################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 02(69)/94 01/02/94 ################################################################# LICAO PATERNAL Questionavamos, em torno da fatalidade e do livre arbitrio, quando o velho Samuel tomou a palavra e contou, sereno: - Hanina ben Hazan, um israelita imensamente rico, vivia em Jope, cercado de consideracao pela nobreza de sua conduta. Embora senhoreasse extensos pomares e nao obstante a enorme riqueza que granjeara no mercado de peles, caracterizava-se pela extrema simplicidade com que pautava todos os atos da vida. Estimado na posicao de filosofo, reunia, no proprio lar, semanalmente, todos os estudiosos dos Escritos Sagrados que se propusessem debater os problemas do povo, a fim de auxiliar os concidadaos com mais seguranca. Certa noite, laboriosa contenda irrompeu no recinto domestico. O rabi Johanan, visitante ilustre, declarara que, diante do Todo- Poderoso, todas as consciencias sao livres, ao que Boaz, filho unico de Hanina, replicara, desabrido, que todas as criaturas sao obrigadas a executar, matematicamente, a vontade de Deus. Azedou-se a polemica. A assembleia dividida mostrava maioria absoluta, ao lado de Johanan, enquanto Boaz, no impeto da forca juvenil, apos justificar-se, furioso, apresentou a duvida ao exame paterno. O anfitriao, porem, conhecido pela grande prudencia conquanto lastimasse o desrespeito do filho para com o sabio que hospedava, pediu com delicadeza fosse a questao adiada para o mes seguinte, de vez que desejava educar o herdeiro querido sem violencia, e o conselho familiar foi encerrado em amistosas manifestacoes de alegria. No dia imediato, Hanina chamou o filho que atingira a maioridade e confiou-lhe duas bolsas recheadas de ouro para entregar em Jerusalem, com vistas 'a realizacao de certo negocio. Boaz deveria obedecer, implicitamente, todas as instrucoes e, ainda mesmo que tivesse qualquer plano, suposto favoravel ao empreendimento, caber-lhe-ia silenciar ante os mercadores a quem o dinheiro se destinava. O moco partiu com agenda rigorosa. Dia de saida e dia de chegada. Horarios para reger-se na Cidade Santa. Moedas que poderia gastar em proveito proprio. O jovem cumpriu as determinacoes e retornou, desenxabido, mas o genitor, articulando tarefa diferente, incumbiu-o de vender larga partida de la a diversos comerciantes que se dirigiam para Haifa, marcando, porem, os precos que lhe pareciam convenientes e proibindo-lhe qualquer ingerencia no assunto. Depois de satisfazer as ordenacoes, o rapaz regressou, patenteando indisfarcavel desalento. Hanina, entretanto, buscou-lhe os prestimos na contrucao de outra empresa. Dessa vez, doava-lhe expressivo tesouro em pecas de prata, que passariam a pertencer-lhe, sob a condicao de sujeita-las ao governo de poderoso usurario seu amigo, em cuja guarda semelhantes recusos permaneceriam pelo prazo de dez anos, findo o qual as preciosidades seriam restituidas, acompanhadas de rendimento compensador. O filho obedeceu, evidentemente contrariado, e, ao voltar, o pai cedeu-lhe um campo de vastas dimensoes, com a ordem expressa de cultivar o trigo, estabelecendo previas normas para os servicos da sementeira e da colheita, com instrucoes que ao jovem competia observar, rigidamente. Abracando, contudo, as novas obrigacoes, o rapaz clamou, triste: - Oh! Meu pai, ha muito que vos sirvo, colocando empenho e sinceridade em tudo o que a vossa bondade me ordena fazer; entretanto, agora que me sinto homem feito, rogo permissao para considerar que a vossa autoridade, apesar de generosa, me impede a edificacao do proprio destino, conforme a visao que o mundo me oferta. Algemado aos vossos designios, por tras vezes nos ultimos vinte dias, vi afastarem-se de mim valiosas oportunidades de melhorar a propria sorte. Sem qualquer tentativa de furto, eu poderia ter sugerido algumas alteracoes aos vossos representantes em Jerusalem, conseguindo excelente margem de lucro para os nossos negocios; no entante, os vossos avisos eram irrevogaveis e nao tive outro recurso senao inclinar-me 'a submissao. Nos barcos que demandavam os armazens de Haifa, teria facilmente obtido pequena fortuna, sem dilapidar os interesses do proximo, ao fornecer a la que me confiastes; todavia, era imperioso satisfazer-vos as injucoes. Anteontem, passastes 'as minhas maos substancioso patrimonio que poderia claramente favorecer-me a seguranca pervindoura; contudo, ao inves de exercitar-me as faculdades no trabalho de minha propria manutencao, exigistes que a dadiva fosse depositada em meu nome, para somente beneficiar-me daqui a dez anos, quando nao sei se viverei neste mundo ate' amanha! ... Hoje, mandais que eu lance o trigo numa terra que julgo mais adequada ao sustento da vinha ... Ah! meu pai, porque sonegais ao vosso filho o direito das proprias decisoes? O velho Hanina, porem, satisfeito e comovido, enlacou-o, ternamente, e ponderou: - Tens razao, filho meu ... Compreendes, agora, a nossa liberdade, 'a frente do Pai Justo? O Criador concede 'as criaturas todos os bens da Criacao, sem constranger-lhes o exercicio da livre escolha ... E, fitanto o moco tomado de jubilo, concluiu: - Cada homem e' independente, na propria alma, a fim de eleger o proprio caminho. ........................................ O velho Samuel fixou em nos outros o olhar penetrante e calmo e rematou: - O tema nao comporta discussoes. Deus nos concede a todos a fazenda valiosa da vida; entretanto, cada um de nos e' responsavel pela sua propria consciencia, no que sente, pensa, fala e realiza, perante a Lei. E, abencoando-nos com ameno gesto de despedida, o sabio deixou-nos mergulhados em fundo silencio, com a significativa historia para remoer e pensar. Transcrito do livro Relatos da Vida, de Irmao X, psicografado por Francisco C. Xavier, editado pela Editora Cultura Espirita Uniao. OBJETIVO FINAL DO HOMEM NA TERRA Outrora os homens eram atrelados 'a charrua; eram sacrificados em trabalhos gigantescos e a construcoao das muralhas de Babilonia, onde varios carros marchavam em linha; a edificacao das Piramides e a instalacao da Esfinge custaram mais que dez batalhas sangrantas. Mais tarde os animais foram subjugados, concurrentemente aos homens e vimos, na hovem Lutetia, bois encarregados arrastar o carro onde espaireciam os reis desocupados da segunda raca. Este preambulo visa a mostrar aos que nos ouvem que todas as perguntas feitas neste simpatico centro aos Espiritos tem sua solucao, por um ou outro de nos. Esse caro Jacquard, essa gloria do tear, esse artifice engenhoso, que caiu como um soldado valente no campo de honra do trabalho, tratou de um aspecto das questoes economicas, que se ligam ao trabalho humanitario. Ele me pos um tanto em causa; falando das modificacoes que eu tinha feito na arte do tecelao, por assim dizer, chamou-me para fazer a minha parte nesse concerto espiritual. Eis por que, encontrando entre vos medium, como eu nascido na velha cidade dos Alobrogos, essa rainha do Gresivaudan, dele me apodero com a permissao de seus guias habituais e venho completar por uma parte a exposicao que mui ilustre amigo de Lyon vos deu por outro medium. Em sua dissertacao, alias muito notavel, ainda exprime certas queixas que, sob o inventor, descobrem o operario ansioso por seu ganha pao e temeroso do desemprego homicida. Sente-se que o pai de familia teme uma suspensao do trabalho, do qual depende a vida dos seus; advinha-se o cidadao que freme ante o desastre que pode atingir a maioria de seus concidadaos. Cero, esse sentimento e' dos mais honrosos, mas denota um ponto de vista de certa estreiteza. Venho tratar da mesma questao que Jacquard, senao mais largamente que ele, ao menos de um ponto de vista mais geral. Contudo, devo constatar, para homenagear a quem de direito, que a generosa conclusao da comunicacao de meu amigo, resgata amplamente o lado defeituoso que assinalo. O homem nao foi feito para ficar como instrumento ininteligente de producao; por seuas aptidoes e seu lugar na criacao, por seu destino, e' chamado a outra funcao, que nao a de maquina, a um outro papel, que nao a do cavalo de tiro; nos limites fixados por seu adiantamento, deve chegar a produzir mais e mais intelectualmente e, enfim, emancipar-se desse estado de servilismo e de engrenagem ininteligente. a que, durante tantas geracoes, ficou escravizado. O operario e' chamado a tornar-se engenhero, a ver seus bracos laboriosos substituidos por maquinas ativas, mais infatigaveis e mais precisas; o artifice de tornar-se artista e conduzir o trabalho mecanico por um esforco de pensamento e nao mais por um esforco dos bracos. Ai esta a prova irrecusavel desta lei tao larga do progresso, que rege todas as humanidades. Agora, que vos e' permitido entrever, por uma escapada ao futuro, a verdade dos destinos humanos; agora, que estais convencidos que esta existencia nao passa de um dos elos de vossa vida imortal, posso exclamar: Que importa que cem mil individuos sucumbam, quando uma maquina foi descoberta para fazer o trabalho desses cem mil? Para o filosofo, que se eleva sobre os preconceitos e interesses terrenos, o fato prova que o homem nao estava mais em seu caminho, quando se consagrava a esse labor condenado pela Providencia. Com efeito, e' no compo da inteligencia que, de agora em diante, o homem deve fazer passar a grade e a charrua que fecundam; e' so' por sua inteligencia que podera, que devera chegar ao melhor. peco que nao deis as minhas palavras em sentido muito revolucionario; nao! Mas deixai-lhes o sentido largo e superior que comporta um ensino espirita, que se dirige a inteligencias ja adiantadas e prontas a compreender todo o alcance de nossas instrucoes. E' constante que se, de hoje para amanha, o artifice abandonasse o tear que o sustenta, sob pretexto de que, num dado momento, este seria substituido por um mecanismo ou qualquer outro invento, e' constante que seguiria via fatal e contraria a todas as licoes dades pelo Espiritismo. Todas as nossas reflexoes tem um so objetivo: demonstrar que ninguem deve fritar contra o progresso, que substitui bracos humanos por dispositivos e engrenagens mecanicas. Alem disso, e' bom acrescentar que a humanidade pagou largo contributo 'a miseria e que, penetrando mais em todas as camadas sociais, a instrucao tornara cada individuo cada vez mais apto para funcoes inteligentemente chamadas liberais. E' dificil a um Espirito, que por primeira vez se comunica atraves de um medium, exprimir seu pensamente muito claramente. Assim, desculpareis o descosido de minha comunicacao, cuja conclusao aqui esta em duas palavras: O homem e' um agente espiritual que deve chegar, em periodo nao distante, a submeter ao seu servico e para todas as operacoes materias a propria materia, dando-lhe como unico motor a inteligencia, que se expande nos cerebros humanos. Vaucanson Transcrito da Revista Espirita de 1864, traducao de Julio Abreu Filho, editada pela EDICEL. REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO Consolar e' compreender - para compreender e' preciso antes ter sofrido as dores que hoje precisam ser amenizadas. Estudando a filosofia espirita chegaremos as bases cientificas e finalmente nos integraremos a sua moral, religando-nos ao Criador. Nunca poderemos alcancar a grandeza do Espiritismo se nao nos dominarmos, transformando-nos moralmente. E' convivendo com os que se dizem espiritas que poderemos reconhecer sua sinceridade. Nunca afirmar ser bom e' prudencia daquele que reconhece a distancia que existe entre ele e Deus. A mistificacao e' um obstaculo 'as realizacoes cristas. Mentindo a nos proprios, e ao proximo, nao evitamos que Deus conheca o que realmente esta em nos. Comecar cedo o trabalho que o Senhor coloca em nossas maos e seguranca para a maturidade e a velhice, com dignidade. Esforcemo-nos diante dos beneficos obstaculos que a dor e o sofrimento colocam a nossa frente. Vencidos, serao marcos da vitoria sobre a nossa inferioridade. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### SERGIO, QUE ESTA EM PORTUGAL, BUSCA CONTATOS Oi Jose', Obrigado pela resposta a respeito dos enderecos, nao faz mal. Gostaria lhe perguntar apenas para que endereco devo escrever para obter tais repostas a respeito dos enderecos? Mudando de assunto, vou lhe falar um pouco a respeito do centro aqui em Lisba, mas antes merece uma historia. Bom, eu sou mineiro de Uberaba, fiz minha graduacao em Uberlandia, e logo em seguida me mudei para Porto Alegre onde fiz o mestrado. Meu ingresso ao espiritismo entretanto nao sei deu cedo, pois apesar das minhas ideias desde novo virem de encontro a este, somente aos 16 anos (pouco antes de ir para Uberlandia) e' que conhecei a ler livros espiritas. A certa fase da vida entretanto o "chamado" foi mais forte, e eu fui encaminhado de uma maneira mais forte ao espiritismo. Apartir dai comecei a ler muito (isto ocorreu no final da minha graduacao). Logo em seguida fui ("por acaso") para Porto Alegre, e la' entrei para um centro (bem pequeno) onde as pessoas se consideravam uma familia, eu aprendi muito la'. Assim quando tive oportunidade de ir para o doutoramento, pude escolher entre ir para a Franca (Toulouse) ou Lisboa, entretanto como minha condicao basica era continuar trabalho dentro do movimento, preferi vir para ca' onde eu sabia existir centros (talvez mais que na Franca). Assim nos o fizemos (minha esposa e eu). Quando aqui chegamos nos nao conhecimos nada a respeito dos centros que existiam aqui em Portugal (apenas sabiamos que existiam), mas procurando em primeiro lugar no Catalogo telefonico, achamos o centro que hoje estamos, fomos la', conversamos e comecamos nos estudos mediunicos. Agora entramos diretamente nos trabalhos do centro. Bom como nos so' estamos aqui a 4 meses (e a 3 no centro), propavelmente as informacoes que vou lhe passar devem estar repletas de erros, portanto, peco-te para considerar somente o que for bom, certo. O Centro aqui em Lisboa e' federado, ligado a federacao portuguesa de espiritismo (O movimento aqui em Portugal esta' comecando, ainda existem poucos trabalhos). As pessoas aqui seguem estao estudando a fundo os livros da codificacao, e no geral tem um otimo animo para a aprendizagem. O centro aqui promove congressos, como um que se realiza anualmente, e e' chamado a semana espirita, que conta normalmente com palestrantes do Brasil. Este ano foi o Raul Teixeira quem veio (como me disseram que foi tambem no ano passado). O Divaldo tem ca' tambem comparecido. Eles tambem vendem livros aqui, principalmente os psicografados pelo Chico. Os trabalhos sao de palestras, passes, desenvolvimento mediunico e doutrinacao (espiritual). Parece-me que ainda nao existe um movimento caritativo (material) ostensivo. Estas sao as informacoes que tenho a disposicao, creio que outras ja' seriam de caracter pessoal, e portanto nao necessarias, mas pode ter certeza, todas sao de bons animos. Aproveitando a ocasiao, gostaria de lhe perguntar se voce sabe do endereco de editoras onde eu possa escrever e obter copias dos livros da codificacao (e outros se possivel) tanto em ingles, quanto em Frances? Jose', fico por aqui, espero ter sido util, e quaisquer informacoes que porventura voce precise daqui, estou a seu inteiro dispor. Se possivel gostaria de promover um intercambio maior de molde a que o centro onde participe seja o principal receptor. Um Forte Abraco, Sergio. ------------------- Caros amigos. O Sergio gostaria de fazer contatos com pessoas que estao na Europa, por isso me pediu que eu enviasse enderecos eletronicos de assinantes do GEAE de la'. Mas como algumas pessoas nos disseram que nao gostariam de ter seus enderecos divulgados, o GEAE adotou por politica nao divulgar endereco algum. Assim, quando alguem quiser fazer contatos com outros assinantes do GEAE, eu recomendo que esta pessoa solicite isso atraves do boletim. Eu tenho certeza que aqueles que tiverem interesse de fazer um contato com um amigo "eletronico" ao vivo e em cores, respondera'. O endereco do Sergio e' saf@fct.unl.pt. Livros espiritas escritos em frances e ingles podem ser encontrados na FEB, no Rio de Janeiro. Eu nao sei se eles venderiam pelo correio ou se mandariam para o exterior. Talvez alguem que estiver pelo Rio possa verificar e nos dizer. Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################