################################################################# GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE 6(34)/93 01/06/93 ################################################################# RENASCIMENTO DO MOVIMENTO ESPIRITA NO MUNDO Primeira Parte: NASCE A DOUTRINA DOS ESPIRITOS O Espiritismo surgiu oficialmente como doutrina filosofica organizada em 1857 com o lancamento de "O Livro dos Espiritios" escrito por Allan Kardec. No entando, os principios espiritas (rencarnacao, existencia e sobrevivencia da alma e etc.) nao foram criados pelo Espiritismo pois ja' haviam sido divulgados entre certos povos o que e' atestado pelo fato de que suas religioes milenares ja' professavam estas crencas que faziam parte de suas tradicoes culturais. A originalidade do trabalho de Kardec reside no metodo criterioso e rigoroso que ele adotou para investigar os fenomenos ligados `as manifestacoes da alma, um verdadeiro tratamento pioneiro para a epoca. Ate' Kardec os ensinos desta natureza eram tidos por esotericos e somente os "iniciados" poderiam ter acesso `a "chave" que elucidava muito destes misterios. Antes de se lancar `as pesquisas, Kardec tinha ate uma certa dose de cepticismo em relacao aos fenomenos mediunicos o que era compreensivel ja' que haviam muitos mediuns farsantes e mistificadores que repeliam qualquer investigacao mais seria. Se ele nao tivesse presenciado estes fenomenos em reunioes serias em que participavam pessoas de notoria elevacao moral, talvez ele nunca tivesse se preocupado em estuda-los. Apos a comprovacao da autenticidade dos fenomenos, Kardec se portou como um verdadeiro cientista despindo-se de qualquer preconceito ou ideia premeditada que pudesse tornar suas explicacoes tendenciosas. Assumindo uma postura independente, nao se sujeitou `as explicoes ingenuas que associavam os fenomenos mediunicos aos ritos de magia e `as manifestacoes diabolicas. Inicialmente buscou uma explicacao materialista pois naquela epoca os estudos sobre a eletricidade e o magnetismo progrediam muito e parecia razoavel recorrer a eles para explicar o inusitado fenomeno das "mesas-girantes". A analise mais detalhada, no entanto, revelou que a causa do fenomeno tinha uma origem inteligente uma vez que obedecia `as instrucoes telepats transmitidas pelos investigadores. Kardec entao supos que o ser humano poderia gerar uma especie de "forca" que poderia atuar `a distancia sobre os corpos. Anos mais tarde, Sir Willian Crookes tambem recorria `a teoria da "forca psiquica" para explicar os fenomenos produzidos pelo extraordinario medium Daniel Dunglas Home e a Parapsicologia moderna rebatizou tal "forca" com o nome de "telecinesia". Exemplos coletados em varios ambientes demonstravam que a inteligencia que comandava os fenomenos era independente do medium o que levou Kardec a desenvolver o metodo da escrita para se comunicar com esta "forca" e foi ela mesma que lhe revelou sua origem: a acao de espiritos de pessoas que ja' haviam falecido. Pacientemente, Kardec conseguiu comprovar a identidade de certas entidades que se manifestavam e desta forma um novo horizonte de investigacoes se descortinou abrindo um leque infinito de perguntas a serem respondidas. Kardec inaugurava assim a "Era do Espirito". Os episodios que acima narramos podem ser encontrados nos primeiros capitulos de "O Livro dos Mediuns" e demonstram a forma NATURAL e ESPONTANEA com que Kardec tomou conhecimento da acao de seres extra-corporeos sobre o mundo material. "O Livro dos Espiritos" e' uma marco na historia do Espiritualismo devido `a posicao cientifica adotada por Kardec para analisar um fenomeno que era sempre associado ao campo do "miraculoso" e do "sobrenatural". O Espiritismo-cientifico eliminava os elementos de misticismo encontrados nas tradicoes orientais assim como as supersticoes de origem popular que impediam que ideias espiritualistas tivessem acesso ao meio academico. A doutrina codificada por Kardec se infiltrou rapidamente no seio da intelectualidade assim como entre as classes mais humildes que encontravam nas licoes evangelicas ditadas pelos espiritos, o consolo necessario para suportar as dificuldades diarias. Kardec em seu escritorio da Rua dos Martires, recebia cartas do mundo inteiro congratulando-o pelo lancamento de suas obras. Eram pessoas que haviam presenciado alguma especie de fenomeno de origem mediunica e que finalmente encontravam alguem disposto a dar-lhes uma explicacao. Kardec mostrou que a mediunidade nao era uma forma de "loucura" mas uma faculdade natural do ser humano que precisava ser desenvolvida como qualquer "dom natural". Nao foram poucos os intelectuais e cientistas que passaram a estudar os fenomenos ligados ao Espiritismo a partir da segunda metade do seculo passado. Anna Blackwell, biografa e contemporanea de Kardec, revela-nos que Kardec foi ate' convidado para uma entrevista com o imperador da Franca que tambem se interessara pelo assunto. Jornais franceses noticiavam a difusao da nova doutrina que ja' contava em seus quadros milhares de adeptos. Mas, se de um lado o Espiritismo era bem recebido, havia um movimento organizado que conspirava sua eliminacao... Fim da primeira parte _____________________________________________________________________ Fernando Torres e-mail: ftorres@ucs.indiana.edu ___________________________________ ######################################### C O M E N T A R I O S ######################################### Oi franz, (SEXUALIDADE) >........................................................ Ai ele >decide e podera recusar tudo e querer a que mais lhe convem. O >seu livro-arbitrio sera respeitado, evidentemente, dentro dos >limites da harmonia universal. O seu livre-arbitrio nao lhe da o >direito de fazer tudo o que lhe deseja. O mais importante disso >tudo, e' que a propria consciencia e' o seu verdadeiro coman >dante. Dissemos algo diferente? Eu tambem disse que achava que o livre- arbitrio e a explicacao ! A cada um cabe a decisao e a responsabilidade de seus atos. >..................................vamos comecar falar agora da >condicao de homessexual masculino ou feminino. Bem, nao precisa >mos ir muito longe para sentir que agora a situacao e' muito >pior. Com a crescente evolucao do planeta, os movimentos de >liberdade sexual, expressao, etc surgem com grande forca e nos >mundos mais adiantados ja nao existem mais esses preconceitos. Concordo com essas observacoes. So acho que poderia mudar para "nos mundos adiantados nao existem preconceitos". >Portanto, vejo uma reencarnacao de um espirito na condicao de >homessexual um verdadeiro desafio para sua evolucao, .... Discordo. Acho que a encarnacao em si so e' um desafio para o espirito. Nao acho que a condicao de homosexual o faca diferente. Continua sendo um espirito, como qualquer outro, como todos nos. Eu nao faco distincao entre espirito encarnado homem, mulher, preto, branco amarelo ou roxo (essa cor ja caiu de moda, preciso escolher outra ...) com bolinhas vermelhas. Somos todos espiritos, lutando para aprender e evoluir. >...................................................... pois alem >dos sofrimentos que esta situacao lhe estara impondo, via de >regra, ele assume uma nova postura pessoal de "quebra do compor >tamento tradicional". .... O comportamento tradicional nao tem significado para mim, pois, geralmente, e' consequencia de anos de preconceito, e alem do mais nao foi estabelecido por Deus, e sim pelos homens. Por isso e' mutavel e imperfeito. >.....................Creio que nao poderemos negar que um efeito >desse e' uma caracteristica de elevacao espiritual muito grande, >pois se fizermos sempre as mesmas coisas que julgamos erroneas, >oprimindo a nossa vontade, continuaremos todos no mesmo erro. O que gera uma evolucao muito grande e' a vida na caridade; ser apenas diferente dos outros espiritos encarnados nao tem importancia alguma para Deus. Ele nos ve sem vestimentas, titulos, raca, sexo, religiao. Ele nos ve e julga apenas pelo que somos, pela sinceridade e pureza (nao no sentido social, mas no sentido de sentimento puro, o que nao quer dizer "puritano" na acepcao humana da palavra) dos nossos atos. > A condicao de troca sexual de uma reencarnacao para outra, pode >promover lembrancas muito fortes na presente situacao...... Concordo com essa observacao. E assumir a mudanca pode ser exatamente o degrau evolutivo a ser galgado. Assumir essa mudanca pode tambem servir para mostrar, mais tarde, na reavaliacao que todos nos poderemos um dia fazer, que o sexo que tivemos em determinada encarnacao nao teve a menor importancia, ao contrario do que fizemos de bom ou ruim ... >....................E interessante frisar que muitas pesquisas >estao sendo feitas para se descobrir as causas do homossexualis >mos baseados na estrutura do corpo humano, em funcoes de glandu >las endocrinas, tipos e concentracao de hormonios, etc. Entretan >to, nao se consideram que as reais causas estao no ESPIRITO. Tambem concordo com essa observacao. Alias, isso e comum a varias pesquisas. > O espirito realmente nao possui sexo, pois isso nao e' neces >sario, mas na sua condicao de reencarnado ele estara sujeito as >diferentes situacoes vividas como um homem ou como uma mulher e >sempre, mais ainda nesse caso, preserva-se o seu livre-arbitrio. Discordo. O sexo nao tem nada de especial para ter a preferencia em ser mais respeitado pela lei do livre arbitrio. O espirito nao tem sexo. O sexo e' uma condicao enquanto encarnado. E' uma das ferramentas de evolucao que temos a disposicao. Se usarmos bem, colheremos bons frutos. Se usarmos mal, por exemplo, como elemento de corrupcao, colheremos os frutos correspondentes. Alias, isso vale nao so' para o sexo, mas tambem para todo o nosso corpo. Ele e' um instrumento para nossa evolucao. Escolhemos livremente o uso que lhe damos (livre arbitrio) e colheremos as consequencias (responsabilidade). Lembro agora do relato de Andre Luis, que logo que desencarnou era chamado de suicida, porque abusou do alcool e alimentacao impropria! Jose Cid jac14@po.cwru.edu ___________________________________ Caro Franzolin (DIVULGACAO DO GEAE) Comuniquei ao SEI-Servico Espirita de Informacoes-a existencia de nosso grupo, coligando pessoas em algumas universidades do mundo, principalmente americanas- 30! -interessadas no Espiritismo, no que na pessoa do seu presidente, o Sr. Sylvio Walter Xavier, mandou-me uma carta de agradecimento e resposta. Ei-la na integra: <> E, Franz, o endereco deles no Rio de Janeiro e: Rua Sao Clemente,38 - Botafogo, CEP 22260-900, RJ/RJ, telf:021-2865522 e o Fax:021-5371356, nao sei se eles tem computador. Recebo gratuitamente todas as semanas o jornal do SEI ha muitos anos. Sera que voce ja conhece? Fala de atividades espiritas nos cenos do BRASIL e do MUNDO. Caso eu possa ajudar-lhe em algo, tal como servir de ponte, etc, etc, estou as ordens. Recomendacoes a voce e a todo pessoal do GEAE, Marlene Lasberg _____________________________________________________________________ N.R. Ficamos alegres com a mensagem da Marlene e enviamos uma carta ao SEI dando informacoes sobre o GEAE. ___________________________________ (TRANSCOMUNICACAO) Ha' pouco tempo atras foram lancadas na rede do GEAE algumas mensagens sobre a transcomunicacao e logo me ocorreram algumas questoes interessantes sobre o tema, especialmente no que diz respeito `a fidelidade de transmissao de informacoes via este sistema. Sem duvida, trata-se de um avanco na area de intercambio entre o mundo espiritual e o mundo corporeo mas nao acredito que o sistema seja de todo livre de interferencias pois ainda resta o problema da identificacao do espirito comunicante o qual nem sempre e' facil realizar. A acao de entidades mistificadoras continuara' a ser um problema. As pesquisas sobre a transcomunicacao estao ainda engatinhando e os resultados obtidos ate agora nao nos fazem crer que este meio de comunicacao va' substituir os outros (psicografia, psicofonia) nem a medio prazo. Na verdade, no que se refere `a doutrinacao de espiritos, a transcomunicacao nao podera' prevalecer sobre o metodo atual, psicofonia, pois e' necessario um dialogo caloroso e bem fraterno entre o doutrinador e a entidade obsessora, virtudes que um computador, video-cassete ou gravador nao poderiam proporcionar. O unico problema que vejo na transcomunicacao atualmente nao e' a proposta da tecnica em si mas as predicoes, teorias e hipoteses de trabalho levantadas por aqueles que a divulgam. Alguns dizem que a transcomunicacao elimina a participacao do medium. Erro gravissimo. Basta ler "O Livro dos Mediuns" no capitulo referente `a acao "material" dos espiritos no plano corporeo que aprenderemos que os espiritos so' agem desta maneira atraves da manipulacao de elementos materiais retirados de mediuns encarnados pois a gravacao de vozes e imagens sao fenomenos relativos ao mundo fisico. Existe um outro problema metodologico muito serio. Alega-se que, pelo fato de que nao seja necessario a presenca de mediuns noambiente para se produzir a gravacao de sons e imagens, nao haveria, por conseguinte, a participacao do medium na producao do fenomeno. Ora, Kardec ja' afirmava em "O Livro dos Mediuns" que o medium nao precisa estar presente no ambiente para a producao de efeitos fisicos e as vezes os "elementos materiais" (ectoplasma por exemplo) sao retirados do medium sem que este o saiba. Saudamos o surgimento da transcomunicacao como mais uma contribuicao para o melhoramento do intercambio entre os mundos espiritual e corporeo mas os investigadores desta area (alguns ate' se dizem espiritas) deveriam se sintonizar melhor com a obra de Kardec que deve ser a "pedra de toque" de qualquer investigacao de natureza espirita. A obra de Kardec, que ja' conta com mais de 130 anos de idade, esta mais atualizada do que se supoe embora Kardec continua sendo um grande desconhecido, ate' mesmo para os proprios espiritas. Fraternalmente, Fernando Torres e-mail: ftorres@ucs.indiana.edu ___________________________________ Oi Claude. (ESPIRITO, MATERIA, PRINCIPIOS ESPIRITAS) Eu vi os seus comentarios no boletim do GEAE e gostaria de colaborar com a minha opiniao. Voce colocou que: o espirito nao seria materia tambem?. O espirito nao e' materia, de acordo com as pesquisas realizadas por Kardec e seus colaboradores. E ate hoje nada foi provado em contrario, ate onde eu tenho conhecimento. Segundo as colocacoes de Kardec, se a ciencia provar que as conclusoes que ele chegou estao erradas, os Espiritas deveriam ficar com a ciencia. Talvez voce esteja se referindo ao perispirito quando falou em espirito. O perispirito e' materia nao visivel, como voce disse, ou materia quintensenciada, como Kardec colocou na sua epoca. No fundo a mesma coisa. Poderia tambem ser dito que e' materia com uma densidade muito pequena, que nao conseguimos ver ou medir. Ou melhor, quase, pois existem alguns relatos sobre medida do peso do perispirito. Mas isso e' outra conversa ... Quanto as emocoes, elas sao parte do espirito somente, pois a materia nao tem sentimento nem inteligencia. A materia e' um meio de transmissao, um veiculo, um instrumento, mas nao tem como reter as informacoes. Se assim fosse, as informacoes, o espirito, e toda a criacao estariam sujeitos a ter um fim, pois, por enquanto, tudo que conhecemos de material tem uma vida. Depois morre, se extingue ou o termo que voce preferir usar. O espirito teve um comeco, mas nao tem um fim (e' infinito). Eu desconheco algum texto (espirita e serio) que fale do local onde o espirito guarda as informacoes adquiridas. Existem alguns relatos sobre como o espirito sente, mas eu lembro que e' funcao do desenvolvimento do espirito. O que posso dizer e' que o espirito guarda as informacoes adquiridas, tanto intelectuais como morais, e que isso tem influencia sobre o perispirito e, em consequencia, sobre o corpo material. Quanto ao rotulo de espirito superior, segue aquela comparacao que Jesus fez: conhece-se a arvore pelos frutos que produz. Eu, particularmente, nao gosto desses nomes. Eu prefiro dizer que um espirito e' mais ou menos evoluido, se tem mais ou menos experiencia. Quanto aos erros, eles se acumulam no espirito, mas nao sei onde. E o que faz com que eles sejam cancelados e' a reparacao, ou seja, consertar as besteiras que fizemos, pois e' na pratica do dia a dia que se aprende. Uma possivel explicacao para nao termos ainda informacoes sobre onde o espirito guarda suas memorias e' que nao temos palavras para exprimir o que desconhecemos. A propria palavra "espirito" foi introduzida por eles, que deram tambem a definicao. Para um aprofundamento nesses assuntos eu recomendo o Livro dos Espiritos nos capitulos "Prolegomenos" e segundo - "Dos elementos gerais do Universo", item sobre Espirito e materia. Essa pergunta sobre correntes do espiritismo e' mais dificil, porque em principio Espiritismo so existe um, o que foi codificado por Kardec. As "mudancas" foram feitas pelos homens e sem nenhuma base cientifica. Essas mudancas refletem a vaidade do ser humano, a eterna vontade de querer dar seu "toque" a tudo que "faz". Aquele que se diz Espirita nao pode jamais se dizer ateu. E' uma contradicao que mostra o desconhecimento da Doutrina Espirita. Para entender melhor isso, recomendo a leitura do livro dos Espiritos, que e' o resultado das investigacoes do Sr. Rivail, proeminente pedagogo (e outros) em seu tempo. Atualmente ele praticamente so' e' lembrado pelo seu pseudonimo Allan Kardec, apesar dos principios educacionais que desenvolveu na Franca estarem em uso ate hoje ... A existencia de Deus nao vem do ranso religioso. Historicamente o ser humano sempre acreditou na existencia de um Deus ou forca superior ou qualquer nome que se ache conveniente. E' algo muito dificil de explicar ou definir, mas que quando se fala ate quem nao acredita entende ... Um grande abraco, Jose Cid ___________________________________ ############################################## GRUPO DE ESTUDOS AVANCADOS ESPIRITAS - GEAE Coordenador: Raul Franzolin Neto E.mail:INTERNET: franzolin.1@osu.edu BITNET : franzolin.1@ohstmail.bitnet Edicoes Anteriores: Jose Cid jac14@po.cwru.edu ##############################################