################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 10(55)/93 25/10/93 ################################################################# AS AFEICOES TERRENAS E A REINCARNACAO O dogma da reincarnacao indefinida encontra oposicoes no coracao do incarnado que ama, porque, em presenca dessa infinidade de existencias, produzindo lacos em cada uma delas, ele pergunta com espanto em que se terminam as afeicoes particulares, e se estas nao se fundem num unico amor geral, o que destruiria a persistencia da afeicao individual. Ele se pergunta se esta afeicao individual nao e' apenas um meio de adiantamento e entao o desanimo desliza em sua alma, porque a verdadeira afeicao experimenta a necessidade de um amor eterno, sentindo que ela nao se cansara jamenis de amar. O pensamento dessas milhares de afeicoes identicas lhe parece uma impossibilidade, mesmo admitindo faculdades maiores para o amor. O incarnado que estuda seriamente o Espiritismo, sem ideia preconcebida para um sistema e nao para um outro, sente-se arrastado para a reincarnacao pela justica que decorre do progresso e do avanco do Espirito a cada nova existencia; mas quando estuda do ponto de suas afeicoes do coracao, duvida e se espanta mau grado seu. Nao podendo por de acordo esses dois sentimentos, ele se diz que ai ainda ha um veu a levantar e seu pensamento em trabalho atrai as luzes dos Espiritos para por em concordancia o coracao e a razao. Disse antes: a incarnacao para (termina - nota do editor) onde e' anulada a materialidade. Mostrei como o progresso material a principio tinha requintado as sensacoes corporais do Espirito incarnado; como o progresso espiritual, vindo a seguir, havia contrabalancado a influencia da materia, depois a tinha subordinado 'a sua vontade e que, chegado a esse grau de dominio espiritual, a corporeidade nao tinha mais razao de ser, pois o trabalho estava realizado. Examinemos agora a questao da afeicao sob os aspectos material e espiritual. Para comecar, o que e' a afeicao, o amor? Ainda a atracao fluidica, atraindo um ser para outro, unindo-os no mesmo sentimento. Essa atracao pode ser de duas naturezas diversas, pois os fluidos sao de duas naturezas. Mas para que a afeicao persista eternamente, e' preciso que seja espiritual e desinteressada; sao precisos abnegacao, devotamento e que nenhum sentimento pessoal seja movel deste arrastamento simpatico. Desde que nesse sentimento haja personalidade, ha materialidade. Ora, nenhuma afeicao material persiste no dominio do Espirito. Assim, toda afeicao apenas resultante do instinto animal ou do egoismo, se destroi com a morte terrestre. E' assim que seres que se dizem amados sao esquecidos apos pouco tempo de separacao! Vos os amastes por vos e nao por eles, que nao vivem mais; esquecestes e os substituistes; procurastes consolo no esquecimento; tornam-se indiferentes porque nao tendes mais amor. Contemplai a humanidade e vede quao poucas as afeicoes verdadeiras na terra! Assim, nao se devem admirar tanto da multiplicidade das afeicoes ai contraidas. Sao em minoria relativa, mas existem as que sao reais e persistem e se perpetuam sob todas as formas, primeiro na terra, depois se continuando no estado de Espirito, numa amizade ou num amor inalteravel, que cresce, elevando-se mais. Vamos estudar esta verdadeira afeicao: a afeicao espiritual. Ela tem por base a afinidade fluidica espiritual que, atuando so', determina a simpatia. Quando assim e', e' a alma que ama a alma e essa afeicao so' toma forca pela manifestacao dos sentimentos da alma. Dois Espiritos unidos espiritualmente se buscam e tendem sempre a aproximar-se; seus fluidos sao atrativos. Se estiverem no mesmo globo, serao impelidos um para o outro; se separados pela morte terrena, seus pensamentos unir-se-ao na lembranca e a reuniao far-se-a' na liberdade do sono; e quando soar a hora da reincarnacao para um deles, procurara aproximar-se de seu amigo, entrando no que e' a sua filiacao material, e o fara com tanto mais facilidade quanto seus fluidos perispirituais materiais encontrarao afinidade na materia corporal dos incarnados que deram a luz ao novo ser. Dai um novo aumento de afeicao, uma nova manifestacao de amor. Tal Espirito amigo vos amou como pai, vos amara como filho, como irmao ou como amigo, e cada um desses lacos aumentara de incarnacao a incarnacao e se perpetuara de maneira inalteravel quando, realizado o vosso trabalho, viverdes a vida do Espirito. Mas esta verdadeira afeicao nao e' comum na terra e a materia a vem retardar, anular-lhes os efeitos, conforme ela domine o Espirito. A verdadeira amizade, o verdadeiro amor, sendo espiritual, tudo quanto se refere 'a materia nao e' da sua natureza e em nada concorre para a identificacao espiritual. A afinidade persiste, mas fica em estado latente ate que, dominando o fluido espiritual, de novo se efetue o progresso simpatico. Resumindo, a afeicao espiritual e' a unica resistente no dominio do Espirito. Na terra e nas esferas do trabalho corporal, concorre para o avanco moral do Espirito incarnado que, sob a influencia simpatica, realiza milagres de abnegacao e de devotamento aos seres amados. Aqui, nas moradas celestes, ela e' a satisfacao completa de todas as aspiracoes e a maior felicidade que o Espirito possa desfrutar. Allan Kardec item numero 4 de Estudos sobre a reincarnacao, Revista Espirita de 1864, traducao de Julio Abreu Filho, Edicoes EDICEL. AMOR E LIBERDADE Deus e' amor e liberdade. E' pelo amor e pela liberdade que o Espirito se aproxima dEle. Pelo amor desenvolve, em cada existencia, novas relacoes que o aproximam da humanidade; pela liberdade escolhe o bem que o aproxima de Deus. Sede ardentes na propagacao da nova fe. Que o santo ardor que vos anima jamais vos faca atingir a liberdade alheia. Evitai, por uma insistencia muito grande junto 'a incredulidade orgulhosa e temivel, exasperar uma resistencia meio vencida e prestes a render-se. O reino do constrangimento e da opressao acabou; comeca o da razao, da liberdade, do amor fraterno. Nao e' mais pelo medo e pela forca que os poderes da Terra adquirirao, de agora em diante, o direito de dirigir os interesses morais, espirituais e fisicos dos povos, mas pelo amor da liberdade. Abelardo Revista Espirita de 1860, traducao de Julio Abreu Filho, Edicoes EDICEL. REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO Ser espirita nao e' aparentar, nao e' brilhar, nao e' se vangloriar - ser espirita e' sentir, e' trabalhar, e' viver com humildade os ensinamentos cristaos, compreendendo que tudo o que temos e' adquirido com sofrimento, por nao percebermos ainda a grandeza da Lei Divina. A cura do corpo e' o reflexo da cura do espirito. E' bem mais dificil a cura do espirito que a do corpo. O poder da oracao vem da fe' que esta em nossos coracoes. Purificai os vossos coracoes e a vossa oracao aliviara o aflito e atenuara o sofrimento do enfermo. Homens de pouca fe', crede que Deus colocou em vos possibilidades amplas de serdes uteis a todos, a partir de vos proprios. Comecai a vossa cura e podereis curar o proximo. Os misterios de Deus sao as verdades que estao em vos e ainda nao descobristes. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### Date: Wed Oct 20 15:45:55 1993 Primeiro Aniversario do GEAE Gostaria de parabenizar os criadores e mantenedores do GEAE, em especial os companheiros Raul Franzolin e Jose' Cid, pelo excelente trabalho que vem realizando a frente deste grupo ha' um ano. Os espiritas radicados no exterior desejavam ha' muito ter um espaco onde pudessem trocar experiencias e discutir topicos relativos ao Espiritismo e o GEAE chegou em boa hora para preencher este vazio. Na falta de centros espiritas dinamicos como os que frequentavamos no Brasil, o GEAE nos favorece ao menos o "gostinho" de continuarmos nossa tarefa doutrinaria mesmo que seja `a distancia. Acompanhei a criacao do GEAE desde o inicio e pude testemunhar as criticas injustas que ele recebeu mas que foram repelidas ate' por nao-espiritas o que demonstra que os tempos sao outros. Na epoca de Kardec, a resistencia fora ainda maior mas a penetracao do Espiritismo nas camadas mais cultas de nossa sociedade veio confirmar que a doutrina codificada por Kardec veio para ficar. Esta semana estava lendo o livro "Afinal, quem somos?" de Pedro Granja e diante da volumosa lista que ele nos apresenta de experiencias espiritas realizadas no seculo passado e inicio deste, fico a pensar por que existe tanta gente que ainda critica o Espiritismo de forma tao leviana se a experimentacao rigorosa confirma a "Teoria Espirita"?. Estas criticas nada mais sao do que o fruto da ignorancia e da ma- vontade em aceitar os fatos pois estes criticos raramente se dao ao trabalho de ler o que criticam. E ainda se dizem pessoas de nivel superior! A reportagem publicada pela revista "Veja" ano passado mostra o que nos espiritas ja' sabiamos. A aceitacao do Espiritismo dentro das Universidades Brasileiras e nas camadas mais cultas e' maior do que se imagina. Algumas universidades ate' criaram grupos para o estudo do "paranormal" como o fizeram a UnB e a UNICAMP e a maioria dos pesquisadores universitarios espiritas nao tem "vergonha" de afirmar sua conviccao. O GEAE e' uma prova material de como o Espiritismo desperta interesse entre os academicos. Por outro lado, a critica e' ate' boa pois alem de estimular os espiritas a estudarem mais e se unirem ela desperta a atencao dos leigos que entao procuram estudar mais aquilo que e' criticado tao violentamente. Quanto mais os religiosos vao `a TV vociferar contra o Espiritismo igualando-o `a obra do demonio, mais as pessoas vao querer estuda-lo. Os criticos ainda nao perceberam isto. A prova e' que o Espiritismo e' uma das doutrinas que mais avanca no Brasil sem que haja proselitismo e sem quase nenhuma propaganda nos meios de comunicacao. O Espiritismo nao esta interessado em "numero de adeptos" pois nao formamos uma religiao organizada que exige filiacao. O Espiritismo e' livre. Quem quiser ir a um centro espirita pode assim o fazer sem receios de ser aliciado ou assediado a voltar. Tambem sera' muito dificil encontrar espiritas com o "Livro dos Espiritos" na mao tentando converter pedestres no meio da rua. E' bem verdade que muitas pessoas buscam o Espiritismo pela dor, quando nao ha' mais nenhuma esperanca, mas ha' muitos que o buscam por acharem o Espiritismo uma doutrina de bom-senso. A razao nestes casos (que nao sao poucos) prevalece. O Espiritismo oferece oportunidades infinitas de estudos cientificos e filosoficos mas e' no campo dos sentimos que veremos a doutrina no seu mais sublime aspecto. Emmanuel compara o Espiritismo a um triangulo equilatero representado pela Ciencia, Filosofia e Religiao mas se os dois primeiros vertices ligam o Espiritismo `a Terra, e' a Religiao que representa o angulo divino que liga as duas a Deus. Gracas ao GEAE pude fazer boas amizades como a Maria Olimpia, Raul, Jose Cid e outros colaboradores do Brasil e EUA o que mostra que o GEAE ate' extrapola suas funcoes, unindo os espiritas que moram no exterior numa corrente de amizade fraterna atraves das telas de nossos terminais de computador . Mais uma vez, parabens ao GEAE pelo seu primeiro aniversario e meus agradecimentos ao Raul pela ideia ousada que ele teve em criar o GEAE e ao Jose' Cid pelo trabalho formidavel que ele esta' fazendo para tocar o grupo. Fraternalmente, Fernando Torres ************************************************************************ Oi Fernando. Muito obrigado pela sua mensagem, mas insisto que todos nos merecemos parabens, pela participacao. O GEAE existe por causa do grupo, nao por minha causa ou do Raul (isoladamente). Quando eu estava preparando o boletim me lembrei de voce e de como seria bom ter uma mensagem sua a respeito do primeiro aniversario. Agora ela esta ai! Um grande abraco, Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################