################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 9(50)/93 21/09/93 ################################################################# OS INTRIGANTES MECANISMOS DA TELEPATIA - CONTINUACAO (Carlos Bernardo Loureiro - Reformador 5/93) "A impressao causada por este relatorio foi tao forte , que estava disposto a endossar, publicamente, a Telepatia." Entretanto, Freud foi convencido, pelo proprio Ernest Jones, a nao se manifestar favoravel 'a Telepatia, sob pena de comprometer o prestigio da Psicanalise. Afirma, ainda, M.Ebon: "Durante a maior parte de sua vida, Freud oscilou entre a aprovacao e a rejeicao dos fenomenos psiquicos." Ainda assim, cuidaria do momentoso assunto em "The Psychopathology of Everyday Life", publicado em 1904. Mais tarde, prepara um ensaio sob o titulo "Psicanalise e Telepatia", que seria lido no Congresso Internacional Psicanalista de 1922. Mais uma vez, Ernest Jones interfere e o convence a desestir do intento. Freud, atendendo 'as argumentacoes de Jones, apresentou ao Congresso um outro ensaio "nao comprometedor", intitulado - "Sonhos e Telepatia". O ensaio original, contudo, foi publicado em 1941, dois anos apos a morte de Freud. Escreveu Freud neste ensaio que : "A Psicanalise pode fazer alguma coisa para avancar o estudo da Telepatia, a tal ponto que, com o auxilio de suas interpretacoes, muitas das intrigantes caracteristicas dos fenomenos Telepaticos podem tornar-se inteligentes para nos." Na obra "Novas Prelecoes Introdutorias 'a Psicanalise", Freud resumiu varios casos nos quais os pacientes relatavam suas experiencias telepaticas. As experiencias telepaticas com Ferency e com sua filha Anna foram realmente convicentes, a ponto de o pai da Psicanalise afirmar: "Uma vez mais me encontrei diante de um caso no qual, em escala embora mais reduzida, tinha de repetir a grande experiencia de minha vida: proclamar uma conviccao sem levar em conta para nada a ressonacia que isso poderia provocar no mundo exterior (...) a minha conversao 'a Telepatia e' assunto pessoal meu (...) Na verdade, Freud assumia, sempre uma visao desapaixonada em face das experiencias psiquicas dos outros, entretanto, fora profundamente abalado por aquelas que, de perto, lhe diziam respeito, conquanto tentasse minimiza-las. Conclui, entao, M. Ebon: " Nao e' uma simplificacao exagerada dizer que todas essas coisas deixaram Freud confuso. Certa vez escreveu para Ernest Jones (o "anjo-da-guarda da integridade psicanalitica"), dizendo que todo aquele assunto o deixava perplexo a ponto de sentir-se perturbado." Quanto a C. G. Jung (1873 - 191), e' ainda M. Ebon que informa: "Jung usou palavras tais como "parapsicologia", "oculto", "telepatia", com absoluta frequencia. Geralmente, e' necessario destilar o significado exato, analisando o contexto no qual uma dessas palavras aparece. Isto e' particulamente verdadeiro nos registros de suas proprias experiencias mediunicas." Apos o rompimento com Freud, Jung foi acometido por uma serie de fenomenos, a que ele rotulou de "imaginacao ativa": alucinacoes visuais e auditivas, aparicoes, escrita automatica e viagens clarividentes. Jung enfrentou esses fenomenos com um misto de surpresa e curiosidade. Em determinado momento de sua vida (1916), passa a sentir um que de profunda inquietacao que ele nao sabe definir. De repente, percebe, segundo ele, que os mortos desejavam alguma coisa indecifravel. Na medida em que sua ansiedade crescia, "a casa parecia que estava apinhada de Espiritos". Disse, entao: "Havia uma atmosfera sinistra envolvendo-me completamente. Eu tinha a estranha sesacao de que o ar estava cheio de entidades fantasmais. Entao, foi como se a minha casa comecasse a ser assombrada. Minha filha mais velha viu um figura branca atravessando a sala de jantar (...)" A dissertacao do autor de "Septem Sermones ad Mortus"(Sete sermoes para os mortos) e' longa e cheia de lances que denunciam, realmente, a presenca deos Espiritos no dia-a-dia da familia Jung. alias, o livro supracitado fora escrito, conforme o grande psicologo suico, para atender 'as "insistente e angustiosas exigencias que os mortos fizeram". O "Sete sermoes de Jung" e', ao que parece um trabalho de escrita automatica, pelo que se depreende de suas proprias observacoes a respeito: "Isso comecou a jorrar de mim, e, no transcorrer de tres noites, a coisa estava escrita." E acrescentou: "Daquele momento em diante, os mortos se tornaram ainda mais definidos para mim." Todavia, houve quem indagassse: -"Quem eram esses mortos?" A resposta nao deixou menor duvida quanto 'a possibilidade de eles serem "elementos autonomos do inconsciente". Saia-se assim, do impasse, admitindo-se uma origem meramente cerebrina para intrigantes fenomenos... Adiante, vamos encontrar Jung participando, com Bleurer, das sessoes organizadas pelo Barao Albert Von Schrenck-Notzing, em Munich, com o austricao Rudi Shneider, medium de comprovada idoneidade moral. As manifestacaoes dos Espiritos foram tao evidentes que obrigaram Jung a admitir (embora de modo restrito) como insuficientes as explicadcoes puramente psicologicas do oculto. Em seus comentarios publicos, porem, assumia outra postura, a que M. Ebon chamou de "perifrastica". Mas, a despeito de suas qualidades esquivas e da falta de conclusoes definitivas, Jung realmente tentou chegar a uma sintese cientifico-filosofica de suas descobertas especialmente do oculto. "Afinal" - revela M. Ebon - "a maior parte do trabalho de Jung e' uma sinfonia inacabada". e concluiu, enfatico: "que ninguem recorra a Jung em busca de certeza, muito menos no que diz respeito ao oculto". De fato. Em "Memories, Dreams, Reflections", Jung revela os seus conflitos, as suas ansiedades, o seu despero, a sua iluminacao, as duvidas sobre si mesmo e o perigo do espiritual. Diria entao: "Estou atonito, desapontado e contente comigo mesmo, estou perturbado, deprimido, entusiasmado. Sou todas essas coisas ao mesmo tempo. sou incapaz de determinar o que e' de suprema importancia e o que nao tem importancia nenhuma; eu nao tenho opiniao sobre mim mesmo e sobre minha vida. Nao existe nada sobre que eu tenha absoluta certeza." Faltou ao grande psicanalista um macio e relaxante diva^... OUTROS PESQUISADORES Outros psicologos, como A. Lehmann e F. C. C. Hansen, teceram as mais acerbadas criticas aos experimentos da "Society for Psychical Research". Alias, o psicologo que se atrevesse a posicionar-se favoravel 'a Telepatia teria que enfrentar a imediata rejeicao de parte da comunidade cietifica da epoca. O Dr. John E. Coover, por exemplo, da Universidade Stanford, conquanto houvesse conseguido (1915) expressivas provas da telepatia, trabalhando com alguns de seus alunos, recusou-se a reconhecer suas proprias descobertas, com receio de represalias. Ainda assim, varias experiencias se sucederam, ao longo dos anos, sobressaido-se as que foram realizadas por Rene' Warcollier, Carl Bruck, Rudolf Trischner e pelo escritor norte americano Upton Sinclair. Entre 1920 e 1929, Upton Sinclair realizou uma serie de experiencias telepaticas, que resultou na feitura do livro sob o titulo; "Radio Mental". O trabalho do escritor norte-americano causou profunda repercussao nos meios cientificos, a ponto de Albert Einstein recomendar "urgente prosseguimento de teste cientifico neste sentido". Experimentos semelhantes aos de Upton Sinclair form levados a efeito de 1925 a 1926, no "Institut Metapsychique" de Pairs, servindo de "agente" Pascal Forthuny, sob a orientacao do pesquisador Dr. Eugene Osty. Recentemente, o neurologo russo Vladimir Bechterev desenvolveu interessante pesquisas sobre telepatia e videncia: colocou pessoas em camaras com grossas paredes de chumbo ou em "cesto de Faraday" que isolam qualquer tipo de ondas ou influxos. Mesmo assim, ocorreram a telepatia e a videncia. O citado pesquisador tambem levou a cabo surpreendentes experiencias com animais, dando ordens telepaticas a caes. Eis um de seus relatos: " A tarefa que so' eu conhecia era de que o cao deveria pegar um lenco que estava na mao direita do Dr. S. que se encontrava um pouco escondido. em seguida o cao correu ate' a mao do Dr. S. e lhe arrancou o lenco da mao." Afirma Joe J. Heydecker: "Naturalmente muitos ceticos e criticos levantam suas vozes a fim de explicar a telepatia. Com isto, tornou-se famoso o psoicologo Richard Baewald. Ele, por exemplo, presupos que trnansmissao de pensamentos poderia ocorrer quando uma pessoa "sussurra despercebidamente", enquanto a outra com uma "audicao ultra-sensivel" capta subconcientemente o que foi dito" Tais absurdos sao acatados por grande parte da comunidade cientifica, numa atitude aprioristica, flagrantemente anticientifica. A questao encontra-se, neste finais de seculo (1993), em aberto, desafiando os pesquisadores serios e idoneos que tiverem a coragem de enfrentar a ortodoxia e o misoneismo que se instalaram nos recessos das agremiacoes cientificas! Transcrito por Allan K. D. Filho OBS.: A primeira parte desse artigo esta no boletim anterior, o 9(49) de 1993. Esse boletim foi distribuido apenas para os integrantes do GEAE. Se alguem que nao seja do grupo se interessar em ler a primeira parte, envie um pedido para Jose Cid (jac14@po.cwru.edu). TRANSMISSAO DO PENSAMENTO - REVISTA ESPIRITA Na Revista Espirita de 1864 estao relatados varios casos de transmissao de pensamentos. Apos esses extensos e numerosos relatos Allan Kardec faz alguns comentarios, que transcrevo a seguir. Os exemplos de transmissao do pensamento sao muito frequentes, nao talvez, de maneira tao caracteristica quanto ao fato acima, mas sob formas diversas. Quantos fenomenos assim se passam diariamente aos nossos olhos, que sao como os fios condutores da vida espiritual, e aos quais, contudo, a ciencia nao se digna conceder a menor atencao! Certamente os que os repelem nao sao todos materialistas; muitos admitem uma vida espiritual, mas sem relacoes diretas com a vida organica. No dia em que essas relacoes forem reconhecidas como lei fisiologica, ver-se-a realizar-se um imenso progresso, porque so entao a ciencia tera a chave de uma porcao de efeitos aparentemente misteriosos, que prefere negar, por nao os poder explicar 'a sua maneira e com os seus meios limitados 'as leis da materia bruta. Ligacao intima entre a vida espiritual e a vida organica durante a vida terrena; destruicao da vida organica e persistencia da vida espiritual apos a morte; acao do fluido perispiritual sobre o organismo; reacao incessante do mundo invisivel sobre o mundo visivel e reciprocamente: tal e' a lei que o Espiritismo vem demonstrar, e que abre 'a ciencia e ao homem moral horizontes completamente novos. Por uma lei da fisiologia puramente material poder-se-iam explicar os fenomenos do genero do acima referido? Para que o sr. Deschamps pudesse ler tao claramente no pensamento da moca, era preciso um intermediario entre ambos, em elo qualquer. Medite-se bem o artigo precedente e reconhecer-se-a' que esse elo nao passa da radiacao fluidica, que da' a visao espiritual, visao que nao e' barrada pelos corpos materiais. Sabe-se que os Espiritos nao necessitam da linguagem articulada. Compreendem-se sem recurso da palavra, pela so' transmissao do pensamento, que e' a linguagem universal. Assim o e', por vezes, entre os homens, porque os homens sao Espiritos incarnados e, por esta razao, gozam, em maior ou menor grau, dos atributos e faculdades dos Espiritos. Mas, entao, porque, de seu lado, a moca nao lia o pensamento do sr. Deschamps? Porque num a visao espiritual era desenvolvida, no outro, nao. Segue-se que ele pudesse tudo ver, ler nos espelhos espirituais, por exemplo, ou ver 'a distancia, 'a maneira dos sonambulos? Nao, porque sua faculdade podia ser desenvolvida num sentido espiritual, apenas e parcialmente. Poderia ler com a mesma facilidade o pensamento de todo o mundo? Ele nao o diz, mas e' provavel que nao; porque, de individuo a individuo podem existir relacoes fluidicas que facilitem essa transmissao e nao existir do mesmo individuo para uma outra pessoa. Ainda nao conhecemos senao imperfeitamente as propriedades desse fluido universal, agente tao poderoso e que desempenha tao grande papel nos fenomenos da natureza. Conhecemos o principio, e ja' e' muito para nos darmos conta de muitas coisas; os detalhes virao a seu tempo. Comunicao o fato acima 'a Sociedade de Paris, um Espirito deu a respito a instrucao seguinte: (Sociedade Espirita de Paris, 8 de julhos de 1864 - Medium: Sr. A. Didier) Os ignorantes - e os ha' muitos - ficam cheios de duvidas e de inquietude quando ouvem falar de fenomenos espiritas. Segundo eles, a face do mundo esta derrubada, a intimidade do coracao, dos sentimentos, a virginidade do pensamento sao lancadas atraves do mundo e entregues 'a merce do primeiro que vier. Com efeito, o mundo estaria singularmente mudado, e a vida privada nao teria abrigo atras da personalidade de cada um, se todos os homens pudessem ler no espirito uns dos outros. Um ignorante nos diz com muita ingenuidade: Mas a justica, as perseguicoes da policia, as operacoes comerciais, governamentais, poderiam ser consideravelmente revistas, corrigidas, esclarecidas, etc., com o auxilio desses processos. Os erros estao muito espalhados. A ignorancia tem isto de particular: faz esquecer completamente o objetivo das coisas para lancar o espirito inculto numa serie de incoerencias. Jesus tinha razao de dizer: "Meu reino nao e' deste mundo", o que tambem significava que neste mundo as coisas nao se passam como no seu reino. O Espiritismo, em tudo e por tudo, e' o espiritualismo do cristianismo, pode igualmente dizer 'as ambiciosas e terroristas ignorancias, que o seu grande objetivo nao e' dar montes de ouro a um e deixar a consciencia de um ser fraco 'a vontade de um ser forte e de reunir a forca e a fraqueza num duelo eternamente inevitavel e aproximado; nao. Se o Espiritismo proporciona satisfacoes, sao as da calma, da esperanca e da fe'; se 'as vezes adverte por pressentimentos, ou pela visao adormecida ou desperta, e' que os Espiritos sabem perfeitamente que um caso de socorro e particular nao transtornara a superfice do globo. Alias, se se observar a marcha dos fenomenos, o mal ai' tem uma parte minima. A ciencia funesta parece relegada nos alfarrabios dos velhos alquimistas, e se Cagliostro voltasse, certo nao viria armado de bagueta magica ou do frasco encantado, mas com sua forca eletrica, comunicativa, espiritualista e sonambulica, forca que todo ser superior possui em si e que, ao mesmo tempo, toca o cerebro e o coracao. A advinhacao era o maior dom de Jesus, como eu dizia ultimamente (o Espirito alude a outra comunicacao). Destinados a se tornarem superiores, como Espiritos, pedimos a Deus uma parte dos raios que concedeu a certos seres privilegiados, que a mim concedeu e que eu poderia ter espalhado. Mesmer Observacao: Nao ha' uma so das faculdades concedidas ao homem da qual nao possa abusar, em virtude de seu livre arbitrio. Nao e' a faculdade que e' ma' em si; e' o uso dela feito. Se os homens fossem bons, nenhuma delas seria temivel, porque ninguem as usaria para o mal. No estado de inferioridade em que ainda se acham os homens na terra, a penetracao do pensamento, se fosse geral, seria uma das mais perigosas, porque se tem muito a ocultar, e muitos podem abusar. Mas, sejam quais forem os inconvenientes, se ela existe e' um fato que deve ser aceito, bom grado, mau grado, pois nao se pode suprimir um efeito natural. Mas Deus, que e' soberanamente bom, mede a extensao dessa faculdade pela nossa fraqueza. Ele no-lo mostra de vez em quando, para melhor nos fazer compreender nossa essencia espiritual, e nos advertir de trabalhr a nossa depuracao para nao termos que a temer. REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO A rigidez da impenetrabilidade dos fenomenos, comumente qualificados de sobrenaturais, vai sendo vencida lentamente, sem choques, 'a proporcao que os espiritos, evoluindo, credenciam-se ao direito de saber mais. Tudo o que hoje compreendemos e aceitamos, teve outrora a mesma impenetrabilidade, o mesmo misterio que envolve as verdades ocultas. O fanatismo e' envenenamento da fe', deturpando-a nas mais estranhas e absurdas manifestacoes. Quanto maior for o numero dos que se unam pelos elos poderosos da fraternidade, maior espaco se vai fazendo para as melhores realizacoes, no campo das conquistas divinas. A amarga realidade dos sofrimentos que nos afligem e' o espelho do passado cuja lamina, rigorosamente polida pelos nossos erros, reflete fielmente a imagem do que fomos. O perdao torna mais amplo o espaco destinado aos resgates. E' um ponto de uniao, ligando o ofendido ao ofensor pela ausencia de ressentimentos. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### Ola Jose, tudo bem? Tenho recebido regularmente os boletins do GEAE. Tem sido bastante interessantes. A razao principal pela qual estou entrando em contacto com voce, e para informar que eu encontrei uma "Allan Kardec Newsletter" (marco/abril 1992), do Allan Kardec Educational Society, na qual consta alguns "enderecos" de centros espiritas aqui nos EUA. Isso indica que o pessoal da Philadelphia deve possuir uma lista razoavelmente completa das atividades espiritas aqui nos Estados Unidos. Talvez fosse interessante solicitar isso a eles, e divulgar no GEAE. Em todo caso, aqui vao alguns enderecos: 1) Allan Kardec Spiritist Society Washington DC Informacoes com Sr. Bonfim (301) 299-8756 2) Allan Kardec Fellowship of Arizona Phoenix, Arizona Inf. John Zerio (602) 439-0450 3) Spiritist Study Group Los Angeles, California Inf. Mrs Benjamin (213) 398-2265 ou Silvia (213) 434-9277 4) Spiritist Society of Florida St. Petersburg, Florida Inf. Ed Crespo (813) 343-2014 5) Francis of Assis Christian Spirit Society New York, NY Inf. Yolanda de Franco (212) 265-7630 6) Grupo Espirita Leon Denis Elizabeth, New Jersey Inf. Mr. or Mrs. Argemi (201) 527-0231 7) Centro Kardecista de Estudio y Trabajo Miami, Florida Inf. Mrs. Rodriguez (305) 267-1041 8) Templo Espiritual Nueva Era Long Island, New York, NY End. 22-44 Jackson Ave (718) 4630944 9) Spiritism Study Group San Francisco, CA Inf. Pete Constancio (415) 695-9414 10) Francis of Assis Philadelphia, PA Inf.Mrs. Hanna (215) 455-2019 11) Emmanuel Spiritist Center Philadelphia, PA Inf. Mrs. DE Melo (215) 673-6760 Se houver alguem do GEAE que possa verificar algum desses locais e partilhar com o grupo informacoes adicionais e/ou impressoes pessoais a respeito dos trabalhos/reunioes desenvolvidas, seria muito interessante. Um abracao para voce, e muita paz. Alvaro Vannucci Eu vou entrar em contato com eles e, alem de falr do GEAE, vou pedir informacoes sobre Centros e Grupos de Estudo nos EUA. Assim que tiver as informacoes, publicarei no GEAE. Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################