################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 11(59)/93 23/11/93 ################################################################# ONDE E' O CEU (continuacao do boletim 11(57)) A felicidade suprema so' e' partilha dos Espiritos perfeitos, isto e', dos puros Espiritos. Eles so' a atingem depois de haver progredido em inteligencia e moralidade. O progresso intelectual e o progresso moral raramente marcham juntos; mas o que o Espirito nao faz num tempo, fa-lo-a' em outro; de sorte que os dois progressos acabem por atingir o mesmo nivel. Eis a razao pela qual, por vezes, se veem homens inteligentes e intruidos muito pouco adiantados moralmente, e reciprocamente. A incarnacao e' necessaria ao duplo progresso moral e intelectual do Espirito: ao progresso intelectual, pela atividade que e' obrigado a desenvolver no trabalho; ao progresso moral, pela necessidade que os homens tem uns dos outros. A vida social e' a pedra de toque das boas e mas qualidades. A bondade, a maldade, a suavidade, a violencia, a benevolencia, a caridade, o egoismo, a avareza, o orgulho, a humildade, a sinceridade, a franqueza, a lealdade, a ma-fe', a hipocrisia, numa palavra, tudo o que constitui o homem de bem ou o homem perverso, tem por movel, por objetivo e por estimulante as relacoes do homem com os seus semelhantes. Por isto, quem vivesse so nem teria vicios, nem virtudes. Se, pelo isolamente, se preserva contra o mal, anula o bem. Uma unica existencia corporal e' manifestamente insuficiente para que o Espirito possa adquirir tudo o que lhe falta em bem ou se desfazer de tudo o que em si e' mau. O selvagem, por exemplo, jamais poderia, numa so' incarnacao, atingir o nivel moral e intelectual do mais adiantado Europeu? Isto e' materialmente na barbarie, privado dos prazeres que so' o desenvolvimento das faculdades pode proporcionar? O simples bom senso repele tal suposicao, que seria, ao mesmo tempo, a negacao da justica e da bondade de Deus, e a da lei progressiva da natureza. Eis porque Deus, que e' soberanamente justo e bom, concede ao Espirito do homem tantas existencias quantas necessarias para atingir o objetivo, que e' a perfeicao. Em cada nova existencia ele traz o que adquiriu nas precedentes, em aptidao, em conhecimentos intuitivos, em inteligencia e em moralidade. Cada existencia e', assim, um passo 'a frente na via do progresso, a menos que, pela preguica, por sua despreocupacao ou por sua obstinacao no mal, nao a aproveite, caso em que deve recomecar. Dele depende, pois, aumentar ou diminuir o numero de suas incarnacoes, sempre mais ou menos penosas e laboriosas. No intervalo das existencias corporeas o Espirito entra, por um periodo mais ou menos longo, no mundo espiritual, onde e' feliz ou infeliz, conforme o bem ou o mal que haja feito. O estado espiritual e' o estado normal do Espirito, desde que teve o seu estado definitivo e o corpo espiritual nao morre. O estado corporal e' apenas transitorio e passageiro. E' o estado espiritual, sobretudo, que recolhe os frutos do progresso realizado por seu trabalho na incarnacao; tambem e' quando se prepara para novas lutas e toma resolucao que se esforca para por em pratica, ao voltar 'a humanidade. A reincarnacao pode dar-se na terra ou em outros mundos. Entre os mundos, uns sao mais adiantados que outros e neles a existencia se realiza em condicoes menos penosas do que na terra, fisica e moralmente, mas onde nao sao admitidos senao Espiritos que atingiram um grau de perfeicao compativel com o estado desses mundos. A vida nos mundos superiores ja e' uma recompensa, porque ai se esta isento dos males e vicissitudes a que se esta exposto aqui. Os corpos menos materiais, quase fluidicos, ali nao estao sujeitos nem 'as doencas nem 'as enfermidades, nem 'as mesmas necessidades. Estando excluidos os maus Espiritos, os homens ali vivem em paz sem outro cuidado senao o de seu adiantamento pelo trabalho da inteligencia. Ali reinam a verdadeira fraternidade, pois nao ha egoismo, a verdadeira liberdade, pois nao ha desordens a reprimir, nem ambiciosos procurando orpimir o fraco. Comparados 'a terra, esses mundos sao um verdadeiro paraiso; sao as etapas da via do progresso, que conduz 'a morada definitiva. Sendo a terra um mundo inferior, destinado 'a depuracao dos Espiritos imperfeitos, eis a razao pela qual o mal aqui domina ate que a Deus apraza dela fazer a morada de Espiritos mais adiantados. Assim e' que o Espirito, progredindo gradualmente, 'a medida em que se desenvolve, chega ao apogeu da felicidade; mas, antes de haver atingido o ponto culminante da perfeicao, goza de uma felicidade relativa ao seu adiantamento. Como a crianca gosta dos prazeres da primeira infancia, mais tarde, os da juventude e, finalmente, os mais solidos da idade madura. A felicidade dos Espiritos bem-aventurados nao e' a ociosidade contemplativa, que seria, como muitas vezes ja foi dito, uma eterna e fastidiosa inutilidade. Em todos os graus, a vida espiritual e', ao contrario, uma atividade constante, mas isenta de fadigas. a suprema felicidade consiste no gozo de todos os esplendores da criacao, que nenhuma linguagem poderia pintar, que a mais fecunda imaginacao poderia conceber; no conhecimento e na penetracao de todas as coisas; na ausencia de todo cansaco fisico e moral; numa satisfacao intima, uma serenidade de alma, que nada altera; no amor que une todos os seres, devido 'a ausencia de todo atrito pelo contacto dos maus e acima de tudo pela visao de Deus e a compreensao de seus misterios, revelados aos mais dignos. Ela esta, tambem, nas funcoes de cujo encargo se sentem felizes. Os puros Espiritos sao os Messias ou mensageiros de Deus, para transmissao e execucao de suas vontades; eles realizam as grandes missoes, presidem 'a formacao dos mundos e 'a harmonia geral do universo, encargo glorioso, ao qual so' se chega pela perfeicao. So' os da ordem mais elevada estao nos segredos de Deus, inspirando-se em seu pensamento, do qual sao os representantes diretos. As atribuicoes dos Espiritos sao proporcionadas ao seu adiantamento, 'as luzes que possuem, 'as suas capacidades, 'a sua experiencia e ao grau de confianca que inspiram ao soberano Mestre. Ai nao ha privilegios ou favores, que nao sejam o preco do merito; tudo e' medido ao peso da estricta justica. As mais importantes missoes nao sao confiadas senao aos que se sabe capazes de as desempenhar e incapazes de falhar ou de as comprometer. Ao passo que sob os olhos do proprio Deus, os mais dignos compoem o conselho supremo, a chefes superiores e' confiada a direcao de um turbilhao planetario, a outros e' confiada a de um mundo especial. Vem a seguir, na ordem de adiantamento e de subordinacao herarquica, as atribuicoes mais restritas dos que sao prepostos 'a marcha dos povos, 'a protecao das familias e dos individuos, ao impulso de cada ramo do progresso, 'as diversas operacoes da natureza, ate aos minimos detalhes da criacao. Nesse vasto e harmonioso conjunto, ha' ocupacao para todas as capacidades, todas as aptidoes, todas as boas vontades, ocupacoes aceitas com alegria, solicitadas com ardor, porque sao umm meio de adiantamento para os Espiritos que aspiram elevar-se. A incarnacao e' inerente 'a inferioridade dos Espiritos; nao e' mais necessaria aos que transpuseram o seu limite e que progridem no estado espiritual, ou em existencias corporais em mundos superiores, que nada mais tem da materialidade terrestre. Da parte destes e' voluntaria, visto como exerce sobre os incarnados uma acao direta para a realizacao da missao de que estao encarregados junto 'aqueles. Aceitam as suas vicissitudes e os sofrimentos por devotamento. Ao lado das grandes missoes confiadas ao Espiritos superiores, as ha de todos os graus de importancia, confiadas aos de todas as ordens. De onde poder dizer-se que cada incarnado tem a sua, isto e', deveres a cumprir para o bem de seus semelhantes, desde o pai de familia, a quem incumbe o cuidado de fazer os filhos progredirem, ate' o homem de genio, que lanca na sociedade novos elementos de progresso. E' nessas missoes secundarias que muitas vezes se encontram fracassos, prevaricacoes, renuncias, mas que so' prejudicam o individuo, e nao o conjunto. Todas as inteligencias concorrem, pois, para a obra geral, seja qual for o grau que tenham atingido, e cada uma na medida de suas forcas; umas no estado de incarnacao, outras no de Espirito. Por toda parte a atividade, de baixo ao alto da escala, todas se instruindo, se entre ajudando, se prestando mutuo apoio, se dando as maos, para chegarem ao topo. Assim, se estabelece a solidariedade entre o mundo espiritual e o mundo corporal, isto e', entre os homens e os Espiritos, entre os Espiritos livres e os Espiritos escravizados. Assim se perpetuam e se consolidam, pela depuracao e pela continuidade das relacoes, as verdadeiras simpatias, as afeicoes santas. Por toda a parte, pois, ha vida e movimento; nenhum recanto do espaco infinito que nao esteja povoado; nenhuma regiao que nao seja incessantemente percorrida por inumeraveis legioes de seres radiosos, invisiveis para os sentidos grosseiros dos incarnados, mas cuja vista deslumbra de admiracao e de alegria as almas desprendidas da materia. Enfim, po toda a parte ha uma felicidade relativa para todos os progressos, para todos os deveres cumpridos; cada um leva consigo os elementos de sua felicidade, na razao da categoria onde o coloca seu grau de adiantamento. A felicidade depende das qualidades proprias dos individuos e nao o estado material do meio em que se acham; esta', pois em toda parte onde haja Espiritos capazes de ser felizes; nenhum lugar onde se encontrem, os puros Espiritos podem contemplar a magestade divina, porque Deus esta em toda parte. Entretanto a felicidade nao e' pessoal. Se so' se a encontrasse em si-mesmo, se se nao pudesse fazer que outros a partilhassem, seria egoista e triste; ela esta tambem na comunhao de pensamentos que une os seres simpaticos. Os Espiritos felizes, atraidos uns para os outros pela similhitude de ideias, gostos, sentimentos, formam vastos grupos ou familias homogeneas, no seio das quais cada individualidade irradia suas proprias qualidades, e se penetra dos efluvios serenos e beneficos, que emanam do conjunto, cujos membros, tanto se dispersam para se darem 'as suas missoes, tento se reunem num ponto qualquer do espaco para comunicar o resultado de seus trabalhos, ou se reunem em torno de um Espirito de ordem mais elevada, para receber conselhos e instrucoes. Posto estejam os Espiritos por toda a parte, os mundos sao focos onde de preferencia se reunem, em razao da analogia que existe entre si e os que os habitam. Em torno dos mundos adiantados abundam os Espiritos superiores; em torno dos atrasados pululam os Espiritos interiores. A terra e' ainda um destes ultimos. Cada globo, pois, de certo modo, tem sua populacao propria de Espiritos incarnados e desincarnados, que se alimenta, em maioria, pela incarnacao e desincarnacao dos mesmos Espiritos. Essa populacao e' mais estavel nos mundos inferiores, onde os Espiritos estao mais ligados 'a materia, e mais flutuante nos mundos superiores. Mas dos mundos focos de luz e felicidade, destacam-se Espiritos para mundos inferiores, a fim de ai semearem os germes do progresso e levar a consolacao e a esperanca, levantar os animos abatidos pelas provacoes da vida e, por vezes, ai' se encarnam para cumprir sua missao com mais eficacia. Nesta imensidade sem limites, onde, pois, esta o ceu? Por toda a parte; nenhum muro o limita; os mundos felizes sao as ultimas estacoes que a ele conduzem, as virtudes lhes abrindo o caminho e os vicios lhes barrando o acesso. Ao lado deste quadro grandioso, que povoa todos os recantos do universo, que da' a todos os objetos da criacao um objetivo e uma razao de ser, como e' pequena e mesquinha a doutrina que circunscreve a humanidade num imperceptivel ponto do espaco, que no-la mostra comecando num dado instante, para terminar, igualmente, num dia, com o mundo que a leva, nao abarcando, assim senao um minuto na eternidade! Como e' triste, fria, glacial, quando nos mostra o resto do universo antes, durante e depois da humanidade terrena, sem vida, sem movimento, como um imenso deserto mergulhado no silencio! Como e' desesperadora, pelo quadro que apresenta do pequeno numero dos eleitos votados 'a perpetua contemplacao, enquanto a maioria das criaturas e' condenada a sofrimentos sem fim! Como e' pungente para os coracoes amantes pela barreira que poe entre os vivos e os mortos! Dizem que as almas felizes so' pensam em sua felicidade; as infelizes, em suas dores. E' de espantar que o egoismo reine na terra, quando o mostram no ceu? Entao como e' acanhada a ideia que ela da' da grandeza, do poder e da bondade do Criador! Ao contrario, quanto e' sublime o que apresenta o Espiritismo! Como sua doutrina amplia as ideias e alarga o pensamento! - Mas quem diz que ele e' verdadeiro? Primeiro a razao. depois a revelacao; finalmente a concordancia com o progresso da ciencia. Entre duas doutrinas, das quais uma apequena e a outra amplia os atribuitos de Deus; das quais uma se atrasa e a outra vai 'a frente, diz o bom- senso de que lado esta a verdade. Que em presenca dos dois, cada um, no foro intimo, interrogue as suas aspiracoes e uma voz intima lhe respondera. As aspiracoes sao a voz de Dues, que nao pode enfanar os homens. Mas, entao, porque, desde o principio, Deus nao lhes revelou toda a verdade? Pela mesma razao por que nao se ensina 'a crianca o que se ensina na idade madura. A revelacao restrita era bastante durante um certo periodo da humanidade; Deus as proporciona 'as forcas do Espirito. Os que hoje recebem uma revelacao mais completa, sao os mesmos Espiritos que noutros tempos receberam apenas uma parcela, mas que depois cresceram em inteligencia. Antes que a ciencia lhes tivesse revelado as forcas vivas da natureza, a constituicao dos astros, o verdadeiro papel e a formacao da terra, teriam compreendido a imensidade do espaco, a pluralidade dos mundos? Teriam podido identificar-se com a vida espiritual? conceber, depois da morte, uma vida feliz ou infeliz, a nao ser num lugar circunscrito e sob uma forma material? Nao: compreendendo mais pelos sentidos do que pelo pensamento, o universo era demasiado vasto para seu cerebro; era preciso reduzi-lo a menores proporcoes, para o por em seu ponto de vista, livre de o ampliar mais tarde. Uma revelacao parcial tinha sua utilidade, entao; era sabia; hoje e' insuficiente. O erro e' daqueles que, nao levando em conta o progresso das ideias, creem poder governar homens maduros com as andadeiras da infancia. Allan Kardec Nota: Este artigo, bem como o do numero precedente sobre a apreensao da morte, sao extraidos da nova obra que o sr Allan kardec publicara' proximamente. Os dois fatos seguintes vem confirmar este quadro do ceu (*). texto extraido da Revista Espirita, 1865, pagina 65, traducao de Julio Abreu Filho, editora EDICEL. (*) essa nota faz parte do texto original e, foi reproduzida aqui a titulo de fidelidade. REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO Uniao nao e' numero de espiritos empavonados; e' simplesmente vibracao intima de dois ou mais, como ensinou Jesus. Aprendei com a vida em torno de vos - no encadeamento humilde das especies umas a servico das outras, sem estardalhacos. O sol serve 'a todos - brilha para iluminar e vivificar a todos igualmente - o riacho que se engrossa e alcanca o mar na imensidao dos oceanos, serve aos homens e aos animais, aos vegetais e aos minerais. Homens que somos, tao vaidosos, tao "superiores" nos classificamos e ignoramos a grandeza de Deus na criacao da florzinha silvestre. Aprendamos a amar toda a criacao, com um amor tao fraterno que ampliara os nossos horizontes espirituais, libertando-nos dos grilhoes dos amores particularizados. Aprendei com Kardec a harmonizacao sincera do nosso pensamento - vossa fe' crescera, vosso sevico aumentara e vosso salario sera a alegria tranquila do dever cumprido. Pensar bem, agir bem e viver para o proximo e' crescer para Deus. Incondicionalmente trabalharmos com humildade pelo bem do proximo, nos esquecendo de nos proprios, e sermos realmente filhos de Deus. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### LIVROS DE ALLAN KARDEC EM INGLES Oi Jose, tudo bem? Ao ler o "mail" que voce enviou a Ivete, atraves do ultimo boletimdo GEAE, notei que nao ficou claro (porque voce nega em um paragrafo mas confirma no paragrafo seguinte) a existencia ou nao de alguma traducao do Evangelho Segundo o Espiritismo para o ingles. Na verdade, o livro "The Gospel According to Spiritism" corresponde a traducao do evangelho realizada por Janet Duncan, uma senhora inglesa que morou alguns anos no Brasil e, pelo que ela me contou, possui um "background" bastante pitoresco. A Janet, estando no Brasil acompanhando o marido em seu trabalho, se me recordo bem, comecou, apos algum tempo, a "ouvir vozes" estranhas. Nao tendo conseguido "se livrar" do problema, um dia ela resolveu fazer aquilo que as vozes lhe estavam sugerindo, ou seja, ir para uma cidade de Minas Gerais que ela nao conhecia, procurar uma pessoa de nome Chico Chavier, que ela nunca tinha ouvido falar. Ela comprou uma passagem de onibus e embarcou, sem ao menos saber ao certo como faria para procurar a pessoa com aquele nome, ja que nao possuia qualquer endereco ou referencia. Felizmente, dentro do onibus ela acabou encontrando "por acaso" alguem que a ajudou nesse sentido. Foi assim que a Janet acabou conhecendo, e se encantando, com aquele amor de criatura. Posteriormente, outros encontros com o Chico ocorreram. Em uma dessas ocasioes o Chico disse-lhe que o plano espiritual tinha programado um projeto especifico para ela desenvolver: Traduzir o Evangelho Segundo o Espiritismo para o ingles. A Janet disse-me que acabou levando 6 anos para completar a tarefa de traduzir e editar o "The Gospel According to Spiritism". Tendo retornado a Inglaterra, ha varios anos atras, a Janet acabou criando, em Londres, o "Allan Kardec Study Group"; entidade composta de brasileiros e tambem de muitos ingleses, que se consagra ao trabalho pioneiro de estudo e divulgacao do espiritismo naquele pais, inclusive com reunioes publicas de evangelizacao. Posso afirmar que se trata de um pessoal muito serio e que a Janet segue o mais estritamente possivel a doutrina em seus principios fundamentais. Para ela, como me escreveu uma vez, o importante e "QUALITY before QUANTITY". Os direitos autorais referentes a traducao do Evangelho foram repassados para o Allan Kardec Study Group, para ajudar nas despesas com contas de aluguel e outras mais. Caso alguem esteja interessado em maiores informacoes, podem contactar a Janet no endereco: Allan Kardec Study Group c/o Mrs Janet Duncan 105 Church Hill London E17 3BD England Finalmente, gostaria tambem de mencionar que um outro livro interessante que ja se encontra passado para o ingles e o Nosso Lar do Andre Luis, psicografado pelo Chico. Eu fiquei sabendo que a traducao e edicao desse livro foram realizadas aqui nos EUA, mas nao possuo maiores detalhes. Um abracao para voce e muita paz. Alvaro Vannucci Oi Alvaro. Obrigado pela informacao. Concluo que esse livro esta a venda nos EUA pela Allan Kardec Educational Society, conforme divulgado no boletim anterior. Fica ai a informacao para quem estiver interessado. Um grande abraco, Jose Cid. CORRESPONDENCIA TROCADA COM A MARLENE 21 de novembro de 1993 Querido Jose Cid: Tudo bem com todos voces ? Meu computador andou fora do ar e estamos tentando consertah-lo. Jah nem sei se voce publicou algo sobre a metodologia dos Estudos Sistematizados da Doutrina Espirita que aprendemos na USEERJ. Estamos aplicando dentro de nossas possibilidades com sucesso em nosso pequeno centro espirita. Nao sei se voce recebeu o texto, nem se voce o publicou pa ra o pessoal do GEAE. Caso nao tenha recebido o texto, avi- se que eu o repetirei, tah ? O que sao textos "pares" e "impares" ? Posso receber todos ? Ah...Jose! Deixe vir TUDO na rede de TODO o pessoal. NAO SELECIONE NADA NAO ... Deixe a gente tentar "conversar" uns com outros! Creio daremos menos trabalho a voce e nos todos poderemos muito aprender entre nos! Abracos, saude, paz e amor a voce e a todo GEAE 21 de novembro de 1993 Marlene Lasberg Oi Marlene. Eu nao recebi o seu texto sobre a metodologia de Estudo Sistematizado sugerida pela USEERJ. Por favor, envie de novo. Fiquei muito feliz com a sua observacao sobre os boletins do GEAE. Bom, para esclarecer, a numeracao dos boletins e', por exemplo: Boletim GEAE 11 (57) de .... ^ ^ | | numero sequencial | mes do boletim. quando eu falo em pares e impares eu me refiro ao numero sequencial. Na minha opiniao todos os boletins deveriam ir para a Bras-net, mas quando houve a reclamacao na Bras-net, que levou `a saida do GEAE e da RUI, o Raul, apoiado pela opiniao de varios outros assi- nantes, decidiu (democraticamente, nao ha' o que reclamar) que seria melhor alternar os boletins, entre uma edicao somente para os assinantes e uma edicao para a Brasnet + assinantes que nao fazem parte da Bras-net. Na epoca eu defendi que o GEAE deveria enviar todas as edicoes para a Bras-net, e, como a decisao foi alternar, eu pedi ao Raul que considerasse qualquer texto que eu enviasse para qualquer edicao. Eu vejo a Bras-net como uma banca de jornais eletronica, onde os clientes podem comprar o que bem endenderem, onde se encontra leituras para todos os gostos. Isso e' o que a faz tao divertida. Um grande abraco, Jose Cid. 23 Nov 93 02:07:05 Querido Jose Cid: Como vamos? Tudo ok? Ai vai uma copia desta mensagem, enviada originalmente em 7 de outubro. Realmente, Jose Cid, cometi um esquecimento em nao incluir o livro Ceu e Inferno no ex-penta, ou quem sabe, HEXA-Kardequiano. Este colossal livro estah dividido em duas partes. A primeira resume como as chamadas grande religioes veem o juizo final com suas PENAS ETERNAS e nos pergunta: onde estah D E U S numa hora destas? A resposta vem na segunda parte, onde Kardek, junto com mediuns e recursos de sua epoca, "ENTREVISTA" varias categorias de recem-desencarnados: superiores, medianos, suicidas, assassinos, aborteiros, deficientes mentais, etc, etc. Nada como estes exemplos variados do mestre... Jah em outro livro, Obras Postumas, alias muito esquecido nos centros espiritas, foi quase todo escrito pelo medium, com pouca interferencia mediunica. Eh sobre sua vida, como despertou para a doutrina, seus pareceres, etc. Tem uma parte dele que foi concluida pelos seus sucessores, com a permissao da esposa de Kardek, SRa Amelia, baseada em rascunhos dele. No finzinho do livro tem um capitulo sobre como fundar e administrar um centro espirita, que muitos NAO QUEREM NEM VER... nele o mestre aconselha-nos a fazermos rodizio entre presidentes, dirigentes, etc, ou mesmo eleicoes periodicas. Isto eh DEMOCRACIA ! Gostei muito de seus comentarios sobre o texto Fluido Cosmico. Cada um entende os fatos a sua maneira, e isto eh bom, prova como somos todos diferentes, como precisamos nos compreender ... Sobre o ESDE, aqui no Rio, na USEERJ, vendem apostilas para o curso, que eh feito em tres anos, em seis semestres fica dividido. A nossa turminha lah do centro estah terminando o segundo ano. Realmente a gente nota que muitos se foram. Em geral, sao aqueles que querem tudo mastigado, nao gostam de ler, nem de estudar, nem debater, nem pesquisar em outros livros,etc. Vemos isto tambem nas faculdades: iniciam turmas com 100 alunos e terminam 10... Tem-se a ilusao que a turma eh grande porque junta- se varias, os repetentes, os transferidos, etc Nos centros hoje veladamente enfntamos outro grande problema,que fica meio delicado de falar, mas eh a pura verdade: o desnivel cultural-cientifico. Este desnivel gera essa inercia naquele segundo mandamento do Espirito da VERDADE: I N S T R U I V O S ! Bem, deixemos momentaneamente isso para lah, o problema parece ser de raiz, etc Sobre o exercicio da medunidade OFICIALMENTE nas reunioes do ESDE, ele eh realmente PROIBIDO porque as vezes acontecem debates muito calorosos, excelentes polemicas, ... Jah pensou um passe num ambiente destes? Ou uma agua fluidficada? Por esssa e outras a Useerj NAO PERMITE qualquer tipo de manifestacao mediunica: que cuidado com o ambiente tem nossos dirigentes, nao eh mesmo? Voce pode publicar tudo tudinho, nao tem problema, eh conversando que a gente se entende, e o pessoal do GEAE, tambem DEVE participar... Ate breve, Jose Cid Abracos a todo pessoal do GEAE, Marlene Lasberg __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################