################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 9(49)/93 14/09/93 ################################################################# TELEPATIA O Allan enviou a seguinte transcricao, bastante interessante, sobre telepatia. Caros amigos do GEAE, Ha' algum tempo tenho pensado em transcrever este artigo que li e que e' interessante pelo breve revisao que faz da telepatia. Como e' muito longo, devo envia-lo em partes. OS INTRIGANTES MECANISMOS DA TELEPATIA (Carlos Bernardo Loureiro - Reformador 5/93) A telepatia e' conhecida desde remotissimas eras, apartir do momento em que o homem iniciou a sua sacrificial vida de relacao em um mundo inteiramente inospito. Estabeleceu-se um natural processo de comunicacao mental entre os seres encarnados e destes com os desencarnados, objetivando-se a consolidacao dos mecanismos ligados 'a organogenese terrena. Milenios decorridos, e encontramos, na Grecia (berco de sofisticada cultura), a mais antiga teoria sobre a Telepatia, de autoria de Democrito (460-370 aC), discipulo de Leucipo. Em sua visao mecanicista, a alma humana, apesar de ser considerada o principio vital, nao passava de um composto de atomos. As suas ideias sobre a Telepatia andavam por esse terreno escorregadio. Os mais recentes estudos sobre a Telepatia apareceram ligados fundamentalmente ao Hipnotismo. Observou-se que, em transe hipnotico, ocorriam certos efeitos atribuidos 'a transferencia de pensamentos do hipnotizador aos individuos hipnotizados. Varias experiencias foram realizadas nesse sentido, destacando-se, inicialmente, as que levou a efeito os fisico frances E. Azam. Outros eminentes pesquisadores se voltaram para os intrigantes mecanismos da Telepatia, a exemplo de Pierre Janet, da Sorbonne, que se notabilizou pelo estudo do SUBCONSCIENTE, que resultou no lancamento, em Paris, da polemica obra "L'Automatisme Psycologique", 1889. Seguiria as pegadas do Professor Janet o Professor Grasset, que, porsua vez, publica as suas hipoteses do "poligono cerebral", que, de certa forma, se identificam com as postulacoes de Wundt e Charcot. Entretanto, o Prof. Janet nanteve-se um tanto e quanto reservado no que diz respeito aos resultados que obteve com as experiencias sobre a Telepatia, com receio das criticas que poderia sofrer da comunidade cientifica da epoca. O Professor Edmund Gurney (1847-1888), um dos fundadores da "Society for Psychical Research: (1882), companheiro de pesquisas psiquicas do Professor Frederic Myers (1845-1901), autor do classico "La Personalite' Humaine, Sa Survivance et des Manifestations Supranormales", investiu nas manifestacoes supranormais chegando a publicar o livro "Phantasms of the Living", em dois volumes. O casal Henry e Eleanor Sigdwick, ambos sucessivamente, presidentes da veneranda "Society for Psychical Research", de Londres, nao fizeram segredo de suas pesquisas em torno da Telepatia, o que suscitou significativa repercussao em virtude da autoridade cientifica desses emeritos professores de Cambridge. Deve-se, porem, ao Professor Charles Richet (Premio Nobel de Medicina - 1913) o emprego do "calculo das probabilidades", que daria grande impulso ao processo telepatico. Charles Richet, apos acuradas observacoes, cocluiu que nao seria necessaria a hipnose para que ocorresse a transferencia do pensamento. Assim, a HIPINOSE e a TELEPATIA nao eram necessariamente correlatas. A telepatia realiza-se como processso independente da hipnose. Embora a Telepatia constiruisse objeto de serias preocupacoes dos mais ilustres cientistas dos finais do seculo XIX, as sociedades cientificas de entao rejeitaram as conclusoes a que chegaram os sabios pesquisadores sobre o momentoso assunto. Inclui-se entre as mais doutas agremiacoes a "Associacao Britanica para o Progresso da Ciencia", que, entre outras medidas, renegou, com certo desprezo (1876), os frutos de criteriosos estudos sobre a telepatia obitidos pos Sir William Barret, da Universidade de Dublin (Irlanda), onde lecionou de 1873 a 1910. Afirma Joseph Banks Rhine, em seu livro "The Reach of the Mind" ("O Alcance do Espirito", pag. 29): "A Psicologia profissional nao tomou parte nessas pesquisas pioneiras nem mesmo lhes dispensou atencao na segunda metade do seculo dezenove. Nessa epoca, raramente se reconhecia a Psicologia com ciencia, sendo a sua posicao extremamente precaria." Todavia, houve um psicologo, do mais puro quilate, que se voltou, com notavel enfase, para a analise do problema - William James (1842-1910), da Universidade de Harvard, que em 1884, integraria o rol dos fundadores da Sociedade Americana de Pesquisas Psiquicas. Investigou, com identica disposicao, os fenomenso mediunicos provocados, pelos Espiritos, atraves da Sra. Leonora Piper (1857-1950), dai decorrendo a elaboracao de substacial relatorio que foi lido e comententado por seu famoso irmao Henry James, na memoravel sessao de 31 de outubro de 1890, na Sociedade par Pesquisas Psiquicas, de Londres. O ano de 1889 registra, historicamente, a conferencia de William James realizou na conspicua Universidade de Harvard, quando contesta a concepcao segundo a qual se supunha estar a mente do home localizada no cerebro. Mais tarde, escreveria em seu "The Varieties of Religious Experience": "O mundo visivel e' parte de um universo espiritual, do qual ele extrai sua significacao principal. Esta uniao ou relacao harmoniosa com o Universo superior - conclui - e' a nossa verdadeira finalidade." "Meio seculo depois de sua morte" - acrescenta Martin Ebon - "a coragem e o impacto de William James foram apreciados por um eminente psicologo, Gardner Murphy. O Dr. Murphy em "William James on Psychical Research" (N.Y, 1960) declarou: "Nao foi apenas a pesquisa que James realizou e nem as opinioes que ele expressou que lhe deram o lugar permanente que ocupa na pesquisa psiquica. Isto se deve, em larga medida, 'a coragem e energia com que ele sublinhou a importancia dessas investigacoes, sua veemente insistencia sobre a natureza definitiva da evidencia de que, pelo menos, A TELEPATIA EXISTE! Sua exigencia de que os instrumentos desse tipo de pesquisa, tais como os mediuns espiritualistas, fossem honrados e estudados sem preconceitos". William James iria exercer notoria influencia sobre o psicologo ingles William McDougall (1871-1938), professor da Universidade de Oxford, que fundaria, mais tarde, um Laboratorio de Parapsicologia de Duke, em Durham, Carolina do Norte. Flagrantemente contrariao 'a concepcao puramente mecanicista da mente e da personalidade, McDougall desenvolveu cuidadosas pesquisas em torno dos fenomenos considerados inexplicaveis, o que lhe valeu serios contratempos com a ortodoxia academica de Oxford. Da tradicional Universidade birtanica, McDougall transferiu-se para Harvard (1920), ocupando a cadeira que pertencera a William James. Conforme J. W. Evans (um dos mais importantes biografos de William McDougall), o ja' consagrado autor de "Psychology, the study of Behavior" (1912), e "Social Psychology" (1908), conduziu-se em Harvard da mesma forma que se conduziria em Oxford, sendo alvo, entao, de criticas e zombarias, resultando muitos incidentes. O ponto nevralgico de toda questao era o interesse de McDougall pela pesquisa supranormal. "Enquanto esteve em Harvard" - escreve M. Eban - "McDougall combinou aulas sobre historia e o desenvolvimento da Psicologia, com experimentos destinados a apoiar seua conceitos nao-mecanisticos." Em 1927, McDougall ingressa na Universidade de Duke para dirigir o Departamento de Psicologia. Nesse mesmo ano convida o Dr. J. B. Rhine e sua esposa, Dra. Louisa E. Rhine, para o Laboratorio de Parapsicologia. (Nota: Segundo H. Pires ("Parapsicologia e suas Perspectivas", p. 22 e 23), o laboratoriao foi fundado em 1930, sendo incumbido de dirigi-lo o Prof. Joseph Banks Rhine. Em "O Alcance do Espirito", p. 42, diz Rhine que ele e a esposa comecaram a trabalhar em Duke na ano de 1930.) Em 1934, o Dr. J. B. Rhine publica o trabalho "Extra Sensory Perception", resultante das pesquisas levadas a efeito em Duke, sob a supervisao de William McDougall, o pai das modernas pesquisas universitarias sobre "as manifestacoes de origem misteriosa..." Ao lado de William McDougall, surge a figura discutidissima de Sigmund Freud (1856-1939), que escreveria a Ernest Jones, - "Estou disposto a desistir de minha oposicao 'a existencia da transferencia de pensamento", afirmando que daria o apoio da Psicanalise 'a questao da Telepatia. Conta M. Ebon que Freud lera, na Ata da "Society for Psychical Research", um relatorio sobre experimentos Telepaticos com Gilbert Murray (1866-1957), professor catedratico de grego da Universidade de Oxford: "A impressao causada por este relatorio foi tao forte , que estava disposto a endossar, publicamente, a Telepatia." (CONTINUA NO PROXIMO BOLETIM) CREDO DO ESPIRITISMO Varios artigos escritos por Allan Kardec na epoca da codificacao Espirita tem sido publicados nos boletins do GEAE e podemos observar que muito embora eles tenham sido escritos no seculo passado, as informacoes estao cada dia mais corretas. Na verdade, nao se trata de informacoes mais corretas, pois assim dizer poderia implicar que elas eram menos precisas no inicio. O que acontece e' que todas as informacoes vao sendo melhor entendidas e esclarecidas a medida que avancamos em evolucao e assim, passamos a compreender mais as coisas ao nosso redor. Apesar da Terra ainda estar em um estagio menos privilegiado em relacao aos mundos superiores, ela nao deixa de avancar a passos largos na escala evolutiva. Novos espiritos sao requeridos para assumirem papeis importantes na missao de tornar a Terra um planeta regenerador. Aos poucos vemos o egoismo, a vaidade e a ignorancia, frutos de sentimentos de locais atrasados, serem substituidos pelo respeito ao proximo e a natureza, a liberdade de expressao, protecao animal, etc. Nao se poderia, e' claro, achar que tudo isso ocorreria com um piscar de olhos, pois se assim fosse, e' logico imaginar que somente poderia isso ser feito com uma transformacao drastica, atraves do desencarne em massa dos espiritos inferiores habitantes da Terra. Neste caso, nao veria outra alternativa senao a ocorrencia de cataclismas fulminantes, doencas incuraveis e epidemicas, explosoes nucleares, etc. Entretanto, como ficaria o nosso planeta se isso ocorresse? Certamente seria um local totalmente improprio a vida, se e' que sobraria algo. Infelizmente, muita gente, dado ao fanatismo religioso, o medo da morte e a empolgacao na fe'cega, conseguem enxergar na Biblia todos esses desastres e aguardam fielmente o momento final. Certamente, so verao a decepcao, enquanto aqueles que ja atingiram um grau mais avancado do entendimento da vida; aqueles que peneram toda e qualquer informacao com o crivo da razao e do bom senso, veem lentamente o planeta ser transformado. Se analisarmos a vida aqui durante milhares de anos, veremos que muita coisa esta acontecendo para melhor em apenas algumas decadas atras. Estamos presenciando agora a luta do povo contra a destruicao da natureza, e evidentemente, a luta tambem por uma melhor condicao de vida para todos, independente de ser para quem ou aonde. Repudiaremos sempre, os maus tratos em quem quer que seja, nao importando se e' brasileiro, ugandense, tailandes, etc. Iremos nos entristecer ao ouvir um massacre, a fome, o desrespeito, etc. Ao contrario, ficaremos felizes ao ouvir e ver um assinado de paz, o salvamento de florestas, rios, animais, etc. Assim sera' a Terra do terceiro milenio e isso esta acontecendo gracas a acao da Providencia Espiritual para a Terra sob a orientacao do Protetor Mor do Planeta, o Mestre JESUS. A vida aqui sera uma so'e os povos viverao com uma grande familia e tudo o que acontecera em um pais ou regiao, sera tambem de interesse do restante populacional. Isso tudo que vem sendo anunciado a muito tempo nao poderia mesmo ser diferente, caso contrario nao haveria condicoes de vida futura neste planeta, pois tudo estaria destruido e perdido. Dentro desse contexto de preparo do planeta para essa nova fase de vida regenerada na Terra, e aproveitando a oportunidade da vinculacao de textos escritos na epoca e Kardec, gostaria de transcrever uma passagem do discurso que Allan Kardec fez na reuniao comemorativa dos mortos, da Sociedade Parisiense, em 1 de Novembro de 1868. Ao ler este trabalho identifiquei como uns dos mais esclarecedores sumarios sobre a doutrina espirita, nos convidando a pratica do raciocinio no caminho da verdade, sendo o alicerce essencial no avancar da evolucao do Terra. Chamaria este trecho de CREDO DO ESPIRITISMO, pois com ele nos fortalecemos com seus principios basicos e iniciamos uma nova fase de vida, apagando duvida por duvida atraves do proprio tempo e passando a viver mais felizes dia a dia. O texto e' preciso do inicio ao fim e na fase final do discurso, Kardec diz: "... Crer em um Deus todo-poderoso, soberanamente justo e bom; crer na alma e na sua imortalidade; na preexistencia da alma como justificativa da presente existencia; na pluralidade das existencias como meio de expiacao, reparacao e adiantamento intelectual e moral; na perfectibilidade dos seres mais imperfeitos; na felicidade crescente com a perfeicao; na remuneracao equitativa do bem e do mal, segundo o principio: a cada um segundo suas obras; na igualdade da justica para todos, sem excecoes, favores e nem privilegios para criatura alguma; na duracao da expiacao limitada a da imperfeicao; no livre-arbitrio do homem deixando-lhe a escolha entre o bem e o mal; crer na continuidade das relacoes entre o mundo visivel e o mundo invisivel; na solidariedade que liga todos os entes passados, presentes e futuros, encarnados e desencarnados; considerar a vida terrestre como transitoria e uma das fases da vida do Espirito, que e'eterna; aceitar corajosamente as provas, visto ser o futuro mais desejavel que o presente; praticar a caridade por pensamentos, palavras e obras, na mais ampla acepcao do vocabulo; esforcar-se cada dia por ser melhor do que na vespera, extirpando da alma alguma imperfeicao; submeter todas as suas crencas sinceras, por mais irracionais que nos parecam, e nao violentar a consciencia de ninguem; ver, enfim, nas descobertas da Ciencia, a revelacao das leis da Natureza, que sao as leis de Deus: eis o Credo, a religiao do Espiritismo, religiao que pode conciliar-se com todos os cultos, isto e', com todas as maneiras de adorar a Deus. Esse e' o laco que deve unir todos os espiritas numa santa comunhao de pensamentos, enquanto se espera que ele ligue todos os homens sob a bandeira da fraternidade universal. Com a fraternidade, filha da caridade, os homens viverao em paz e se pouparao aos males incalculaveis que nascem da discordia, filha por seu turno do orgulho, do egoismo, da ambicao, do ciume e de todas as imperfeicoes da Humanidade. O Espiritismo da' aos homens tudo de que eles necessitam para sua felicidade aqui na Terra, porque lhes ensina a se contentarem com o que tenham; sejam os espiritas os primeiros a se aproveitarem dos beneficios que ele traz e inaugurem entre si o reino da harmonia que resplandecera' nas geracoes futuras..." Gostaria finalmente, de ressaltar que deveremos ter a acuidade para interpretar corretamente o que significa "se contentar com o que se tem". Nao se trata simplesmente de nos acomodarmos com as injusticas, os males gerais, as pessimas condicoes de vida, etc., pois se assim agirmos estaremos estacionarios na escala evolutiva. Isso significa que devemos ter consciencia dos nossos erros, da nossa imperfeicao e levantarmos a cabeca, seguindo em frente contra toda e qualquer dificuldade, visto ser o futuro mais promissor do que o passado, de acordo com o que fizermos agora e nao ficar se lamentando por nao possuir, no momento, tudo aquilo que desejamos. O importante e' aceitar com afinco todas as provas e "ver" no sofrimento um estimulo para o trabalho que necessita ser realizado, ou seja: "aceitar corajosamenteme as provas, visto ser o futuro mais desejavel que o presente". Muitos acusam o espiritismo de ensinar as pessoas a pratica do "comodismo" mas certamente sao acusacoes daqueles que desconhecem os seus reais principios e, provavelmente, sao os mais estagnatarios da escalada eterna. Enfim, nao esquecamos: "esforcar-se a cada dia por ser melhor do que na vespera, extirpando da alma alguma imperfeicao". franz ------------------- Referencia: E' o espiritismo uma religiao? - Allan Kardec- Reformador 94(1764), marco 1976 p. 22-26. (Traduzido da "Revue Spirite", dez-1868, p.353-362, por Ismael Gomes Braga. Transcrito do "Reformador" de out- 1949). REFLEXOES DE OSCAR FERREIRA CARNEIRO A angustia de um momento compromete a fe' que deve ser eterna. O cristao o e', por seus atos e nao pelo conceito dos que nao sabem se- lo. Inversamente aos maledicentes, silenciar e orar, constituem a sabedoria do verdadeiro espirita. O espirita deve ser sobrio ate' nas suas minimas deliberacoes, porque o estardalhaco e' apanagio dos irresponsaveis. A paciencia ensina que a transformacao em um minuto bem esperado corresponde a vitoria sobre seculos de ignorancia. Isolarmo-nos da guerra fomentada pela inferioridade espiritual e' seguranca para podermos trabalhar em paz. Enquanto o planeta evolui, perde-se tanto tempo com mesquinharias, que nos impedirao de termos a oportunidade, de pelo menos, voltar a habita- lo. Oracao sem amor e' vocabulario sem significacao - vigilancia sobre os outros e' incapacidade de diagnosticarmos a ferida que esta dentro de nos. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################