################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 8(43)/93 03/08/93 ################################################################# PRIMEIRAS LICOES DE MORAL DA INFANCIA De todas as chagas morais da sociedade, parece que o egoismo e' a mais dificil de desarraigar. Com efeito, ela o e' tanto mais quanto mais e' alimentada pelos mesmos habitos da educacao. Parece que se toma a tarefa de, desde o berco, exitar certas paixoes que, mais tarde teonam-se uma segunda natureza. E admiram-se dos vicios da sociedade, quando as criancas os sugam com o leite. Eis um exemplo que, como cada um pode julgar, pertence mais 'a regra do que 'a excecao. Numa familia de nosso conhecimento ha uma menina de quatro a cinco anos, de uma inteligencia rara, mas que tem os pequenos defeitos das criancas mimadas, isto e', e' um pouco caprichosa, chorona, teimosa, e nem sempre agradece quando lhe dao qualquer coisa, o que os pais cuidam bem de corrigir porque, fora destes defeitos, segundo eles, ela tem um coracao de ouro, expressao consagrada. Vejamos como eles se conduzem para lhe tirar essas pequenas manchas e conservar o ouro em sua pureza. Um dia trouxeram um doce 'a crianca e, como de costume, lhe disseram: "Tu o comera se fores boazinha". Primeira licao de gulodice. Quantas vezes, 'a mesa, nao dizem a uma crianca que nao comera tal petisco se chorar. "Faze isto, ou faze aquilo", dizem, "e teras creme" ou qualquer outra coisa que lhe apeteca; e a crianca e constrangida, nao pela razao, mas em vista de satisfazer um desejo sensual que aguilhoam. E' ainda muito pior quando lhe dizem, o que nao e' menos frequente, que darao seu pedaco a outra. Aqui ja nao e' so a gulodice que esta em jogo, e' a inveja. A crianca fara o que lhe dizem, nao so para ter, mas para que a outra nao tenha. Querem dar-lhe uma licao, de generosidade? dizem-lhe: "Da esta fruta ou brinquedo a fulaninho". Se ela recusa, nao deixam de acrescentar, para nela estimular um bom sentimento: "Eu te darei um outro". De modo que a crianca nao se decide a ser generosa senao quando esta certa de nada perder. Certo dia testemunhamos um fato bem caracteristico neste genero. Era uma crianca de cerca de dois anos e meio, a quem tinham feito semelhante ameaca acrescentando: "Nos o daremos ao irmaozinho e tu nao comeras". E para tornar a licao mais sensivel, puseram o pedaco no prato deste; mas o irmaozinho, levando a coisa a serio, comeu a porcao. A vista disto, o outro ficou um lacre e era preciso nao ser o pai, nem a mae, para nao ver o relampago de colera e de odio que brilhou de seus olhos. A semente estava lancada: poderia produzir bom grao? Voltemos 'a menina, da qual falamos. Como nao se deu conta da ameaca, sabendo por experiencia que raramente a executavam, desta vez foram mais firmes, pois compreenderam que era necessario dominar esse pequeno carater, e nao esperar que a idade lhe tivesse dado um mau habito. Diziam que e' preciso formar cedo as criancaos, maxima muito sabia e, para por em pratica, eis o que fizeram: "Prometo-te", disse a mae, que se nao obedeceres, amanha cedo darei o teu bolo 'a primeira menina pobre que passar. Dito e feito. Desta vez queriam o bem e dar-lhe uma boa licao. Assim, no dia seguinte de manha, avisada uma pequena mendiga na rua, fizeram-na entrar, obrigaram a filha a tomar-lhe pela mao e ela mesma lhe dar o bolo. Entao elogiaram a sua docilidade. Moralidade: a filha disse: "E' mesmo, se eu soubesse teria tido pressa em comer o bolo ontem." E todos aplaudiram esta resposta espirituosa. Com efeito, a crianca tinha recebido uma forte licao, mas de puro egoismo, da qual nao deixara de aproveitar-se uma outra vez, pois agora sabe o que custa a generosidade forcada. Resta saber que frutos dara mais tarde esta semente quando, com mais idade, a crianca fizer aplicacao dessa moral em coisas mais serias que um bolo. Sabem-se todos os pensamentos que este cinico fato pode ter feito germinar nessa cabecinha? Depois disto, como querem que uma crianca nao seja egoista quando, em vez de nela despertar o prazer de dar e de lhe representar a felicidade de quem recebe, impoem-lhe um sacrificio como punicao? Nao e' inspirar aversao ao de dar aqueles que necessitam? Um outro habito, igualmente frequente e' o de castigar a crianca mandando-a comer na cozinha, com os criados. A punicao esta menos na exclusao da mesa do que na humilhacao de ir para a mesa de gente de servico. Assim se acha inoculado, desde a mais tenra idade, o virus da sensualidade, do egoismo, do orgulho, do desprezo aos inferiores, das paixoes, numa palavra, que com razao sao consideradas as chagas da humanidade. E' preciso ser dotado de uma natureza excepcionalmente boa para resistir a tais influencias, produzidas na idade mais impressionavel e onde nao podem encontrar o contra-peso nem da vontade, nem da experiencia. Assim, por pouco que ai se ache o germe das mas paixoes, o que e' o caso mais ordinario, dada a natureza dos Espiritos que, em sua maioria, se incarnam na terra, nao pode senao desenvolver-se sob tais influencias, ao passo que seria preciso observar-lhe os menores tracos para os apagar. Esta falta, sem duvida, e' dos pais; mas, e' bom dizer, muitas vezes estes pecam mais por ignorancia do que por ma' vontade. Em muitos ha, incontestavelmente, uma culposa despreocupacao, mas em muitos outros a intencao e' boa, e' o remedio que nada vale, ou e' mal aplicado. Sendo os primeiros medicos da alma dos filhos, deveriam ser instruidos, nao so de seus deveres, mas dos meios de os cumprir. Nao basta ao medico saber que deve procurar curar: e' preciso saber como agir. Ora, para os pais, onde os meios de instruir-se nesta parte tao importante de sua tarefa? Hoje da-se muita instrucao 'a mulher; fazem-na passar por exames rigorosos; mas algum dia foi exigido da mae que soubessem como fazer para formar o moral de seu filho? Ensinaram-lhe receitas caseiras; mas foi iniciada aos mil e um segredos de governar os jovens coracoes? Assim, os pais sao abandonados, sem guia, 'a sua iniciativa; eis por que tantas vezes seguem caminhos errados; tambem recolhem, nos erros dos filhos ja crescidos, o fruto amargo de sua inexperiencia ou de uma ternura mal entendida, e a sociedade inteira lhes recebe o contra-golpe. Desde que e' reconhecido que o egoismo e o orgulho sao a fonte da maioria das miserias humanas; que enquanto reinarem na terra nao se pode esperar nem a paz, nem a caridade, nem a fraternidade, entao e' preciso ataca-los no estado de embriao, sem esperar que fiquem vivazes. Pode o Espiritismo remediar este mal? Sem nenhuma duvida; e nao hesitamos em dizer que e' o unico suficientemente poderoso para o fazer cessar. Por um novo ponto de vista, do qual faz observar a missao e a responsabilidade dos pais; fazendo conhecer a fonte das qualidades inatas, boas ou mas; mostrando a acao que se pode exercer sobre os Epsiritos incarnados e desincarnados; dando a fe' inquebrantavel, que sanciona os deveres; enfim, moralizando os proprios pais. Ele ja prova sua eficacia pela maneira mais racional por que sao educadas as criancas nas familias verdadeiramente espiritas. Os novos horizontes que abre o Espiritismo fazem ver as coisas de outra maneira; sendo o seu objetivo o progresso moral da humanidade, forcosamente devera iluminar o grave problema da educacao moral, primeira fonte da moralizacao das massas. Um dia compreender-se-a que este ramo da educacao tem seus principios, suas regras, como a educacao intelectual, numa palavra, que e' uma verdadeira ciencia; talvez um dia, tambem, sera imposta a toda mae de familia a obrigacao de possuir esses conhecimentos, como se impoe ao advogado a de conhecer o Direito. Allan Kardec em "Revista Espirita" de 1864, pagina 37. SER PAI (autor? alguem....) Graca da renovacao Graca da esperanca Em rever o passado atribulado Em apagar as chagas criadas Pelos defeitos comuns Pela ignorancia Em nao querer saber De Deus Do amor Do pavor Da traicao TELEFONE MEDIUNICO Uns nao acreditam nas comunicacoes dos espiritos, outros acreditam demais e querem obte-las com a facilidade de uma ligacao telefonica. Nem tanto ao ceu, nem tanto a terra! Se as comunicacoes entre as criaturas terrenas nem sempre sao faceis, que dizer das que se processam entre os espiritos e os homens? Muita gente procura o medium como se ele fosse uma especie de cabina telefonica. Mas nem sempre o circuito esta livre e muitas vezes o espirito chamado nao pode atender. Nao ha duvida que estamos na epoca profetizada por Joel, em que as manifestacoes se intensificam por toda parte. Nem todos os espiritos, porem, estao em condicoes de comunicar-se com facilidade. Alem disso, a manifestacao solicitada pode ser inconveniente para o encarnado. A morte e um fenomeno psicobiologico que ocorre de varias maneiras, de acorde com as condicoes ideo-emotivas de cada caso, envolvendo o que parte e os que ficam. A questao 155 de O Livro dos Espiritos explica de maneira clara a complexidade do processo de desencarnacao. Alguns espiritos demoram a faze-lo e isso retarda a sua possibilidade de comunicar-se. Devemos lembrar ainda que os espiritos sao criaturas livres e conscientes. Nao estao ao sabor dos nossos caprichos e nenhum medium ou diretor de sessoes tem o poder de faze-los atender aos nossos chamados. Quando querem manifestar-se, eles o fazem espontaneamente, e nao raro de maneira inesperada. Enganam-se os que pensam que podem domina-los. Ja ensinava Jesus, como vemos nos Evangelhos: o espirito sopra onde quer e ninguem sabe de onde vem nem para onde vai. E natural que os familiares aflitos procurem obter a comunicacao de um ente querido. Mas convem que se lembrem da necessidade de respeitar as leis que regem as condicoes do espirito na vida e na morte. O intercambio mediunico e um ato de amor que so deve realizar-se quando conveniente para os dois lados. O Espiritismo nos ensina a respeitar a morte como respeitamos a vida, confiando nos designios de Deus. So a misericordia divina pode regular o dialogo entre os vivos da Terra e os vivos do Alem. Facamos nossas preces em favor dos que partiram e esperemos em Deus a graca do reencontro que so Ele nos pode conceder. Muitos religiosos condenam as comunicacoes mediunicas, alegando que elas violam o misterio da morte e pertubam o repouso dos mortos. Esquecem-se de que os proprios espiritos de pessoas falecidas procuram comunicar-se com os vivos. Foi dessa procura de comunicacao dos mortos, tao insistente no mundo inteiro, que se iniciaram de maneira natural as relacoes mediunicas entre o mundo visivel e o invisivel. O conceito erroneo da morte, como aniquilamento ou transformacao total da criatura humana, gera e sustenta essas formas de supersticao. O Espiritismo, revivendo os fundamentos esquecidos do Cristianismo puro, mostra-nos que a comunicacao mediunica e lei da vida a nos libertar de erros e temores supersticiosos do passado. Irmao Saulo. Transcrito do livro "Dialogo dos Vivos", Francisco Xavier e Jose H. Pires, editora GEEM. VIDA E CORAGEM Ninguem consegue evoluir e elevar-se sem a coragem de aceitar-se tal qual e para fazer o melhor de si. -o- Decerto os que nunca erraram e nunca sofreram estarao ainda na estaca zero, em materia de experiencia. -o- Nenhum avanco se fez nem se fara sem riscos. -o- Pessimismo e impedimento de criacao voluntaria. -o- Receio de sacrificio, em se tratando de fazer o melhor, e' atraso na marcha. -o- Trabalhar servindo e participar, e participar e viver corajosamente. -o- Todos aqueles que se preservam demasiado contra obstaculos e provacoes acabam fugindo as tarefas que lhes compete desenvolver. -o- O espirito que colabora na construcao da felicidade geral nao se agasta com a visita da injuria, qual o semeador que, a fim de enriquecer o celeiro, nao se irrita contra os detritos do solo a que se dedica. -o- Na contabilidade do bem de todos, mais vale imprefeicao que trabalha em auxilio aos outros , no processo de aprefeicoamento da alma, que virtude inerte com medo de perder-se. -o- Todos nos - os espiritos ainda vinculados a terra - somos, coletivamente considerando, vasto rebanho de criaturas em evolucao. Mas aquele que nao tenha coragem de pensar, agir e renovar-se sozinho, quando o rebanho estoure ou empaque, estara por muito tempo na roda da repeticao, de vez que sem coragem de sermos o que somos, operando e cooperando para cumprir o dever que a vida nos atribui, nao encontraremos o progresso e nem apresentaremos utilidade para ninguem. Andre Luiz Transcrito do livro "Dialogo dos Vivos", Francisco Xavier e Jose H. Pires, editora GEEM. SER E FAZER Tudo na vida esta por fazer. O que ja fizemos e apenas o inicio da nossa tarefa. Ser e fazer sao duas faces da mesma moeda. Quem e, faz. Quem nao faz, nao e. Podemos lembrar a doutrina de potencia e ato em Aristoteles. Somos em nos mesmos a potencia de quanto temos que fazer. Mas so fazendo nos atualizamos, nos convertemos na realidade viva do nosso destino, no ato de viver. Os filosofos existenciais consideram hoje que, para o homem, a vida e potencia que se realiza no ato de existir. Assim, existir e viver conscientemente, lutando sem cessar na busca da transcendencia. A mensagem de Andre Luiz toca num ponto essencial da Filosofia Espirita - o seu aspecto existencialista. Ao contrario do que geralmente se pensa, o Existencialismo nao e uma corrente superficial do pensamento moderno. E um esforco para a compreensao do Ser atraves da Existencia, uma busca do homem atraves do seu fazer. No Espiritismo essa busca se amplia e se aprofunda com a doutrina das existencias sucessivas. O homem se faz a si mesmo fazendo o que lhe compete em cada existencia. Se ele se considerar feito ou incapaz de fazer, nao transforma a vida em ato, nao existe. As plantas e os animais vivem. A vida se atualiza nos reinos vegetal e animal atraves do simples ato de viver. Mas no homem existe a consciencia, que supera o simples viver, exigindo o fazer espiritual. O homem nao pode vegetar nem viver segundo os instintos animais. A consciencia contem os seus proprios instintos, que em "O Livro dos Espiritos" sao designados como instintos espirituais. Estes exigem do homem a definicao do seu viver no rumo das suas aspiracoes. So assim ele se torna existente, que no Espiritismo se define como interexistente, um ser que existe entre dois mundos. E por isso que o homem precisa aceitar-se tal qual e, tomando consciencia das suas deficiencias, dos seus defeitos, para fazer o melhor de si mesmo, para superar-se. As Filosofias da Existencia, que caracterizam o pensamento filosofico do nosso tempo, confirmam a Filosofia Espirita e nos fornecem novos elementos para melhor compreende-la. Se o leitor desejar aprofundar este assunto, deve ler o nosso livro "O ser e a serenidade", da Colecao Filosofica Edicel. Nao podemos indicar outro, simplismente por nao existir. Irmao Saulo. Transcrito do livro "Dialogo dos Vivos", Francisco Xavier e Jose H. Pires, editora GEEM. REFLEXOES A precipitacao na busca do desconhecido levanta no caminho o po das confusoes onde proliferam os germes de absurdas interpretacoes. O orgulho e a presuncao fazem oposicao a paz do futuro, pois sao sempre a guarda avancada de um cortejo de desilusoes. Quem nao sabe perdoar, ignora-se na necessidade de ser perdoado. Um dia bem aproveitado e pingo de luz nas trevas do passado. Ha, na poderosa engenharia divina, forcas de tao rapida influencia que, aos homens, so serao reveladas quando entre eles nao houver odios nem vinditas, que deturpariam sua finalidade, tornando tragica sua aplicacao. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### CARTA DO RAUL FRANZOLIN Caro amigo Cid. Como estao as coisas por ai? Aqui esta tudo bem. Fizemos otima viagem e deu tudo certo. Passamos com toda a bagagem no aeroporto de Sao Paulo sem problemas e havia quase 20 pessoas familiares nos esperando e foi uma festa. Ja estamos nos readaptando a nossa nova vida aqui e esta tudo bem. Na verdade quando a gente chega aqui no Brasil parece que nao saimos de casa pois reencontramos nossos amigos e ficamos tudo bem. ....... Estou aprendendo a utilizar o mail daqui, mas certamente nao terei mais as facilidades que tinha ai nos USA. Vamos aguardar. Recebi as edicoes do GEAE mas ainda nao tive tempo de le-las e meu computador ainda esta na caixa na casa de meu pai. Notei uma observacao. A numeracao dos boletins, o primeiro numero se refere ao mes da edicao. Assim, julho=7; agosto=8...Dezembro=12. A segunda e o numero sequencial, entre parenteses. Desejamos tudo de bom para voces ai e quando nos encontrarmos de novo tomaremos um saboroso cafe com pao frances. Um grande abraco a voce, Regina, Valtinho, Vitor, Vinicius e D. Ilma Raul, Maria Helena, Fabiana e Gustavo. E', na pressa eu nunca tinha reparado que o primeiro numero se referia ao mes do boletim ... Mas fica a observacao e a partir deste numero a numeracao volta ao normal ... Jose Cid. IMPRESSOES SOBRE O LIVRO "NOSSOS FILHOS SAO ESPIRITOS" DE HERMINIO MIRANDA. Este livro foi escrito com um arduo objetivo na mente do autor: ser util a pessoas que nao fossem Espiritas, por causa dos conceitos envolvidos. Este objetivo, por si so, afasta muitos autores em potencial da pena (ou teclado do computador) ... Mas Herminio consegue, como premio 'a sua perseveranca, atingir o leitor que abordar o livro sem preconceito. Existem varias passagens interessantes, que prendem o leitor, e fornecem subsidios para o autor mostrar seu ponto. Na minha opiniao todos que sao pais ou filho(a)s (sera que sobra alguem?) deveriam dar uma olhada neste livro. Para os Espiritas deveria ser algo muito claro. Ora, nossos filhos sao espiritos tambem; nos nao os criamos, apenas colaboramos fornecendo o corpo material necessario 'a evolucao de alguem que pode ser muito mais adiantado moral ou intectualmente que nos e com quem provavelmente temos alguma relacao passada. Mas eu creio que essa e uma ideia dificil de se acustumar. Pelo menos para mim foi, quando comecei a acordar para essa realidade (nesta epoca Herminio ainda nao tinha publicado este livro). Jose Cid. ______________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################