################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 9(41)/93 20/07/93 ################################################################# CIENCIA E RELIGIAO Ambas existem desde que o homem habita a terra. Ambas sao fonte de discussoes inflamadas. Ambas sao importantes para o progresso da humanidade. Mas sera que podem andar juntas? Sera que pode existir a "Ciencia da religiao" ou a "Religiao da ciencia"? Normalmente a palavra "religiao" esta associada a algo bitolado, que segue regiamente o que esta escrito em algum livro famoso. A contrario do que popularmente se pensa da ciencia, algo ultra- moderno, sempre sendo renovado por novas e excitantes descobertas, liderado por pessoas de altissimo nivel de conhecimento, balizadas a dar opinioes com conhecimento de causa sobre os mais diversos assuntos! A realidade e' bastante diferente ... A bitolacao nao esta na religiao, mas no ser humano, que se diz religioso. E os que se dizem cientistas e lideram os movimentos de renovacao tecnologica nao necessariamente dispoe de uma mente arejada ... O preconceito e pretensa superioridade fazem parte do ser humano em seu atual estagio evolutivo. E tanto a religiao como a ciencia nao dependem dos defeitos dos seres humanos. O Espiritismo e' uma religiao, mas nao na definicao popular de religiao, e sim no sentido de algo que visa ajudar ao homem a melhorar moralmente. E o Espiritismo tambem e' uma ciencia, pois se baseia em fatos experimentais. Uma religiao que se una 'a ciencia para mostrar ao homem o melhor caminho conhecido para a melhora moral nao pode se basear em dogmas e em conceitos rigidos que devem ser decorados, ao inves de entendidos. A posicao de Kardec com relacao 'a Biblia fica bem clara no texto que se segue, a pergunta 59 do Livro dos Espiritos, traducao de Guillon Ribeiro. CONSIDERACOES E CONCORDANCIAS BIBLICAS CONCERNENTES 'A CRIACAO Os povos hao formado ideias muito divergentes acerca da Criacao, de acordo com as luzes que possuiam. Apoiada na Ciencia, a razao reconheceu a inverossimilhanca de algumas dessas teorias. A que os Espiritos apresentam confirma a opiniao de ha' muito partilhada pelos homens mais esclarecidos. A objecao que se lhe pode fazer e' a de estar em contradicao com o texto dos livros sagrados. Mas, um exame serio mostrara que essa contradicao e' mais aparente do que real e que decorre da interpretacao dada ao que muitas vezes so' tinha sentido alegorico. A questao de ter sido Adao, como primeiro homem, a origem exclusiva da Humanidade, nao e' a unica a cujo respeito as crencas religiosas tiveram que se modificar. O movimento da Terra pareceu, em determinada epoca, tao em oposicao 'as letras sagradas, que nao houve genero de perseguicoes a que essa teoria nao tivesse servido de pretexto, e, no entanto, a Terra gira, mau grado aos anatemas, nao podendo ninguem hoje contesta-lo, sem agravo 'a sua propria razao. Diz tambem a Biblia que o mundo foi criado em seis dias e poe a epoca da sua criacao ha' quatro mil anos, mais ou menos, antes da era crista. Anteriormente, a Terra nao existia; foi criaca do nada; o texto e' formal. Eis porem, que a ciencia positiva, a inexoravel ciencia, prova o contrario. A historia da formacao do globo terraqueo esta escrita em caracteres irrecusaveis no mundo fossil, achando-se provado que os seis dias da criacao indicam outros tantos periodos. Isto nao e' um sistema, uma doutrina, uma opiniao insulada; e' um fato tao certo como o do movimento da Terra e que a Teologia nao pode negar-se a admitir, o que demonstra evidentemente o erro em que se esta sujeito a cair tomando ao pe' da letra expressoes de uma linguagem frequentemente figurada. Dever-se-a dai concluir que a Biblia e' um erro? Nao; a conclusao a tirar-se e' que os homens se equivocaram ao interpreta-la. Escavando os arquivos da Terra, a Ciencia descobriu em que ordem os seres vivos lhe apareceram na superficie, ordem que esta de acordo com o que diz a Genese, havendo apenas a notar-se a diferenca de que esta obra, em vez de executada milagrosamente por Deus em algumas horas, se realizou, sempre por sua vontade, mas conformemente 'a lei das forcas da Natureza, em alguns milhoes de anos. Ficou Deus, por isso, menor e menos poderoso? Perdeu em sublimidade a sua obra, por nao ter o prestigio da instantaneidade? Indubitavelmente, nao. Fora mister fazer-se da Divindade bem mesquinha ideia, para se nao reconhecer a sua onipotencia nas leis eternas que ela estabeleceu para regerem os mundos. A Ciencia, longe de apoucar a obra divina, no-la mostra sob aspecto mais grandioso e mais acorde com as nocoes que temos do poder e da majestado de Deus, pela razao mesma da ela se haver efetuado sem derrogacao das leis da Natureza. De acordo, neste ponto, com Moises, a Ciencia coloca o homem em ultimo lugar na ordem da criacao dos seres vivos. Moises, porem, indica como sendo o do diluvio universal, o ano de 1654 da formacao do mundo, ao passo que a Geologia nos aponta o grande cataclismo como anterior ao aparecimento do homem, atendendo a que, ate' hoje, nao se encontrou, nas camadas primitivas, traco algum de sua presenca, nem da dos animais de igual categoria, do ponto de vista fisico. Contudo, nada prova que isso seja impossivel. Muitas descobertas ja' fizeram surgir duvidas a tal respeito. Pode dar-se que, de um momento para outro, se adquira a certeza material que, a esse proposito, como a tantos outros, encerra uma figura. A questao esta em saber se o cataclismo geologico e' o mesmo a que assistiu Noe'. Ora, o tempo necessario 'a formacao das camadas fosseis nao permite confundi-los e, desde que se achem vestigios da existencia do homem antes da grande catastrofe, provado ficara, ou que Adao nao foi o primeiro homem, ou que a sua criacao se perde na noite dos tempos. Contra a evidencia nao ha raciocinios possiveis; forcoso sera aceitar-se esse fato, como se aceitaram o do movimento da Terra e os seis periodos da Criacao. A existencia do homem antes do diluvio geologico ainda e', com efeito, hipotetica. Eis aqui, porem, alguma coisa que o e' menos. Admitindo-se que o homem tenha aparecido pela primeira vez na Terra 4000 anos antes do Cristo e que, 1650 anos mais tarde, toda raca humana foi destruida, com excecao de uma so' familia, resulta que o povoamento da Terra data apenas de Noe', ou seja de 2350 anos antes de nossa era. Ora, quando os hebreus emigraram para o Egito, no decimo oitavo seculo. encontraram esse pais muito povoado e ja' bastante adiantado em civilizacao. A historia prova que, nessa epoca, as Indias e outros paises tambem estavam florescentes, sem mesmo se ter em conta a cronologia de certos povos, que remonta a uma epoca muito mais afastada. Teria sido preciso, nesse caso, que do vigesimo quarto ao dicimo oitavo seculo, isto e', num espaco de 600 anos, nao somente a posteridade de um unico homem houvesse podido povoar todos os imensos paises entao conhecidos, suposto que os outros nao o fossem, mas tambem que, nesse curto lapso de tempo, a especie humana houvesse podido elevar-se da ignorancia absoluta do estado primitivo ao mais alto grau de desenvolvimento intelectual, o que e' contrario a todas as leis antropologicas. A diversidade das racas corrobora, igualmente, esta opiniao. O clima e os costumes produzem, e certo, modificacoes no carater fisico; sabe-se, porem, ate onde pode ir a influencia dessas causas. Entretanto, o exame fisiologico demonstra haver, entre certas racas, diferencas constitucionais mais profundas do que as que o clima e' capaz de determinar. O cruzamento das racas da' origem aos tipos intermediarios. Ele tende a apagar os caracteres extremos, mas nao os cria; apenas produz variedades. Ora, para que tenha havido cruzamento das racas, preciso era que houvesse racas distintas. Como, porem, se explicara a exstencia delas, atribuindo-se-lhes uma origem comum e, sobretudo, tao pouco afastada? Como se ha' de admitir que, em poucos seculos, alguns descendentes de Noe' se tenham transformado ao ponto de produzirem a raca etiope, por exemplo? Tao pouco admissivel e' semelhante metamorfose, quanto a hipotese de uma origem comum para o lobo e o cordeiro, para o elefante e o pulgao, para o passaro e o peixe. Ainda uma vez: nada pode prevalecer contra a evidencia dos fatos. Tudo, ao inves, se explica, admitindo-se: que a existencia do homem e' anterior 'a epoca em que vulgarmente se pretende que ela comecou; que diversas sao as origens; que Adao, vivendo ha' seis mil anos, tenha povoado uma regiao ainda desabitada; que o diluvio de Noe' foi uma catastrofe parcial, confundida com o cataclismo geologico; e atentando-se, finalmente, na forma alegorica peculiar ao estilo oriental, forma que se nos depara nos livros sagrados de todos os povos. Isto faz ver quanto e' prudente nao lancar levianamente a pecha de falsas a doutrinas que podem, cedo ou tarde, como tantas outras, desmentir os que as combatem. As ideias religiosas, longe de perderem alguma coisa, se engrandecem, caminhando de par com a Ciencia. Esse o meio unico de nao apresentarem lado vulneravel ao cepticismo. REFLEXOES: Espiritismo e' a explicacao clara que simplifica a interpretacao da verdade. E' melhor fugir prudentemente 'a responsabilidade de pesar os erros alheios, que arriscar-se a incorrer no delito de alterar os pesos da balanca sob a influencia de sentimentos pessoais. So' se compreende realizacao de Espiritismo em ambiente onde seja rigorosamente respeitado o criterio moral que, dentro da razao, determina as atitudes. Podemos nos considerar em franco periodo de recuperacao espiritual quando, olhando firmemente para dentro de nos mesmos, nao tenhamos de baixar o olhar aos veementes protestos da nossa consciencia. Espiritismo e' roteiro seguro que a razao humana encontra no curso da vida. Oscar F. Carneiro. ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### Eu gostaria de saber se todos os assinantes receberam a edicao do GEAE numero 40, enviada semana passada. Eu recebi algumas mensagens de volta. Se alguem nao tiver recebido, por favor me envie uma mensagem que eu retransmito. Jose Cid. __________________________________________________________________ ADESOES AO GEAE: Envie seus dados, tais como: Nome: Endereco: fone: E.mail: Profissao: COMENTARIOS: Envie seus comentarios diretamente para o GEAE. EDICOES ANTERIORES: Solicitacoes de edicoes anteriores do GEAE podem ser feitas para Jose Cid. ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE E. mail: Jose Cid: jac14@po.cwru.edu ##############################################