################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 6(36)/93 15/06/93 ################################################################# ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### (TRANSCOMUNICACAO INSTRUMENTAL (TCI)) Caros irmas e irmaos do GEAE, Gostaria de trazer nossas consideracoes sobre a TCI seguindo as observacoes do Fernando e da Marlene. Tambem concordamos que a TCI esta' engatinhando. Como toda nova experiencia e' justo que questionemos sua validade e seus resultados. Em especial seus resultados devem ser analisados com muito discernimento. Sou espirita e no ano passado participei em SP do II Congresso Internacional de TCI. Desde entao me interessei pelo assunto e juntamente com outros tres amigos, espiritas, temos dedicado um dia da semana na tentativa de contactar a espiritualidade via gravador. Conseguimos uns poucos contatos, principalmente no inicio. Tenho lido bastante sobre o assunto, mas confesso: meu conhecimento na area e' minimo. Nossa impressao como espirita e' que a TCI e' mais uma forma de mediunidade, sem duvida a mais objetiva uma vez que faz uso de equipamentos eletronicos ao inves de mediuns OSTENSIVOS. Chamo a atencao para este ponto porque acredito que todos concordamos que TODOS somos mediuns, sendo a forma de mediunidade mais comum a intuicao. Aqui considero ostensivos os mediuns videntes, psicografos, de desdobramento, etc... Desta forma nao vejo nenhuma ameaca pelo advento da TCI ao medium ostensivo ou ao trabalho mediunico. Acho que e' possivel uma convivencia normal entre a mediunidade convencional como a conhecemos ate'hoje e a TCI. Afinal o trabalho do medium ostensivo deriva de um compromisso assumido pelo espirito nesta area no plano espiritual, e nao sera' o trabalho da TCI que interferira' nos designios do Criador. Li um comentario feito por um espirito, via TCI, que acho vale a pena reflitamos. E' sobre a relacao entre o trabalho mediunico usando aparelhos e aquele onde atuam mediuns ostensivos: ele afirmou que num trabalho mediunico ostensivo a espiritualidade conta com 3/4 da atuacao do medium, enquanto eles, os desencarnados colaboram com 1/4. Na TCI os desencarnados contribuem com a maior parte 3/4 e nos mediuns doamos 1/4 da nossa atuacao. Isto porque segundo eles a maior parte da aparelhagem que torna possivel a comunicacao esta' no plano espiritual sobre comando deles. Nao consegui ainda entender bem como a TCI funciona, mas e' certo que como toda comunicacao entre encarnados e desencarnados teremos boas comunicacaoes dependendo de bons espiritos comunicantes e vice versa. E a presenca de espiritos superiores ou inferiores ao nosso lado so' depende de nos e nao do tipo de mediunidade. Acreditamos tambem que uma vez que o planeta esta' se encaminhando para um estagio de regeneracao, e' normal se esperar que cada vez mais haja um estreitamento entre o plano fisico e o plano espiritual. Afinal em mundo de regeneracao predominam sentimentos de fraternidade e espiritualidade. Portanto pessoalmente espero, que no futuro, falar com o plano espiritual seja tao comum como falar com alguem por telefone. Acho que se realmente acreditarmos num plano regenerado devemos nos preparar, se fizermos jus a estarmos aqui!!!, para sermos felizes, para vivermos num mundo onde havera' verdadeiro intuito de eliminar diferencas e de haver igualdade crista entre os homens. Os sofrimentos deverao dar lugar a outros tipos de aprendizados. Portanto pode ser um pouco presuncoso de nossa parte, mas acredito mesmo que os proprios processos obssessivos tenderao a diminuir uma vez que predominara' o desejo de Amor sincero ao Proximo. Sobre este aspecto acredito que os proprios sofrimentos que as vezes o medium passa, em funcao da sintonia com os espiritos sofredores tenderao a desaparecer e a mediunidade sera' um exercicio mais natural. Vejo a TCI contribuindo com isto, como uma evolucao do proprio processo mediunico. E' claro que isto tudo leva tempo. Ate' mesmo neste aspecto vejo a Providencia Divina atuando. Afinal depois de seculos de evolucao ai' estao os radios, a TV, os computadores e os telefones e "coincidentemente" aqui estamos nos discutindo TCI e via computador!!!. Tudo na vida e' progresso. Kardec ja' previu isto e nos incentivou a aceitar o progresso com naturalidade. A TCI, acreditamos, nao veio destruir a mediunidade ou os mediuns. Ela veio complementar o trabalho mediunico. Muita Paz para todos, Magda. Magda Luzimar de Abreu magda@cptec.inpe.br ___________________________________ (LITERATURA ESPIRITA) Caros amigos, Voltando ao assunto de livros, ha um que e' uma joia rara, chamado "Primicias do Reino", pelo espirito Amelia Rodrigues, atraves do medium baiano Divaldo Franco. Nele estao acrescentadas alguns episodios da vida do Mestre Jesus, que sao verdadeiras belezas, dado que a autora em uma linguagem simples nos prende atraves de conceitos elevados aos dialogos/passagens da vida do Cristo. Como ela afirma no prefacio:"(...) No justo instante em que o Cientificismo enregela os coracoes e comanda as mentes com vigor inusitado, a evocacao de Jesus e Sua Vida, Suas palavras e feitos, podem ser comparados a orvalho balsamico depositado sobre pustula ultriz em ardencia cruel(...)" para completar depois "(...)Faz-se necessario que repontem como primavera de bencaos as sementes da esperanca e surjam como antes novos 'homens do caminho'." E' um livro otimo, um repositorio de bencaos do Consolador. Abraco fraterno, Allan. ___________________________________ (ERRATA DE TRANSCOMUNICACAO II - GEAE 6(35)/93) Em primeirissimo lugar necessito de agradecer ao FRANZ que tentou HEROICAMENTE entender o texto de Transcomunicacao II, completamente cheio de ruidos. Muito Obrigada mesmo, lhe dei um trabalhao. Na minha burrice em computadores, imaginei que quando chegasse ai o texto se autolimpasse. Da proxima vez me retorne que eu conserto, OK? Por favor, Franz PUBLIQUE o meu agradecimento mesmo. Eis alguns ruidos que precisamos consertar, sendo que em letras MAIORES ja virao retificadas: 1-ENTENDI (eu entendi) o seu receio de Entidades Mistificadoras entrarem nos gravadores, etc 2-Ninguem estah livre de Espiritos Misificadores ou SIMILARES, etc 3-Kardek sempre insistiu, bem como seus Espiritos Instrutores, QUE NAO ERAM a ultima palavra, etc 4-Logo a Tci nao pretende fazer com que os mediuns SUMAM (desaparecam), bem porque, etc 5-Luis Antonio Milleco - deficiente visual, PROF, Pres da Spleb (Soc Pro-Livro Esp em Braille) Como vemos, pessoal, ate que o Franz conseguiu CAPTAR muito bem o meu maluco computador. Apenas CINCO errinhos em N palavras misturadas em TRIL (de trilhoes mesmo) de ruidos. Mais uma vez OBRIGADA, Franz. E quanto a CHANNELING que o Eduardo quer saber, eh tipo uma transmissao direta de pensamento, de vivo para morto, ou de vivo para vivo, ou de vivo para extraterrestres. Quer dizer CANALIZACAO, tipo transmissao de pensamento mesmo, porem muito mais apurado, com tecnicas especiais. Consultei a DRA Gloria Lintz Machado, estudiosa neste assunto, e ela recomenda o livro "CHANNELING" de JOHN KLIMO, ou J.KLIMO, como eh mais conhecido, se bem que seu verdadeiro nome eh Jonathan. No Brasil eh publicado pela Editora SICILIANO e nos USA ela nao lembra o nome da Editora, mas me garantiu que eh facil de encontrar. Bem amigos, aqui me despeco de voces todos, desejando SAUDE, PAZ, e AMOR a voces e suas familias. Marlene Lasberg 10/06/1993 < IBLAJ@BRLNCC > ___________________________________ (A TCI E A CIENCIA ESPIRITA) Respondendo `a mensagem da companheira Marlene Lasberg a respeito da TCI (Transcomunicacao Instrumental), e' preciso que se esclareca que nao creio que minha mensagem anterior tenha deixado transparecer que eu esteja preocupado com a intervencao de entidades mistificadoras nos aparelhos de TCI. Ora, para mim isto e' um fato tao natural que acho dificil que na pratica nao deixe de ocorrer. As minhas preocupacoes sao outras. Em primeiro lugar, preocupava-me a maneira pela qual o publico espirita estava interpretando o advento da TCI. Houve uma certa euforia no incio mas depois a propria imprensa espirita se incubiu de esclarecer a comunidade espirita sobre as vantagens e limitacoes da TCI. Grande enfase tem sido dado para o fato de que a TCI podera' ate' ser um instrumento valioso de comunicacao entre os dois mundos mas nao eliminara' o concurso dos mediuns, como eu apontei na minha mensagem anterior. A minha maior preocupacao e' com relacao `a orientacao cientifico-doutrinaria que os divulgadores que se dizem espiritas te^m dado `as pesquisas da TCI no Brasil. Esta preocupacao se baseia no exemplo lamentavel proporcionado pelos pesquisadores da TVP (Terapia das Vidas Passadas) que foram criticados pela Associacao de Medicos Espiritas do Estado de Sao Paulo e censurados pelo Conselho Regional de Psicologia. A explicacao e' que varios "pesquisadores" espiritas te^m demonstrado pouca afinidade com as atividades realmente cientificas e muito menos com os postulados espiritas. O minimo que gostariamos de ver num pesquisador que se diz ESPIRITA e' que ele procurasse nas obras basicas e auxiliares da Codificacao subsidios doutrinarios sobre os quais ele pudesse criar suas hipoteses de trabalho. Se ele acha que nao vale `a pena recorrer `a Teoria Espirita nada me impede de concluir que ele poderia estar buscando os centros espiritas para ministrar seus cursos com o intuito de se promover `as custas dos adeptos do Espiritismo. O rotulo de "espirita" seria entao apenas uma especie de "passaporte descartavel" que poderia ser usado de acordo com as conveniencias. POR QUE NAO A EXPLICACAO ESPIRITA ? Eu posso ate' entender a razao pela qual pesquisadores nao-espiritas rejeitariam esta ideia atrevida que levanto mas nao posso compreender porque os proprios espiritas desprezam o patrimonio cultural, filosofico e cientifico que possuimos. A teoria levantada pelos pesquisadores da TCI pode ate' estar correta mas e' preciso buscar outras teorias que podem igualmente explicar o fenomeno da transcomunicacao. A experimentacao eventualmente podera' demonstrar qual teoria e' a melhor. Isto chama- se CIENCIA. Fechar questao com uma unica explicacao sem querer considerar outras possibilidades pode ser tudo, menos uma atitude cientifica. Os metapsiquistas do inicio do seculo nao aceitavam a Teoria Espirita pois achavam-a "ingenua". Puro preconceito. Recorreram entao `a teoria do sub-consciente que na epoca era muito difundida mas as pesquisas arduas e serias provaram que a "ingenua" Teoria Espirita era a unica que explicava a maioria dos fenomenos satisfatoriamente. Vejamos o que disseram os metapsiquistas Charles Richet e Ernesto Bozzano (que nao eram espiritas) sobre o assunto. "A explicacao espirita e' muito simples. Poder-se-ia dizer que ela se impoe pela simplicidade.(...) Nao hesito em afirmar que esta explicacao e' a mais simples e que todas as outras empalidecem ao lado dela" (comentario de Richet sobre os fenomenos produzidos pela Sra. Piper - vide "La Grande Esperance") "Afirmo, sem receio de erro, que, fora da teoria espirita, nao existe nenhuma hipotese capaz de explicar os casos analogos ao que acabo de expor. Ora, os fatos dessa categoria contam-se por centenas nas experiencias da Sra. Piper" ( Ernesto Bozzano in "Dei Fenomeni di Bilocazione", 1934) O amago da minha critica e' com relacao a certos divulgadores da TCI que sao vistos pelo publico espirita como "pesquisadores" mas na verdade exibem um comportamento pouco "cientifico" e muito menos espirita. Nao sou o unico a afirmar isto. A imprensa espirita atraves de alguns dos seus mais respeitaveis periodicos ("Correio Fraterno do ABC" de SP, "O Imortal" do Parana' e "A Tribuna Espirita" da Bahia) tambem tem tido uma postura critica com relacao ao assunto. As criticas, eu ja' as apontei na minha ultima mensagem. Ate' mesmo alguns incentivadores da TCI reconheceram que era preciso mais sintonia entre os pesquisadores brasileiros da TCI e a obra de Kardec. Para ilustrar o despreparo cientifico-doutrinario de alguns destes pesquisadores, relatarei um episodio que ocorreu durante o Primeiro Congresso Internacional de Espiritismo realizado em Brasilia em 1989 quando tive a oportunidade de conversar com dois dos principais divulgadores da TCI no Brasil. Como sou ligado `a area cientifica e conhecendo bem os argumentos sutis que os cientistas usam para criticar ideias novas, tentei chamar-lhes a atencao sobre o perigoso posicionamento de algumas de suas ideias. Uma coisa e' divulgar e dar cursos sobre a TCI em centros espiritas onde o publico geralmente e' leigo em Ciencia e outra e' submeter seu trabalho e encarar as criticas da comunidade cientifica como fez Kardec, Flammarion, Delanne, Crookes e outros admiraveis pesquisadores da Ciencia do Espirito. Como os dois pesquisadores se diziam espiritas, lembrei-lhes ainda dos seus compromissos para com a DOUTRINA ESPIRITA e apelei para que recorressem `as obras basicas da Codificacao assim como outras auxiliares afim de encontrarem mais subsidios para explicar o fenomeno da TCI. Todavia, insistiam que o fenomeno da TCI nao precisava da participacao de mediuns para sua producao. A observacao de Kardec em "O Livro dos Mediuns" sobre o acao dos mediuns nas comunicacoes era totalmente desprezada. Talvez irritados com minha insistencia em torno de Kardec, um deles quis chamar minha atencao para o fato dele ter descoberto uns 40 "erros" cientificos na obra "A Genese" de Allan Kardec. A intencao me pareceu bem clara: se Kardec errou, o que impediria ele de propor algo que fosse contra as ideias espiritas ja' que elas continham "erros" cientificos? Os "erros" a que ele se referia, eu os conhecia muito bem pois eram muito usados por certos religiosos catolicos para atacar o Espiritismo. O companheiro cometia o mesmo pecado de varios criticos do Espirtismo que levantam criticas levianas sem ao menos lerem com mais ATENCAO as obras kardequianas. Os "erros" nao eram de Kardec pois o Codificador recorreu a fatos e hipoteses cientificas aceitas na epoca para ilustrar algumas ideias. Alem do mais, bastava ler a "Introducao" de "A Genese" para perceber a prudencia de Kardec quando ele deixa bem claro que algumas HIPOTESES e TESES contidas naquele livro careciam de confirmacao e que seus idealizadores eram unicamente responsaveis por elas. Tentei debalde convecer o companheiro a debater os "erros" de Kardec atraves da imprensa espirita mas ele surpreendemente se recusou, demonstrando uma atitude incompativel com o legitimo comportamento cientifico. A outra pessoa que se dizia pesquisador da TCI surpreendeu-me pela ingenuidade. Confessou-me tranquilamente que fazia parte de uma roda de mediuns que mantinha contatos constantes com inter- planetarios. Nao que seja impossivel mas insisti que me desse provas de que nao eram entidades mistificadoras que se comunicavam. Afinal, qualquer observacao cientifica carece de controles apropriados para tornar as ideias mais consistentes. Como exemplo, basta ver o cuidado que os pesquisadores metapsiquistas do inicio do seculo tinham para controlar seus experimentos afim de evitar a fraude. O malabarismo verbal que o companheiro utilizou para convencer-me de que ele realmente mantinha contatos com seres alienigenas apenas aumentou minhas suspeitas de que todos eles estavam sendo muito bem iludidos. Espero que a critica que eu faco nao tenha dado a impressao que eu seja contra a TCI, muito pelo contrario. Infelizmente a TCI foi envolvida nesta questao porque os poucos espiritas que hoje tentam fazer alguma ciencia no Brasil sao ligados `a TCI. A critica, na verdade, e' bem mais abrangente e poderia ser direcionada `aqueles que procuram fazer Ciencia Espirita no Brasil. A titulo de curiosidade, poderiamos levantar a seguinte pergunta: Existe realmente CIENCIA ESPIRITA no Brasil? Posso afirmar que existem algumas pessoas estudando os fenomenos da alma mas pouquissimas em sintonia com a Doutrina Espirita. Talvez uma das mais honrosas excecoes seja o Dr. Hernani Guimaraes Andrade que deu uma contribuicao notavel `a Ciencia Espirita ao lancar o livro "A Reencarncao no Brasil", obra unica publicada por um brasileiro. Sua "Teoria Corpuscular do Espirito" lancada na decada de 50 para explicar a estrutura do espirito foi uma ideia ousada e corajosa que contem, no entanto, algumas contradicoes de natureza doutrinaria como muito bem apontou Herculano Pires na obra "A Pedra e o Joio". Mas seu valor historico e' inegavel. Seriamos injustos se nao mencionassemos tambem os nomes de Ari Lex, Jorge Andrea, Henrique Rodrigues e Herminio Miranda entre outros. Mas uma vez volto a repetir que a obra de Kardec esta' mais atualizada do que muitos imaginam. A Teoria Espirita para explicacao dos fenomenos do "inabitual" (segundo expressao de Richet) nao deve ser desprezada pois em varias situacoes ela demonstrou ser a mais completa e abrangente. Pena que muitos espiritas nao tenham ainda percebido isto. Jamais os espiritas teremos a pretensao de sermos "os donos da verdade" pois o Doutrina Espirita nao e' uma rocha indestrutivel que nunca vai ser trabalhada pelo tempo. O Espiritismo deve evoluir, sem duvida, mas com a CIENCIA e de maneira natural. Aqueles que querem reformular ou trazer novidades para nosso patrimonio doutrinario devem antes ler as obras espiritas com mais atencao e seriedade para nao correrem o risco de "reiventar a roda"... Fraternalmente, Fernando _____________ Fernando Torres e-mail: ftorres@ucs.indiana.edu ___________________________________ ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE Coordenador: Raul Franzolin Neto E.mail:INTERNET: franzolin.1@osu.edu BITNET : franzolin.1@ohstmail.bitnet Edicoes Anteriores: Jose Cid jac14@po.cwru.edu ##############################################