################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 12(64)/93 28/12/93 ################################################################# SAUDE INTEGRAL A sofisticacao tecnologica da Medicina atual ainda permanece na insustentavel tese de que o homem sao as celulas que lhe constituem a organizacao somatica. Negando, por sistema, a realidade do ser integral - Espirito, perispirito e materia -, detem-se na conceituacao ultrapassada na qual o cerebro gera o pensamento e a Vida cessa quando se da o fenomeno da anoxia, alguns minutos depois da parada cardiaca... Desde Hipocrates, passando por Aecio e Galeno, a visao dualista somente vem encontrando confirmacao e respeito, nao se podendo mais negar a interacao espirito-materia, mente-corpo como termos da equacao existencial. Em face dessa constatacao, convenciona-se que a saude e' mais do que a ausencia de doenca no organismo, sendo um conjunto de fatores propiciatorios ao bem-estar psicologico, economico e social. O paradigma da atualidade em torno da saude leva o medico a examinar o paciente nao mais como uma "cobaia" ou alguem aflito de quem se deve libertar, mas, como portador de muitos problemas que, nao raro, a doenca que se exterioriza mascara-os nas geneses profundas do estado patologico. Volve-se, desse modo, ao antigo sacerdocio medico, gracas ao qual, ele se torna amigo do paciente, seu confidente, companheiro, ajudando-o a drenar as emocoes negativas recalcadas, a fim de dar campo a uma catarse liberativa das angustias e tormentos que sofre, para que, entao, nele se instale de volta a saude. A saude integral independe das drogas quimicas e dos tratamentos cirurgicos,nao obstante esses sejam valiosos instrumentos para a sua aquisicao. E' forcoso reconhecer-se que o ser atual e' um somatorio de experiencias proximas e remotas. Tanto que lhe constituem fatores degenerativos os conflitos proximos,da atual encarnacao, quanto os transatos, das existencias preteritas. Examinando desse ponto de vista, compreender-se-a' a gama larga de fatores predisponentes como preponderantes para o estabelecimento da enfermidade ou da saude. Cumpre que se conscientizem os individuos em geral e os enfermos em particular de que cada criatura e' o resultado das suas realizacoes morais, espirituais, a sua mente, como ja observavam os gregos antigos... A disposicao para o otimismo ou para a autodestruicao respondera' pelos seus futuros comportamentos. Nesse sentido, o Evangelho de Jesus e'um excelente tratado de psicoterapia, mediante cuja aplicacao resultarao bem-estar e harmonia. Toda a mensagem de Jesus e' vazada no conhecimento profundo do homem, considerando a sua realidade transpessoal, na qual ressaltam o Espirito e a sua condicao de imortalidade. Lentamente, em face do volume de aflicoes que dominam as paisagens humanas e as enfermidades psicossomaticas de dificil diagnose, que levam a estados lamentaveis, a criatura sente-se convidada a valorizacao da vida, a descoberta dos seus recursos eticos, a auto-estima, ao auto-aprimoramento. O amor, nesse cometimento, assume papel preponderante, em razao das energias que libera no sistema imunologico, fortalecendo- o, no sistema nervoso simpatico e nos globulos brancos fundamentais na luta pela preservacao da saude. A visualizacao mental otimista, gerando energias que combatam ou anulem a enfermidade, produz endorfinas que atenuam a dor, auxiliando as celulas a remissao da doenca. Bombardeios mentais atraves da visualizacao sobre tumores de origem cancerigena logram alteracao profunda no seu desenvolvimento, conseguindo mesmo elimina-los. Todavia, se o sentimento de amor acompanhar a descarga psiquica da vontade, estimulando as celulas saudaveis a se manterem em ritmo de equilibrio, enquanto as outras se consomem, a vibracao da forca transformadora sera' mais potente e portadora de resultados eficientes. Nesse aspecto o querer e' imprescindivel, e o crer essencial, em face da continuidade do fluxo mental, sem as vacilacoes, suspeitas e receios que lhe interrompem a continuidade. A harmonia mental que decorre da relaxacao confiante produz, tambem, o benefico estado alfa, quando o cerebro libera ondas do mesmo nome no ritmo de 8 a 12 ciclos por segundo, ensejando a restauracao da saude, quando se esta enfermo,ou a preservacao dela, quando se encontra saudavel. Nesse campo,o autodescobrimento corajoso propicia a eliminacao dos mecanismos do ego, que levam a fuga da responsabilidade e do respeito por si mesmos,ensejando consciencia de quem se e', do que se deve realizar e como se podera'faze-lo. A visao junguiana de saude e' conclusiva, convidando a uma revisao de paradigmas na Medicina tradicional e na tecnologia medica atual, redescobrindo os pacientes como pessoas necessitadas de amor, que se autopunem por ignorancia, se autodestroem por desequilibrio emocional mediante pugnas intimas incessantes... O amor, que pertencia as areas da Sociologia e da Filosofia, alem das analises literarias, passa hoje a ser elemento fundamental para os conteudos do comportamento e da conduta para a preservacao da sanidade. Mantendo-se, desse modo, a recomendacao do Evangelho sobre o amor a Deus, ao proximo e a si mesmo, na condicao de experiencia humana, mesmo que se instalem focos infecciosos no corpo, ou se expressem disturbios organicos de variada ordem, o paciente torna- se terapeuta de si mesmo, auxiliando o medico e este aquele, a fim de que a meta essencial seja lograda - que e' a alegria de viver saudavelmente. Pode-se, portanto, experimentar saude integral, mesmo que algum orgao se encontre comprometido, sem que isso altere o ser em profundidade, consciente de que o fenomeno biologico da morte somente encerra o ciclo carnal, jamais a Vida. A visao medica, com paradigmas holisticos em torno da saude e da doenca faculta a possibilidade de uma perfeita interacao corpo-alma, em razao do controle da mente sobre a materia. Uma organizacao fisiopsiquica sadia resulta da perfeita identificacao entre o Espirito e o soma, como decorrencia das reencarnacoes anteriores ou das conquistas atuais, preparando a existencia em marcha para a plenitude. Joanna de Angelis (Pagina psicografada pelo medium Divaldo P. Franco, em 1-5-1993, no Centro Espirita Caminho da Redencao, em Salvador-BA.) Texto transcrito da revista Reformador no. 1974, setembro/93, por Allan K. D. Barros Filho. PERANTE O CORPO Cultivar a higiene pessoal, sustentando o instrumento fisico qual se ele fosse viver eternamente, preservando-se, assim, contra o suicidio indireto. O corpo e' o primeiro emprestimo recebido pelo Espirito trazido 'a carne. Precaver-se contra toxicos, narcoticos, alcoolicos, e contra o uso demasiado de drogas que viciem a composicao fisiologica natural do organismo. Existem venenos que agem gota a gota. Conduzir-se de modo a nao exceder-se em atividades superiores 'a propria resistencia, nem confiar-se a intempestivas manifestacoes emocionais, que criam calamitosas depressoes. O abuso das energias corporeas tambem provoca o suicidio lento. Distinguir no sexo a sede de energias superiores que o criador concede 'a criatura para equilibrar-lhe as atividades, sentindo-se no dever de resguarda-la contra os desvios suscetiveis de corrompe- la. O sexo e' uma fonte de bencaos renovadoras do corpo e da alma. Fugir de alimentar-se em excesso e evitar a ingestao sistematica de condimentos e excitantes, buscando tomar as refeicoes com calma e serenidade. Grande numero de criaturas humanas deixa prematuramente o Plano Terrestre pelos erros do estomago. Sempre que lhe seja possivel, respirar o ar livre, tomar banhos de agua pura e receber o sol farto, vestindo-se com decencia e limpeza, sem, contudo, prender-se 'a adoracao do proprio corpo. Criterio e moderacao garantem o equilibrio e o bem-estar. Por motivo algum, desprezar o vaso corporeo de que dispor, por mais torturado que ele seja. Na Terra, cada Espirito recebe o corpo de que precisa. "Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espirito, os quais pertencem a Deus." - Paulo, I Corintios, 6:20. Andre Luiz, do livro Conduta Espirita, psicografado por Waldo Vieira. AS TRES CAUSAS PRINCIPAIS DAS DOENCAS (Paris, 25 de outubro de 1866 - Medium, Sr. Desliens) Que e' o homem? ... Um composto de tres principios essenciais: o Espirito, o perispirito e o corpo. A ausencia de qualquer um destes tres principios acarretaria necessariamente o aniquilamento do ser no estado humano. Se o corpo nao mais existir, havera o Espirito e nao mais o homem; se o perispirito faltar ou nao puder funcionar, nao podendo o imaterial agir diretamente sobre a materia, podera haver alguma coisa do genero do cretino ou do idiota, mas jamais um ser inteligente. Enfim, se o Espirito faltar, ter-se-a' um feto vivendo uma vida animal e nao um Espirito encarnado. Se, pois, temos tres principios em presenca, esses tres principios devem reagir um sobre o outro, e seguir-se-a' a saude ou a doenca, conforme haja entre eles harmonia perfeita ou desacordo parcial. Se a doenca ou desordem organica, como se queira chamar, procede do corpo, os medicamentos materiais, sabiamente empregados, bastarao para restabelecer a harmonia geral. Se a perturbacao vier do perispirito, se for uma modificacao do principio fluidico que o compoe, que se acha alterado, sera preciso uma modificacao em relacao com a natureza do orgao perturbado, para que as funcoes possam retomar seu estado normal. Se a doenca proceder do Espirito, nao se poderia empregar, para a combater, outra coisa senao uma medicacao espiritual. Se, enfim, como e' o caso mais geral, e, pode mesmo dizer-se, que se apresenta exclusivamente, se a doenca procede do corpo, do perispirito e do Espirito, sera' preciso que a medicacao combata simultaneamente todas as causas da desordem por meios diversos, para obter a cura. Ora, que fazem geralemnte os medicos? Cuidam do corpo e o curam; mas curam a doenca? Nao. Porque? Porque sendo o perispirio um principio superior 'a materia propriamente dita, podera tornar-se a causa em relacao a esta. E, se for entravado, os orgaos materiais, que se acham em relacao com ele, serao igualmente atingidos na sua vitalidade. Cuidando do corpo, destruireis o efeito; mas, residindo a causa no perispirito, a doenca voltara novamente, quando cessarem os cuidados, ate' que se percebam que e' preciso levar alhures a atencao, cuidando fluidicamente o principio fluidico morbido. Se, enfim, a doenca proceder da mente, do Espirito, o perispirito e o corpo, postos sob sua dependencia, serao entravados em suas funcoes, e nem e' cuidando de um nem do outro que se fara' desaparecer a causa. Nao e', pois, vestindo a camisa de forca num louco, ou lhe dando pilulas ou duchas, que se conseguira repo-lo no estado normal. Apenas acalmarao seus sentido revoltados; acalmarao os seus acessos, mas nao destruirao o germe senao o combatendo por seus semelhantes, fazendo homeopatia espiritual e fluidicamente, como se faz materialmente, dando ao doente, pela prece, uma dose infinitesimal de paciencia, de calma, de resignacao, conforme o caso, como se lhe da' uma dose infinitesimal de brucina, de digitalis ou de aconito. Para destruir uma causa morbida, ha' que combate-la em seu terreno. Dr. Morel Lavallee Transcrito da Revista Espirita de 1867, editado pela EDICEL. REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO Aquele que odeia, manifesta-se inteiramente afastado do Evangelho do Cristo, que prega o amor e aconselha o perdao. O moco que, com lamentavel desenvoltura desrespeita a velhice, da', sem o saber, a infancia que o assiste, a aula da insolencia que o ira ferir futuramente. O homem manifesta claramente seu engrandecimento espiritual quando a caridade inspira suas atitudes e a razao as equilibra, mantendo normais suas expressoes. O odio enferruja as fibras do coracao, tornando asperas e maleficas as suas vibracoes. A mediunidade, a servico do bem, e' recurso concedido pela lei divina, que permite aos espiritos, em diferentes planos de vida, conjugarem esforcos numa tarefa comum de reciproco aproveitamento. Ao perdao concedido responde o orvalho divino, borrifando e umedecendo de paz, o coracao magoado que ja' nao sabe odiar. Compreensao, fe' e amor, formam o abencoado triangulo que nos faz sentir o que de Deus nos vem e a Deus nos leva. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### NOVA ADESAO Prezado Jose Cid: Apesar de nao nos conhecermos pessoalmente, tenho acompanhado como espirita as suas mensagens atraves da GEAE... ... Nos somos de Curitiba, e estamos aqui na Colorado State University por um ano, desenvolvendo pesquisa na area florestal. Somos em umas 15 familias de brasileiros aqui, porem ao que eu saiba, os unicos adeptos ao espiritismo somos nos. Alias, parece que no meio cientifico, o espiritismo parece ser opcao apenas na terceira idade... ... Como usuario recente da Brasnet, eu gostaria de me inscrever na GEAE e receber todo o material que voces tem editado. Procurei Centros Espiritas por aqui quando cheguei, mas ate agora nao ouvi falar de nenhum. Tenho as vezes a impressao que os indios daqui tem uma visao mais "espirita" da vida. Eu gostaria muito de prolongar nossa conversa, mas infelizmente a deixarei para outra hora. Minha esposa e eu somos muito gratos a voce e esperamos ter a oportunidade de encontra-lo pessoalmente. Se der uma chance, apareca no Colorado. OK? Um abracao agradecido do Luiz Roberto Graca (c=cedilha) __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################