ali - ele mesmo, o medium - evidentemente amparado pela cobertura indireta dos Bons Espiritos, dos Mensageiros da Vida Maior, informando, cooperando, esclarecendo, servindo, enfim. Os amigos da galhofa surgem dizendo-se necessitados. Inventam nomes supostos de parentes ou amigos, carregam a voz de aflicao ou de choro que nao sentem. 0 medium se enternece. Ele mesmo responde com boa intencao procurando ajudar, seja com uma frase oral ou com um bilhete escrito ao suposto necessitado. No caso, o medium e' um trabalhador humano procurando colaborar com os Bons Espiritos e prestar ajuda aos que o buscam, sem pedir-lhes sequer a identidade. Mas tao logo o medium preste o auxilio de que possa dispor, declaram os galhofeiros que tudo nao passa de mentira que eles proprios inventaram. Com essa preocupacao fomos as tarefas da noite. Aberto O Evangelho Segundo o Espiritismo tivemos para estudo os itens 1 e 2 do capitulo XXI. Ao termino da reuniao o devotado missionario do bem, Albino Teixeira, escreveu por nosso intermedio a pagina que lhe estou enviando. Francisco Candido Xavier. A MAIOR DIFERENCA Aquilo que mais te diferencia na Terra, perante a Vida Superior, para efeito de promocao espiritual, nao sera tanto: haver renascido em um corpo mutilado ou enfermico; trazer graves conflitos psicologicos; residir num lar dificil; inquietar-te com familiares-problemas; aguentar frustacoes e contratempos; experimentar o sarcasmo publico; facear criticas injustas; tolerar humilhacoes e pedradas; suportar injurias ou acusacoes descabidas; conhecer a desercao de colaboradores e companheiros; lutar incessantemente contra as proprias tendencias inferiores; observar-te sob constante processo obsessivo; carregar tropecos e desenganos. O que mais te destaca, no Plano Fisico, ante a Vida Maior, com vistas a aquisicao de melhoria e aperfeicoamento, no rumo da Espiritualidade Superior, sera sofrer na area de semelhantes provacoes e prosseguir trabalhando e servindo, em auxilio aos outros, na prosperidade do Bem Eterno. Albino Teixeira O VALOR DO AUXILIO O valor do auxilio nao esta na intencao do pedinte, mas na intencao do doador. Quem trabalha no bem deve dar sem olhar a quem. Ante a Vida Maior, como ensina Albino Teixeira, o que vale e' o que fazemos em favor do bem. Se os que nos procuram trazem o coracao envenenado, a mente cheia de suspeitas injustas e o ardil nos labios, e' evidente que sao os mais necessitados. Pois pode haver maior necessidade do que aquela que ignora a si mesma? Se os Espiritos Superiores nao advertem o medium quanto 'as mas intencoes do consulente, e' porque este deve ser socorrido e o medium precisa aprender a auxiliar ate' mesmo quando enganado. O resultado das boas acoes e' computado pela evolucao. 0 galhofeiro de hoje evoluira amanha e acabara por envergonhar-se de si proprio. Precisamos considerar que a Terra e' ainda um reduto da ignorancia. 0 consulente ardiloso ignora a extensao da sua maldade. Tanto assim que busca a verdade atraves da mentira. Nao compreende a importancia do ato mediunico e por isso nao pode avaliar o que faz. Age inconscientemente no uso da propria consciencia. Pode haver maior alienacao do que essa? 0 medium, pelo contrario, esta na plena posse da sua consciencia voltada para o bem. Pode haver maior integridade moral no comportamento humano? Que importa se o consulente alardear que enganou o medium? Acaso o medium nao e' uma criatura humana e, portanto, falivel? Quer o medium gozar da infalibilidade, quer ter algum privilegio na sua condicao humana? Mediunidade a servico do bem e' aprendizado como qualquer outro. Se o medium se sentisse infalivel, estaria 'a beira da falencia. e' melhor falir entre os homens ou perante os homens, por amor, do que falir ante a Espiritualidade Superior por vaidade e orgulho. A obra mediunica sincera e nobre nao e' afetada por alguns episodios de prova. Os beneficios semeados atraves do trabalho digno nao sao depreciados pela maledicencia e a ignorancia. Os que receberam o bem de que necessitavam saberao multiplica-lo ao seu redor. Porque grande e' o clamor dos que sofrem e mesquinho o esgar dos zombeteiros. Prosseguir no bom combate, 'a maneira de Paulo, e' o dever de todos os mediuns a servico do bem. Irmao Saulo Textos transcritos do livro Dialogo dos vivos, de Francisco C. Xavier e Jose H. Pires, editado pela GEEM - Grupo Espirita Emmanuel. REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO A dor e' arauto, apregoando em suas manifestacoes a exatidao de sua presenca futura, junto aqueles que, no presente, a constroem. A vinganca e' papel carbono que imprime do erro a sua copia. Enquanto, no chamado dia de finados, os vivos da face da Terra se preocupam em cobrir de flores os tumulos vazios, os que vivem no Espaco oferecem flores da gratidao aos que perpetuam esta homenagem, no esforco constante para manter em equilibrio, a harmonia e a paz nos lares de onde partiram. O divino sentimento da solidariedade espiritualiza a forca da inteligencia, humanizando suas manifestacoes. Aqueles que dao esmolas com arrogancia e preocupacao evidente de serem observados e criticados com lisongeiros elogios pelas testemunhas de seu gesto, nao se revelam caridosos, pois apenas aplicam o superfluo de seus haveres na satisfacao de imperativos que sua vaidade reclama. O chefe de familia, quando jogador inveterado, poe sobre a mesa de jogo o maior tesouro que a misericordia divina colocou a sua guarda - a felicidade de esposa e filhos, seriamente comprometida por sua invigilancia. As atitudes de um espirita tem a decencia que a razao aponta e a consciencia exige. A inveja e o egoismo tem reflexos da avaraza dos que tudo querem apenas para si. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### NOVA ADESAO Oi Jose Cid, Meu nome e Francisco e estou realizando PhD em Fitopatologia aqui na California-Berkeley. Ha tempos que venho lendo as mensagens porem, nunca da tempo de me inscrever no grupo. ......... Sei que todos nos que nos afastamos de nosso pais e de nossa familia passamos por situacoes muito dificeis aqui, alem das pressoes academicas tambem. Porem, pra mim talvez a principal razao de tudo e' a falta da "visao espiritual" que muitos de nos temos. Lembro-me do evangelho segundo o espiritismo que diz que, no dia em que todos os homens foram espiritas deixara de haver suicidios, pois, todos terao consciencia de que a morte nao acaba com os sofrimentos, muitas vezes, como neste caso, so os faz piorar. Bem, antecipadamente agradeco. Espero que possamos nos comunicar mais vezes, assim como tambem gostaria de saber como me comunicar com outros estudantes espiritas, oK? Um abraco, Chico. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################