################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 12(62)/93 14/12/93 ################################################################# CONTINUAR E RECOMECAR "Continuemos firmes em nossa tarefa, abencoando aqueles que nos firam e orando pelos que nos perseguem e caluniam. Edificar e edificar. Jesus era sozinho e nos somos uma familia de coracoes, pulsando a luz do Evangelho. Sofrer, sim. Recuar, nunca. O Senhor segue a frente. Ainda que lagrimas se nos constituam salario permanente, e indispensavel seguir-lhe os passos, trabalhando e amando sempre. Em nosso favor, os creditos do equilibrio, da paz e da felicidade intima, no dever retamente cumprido, com o servico em nossas maos. Recomecar, sim, porque Deus tambem, cada dia recomeca no mundo os processos de criacao e renovacao. Cada manha, se envolve a Terra de nova luz e cada dia, experiencias humanas sao transfiguradas para melhor em todas as direcoes. A propria semente obscura e anonima e chamada a reconstituir-se e ressurgir na sombra do solo. Nao nos faltarao trabalho, cooperacao, solidariedade, esperanca." BATUIRA (Pagina recebida pelo medium Francisco Candido Xavier) Deus abencoe a todos... Luis REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO O fanatismo conspira contra o direito de observar e opinar que o livre arbitrio concede. Aqueles que, sem tentar reagir, fanatizam-se por uma vontade alheia, que se torna mais forte que a sua, abdicam de seus direitos, atrofiando, voluntariamente, sua personalidade. A marcha evolutiva da humanidade deixara de ser lenta quando a fe' raciocinada, esclarecendo e incentivando os esforcos, comandar a jornada e quando a ausencia do egoismo, da falsidade e do preconceito permitir que os homens se olhem sem desconfianca, ajudando-se uns aos outros como ensina a fraternidade. O desprendimento em favor do proximo, nao deve ser interpretado como absoluto desprezo por si mesmo, o que constituiria aniquilamento de forcas e, pois, deficiencia de acao, num lamentavel desaproveitamento do tempo. O orgulho e' falso equilibrio em que se mantem os que aturdidos pelos dinheiro que possuem ou pela destacada posicao social que ocupam, iludem a si proprios, julgando-se superiores aos outros. Submeter a fiscalizacao de nossa consciencia as atitudes que adotamos e' fazer a prova dos nove para exatidao dos calculos sobre as parcelas das atividades diarias que reunem o nosso viver. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### O Boletim da semana passada gerou duas trocas de ideias muito interessantes, a primeira com o Claude Huss e a segunda com a Diana. CORRESPONDENCIA TROCADA COM O CLAUDE HUSS Date: Thu Dec 9 09:27:20 1993 Seria o espiristismo "cristao"? ... Claude Huss ------------------- Oi Claudio. A denominacao "cristao" assume varias conotacoes. Se for considerado "cristao" aquele que tenta seguir os exemplos de Jesus, sim, o espi- ritismo e' "cristao". Outras definicoes de "cristao" nao se aplicam. Nota que eu usei "tenta" e nao disse Deus em lugar de Jesus. Jesus e' normalmente considerado um deus, mas, dentro da visao espirita, Jesus e' alguem como nos (um espirito), mais evoluido. Um grande abraco, Jose Cid. ------------------- Date: Thu Dec 9 20:33:02 1993 >From Jose A. Cid: > > Oi Claudio. Bem, meu nome e' Claude, mesmo.. :-) > A denominacao "cristao" assume varias conotacoes. Se for considerado > "cristao" aquele que tenta seguir os exemplos de Jesus, sim, o espi- > ritismo e' "cristao". Outras definicoes de "cristao" nao se aplicam. > Nota que eu usei "tenta" e nao disse Deus em lugar de Jesus. Jesus > e' normalmente considerado um deus, mas, dentro da visao espirita, > Jesus e' alguem como nos (um espirito), mais evoluido. Eu nao tenho muitas paixoes pelo ensino "cristao", porem como se posicionaria o espiritismo em relacao aos orientais, que definitivamente nao sao seguidores do cristianismo? Nao teria o espiritismo algo mais universal a oferecer? Somente uma duvida leiga. Claude Huss ------------------------ Oi Claude(io);) Eu realmente errei o seu nome, na pressa em responder ... Quando eu considero alguem "cristao" eu nao estou preocupado com a religiao da pessoa, mas com as atitudes. Por exemplo, eu ja disse antes que considero Ghandi um grande cristao, nao que eu penso que ele acreditasse em Jesus, mas por suas atitudes. Dessa forma, nao existe nenhuma restricao em considerar um oriental "cristao", se suas atitudes forem cristas. Eu uso a palavra "cristao" como um adjetivo, para descrever uma forma de ser. O Espiritismo nao tem restricao a qualquer crenca. Os ensinos Espi- ritas nao sao novidade, podem ser encontrados em diversas crencas, em diversas epocas. Uma das abordagens de Kardec para transmitir suas conclusoes era citar pensadores ou crencas antigas, mostrando que o que ele dizia nao era novidade, mas o conjunto e a abordagem traziam novas luzes ao conhecimento. Um grande abraco, Jose Cid. ------------------- Date: Thu Dec 9 20:43:17 1993 >From Jose A. Cid: >So agora eu reparei no seu "signature file". Gostei. Bastante relacionado >com o Espiritismo (e com os ensinos de Jesus) - quem mais sabe (ou tem) >e' mais responsavel, e, por isso se preocupa. Cada um tem sua propria realidade, porem a frase abaixo e' o principio Taoista de "Abandono do conhecimento". A ideia e' a seguinte, os seres humanos sendo portadores de cerebros com capacidade muito maiores que os animais, comecou a confiar demasiadamente na "Acumulacao de conhecimentos" em detrimento a outras faculdades naturais que sao facultadas a humanidade, como intuicao, energia psiquica, etc. Por exemplo o ser humano hoje consegue construir uma bomba nuclear, mas nao consegue resolver o problema da fome, coisas do tipo. Ou seja, o conhecimento basicamente so' levando a mais conhecimento, levando o homem a uma posicao muito materialista. Por isso Lao Tzu (Lao Tse, em portugues, eu acho..) falava que o verdadeiro conhecimento so' se adquire quando se abandona a dependencia pelo conhecimento. E' outro principio Taoista, que somente se consegue algo, quando se give up isto. Bem, Tao nao e' uma religiao, mas uma filosofia que apregoa a volta do homem a natureza e ao seu estado natural, basicamente. Eu sou Taoista, Confucionista e pratico Pure Land Buddhism, se que nenhum deles contradiza um ou outro. Ate' mais, Claude Huss ------------------- Oi Claude. Como eu disse antes, o Espiritismo apenas ve de uma forma diferente o que ja foi abordado por outras filosofias/religioes. A recomendacao Taoista de abandono do conhecimento existe porque o homem nao consegue aplicar o conhecimento que tem para o bem. A energia nuclear, por exemplo, tem grandes aplicacoes na medicina, mas garanto que as aplicacoes belicas recebem mais dinheiro para pesquisas ... Mas isso acontece por uma falta de conhecimento moral do ser humano, nao porque tenha conhecimento cientifico excessivo. O balanco esta ruim. Da mesma forma que o ser humano que tem um desvio moral nao considera os ensinamentos religiosos (ou filoso- ficos, como queira) que recomendam o uso pacifico do conhecimento, tambem nao aceitariam abandonar o conhecimento (ter e nao usar). O homem nao consegue resolver o problema da fome nao porque lhe falte conhecimento cientifico, mas porque lhe falta conhecimento moral. Varias filosofias/religioes pregam o "amor ao proximo", sejam la quais as palavras usadas. Mas apesar de tanta informacao, quantos seguem? O que seria religiao? Algo com misterios e cultos? Bom, entao o Espiritismo nao e' uma religiao. Mas sera que algo que traz ensi- namentos que ajudem ao ser humano a evoluir moralmente pode ser chamado de religiao? Nesse caso o Espiritismo pode ser chamado de religiao. Eu chamo de religiao a doutrina (ou filosofia) que pode ajudar ao ser humano a evoluir moralmente. Por isso eu considero o Espiritismo uma religiao. Um grande abraco, Jose Cid. ------------------- Date: Thu Dec 9 23:00:57 1993 >From Jose A. Cid: > Por exemplo, eu ja disse > antes que considero Ghandi um grande cristao, nao que eu penso que > ele acreditasse em Jesus, mas por suas atitudes. Nao, infelizmente ele nao so' nao acreditava em Jesus, como ele tambem repudiava o cristianismo. Isto e' historia e voce pode ver as inumeras citacoes que ele fez `a este assunto. Abracos! Claude Huss ------------------- Oi novamente Claude. Ate onde eu sei, Ghandi disse que Jesus deveria ser considerado um grande homem, nem que fosse apenas pelo sermao na montanha. Nao sera que o repudio era para o Catolicismo (que e' diferente de cristianismo)? Um grande abraco, Jose Cid. ------------------- Date: Fri Dec 10 01:27:48 1993 >From Jose A. Cid: > Ate onde eu sei, Ghandi disse que Jesus deveria ser considerado um > grande homem, nem que fosse apenas pelo sermao na montanha. Nao > sera que o repudio era para o Catolicismo (que e' diferente de > cristianismo)? Acho que voce deveria ler mais sobre este assunto, algumas vezes Ghandi dava jogadas de ironia como esta acima, em que ele falou se tivesse algum cristao que praticasse algo do sermao da montanha seria muito. Nao falou que Jesus seria um grande homem por causa disto. O focus de Ghandi e' a insistencia ocidental em valores perfeitos nao-humanos focando pecado, dogmas, etc. e a virtual inexestencia deles na sociedade ocidental e nas obras praticadas por ela. Infelizmente, existe um filtro mental no ocidente em que se fala o que e' mal praticado pelo cristianismo nao e' do ensinamento de cristo, sem a ver que o conjunto geral leva a isto. Nos 2000 anos de historia crista no ocidente, voce pode contar nos dedos as boas influencias exercidas pelo cristianismo e pelo seu deus judaico-cristao... Claude Huss ------------------- Oi Claude. Sem duvida, seria interessante ler mais sobre a vida de Ghandi. Voce teria alguma recomendacao de leitura? Talvez o que eu ja tenha lido tenha alguma coisa da distorcao que voce fala ... Eu concordo quando voce fala que a sociedade ocidental insiste em valores nao-humanos "perfeitos". Essa e' uma das coisas que me agrada no Espiritismo - nao existe "algo nao-humano" ou uma perfeicao que e' impossivel de ser atingida. Da forma como as religioes oci- dentais - eu concordo com essa sua afirmacao - coloca a vida e seus valores, a perfeicao e' inatingivel e inviavel. O que acontece e' que alguns seguem a risca o que e' impossivel de ser atingido e, naturalmente, vive frustado e distorce os valores para molda-los ao que "conseguiria" fazer. Entao nos podemos ver na historia o poder religioso se unindo ao poder (dos governos) e se confundndo com esse, fugindo ao que foi demonstrado pelos idealizadores das diversas religioes. Voltando ao exemplo de Jesus, que o Espiritismo nao considera como um "ser de outro mundo", mas como alguem como nos, apenas mais ex- periente (MUITO mais experiente), ele pregava a total inultilidade da posse material. Mas seus seguidores nao entenderam essa mensagem. Isso significa que eles eram pecadores (eu detesto essa palavra - para mim nao define nada ... e para voce?)? Nao. Apenas eles nao tinham a experiencia que Jesus tinha e nao seguiram porque nao conseguiram entender. Isso nao significa que eles nao possam vir a aprender algum dia. Eles nao estao "ardendo no fogo do inferno". Isso seria completamente inutil e nao dignificaria as leis da natureza (ou leis de Deus, se voce preferir). Somente o trabalho pela propria evolucao pode permitir ao ser humano evoluir! Parece simples, nao e'? Mas nos temos complicado muito tudo isso ... Eu discordo quando voce diz que os ensinamentos de Jesus levaram 'a conjuntura do mundo DC. Quem tornou o mundo como esta foram os homens, a humanidade como um todo, e nos somos parte dela e por isso responsaveis tambem. E' impossivel que um homem que en- sinava a paz provocar a "guerra santa", por exemplo. Ou alguem que recusava os bens materiais ser idolo de um "capitalista selvagem". Essa responsabilidade e' da humanidade, nao de um unico homem. Ai' e' exagerar os "poderes" dessa criatura ... Voce no Japao tem acesso a varias filosofias/religioes. Eu considero isso uma oportunidade excelente para conhece-las e comparar os ensina- mentos entre elas e com as filosofias ocidentais. Mas nao se pode apegar 'as palavras, pois elas nao tem condicoes de exprimir toda a realidade (ha pouco tempo atras o seu "signature file" falava disso). E nao tenha preconceito (ideia pre concebida) a respeito delas. Voce vai ver que e' possivel encontrar similaridades entre filosofias o- rientais e ocidentais. Eu nao gosto muito de dividir o mundo em ocidente e oriente - isso seria valido se o mundo fosse plano :) ... A humanidade e' uma so', e as mesmas virtudes que se pode encontrar no oriente se pode encontrar no ocidente (a Russia, por exemplo, faz parte do oriente ou do ocidente? e a India? E os paises africanos? essa divisao nao seria mais "teorica" do que realmente geografica?). Nao se esqueca que as palavras nao sao o pensamento de quem fala, mas de quem ouve ... (algum filosofo "oriental" deve ter dito isso ou algo similar, tenho certeza). Um grande abraco, Jose Cid. -------------------- Date: Sat Dec 11 08:25:05 1993 Existem alguns livros muito bom em Japones, pois eles veem pelo prisma nao-ocidnetal. Em Ingles, a bibilografia mais seria na minha opiniao seria "The life of Mahatma Ghandi" por Louis Fischer. > Eu concordo quando voce fala que a sociedade ocidental insiste em > valores nao-humanos "perfeitos". Essa e' uma das coisas que me > agrada no Espiritismo [..] Estes valores sao justamente heranca do Judaismo-Cristianismo... > Voltando ao exemplo de Jesus, que o Espiritismo nao considera como > um "ser de outro mundo", mas como alguem como nos, apenas mais ex- > periente (MUITO mais experiente), ele pregava a total inultilidade > da posse material. Mas seus seguidores nao entenderam essa mensagem. Primeiro, Jesus viveu no Egipto durante o periodo de maior expansao do Budismo (Chegando ate' a Grecia). Quem seriam os reis magos do "Oriente"? (Se houver...) Onde esteve Jesus ate' os 30 anos? Por que nada e' relatado do que ele viveu no Egipto? E' muito dificil de pensar que ele foi um caso isolado de qualquer forma. Eu acredito que de alguma forma ele entendeu alguns principios basicos e deve ter meditado muito sobre isto (Meditacao, coisa que ele fazia que emso hoje e' praticamente ignorado no Ocidente... ) Porem, so' porque a historia enraizou ele como uma coisa boa, eu nao posso dar o premio de consolacao de ele ter sido um "super-espirito". Ele mesclou elementos de amor universal com uma doutrina que nao leva as pessoas a nada alem da hipocrisia. Ele proprio se condenou a morte, por ao inves de tentar obter consensus tentou impor com o peito os seus valores de prefecionismo e tal... Confucius viveu ate' a velhice, Lao Tzu viveu ate' a velhice, Sidarta Gauthama ("buda") viveu ate' a velhice, Shinran viveu ate' a velhice, Boddhidharma viveu ate' a velhice, etc... Agora chega um cara e em 3 anos quer mudar seculos de supersticao e valores?... 3 anos. Como disse Borges, O grande poeta argentino e apreciador do oriente: "E' muito mais facil morrer pelo cristianismo que tentar viver por ele." > Isso significa que eles eram pecadores (eu detesto essa palavra - > para mim nao define nada ... e para voce?)? No oriente, o "pecado" e' visto como uma coisa inerente ao homem. Nao existe perdao para pecados, pois todos tem que ser responsaveis por suas proprias acoes. O problema nao sao os defeitos do homem, mas como conviver com eles. Uma postura mais pragmatica. > > Eu discordo quando voce diz que os ensinamentos de Jesus levaram > 'a conjuntura do mundo DC. Quem tornou o mundo como esta foram > os homens, a humanidade como um todo, e nos somos parte dela e > por isso responsaveis tambem. E' impossivel que um homem que en- > sinava a paz provocar a "guerra santa", por exemplo. Ou alguem > que recusava os bens materiais ser idolo de um "capitalista > selvagem". Essa responsabilidade e' da humanidade, nao de um unico > homem. Ai' e' exagerar os "poderes" dessa criatura ... Ele foi o Karl Marx do Seculo 0, so' que com boas intencoes. Botou lenha na fogueira que queima ate' hoje, justamente porque falta no ocidente outro "role" model... E isto nao e' coincidencia. O cristianismo queimou qualquer pessoa que pudesse ter virado "role model".. Inclusive os espiritas. Logico que isto nao foi o que Cristo ensinou, porem o jeito como ele ensinou abriu brechas para a intolerancia... Ele foi imprudente em difundir ideias para quem nao podia absorver. > Voce no Japao tem acesso a varias filosofias/religioes. Eu considero > isso uma oportunidade excelente para conhece-las e comparar os ensina- > mentos entre elas e com as filosofias ocidentais. Mas nao se pode > apegar 'as palavras, pois elas nao tem condicoes de exprimir toda a > realidade (ha pouco tempo atras o seu "signature file" falava disso). > E nao tenha preconceito (ideia pre concebida) a respeito delas. Voce > vai ver que e' possivel encontrar similaridades entre filosofias o- > rientais e ocidentais. Um detalhe, nao condeno o pensamento de cristo na totalidade. Como disse o negocio e' ver ele pelo espectro de um homem, com seus defeitos. O jeito de doutrinacao dele foi imprudente e nao efetivo, tanto que mesmo voce concordou que mesmo os discipulos dele nao o entendeu. Mas ele entendeu alguns principios basicos muito impotantes e nao condeno outros cristaos tambem. Condeno o Cristianismo nos moldes que foi pregado pelos seus discipulos... Crsitianismo nao so' catolicismo, como protestatismo. > Eu nao gosto muito de dividir o mundo em ocidente e oriente - isso > seria valido se o mundo fosse plano :) ... A humanidade e' uma so', > e as mesmas virtudes que se pode encontrar no oriente se pode encontrar > no ocidente (a Russia, por exemplo, faz parte do oriente ou do > ocidente? e a India? E os paises africanos? essa divisao nao seria > mais "teorica" do que realmente geografica?). Falo em ocidente oriente em termos vagos, nao sou muito rigido a isto tambem. > Nao se esqueca que as palavras nao sao o pensamento de quem fala, mas > de quem ouve ... (algum filosofo "oriental" deve ter dito isso ou > algo similar, tenho certeza). Justamente por isso uma pessoa sa'bia nao fala mais do que deve para uma pessoa que nao entende. O Espiritos sao sabios nistos, ao que parece. Infelizmente Cristo e' um exemplo de failure neste ponto. Espero que entenda meu ponto vista, que e' alias so' um ponto de vista, existem muitos outros porem. :-) Claude Huss ------------------- CORRESPONDENCIA TROCADA COM DIANA. Dec 12 1993 Caro Jose Cid: Peco que nao me mande mais o boletim do GEAE. Obrigada, Diana. ------------------------------- > > Oi Diana. > > Ja providenciei a retirada do seu endereco da lista. Mas eu gostaria > de saber se tem alguma relacao com o conteudo dos boletins, e, se for, > o que pode ser feito para melhorar. > > Um grande abraco, > > Jose Cid. > Oi Jose': Obrigada pela sua acao rapida. Nao me interesso em receber o seu boletim porque nao sou crista, portanto o conteudo do boletim nao e' relevante pra mim. Como tambem ele e' muito longo, nao tenho tempo pra ler nem por pura curiosidade. Shalom da Terra Santa, Diana. ------------------------------- Date: Tue Dec 14 08:48:24 1993 On Mon, 13 Dec 1993, Jose A. Cid wrote: > > > Oi Diana. > > O fato de voce nao ser crista nao faz com que o GEAE nao seja adequado > a voce. No grupo existem pessoas que, nao so nao sao cristas, mas como > tambem sao ateias. E a discussao que enriquece a nossa convivencia. Caro Jose': Se eu tivesse tempo para ler e me aprofundar em assuntos de religiao, iria estudar Kabalah que e' o lado mais mistico e interessante do judaismo. Sou a favor, como prega o judaismo, da pluralidade religiosa ("adam behemunato' ihie" = que cada pessoa viva na sua fe') e contra o proselitismo, como prega o judaismo. Nao acho que o mundo inteiro tem que ser cristao, nem judeu, nem taoista. Portanto, se voce quer divulgar pensamentos cristaos entre cristaos, tudo bem, mas pra mim nao e' relevante. Alem disso, como te escrevi antes, o boletim e' muito longo - o que nao estimula a leitura. > > Ah! Nao se esqueca que Jesus era judeu e nao fundou religiao alguma ... Eu sei que Jesus (Yeshu ben Yossef) era nao so' judeu como tambem rabino e que nao pretendia criar nenhuma nova religiao, mas apenas queria influenciar o judaismo de entao. Mas isso nao tem nada a ver com o fato de eu nao ter interesse em receber este boletim. Espero que voce aceite numa boa o fato de eu te pedir para me desconectar da lista dos recebidores do GEAE. > > Um grande abraco, > > Jose Cid. > > -- Outro pra voce. Feliz Natal, Chanukah e Ano Novo, Diana.> ------------------------------- Oi Diana. Claro que eu aceito "numa boa" a sua saida. Nem eu tive intencao de fazer proselitismo. Na minha opiniao seria interessantissimo ouvir a posicao de pessoas como voce e trocar ideias. Falar para pessoas que so dizem sim e' completamente improdutivo (para todos) pois as ideias nao evoluem. Acho que aqui voce se enganou: Se eu tivesse tempo para ler e me aprofundar em assuntos de religiao, iria estudar Kabalah que e' o lado mais mistico e interessante do judaismo. Sou a favor, como prega o judaismo, da pluralidade religiosa ("adam behemunato' ihie" = que cada pessoa viva na sua fe') e contra o proselitismo, como prega o judaismo. ^ nao seria catolicismo ou protestantismo? Eu concordo com voce quando voce diz que cada pessoa deve viver a sua fe'. Esta e' uma das coisas que eu conclui depois de estudar o Espiri- tismo. Nao existem diferencas entre religioes. Todas sao instituicoes humanas. Eu escrevo sobre minhas ideias, humanas, e nao creio que elas sejam mais perfeitas do que as de outrem ... E' pena que voce nao tenha um pouco mais de tempo, mas, de qualquer forma, foi um prazer essas poucas correspondencias que trocamos! Um grande abraco, Jose Cid. ------------------------------- Date: Wed Dec 15 07:58:09 1993 Oi, Jose': O que eu quiz dizer e' que o judaismo e' contra o proselitismo e eu tambem. Infelizmente, esta pratica e' muito comum entre os cristaos das varias correntes e ja' trouxe resultados muito tristes como a Inquisi@ao. Talvez voce que faz parte de uma das Igrejas poderia lutar de dentro contra tal pratica. No Brasil, por exemplo, e' comum ver missionarios de diferentes Igrejas fazendo "ronda" na frente das sinogogas e nos bairros judeus (como Bom Retiro em Sao Paulo) para tentar converter-nos ao cristianismo. Ao contrario do que eles pensam, o mundo nao vai ser salvo se todo o mundo for cristao, mas se todo o mundo souber respeitar a diferenca entre as pessoas. Boas Festas, Diana. ------------------------------- Oi Diana. Eu gostaria de publicar um resumo das mensagens que trocamos, pois eu achei que o assunto foi interessante, se voce nao tiver objecao. So nao estou certo se eu gravei todas, sobretudo as minhas, pois escrevi sem usar editor de textos. Um grande abraco, Jose Cid. ------------------------------- Date: Wed Dec 15 11:52:32 1993 Subject: Re: Proselitismo Tudo bem, mas eu tambem nao salvei as mensagens. Um abraco, Diana. ------------------------------- Oi Diana. Eu sinto muito, mas nao encontrei seu nome/endereco entre os assi- nantes do GEAE ... As mensagens que voce deve estar recebendo sao enviadas para a Bras-net, quinzenalmente, e eu nao tenho controle sobre elas. As mensagens enviadas para o grupo sao semanais, e voce nao deve estar recebendo, pois seu endereco nao consta da lista que eu uso. A nao ser que algum amigo seu esteja (f)orward as mensagens para voce. Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################